PDA

Ver Versão Completa : NET Digital Sinal: PS, QS, BER

wilsonusa
29-05-2007, 02:58
Gostaria de saber qual é o valor recomendado do PS, QS e BER para a NET Digital? Reparei que o valor do BER varia bastante.

BER (Bit Error Rate)
PS (Power Signal)
QS (Quality Signal)

Obrigado,
Wilson

Leonardo_poa
29-05-2007, 10:48
Os valores recomendados não sei, mas sei que aqui na minha casa, Porto Alegre, com o frio de 5 graus que ta fazendo, ta QS = 100%, PS = 97% (noto, nesse dado, que quanto mais frio estiver maior ele fica, já no verão esse dado cai pra 70%) e BER = 0.0E-7, e mostra QAM 128..

Abraços

edufaria4
29-05-2007, 11:02
Os dados ideiais são os do amigo Leonardo de POA.

PS = QS = 100%
BER = 0

dontworry
29-05-2007, 12:55
Uma vez q o cara da net estava aqui em casa instalando o cabo Svhs e eu perguntei isso para ele e ele disse que o ideal seria a partir de 70%, e que só se ficasse menor do que isso pra começarmos a nos preocupar.
Não sei se isso é verdade ou mentira, mas foi oq o cara da net me disse. Apesar que o meu sinal fica exatamente nesses 70% (o PS), de repente ele disse isso justamente pra eu nao reclamar pra ele e ele nao perder mais tempo na minha casa.

edufaria4
29-05-2007, 13:39
Na realidade o que importa mesmo é o QS (qualidade do sinal), se ele estiver alto, então nem precisa se preocupar.

Eu acredito que 70% de QS seja o mínimo aceitável, pois nas poucas vezes que minha imagem travou, fui olhar esses dados e o QS estava próximo de 70%.

Mas o normal aqui em casa é: PS por volta de 95% e QS entre 77% e 85%.

Tenho também o NET VIRTUA e nunca tive problemas com ele... então acho que o sinal tá legal.

edcecconi
29-05-2007, 22:44
Aqui onde moro em Campinas, os valores são fracos: PS = 55% e QS entre 69 e 71%. A qualidade da imagem e som, porém, está muito boa.

edufaria4
30-05-2007, 10:41
edcecconi,

Qual a modulação usada aí em Campinas? aqui no Rio é QAM 256.

cras-sp
30-05-2007, 14:00
O Motorola Signal Booster (http://broadband.motorola.com/consumers/products/signal_booster/) é excelente para levantar o sinal

Canoas
30-05-2007, 17:36
Teve um usuário que fez um review e foi aprovado!!

O problema é onde comprar??

cras-sp
30-05-2007, 17:54
Comprei o meu no Ebay

Canoas
30-05-2007, 21:59
Hum....

Poderia fazer um breve review do que achou??

Sentiu uma melhorar na Plasma?

edcecconi
31-05-2007, 17:47
edcecconi,

Qual a modulação usada aí em Campinas? aqui no Rio é QAM 256.

Aqui em Campinas é a mesma modulação: QAM 256.

edufaria4
31-05-2007, 17:50
edcecconi,

Valeu pela informação. Com esses valores de QS a imagem chega a picotar? congelar? ou fica estável?

Leonardo_poa
31-05-2007, 20:17
Aqui em Campinas é a mesma modulação: QAM 256.

Uma dúvida: a modulação (QAM) varia de assinante pra assinante ou é um valor escolhido pela NET pra cidade toda? Pelo visto só aqui tenho modulação QAM 128..

edufaria4
31-05-2007, 20:37
É um valor escolhido para a rede toda.

Leonardo_poa
31-05-2007, 21:10
No Virtua, na casa da minha mãe, ta modulação QAM 256.. na minha casa na NET Digital QAM 128..

edufaria4
01-06-2007, 10:24
As redes da NET e Vírtua, apesar de usarem o mesmo cabo, podem usar modulações diferentes.

O upload do Vírtua aqui no rio usa o QAM 16.

Um Abraço,
Eduardo

ralves58
01-06-2007, 15:19
Repassando uma pergunta interessante feita em uma outra lista:
------------------------------------------------------------------------

Aproveitando, alguém mais sofre com interferência de
celular no decoder da NET-Digital? Não entendo como,
mas se meu celular (Sony Ericsson w810) toca perto do
decoder, ele perde a conexão. O sinal começa a travar e
acaba "desintonizando". Testei agora e quando o celular
toca, o QS vai pra 0% e logo o PS também zera... Assim
que desligo o celular, volta tudo ao normal rapidinho...

Estou perguntando só por curiosidade, não chega a me
incomodar...Mas mostra como é vagabundo esse
decoder...nem blindagem direito tem..

-------------------------------------------------------------------------

edcecconi
02-06-2007, 01:19
edcecconi,

Valeu pela informação. Com esses valores de QS a imagem chega a picotar? congelar? ou fica estável?

A imagem fica estável.

Tecno
02-06-2007, 19:23
Hum....

Poderia fazer um breve review do que achou??

Sentiu uma melhorar na Plasma?

Interessante, este acessório não conhecia. Tenho a mesma dúvida do colega Canoas, valeu à pena? É notório o ganho de qualidade da imagem e há aumento do QS?

Outra: ele precisa ou não de energia elétrica? Na foto não dá para perceber...

Abraço,
Tecno:legal:

cras-sp
02-06-2007, 21:11
Tenho a mesma dúvida do colega Canoas, valeu à pena? É notório o ganho de qualidade da imagem e há aumento do QS? ele precisa ou não de energia elétrica?

Comentário para NET SP Capital zona sul:

Sim a imagem de canais com melhores imagens, como a Globo por exemplo, ficam "lisas", sem nenhuma granulação e tremulação aparente.

Sim, precisa ligar na tomada um transformador que acompanha o Kit, se tirar da tomada, corta o sinal (NET e Virtua).

(colocando apenas o que notei o que mudou nos números):

Antes do aparelho,
PS 66%
QS oscilando 75% a 87%

Tx Power do cable mode = 56dBmV
Up channel Frequency cable modem = 28600000 Hz
Down channel power cable modem = -10dBmV

Depos do aparelho,
PS 95%
QS oscilando entre 83% a 100% ficando bastante tempo nos 100%.

Tx Power do cable mode = 58dBmV
Up channel Frequency cable modem = 25000000 Hz
Down channel power cable modem = +15dBmV

PS. Observando que assino 2 pontos digitais NET; uso 2 desses Motorolas, um de 1 via no ponto de entrada da NET no apartamento e outro de 4 vias exclusivo no desktop como "split" modem/cabo RF analógico (ponto grátis :bD ) sobrando 2 bornes sem utilização por enquanto, pois uso uma Bravia 26 como monitor de computador e TV.

Pretendo futuramente acrescentar um Slingbox e talvez uma placa de captura TV, utilizando assim todos os 4 bornes.

PS. O Booster de 1 via (S1) é original; este de 4 vias (S4) me parece ser clone, porque não encontrei referências na NET, mas o material utilizado na construção é idêntica ao do S1; outro detalhe, é que ele divide o potência do S1 por cada 1 dos 4 bornes; se alguém está pensando em comprar para melhorar bem o sinal, o canditado é o S1, se já tiver com bom sinal e pensar num excelente "split" sem que a NET perceba medida de degradação do sinal original, que é o indicador de "gato", o canditado é o modelo S4 :legal:

Motorola Signal Booster no Ebay (http://electronics.search.ebay.com/motorola-signal-booster_Consumer-Electronics_W0QQ_trksidZm37QQcatrefZC12QQfclZ3QQfr omZR6QQfrppZ200QQfsooZ1QQfsopZ1QQfssZ0QQftrtZ1QQft rvZ1QQsaaffZafdefaultQQsacatZ293QQsacurZ0QQsaslopZ 1)

edufaria4
03-06-2007, 11:36
cras-sp,

No sinal digital, ou a imagem está 100% ou não pega (fica congelando, travando, sem condições de assistir).

Alterar o QS de 75% para 100% não fará nenhuma diferença na qualidade do sinal na tv! Isso é fato. Se vc estivesse se referindo à NET Analógica, aí sim a qualidade da imagem poderia ter dado um salto de qualidade, mas no digital não.

Essa melhora que vc notou, com certeza foi psicológica, ao ver na tela que os números melhoraram.

Um Abraço,
Eduardo

Leonardo_poa
03-06-2007, 11:46
As redes da NET e Vírtua, apesar de usarem o mesmo cabo, podem usar modulações diferentes.

O upload do Vírtua aqui no rio usa o QAM 16.

Um Abraço,
Eduardo

Aqui em Porto Alegre tb..

cras-sp
03-06-2007, 17:49
cras-sp,

No sinal digital, ou a imagem está 100% ou não pega (fica congelando, travando, sem condições de assistir).

Alterar o QS de 75% para 100% não fará nenhuma diferença na qualidade do sinal na tv!

Se fosse assim tão simples, não precisariam desses medidores ; seria 0 ou 100; há interferências que provocam jitters, erros de CRC, etc, associadas com blindagem e outros bichos mais no sinal digital;

Porque existem DACs caríssimos, se tudo é só 0 ou 1.

Está certo que o vendedor está forçando a barra na comparação, mas em menores proporções é mais ou menos isto (http://cgi.ebay.com/MOTOROLA-TV-SIGNAL-BOOSTER-CABLE-MODEM-HDTV-AMPLIFIER_W0QQitemZ130091211831QQihZ003QQcategoryZ 39803QQrdZ1QQssPageNameZWD1VQQcmdZViewItem) que ocorre.

edcecconi
03-06-2007, 23:34
Huum,
ontem a imagem da minha Net Digital começou a picotar. Verifiquei que que o QS estava 62%! Comprei o Motorola Signal Booster na Amazon por US$ 42. Vamos ver como vai ficar quando chegar....
Valeu cras-sp pela dica!!!:legal:

cras-sp
04-06-2007, 00:49
Huum,
ontem a imagem da minha Net Digital começou a picotar. Verifiquei que que o QS estava 62%! Comprei o Motorola Signal Booster na Amazon por US$ 42. Vamos ver como vai ficar quando chegar....
Valeu cras-sp pela dica!!!:legal:
Eu creio que amazon não vende eletrônicos para o Brasil, sõ discos e livros, veja se não vai dar problema :legal:

edufaria4
04-06-2007, 10:25
cras-sp,

Os medidores servem justamente para ver a qualidade do sinal do assinante... se na hora da instalação o instalador vê que o QS está em 65%, então ele deve tentar melhorar um pouco o sinal, pois esse valor é limite para o sinal começar a congelar, travar e tal.

Esses números servem justamente para isso.

Na transmissão de vídeo digital existem vários algorítimos de correção de erro (FEC é um deles), onde a operadora determina uma constante de correção. Por exemplo, até 65% de sinal, esses algoritimos são capazes de regenerar totalmente o sinal, abaixo disso dá problemas.

DACs são conversores digital para analógico, não entendi a sua colocação a respeito deles.... quanto mais caros, maior a definição deles (número de bits de amostragem), portanto melhor a qualidade do sinal convertido para analógico.

Não quero criar polêmicas, apenas quero informar os demais amigos que estão querendo comprar esse equipamento, que ele apenas será útil (no caso da NET Digital) caso o sinal já esteja com problemas, caso contrário, não melhorará a qualidade de imagem em hipótese alguma.

Um Abraço,
Eduardo

cras-sp
04-06-2007, 10:47
NaPor exemplo, até 65% de sinal, esses algoritimos são capazes de regenerar totalmente o sinal, abaixo disso dá problemas.
Segundo a motorola é indicado para sinais fracos e ainda segundo eles, há perda de dados; creio que nessa situação, esses algorítimos não regeneram totalmente ou corretamente o sinal; são criados artificialmente componentes na imagem que não estariam presentes no sinal original :legal:

Certificação:
CE e UL

"...The Motorola Signal Booster enhances analog and digital picture quality, and reduces lost data."

Especs:

http://broadband.motorola.com/consumers/products/signal_booster/default.asp

Manual aqui (http://broadband.motorola.com/consumers/products/Signal_Booster/downloads/Signal_Booster_Installation_Manual.pdf)

http://broadband.motorola.com/consumers/images/signal_booster_bigview_2.jpg

edufaria4
04-06-2007, 11:18
cras-sp,

Não tenho dúvidas que ele deve diminui bastante a perda de dados, já que ele pega um sinal fraco (onde o receptor provavelmente não conseguiria recuperar esse bit) e dá um ganho nele, fazendo o decoder reconhecer esse bit normalmente.

Por isso que eu disse, para quem tem problemas de sinal congelando, quadriculando e tal, esse booster pode sim ser a solução.

MAS melhorar a qualidade da imagem na tv, isso ele não faz!

são criados artificialmente componentes na imagem que não estariam presentes no sinal original

Quando isso acontece, aí o sinal congela, falha, etc... NUNCA o sinal fica estável dessa maneira.

Um Abraço,
Eduardo

edcecconi
05-06-2007, 00:22
Eu creio que amazon não vende eletrônicos para o Brasil, sõ discos e livros, veja se não vai dar problema :legal:
Cras-sp,
a Amazon na verdade entrega para o meu mailbox na Lanboxusa em Miami que executa o procedimento de envio aqui para a minha residência. Funciona beleza, sem problemas.
Obrigado.
edcecconi.

cras-sp
05-06-2007, 00:26
Bom saber que a LanboxUSA entrega direitinho e a confiança de ter comprado num dos autorizados Motorola.

Uma dúvida, Lanboxusa cobra mensalidade ou anuidade ?

edcecconi
05-06-2007, 23:33
A LanboxUSA cobra anuidade de US$ 40.

wilsonusa
14-06-2007, 01:12
Tenho um ponto com a NET Digital (DCI-1000) e outro analogico(decoder Vision)). A imagem abaixo e do ponto mais longe da entrada principal do sinal, a distancia e quase 40 metros.

A partir da entrada do sinal uso um "Drop Amp" da marca Electroline modelo EDA 2100, o ganho do sinal e 15 db. Este amplificador e de boa qualidade usado em varias instalacoes aqui nos Estados Unidos e Canada.

Electroline
http://www.electroline.com/en/products/drop_amplifiers/eda/index.html

A distribuicao da rede "analogica" original que eu fiz no Brasil tem 11 pontos internos (usei belden RG-6, T&B compression connectors, Regal splitters, etc.). Na ultima vez que estive no Brasil montei tambem uma rede wireless (MIMO, draft N) com o SlingBox Pro, no inicio com o sinal analogica aberto sem codificacao funcionava perfeito, quando a NET passou a codificar o sinal, a sinal do DCI-1000 que passa pelo SlingBox fica picotado e falhando, mesmo com o nivel de sinal aceitavel de PS e QS, nao sei se e macrovision na saida do video composto rca ou se e outro problema.

Favor notar que o sinal ligado a TV nao demonstra nehum problema, parece macro na saida de video.

Agradeco suas sugestoes

Wilson

PS: 97%
QS: 81%
BER: 2.0E-6
QAM 256

cras-sp
14-06-2007, 11:27
Na ultima vez que estive no Brasil montei tambem uma rede wireless (MIMO, draft N) com o SlingBox Pro,
wilsonusa, você está usando qual marca/modelo de conversor wi-fi ethernet nessa ligação ?

wilsonusa
14-06-2007, 15:41
crasp-sp,

Eu uso o Netgear Range Max 240 modelo WPNT834

Abaixo e o accesso completo do GUI do WPNT834
http://interface.netgear-forum.com/WPNT834/

A topologia que eu tenho e o seguinte:

Net Analogica---> SlingBox---> WPNT834---> Speedstream 4200----> Internet

cras-sp
14-06-2007, 16:07
Valeu Wilson,
No meu caso não serviria porque meu roteador fica em outro ambiente junto ao computador; estou procurando um rápido e barato para a sala HT que faça só um "bridge" ethernet; me parece que 1 par dos homeplug top da netgear (200kbps) seriam o ideal, mas são muito caros; não dá :legal:

Abras
14-06-2007, 20:08
Pessoal descobri uma coisa hoje e o tecnico da net que veio hoje aqui confirmou.

O diagnostico é por canal. Então a globo por estar com 90% e o Playboy com 54% mesmo tempo.

Eu imaginava que por se tratar do digital, não existia diferença de um canal para outro, mas pelo visto não.

Então se vocês realmente querem comparar o nivel do sinal tem que comparar no mesmo canal. E eu queria entender porque que uns canais enviam um sinal mais fraco que os outros.

ralves58
14-06-2007, 20:17
Eu uso o Netgear Range Max 240 modelo WPNT834

Abaixo e o accesso completo do GUI do WPNT834
http://interface.netgear-forum.com/WPNT834/

A topologia que eu tenho e o seguinte:
Net Analogica--> SlingBox--> WPNT834--> Speedstream 4200--> Internet

Vocês estao usando uns termos meio "diferentes", como "conversor wi-fi ethernet"... mas, para simplificar esse papo: você está meramente dizendo que tem um roteador wireless em casa para distribuir o sinal da internet, nao é isso? Nada de especial, apenas um roteador wireless como qualquer outro, tipo o Linksys WRT54G, certo?

[ ] Rubens

Tecno
14-06-2007, 20:34
cras-sp,

Não tenho dúvidas que ele deve diminui bastante a perda de dados, já que ele pega um sinal fraco (onde o receptor provavelmente não conseguiria recuperar esse bit) e dá um ganho nele, fazendo o decoder reconhecer esse bit normalmente.

Por isso que eu disse, para quem tem problemas de sinal congelando, quadriculando e tal, esse booster pode sim ser a solução.

MAS melhorar a qualidade da imagem na tv, isso ele não faz!

Quando isso acontece, aí o sinal congela, falha, etc... NUNCA o sinal fica estável dessa maneira.

Um Abraço,
Eduardo

Eduardo,
É notório que você tem um ótimo conhecimento da Net Digital por este e outros posts falando dela, mas fiquei com dúvida em seus comentários sobre o booster da Motorola e o "antes" e o "depois" do Cras. Se a melhora dos sinais aferidos depois do aparelho não é de fato caracterização de imagem melhor, porque os canais com melhor imagem da Net (HBO, Telecine etc) são os que possuem QS mais elevado?

Abraços,

edufaria4
14-06-2007, 21:32
Bom, vamos às explicações:

- Como os canais da NET Digital são transmitidos?

A NET modula seus canais em frequência, tanto no analógico quanto no digital. Cada canal analógico ocupa 6Mhz (isso é uma norma), e equivalem a números convencionados (2, 3, 4, 5, 6, etc).

Na transmissão analógica, sem compressão, um único canal ocupa praticamente todos os 6Mhz (igual acontece na tv aberta) da banda disponível, tendo apenas um intervalo de guarda para não interferir em canais adjacentes.

Indo para o mundo digital, a NET usa o mesmo canal de 6Mhz, porém é usada uma modulação digital, que no caso da NET é o QAM-256. Com isso passa-se a transmitir dados ao invés de imagem. A taxa de dados varia de acordo com a modulação utilizada, mas pode chegar na casa dos 40Mbps.

Para aproveitar bem esse espaço, a NET comprime seus canais em MPEG-2, com isso, cada canal passa a ter um bitrate que em média é de 3Mbps. Com isso ela pode colocar mais de 10 canais digitais em um "canal" de 6Mhz.

Então, a NET utiliza vários canais (cerca de 12) de 6Mhz para transmitir todos os seus canais digitais. Esses canais de 6Mhz estão divididos durante os espaços de banda que eles dispõe.

Por exemplo, a NET coloca um grupo de canal em 199Mhz, que equivale ao canal 11 do analógico, e coloca outro grupo em 553Mhz, que equivale ao canal 80 do analógico. Quanto maior é a frequência, maior é a perda durante o caminho do cabo.... logo, o canal 80 tende a chegar com o sinal mais fraco que o 11, dependendo da qualidade das instalações, cabos, etc.

Então quando vc escolhe um canal na NET Digital e olha o QS dele, pode ter certeza que quanto menor a frquência, maior será o QS.... e essa diferença aumenta bastante quando a instalação é antiga ou mal feita.

Afinal, o que é o QS? é a qualidade do sinal, ele mede a quantidade de dados que seu receptor recebeu... por exemplo, a NET mandou 100bits e vc conseguiu receber 80bits, logo o seu QS será de 80%.

Até um certo valor mínimo de QS o seu receptor consegue recuperar os dados perdidos, por meio de algoritmos usados na modulação. O receptor não cria esses dados, mas sim recupera eles! caso o QS esteja abaixo do valor mínimo, a imagem começa a congelar, travar ou até mesmo fica sem imagem, pois não conseguiu recuperar os dados perdidos.

Logo, o valor do QS em si, estando acima do valor mínimo, não interfere na qualidade da imagem que vemos na TV.

E respondendo a pergunta do amigo, quando maior a frequência, maiores as chances do QS ser menor, pelos motivos já expostos.

Tecno,

Pode analisar com mais calma os valores de QS de vários canais que vc vai ver que isso que vc disse não é verdade.

Espero não ter sido muito longo e esclarecido algumas dúvidas.

Um Abraço,
Eduardo

Tecno
14-06-2007, 22:11
Tecno,

Pode analisar com mais calma os valores de QS de vários canais que vc vai ver que isso que vc disse não é verdade.

Espero não ter sido muito longo e esclarecido algumas dúvidas.

Um Abraço,
Eduardo

É Eduardo, você é o cara neste assunto mesmo. :rever1:

E tem razão mais uma vez... Fui olhar com mais calma e comparei a imagem ruim da Band (19) com a ótima do HBO (71) e lá estavam os mesmos indicadores de QS (95%), caindo por terra o que falei e prevalecendo mesmo sua explicação. :aplauso:

Mais uma de leigo: o que determina a imagem estar ou não melhor é o quanto ela foi comprimida no envio?

E outra: para saber tanto, você por acaso trabalha na Net aí no Rio?:D

Abraço,

edufaria4
14-06-2007, 22:52
Isso, o que mais pesa na qualidade da imagem que vemos em casa é a compressão utilizada pela NET. Ela coloca muitos canais em uma frequência! aí isso detona com a imagem dos canais...

Não trabalho na NET não.. heheheh... mas trabalho na área :)

Um Abraço,
Eduardo

Tha_bozz
14-06-2007, 23:25
Aqui o sinal era uma droga. Eu troquei todos os divisores críticos por Holland e melhorou bastante, porém ainda está longe do ideal. Acho que preciso colocar um amplificador para resolver de vez. A pergunta é: ele precisa estar no range de frequência 5-1000 Mhz ou isso não importa? Precisa ter algum cuidado especial com o Virtua?

ralves58
14-06-2007, 23:30
Bom, vamos às explicações:
- Como os canais da NET Digital são transmitidos?

Edu, MEU GURU!!!!!

Tire uma duvida antiga que me atormenta a alma, caso saibas, ó mestre! Vós sois minha última esperança... DE QUANTOS CANAIS EXATAMENTE dispõe a NET? Destes, quantos sao úteis? Quantos +/- são destinados à cada serviço (Net analogica, Net Digital, Canais de Musica, Net Fone, Virtua, Outros...) ?

Explico... O que eu quero saber, para ficar bem claro, é uma resposta que poderia ser +/- assim: A Net tem 100 canais de 6 MHz cada um. A Net Analogica ocupa 67, a Net Digital ocupa 12 (114 canais "enfiando" cerca de 10 canais digitais em cada canal "fisico" do cabo), os 38 canais de musica ocupam 2, o Net Fone ocupa 2, o Virtua ocupa 4, Outros serviços ocupam 10. Total: 97 canais ocupados, e apenas 3 canais livres !!!! (este foi um exemplo do que PODERIA ser a resposta que eu quero).

Você tem como dar essa resposta, ao menos "por alto"???? Sabe ao menos quantos canais de 6 MHz dispoe a Net para uso?

Antecipadamente agradecido!!!

[ ] Rubens

wilsonusa
15-06-2007, 03:28
Vocês estao usando uns termos meio "diferentes", como "conversor wi-fi ethernet"... mas, para simplificar esse papo: você está meramente dizendo que tem um roteador wireless em casa para distribuir o sinal da internet, nao é isso? Nada de especial, apenas um roteador wireless como qualquer outro, tipo o Linksys WRT54G, certo?

[ ] Rubens

Rubens,

Correto eu estou me referindo a apenas um roteador wireless, com MIMO "Multiple-input Multiple-output" http://en.wikipedia.org/wiki/MIMO

relacao a "GUI" significa "Graphical User Interface", http://en.wikipedia.org/wiki/Gui

As vezes tenho dificuldade para me comunicar alguns termos e palavras devido a morar muitos anos no exterior trabalhando na area de networking, internet, cable, etc.

Wilson

edufaria4
15-06-2007, 10:25
Rubens,

Não sei te precisar quantos canais a NET usa para cada serviço. Uma vez fiz um levantamento dos canais de áudio e vídeo da NET Digital, que quando chegar em casa procuro e posto por aqui.

Sei que o upstream do Vírtua usa frequências baixas, até 54Mhz, que são frequências que não são usadas por vídeo (ficam abaixo do canal 1). Já o downstream ocupa o mesmo espaço do vídeo... lá em casa o Vírtua usa a frequência de 507Mhz.

A quantidade de canais que a NET tem disponível depende dos cabos que ela usa, que varia mesmo dentro de uma mesma cidade. Lá em casa quando sintonizo o canal 116 no analógico fica uma tela preta, que significa que a NET tá transmitindo alguma coisa lá (esse canal é geralmente usado para medições do nível de sinal, pois se ele chegar bem quer dizer que os demais anteriores também devem estar OK). Então teoricamente eles tem 745Mhz disponíveis.

Quanto ao NET Fone, acredito estar na mesma situação do Vírtua, mas não tenho maiores informações à respeito.

Um Abraço,
Eduardo

ralves58
15-06-2007, 16:25
Valeu, Eduardo, fico no aguardo de mais informacoes...

Na lista NETVIRTUA, um colega pesquisou e parece que o numero de canais tem a ver com a versao do protocolo DOCSIS utilizado, isso procede?

Se for DOCSIS 1.0 ou 1.1 dá em torno de uns 120 canais.
DOCSIS 2.0 chega a mais de 300.
DOCSIS 3.0 não tem número fixo máximo de canais, é fluxo.... Mais ou menos 150MBps de taxa de transferência.

E ainda tem a multiplexacao. Com ela, o Docsis 2.0 chegaria a bem mais que 300 canais.

Enfim, fica a informacao/duvida...

APROVEITO PARA CONVIDAR A TODOS PARA PARTICIPAR
da Lista do Yahoogroups sobre Net / Virtua / NetFone.... a lista
NetVirtua. Neste tipo de lista de bate-papo, voce recebe e envia
suas mensagens por email. Os assuntos abrangidos na lista
NetVirtua sao: Net analogica e Digital, Virtua, NetFone, Vivax,
Além de bate-papo sobre uso da INTERNET em geral, a progra-
macao da tv a cabo e os SERIADOS da tv paga.

Endereço da lista NetVirtua:
http://tech.groups.yahoo.com/group/netvirtua/

Email para assinar (com subject: "Subscribe"):
netvirtua-subscribe@yahoogroups.com

OBRIGADO, pois todos serão bem-vindos!

[ ] Rubens

cras-sp
15-06-2007, 17:12
Esse DOCSIS 3.0 me parece que é a internet de altíssima velocidade (160 Mbps );

http://www.youtube.com/watch?v=nmXQfPkfJqw&eurl=http%3A%2F%2Fblog%2Encta%2Ecom%2FCableShow%2F Default%2Easpx

wilsonusa
15-06-2007, 23:28
Esse DOCSIS 3.0 me parece que é a internet de altíssima velocidade; seria o que vai ser usado no "Hi Definition on Demand" daqui uns tempos.

"Data Over Cable Service Interface Specifications" DOCSIS, e um standard, padrao internacional desenvolvido pelo Cablelabs. Existem duas versoes principais o DOCSIS e o EuroDOCSIS "versao europeia", a diferenca principal e que na Europa canais a cabo ocupam 8MHz enquanto nos Estados Unidos ocupa 6MHz. Favor notar que o Japao tem uma versao diferente.

DOCSIS 3.0
http://www.cablemodem.com/specifications/specifications30.html

Tabela de Velocidade:

Synchronization speed (Usable speed)

DOCSIS Downstream Upstream

1.x 42.88 (38) Mbit/s 10.24 (9) Mbit/s

Euro 57.20 (51) Mbit/s 10.24 (9) Mbit/s

2.0 42.88 (38) Mbit/s 30.72 (27) Mbit/s

3.0+ 160 Mbit/s +120 Mbit/s

Com relacao a video o padrao e DVB "Digital Video Broadcating", DVB-C para cable TV. A NET Servicos usa sim o DVB-C com o Condional Access Module "CAM" e smart card da Nagravision, Kudelski Group, a versao usada para encryption e o Nagra 2. Parece que o STB RCA/Thomson usa o software Livewire Tsunami. E dentro da central NET usa o sistema operacional da "Open TV"

Um ponto importante e que o sinal e somente traduzido com a combinacao do smartcard mais o "Conditional Access Module" CAM do STB "DCI-1000" (CAM e a area aonde o cartao e colocado), sem o correto match a imagem nao passa, favor notar que a traducao da imagem tem um atrazo de alguns segundos, por exemplo procure ver o mesmo canal analogico ou antena aberta ligado a uma TV e o mesmo canal ligado numa outra TV com a NET Digital, faz uma diferenca, quando adiciona o DVD-R o tempo ainda aumenta, quando nao se tem uma referencia nao tem como notar, a nao ser se e um jogo de futebol ou outro evento ao vivo.

Referencia:

http://dvb.org/about_dvb/dvb_worldwide/brazil/index.xml
http://www.nagra.com/pressreleases/view_release.php?id=80
http://www.dvb.org/news_events/news/archive/brazils_largest_cable_com/index.xml
http://www.opentv.com/

Wilson

Abras
18-06-2007, 11:27
Edu, muito obrigado pela explicação!:rever1:

edufaria4
20-06-2007, 14:02
Conforme prometido, em anexo segue o mapa de canais da NET Digital no Rio de Janeiro.

Os canais em amarelo são os que estavam no ar na época que fiz o mapeamento, mas que não estão no ar atualmente.

Se alguém tiver paciência para fazer o de outras cidades, seria bem interessante :)

Download Aqui (http://www.flyupload.com/?fid=8164250)

Um Abraço,
Eduardo

wilsonusa
01-07-2007, 13:21
Eduardo,

Voce usou um "signal level meter" para medir o sinal de cada canal? Qual e a marca/modelo que voce usa (Sadelco, DisplayMax 2000 Digital/Analog, frequency range: 5 to 872 MHz)?

Alguem sabe qual e o equipamento que a NET usa para medir o sinal?

Wilson

edufaria4
01-07-2007, 19:25
wilsonusa,

Não medi o sinal de nenhum canal... usei a medição que existe no próprio decoder da NET. Não tenho nenhum equipamento para medir.

Também não sei qual é o que a NET usa.

Um Abraço,
Eduardo

wilsonusa
12-01-2008, 23:49
Eduardo,

Estou de visita no Brasil, tentado descobrir um mistério com a NET Digital (DCI-1000). Eu sei que o valor do QS "Signal Quality" varia, porém as vezes essa variação é muita de acordo com a frequência de canais, e também no mesmo canal durante dias ou horários diferentes.

Um sintoma muito estranho, é quando eu movo o DCI-1000 de um quarto para o outro reconectando o cabo de RF o sinal muitas das vezes não passa e quando passa imagem e som fica falhando (congelando, picotando, sumindo). Existe alguma maneira de melhorar os valores do QS, algum filtro de RF para estabilizar ou outro método .

Wilson

NET Digital (Rio de Janeiro): Leitura de cada canal abaixo foi feita durante uma observação 30 segundos.

Canal: 01 (NET Ajuda)
Dia: 13/01/2008
Signal Strength (PS): 95%- 96%
Signal Quality (QS): 66%- 69%
Frequency: 483000
Modulation: QAM 256

---------------------------------------------------------------
Canal: 01 (NET Ajuda)
Dia: 11/01/2008
Signal Strength (PS): 95%- 96%
Signal Quality (QS):69%- 70%

Canal: 10 (TV Camara)
Signal Strength (PS): 95%
Signal Quality (QS):73%- 76%
Frequency: 555000

Canal: 19 (Globo)
Signal Strength (PS): 96%
Signal Quality (QS):80%- 85%
Frequency: 477000

Canal: 27 (TV Monde)
Signal Quality (QS):100%
Frequency: 525000

Canal: 36 (RAI)
Signal Quality (QS):81%- 85%
Frequency: 549000

Canal: 50 (FOX)
Signal Quality (QS):77%- 80%
Frequency: 519000

Canal: 53 (CNN)
Signal Quality (QS):80%- 84%
Frequency: 489000

Canal: 91 (Deutsch)
Signal Quality (QS):0%- 80%
Frequency: 129000

Canal: 135 (PPV)
Signal Quality (QS):70%- 72%

Canal: 300 (MUSICA)
Signal Quality (QS): 77%- 80%
Frequency: 129000

Canal: 520 (PPV)
Signal Strength (PS): 0%- 95%
Signal Quality (QS): 76%- 100%
Frequency: 555000

caarj
11-03-2009, 12:17
Como faço para fazer a leitura destes parâmetros, PS, QS, QAM e frequência pelo aparelho?

dj claudio
11-03-2009, 17:38
No controle remoto da NET tecle "menu" e entre em "diagnóstico". Lá vai aparecer esses valores que a moçada tá "falando". No menu também tem o ítem configuração que voce pode fazer ajustes na qualidade da imagem. Tente e veja se melhora alguma coisa que interesse.

dj claudio
13-03-2009, 11:11
Retificando:
Entre no "MENU" , ítem "CONFIGURAÇÃO" e depois ítem "DIAGNÓSTICO".

fequeira
17-06-2009, 16:32
alguem saberia me informar qual o valor ideal do BER??? aqui tenho 4 pontos de net.. e todos variam mto esse campo...
na sala por exemplo vai de 9 a 0 (9.0E-7 a 0.0E-7) :-/
isto esta normal!??! esse BER não é o "controle" de erros, ou seja, ruido no sinal??
to louco por essa informação pra ligar pra net!!! :D
obrigado

fequeira
29-06-2009, 10:42
ninguém sabe essa!?!?!?
vamos la galera!!! ajudem ae por favor!!!!
:D

caarj
07-07-2009, 18:25
alguem saberia me informar qual o valor ideal do BER??? aqui tenho 4 pontos de net.. e todos variam mto esse campo...
na sala por exemplo vai de 9 a 0 (9.0E-7 a 0.0E-7) :-/
isto esta normal!??! esse BER não é o "controle" de erros, ou seja, ruido no sinal??
to louco por essa informação pra ligar pra net!!! :D
obrigado

Até onde sei B E R é a taxa de erro do sinal digital. O ótimo seria zero, mas taxas pequenas, até 5 ou 8 %, não atrapalham a formação da imagem ou do áudio. Acima destes percentuais começa a quadricular ou picotar o som.

salomaojb
26-09-2009, 20:29
caro colega sou tecnico de manut da net e vou te explicar.
o mais importante eh o ber nao variar, os niveis perfeitos são:
ps de 70% a 94% este eh a potencia de sinal que chega no seu decoder
qs 100% ou mais proximo possivel de 100, pois eh a qualidade do sinal da sua rede

o ber tem que estar em -7 quando o conjunto de ps e qs estao alinhados naquela medida acima o ber não varia caso contrario varia e quadricula

quando o qs estiver variando eh que vc tem problemas na rede , ou cabo , ou conector, ou fone/router sem fio proximo de decoder
quando o ps variar pra menos de 58% eh problema de sinal externo da rede.

o virtua usa medidas bem diferentes pois ele usa 10% da banda do sinal da net, ou seja para o virtua estar perfeito sem quedas ele tem que estar nas seguintes medidas.

tr entre 40 a 50 db down
rx entre -15 a +15db up
o virtua vc ve no ip do modem 192.168.100.1 / signal

se vc tiver com muita variaçao destas medidas melhor abrir uma visita tecnica.

espero ter ajudado

jb

brunosc
25-10-2009, 17:12
Ealmente, como o salomão disse, é fato. Estava com O modem wifi da internet ao lado do decoder da net digital. Assim que comçavaa utilizar a internet o sinal da net começava a falhar com qs oscilando ficando em 0.
Bastou afastar o modem do decoder e tudo se resolveu

andre_teprom
07-03-2011, 17:51
Pessoal,

Os canais problemáticos da minha TV NET Digital estão com PS e QS na faixa de 50%, e tal como informado pelo colega salomaojb, provavelmente por causa disso estão falhando muito, com todo tipo de quadriculado fantasmagórico possível. Como sugerido, confirmei que não há qualquer outro aparelho que possa estar gerando interferencia, além da própria televisão TRC.

A pergunta então é :
Com quantos dB devo comprar um Amplificador de Linha ?
Há alguma regra de cálculo para isso ?

Comprei um de 30dB da www.proeletronic.com.br mas parece que está saturando a TV ( pode isso ? ).
A tela fica azul, e não consigo nem ver o menu do conversor, para avaliar o sinal.

+++

Coleparmer
08-03-2011, 17:17
André... acho que você se desesperou. Se o teu PS e QS estão em 50% então é caso de CHAMAR A NET para consertar e isso eles TERÃO que fazer de GRAÇA.

Aqui em casa aconteceu isso, detectaram algo no amplificador DELES na entrada do prédio e trocaram no dia seguinte.

andre_teprom
09-03-2011, 13:43
Cole,

Esqueci de mencionar um detalhe muito importante :

A operadora realmente detectou essa problema, e recomendaram trocar o cabeamento da minha casa gratuitamente por um padrão de cabo mais novo.
Porém, ninguém conseguiu retirar esse cabo da parede, que parece estar preso no conduíte.
Então, sugeriram passar por fora da parede, o que na minha opinião seria uma Favela.

Assim, estou tentando alternativas como a amplificação do sinal.
Mas, como mencionei antes, posso não estar dimensionando corretamente o ganho do amplificador, que parece estar excessivo.

Sabe como calcular corretamente ?
( tipo : quantos dB preciso no amplificador para cada acréscimo de PS )

OBS.: Até cogitei em trocar para operadora de TV sem cabo ( satélite ), mas o custo seria muito alto, pois perderia Internet.

+++

apr
23-07-2011, 19:48
Olá pessoal moro na zona norte do Rio , Irajá , pessoas em algumas ruas com problema de sinal, na minha casa estou com problema nos seguintes canais receptor thonsom(canal, PS, QS) (14, 80%,38%) (34,83,38) (49,81,38) (82,80,40-82) (138, 80,0-100) virtua funcionando perfeitamente

apr
30-07-2011, 14:08
Já esta melhor com menos travamentos ps e pq mais alto

doom
03-08-2011, 16:49
Meu QS tá sempre cravado em 100%, Porém meu PS vive variando entre 55 e 65%. Como a imagem está boa não estou me preocupando...por enquanto. :(