Ver Versão Completa : Produtos de limpeza no Brasil?
Olá colegas!
Acabo de me cadastrar nesse fórum interessado nas discussões que li sobre os mais variados assuntos relacionados a LPs.
Tenho uma Stanton T50 que comprei para uso pessoal (na qual já penso até em fazer um upgrade - ML me aguarde :D), mas fui descobrir mais adiante que o mundo do vinil exige bem mais do ouvinte do que os CDs.
Pois bem, tenho notado que nosso país é extremamente defasado em termos de tecnologia (o que não é muito surpreendente), de forma que não consigo encontrar acessórios que, segundo a internet, são facilmente comprados nos EUA e Europa. Gostaria de encontrar um kit Discwasher, um líquido para limpeza de agulhas (Stanton ou Clearaudio) e escovas anti-estáticas. Até agora encontrei apenas uma escova no ML, por um preço astronômico se comparado ao do exterior. Acabei tendo a infeliz descoberta que no Brasil não há mais o menor interesse por parte de lojistas em atender os consumidores de vinil com um mínimo de qualidade.
Fico com certo receio de girar meus discos sem poder fazer uma limpeza decente neles e na agulha, com medo de acelerar o processo de desgaste deles ou danificá-los e já estou chegando à conclusão que vou ter de encomendar esses produtos de uma NeedleDoctor da vida (frete, impostos, alfândega). Seria muito melhor se alguma loja disponibilizasse esses produtos para a gente.
Pois bem, algum dos amigos sabe me informar se há algum revendedor dos produtos citados aqui no Brasil? Telefonei para a Catodi em SP mas o vendedor não demonstrou muita firmeza nos produtos que tinha à disposição. Sei que há alternativas "caseiras" para limpar os discos, mas elas são bem controversas e eu continuo não levando muita fé em colocar meus valiosos vinis embaixo da água.
Agradeço antecipadamente!
stpamarante
25-06-2007, 05:33
É, escutar LPs tem um pouco de ciência. Isso se o objetivo é tirar o máximo de qualidade que o formato pode oferecer.
O problema não é que nosso país seja defasado. A mídia que é "ultrapassada" e o nosso país é o do futuro :). Piadinhas à parte, comércio oferece uma ou outra coisa muito de vez em quando pois o mercado é pequeno e concorre com a internet, além das barreiras de importação.
Aqui em São Paulo essas escovas anti-estáticas aparecem e somem rapidamente. Comprei uma escova Decca 2+2 há um ano atrás na CDShop e um colega aqui no forum achou uma Audioquest na Alpha Audio e Video há uns meses atrás. Em ambos os casos, comprando "ao vivo". As duas são bons produtos para o uso constante.
Quanto a líquidos para limpeza, é mais difícil ainda, pois o custo desses ficaria pouco convidativo em um mercado tão restrito quanto o nosso, além de dado às soluções caseiras. Portanto, a solução é, ou fazer as próprias misturas, ou pôr o cartão de crédito internacional para trabalhar. Quanto a serem controversas, uma pesquisa na internet vai mostrar que não são só as caseiras são objeto de debates sanguinolentos, mas também as comerciais. Prefiro fiar-me nas recomendações de arquivistas e outros profissionais da área de preservação, pois lidam com isso baseados em muita pesquisa e assumindo uma enorme responsabilidade na conservação de patrimônio cultural:
http://www.lib.washington.edu/music/preservation.html
Em especial:
http://www.loc.gov/preserv/care/record.html
Ah, se a água for destilada, ou, melhor ainda, deionizada, não há melhor produto para remover sujeira leve e, de quebra, a estática. Uma lavagem com tais produtos é algo para ser feito apenas, e somente apenas, a cada ano ou mais. E, é claro, se o disco ficar, por acidente, mais sujo além da deposição normal de poeira quando fora da capa. Poeira que pode ser removida com uso constante de uma escova anti-estática e o ocasional de água deionizada (ou destilada) com a ajuda de um pedaço de veludo sintético.
Obrigado pelo retorno, stpamarante.
Como foi mencionado por ti, depois de todo esse tempo de atividade dos LPs, parece incrível a indústria não ter chegado a um consenso a respeito do assunto. Fui usuário de LPs na adolescência (com os famosos 3em1), mas virei adepto do CD até reacender meu interesse pelo vinil recentemente. Naquela época, não dava muita bola para os cuidados, mas após essa retomada me surpreendi com a variedade de detalhes que envolvem o vinil.
Sei que muita gente torce o nariz para os líquidos comerciais, mas li muita coisa sobre a utilização de líquidos como o da Stanton e o Discwasher ao ponto de acreditar que eles não danificam os LPs (o que é a minha maior preocupação). Entretanto, também li sobre a água destilada, mas vários usuários defendem a combinação dessa água com outros produtos, sendo o detergente neutro o mais comum. E, creio, para extrair sujeiras mais espessas como a gordura, talvez seja necessário mesmo incluir esses produtos na água e, conseqüentemente, aumentar consideravelmente o contato do vinil com líquidos (algo que gostaria de evitar). Na verdade, minha preocupação se restringe apenas a limpar o disco sem danificá-lo a curto e longo prazo. Sei que o ideal seria uma máquina de limpeza tipo Nitty Gritty, mas mais uma vez esbarramos na indigência do mercado brasileiro (tenho alguns discos raros que justificam um investimento em um equipamento desses, a julgar pelo valor de revenda desses vinis na eBay).
Acho que no caso da escova anti-estática eu consigo resolver o problema, pois já encontrei uma no mercado nacional. Entretanto, ainda acredito que seja necessário comprar um kit para limpeza da agulha, além de uma solução para limpeza úmida. Pelo seu comentário, acho que vou ter de enfrentar a alfândega mesmo. Torço apenas para os fiscais não encrencarem com o fato de eu estar importando produtos químicos. :doente:
loebmann
25-06-2007, 12:27
Procurando na internet, verifiquei que um produto que está ficando bastante popular para limpeza de agulhas é o "Mr. Clean Magic
Eraser", e no Brasil o equivalente é a "Esponja Magica" da Scotch Brite.
(ex.: http://forum.ecoustics.com/bbs/messages/1/327474.html)
Uso da seguinte maneira:
1) Ligo o amplificador para ouvir o que está acontecendo;
2) Coloco a agulha na parte branca da esponja SECA até ouvir um tek;
3) Levanto a agulha. Outro tek ?
4) Repito mais uma vez e depois limpo com um pincel fino (de trás para frente na agulha) de cerdas naturais macias (destes que
têm em qualquer boa papelaria).
A impressão que dá é que a sujeira que não fica na esponja fica completamente solta, então apenas uma passada do pincel faz o
acabamento na limpeza.
Olhando a agulha com uma lupa, parece nova após esta limpeza.
Tomar cuidado para não movimentar a agulha (apenas mover na VERTICAL), pois a esponja realmente agarra, e movimentos laterias podem quebrar o cantilever) !!!
Nos foruns internacionais, usam também o ZeroDust, outro método de limpeza a seco (pode ser comprado no e-bay).
Mais uma referencia: http://www.analoglovers.com/page18.html
stpamarante
25-06-2007, 21:19
Azvd,
Exato. Um grande problema são as alfândegas, não só a nossa. Podem encrencar com produtos químicos.
Uso uma lente de aumento para ver se há sujeira na agulha. Se for o caso, limpo a agulha com um pincel artístico macio seco ou umedecido com álcool isopropílico puro, comprado em lojas de artigos para laboratórios. O van den Hull recomenda o uso de álcool e outros líquidos, desde que não contenham substâncias oleosas. Já a Ortofon, não recomenda o uso de líquidos que contenham álcool. Ou seja, também não há consenso na limpeza de agulhas. Métodos a seco, por exemplo, não removem substâncias oleosas ou gordura que, mesmo em quantidades mínimas, irão servir de adesivo para partículas sólidas. Ou seja, pelo menos de vez em quando é preciso usar algum líquido.