PDA

Ver Versão Completa : Áudio AAC - O que é? Como usar?



leo3006
21-01-2007, 12:23
Saem as especificações do sistema brasileiro, agora chamado ISDTV


18/01/2007


Samuel Possebon - Tela Viva News


Demorou mais do que o esperado mas acabou saindo. O Fórum de TV Digital conseguiu entregar na quarta, 17, o primeiro conjunto de especificações do Sistema Brasileiro de TV Digital. Ou melhor, do ISDTV (International System for Digital TV), que deve ser o novo nome do SBTVD. A documentação foi entregue ao Conselho de Desenvolvimento, que reúne os ministros que acompanham o assunto sob a coordenação da Casa Civil.

Quase tudo o que será necessário para que os equipamentos possam ser fabricados foi especificado, exceto a parte de controle de direitos (DRM), que ainda está sendo discutida, e alguns aspectos do middleware. Havia, até poucas semanas atrás, um grande receio dentro e fora do governo, sobretudo junto à comunidade acadêmica, de que o padrão de TV digital brasileiro acabasse sendo simplesmente o padrão japonês (ISDB), no qual o ISDTV é baseado. Mas ao que tudo indica as especificações já contam com as inovações mais importantes, entre elas o H.264 (MPEG-4) para a compressão de vídeo.

Aliás, o middleware nacional Ginga talvez seja a única inovação não incorporada imediatamente ao ISDTV. Os fabricantes poderão lançar televisores ou set-tops sem o middleware em equipamentos básicos, de baixo custo, mas não poderão usar nenhum outro sistema caso queiram rodar aplicações que envolvam processamento de dados.

A Telavo e o Ceitec já estão trabalhando no projeto do chip de modulação incorporando o H.264 ao chip do ISDB, o que é necessário, já que essa tecnologia não faz parte do padrão usado nos equipamentos do Japão. O projeto para o chip de demodulação também está iniciado.

A especificação do áudio deve ser AAC, ainda que isso seja em princípio um problema em relação aos home-theaters disponíveis no mercado, que não contam com a decodificação dessa tecnologia.
A expectativa é que até julho haja equipamentos em protótipos.


******

Gostaria de saber o que acontecerá com os Home theates com esta nova especificação de Áudo?

Alguem poderia falar um pouco mais sobre este AAC?

Possuo um Sony DDW 880, ele é capaz de decodificar este tipo de áudio? Qual será o futuro do meu HT?

Dennis
21-01-2007, 16:23
AAC é o "Advanced Audio Coding (http://en.wikipedia.org/wiki/Advanced_Audio_Coding)".

yeoman
22-01-2007, 19:13
Salvo engano, o AAC é muito usado em "Podcasts", no chamado enhanced podcast (ou podcast melhorado). Além do áudio, o enhanced podcast pode vir com imagens, links e textos complementares.

edson
22-01-2007, 19:19
Acho que isto não é motivo apra preocupação, pois este será o formato da modulação, com certeza o sinal ao chegar ao decoder será recodificado para um dos formatos tradicionais seja o PCM ou DD

Vinicius Lima
22-01-2007, 20:34
Edson; exatamente.:legal:

Rash
27-01-2007, 15:37
O que é um pouquinho desnecessário, não é não? Porque já não enviar em DD? São dois royalties que precisam ser pagos, um para a utilização do AAC e outro para a utilização do DD.

Jeaudium
27-01-2007, 16:09
André é porque estamos no brazil e a regra vigente aqui é "se podemos complicar porque simplificar":ataque:

fazambuja
27-01-2007, 18:07
Rash o AAC não tem que pagar royalties.

Abraços

cras-sp
27-01-2007, 18:28
Ao menos, vai poder ser ligado direto ao iTunes. :D

Rash
30-01-2007, 02:12
Oh meu amigo Fernando. Mas da onde você tirou isso? :bD Paga sim, o AAC possui contribuições de várias empresas (Dolby, Fraunhofer Institut, Sony, AT&T e Nokia - principalmente) sendo, portanto, necessário o pagamento da licença para o patent pool dele.

MPEG-4 AAC: http://www.vialicensing.com/Licensing/MPEG4_fees.cfm?product=MPEG-4AAC
MPEG-4 AAC-HE: http://www.vialicensing.com/licensing/MPEG4_fees.cfm?product=MPEG-4HEAACP

Para mais informações: http://www.vialicensing.com/Licensing/MPEG4_object_Licenses.cfm?product=MPEG-4AAC

Lá embaixo tem links com os preços (acima) e um FAQ que responde a várias perguntas sobre a licença do AAC. Uma delas é essa:

1. Who must sign a license?
An MPEG-4 Audio patent license is needed by manufacturers or developers of end user encoder and/or decoder products.

:legal:

fazambuja
30-01-2007, 02:19
Bom você tem razão, mas existem alguns casos:

Licensing and patents

In contrast with the MP3 format, which requires royalty payments on distributed content, no licenses or payments are required to be able to stream or distribute content in AAC format. [3] This reason alone makes AAC a much more attractive format for distributing content, particularly streaming content (such as Internet radio).

However, a patent license is required for all manufacturers or developers of AAC codecs. [4] It is for this reason FOSS encoders and decoders such as FAAC and FAAD [2] are distributed in source form only, in order to avoid patent infringement.

Although AAC requires a patent license, contrary to popular belief, it is not a proprietary format.
http://en.wikipedia.org/wiki/Advanced_Audio_Coding

Abraços

Rash
30-01-2007, 02:57
Pois é, não cobram pelo stream, mas no decoder nós vamos precisar de duas licenças, decoder de AAC e encoder de DD. O Dolby Digital também não requer licença para transmissão em forma de conteudo, o que permitiu que ele fosse adotado como codec padrão do ATSC e do DVB. :legal:

fazambuja
30-01-2007, 19:02
A mas como já falei em outro topico não tem nada de errado e ruim em ter que pagar licenças. Essa licença não vai ser nenhuma fortuna...

Abraços

Rash
04-02-2007, 17:58
Não! Claro que não. Concordo plenamente. O DVB, por exemplo, paga a licença do DD e do DTS, que é pouco usado.

Só não espere decoder de AAC em receivers, pelo menos não tão já. :legal:

fazambuja
04-02-2007, 18:32
Se não estou enganado alguns Pioneers tem suporte para AAC.
A implementação deve ser muito fácil.

Abraços

nagano
04-02-2007, 22:06
Todos receivers no Japao tem AAC.:)