PDA

Ver Versão Completa : Podemos escolher qualquer cor desde que seja preta

nfranco
15-04-2007, 16:08
Nós brasileiros não sabemos o que é desenvolvimento. Digo essa frase baseado nos padrões absurdos que deixamos a indústria colocar no mercado. Ao invés de nós, consumidores, ditarmos as regras, como seria esperado em um mercado globalizado, deixamos alegremente nossos fornecedores fazerem o que é melhor para eles.

"The customer can have any color he wants so long as it's black". Nunca foi realmente provado que Henry Ford disse essa frase, mas não há dúvidas que a padronização de seus carros foi o segredo de seu sucesso no início do século passado. Quem já leu o livro The Machine That Changed The World (http://www.amazon.com/Machine-That-Changed-World-Production/dp/0060974176/ref=pd_bbs_sr_1/102-2868665-5580165?ie=UTF8&s=books&qid=1176663130&sr=8-1) sabe a importância desse período na História da indústria não apenas automobilística. E mais, sabe que esse período foi uma passagem para os padrões de qualidade e exigência que o mercado mundial vem impondo.

Hoje, o mundo vive um período que chamamos de "customização em massa". Isso significa que cada mercado, o qual pode ser representado pelos desejos de um único consumidor, deve ser atendido de maneira exclusiva. Para a indústria, isso significa correr atrás e se virar para atender a cada um da melhor maneira possível.

No entanto, na semana passada reparei algo estranho nas concessionárias de automóveis aqui da minha cidade, a qual conta com mais de 1 milhão de habitantes e uma loja em cada esquina. O mercado de automóveis está aquecido, batendo recordes de vendas, mas só encontrei carros de duas cores: prata ou preto. Qualquer outra, só sob encomenda e com uma espera de mais de um mês.

Dizem que isso é questão de preferência nacional, ou seja, o brasileiro gosta mesmo dessas duas cores. Mas vejo de uma maneira diferente: a indústria está explorando essa preferência e fazendo com que vire um padrão. Resultado disso? Custos menores e uma acomodação para a indústria não ter que seguir os indicadores de competência mundiais, dentre estes os de flexibilidade e customização.

Quem conhece a verdadeira história por trás do sucesso da Dell Computers sabe o que essa padronização significa. Ou você acha que aquela infinidade de opções apresentadas em seu site durante a compra de computadores é real?

O ponto que destaco neste tópico é nossa aceitação passiva a esse tipo de coisa, pois, ao invés de obrigarmos uma marca a disponibilizar mais opções, acabamos ficando com o preto ou o prata. E ainda fingimos que são as cores de nossa preferência. Será que logo teremos apenas a opção do Modelo T?

http://www.thehenryford.com/exhibits/showroom/1908/tsm2.jpg

Fonte: www.thehenryford.org

arielcs
15-04-2007, 16:33
Franco, até concordo que a rua ficou mais "triste" com as cores sendo reduzidas cada vez mais.
Mas caimos naquela velha do : É fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho ?
Até os computadores fugiram do tradicional branco(bege) para os preto e prata.

MSR
15-04-2007, 17:09
No mundo do HT tem também a ditadura do preto! Quantas opções de caixas existem em outras cores? Alguns fabricantes tem até uma linha em cor diferente do preto mas os distribuidores não trazem para cá. No ano passado quis comprar um par de caixas brancas e suei para encontrar!

Quais as opções em receiver prata? Pouquissímas!

Marcelo

will
15-04-2007, 18:46
a indústria está explorando essa preferência e fazendo com que vire um padrão.
Se está virando padrão, é porque os consumidores estão deixando.

Isso é uma infeliz característica do nosso povo e vale pra outras áreas além do consumo.

Nascimento
15-04-2007, 18:51
Quem conhece a verdadeira história por trás do sucesso da Dell Computers sabe o que essa padronização significa. Ou você acha que aquela infinidade de opções apresentadas em seu site durante a compra de computadores é real?

Eu nao conheco, qual eh?:legal:

Vincent Price
15-04-2007, 19:21
Existe um certo "modismo" relacionado ao tema. Quem não se lembra dos computadores iMac coloridos? vendeu que nem água.

Luke
15-04-2007, 19:33
Preto ou Prata (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=17082&highlight=preto) ?

Meu Exaudi, só tem prata, o Pioneer 578, também. Eu prefiro os equipos pretos, mas não deixo de comprar devido à cor, o que torna difícil de unificar o padrão. Como consumidores não acho que temos chances de mudar a industria automobilística.

TomD
15-04-2007, 19:33
Também quero saber, fiquei curioso.

O Fusion, carro de 80 mil reais, foi lançado prata ou preto. Agora ouvi dizer que tem cinza também. Mesmo assim pelo preço, se eu quisesse um carro verdão deveria ter :D

will
15-04-2007, 20:03
O fusion é importado. Tem que ver quais opções de cores existem no méxico, onde é fabricado. Mas suponhamos que não haja ''aquela cor''. O fabricante pode ser ver obrigado a providenciá-la, se os consumidores fizerem questão. Vide caso do renaut scenic (apesar de ser nacional, mas só pra ilustrar). Por força do mercado, tiveram que fazer uma cor preta. Na França, a marca usa o preto em carros funerários.

Ou seja, quem não chora....

Pamuju
15-04-2007, 20:30
Mas convenhamos que um Receiver azul calcinha seria esquisito ...
Ou uma caixa verde ...

A anos atrás aqueles Marantz dourados me pareceram fantásticos ...
Hoje acho aquela cor muito "cheguei" ...

Tive um Chevelho daquela cor ...
Depois de passar por carro vermelho estou de branco desde 1997 e devo continuar ...

Marcos V.
16-04-2007, 08:26
E o duro que se faz sua vontade valer e compra um carro da cor que você quer corre o risco de sofrer para vendê-lo depois, é mole?

Marcos V.

Dennis
16-04-2007, 08:35
Colegas,

A conta nas grandes corporações é muito simples:

Se padronizarmos o preto e o prata, que já são há tempo as cores preferidas da grande maioria, inclusive pelo valor de revenda, qual será o resultado de:

[corte de custos devido à fabricação de somente duas cores] MENOS
[perdas com consumidores de outras cores que efetivamente vão comprar outro modelo/marca por causa da cor]?

Se a empresa optou por produzir apenas preto e prata é porque obviamente essa conta é significativamente positiva, indicando mais lucro. :)

Quem realmente ouve o consumidor é empresa pequena, as empresas grandes ouvem os acionistas. ;)

Tunafish
16-04-2007, 10:33
As pessoas muitas vezes têm pressa. Cores especiais muitas vezes só por encomenda. E para ajudar nesta padronização o preto por ser uma cor sólida é mais barato, o que faz diferença na conta do consumidor que depende do financiamento.

Quem realmente ouve o consumidor é empresa pequena, as empresas grandes ouvem os acionistas. ;)

Falou tudo, Dennis.

:legal:

F@BIO
16-04-2007, 10:41
Eu adoro Preto e prata, sempre gostei, acho que a maioria acaba impondo.

gmc100
16-04-2007, 16:44
Olhem essa matéria....muito legal sobre o assunto.
http://www.diarioweb.com.br/noticias/imp.asp?id=61664

Abraços.

Alex Sound
16-04-2007, 16:55
Preto ou prata é a moda atual. O ser humano enjoa com facilidade.
Daqui há uns cinco anos começam de novo a lançar carros com algumas cores diferentes. e outra cor entra na moda.