PDA

Ver Versão Completa : Ventiladores de Teto Dicas

Nilton.P
26-02-2007, 10:13
Pessoal,

Venho recorrer a voces , pois gostaria de adquirir 2 ventiladores de teto mas não conheço muito sobre o assunto , já dei uma pesquisada no buscapé e vi que tem ventiladores de +/-R$80 até +/- R$350.

Gostaria de um, com um bom custo beneficio e que não fossem tão barulhentos com o passar do tempo, pensei naqueles com "aletas" de plastico o que acham ? Uma, duas , tres , quatro " aletas" o que acham ?

Aceito todas as sugestões....

Abraços e Obrigado.

Dilbert
26-02-2007, 10:32
ólha Nilton, eu também estou pra fazer uma substituição em alguns ventiladores que possuo. Minha pouca experiência nesse tempo me diz o seguinte, os mais eficientes são os de 3 pás seguidos pelos de 4 pás e, aqui também não tem almoço grátis, aquele simples de 80 reais e 3 pás faz um ventão e também um barulhão e com o tempo só pióra. Outros com design bonitos acima de 200 às vezes só tem desing mesmo... então o ideal é dar um pulo nessas lojas de ventiladores (aqui em SP a Yamamura é a referência) e tentar "ouvir" :D o mais silencioso e sentir um pouco da eficiência. Vou acompanhar esse tópico pois o assunto me interessa. :tu:

Edu Carvalho
26-02-2007, 11:05
Ventiladores de teto deriam ser medidos como ventuinhas de computador... quantidade de CFM (cubic feet per minute) e Decibeis emitidos! Alguém sabe me dizer se estas informações constam nos manuais (acredito que não)?

Nilton.P
26-02-2007, 11:08
Grande Dilbert , o Calor tá bravo mesmo !!!:D

Acho que aqui vale a maxima tambem que já usamos faz tempo né , " faça um teste" :D

Sempre gostei deste modelos da Spirit com "pás" de platico , mas ainda não conheço quem os possua. Eles tem modelos de 2 ou tres pás e esteticamente são bem " bunitinhos" e creio tambem que dê até para lavar facilmente.

Veja aqui no Submarino , em alguns modelos que tem comentarios de muitos que gostaram.

http://www.submarino.com.br/homeappliances_manufacturer.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=34&PubId=2126&ST=CM212451

vamos aguardar a moçada se tem algum expert nesta área......

Abraços

Romano
26-02-2007, 11:14
Meu irmao colocou um destes da sprit de 2 pas.
Achei silencioso, e um bom vento para quem esta debaixo dele, nao tive como perceber o vento ao redor de onde foi instalado.

alexandregunner
26-02-2007, 11:16
Grande Dilbert , o Calor tá bravo mesmo !!!:D

Acho que aqui vale a maxima tambem que já usamos faz tempo né , " faça um teste" :D

Sempre gostei deste modelos da Spirit com "pás" de platico , mas ainda não conheço quem os possua. Eles tem modelos de 2 ou tres pás e esteticamente são bem " bunitinhos" e creio tambem que dê até para lavar facilmente.

Veja aqui no Submarino , em alguns modelos que tem comentarios de muitos que gostaram.

http://www.submarino.com.br/homeappliances_manufacturer.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=34&PubId=2126&ST=CM212451

vamos aguardar a moçada se tem algum expert nesta área......

Abraços

o spirit são bons sim, silenciosos e com belo design, os primavera, desde que não custem R$80,00:riso: tambem são boa pedida, o numero de pás ajuda, mais o tamanho delas e a potencia do motor é mais importante. trabalhei na C&C alguns anos e vendi muito isso.:legal:

Nilton.P
26-02-2007, 11:37
Edu veja as especificações dos Spirit , mas acho que não tem os dados que voce falou não , manuais neste Link:

http://www.ventiladorspirit.com.br/manual/manual.asp

Abraços

Nilton.P
26-02-2007, 11:40
Alexandre , nos dÊ entao mais algumas dicas :

Qual a potencia recomendada para uma area de 20 m2 ?

Na epoca que trabalhou com isso estes spirits davam algum problema ?

São mesmo silenciosos ( na medida do possível...) ?

Abraços

alexandregunner
26-02-2007, 11:49
não existe uma potencia por area, o ventilador é um atenuante, só se pode calcular area versus potencia em ar condicionado.
eu indico usar os de 2 pás por serem mais potentes, e se quer qualidade invista em preço, porque esses de até uns R$150,00 usam o mesmo motor, só mudam as cores e lustres.
os spirit quase não davam problema e se não me engano tem 2 anos de garantia(confira isso e considere como fator decisivo na compra), quanto ao silencio, procure um instalador profissional, ele irá contrabalancear as pás, parece mentira mais faz diferença, é igual a roda de carro, sem balancear ja viu...

JCoelho
26-02-2007, 12:27
Bom, tenho um spirit 2 pás no meu quarto. O bichinho é poderoso, ventila bem. Durante o dia, uso na velocidade média, e durante a noite na minima, pq acho ele meio barulhento. Pelo menos, em relação ao que tenho na sala, ele é beem mais barulhento.

Na sala, para refrescar as sessões de cinema, hehehehe, eu tenho um ventilador muito bonito, silencioso, e o mais impotante, funcional. A marca é Volare, modelo Fly de 4 pás. Uso sempre na velocidade minima, e refresca muito bem, e não interfere em nada som do home. Não se percebe ele funcionando qndo se está assistindo filmes. Eu fico impressionado com o silencio desse ventilador. Sem contar que ventila mto bem. Na velocidade média, o ruido ainda é mto confortavel... só que começa a derrubar meus porta-retratos. hahahaha. Na vel máxima ele ja se tornar barulhento demais, e não a ventilação não rende muito mais que na média, se é que estou sendo claro.

Bom, mas é isso... lembrando que moro em Ctba, e nosso calor assim, não é dos insuportaveis... tanto q nao sinto falta de um ar condicionado. Pelo menos nao no bairro onde moro.

Abraços...

F@BIO
26-02-2007, 15:34
Eu tenho 3 em casa e me servem muito bem, uma boa dica é contratar um instalador recomendado pela loja,daí vc pode reclamar por qualquer problema que apareça.:legal:

andretamas
26-02-2007, 16:33
Eu tenho dois Spirits, um não faz barulho algum o outro faz, mas é mínimo e acho que pelo vento que faz é até aceitável.

fcc
26-02-2007, 16:41
Meu spirit de 2 pas, no meu quarto nao fazia barulho algum.

De um tempo pra ca começou a fazer um barulho muito chato...desmontei, lubrifiquei, o barulho parou e ...voltou.....alguem sabe essa historia de balanceamento de pás, como funciona?

isso com certeza é importante....

Abs.

Russo
26-02-2007, 16:46
Graande Nilton,

Tenho um ventilador de teto modelo Aliseu há mais de 5 anos e o bichinho além de bonito, tem velocidade variável, inversão de rotação e é muito silencioso.
Fica a dica.:legal:

http://a248.e.akamai.net/f/248/13088/7d/www.pontofrio.com.br/fotos/3/241636a.jpg

Abração,

alexandregunner
26-02-2007, 18:09
o Aliseu é muito bom mesmo, a reversão tambem é importante, quanto ao barulho, é muito dificil ter um aparelho sem ruidos, a instalação é muito importante nesse aspecto e pode acabar com um bom aparelho, o aterramento é importante e por ultimo o balanceamento tambem, não sei como se faz, mais na C&C tinhamos uma empresa especializada que fazia as instalações, aqui em São José dos Campos era barato, tipo R$20,00, não sei hoje, porque saí de lá a quase 1 ano, mais sei que fazia muita diferença.

fcc
26-02-2007, 19:03
Alguem aqui no RJ recomenda uma empresa ou instalador q saiba o q ta fazendo ????

Abs.

Flávio

Nilton.P
05-03-2007, 13:59
Beleza de dicas pessol,

Agora vou a busca ....

Coleparmer
08-04-2008, 20:34
O Spirit é bom, mas quando uma pá se quebra. PQP !!! Reze para que ela não venha na sua direção. Pèloq ue andei lendo, é muito comum isso acontecer nos spirits. Na verdade quando eu fui trocar uma pá que se quebrou por que minha esposa abriu um armário com ele ligado, lá na loja tinha chegado um cara contando a estória que a pá dele quebrou e foi na cabeça de uma familiar dele. A gente morreu de rir na hora. Um mês depois, aqui em casa, eu tava sentado no computador e o ventilador do quarto da minha filha, portanto, outro ventilador spirit, fez um PLAC PLAC POIN... o treco da ´pá bateu com força na parede, ricocheteou e bateu no armário da minha filha e caiu do meu lado. Levei um Put@ susto, pois nunca esperava ver aquilo. Quando me dei conta a pá quebrada do meu lado !! Fiquei injuriado, afinal uma pá é 40 reais. Pra piorar elas nao têm o mesmo peso das originais e dai quando voce substitui o ventilador fica desbalanceado e fazendo um barulho ferrado. Entao to assim com 2 ventiladores em casa. Se alguem souber como balancear essa josta posta as dicas no forum.

É isso.

Paulo Artur
08-04-2008, 20:42
:legal: O Spirit do meu quarto é excelente, já o do outro quarto está desbalanceado e pelo menos quando se liga faz um barulho muito chato, depois até diminui o barulho. Tbém gostaria de saber como se balanceia ?

Abrs.

fcc
08-04-2008, 20:43
Cole,

tenho um spirit no meu quarto e o anta aqui foi passar com uma vassoura e adivinha ??? Bateu na pá que quebrou, mas por sorte deu para reparar com super bonder pois trincou so um lado do parafuso.

Agora, essa história de pá com peso diferente é ruim mesmo isso.....pq será ?

Eu amanhã por coincidência vou la no catete numa autorizada pegar um bocal novo e aquela aranha plastica onde prende a cupula, pois derreteu na lampada. Vou aproveitar para fazer uma manutenção pois ta fazendo um barulho estranho.

Uma dica é usar tudo original inclusive o controle de velocidade e capacitor, eu quando instalei aqui aproveitei do antigo e so troquei recentemente, melhorou tudo.

Abs.

Alex Tanski
08-04-2008, 22:16
Se alguem souber como balancear essa josta posta as dicas no forum.

é uma ideia meio tosca, mas...

ja pensou em lixar/esmerilhar a pá que esta mais pesada para deixar com o mesmo peso?

o meu (de 2 pás cristal fumê) o unico problema que deu foi no rolamento, que o técnico queria mais de 50 paus para trocar o gasto, fui numa loja de autopeças e eu mesmo troquei, saiu menos de R$20 para trocar os 2 ja por precaução, e outra vez que arrebentou um fio dentro da bobina aquela de dentro dele, que foi só emendar e saiu R$5 pilas o concerto, do resto sempre funcionou perfeitamente

:legal:

Alex Tanski
08-04-2008, 22:20
Vou aproveitar para fazer uma manutenção pois ta fazendo um barulho estranho.

esse barulho estranho não seria quando liga ele algum tempo com a velocidade baixa e com a luz acessa? pode ser o mesmo problema de rolamento que falei acima, em velocidade baixa + lampada, ele esquenta mais rapido o rolamento começando a fazer um barulho muito chato

Matias
10-04-2008, 14:41
No meu quarto eu tenho um Loren Sid de 3 pás de madeira, bem simples, e não é barulhento. Recomendo :).

Muito importante é balancear as pás para que ele fique PERFEITO no eixo e não vibre. As vibrações é que fazem os "nhéc nhéc" que dão nos nervos :irado:.

A minha técnica é bem simples: empurrar todas as pás para o mesmo lado (exemplo: todas no máximo do curso no sentido horário) e isso já balanceia muito bem. Senão, na tentativa e erro e/ou medindo o triângulo equilátero com trena, é coisa de louco :doido:.

fcc
10-04-2008, 18:53
Alex,

faz com a lâmpada apagada e logo no início, as vezes para as vezes não.

O rolamento é onde tem aquelas mini bilhas que fica onde o disco encontra a haste ?

Abs.

Alex Tanski
11-04-2008, 10:55
tem um rolamento embaixo e outro encima do motor presos no eixo dele que se encaixam ao corpo do ventilador, pode ser que os originais ja tenham dado os doces, se tem tempo e um pouco de paciencia, é só desmontar e verificar se eles não estão meio presos, com folga ou se tem alguma esfera moida nele

Coleparmer
11-04-2008, 21:35
fcc eu comprei o kit original completo do bocal das lampadas do ventilador Spirit na Casa e Video, acho que foi 15 pratas. O meu o instalador tinha quebrado e ele tava solto e preso somente pelo cabo.

Ah... consegui resolver o problema do balanceamento, e a suspeita que eu tinha se confirmou.

As pás que são vendidas nas autorizadas são diferentes das originais. nao me pergunte o porque.

Seguinte, um dos ventiladores aqui é de 2 pás e outro de 3 pás. Como eu falei antes cada ventilador teve que trocar uma pá. Então ontem tive a idéia de colocar a pá antiga no ventilador de 3 pás e peguei a nova que estava no ventilador de 3 pás e coloquei no ventilador de 2. Resumindo: o de 2 pás agora está com as duas pás novas e o de 3 estão com as pás velhas.

Resultado: ACABOU AQUELA MERD@ de barulho tec tec tec. Tá como se fosse novinho em folha e incrivelmente o ventilador parou de balançar no eixo e está rodando muito suave agora. Até minha esposa notou a diferença...

Agnes
23-05-2008, 00:04
Olá, aproveitando o papo de barulho de ventilador, alguém sabe como faço para acabar com o barulho dentro do meu quarto provocado pelo ventilador de teto da vizinha do apartamento de baixo? Até o momento o síndico do meu prédio emprestou um de mesa, mas preciso arrumar um jeito de solucionar esse barulho, pois ela já avisou que irá voltar a usar o dela, afinal está em sua casa. Eu moro neste local há 3 anos e não existia esse barulho, de uns 6 meses começou a fazer, e qdo chega uma hora que não dá mais para aguentar, vc tenta conversar,......rezar......acordar o prédio todo.........mas o barulho continua lá, e segundo a vizinha ela já trocou o aparelho 2x. Mas ainda não descobri a marca, será que apenas balanceando já resolve?

mfrota
02-06-2008, 16:14
Senhores...

Tenho 3 em casa, um em cada quarto. Eles tem 3 velocidades e mudanca de direcao da rotacao. O do meu quarto, que eh frequentemente usado, passou a ter, com o tempo, a rotacao bem lenta, mesmo na rotacao maxima. Alguem sabe o motivo ou solucao? Nao lembro a marca desses ventiladores. Lembro que na caixa do interruptor tem um capacitor. Nao sei se seria ele o "culpado" pela perda dessa velocidade. Alguem teria alguma dica?

Abracos.
Marcos.

Nilton.P
11-09-2008, 20:40
Mfrota ,

Tenho um com este problema, e o problema é de fabrica e já foram trocados 3 vezes a caixinha de comando , quando se coloca na rotação maxima o resistor queima . Foi bom voce falar , que acho que vou chamar novamente a assintencia técnica, acho que ele ainda esta na garantia.

Abraços
Nilton

Vovô Simpson
11-09-2008, 22:00
Ola amigos,

Tenho um desse aqui http://www.submarino.com.br/homeappliances_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=34&CatId=55762&PrevCatId=55409&ProdId=226654&ST=BL55762&OperId=0&CellType=2
a 3 anos, e o bicho fica ligado mais de 12hrs p dia, pois minha mae gosta muito do meu quarto justamente por causa do ventilador :D

Esse é dos mais mequetrefes que existe, tambem pelo preço...
Mas antes de instalar, troquei toda fiaçao interna que era muito, muito fina e nunca deu problema.
Minto, so o plafon (de plastico vagabo) que derreteu por causa da lampada :ataque: mas já arrumei.

Eu mesmo o instalei, e nos 2 pontos de fixação dele eu usei 4 arruelas de borracha(2 em cada ponto), entre os furos de fixação do ventilador e a caixa eletrica no teto.
Resultado, sem transferencia de ruido e vibração para o teto.

Ao amigo Agnes, talves a soluçao das arruelas de borracha na fixação juntamente com o balanceamento das pas do ventilardor da vizinha de baixo possa acabar com o barulho proveniente da vibração.
Falo porque depois que fiz isso no meu, repetí a proeza no do meu ex sogro e diminuiu muito o problema dele com barulho que passava pro teto da sala dele.

Grande abraço

Clayton

thiagou2
26-10-2008, 14:25
Olá a todos.

Li todos os posts e gostaria da ajuda e opinião de vocês. Nunca tive ventilador de teto e essa será minha primeira compra, por isso quero acertar pra não se arrepender depois.

Quero saber o que acham desse ventilador:

http://www.americanas.com.br/AcomProd/5359/108699

É da marca Spirit, tem 3 pás, tá custando R$359,00. A principal dúvida é que não consta nas especificações se há 3 velocidades - Mínimo, Médio e Alto. Vocês que já são experts no assunto, talvez poderiam tirar essa dúvida. Geralmente esses ventiladores vem com 3 velocidades? Caso não venha, se eu comprar um controlador de velocidade desse tipo, resolve o problema?
http://www.submarino.com.br/novosubmarino/produto/34/229191/controle+de+velocidade+tron?menuId=201413

Adianto que sou totalmente leigo, e como há diversas marcas e modelos, estou um pouco perdido. Só me simpatizei por esse modelo, pois li algumas opiniões a favor desse modelo. E eu tenho que decidir até o dia 10 de Novembro. Já procurei vizinhos, conhecidos, amigos e familiares, mas ninguém tem ventilador de teto. E eu não gosto de comprar nada sem ter o mínimo de conhecimento. Por isso estou procurando no Orkut, no Google, Fóruns, etc.

Já agradeço as futuras respostas. :rever1:

Abraços!

Byrd
26-10-2008, 18:46
.....A principal dúvida é que não consta nas especificações se há 3 velocidades - Mínimo, Médio e Alto......

Mas consta no manual do modelo que você postou (302), e que se encontra no site... da própria Spirit:

Ou seja, o controle de parede tem as 3 velocidades que você citou. :tu:

thiagou2
27-10-2008, 01:37
Mas consta no manual do modelo que você postou (302), e que se encontra no site... da própria Spirit:

Ou seja, o controle de parede tem as 3 velocidades que você citou. :tu:

Obrigado, cara!

E sobre a qualidade. Vc acha essa marca e esse modelo bom?

Alex Tanski
27-10-2008, 06:27
tenho o modelo 2 pás (acho que 202) a uns 4 anos, até hoje só apresentou 2 problemas, rolamento roncando no primeiro meio ano, que eu mesmo arrumei e troquei os 2 por 15 reais, e um fio que quebrou, saiu 5 reais para arrumar, no mais nao tenho do que reclamar, muito bom, silencioso e faz um vento legal, além de IMHO muito bonito :D

e o meu tem 3 velocidades, com opção de ventilador e exaustor

thiagou2
15-11-2008, 17:41
Oi galera, comprei o Spirit 302 mesmo. Uma empresa especializada instalou por R$50,00.

Mas é o seguinte, estou usando uma lâmpada fluorescente de 20W, mas assim que eu encaixo, ela começa a fazer um ruído mesmo desligada, bastando apenas o ventilador está ligado. Mas esse ruído só acontece na velocidade mínima do ventilador. Quando coloco a luminária de plástico que veio, o ruído só piora, ficando insuportável. Tirei a luminária, só assim pra aguentar o ruído da lâmpada.

Após 2 dias da instalação, comprei uma lâmpada incandescente de 60W, por incrível que pareça, o ruído parou. Mas é estranho, o ruído fica pior se estiver na velocidade mínima, a lâmpada for fluorescente e a luminária estiver encaixada. Tá phoda isso.

Alguém sabe o porquê?

Alex Tanski
15-11-2008, 22:27
vejo 2 opções para vc...

1 - testar com outra marca de lampada econômica (uso 2 lampada no meu e nunca ouvi um ruido delas) pois como o reator é interno no soquete, pode estar recebendo interferencia devido a frequencia ou algo assim do motor nessa velocidade

2- falar com a empresa que instalou e explicar a situação, pode ser algo errado na instalação

thiagou2
16-11-2008, 18:23
Então, fiz mais alguns testes aqui. O ventilador ficou ligado um tempão na velocidade mínima, com a lâmpada incandescente de 60W e a luminária. Porém, depois de algumas horas, o ruído voltou forte. Retirei a luminária e o barulho parou na hora.

Fiz outro teste, troquei a incandescente e voltei a eletrônica de 20W, agora está sem ruído (e sem a luminária). O problema parece ser realmente a luminária. Pois como ela é de encaixe (tem 4 furos laterais), não tem como apertar firmemente. Eu até tento encaixá-la o mais firme possível, mas depois de algumas horas, o barulho volta, as vezes pára e as vezes volta. Parece que a luminária capta o ruído natural do motor ou sei lá o quê.

E obrigado por responder.

Alex Tanski
16-11-2008, 22:04
entao o barulho é vibração e não referente a lampada, com isso, ja que pagou pelo serviço, fale com o instalador e peça para ele fixar corretamente e firmemente a luminária

thiagou2
17-11-2008, 00:24
Valew, acho que vou ter que fazer isso. Eu mesmo tentei cololocar e recolocar várias vezes, mas tá phoda. Ela fica encaixada normal, mas mesmo assim faz ruído. E é só na velocidade mínima, nas outras não fazem.

Obrigado, mais uma vez.

jairo bertoni
17-11-2008, 21:33
thiagou2 por mais que as pás estejam balanceadas ,a tendencia destes ventiladores é de em um ou outro aparecerem esses ruidos incomodos .

experimente marcar as pás e muda-las de suportes uma de cada vez até chegar novamente no inicio ,na posição 1. Observe em qual posição ele funciona melhor.

se ele for de 4 pás são quatro tentativas,

se de tres ,tres. um abraço jairo

thiagou2
18-11-2008, 01:34
Obrigado, Jairo, pela dica. Mas é como falei, sem a luminária, o ventilador funciona perfeitamente em qualquer velocidade. Assim que coloco a luminária, o ruído hora ou outra começa, mas sempre na velocidade mínima. Se eu mudar para a velocidade média ou alta, o ruído pára. Se eu voltar para a mínima, o ruído continua. As vezes o ruído até pára! E eu já tentei colocar a luminária bem firme, mas não sei o que acontece; as vezes fica algumas horas normal, mas depois acaba voltando, e as vezes o ruído some de novo. hehe

Parece realmente que o defeito é na luminária, estranho isso. Liguei pra empresa que instalou e o cara disse que isso era indução e por causa da oscilação de energia da companhia energética. Bom, claro que não é isso. O phoda é ter que acionar a garantia da Spirit por causa de uma simples luminária, rsrs. Eu até tô deixando o ventilador ligado sem a luminária, mas fica sem charme, tira a beleza do ventilador que é muito bonito.

thiagou2
24-11-2008, 14:22
Passado alguns dias, reparei que, o ventilador faz esse ruído quando fica muito tempo desligado. Quando vou dormir por exemplo, assim que acordo no dia seguinte, ligo o ventilador e o ruído começa... passado alguns minutos, o ruido pára. No mais, se eu continuar usando durante o dia, raramente dá esse ruído.

Já li que alguns ventiladores fazem ruídos quando é ligado na velocidade mínima e quando a lâmpada está acesa. E é isso que está acontecendo com o meu. Mas agora não sei se isso é comum ou se é problema de rolamento.

Grato!

Ander33x
02-12-2008, 23:16
Pessoal, troquei de ventilador de teto e gostaria de saber se trocando o "capacitor" ele ira aumentar a velocidade.

Vejam, tenho 2 modelos da Primavera o PoP, ambos sao mais rapidos que esse novo Spirit 302, ligado via controle remoto.
Os outros estao ligado na parede normal.

Seria esse o problema de velocidade, sera que o controle ta capando a velocidade do meu ventilador novo "Spirit" digo ser mais lento que os outros.

Da um HELP ai turma.....:tu:

Ander33x
05-12-2008, 03:55
So pra constar, devolvi o Spirit e troquei por um da marca ARGE.
Nossa que diferença :oloko: o negocio parace que vai decolar agora... e eu pensava que o problema fosse capacitor, ou o controle remoto... e nada!!!

E aquela marca Spirit que nao e boa mesmo, e isso que ele e todo de plastico, ou seja muito mais leve que este Arge.
Eu pensava que o Spirit iria voar baixo com aquelas asas de plastico mas me enganei profundamente.

Nao recomendo a marca Spirit. :nao:

Recomendo Arge... :legal:

Ate mais.

PS: so pra constar para quem esta com duvidas de como instalar o controle remoto no ventilador.

Para voce instalar o capacitor que esta na tomada de parede, remova-o da tomada e instale no copo superior do ventilador, junto com os terminais do motor.
Capacitores com 3 fios.. vermelho - verde - preto, voce devera ligar os
fios VERMELHO e VERDE juntos e o preto separado.

Entao ficaria assim...

Fio do motor 1 (vermelho e verde)
Fio do motor 2 (preto)
Fio do motor central - direto no terminal do controle remoto

Fio da Lampada - Fase/Paralelo
Fio da Lampada - Interruptor

Detalhe que usando o controle remoto, o funcionamento do motor sera somente pelo controle remoto, nao podendo mais usar a tomada da parede.
Esta sera usada somente para ligar/desligar a luz (se ligado), caso contrario tudo pelo controle.

Alex Tanski
17-01-2009, 14:09
bom, meu spirit que sempre funcionou bem e muito silencioso, começou a encrencar e vibrar depois de uns 5 anos de muuuito uso, nao teve rolamento novo ou silicone no imã externo que parasse o barulho quando algum tempo ligado, me irritei e comprei um Arge recomendado pelo Dub, o modelo Lunar, foi o mais bonitinho que achei a pronta entrega :D mas perde em acabamento para os spirit, que são liiindos. para imitar o dub, comprei um remoto dynacon para ele e ai vem a duvida

Dub, vc consegue usar lampadas eletrônicas com o remoto? tentei usar mas ele só liga e nao desliga mais, como se travasse, ja com lampadas normais funciona blz

snague
29-01-2009, 15:40
Pessoal troquei o meu ventilador de TETO normal da ventisol por um da LOREN SID é um modelo com controle remoto, e com isso o ventilador esta apresentando barulho de indução nas 3 primeiras velocidades, somente na ultima velocidade e mais forte que o barulho some.

Alguem poderia ajudar?

Abraços

Flash
29-01-2009, 19:55
Dê uma olhada nos modelos da Arge, são de excelente qualidade, fabricados no Brasil e com preços bem acessíveis!

escarvalho
02-02-2009, 11:20
Pessoal,
Também estou com problema de barulho de indução em um ventilador novinho da Volaire nas velocidades baixa e média (ventilação e exaustão) se alguém tiver alguma informação de como proceder agradeço. Abraço a todos.
ESFC.

snague
02-02-2009, 12:27
O meu deixei ligado por umas horas e depois sumiu o barulho de indução....

Estou feliz com o loren sid ainda mais tendo o controle remoto para controlar tudo.

:)

onslaughtbcc
30-03-2009, 21:54
Apesar de ter acabado o verao, estou querendo comprar um, afinal meu quarto pega sol o dia inteiro. O colega acima recomendou da arge, mas qual modelo? Tenho um ventilador da arno, daqueles de 40cm mas na velocidade media faz muito barulho, realmente incomoda. Os latina air so tem lampada halogenea q dizem q esquentam mais. Meu quarto so tem 8m2

Isgui
31-10-2009, 18:03
Olá
Tento instalar o controle remoto de luminária com ventilador de teto modelo CR 300 (21131) da Home line em um ventilador de teto já instalado e estou tendo uma dúvida.
Na instalação atual (ainda sem o controle remoto), além do fio verde (terra), saem do teto três fios (vermelho, vermelho e verde) respectivamente ligados a fiação do ventilador no branco, azul e preto, ficando:
Fio saindo do teto verde sem nenhuma ligação
Fio saindo do teto vermelho ligado no branco do ventilador
Fio saindo do teto vermelho ligado no azul do ventilador e
Fio saindo do teto verde ligado no preto do ventilador
vide imagem 0121132
Para instalar o produto, pretendo fazer o seguinte, ligar os três fios do produto (azul, preto e branco) com os fios de mesma cor do ventilador, a dúvida é como faço para ligar os dois fios vermelhos do produto sendo que saem do teto, além do fio verde (terra) três fios e não somente dois (dois vermelho e um verde) ? Qual destes sobraria sem ligação nenhuma ?
Fico grato caso possam ajudar
Marco

dherlan
09-04-2010, 18:17
Gente.. tem como aumentar a velocidade de um ventilador de teto?

Comprei um Aliseu Terral. Diz ser super silencioso, ventila mais que os demais, etc..

Só que achei fraco ele! Na verdade, não tinha visto que a velocidade dele era de 230 RPM, contra 450 dos outros (velocidade meio padronizada).

Tem isso de fechar o quarto pra a ventilação ficar melhor?

Thassio Ricardo
10-04-2010, 05:00
Tenta trocar o capacitor.

_AguiaR_
06-01-2012, 13:23
Pessoal, estou procurando comprar cinco ventiladores de teto para a minha casa. Gostaria da opinião de vocês sobre qual o melhor?
Pelo que vi aqui no tópico, a maioria opta pelo Spirit.
Mas antes de ter visto este fórum, eu estava pensando em adquirir o ventilador de teto Aero Timer Arno, o que acham?

Agradeço pela atenção
abraços

Massa.D
10-01-2012, 08:12
eu estava pensando em adquirir o ventilador de teto Aero Timer Arno, o que acham?
http://www.reclameaqui.com.br/494209/arno-tefal-rowenta/aero-timer-arno-decepcao/

Fat
28-02-2012, 23:51
Acabei de ganhar de presente um ventilador de teto Arno Aero.

Feito na China, importado por não sei quem e vendidop com marca Arno.

Para melhor descrevê-lo, eu deveria dizer um palavrão bem cabeludo aqui no fórum.

O controle remoto usa bateria que é bem cara e ninguém mais usa e é por frequência que em tese não presica nem apontar para funcionar, mas só funciona apontando e ainda por cima, com a sua mão quase no hélice a 40 cm de distância da antena.

LIXO total.

No Reclame Aqui tem il reclamações dele.

trocam o CR e depois o problema volta, fora a demora e os PÉSSIMO atendimento como é costume no Brasil. Se fosse um país normal, era para uma fábrica que faz isso ser fechada.

antonio divin
29-02-2012, 10:44
Uso ha muitos anos o da marca Hunter, vendido aqui em BH pela Loja Eletrica.
Nunca tive problema. Muito bonito e robusto.

www.lojaeletrica.com.br (http://www.lojaeletrica.com.br)