Ver Versão Completa : Como você calibra seu subwoofer?
Colegas,
Como vocês preferem calibrar o nível do subwoofer em relação às demais caixas do sistema?
Abraços,
Filipe Rangel.
Minhas frontais estão +2 e +3, central +1, surrounds -1 e -2 e o sub fica entre -10 e -7, dependendo do filme, mas o ideal na minha sala é -9, sempre com 50% do volume.
Maurício,
Não é o valor que está no seu receiver, pois isso vai variar de acordo com uma série de fatores, e sim quanto ele mede no decibelímetro.
No seu caso então a diferença é 0dB? Você deixa sempre no mesmo nível das demais caixas?
Abraços,
Filipe Rangel.
fbraghetto
26-12-2003, 09:15
Depois que os amigos terminam de calibrar... é +2db :D
No meu Sony isso é essencial porque o bicho é potente demais !!! :ataque:
fbraghetto
26-12-2003, 09:16
O Marcelo fica com +5, com certeza :)
Marcos V.
26-12-2003, 10:07
Mauricio,
pelo que entendi você diminui o volume do canal LFE no receiver e aumenta o volume do Sub, isto dá uma qualidade melhor na resposta, mais precisão? Atualmente deixo 0 no receiver e 20% no sub.
Marcos V.
Para o SUB, geralmente vou mais no ouvidômetro e dependendo do filme, música ou show, posso ter que dar um "boost" para ficar mais legal, mas deve ser entre +3dB e +4dB, votei neste último.
Abraços
Fabiano
Marcelo T
26-12-2003, 11:17
Não zimifi, o meu fica entre 0 e +3, e é regulado dependendo do filme :D
Filipe,
No DVD The Wall eles sugerem deixar o sub em 89db e o restante em 85db ou seja, +4 ....
[]´s
Renato
Tb gosto do sub um pouco mais "hot", por isso geralmente fica 2db acima mas, dependendo do filme, o ajuste pode variar de 0 a 3 ou 4db acima. :D
Abraços!
Ops, sorry...:verg:
Então o sub fica a 0dB, variando entre -1 e +2, como no caso do T.
mario fernandes
09-03-2004, 14:59
Enquanto os vidros da sala aguentarem... :maldoso: e ¨ELA¨ nao reclamar... o meu SVS sempre estará com
+ 5 db :dj:
Afinal, o meu só tem 350 rms... :)
Imaginem o estrago que pode fazer o 20-39 PC plus :hilario:
O meu fica em +3 pra filmes e 0 em música.
Lucius
fbraghetto
10-03-2004, 18:48
Por exemplo... o meu sub atualmente esta calibrado na referência (0db), mas para isso na configuração do receiver foi necessário configurar em +3db (possivelmente porque deixei o volume do sub muito baixo)...
sem fazer muita besteira, ja que não possuo decibelimetro, teria algum problema aumentar o "volume" na configuração do receiver para +6db para dar uma forçinha a mais nos filmes?
Abraços
Braghetto,
Neste exemplo que você mostrou você estaria utilizando seu sub 3dB acima do nível de referência. Não vejo problema algum nisso. Hoje uso o meu sempre 2dB acima.
O ideal seria sempre manter no nível de referência, mas sabemos que deixar o sub um pouco "hot" é bastante tentador, principalmente para filmes.
Abraços,
Filipe Rangel.
Leonardo
10-03-2004, 21:22
O volume do sub (amp de 150 watts RMS) fica em 75% e o controle do canal de sub em +5dB, mas dependendo dp filme fica em +3dB.
Costumava deixar em 0 ou negativo e o volume do sub no máximo, mas depois de testes pude observar que o resultado final deixando o volume a 75% ou menos e com ganho no canal do sub fica melhor.
Braga, você quer deixar o SVS em +6db ??????????? :oloko:
Enlouqueceu guri ? :confused:
Antes de morar em apto. eu gostava do sub bem HOT para filmes :D e em música desligado, ou seja, grave só nas frontais.
depois do apto, diminui um pouco, mas minha vizinha ainda reclama, e por isso só assisto filmes arrasa-quarteirão nos sábados e domingos de manhã :rolleyes: :D
votei no + 5db :D
mario fernandes
11-03-2004, 08:31
... diminui um pouco, mas minha vizinha ainda reclama, e por isso só assisto filmes arrasa-quarteirão nos sábados e domingos de manhã :rolleyes: :D
Murilo, muito nobre da sua parte.:aplauso:
Imagino a sua vizinha sendo despertada as 06:00 horas por um ESTRONDOSO BUM ... BUM... BUM... para desfrutar de um lindo dia de domingo... :hilario:
Mario,
hehehehe lindo foi um dia em que ela resolveu começar com uma furadeira às 09:00 de sábado, e eu tinha chegado da balada tarde pacas na sexta.
Sem problemas, na mesma hora botei T3 e assisti um pouquinho alto demais :rolleyes: :riso:
Normalmente eu começo a assistir lá pelas 10:30 :D
fbraghetto
11-03-2004, 13:53
Braga, você quer deixar o SVS em +6db ??????????? :oloko:
Acho que não me expressei direito ou vc não leu direito :)
Na configuração do receiver para o sub chegar na referência a configuração foi +3db (ou seja, qdo está na config do receiver +3db é porque estou "flat")... porque isso?? Por causa da minha sala nojenta e porque o volume do sub está em 3/10 (ou seja, baixinho) (lembrando que o BFD ficou estável em 38Hz quando colocamos em -20dB) :).
O normal seria ir no sub e aumentar o volume no botãozinho... entretanto, se eu fizer isso não vou conseguir mensurar qtos dBs adicionei.... uma solução para deixar o sub hot em 3db, seria +6db... só porque não possuo o decibelimetro
Entretanto conversando com o Dennis, ele disse que atenuar não é problema, o duro é amplificar no BFD... e imagino que no receiver terei a mesma perda de qualidade.... por isso perguntei se posso deixar um ganho tão grande... (lembrando que a config do receiver em +3db = 80dB na sala, já com o BFD).. então +6db = 83db (3 acima da "referência").
Então pergunto: Perderei qualidade de dar um ganho tão alto no pré-out do sub dentro do receiver?? :)
Abracos
Nenhum dos dois, estava só te pentalhando, como sempre. ;)
O maior problema que imagino é que como o bfd está todo calibradinho para um certo nível de sinal, ao colocarmos mais 3 db, os picos e vales que detectamos podem ser alterados também. Será ? :confused:
Depois te mando os novos graficos da minha sala :oloko:
Simplesmente infernal.
fbraghetto
11-03-2004, 19:24
Tudo bem que o decaimento mudaria a resposta da sala, entretanto imagine um SDA no capitulo 1 à 110db :oloko: acho que é um detalhe suportável :D
Ronaldodg
22-10-2004, 12:28
Fala pessoal !!! Blz ?
Finalmente comprei um sub para meu sistema (AR PR1212) e agora estou com dúvidas na sua calibração.
Calibrei todos os canais usando o test tone do Denon 1802 em 75db.
Pergunto: Devo calibrar o sub em 75 ou 85 db ?
Li diversos artigos na internet e alguns dizem para acrescentar 10 db, outros dizem que não.
Alguém poderia me ajudar ?
Ronaldo
acho que varia muito com o gosto de cada um, mas eu deixo em 80 dB
vc tem decibilímetro?
Ronaldo,
Eu calibro o meu em 75dB, asim como as demais caixas, porém com o volume/ganho do sub em 80% . Desse modo toda vez que quero reforçar os graves, devido à um filme ou show com audio deficiente, eu tenho uma margem para aumentá-lo. depois eu posso voltar aos 80%, sabendo que é o ponto de equilíbrio com as demais caixas do sistema.
Abraços,
Alexandre
Ronaldodg
22-10-2004, 12:59
Fala Johnnie !!! Blz ?
Sim. Tenho decibelímetro.
Então quer dizer que usando o test tone do receiver, o certo seria setar o sub com o mesmo nível das outras caixas e depois dar apenas um "plus" de acordo com o gosto pessoal ?
Minha dúvida é que li alguns artigos que onde usando o test tone, deveríamos compensar o -10 db que o sinal LFE possui .
Mais aguém pode me ajudar ?
Obrigado Johnnie.
Ronaldo,
eu faço dessa maneira: caixas 75 dB, sub 80db (dependendo do filme eu aumento o volume do sub como o Zaca)
abraços
Ronaldodg
22-10-2004, 13:14
Fala Johnnie !!!
Mas vc fez sua calibração tb com decibelímetro ?
Essa medida de 75 db caixas e 80 db no sub é a medida no decibelímetro ?
Vc usou algum DVD para calibração ou foi o test tone do receiver ?
Obrigado pela ajuda.
Ronaldo,
tenho decibilímetro e calibro com ele. Tbm tenho o DVD, mas acho um saco e não uso
coloco o receiver ou processador em 70 dB e través do test tone e controle remoto vou aumentando até atingir 75 dB em todas as 5 caixas, sempre na posição de ouvinte
o sub prefiro um pouco mais alto e deixo com 80 dB. Alguns filmes eu aumento na mão atrás do sub
abraços
Ronaldodg
22-10-2004, 13:33
OK Johnnie.
Obrigado.
Vamos ver se mais alguém se manifesta.
Cadê o mestre dos graves, MarceloT ?
[]´s
mario fernandes
22-10-2004, 17:20
...o sub prefiro um pouco mais alto e deixo com 80 dB. Alguns filmes eu aumento na mão atrás do sub...
Faço o mesmo que o Johnnie. O meu SVS está calibrado em 80 dB, mas dependendo do que estou ouvindo... lá vai a maozinha aumentando o volume atrás do sub:choque: . É o que os gringos chamam de *earthquake*:lol:
Ronaldodg
25-10-2004, 08:24
Obrigado Mário.
Nesse final de semana, calibrei tudo novamente e gostei do resultado.
Como minhas frontais são torres, e estou usando um power dedicado para o grave delas, fiz a calibração delas usando o decibelímetro.
Assim, para música stereo e DVDs de show, eu nem ligo o sub AR PR1212.
O objetivo dele é apenas para filmes.
Fiz o cabo em Y, liguei nas entradas Line IN e usei alguns filmes para ver o resultado.
Gostei do resultado no DVD de trailers DTS (tais como o Jurassic Park 3), a cena do helicóptero em Matrix 1.
Mas na cena da corrida em Star Wars 1, o sub bateu bobina em várias passagens.
Acho que pra mim sala (+ ou - 25 m2, com um vão de escada), o sub AR PR1212 não está dando conta não.
Assim que arrumar uma câmera digital, posto as fotos da minha humilde sala.
Valeu !
victornba
26-10-2004, 12:06
Faço igual ao João e o Mário... Deixo normalmente em 80db e de vez em qdo dou um gás extra, hehe.
Abraço,
Victor
rodolphojr
27-10-2004, 17:21
Ronaldo
Que DVD de testes é este ? Se importa em dizer onde comprou ?
Obrigado.
[]s.
Ronaldodg
28-10-2004, 08:17
Fala Rodolpho !!! Blz ?
Já tem bastante tempo que comprei esse DVD.
Vou pegar o nome certo lá em casa e te falo.
[]´s
Ronaldo
Ronaldodg
29-10-2004, 12:54
Fala Rodolpho !!! Blz ?
Achei o link do DVD de trailers:
https://www.widescreenreview.com/subscription/subformdts.html
[]´s
Ronaldo
rodolphojr
29-10-2004, 14:35
Valeu Ronaldo :legal:
Vou tentar comprar este disco !!!
Obrigado.
[]s
mario fernandes
30-10-2004, 13:04
Fala Rodolpho !!! Blz ?
Achei o link do DVD de trailers:
https://www.widescreenreview.com/subscription/subformdts.html
[]´s
RonaldoRonaldo:
Vale a pena mesmo esse DVD? http://htforum.com/vb/images/smilies/smile.gif
Ronaldodg
01-11-2004, 09:00
Fala Mario !!! Blz ?
É um DVD apenas com trailers em DTS.
Vale a pena para demonstrar o HT aos amigos. hehehehehehe
[]´s
Ronaldo
Dal Gallo
01-11-2004, 11:14
Fiquei curioso com esse dvd, essa loja aí é confiável? Entrega rápido? E o frete??
Ronaldodg
01-11-2004, 12:39
Fala Dal Gallo !!! Blz ?
Já tem um tempão que eu o comprei, mas senão estou enganado, o preço de US$ 9,95 já é com entrega para o Brasil.
Não me recordo quanto tempo demorou, mas deve ser coisa de uns 30 dias.
[]´s
Ronaldo
Papillon
26-11-2004, 12:02
uso 0db p/ filme e desligado p/ musica.
+5db.
Calibro as caixas com 75 dbs e o subwoofer com 80 dbs.
Um abraco
jfreitas
07-06-2005, 08:45
Pessoal, aproveitando este tópico, gostaria que me ajudassem a calibrar o meu receiver...é um Pioneer VSX414 com o kit HTP-240...quanto devo colocar para as caixas frontais, a central, as surround e o subwoofer??? (sou bem leigo neste assunto).
Obrigado.
J.Freitas
leosarma
07-06-2005, 17:03
Lascou de vez... ou eu tenho um sério problema de audição ou eu não estou sabendo calibrar o sub. Tá dando +12db...
Me corrijam se eu estiver errado... To usando o ajuste de nível de sub do Sound and Vision Home Theater Tune up e decibelímetro RadioShack em c (fast ou slow eu até variei pra ver o que ficava melhor). Deixo o a frontal esquerda de referência em 70db e qdo passo pro sub, a agulha vai longe, tenho que passar um nível e vejo que o sub fica entre 12 e 14 db acima.
O que estou fazendo de errado?
[]s
LeoSarmento
Luizinho
28-06-2005, 17:51
Eu como sou um Bass Addicted, com SPL no sangue, acustumado com dois subs de 15 dentro do veículo com 1800 rms aplicados nele!
utilizo no meu DIY de 250 de 12 pol, +12 dB tendo isso como base o Test-Tone do meu humilde Esotech...
Meu ambiente "quartal" é horrível... não tenho local para posicionar o Sub e no único local disponível, treme a casa inteira porém eu naum sinto, no local de audição com aquela intensidade o tanto quanto sinto em outros locais do meu quarto!
0 db , senaum as janelas naum aguentam, treme tudo . olha q minha caixa nem eh mto potente , eh uma JBL com falante d 12"
(0) normal...
Abraços !!!
Pessoal, sei que esse não é o local para colocar essa mensagem mas daqui do serviço não estou conseguindo abrir novos tópicos. O problema é o seguinte: Fiz a calibração das caixas + subwoofer utilizando o DVD Avia e o SPL RS, entretanto, ao conferir com o Test Tone do receiver, notei uma diferença muito grande entre a calibração que eu havia feito e a nova leitura, chegando até a 3 dB para um dos canais. Daí vem a pergunta: Quais níveis são os corretos: os gerados pelo receiver ou os do DVD Avia? Alguém saberia explicar o pq dessas diferenças tão grandes?
Obrigado e um abraço
Adalla
é uma boa pergunta Adalla
existem diferenças tbm entre o DVD DVE e o test tone do DVD player
subwoofer para mim ainda é um bicho de sete cabeças. Acho impossível manter a mesma calibração de 75 dB para uso geral
na minha opinião cd's e dvd's de shows bastam 75 dBm, igual as demais caixas
para filmes impactantes, terremotos, explosões tem que ser volume praticamente no máximo
Adalla,
Constuma-se confiar mais na calibração realizada com discos de referência (Avia, DVE etc.) pois esta calibração estaria considerando toda a cadeia percorrida pelo sinal até virar som (player, cabos, processamento/amplificação, cabos e caixas). A calibração realizada utilizando apenas o test tone do receiver ou processador não considera a influência do player no resultado.
Costuma haver diferença também conforme o processamento utilizado (DD ou DTS). Se não for possível guardar uma configuração para cada modo o ideal é priorizar a de maior uso.
Abraços,
Filipe Rangel.
João e Filipão, obrigado pelas respostas. Diante do comentado sobre a cadeia de reprodução, sem dúvida faz mas sentido a calibração utilizando o DVD mesmo
Filipão, sabe me dizer onde eu posso encontrar test tone em DTS? No Avia só tem DD...
Um abraço
Adalla
Adalla,
No Sound&Vision tem DD e DTS (5.1 e 6.1). :tu:
Abraços,
Filipe Rangel.
Valeu Filipão!
Um abraço
Adalla
carobrod
18-08-2005, 15:37
Acho que o titulo e a enquente nao ajudou muito! Talvez o contexto deveria ser: Vc tem decibimetro? Se vc tem, em quanto calibra o Sub de seu sistema?
Creio que uma pequena minoria possua decibilimetro, ou estou enganado? e sou que faço parte da minoria nao tendo um?
Por outro lado, já tive 3 Sub's diferentes: Um Pionner, um Polk Audio e agora o Velodyne. Mas, em nenhum deles vi tal referencia de db.
O que todos tinham eram: Um botão de volume, um botao de corte do crossover, um pino (direita/esquerda) de Phase, um pino (dir/esq) AUTO ON/OFF nao sei de que...
Bom, isto eram o que todos tinham... Assim, onde este corte de db? Ou se o faz no Receiver ou se faz no volume do sub, mesmo utilizando um decibilimentro.
Portanto, nao entendi a enquete e o topico, em vez de trazer-me esclarecimentos, confundiu-me mais ainda. :confused:
:Pirou:
Ai, ai... :choro:
[ ]s
Carlos Rodrigues
Carlos, onde vai ser feito o ajuste, independe. O que a pesquisa pretende é saber se as pessoas preferem o espectro final com um "reforço" nas baixas frequencias ou algo mais "flat". Realmente para se ter uma análise dessas, só mesmo com um decibelimetro. Alguns experts no assunto recomendam que o sinal medido do canal LFE seja 3dB a mais do que as demais caixas. O Avia já recomenda que sejam todos no mesmo nível. Acho que a confusão que vc citou é em boa parte pela definição correta do dB que esse tópico se refere. Estamos falando de dB SPL (sound pressure level), ou seja, é o que está sendo medido acusticamente no ambiente. Qualquer indicação de dB em equipamentos refere-se ao nível de sinal elétrico que está sendo trabalhado.
Espero não ter confundido ainda mais! :)
Um abraço
Adalla
Carlos,
No início do tópico isso fica bem claro: estamos tratando da calibração com decibelímetro. Como o Adalla ressaltou, os valores se referem a diferença de SPL (em dB) entre o sub e as demais caixas. :tu:
Inclusive tem uma observação na pergunta que direciona a pesquisa: "Como você calibra seu subwoofer? (Diferença medida no decibelímetro)".
Abraços,
Filipe Rangel.
carobrod
19-08-2005, 11:44
Filipe, Adalla...
Agora entendi! :lol:
Mas, Filipe!, sem querer prolongar muito... No inicio, como sou novato na área, fiquei "meio" :)) confuso qd vc disse: "Não é o valor que está no seu receiver, pois isso vai variar de acordo com uma série de fatores, e sim quanto ele mede no decibelímetro."
Ora, mesmo com o decibelímetro em mãos, pelo que entendo, a única maneira que tenho de acertar o SPL é: Ou aumentando o Volume do Sub; ou, alterando o Volume ou, quem sabe, outros ajustes no Receiver. Porém, o que importa é que entendi. Acho!!! :D
E tenho uma experiência interessante para contar! Meu irmão tem um decibelímetro e o levou em casa. E fez os ajustes, a partir do ponto médio de audição, de todas as caixas, incluindo o Sub - é claro! -, acertando os valores no Receiver (nesta época, tinha o DENON 2802). Ou seja, o Volume no Sub ficou como geralmente o deixo setado: em 1/4 de volume, ou, em %, a uns 40% do volume! E no Receiver em 0 db. Só abaixo este valor qd estou ouvindo música e mesmo assim depende do CD ou DVD. Alguns abaixo para -7 db e outros até para -12 db, valor máximo da linha DENON. Já no 3805, às vezes, até deixo em OFF, opção que não existia no 2802.
O que observei foi que os ajustes vieram todos para o nível mais baixo, porém, na proporção em que eu deixava, calibrando pelo meu "ouvidometro". Explico: As Frontais deixo em 0 db, a Central deixo em +3 db e as sorround's deixo em +5 db. E isto utilizando caixas diferentes que fui trocando ao longo do tempo.
Pois bem, os ajustes efetuados pelo meu irmão, através do decibelimetro, foi: Sub, como o deixava mesmo; as Frontais, para -12 db; a Central para -10 db; e, as sourround's, para -7 db.
Aí, fiquei pensando... ora! isto está quase igual ao setup que fiz. Voltei ao que era, achei que ficou um pouco melhor. Então deixei assim. :legal:
E assim estou usando, mesmo tendo trocado as sourround's de Polk RM700 para B&W 602. :p
[]s a todos,
CArlos Rodrigues
Tenho um sub PSW10 Polk audio ,e uso ele com 70% do volume próprio, o crossover em 120hz(Caixas satelites) e 0 DB no setup do receiver(AVR 5.5 HT).
para filmes = +5 db
para shows ao vivo e musicais = + 2 db (senão a casa cai) :hilario:
Marcanova
17-02-2006, 21:36
Uso em 0 DB no receiver e em 10 horas no sub.
No decibelimetro está 10db acima das frontais, com o test tone do HK, que por sinal é bem diferente do Pioneer e do Yamaha.
Além das frequências mais baixas serem muito difíceis de serem medidas, esses decibelimetros não conseguem medir frequências baixas mantendo a linearidade. O microfone condiz com o preço do aparelho. O mesmo vale para esses mics que acompanham o receiver.
Para regular, coloco o volume no sub em 10 horas, coloco uma frequência de 20hz a 120hz (baixe aqui (http://www.realmofexcursion.com/audio/testtones/20Hz_to_120Hz_slow_warble.mp3)) e faço a regulagem do volume do sub no receiver, no ponto de audição, de forma a não conseguir identificar a transição entre as caixas e o subwoofer, no volume mais utilizado (geralmente 75 a 90 DB).
Abraços
Marcelo
Utilizo o sub com amplificação máxima, no receiver -4dB. Abraços
Eu deixo o receiver medir o volume necessário, e depois de regulado coloco +2db no sub.
De ouvido.
Não se enganem. O Ouvido é o melhor instrumento para ajustes.
No receiver, deixo em 0db no canal LFE e tb no level do sub com corte em 80hz.
No sub deixo em direct e o volume bem baixo, perto de 9 horas.
Abaixo anexo resposta que dei em outro post;
http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=402704&postcount=179
"Trabalho com ele no volume 3 (posição 9horas) e direct (by pass), ou seja, usando o crossover do Denon 3803 cortando em 80hz + caixas B&W 602s3, 600s3 e LCR60s3 configuradas como small, em uma sala 6m x 3m. Considero o resultado muito bom.
Uma dica aos colegas: Eu anoto com um lápis, dentro da caixa do DVD, qual a melhor posição dos controles dos canais de Subwoofer e LFE (ex: 0 ou -1 ou -3) para quando vou colocar o DVD, já ajustar imediatamente os controles do Subwoofer pois vcs sabem como os graves variam de DVD para DVD ou CD para CD não é mesmo.:legal:
Um exemplo, no meu caso, enquando o DVD do Eagles "Hell Freezes Over' toca com o setup zerado (0db), o DVD do Fleet Wood Mac tem que ficar em (-6db) e o da Norah Jones em (-9db). mais na grande maioria o setup fica em (0db)
De ouvido.
Não se enganem. O Ouvido é o melhor instrumento para ajustes.
Boa tarde colega, tudo bem?! :legal:
Não concordo com tal afirmação. O nosso ouvido não consegue chegar na mesma precisão que um decibelímetro.
Você pode calibrar "de ouvido" para deixar mais ao seu gosto, mas você nunca conseguirá deixar calibrar todas as caixas de maneira perfeita apenas de ouvido. Você sempre acaba errando por cerca de 2 ou 3 db´s.
Abração
Aramys
Você pode calibrar "de ouvido" para deixar mais ao seu gosto, mas você nunca conseguirá deixar calibrar todas as caixas de maneira perfeita apenas de ouvido. Você sempre acaba errando por cerca de 2 ou 3 db´s.
Abração
Aramys
A questão não é de calibrar todas as caixas, releia o título do topico:
"Como vc calibra o seu subwoofer?"
Outrossim, quando vc calibra seu setup usando o microfone que vem junto dos receivers atuais ele pode dar uma diferença em relação a calibragem com decibelimetro. Faça o teste. Primeiro vc ajusta com decibelimentro e anota como ficou depois vc manda o receiver auto ajustar e compare.
Aí depois vc põe seu gosto.:legal:
Ou voces são todos loucos, ou estou fazendo alguma coisa errada (que é mais provavell).
Deixando o 0 como 80 db, Deixo todas as caixas em mais ou menos (é mais ou menos mesmo porque o ponteiro não fica fixo) em 75 db utilizando o test tone do receiver.
MAS o subwoofer ficando no mesmo nivel das outras caixas... o som fica horrivel, encobrindos todos os outros sons... eu deixo bem menos... agora não chequei mas ou menos uns -4 db.
O que estou fazendo de errado?... ou voces são todos uns loucos.... por graves.
ALEGRETTI
12-07-2006, 01:33
Provavelmente o seu decibelímetro não tem uma boa resposta em baixas frequências, fazendo o marcador cair nestas frequências, com isso vc acaba reforçando o sub.
rodolphojr
12-07-2006, 10:42
Estou na mesma situacao que o Marcosm, tenho que deixar abaixo do nivel das outras caixas (-4 medido no decibelimetro) senão o grave do sub encobre todas as outras frequencias.
Será uma característica da minha sala e da do MarcosM ?
Interessante que isso só veio a acontecer depois da troca do PS-10 pelo Velodyne :Pirou:
Vcs estão lembrando que existe outro controle de volume para o sub?
Em 0db eu deixo o volume no receiver mas o volume do sub, geralmente atraz dele, eu deixo perto da posição 9:00hr, +ou- entre o 2 e 3 de sua escala.
Se vc aumentar muito atraz do sub, vc vai ter que diminuir no receiver.
Vc tem que encontrar qual é a melhor equalização deste dois volumes de modo que no receiver trabalhe em zero ou perto de zero, ok? :legal:
O meu decibelimetro é o mesco igual a de outros varios aqui... Será que pode ser caracteristica da sala, como diz o Rodolfo?
Marcos NMO o uso do decibelimetro para calibragem dos canais ajuda mas não evita diferenças entre midias diferentes. Ou seja, mesmo que vc calibre o nivel dos canais atraves de um sinal qualquer, na hora de vc ouvir um DVD ou CD o resultado final vai ser o do sinal gravado no DVD ou CD. Existem DVD´s e cd´s bem masterizados e outro sofriveis. Vou te dar um exemplo de disco que considero mal masterizado. O disco do David Gilmor. Os aplausos da plateia estão num nivel bem acima dos acordes do gilmor. Entre as músicas os aplausos ficam tão altos que vc tem que correr e abaixar o master volume, não importando se seu setup está bem equilibrado ou não.
Tb para o subwoofer ocorre isto e eu até já dei uma dica de anotar qual o melhor ajuste daquele disco, veja meu post 03/07 neste tópico.
Por mais que vc calibre vc sempre vai ter uma sintonia fina, principalmente no sub. Não existe uma regulagem que vai servir para todos CD´s e DVD´s.
Faltou dizer que, NMO, o decibelimetro deveria ser utilizado para calibrar todos canais menos o Subwoofer que requer ajustes finos em cada Cd ou DVD'. NMO.
Volto a dizer que devemos confiar mais em nossos ouvidos.
"Como você calibra seu subwoofer? (Diferença medida no decibelimetro)"
Estive pensando nesta pergunta e percebi que todas as opções de respostas, (0db, +1db, etc...), não servem como referência pois vc pode obter qualquer um dos resultados variando o volume do amplificador do subwoofer.
Ou será que eu fiquei :Pirou: ?
Agora quem não está entendendo mais nada sou eu :confused: ?
:doente: putzzzz
Olá Pessoal,
Para ajustar (ou calibrar, dá na mesma :legal:), é imprescindível utilizar música, pois instrumento não é ouvido e sinal não é música.
Instrumentos não entendem música.
Nossos ouvidos não entendem sinais.
Abração
Victório Benatti
VwPhoenix
24-09-2006, 04:54
A função da calibração é manter todas as caixas no mesmo volume.
Já que paredes perto da caixa, central (geralmente com sensibilidade maior) acabam soando mais alto que as demais. Com o decibilimitro todas eles vão ficar no mesmo volume.
Quando você for escutar sua música ou filme preferido, pode por no volume que quiser, mas não terá o canal central ou qualquer outro, falando mais alto que as demais caixas, prejudicando assim o envolvimento.
"A função da calibração é manter todas as caixas no mesmo volume."
Só que cada DVD que vc escuta, tem seus canais gravados em volumes diferentes e neste caso não adianta vc deixar o sub fixo em nenhum ajuste, requerendo um ajuste fino a cada disco. Como já disse antes, eu anoto na dentro da caixa do DVD a lápis qual o melhor ajuste do sub para aquele disco tipo, -1db, -3db ou 0db e quando vou assistir já ajusto o sub de cara. Existem DVD´s tipo Nora jones e Fleet Wood Mac que preciso colocar em -9db mas a maioria fica no 0db.
Lucas,
Você pode até preferir alterar o volume do sub para cada disco que assiste, mas não pode simplesmente negar a existência de um padrão. É para este padrão que calibramos o sistema e nele todas as caixas devem tocar num mesmo volume.
Os valores a que me refiro na pesquisa tratam da diferença entre o volume do subwoofer em relação às demais caixas do sistema no momento da calibração. Se você calibra todas as caixas em 75dB e o sub em 80dB, então o valor a que me refiro na pesquisa é 5dB. Sem decibelímetro fica impossível determinar este valor.
Abraços,
Filipe Rangel.
Eu ajustei meu Hk-240 pelo ezset+ dele c/ microfone da Harman mesmo (kit que vem junto) e ele coloca meu sub sempre em -4. O resto das caixas perto do 0. Isso fazendo a calibração com o volume do sub na metade (atrás dele, o meu é um PS12). Depois da calibração, eu coloco ele em +4 lá no HK e conforme a música ou filme eu aumento p/ +5 ou +6, já escutei até em +8 mas sempre deixo volume do amplificador do sub na metade.
Não sei se vale a pena eu deixar o volume no sub maior e diminuir no receiver, ainda não percebi diferença.
Só sei que eu mudo o volume do sub conforme o cd/dvd e ainda mudo também as surround (+3 a +5) . As vezes diminuo a central em -2 a -3 também. Mas quando a fonte é DTS ou DD, geralmente deixo igual a calibração apenas mudando o sub de -4 para +4.
Não sou expert igual a turma aqui, mas acredito que muita gente faz dessa forma também. É incrível como a qualidade da gravação e da fonte (cd/dvd/mp3/divx) influencia e dessa forma a calibração é só um ponto de partida. O melhor dela é o reparo de diferença entre canal direito e esquerdo e delay NMHO.
Ok Filipão :legal: . Mas, eu não estou simplesmente negando a existência de um padrão :ataque: , de onde vc tirou isto?
Te pergunto, caso em seu sistema vc use o sub se vc nunca altera o volume dele no setup do receiver ou processador não?
Luke,
Só nesta página tem umas 4 mensagens suas com argumentos de que é inútil calibrar subwoofer pois você nunca vai ouvir neste volume. Isso não é negar a existência de um padrão? :D :D
Eu calibro meu sistema com decibelímetro. O sub fica 2dB a 3dB acima das demais caixas. Não fico ajustando o volume das caixas (muito menos do sub) a cada disco que vou ouvir. :tu:
Abraços,
Filipe Rangel.
Ok então Filipão :legal: , demonstramos nossas opiniões.
Eu tinha o hábito de fazer o que o Luke faz; Ficar alterando o nível do sub a cada DVD, principalmente os de jazz. Mas eu não me conformava muito com isso, afinal o padrão de calibragem da Dolby existe pra que não tenhamos que ficar alterando o nível de algum canal a cada disco. Mas reconheço que alguns DVDs tem um nível de LFE tão alto que incomoda um pouco.
Pra mim (e acredito que pra maioria também) o subwoofer sempre foi o canal mais complicado de ajustar. Depois de uma troca de mensagens com o Filipão, que considero um expert em subwoofers e decibelímetro, resolvi ajustar à risca o canal LFE como os demais canais e não mais ficar mexendo a cada audição de DVD.
Sendo assim, como calibro todos os canais com uma leitura de 70dB no decibelímetro, ajustei o sub com uma leitura no medidor oscilando entre -2dB e +2dB, tendo o 0dB (0dB + 70dB) como referência uma vez que o sinal do canal LFE não é estável como os demais canais, justamente por ser um sinal de baixa frequência.
Agora,sempre contenho a tentação de diminuir o nível de ajuste do sub mesmo que ele fique um pouco alto, pois se assim acontecer é porque foi gravado dessa forma. E o intuíto não é ser fiel a gravação!?
Assim como fazemos com os canais surrounds, que em alguns casos tem um trabalho intenso, e em outros ficam tão quietos que até parece que estão desligados (quem nunca ativou o Test Tone do receiver só pra ter certeza de que os surrounds estão funcionando?) mas mesmo assim não devemos alterar o seu ajuste, o mesmo vale para o subwoofer.
Nao sei exatamente se vou postar esta pergunta no local correto....caso nao seja adequado move please!!!
Seguinte, estou montando minha sala e estou descobrindo que ela esta ficando pequena, sendo assim a ideia de posicionamento do meu 3750 foi abortada e estou passando para o basicao. (entre as duas frontais )
pelo menos esse é uma das sugestoes no manual da Denon.
Dessa forma ficaria +ou- assim:
-RACK AO CENTRO
-AO LADO DO RACK LADO ESQUERDO O SUB
-NAS EXTREMIDADES AS FRONTAIS IQ9
Confere? A frontal do lado esquerdo praticamente vai ficar "quase" ao lado do sub.
Algum problema???
Dragão é isso mesmo, agora com o rack ao centro ele deve ser baixo para que a tela não fique muito alta. Outra coisa, e usar um cabo maior para o sub e experimentá-lo em outras posições até achar a melhor.
fernandobini
01-12-2006, 09:06
Só que cada DVD que vc escuta, tem seus canais gravados em volumes diferentes e neste caso não adianta vc deixar o sub fixo em nenhum ajuste, requerendo um ajuste fino a cada disco. Como já disse antes, eu anoto na dentro da caixa do DVD a lápis qual o melhor ajuste do sub para aquele disco tipo, -1db, -3db ou 0db e quando vou assistir já ajusto o sub de cara. Existem DVD´s tipo Nora jones e Fleet Wood Mac que preciso colocar em -9db mas a maioria fica no 0db.
Opa, também acho que existe um padrão de ajuste , mas como disse o Lucas , a cada dvd utilizo um volume diferente no subwoofer , há muita variação mesmo , por isso meu próximo sub vai ter que ter controle remoto ;)
mario fernandes
29-12-2006, 16:01
...
é imprescindível utilizar música, pois instrumento não é ouvido e sinal não é música.
Instrumentos não entendem música.
Nossos ouvidos não entendem sinais.
...
Victório Benatti
E qual é o CD (ou DVD, ou SACD, ou DVD-A) que tenha essa *música* que voce recomenda para ajustar o *sub*? :)
adeljust
04-02-2007, 22:11
Eu deixava em "0" ou ate +5, dependendo da fonte, mas depois que eu fiz um cabo de subwoofer c/ 8 fios de cat 6, derivando em "Y" duas de 4 fios p/ ligar nas entradas "L" e "R" do sub, deixo agora em -6 ate -10 dependendo da fonte. Sinceramente, nao sei se o cabo ficou bom demais ou se ficou c/ algum problema que eu nao conheço.
Gostaria que os mais entendidos me falassem sobre isso.
Amigo, vc citou isso ai agora e caiu a ficha aqui...
Gozado, eu tinha um cabo AR no sub que ganhei e comprei um Monsterbass 400. Antes com o auto setup ele deixou o sub com 0 depois que troquei o cabo, dias depois realizei o auto setup e o sub ficou com -12?????????
Achei isso meio absurdo e mudei o valor do sub.
Sera que o cabo faz essa diferenca????
como voce deixam o ganho no subwoofer? eu nao sei como deixar o meu, ai como sou sem nocao, coloquei no talo e corrigi no receiver...
mario fernandes
05-03-2007, 15:39
Tanto o SVS como o Sumario estao com o ganho ajustado nos sub's em 50%. Depois de ajustar com o decibelímetro, eu dou um *reforço* de + 5dB... :D
Não uso decibelimetro, uso gostimetro pessoal :D . Deixo o ajuste no receiver denon em 0db para o sub, e no sub vou regulando até que haja equilíbrio com as demais caixas. Depois, qualquer eventual ajuste para mídias diferentes, aumento ou diminuo alguns db no receiver e deixo este ajuste anotado nas caixas dos DVD´s para quando for ouvilo novamente. Nesta situação, o volume no meu Velodyne CHT-12, fica quase na posição 9 horas, não dá para passar daí. Já para o corte da frequência, uso 80hz na maioria das vezes, sendo que em determinados discos eu altero este valor para mais ou menos, tudo ao meu gosto, que não é fixo.
Renato Gomes
20-03-2007, 07:25
Eu utilizo o programa LFO da Revel para equilibrar o sub com minhas demais caixas. Usava em conjunto com um Radio shack meter mas sumiu na mudança.
Alguem sabe onde posso comprar um radio shack analógico ?
Um abraço
:fogo: :choque: Estou passando por uma fase hot !
Lucius
gvcurcio
05-06-2007, 23:24
Antes do power do Meliante (meu sub) queimar, utilizava o mesmo em +2dB acima do nível de calibração.
Já mandei o power pros States para troca e estou esperando o retorno do mesmo.
Abraço
GMalizia
07-06-2007, 00:21
+3dB medidos no decibelímetro. No receiver só uso o modo Source Direct, que retira todo processamento extra como THX e corte de freqüência para envio ao subwoofer. Apesar de só possuir caixas de duas vias, este é de longe o modo com melhor qualidade.
É um paradoxo. Mesmo diminuindo o trabalho do subwoofer, ganhei muito em dinâmica. Faz algum sentido? :suspeito:
+3dB medidos no decibelímetro. No receiver só uso o modo Source Direct, que retira todo processamento extra como THX e corte de freqüência para envio ao subwoofer. Apesar de só possuir caixas de duas vias, este é de longe o modo com melhor qualidade.
É um paradoxo. Mesmo diminuindo o trabalho do subwoofer, ganhei muito em dinâmica. Faz algum sentido? :suspeito:
Com +3dB, diminuindo?
Eu estou usando como a maioria aqui na pesquisa do tópico: 0db (normal), não assusta os vizinhos e para minha sala que é pequena está ótimo. :legal:
GMalizia
07-06-2007, 21:38
Com +3dB, diminuindo?
Pois é, confesso que já fui muito mais grave dependente. No começo deixava o subwoofer rolar solto, mascarando todo o resto. Depois fui melhorando aos poucos. Acho que ainda não estou completamente curado.:doente:
O meu "diminuindo" foi em relação ao trabalho do subwoofer, que agora não precisa mais reproduzir os graves cortados abaixo de 80Hz das outras caixas.
mario fernandes
23-08-2007, 21:39
Antes do power do Meliante (meu sub) queimar, utilizava o mesmo em +2dB acima do nível de calibração.
...
Puxa, o meu SVS está com + 5dB... :choque:
Eu sou normal...:D
gvcurcio
23-08-2007, 23:50
Agora que o power voltou e está tudo funcionando direitinho, estou com algo em torno de +2dB e a coisa tá muito boa por aqui.
Abraços
Minha fase HOT passou, hoje estou "só" a +3 :lol:
Lucius
fred corrêa
24-08-2007, 12:59
+3 db!:legal:
Fred
Costumo deixar meu SVS +2dB acima.
Sub 10" da Definitive Tech usado com +7db.
Fabio-RS
31-10-2007, 15:18
Não sei o porque, mas com as torres JBL eu usava o sub em +5db no receiver, com as books B&W tenho que usar por volta de +1db senão fica exagerado.
Abraços :legal:
Salvadori,
como está o ajuste de dB no AVR agora? E antes, com as JBL, foi mudado alguma coisa?
Abraços, Carlos
E os ajustes de Small/large e subwoofer LFE/LFE + main in, estão iguais?
Fabio-RS
01-11-2007, 11:15
O incrível é que eu não tinha mudado absolutamente nada quando fiz essa constatação. Simplesmente tirei um set de caixas e coloquei outro. Tive que diminuir no receiver o ganho do Sub. Na verdade estava me lembrando que usava +6db e agora de +0,5db a +1,5db pois ainda não decidi o melhor ponto.
Abraços :legal:
Fabio-RS
01-11-2007, 11:19
E os ajustes de Small/large e subwoofer LFE/LFE + main in, estão iguais?
Luke,
Exatamente igual.
Você deve fazer um novo setup do Audyssey, já que as características das caixas atuais são diferentes das anteriores, sendo que os resultados poderão ser mudados, caso necessário.
O ideal é deixar as caixas em SMALL e SW em LFE.
Abraços, Carlos
O ideal é deixar as caixas em SMALL e SW em LFE.
Abraços, Carlos
Carlos, acho que não é possível esta opção. Quando se escolhe small para frontais, obrigatoriamente o Receiver desvia as sinais de baixa frequência destinado às frontais para o Sub, pois se não vc estaria perdendo este sinal.
A opção SW LFE ou LFE + Main in, só está disponível quando se coloca as frontais em large:legal:.
Luke, tbem é possivel deixar em Small e a opcao sub como qq uma das 2. (pelo menos ele aceita) porem realmente se as caixas nao estiverem em Large vc nao tera os graves das caixas mas sim somente do sub.
Para quem usa torre por exemplo acredito ser insensato nao deixar em Large....:legal:
Carlos, acho que não é possível esta opção. Quando se escolhe small para frontais, obrigatoriamente o Receiver desvia as sinais de baixa frequência destinado às frontais para o Sub, pois se não vc estaria perdendo este sinal.
A opção SW LFE ou LFE + Main in, só está disponível quando se coloca as frontais em large:legal:.
É sim Luke,
você pode deixar as frontais em SMALL e redirecionar o grave para o SW, que é o recomendado, até para as frontais (L/C/R) trabalharem melhor. Isso é tudo o que as frontais querem; ou seja, aliviar a carga pesada e deixar que o SW se encarregue dela...
Isso se aplica à grande maioria das caixas torre também!
Obviamente que há controvérsias:legal:
Abraços, Carlos
No meu antigo 3803 não tem como setar Small para frontais e SW apenas em LFE. Automaticamente quando se coloca Small, o SW passa a responder LFE + Man in, não me dando outra opção.
O que não tem jeito, no meu Denon, é setar Small para as frontais e apenas LFE para o SW.
Para se escolher para o SW, LFE + man in, obrigatoriamente as frontais tem que estar em Large.
O que vcs estão dizendo é que nos receivers mais novos eu posso colocar as frontais em Small e SW apenas em LFE ?
Deste jeito perderiamos as baixas frequências contidas nas frontais, é isso mesmo?
Quem faria este tipo de ajuste?:seila:
Luke,
os novos modelos lhe permitem fazer ajustes individuais em cada um dos canais. Você disse quem faria um ajuste desses, não?
Eu sempre faço assim e tenho certeza de que muitas pessoas mais.
Ora, se você tem o SW no sistema, deixe que ele faça o que sabe fazer de melhor, que é gerenciar as baixas frequências.
Afinal, prá que mais serve o SW??
Fazendo isso, você tira aquele fardo pesado das frontais para darem o melhor de sí nas médias e altas (e tmbém nas baixas, só que bem mais aliviadas...).
Abraços, Carlos
Carlos, leia novamente meu post, acho que vc ainda não entendeu.:legal:
Vc disse para setar em Small e sub LFE.
e...
O que eu estou dizendo é que em small o sub vai ser LFE + Mann in, não tendo a opção de apenas LFE.
Luke,
entendí o que você quis dizer; estava só justificando o porquê desse tipo de ajuste:legal:
No seu AVR você não tem esa opção; porém nos modelos mais recentes você tem essa possibilidade, o que também indica ser um avanço da Denon no que tange os ajustes das caixas.
Abraços, Carlos
Desligado para música, porque minha sala é pequena e as frontais são torre. Utilizo somente para filmes com volumes variados.
+ 5 dB (gosto de graves)
qual seria a melhor regulagem( padrão) para uma sala 4x4 em um onkio sr 600?
marcocunha
16-04-2008, 14:48
É sim Luke,
você pode deixar as frontais em SMALL e redirecionar o grave para o SW, que é o recomendado, até para as frontais (L/C/R) trabalharem melhor. Isso é tudo o que as frontais querem; ou seja, aliviar a carga pesada e deixar que o SW se encarregue dela...
Isso se aplica à grande maioria das caixas torre também!
Obviamente que há controvérsias:legal:
Abraços, Carlos
Pessoal,
Estou com algumas dúvidas em relação a calibração do meu sub. Até ia abrir um tópico novo, mas, como vi que o assunto aqui é sub, acho que conseguirei melhores respostas aqui.
Possuo um AVR Pioneer VSX-D409 e um conjunto de caixas Pioneer S-FCR200-K com um sub Pioneer S-W20. Não possuo o manual das caixas, portanto, as únicas informações que possuo são a potência das caixas (100 W), bem como potência e frequência do sub (64W, 60Hz).
Regulei minhas caixas como small, sendo que uso a central em +1 e as surround em -2, devido a proximidade das mesmas em relação ao sofá. O sub fica normalmente em 0, com o controle de volume em torno de 40%.
Minha dúvida principal é em relação ao corte (crossover), já que meu AVR só me permite as calibrações de 100, 150 ou 200. Segundo o manual, o recomendado seria deixar em 150, mas, já que minhas frontais estão reguladas como small e são pequenas, não seria melhor deixar em 200, para que a maior parte das baixas frequências fossem todas destinadas ao sub?
Outra coisa que tenho notado, e aí não sei se é impressão minha, é que a medida que o filme vai rolando, começo a perceber como se fossem pequena batidas, graves, entre as falas. Não chega a ser cortes, já que nao há falhas no som. Parecem mesmo pequenas batidas, quase imperceptíveis. Pode estar havendo uma sobrecarga nos graves?
Relacionada a essa mesma pergunta, há algum problema em ligar o sub na saída de força (AC) do AVR? Li no manual de um sub que um amigo meu comprou, que o mesmo não deveria ser ligado a tal tomada, e sim, na rede elétrica convencional. Isso pode estar causando alguma sobrecarga, gerando essas distorções nos graves?
Desculpem se fui muito extenso, mas, como iniciante, ainda tenho várias dúvidas e muito o que aprender com vocês.
Um abraço
Isaac Boy
20-04-2008, 18:39
Marco,
Aquela tomada existente nos receivers é, a princípio, para cargas bem leves, especialmente um DVD ou CD Player.
Subwoofer não é uma carga para ser ligada nela. Não recomendo nem no seu caso, cujo subwoofer, pelo seu relato é de baixa potência (64 W).
Sobre as caixas, sendo um conjunto de caixa pequenas, realmente 150 ou 200 talvez sejam as melhores opções. Teste uma opção e a outra, ouvindo um show com bom áudio e veja o que você acha melhor. Deixar o receiver e as caixas pequenas mais folgadas (200) pode ser uma boa, mas tem que saber se o sub está trabalhando bem. Pode ser que ele não tenha o refinamento necessário e o som fique melhor com o corte em 150...
Sobre as batidas, não saberia comentar.
Joaoplanetmix1
13-06-2008, 07:22
Vou aumentando o volume do sub bem devagar,quando a patroa reclama está bom :lol::lol::lol:
gvcurcio
17-11-2008, 21:18
Ontem fiz uma recalibragem e coloquei o sub "zerado" em relação ás caixas. Ficou muito bom a princípio.
Estou esperando o novo Player Marantz queimar mais um pouco.
Abraços
jhonnyad
19-11-2008, 17:06
Olá,
Sou totalmente novato, comprei um Onkyo S6100 e nele a configuração do Sub, pelo receiver, vai de -15 até 12dB, pq isso? há uma proporcionalidade em relação a esses números e os 3 dB, ou 85 dB que vcs citam?
Fora isso, as caixas tem frequencia 60hz -50 khz, conforme o site da onkyo, diante disso qual a frequencia ideal que devo selecionar para o sub?
Extremamente grato pela ajuda.:legal:
abençoado
22-11-2008, 01:03
jhonnyad;
pelo receiver, vai de -15 até 12dB, pq isso?
Amigão,..
isso é (GANHO) " É uma espécie de volume"
Fora isso, as caixas tem frequencia 60hz -50 khz, sub?
Isso vái de gosto, menores frequências produzem graves mais secos e menos retumbantes.Também depende dos seu posicionamento na sala, produzindo reverberações agradáveis ou não ao seu ouvido. :tu:
:legal:
gvcurcio
23-11-2008, 16:31
Olá,
Sou totalmente novato, comprei um Onkyo S6100 e nele a configuração do Sub, pelo receiver, vai de -15 até 12dB, pq isso? há uma proporcionalidade em relação a esses números e os 3 dB, ou 85 dB que vcs citam?
Fora isso, as caixas tem frequencia 60hz -50 khz, conforme o site da onkyo, diante disso qual a frequencia ideal que devo selecionar para o sub?
Extremamente grato pela ajuda.:legal:
Boa tarde Jhonny
Permita-se uma humilde colaboração com você.
Conheço razoavelmente bem este kit da Onkyo e minha sugestão para que você faça o ajuste dêle passa pelos seguintes pontos:
Ajuste as caixas frontais, central e surround em small e se der para definir o corte de frequências das mesmas, coloque por volta de 100 Hz.;
Ajuste as distâncias de cada caixa ao centro da cabeça do ouvinte que ficará na posição central do sofá;
Ajuste o corte de frequâncias do sub para 100 Hz;
Ajuste a altura relativa das caixas para que fiquem todas com o mesmlo volume. O receiver fornece um tom de ajuste e você deverá ir passando de caixa em caixa até que perceba que todas estão com o volume igual, incluindo o sub;
Depois de todos estes ajustes, pegue um DVD de show que seja bem gravado e faça o ajuste final do volume do sub, para que não fique muito forte nem muito fraco;
Espero ter colaborado.
Grande abraço
Caramba!!! não esperava algo tao complicado assim!!!!
Alguém conhece um personal audiotrainer que possa vir na minha casa em Vinhedo e me ensinar como faz, trazendo todos os equipamentos e inclusive emprestando o ouvido de audiofilo?
gvcurcio
23-12-2008, 11:46
Bom dia Fábio
Faria este serviço para você com muito prazer, mas infelizmente me encontro um pouco distante de sua residência.
Grande abraço
O meu deixo normal e já vibra tudo dentro de casa!!
Energy 10.3
ALcALoIDe
24-01-2009, 15:00
Topico antigo, mas muito atual. Li tudo e ja deu para aprender mais um pouquinho. Ja vou logo na sala mexer nas configuracoes... hehe.
Abraco.
black 10
13-02-2009, 23:06
Eu deixo no normal 0db e fica muito bom.
PangaDayWalker
02-03-2009, 14:30
Nao sei qto da em dB mas coloco sempre no maximo... Adoro graves em filmes...
Eu uso o meu a 0 db,(tenho um mirage ps-12) não tem como passar disso, dependendo do filme eu tenho que por para -5 db.:tu:
Newton Junior
02-07-2009, 23:20
Eu ouço em +3 e com o volume no meio pra musica, pra filmes coloco um pouco mais de grave pra aumenar a emoção.
Eu ouço em +3 e com o volume no meio pra musica, pra filmes coloco um pouco mais de grave pra aumenar a emoção.
Coitado do vizinho !:lol:
Pelo resultado da pesquisa dá pra notar que o pessoal é 8 ou 80...:)
gtiemann
11-08-2009, 20:24
Tenho dois sub´s sony ligados juntos.
Deixo até começar a tremer os vidros a janela e do meu aquario.
Edumozir
11-08-2009, 21:25
Li o tópico...
e já dei uma melhorada boa no balanço
das caixas, mas no meu receiver, RX-V1000 yamaha,
tem um acerto para cada tipo de efeito, aí vai
paciência muita para ver tudo.
No nível do SUB o receiver vai de -20db até 0db, deixo em 0db.
Mas voltando ao SUB tirei uma foto do meu, pois
apesar de alguns terem falado destes botões não
detalharam a serventia ou ajuste se alguém se
habilitar agradeço desde já.
:tu:
black 10
12-08-2009, 02:03
O primeiro botão é o de volume.
O segundo é aonde você faz o corte na frequência,por exemplo se as suas caixas frontais tem uma resposta de frequência de 50hz a 20.000hz e o sub tem uma resposta de 30hz a 150hz,os dois vão jogar a mesma frequência(dos 50 ao 150)podendo embolar o som,por isso se faz o corte.O sub fica dos 30 aos 50 e as caixas com o resto.
O treceiro é a fase.Pelo o que me lembro a fase inverte o som,o que dependendo da acústica da sala pode melhorar o detalhamento do grave(não no meu caso).
Espero que tenha dado para entender Edumozir.:legal:
Edumozir
12-08-2009, 12:32
Agora o passo é calibrar os três
em relação as frontais, e ao todo.
As minhas frontais são duas torres
Jamo acustics 8. Vou ver se localizo
na net os detalhes sobre elas, tomara
que consiga.
Aí eu vou poder ver a posição de cada
botão para extrair o melhor x máximo do
SW.
depois posto o que consegui.
:tu:
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.