PDA

Ver Versão Completa : Sala sem laje: teto de telha. O que fazer?

Edugurjao
18-05-2007, 15:06
Olá colegas,

Bem, às vezes forças alheias e mais fortes que nossas vontades nos conduzem por caminhos não tão desejados...por força de admissão em emprego a ser assumido em cidade do interior, acabei vindo morar numa casa onde não há teto de laje...é direto no telhado. Menos mal, ficou acertado com o dono do imóvel que eu poderei forrar o teto ao meu critério.
Então, gostaria de saber dos senhores, neste caso, para efeitos de acústica, qual o melhor material a ser utilizado no forro. A princípio já cogitei o gesso, a madeira e o PVC, levando-se em consideração que o forro poderá/deverá receber tratamento acústico.
O que os senhores me sugerem?

Abraços a todos e boa sorte,

Eduardo.

pferato
18-05-2007, 18:19
Olá Eduardo, com certeza Gesso!

Chechinsky
19-05-2007, 10:40
Creio que o gesso é o material que vai oferecer o melhor custo x benefício.

Leonard
19-05-2007, 19:07
Colocas gesso acartonado, é muito melhor para o som, é mais caro e segundo o tecnico que colocou na minha casa vc pode retirar e usar em outro lugar se quiser. Só é necessário ver se o madeiramento aguenta, pois em muitas casas terrreas o madeiramento é fraco e pode estar ja podre.

Abs e boa sorte

Leonard

sergiomuller
11-06-2007, 20:13
Edu,

sugiro, de forma enfática, que voce utilize lambri, ou outra madeira!!

Mas vá de madeira!

Tive este mesmo problema na minha sala e a IMPOSIÇÃO do Eng. Acústico foi de ser na madeira o forro!!!

Assim foi feito e o resultado é maravilhoso!!!

Fica aí a sugestão e qualquer dúvida é só perguntar!!!!

Abraço,

Sérgio

Vinicius Lima
11-06-2007, 21:25
Concordo com o amigo Sérgio.
Lambris de madeira são a melhor opção para o caso. Minha antiga sala em São Paulo era exatamente assim, e o desempenho acústico da danada era simplesmente exemplar. Que falta que sinto dela.
Esqueça o gesso, utilize madeira e seja feliz.:legal:

Grande e forte abraço.

Vinicius

Marcanova
11-06-2007, 23:38
Evite o lambri, ele traz vibração na junção das placas, ruídos indesejados principalmente nos graves. Evite o lambri também se desejar algum isolamento acústico.

Se quiser madeira que tenha, no mínimo, 15mm de espessura e uma fixação bem feita.

Qual tipo de telhado, duas águas?

BugX
11-06-2007, 23:46
Põe gesso cartonado com lã de vidro de 7,5 cmm por cima. O resultado acustico é surpreendente.

galvs
11-06-2007, 23:50
Todo e qualquer forro, composto por partes justapostas, pode ser fonte de vibrações indesejadas. Basta ser mal feito. Isto serve para gesso, madeira, pvc, etc.
Isto posto, se as fixações forem feitas adequadamente, a madeira é muito superior para espaços de audição. Basta verificar como são feitas as grandes salas sinfônicas, no mundo todo.
Sempre revestimentos em madeira.
SDS

Marcanova
12-06-2007, 11:36
Basta verificar como são feitas as grandes salas sinfônicas, no mundo todo.

São feitas com forro em gesso ou laje e o acabamento pode ser em madeira ou outro material que até pode ser absorvente. Não se consegue isolamento acústico adequado com forro de madeira. O forro de PVC e o de lambri de madeira vibram mesmo se a fixação for bem feita.

sergiomuller
12-06-2007, 12:14
Galvs amigo,

é isso mesmo!!!! Viver é muito simples, basta querer que seja simples!!!

TODO ambiente acústico PERFEITO é, e SEMPRE SERÁ, em MADEIRA!!!!!

Vou mais além do seu comentário, é só buscar as capelas, igrejas, teatros e salas mundo à fora e teremos a madeira presente em TODAS elas!!!!
Aliás, se existisse outro material melhor em acústica, os instrumentos musicais e caixas acústicas não iriam utilizar madeira, né???!!!!

Gesso é, na verdade, um dos materiais mais reflexivos que existe, e quando usado demandará um investimento a mais para "matar" essa sua característica!!!!

Quanto ao lambri vibrar, realmete isso existe em algumas instalaçãoes, mas no CASO ESPECÍFICO, onde os lambris ficaram fixados no madeiramento do telhado, entenda-se espaços de fixação de + - 50 cm, isso não trará vibração alguma!!!!!!!!

Bem isso é MHO, porém fundamentada em minhas experiências!!!!

Abraços,

Sérgio

galvs
12-06-2007, 12:33
Estavamos discutindo apenas o material de revestimento. Quanto à salas sinfônicas, não sei feitas com forro gesso ou laje; a maioria delas tem estrutura em concreto armado ou em aço, o que é mais comum, e os revestimentos de forro são feitos com madeira ou, eventualmente, em gesso. Após, são posicionados painéis defletores, usualmente revestidos de madeira, de acordo com o projeto acústico específico.
E é claro que se o colega Eduardo utilizar isolante acústico sobre o forro, sempre o resultado será melhor.
Consultes um bom arquiteto, Eduardo.
E só o que é mal executado (onde vão existir graves, as fixações devem ser mais reforçadas) vibra.
SDS

Marcanova
12-06-2007, 14:38
TODO ambiente acústico PERFEITO é, e SEMPRE SERÁ, em MADEIRA!!!!!

É uma afirmação cheia de certezas, mas não está certa. A madeira é ótima para instrumentos de corda e voz, mas tem que vir acompanhada de outros materiais para ter equilibrio. Para isolamento acústico a madeira não é boa, principalmente esse forro de lambri.

Vou mais além do seu comentário, é só buscar as capelas, igrejas, teatros e salas mundo à fora e teremos a madeira presente em TODAS elas!!!!

Outra certeza errada, pois só nesse ano já fizemos o forro de 3 igrejas e 2 teatros e não tinha nenhuma madeira presente, apenas os difusores que indicamos e ainda não foram colocados por falta de verba. A prioridade era não incomodar vizinhos e o problema era a falta de um forro isolante. Se colocassem madeira para acabamento não seria lambri o indicado.

Aliás, se existisse outro material melhor em acústica, os instrumentos musicais e caixas acústicas não iriam utilizar madeira, né???!!!!

Não tem nada a ver uma coisa com outra. Duas coisas distintas são isolamento acústico e tratamento acústico de ambientes. Primeiro pensamos em isolamento acústico, para depois colocar um material de acabamento para equilibrar a sala, e nem sempre é madeira.

Gesso é, na verdade, um dos materiais mais reflexivos que existe, e quando usado demandará um investimento a mais para "matar" essa sua característica!!!!

O gesso é reflexivo, mas nem tanto. Piso frio e vidro são piores. Mas o gesso ainda é o melhor custo benefício para isolamento acústico, que é prioridade para quem tem telhas aparentes, como o caso do colega que abriu o tópico em questão.

Vou copiar o trecho em que ele próprio já sabe disso:

levando-se em consideração que o forro poderá/deverá receber tratamento acústico.

Em acústica, cada caso é diferente do outro. Não existe no mercado um forro em madeira com boa performance em isolamento acústico. Para tratamento acústico eu indicaria difusores em madeira bem travados e fixados, alternados com materiais absorventes para adequar o tempo de reverberação.

Mas por experiência, posso dar dicas de materiais para a finalidade específica de isolamento, com a certeza do resultado. Se isso for melindrar alguém, aproveite só o melhor do que pude passar, pois não foi com o intuito de desmerecer seu forro. Se está bom para você, seja feliz. :legal:

sergiomuller
12-06-2007, 18:09
Marcelo amigo,

Gostaria de saber quais outros materias, para ter equilíbrio, são utilizados em Violinos, Pianos, Violões, etc que não sejam madeira??!!!
Lembre-se, pergundo na CONSTRUÇÃO dos instrumentos!!!!

Mas o resto deixa prá lá, já entendi e peço desculpas se atrapalhei!!!!

Só lembramdo, telhas espostas com gesso à baixo é um espetáculo quando tem goteira!!!:legal:

E não sei o lambri vendido em SP, mas o daqui, pelo visto, é diferente!! Não vibra nada e tem até encaixes de uma peça em outra!!!!

Ratifico minha opinião, a madeira é melhor!!!!

Quem achar que estou errado, por favor entre em contato com o Fred Ribeiro. Ele é o melhor engenheiro acústico em salas de áudio do Brasil. Tem projetos em vários países e foi quem fez meu projeto!!!
Assim, acredito que Martin Ferrari ( Wilson Audio), Lucinei ( Gramophone ) não iriam contratar um incapaz para fazer suas salas de demonstração!!!!
Aliás, o Fred mora hoje em SP, tamanha a demanda!!!!!!!

Abraços,

Sérgio:legal:

elainefvs
18-10-2008, 11:57
tenho problemas com um forro de lambri que o carpinteiro instalou para mim, pois está empenando, qual a distancia que se deve bater as ripas que segura o lambri, 30 em 30cm ou 70 em 70cm.

Batuta
18-10-2008, 19:31
"Viva a diversidade!" Mas as vezes ela atrapalha um bocado.:D

O Eduardo deve sair daqui mais confuso do que quando entrou...;):bD

:legal:
Robson

Ricardo Pontes
21-10-2008, 22:13
Poe p v c. É barato e depois voce coloca placas acusticas de 110 por 60.

Sae bem mais em conta ,fica bonito e funciona .

Ricardo.
ps. Se fosse um salao a sugestao seria outra ,mas sei que é uma saleta .
Conheço as casas de C GRANDE .:tu:

halvaro
13-11-2008, 14:38
"Viva a diversidade!" Mas as vezes ela atrapalha um bocado.:D

O Eduardo deve sair daqui mais confuso do que quando entrou...;):bD

:legal:
Robson

Exatamente o que eu ia comentar, impressionante como muito topicos terminam assim, o cara vem pedindo ajuda, e o topico vira um bate boca entre defensores de 2 correntes
aqui metade defendeu ferrenhamente o gesso e metade defendeu ferrenhamente a madeira, o cara quer forrar uma simples sala de estar
de uma casa que nem dele deve ser, e os caras vem falar de salas sinfônicas, catedrais, etc, a megalomania de sempre.
Como que o cara vai decidir agora se coloca gesso ou madeira, por certo ele vai ter que procurar uma terceira solução, pra não desagradar ninguem aqui
:hilario::hilario::hilario:

sepacheco
13-11-2008, 15:05
Deixe me meter na cruzada do Marcanova (http://www.htforum.com/vb/member.php?u=3326)

Quem disse que os instrumentos musicais são de madeira por terem melhor acustica ? Os instrumentos musicais se vale das interações de madeiras com as vibrações das fontes geradoras ou seja a madeira é o instrumento musical ! A madeira está lá pela caracteristica de vibrar e não por ser um bom material de tratamento acustico ...

Quem disse que as melhores caixas acusticas são de madeira ? A melhor caixa acustica é a que não adiciona coloração ao drive, as fazem de madeira por ser mais facil de trabalhar e a madeira ter um coeficiente de resistecia x peso invejavel. Ninguem ia querer ficar carregando caixas de concreto armado por ai... Alguns lançam mão de maeriais como madeira para CORRIGIR deficiencias dos drivers, ou seja o gabinete adiciona algo ao que sai do driver para complementá-lo. assim como acontece nos instrumentos musicais. um excelente exemplo são as bose, quem ouve um driver da bose fora de uma caixa da bose... se decepciona.

Quando falamos de salas de audição, nada deve vibrar ! Ponto final! Logo as paredes (e teto) devem ter massa e integridade suficiente para isso não ocorrer. Feito isso vamos lidar com as reflexões da sala e a resposta da mesma. Materiais de grande massa (gesso, concreto) costumam trabalhar na atenuação de baixas frequencias, e quanto os de pequena massa (espuma, tapetes) com altas frequencias. ou seja a madeira pode até entrar como um desses materiais, mas não é o melhor deles.

Sobre o topico do amigo, EU faria um sobreforro de gesso cartonado com uma camada de manta asfaltica aluminizada por cima, isso porque o gesso tem massa e não vibra tanto, e a manta aluminizada ajudaria a previnir infiltrações no gesso e melhorar o conforto termico. Forros de encaixe sejam de PVC, madeira , Adamantium, costumam se soltar com o tempo e gerar ruidos.
Se achar que a resposta da sala não ficou a contento, pode utilizar tinta polivinílica no teto para evidenciar agudos ou revestimento macio de poliestireno ou uretano para atenuar as frequencias altas dando a impressão de aumento das frequancias graves.

Cada sala é uma sala, dimensões e materiais mudam muito a historia, mas tirem da cabeça que madeira pé o santo graal da acústica...

[]

Sandro

Pamuju
13-11-2008, 19:49
Caramba !

Cada polêmica ...

Minha experiência é com madeira ...
Gosto de madeira, da aparência, do cheiro, do tato e da acustica ...
Não conheço gesso ...
Mas acho que direto em baixo de telhas é incomodação certa ...
Goteiras aparecem e o gesso mancha de forma horrível ...

No Meu caso, paredes e teto revestidos com ipê mais precisamente ...
Quem escuta elogia ...

Não noto vibrações mas também não escuto assim tão alto ...

sepacheco
14-11-2008, 08:33
Pamuju uma coisa é usar madeira como revestimento, outro como material de tratamento acustico.
Uma mesma madeira usada como revestimento, vamos pegar seu ipê como exemplo, pode ter diferentes comportamentos conforme a forma de aplicação.
Atras da sua parede é o que ? Madeira ? provavelmente deve ser alvenaria ou concreto.. logo a unica influencia do IPE é na reflexão... nessa caso um outro material com textura, porosidade e massa, aplicado da mesma forma , teria comportamento acustico semelhante. Ou seja sua sala não boa ou ruim porque está revestida de madeira ela é boa ou ruim devido a interação do revestimento, seja ele qual for, com a sala.

Quanto ao gesso, perfeito, mas qualquer revestimento, mesmo alvenaria ou concreto, vai infiltrar se o telhado tiver goteiras... por isso sugeri a manta asfaltica para melhorar a isolação de umidade.

[]

Sandro

tonheko
14-11-2008, 12:22
Amigo dono do tópico, esteticamente, o que vai melhor na sua sala? gesso (revestimento, normalmente, claro) ou madeira (que comumemente escure o ambiente)?

Acho que você poderia escolher a partir daí... e uma vez decidido, procurar um profissional que faça o serviço bem feito. (Eu mesmo prefiro o gesso porque gosto de ambiente claros! madeira só se for em uma casa de campo ou praia, coisa mais rústica)

Importante também é a ressalva do Sergiomuller em relação ao forro de gesso vs telha-vã... Se rolar uma goteirazinha de nada, vai estragar o gesso.... (obviamente que agua + madeira vai mofar também, mas com o gesso você vai notar antes). Então, sugiro que você coloque uma lona embaixo das telhas paralelamente ao telhado para que a água escorra....

Marcos54
21-11-2008, 07:09
Deixe me meter na cruzada do Marcanova (http://www.htforum.com/vb/member.php?u=3326)

Quando falamos de salas de audição, nada deve vibrar ! Ponto final! Logo as paredes (e teto) devem ter massa e integridade suficiente para isso não ocorrer. Feito isso vamos lidar com as reflexões da sala e a resposta da mesma. Materiais de grande massa (gesso, concreto) costumam trabalhar na atenuação de baixas frequencias, e quanto os de pequena massa (espuma, tapetes) com altas frequencias. ou seja a madeira pode até entrar como um desses materiais, mas não é o melhor deles.

[]

Sandro

Companheiros, vou aproveitar este tópico já que tenho uma situação semelhante para conseguir ajuda de voces.

Sandro, gostei de seu esclarecimento.:aplauso:

Estou pensando em fazer uma sala de audição no sotão da minha casa, inicialmente pensei em revestir com lambri, agora fiquei em dúvida.

Além do material tenho dúvidas sobre a altura e inclinação do telhado, as dimensões da sala seriam de: 6,5m x 4,8m e como o telhado é de duas águas ao longo do comprimento da sala, no centro da sala a altura seria 2,5m, e nas laterais 1,7m.

Será que o teto ficará baixo?

A inclinação do teto concentrará as reflexões para a posição de audição?

Mesmo colocando uma camada de absorvedor acústico por cima do lambri (ou gesso) entre os caibros, a fixação do lambri (ou gesso) nos caibros não irá transmitir ruído para a estrutura da casa e incomodar os visinhos (minha casa é germinada)?

Como estou pensando em fazer as paredes com gesso acartonado, considerando o teto também em gesso (ou lambri), não ficarei com muita absorção dos graves?

Marcos:legal: