PDA

Ver Versão Completa : Toca-Discos - Cápsulas

LuizK
24-02-2004, 21:38
Pessoal,
Tenho algumas dúvidas a respeito de toca-discos:
1) Desde o tempo em que acompanho áudio, ao serem perguntados sobre uma cápsula recomendada para o modelo X, todos dizem: "Procure a cápsula original do aparelho". Por que então existiam (em) tantos modelos?
2) Qual o momento de trocar a cápsula? Quais as conseqüências sonoras de uma cápsula com problemas ou que deve ser trocada?
3) Ao regular a pressão da agulha deve-se seguir o que diz o fabricante da cápsula ou do fabricante da agulha?
4) Tenho dois toca-discos praticamente idênticos, belt-drive: TD2900 da Polyvox com cápsula Audio Technica e T-XXX (não é o 515) da Gradiente com cápsula Gradiente. Eles permitem ajuste de VTA?
AGradeço a quem puder me responder.

Winston
25-02-2004, 14:12
Luiz,

Definitivamente a melhor cápsula para o seu TD NÃO É a cápsula original. Normalmente a cápsula original é uma solução de compromisso. Se puder partir para uma melhor, que case bem com o conjunto braço/TD, vá em frente!

A cápsula pode durar indefinidamente, o que deve ser trocada é a agulha , que se desgasta com o uso.

Para regular o tracking force deve-se seguir as especificações da cápsula.

Acredito que os dois toca-discos não tenham ajuste de VTA. Se você precisar subir o braço (VTA negativo), pode utilizar uns espaçadores entre a cápsula e o Shell. Agora, se precisar descer (VTA positivo), aí não tem gambiarra que resolva, a não ser utilizar um tapete mais fino (que no caso anterior também se aplica), mas corre o risco de perder definição e introduzir ruidos e distorções no som captado. Grande abraço,

Winston

LuizK
25-02-2004, 17:55
Caro Winston,

Obrigado pelo retorno. A pergunta sobre os efeitos que uma cápsula com problemas poderia ter é porque no Gradiente, troquei a agulha, fiz as regulagens e os agudos continuam com som de taquara rachada (irritantes mesmo). Já o Polyvox que era meu mesmo, sempre teve som razoável, mas os agudos são algo sibilantes. Por isso pensei em trocar a cápsula. Haveria alguma com ótimo custo/benefício para esses toca-discos? Le-son, por exemplo? Eles tem aqueles braços retos, chamados na época de low-low mass.

Winston
25-02-2004, 20:50
caro Luiz,

Existem muitos motivos para a existência desta sibilância. Dentre elas a mais provável é o VTA muito alto. Tente utilizar um tapete mais alto para baixar o VTA. Tente alinhar novamente a cápsula. Para isso utilize um gabarito de precisão (protractor). Outro motivo é o tocadiscos não estar nivelado. Com isso as regulagens ficariam imprecisas, principalmente o antiskating (que por coincidência gera distorção...). lembre-se que o peso do braço para a AT-71 deve ser no máximo 2 gramas, sendo este o peso ideal. mas para acertar o peso, primeiro deve-se nivelar o TD e depois. com o antiskating zerado, zerar o peso do braço e depois aplicar a pressão correta. Se depois de tudo isso continuar sibilante, temos as seguintes opções: Lps ruins, pré de phono ruim ou toca-discos ruim. Mas isso é uma visão muito simplista, pois na reproduçào de um LP, até o tapete do prato pode causar distroção , se for inadequado. Grande abraço,

Winston

LuizK
28-02-2004, 18:23
Caro Winston,

Passei algum tempo re-regulando o toca-discos Polyvox. Não encontrei as arruelinhas (ainda) para tentar mudar o VTA do braço. Mas acho que está satisfatório para a categoria dele. O outro, Gradiente, que "comprei" (talvez seja melhor dizer "ganhei") é que continua com o som ruim. Por isso gostaria de tentar trocar a cápsula deste, seria uma experiência. Teria alguma coisa que pudesse me trazer ganhos e custasse até R$ 100? Tendo sucesso poderia aplicar no Polyvox sem problemas, já que até o " shell" é igual nos dois toca-discos.

Grato,

LuizK
03-03-2004, 20:18
Ninguém tem sugestão/já utilizou outra cápsula em toca-discos como estes?

marcosm
04-03-2004, 00:12
Luis,

Eu realmente não entendo muito de toca disco, para mim é um mundo novo, mas que eu estou realmente curtindo. Levei para o meu técnico, que gosta de toca disco e tem uns thorens, para ajustá-lo. Já que o preço não é muito caro, voce poderia experimentar a capsula da leson, a axxis 2-x, que com a agulha, custa R$ 47,00, na timbiras, da odison.

Abraços,

Marcos

LuizK
04-03-2004, 22:29
Caro Marcos,

Para mim, o mundo dos toca-discos não é novo, mas na época eu escutava sem muitas pretensões num 3 X 1, cujo toca-discos tinha cápsula cerâmica. Não tinha nenhuma regulagem, nem era Hi-Fi. Embora não totalmente satisfeito com o som dos CDs, somente fui redescobrir minha coleção de LPs quando ouvi um LP tocado num Rega. Por isso tenho muitas dúvidas a respeito de regulagens, cápsulas etc.
Acho que vou seguir sua sugestão, já que realmente não é muito caro e acho que eu encontro aqui em Campinas.

Obrigado e um abraço,

Luiz

Winston
04-03-2004, 23:44
Luiz,

Uma tentativa de verificar se vale a pena trocar a cápsula do Gradiente, é colocar a cápsula que está instalada no Polivox nele, para ver se a qualidade de som melhora. Se melhorar, parta pra outra. Se não (continuar ruim), pode ser que o toca discos não valha a pena. Abraços,

Winston

LuizK
05-03-2004, 22:55
É verdade, Winston.
Vou fazer esse teste primeiro. É até bem fácil, só trocar o shell inteiro.

Abraço,

Luiz

LuizK
28-06-2004, 21:46
Amigos,

Depois de muito tempo pude experimentar a cápsula Audio Technica no TT-515 da Gradiente e ficou muito melhor, assim como coloquei a cápsula Gradiente GC-11 no TD2900 da Polyvox e obtive o mesmo som magro e de lata. Imaginava que a GC11 tivesse pelo menos o mesmo desempenho que a AT, já que os dois toca--discos são praticamente idênticos por fora e custavam a mesma coisa na época. Talvez o Gradiente custasse até mais.
Mas voltando ao ponto, o que faz o som do TT-515 ruim é a cápsula. Pretendo trocá-la já com a ambição de consguir um som ainda melhor que o da Audio TEchnica. Enviei um e-mail à CATODI perguntando sobre Axxis da Leson e recebi como resposta:

A cápsula AXXIS II da LESON é uma boa cápsula, só que se vc quer uma cápsula com uma qualidade excelente vc vai ter que usar as importadas vou te dar alguns exemplos:
STANTON 520 SK R$160,00 c/2 agulhas
STANTON 680 EL R$200,00 c/1 agulha
STANTON 890 EL R$250,00 c/1 agulha

ORTOFON OM PRO R$180,00 c/1 agulha
ORTOFON OM DJ R$220,00 c/1agulha
KIT ORTOFON OM PRO R$225,00 c/2agulhas
KIT ORTOFON OM DJ R$285,00 c/2agulhas

SHURE M 25-C R$145,00 c/1agulha
SHURE M 35-S R$190,00 c/ 1agulha
SHURE M 35-C R$150,00 c/1agulha

LESON AXXIS II R$49,00 c/1agulha

Agurado comentários e sugestões.

Grato,

Luiz

jbmattos
28-06-2004, 22:26
Luiz, da relação que você colocou, eu ficaria com a Stanton 680.

Agora, tente dar uma olhada na Shure M-44. Acho que é bem indicada para o seu caso.

Abraços,

joão batista.

LuizK
04-07-2004, 21:44
Caro João Batista,

O que intrigou quando vi as cápsulas da Shure no site deles, inclusive a que vc sugeriu, é que parecem indicadas para DJs (scratching etc.) e o que se lê é que essas cápsulas privilegiam a trilhagem em vez da qualidade sonora. VC já a utilizou?

jbmattos
05-07-2004, 13:25
Caro Luiz,

Eu tenho e uso esporadicamente tanto a Shure M-44 como a Stanton 680. A M-44 eu tenho desde 1979!

No seu lugar, eu compraria a Stanton 680. Se a grana estivesse curta, compraria a M-44.

Realmente, o ponto forte da M-44 é a trilhagem. Excelente. Mas a qualidade sonora dela não é ruim não. Pelo contrário. Ela é inferior a Stanton 680, que tem um som mais detalhado nos agudos, mas é superior às Audio Technica e Leson.

O que me levou a te sujerir que examine esta capsula é que ela é facílima de se ajustar em qualquer braço, tem um som bem compatível com a qualidade de seus TD e são relativamente baratas, sem serem ruins. Como elas tem um sinal de saída meio alto, tocam bem com qualquer pré.

Abraços,

joão batista.

P.S.: Antes que me matem, eu falei das Capsulas Audio Technica baratas, feitas para equipamentos simples. As Audio Tecnhicas padrão audiófilo são excelentes. Mas custam bem mais do que o mencionado neste tópico.

Abraços,

joão batista.

LuizK
06-07-2004, 19:15
Caro João,

Legal que vc tenha usado e gostado dessas cápsulas. Pelo menos são acessíveis (embora custem mais que os meus toca-discos).
Sobre a Áudio Technica, ela equipa um dos meus toca-discos. E mesmo sendo "popular", é muito melhor do que a GC-11 Gradiente do outro toca-discos, que tem som de lata.
Por isso acho que vale a pena eu tentar uma melhor (no lugar da GC-11, que acho quase impossível não ser superada).

um abraço,

Luiz

LUIS - RS
29-08-2004, 16:17
João Batista,

Estive lendo atentamente este tópico, pois estou pensando em fazer uma experiência (troca) com a cápsula do meu Pioneer PL518. Atualmente a cápsula que está equipando é uma Empire 2000E/III, acho que a agulha está "se indo". Como só a agulha custa US$ 57,00 nos EUA, acho que dá para conseguir um conjunto cápsula+agulha por um preço + interessante por aqui. Sobre estas duas (Stanton 680 e Shure M44), pelo que entendi você recomenda a Stanton para audição de qualidade, é isso? Inclusive, o pré de phono LRPires que comprei do Audiorama me agradou pela qualidade, mas achei o nível de volume de saída meio baixo. Por esta razão, também seria a mais indicada? Qual seria a vantagem da M44 sobre ela, se é que existe?

Muito obrigado e bem-vindo de volta!

Abração

Luis

haberbeck_brandao
29-08-2004, 17:21
Olá João e Luis, boa tarde.

Aproveitando o gancho, gostaria de perguntar ao João se existe uma diferença
muito grande entre a Stanton 680 (ou outro modelo de sua faixa de desempenho) e a 500AL que comprei na Ferr's em Santos e que me custou na época (1994) quase 100 reais. Pelos dados que tenho do fabricante ela não é para uso por DJs.

Um abraço para vcs

Brandão

haberbeck_brandao
29-08-2004, 17:24
João,

Acabei esquecendo de lhe dizer que no dia de nossa "expedição" à Rua dos
Andradas" poderemos ir na Loja especializada em Td's na Rua Barão de Itapetininga que revende a linha Stanton, Shure e Ortofon de agulhas e cápsulas, entre outras.

Um abraço

Brandão

LUIS - RS
29-08-2004, 21:43
Beleza Brandão!
Tô nessa também! Esta rua é alguam travessa da Andradas ou próxima a ela?

Abração

Luis

haberbeck_brandao
29-08-2004, 22:17
Oi Luis,

Esta loja fica a uns 1.500m da Santa Ifigênia/Rua dos Andradas
Dá para ir a pé sem maiores problemas

Um abraço

Brandão

jbmattos
29-08-2004, 23:16
Aí galera, beleza?

Vamos lá:

Luis, eu procuraria trazer a agulha de reposição da sua cápsula. Mas, se for para escolher entre a Stanton 680 EL e a Shure M-44, eu fico com a Stanton.

O sinal de saída das duas é bem parecido e a Stanton tem um som superior.

Brandão, infelizmente eu não conheço a Stanton 500 AL, portanto não posso opinar. Deste fabricante eu só conheço a sonoridade da 680 EL. Mesmo as variações dela (tem outros modelos da 680, com letras diferentes) eu sei de comentários via releases, mas nunca usei.

Quanto ao passeio, está combinado.

Abraços,

joão batista

LUIS - RS
30-08-2004, 08:53
Obrigado João,

Ótimo que você irá se juntar a nós. Isto vai virar uma peregrinação. Tomara que o pessoal não pense que é arrastão...:D.
Vou tentar conseguir a agulha original. De qualquer modo, isto vai depender de uma ida de alguém aos EUA.

Brandão,

Esta loja que você menciona, o nome é esse mesmo do título da sua mensagem: "A Meca das Agulhas"? Você teria por acaso o e-mail ou o telefone deles?

Abraços e uma boa semana a todos.

Luis

haberbeck_brandao
30-08-2004, 10:51
Brandão,

Esta loja que você menciona, o nome é esse mesmo do título da sua mensagem: "A Meca das Agulhas"? Você teria por acaso o e-mail ou o telefone deles?

Luis
Oi Luis, bom dia.

O nome da loja eu devo ter em casa, mas eu me lembro que nos meus primeiros dias de HT Forum, alguém em algum tópico sobre toca-discos aqui deu o endereço e telefone da loja para os demais amigos, isto no fim do mes passado.

O endereço é Rua Barão de Itapetininga 88, mas não sei o numero da loja ou o telefone. Por favor, se vc tiver tempo (sei que não tem muito) garimpe aqui no Forum. Vc deve achar fácilmente.

Um abraço

Brandão

aramix
30-08-2004, 15:29
Luiz,

Também gosto de LP's, e já tive este tipo de problema. Tente verificar se não há acúmulo resíduos na agulha; se houver use um pincel pequeno para remover. Também pode ser que a agulha esteja desgastada, isso ocorre em um tempo relativamente curto devido ao atrito da agulha com o sulco do vinil.
Outra coisa que pode ocorrer e acúmulo de resíduos no vinil, e você pode lavar o vinil com água e sabão neutro e vai melhorar.
Lembre também que na época que estes TD's estavam no mercado haviam dois tipos de agulhas a de ponta esférica e a de ponta eliptica, não sei se faz muita diferença, mas vale a pena verificar.
Quanto as capsulas, tenho dois D35 gradiente (Garrard) e precisei trocar as cápsulas devido a falta de agulhas, agora uso cápsula Axis V, agulha AxisIIIx, estas são imitações da shure feitas pela lesson e o som está muito agradável.
Há também três tipos de braços: retos, em Jota e em S (ésse), cada modelo precisa de um tipo de ajuste em relação ao anti-skating.
O peso deve ser aplicado conforme a agulha, agulhas mais sensíveis menos peso, menos sensíveis mais peso.

Um abraço.

LUIS - RS
30-08-2004, 16:17
Caro Brandão,

Por acaso o tópico é este aqui? http://htforum.com/vb/showthread.php?t=7402&highlight=Bar%E3o

O endereço é o mesmo que você postou, então deve ser o "Portal das Agulhas". No tópico diz que é uma filial da Catodi.

Aramix,

O meu problema não parece ser desgaste ou sujeira, tá com jeito de alguma coisa mais "mecânica" mesmo. O fato é que a parte de metal (a agulha propriamente dita) parece estar solta em relação ao corpo plástico. Inclusive, quando o TD chegou ela estava toda recolhida para dentro (sabe aquilo que acontece com a "ferramenta de trabalho" :) nos dias mais frios? É mais ou menos isso). Aí eu puxei e ajustei (a agulha, não a ferramenta de trabalho) com uma alicate de bico fino, com todo o cuidado. Agora ela toca bem, mas fica um pouco "torta" em relação ao disco. Não sei se essa agulha é assim mesmo, meio "flutuante", acho estranho, até comentei com o João Batista numa MP.
De todo modo, estou pensando seriamente em um novo conjunto cápsula+agulha+shell, para ficar com um backup quando a minha se entregar.
Quanto à lavagem dos discos, estou procedendo a mesma gradualmente no meu acervo, exatamente como você indica e que me havia sido recomendado pelo Jorge aqui do forum. Inclusive já comprei os sacos internos e externos para substituir os antigos depois da limpeza. O braço do meu TD é em "S" (não conheço as diferenças técnicas, mas gosto mais deste) e o ajuste de peso e anti-skating está de acordo com o especificado. De toda maneira, vou dar uma conferida.

Forte abraço

Luis

J. Schmaedecke
30-08-2004, 19:29
Olá Pessoal!
Luis, Achei a cápsula Pickering XV-15 que eu tinha sobrando.
Só está sem agulha.
Quanto a Shure M44 é muito ruinzinha. Ela tem um grave pronunciado.
A Stanton não conheço pessoalmente.
Eu tb. tenho aqui a lesson AXXIS III com o Shell se quiser esperimentar só pega aqui.
Mas duvido que não goste da Pickering XV-15 Ela tem uma resposta plana e os agudos mais cristalinos que conheço.
O problema é agulha mas isto é outra história.
abraço
Jorge

haberbeck_brandao
31-08-2004, 07:54
Caro Brandão,

Por acaso o tópico é este aqui? http://htforum.com/vb/showthread.php?t=7402&highlight=Bar%E3o

O endereço é o mesmo que você postou, então deve ser o "Portal das Agulhas". No tópico diz que é uma filial da Catodi.

Oi Luis, é esta loja mesmo: Barão de Itapetininga 88 lj 12e e é uma loja bem pequena e tradicional. Em breve, tendo em vista as boas referências do pessoal aqui do Forum, devo levar meu Yamaha lá para fazer um ajuste, trocar os cabos e colocarem o fluido do hidráulico do braço que no meu já secou há tempos.

Um abraço

Brandão

Adélio
04-09-2004, 01:24
Olá Luiz,
Tenho um TD Gradiente, modelo DD200Q. Antes de passar para minha agulha atual, já tinha usado três tipos de agulha, todas da LeSon: a GS11, e as Axxis I e II. Mas os resultados não me agradaram muito: todas produziam uma distorção irritante nos agudos, perceptível principalmente na voz, quando era pronunciado algum som sibilante. E não houve nada que eu fizesse que resolvesse o problema. Li bastante sobre instalação e ajuste de cápsulas, e fiz todos os ajustes que o DD200Q permitiam, inclusive com o uso de um protractor, mas os resultados foram sempre frustrantes. Só deixando a pressão de trilhagem perto de 3 g - ou mais do que isso, no caso da Axxis I - consegui um resultado menos sofrível :irado: Com um pouco de pesquisa, descobri então essa belezoca, que, em termos de custo/benefício, levando-se em conta um orçamento apertado, tem poucas rivais: a Audio-Technica 440ML. Com ela, pude realmente desfrutar um pouco do que o vinil tem a oferecer. Os graves são generosos e os agudos claros, definidos, sem distorção. A pressão de trilhagem? 1,25 g (recomendada como ótima), menos da metade das da LeSon que usei :queixo: . Eis algumas de suas características técnicas:
• Tipo de Cápsula: Ímã móvel
• Resposta de freqüência: 5~32,000 Hz
• Separação de canais: 30/20 (dB a 1 kHz/10 kHz)
• Pressão de trilhagem: (gramas) 0.8-1.6 (1,25 recomendada)
• Nível de saída: 5.0 (mV at 1 kHz, 5 cm/sec)
Nada mal né? :legal:
Na Needledoctor, está custando US$ 88,29. Com o custo de envio + imposto de importação, paguei R$ 470,00.

Abraços.

DVC_1660
04-09-2004, 10:17
Olá!!!

Eu tenho um DD200q todo Original, Cápsula Pickering XV-15 e agulha D400 da LeSon.

eu acho que com essa configuração o som esta muito bom, bons agudos (sem distorção) e Graves....

Fotos do TD: http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=8313

adoro esse TD, só o trocaria se fosse por um RP-II, ótimo TD, o único problema dele é que não existe mais agulhas de reposição, pois sua cápsula foi projetada exclusivamente para esse TD...

Abraços à todos!
David Costa

LUIS - RS
04-09-2004, 10:45
Olá Pessoal,

Agradeço a todos pelas colaborações. Ontem à tarde o pessoal da Catodi me mandou um e-mail informando que eles conseguiram uma Stantn 680EL, que andava em falta. Fechei com eles por R$ 210,00 , vou retirá-la no dia 18 durante o nosso passeio por lá.

João, não me esqueci da agulha original da Empire, vou pedir a algum amigo que for aos EUA para trazê-la sem ter que pagar o imposto (não gosto de dar meu suado dinheirinho para Lula & Cia.). Aí compro outro shell e fico com dois bons conjuntos, beleza? :legal:

Abraço a todos

Luis

Roosevelt
04-09-2004, 10:47
Davis,

Parabéns pelos vintages. Muito bonitos mesmo, em especial o toca-discos. :D

Sobre agulhas, comprei uma Stanton 680 EL II. Está instalada num turtable Philips AF-829 e estou impressionado com a qualidade. Sei que não é o must em agulha, mas oferece uma ótima qualidade desde que se utilize discos devidamente limpos. Afinal, esta agulha é eliptica.

Recomendo!

Abraços,
Roosevelt

DJ MAGRÃO
04-09-2004, 13:32
Caro amigo possuo uma TD6000 da polyvox aqui no studio, e Capsula que uso e tem me dado resultado satisfatório é a da Lesson AXXIS, sendo que uso todos os modelos
de agulha de acordo com o estado do Vinil, a preta, a azul, a branca, a amarela e a vermelha, cada uma dessas tem sua especificações de peso e overland.

Abraços
DJ Magrão

Renato Nickel
19-09-2004, 21:41
Amigos,
Estou com um RPII, com cápsula e agulha original. Porém gostaria de ter uma cápsula e agulha opcional e pensei na stanton 680 EL. Como foi a experiência de vocês com esta agulha? Como pré estou usando um Projet phono box. Já tive também uma DD200Q com pickering e agulha original, mas acabei botando uma Axxis nela e tive melhor resultado.
Renato

Adélio
19-09-2004, 23:41
Caro Renato Nickel,
A Stanton 680 EL é destinada ao uso por DJs e, entre as caracteríticas que a tornam própria para esse uso, está a alta pressão de trilhagem (acima de dois gramas). Isto, além de desgastar mais o discos, também limita a resposta de freqüência que, neste caso, não ultrapassa os 18 Khz. Se este não é o uso que você pretende dar ao seu TD, aconselho que fuja desta e de qualquer outra cápsula com pressão de trilhagem tão alta, inclusive as Axxis da vida.

Roosevelt
20-09-2004, 00:56
Adélio,

As agulhas destinadas aos DJs não seriam as cônicas?

Abraço,
Roosevelt

haberbeck_brandao
20-09-2004, 08:10
Caro Renato Nickel,
A Stanton 680 EL é destinada ao uso por DJs e, entre as caracteríticas que a tornam própria para esse uso, está a alta pressão de trilhagem (acima de dois gramas). Isto, além de desgastar mais o discos, também limita a resposta de freqüência que, neste caso, não ultrapassa os 18 Khz. Se este não é o uso que você pretende dar ao seu TD, aconselho que fuja desta e de qualquer outra cápsula com pressão de trilhagem tão alta, inclusive as Axxis da vida.
Oi Adélio, bom dia.

Comprei uma capsula STANTON 500AL em 1995 e me foi indicada para reprodução sonora de música (não-DJ) e estou usando um força de trilhagem de
3g. Ela é eliptica, e está montada num shell da Audiotecnica no meu TD Yamaha
YP-D4. A reprodução sonora é muito agradável, inclusive o LUIS-RS esteve em casa ontem e pôde conferir "in loco" a reprodução de um vinil novo (usado não mais que duas vezes).
Tenho reparado que ninguém chega num acordo aqui no Forum com relação a este assunto (aplicação, marcas, ajustes....).
Teríamos disponível no mercado (em ingles ou portugues) alguma literatura (revista, livro) que trate deste assunto de uma maneira definitiva?

Um abraço

Brandão

haberbeck_brandao
20-09-2004, 08:14
Davis,

Parabéns pelos vintages. Muito bonitos mesmo, em especial o toca-discos. :D

Sobre agulhas, comprei uma Stanton 680 EL II. Está instalada num turtable Philips AF-829 e estou impressionado com a qualidade. Sei que não é o must em agulha, mas oferece uma ótima qualidade desde que se utilize discos devidamente limpos. Afinal, esta agulha é eliptica.

Recomendo!

Abraços,
Roosevelt
Oi Roosevelt, concordo com vc. Minha capsula é da mesma marca mas o modelo é diferente (500AL). Realmente, discos limpos e bem cuidados fazem a diferença definitiva na reprodução.

Pergunta: voce conseguiu encontrar o JB Mattos lá na Hi-Fi show depois que nos encontramos? Alguma noticia dele?

Um abraço

Brandão

Adélio
20-09-2004, 22:54
As agulhas destinadas aos DJs não seriam as cônicas?

Normalmente, sim. Mas não necessariamente. Exemplos: Stanton Trackmaster II RS MP4, Ortofon Gold E Concorde, Ortofon Night Club E Concorde, e a própria Stanton 680 EL.

(...) Comprei uma capsula STANTON 500AL em 1995 e me foi indicada para reprodução sonora de música (não-DJ) e estou usando um força de trilhagem de 3g. (...)
Teríamos disponível no mercado (em ingles ou portugues) alguma literatura (revista, livro) que trate deste assunto de uma maneira definitiva? (...)
Os modelos Stanton citados (680 EL e 500 AL) estão listadas no site da Needledoctor em "DJ gear", de uso profissional, ao lado de outras tantas, como Stanton 520 SK H4, Grado DJ200, Shure M44-7-H, Stanton 890 SA, Audio-Technica ATP2xN, Shure M44-7, Shure M35S e por aí vai ... (http://www.needledoctor.com/s.nl/c.ACCT106601/sc.2/category.485/.f). Foi na Needledoctor que eu comprei minha AT 400 ML, sobre a qual já postei um comentário neste tópico (juro que não estou ganhando comissão :D ). Se você quer aprender algo sobre cápsulas e agulhas, lá é um bom lugar para começar. O site contém inclusive muitos comentários sobre as características dos produtos (na maioria das vezes dos próprios fabricantes, algumas vezes de revistas especializadas) e links onde você pode obter mais informações.
Nada impede, entretanto, que essas agulhas de DJ venham a ser usadas para reprodução sonora normal, com bons resultados. Mas 3g de pressão é um atentado contra seus preciosos e insubstituíveis vinis.
Espero ter ajudado. Abraços.

Adélio
21-09-2004, 00:08
Desculpem: o modelo de minha cápula é AT 440 ML :Pirou:

fngerdes
21-09-2004, 00:57
Pessoal, vamos ver se vcs podem me ajudar.

Preciso do fio que é usado pra ligar a capsula, se nao me engano eles são vendidos já são enrolados os 4 fios que são usados né?

Alguem sabe o nome desses fios? Já ouvi mas não me lembro :(

Procuro algum lugar que venda por metro.

Obrigado

Adélio
21-09-2004, 06:55
fngerdes,
Esses fiozionhos são chamados em Inglês de headshell leads/wires. Também não sei o nome deles em Português. Já ouvi o pessoal chamar de "cabinhos". Comprei um conjunto da Audioquest para o meu TD e substituí os originais. Depois, "ganhei" mais dois conjuntos desses fiozinho: um que acompanhou um headshell novo da Stanton, e outro que acompanhou minha cápula AT 440 ML.
Assim, estou com três desses conjuntos de fios sobrando.
Pelos menos por aqui onde moro e região, não os vi para vender. Mas isso não conta né? Isso aqui é o fim-do-mundo :hilario: .
Abraços.

haberbeck_brandao
21-09-2004, 07:46
Mas 3g de pressão é um atentado contra seus preciosos e insubstituíveis vinis.
Espero ter ajudado. Abraços.
Oi Adélio, bom dia.

Estive no site que vc indicou e li os specs da Stanton 500AL que possuo, e a
recomendação do fabricante para a força de trilhagem é de 2 a 5g.
Estou usando 3g, ou seja, o meio do range recomendado.
Se eu usar 2g acredito que não prejudicarei meus discos. Menos que isto estarei fora das especificações, concorda?

Existe alguma capsula Ortofon (se vc souber, naturalmente) que tenha força de
trilhagem inferior, mas que ao mesmo tempo não pule e tenha condições de capturar todas as informações contidas no sulco do vinil?

Um abraço

Brandão

fngerdes
21-09-2004, 09:48
Adélio, muuuuito obrigado pela informação, tendo o nome, já é meio caminho andado para mim... ehehhe

[]'s :legal:

Lut&erio @lves
21-09-2004, 10:02
5 meses atras antes de comprar a Rega Planar 3 tinha uma tecniks SL1210MKII com cápsula
sumiko blue point. Antes da sumiko ela estava com Stanton 680EL II.

Confesso que até hoje tenho saudades desta configuração. O pior foi que vendi a pick up
e a cápsula estava novinha com pouquissimas horas de uso porque precisava de grana para pegar a Rega.

O que sinto é que a cada troca você ganha e perde algo.

Hoje estou com a Rega Planar 25 e uma cápsula de US$ 750.00. Posso dizer que o ganho
sonora não acompanha os $$$$$$$ investidos e o pior que você acaba tendo que
melhorar a configuração tipo cabos amplificador etc. para melhorar o casamento

Eta vicio danado este que estamos sempre tentando melhorar.... melhorar..... melhorar.....
e nos acostumamos com nosso som muito rápido

É isso aí

Adélio
21-09-2004, 14:05
Oi haberbeck_brandao,
Normalmente, a pressão de trilhagem recomendada pelos fabricantes como ótima fica na média ou um pouco acima da média entre a máxima e a mínima. Segundo li (não lembro onde, mas acho que foi aqui mesmo, neste fórum), deixar a pressão de trilhagem próxima dos extremos, pricipalmente do mínimo, não produz bons resultados e pode, inclusive, causar danos aos discos/agulha. Não recomendaria, pois, que usasse 2 g ou menos. Sua cápsula deve mesmo trabalhar com 3 g ou um valor um pouquinho acima disso. Na maioria dos TDs não profissionais (não destinados a DJ), a escala de regulagem do contrapeso vai de 0 a pouco mais de 3 g (do mesmo modo, também a do anti-skating). Assim, usar cápsulas que trabalhem com pressão de 3 g ou mais implica trabalhar com regulagens extremas de peso e anti-skating permitida pela maioria desses toda-discos o que, acredito, não é o ideal.
Quanto às Ortofon, dê uma olhadinha na sua linha de cápsulas magnéticas em http://www.ortofon.com/html/body_magnetic_technical_data.html. Pelas especificações e reputação, acredito serem capazes de dar os resultados que procura, embora pessoalmente nunca tenha tido a oprtunidade de escutá-las em ação .
Abraços.
:tchau:

Renato Nickel
21-09-2004, 22:43
Eta! povo que gosta de vinil. E eu também.
Eu lembro quando um dos amigos comprou a planar 3, me cocei um bocado, fiz uma proposta, mas o amigo foi mais rápido no gatilho. Estou com uma RPII com cápsula e agulha original, o som está muito bom, mas quero uma reserva. Já falei da Stanton 680 EL, o pessoal disse que era pra DJ. ???. Já tive uma ortofon concord DJ com meu DD 200Q, tocava bem quando estava junto ao meu denon 3600, mas no aura os agudos incomodavam demais e tomava uma surra do rotel 971. Agora acho que o rotel está perdendo para a RP II com cápsula e agulha originais, meu pré é um projet phono box. Por isso que quero uma agulha pelo menos melhor que as originais do RP II. Todo mundo fala da Shure V15, mas não achei para vender via internet no Brasil, tem Grado aqui em Joinville por US$ 180,00 Dizem que é boa, mas se for boa demais também não serve, pois vou ficar como o amigo do rega 3, tendo que gastar mais para aproveitar o que o equipamento pode oferecer. Outra coisa, tenho algumas agulhas importadas em casa para reposição, só que não tenho menor idéia para que equipamento servem. A relação é: duas Huco 360 SH.7D, quatro Huco Neat V-70/5 (ou Needle DS-70), uma Huco Neat V-70/7 e duas Watec. Todas made in Switzerland.
Renato

DMZamora
27-09-2004, 14:26
Olá amigos

Qual seria a "menos pior" dentre estas 5 cápsulas que tenho disponíveis?

1. Garrard GC-22E
2. Shure M75EC
3. Pickering V15
4. LeSon Axxis IV
5. LeSon Axxis V

No momento estou usando um modesto Gradiente D-35 com a GC-22E (original).

[]s,
Daniel

gustavo trevisan
16-03-2008, 17:31
Qual seria a "menos pior" dentre estas 5 cápsulas que tenho disponíveis?

1. Garrard GC-22E
2. Shure M75EC
3. Pickering V15
4. LeSon Axxis IV
5. LeSon Axxis V

Olá amigos do HT!

Como no caso de DMZamora, também tenho dúvidas sobre qual cápsula é a mais indicada para meu equipamento. Ele não é nada pretensioso: um receiver Gradiente Model 900 e um bom Toca-discos Pioneer PL-12R... estive analisando a sensibilidade e impedancia da entrada PHONO do meu Model 900 é de 2,5 mV... será que se eu colocar uma cápsula com valor muito acima disso (como 6mV, por exemplo) o som fica ruim ou é melhor colocar uma cápsula com valor mais próximo possível de 2,5mV (como 2,75mV - ex: LeSon AXXIS V)?

Obrigado!:tu:

DickDerek
31-03-2008, 09:40
Caro amigo,

Aonde consigo agulha (acho que é a 175D) para cápsula NEAT V-70/7

cjmcb
31-03-2008, 13:04
Caro DickDerek,
A agulha mais barata pra essa cápsula é trocar a cápsula!:ataque::ataque::ataque::ataque:
Desculpe a piada, mas o conselho é válido.
[ ]
Carlos

DickDerek
31-03-2008, 13:39
Caro cjmcb,

Obrigado pela notícia, ainda que ela não seja boa. Mesmo assim, será que existe essa agulha para venda em algum lugar? já ouvi falar de um fabricante chamado normarh. Será que ainda fabricam?

Obrigado pela atenção!
Derek

cjmcb
31-03-2008, 15:32
Derek,
Exstem alguns sites especializados em vendas de acessorios para TDs, como agulhas de uma infinidade de marcas e modelos.
Vc jah tentou a www.needledoctor.com ?
[ ]s
Carlos

DickDerek
31-03-2008, 16:18
Caro amigo,

Farei uma tentativa nesse site.

Muito Obrigado!!

Derek

Asas
31-03-2008, 23:23
já ouvi falar de um fabricante chamado normarh. Será que ainda fabricam?

Coisa muito antiga provavelmente serão agulhas muito velhas com a suspensão comprometida.

Abraços

nenejoaquim
07-06-2008, 14:08
Pessoal adquiri um Rega P2, mas não sei se, é possível trocar só a agulha, ou tem que ser todo o conjunto capsula/agulha.
Nescessito de alguma orientação.
Joaquim

Hernani Braga de Ara
07-06-2008, 14:52
Joaquim,

Aceita sugestões ? Tente a linha 2M da Ortofon. O casamento é perfeito nos braços Rega. Uma Rega Elys ( ou Elys 2 ) também é uma ótima pedida.
Cuidado com a escolha da cápsula, pois este braço não tem regulagem de VTA. Caso necessite desta regulagem, deverá colocar espaçadores.( vendidos pela própria Rega )

Um abraço,

Hernani

Hernani Braga de Ara
07-06-2008, 14:54
Desculpe, não respondí sua pergunta diretamente. Se a cápsula que tiver for original Rega ( provavelmente, caso tenha vindo no TD, seja a Bias ) não permite troca somente da agulha.

Um abraço,

Hernani

nenejoaquim
08-06-2008, 07:46
Olá Hernani.
A que veio com o Rega é uma "REGA BIAS 2". Neste caso terei que adquirir uma cápsula 2 M Ortofon, ou uma Rega Elys, para poder só trocar a agulha.
É assim.
Um abraço.
Joaquim

Hernani Braga de Ara
10-06-2008, 15:33
Nenhuma Rega troca a agulha...pergunto : Você não está feliz com a Bias ? É uma boa cápsula, casando muito bem com o TD Rega. Se fosse vc, ficaria um pouco mais com esta cápsula e só trocava mais para frente quando achar necessário dar um salto. Como sugestão, creio que antes da cápsula, você poderia pensar em trocar o peso do braço ( por um da Mitchell por exemplo ). Creio que este acessório já dará um salto de qualidade no seu RB250 ( braço do seu toca-discos ). Dê uma olhada no site da Needledoctor em acessórios para Rega :legal:

Abçs,

Hernani

Hernani Braga de Ara
10-06-2008, 15:37
Outro ponto : se não me engano vc comprou este TD a mais ou menos 1,5 meses aqui no Fórum, certo ? Se sim, creio que ainda falta um pouco de amaciamento para cápsula e o som deverá ainda melhorar :legal:

nenejoaquim
10-06-2008, 21:03
Olá Hernani é isso mesmo, estou me acostumando com ele. Porém acho que dei pau na cápsula. Sabe como é que é, quando o brinquedo chegou não me contive, e coloquei uns discos meio danado para agradar a patrôa. Fazer oquê.
Um abração.
Joaquim

baldoni
24-03-2009, 09:41
Ola pessoal,

Acabei de receber uma doação de um amigo, trata-se do TD BDT3.0 gradiente, atualmente estou usando o TD 34, tambem Gradiente.
Por favor, voces sabem me dizer qual é o melhor?
Sei que muitos podem achar que os dois são ruins, mas é o que tenho disponivel.

Dúvidas.

1- qual o parametro para ajuste do peso do braço?
2- para que serve o botao que diz BIAS COMPENSATOR e como ajusto?
3- no TD 34 quando aciono o automatico, o braço passa do começo do disco, parando quase na segunda musica, tem como ajustar?
4- qual o melhor conjunto de capsula e agulha para ambos, lembrando que vão tocar com um DENON 2308.

Por favor quem puder ajudar ja sou muito agradecido.

sds.
Baldoni:legal:

claudio marchiori
26-03-2009, 14:10
Olá pessoal,
alguém poderia informar-me sobre a cápsula Grado Green Prestige Series.

Pelas caracteriscas técnicas me parece uma boa relação custox benefício. Ou não?

Alguém tem experiencia em compras na needledoctor?

Grato

claudio

stpamarante
26-03-2009, 16:34
As Grado são boas cápsulas. Porém, o que dá a palavra final é sempre o gosto pessoal.

Para ter uma idéia, vá até http://myweb.tiscali.co.uk/daveyw/cartridges/mm-cartridges/ , descarregue um "clip" da Grado Black e mais alguns outros de outras cápsulas conhecidas, ou não, grave um CD-R e compare. Leve em conta que o desempenho de cápsulas depende muito do braço e pode ser bem diferente no seu TD. Todavia, essa comparação dá para formar uma idéia das características e diferenças entre as cápsulas.

Lembre-se que a Grado Green é quase a mesma coisa que a Grado Black, pois as Green são exemplares de Black selecionadas na linha de produção segundo parâmetros de melhor desempenho.

Um detalhe importante sobre as Grado é a sua falta de blindagem eletromagnética, o que as tornam suscetíveis à interferência do ruído eletromagnético vindo do motor ou do transformador do TD, caso esses tenham uma blindagem insuficiente. Por isso é sempre bom ver se há relatos desse tipo de problema para o seu TD.

claudio marchiori
26-03-2009, 19:40
stpamarante

:legal: Valeu pela dica.
O meu TD é um Gemini TT02 direct drive. Atualmente uso uma capsula Shure M44-7, e como verifiquei, até mesmo aqui HT, que essa capsula é mais indicada para DJ e sua agulha agride mais os discos como minha intenção é apenas ouvir música como uma certa qualidade sonora, porém, sem preteções audófilas, pensei em aquirir uma mais destinada à HiFi.:confused:

Morrison
27-03-2009, 20:25
A Cápsula Pickering V-15 At-2 tem um bom desempenho?

zairon
27-03-2009, 20:25
Oi pessoal.

Seguinte, vi um anuncio no Mercado Livre de um toca-discos Gradiente, esse aqui (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91317575-toca-disco-gradente-_JM).

Alguém pode me confirmar o modelo e se é fácil encontrar capsula e agulha para ele.

E qual seria o valor de uma capsula/agulha barata mesmo?

claudio marchiori
27-03-2009, 20:46
Caros amigos, alguem conhece este site http://www.pickeringuk.com/ ?

Morrison
28-03-2009, 00:06
Olá, Zairon, de acordo com as fotos parece que o TD compunha um Gradiente System 106. Se for, então a cápsula é a GC-11 e agulha ideal será a Gs-11. :legal:
Pela foto é bem parecido com um Garrard, porém esse utiliza a cápsula V-15 At2, infinitamente superior à GC-11.

Acho no próprio ML você encontra a Gc-11 e Gs-11.:legal:

Flw.

Morrison

Oi pessoal.

Seguinte, vi um anuncio no Mercado Livre de um toca-discos Gradiente, esse aqui (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91317575-toca-disco-gradente-_JM).

Alguém pode me confirmar o modelo e se é fácil encontrar capsula e agulha para ele.

walise
30-03-2009, 07:46
Caros amigos, alguem conhece este site http://www.pickeringuk.com/ ?

Oi Claudio , eu comprei uma agulha neste site em janeiro , e chegou em casa em 3 semanas , e neste caso , não fui taxado.
Um abraço.

Vinicius Sacchi
01-04-2009, 13:31
Olá pessoal,
Alguém tem experiencia em compras na needledoctor?

Cláudio, tudo bem?

Já comprei 2 vezes através do needledoctor.com e não tenho do que reclamar. Empresa muito séria. Inclusive o stpamarante que acabou por me convencer, pois estava com medo de comprar via internet internacional e dançar...

Claro, só torça para não ser taxado pela nossa RF. A primeira compra que fiz de quase U$ 200 não foi taxado... já a que fiz este ano..... tchan tchan!!!

Abraços!
Vinicius

bladerunner240
02-05-2009, 23:40
Alguem conhece o akai ap-100c e pode recomendar cápsula para ele.

A clearaudio recomenda a troca a troca da agulha após 2000 horas, alguem sabe o protocolo para esta troca,

Grato

Bladerunner240

Mauro Mendes
29-04-2010, 18:44
Outro ponto : se não me engano vc comprou este TD a mais ou menos 1,5 meses aqui no Fórum, certo ? Se sim, creio que ainda falta um pouco de amaciamento para cápsula e o som deverá ainda melhorar :legal:

Prezado Hernani, mandei uma MP para você com umas dúvidas sobre cápsula Grado.Aguardo resposta. Grato.

---------- Mensagem adicionada às 18:44 ---------- Mensagem anterior foi às 18:42 ----------

As Grado são boas cápsulas. Porém, o que dá a palavra final é sempre o gosto pessoal.

Para ter uma idéia, vá até http://myweb.tiscali.co.uk/daveyw/cartridges/mm-cartridges/ , descarregue um "clip" da Grado Black e mais alguns outros de outras cápsulas conhecidas, ou não, grave um CD-R e compare. Leve em conta que o desempenho de cápsulas depende muito do braço e pode ser bem diferente no seu TD. Todavia, essa comparação dá para formar uma idéia das características e diferenças entre as cápsulas.

Lembre-se que a Grado Green é quase a mesma coisa que a Grado Black, pois as Green são exemplares de Black selecionadas na linha de produção segundo parâmetros de melhor desempenho.

Um detalhe importante sobre as Grado é a sua falta de blindagem eletromagnética, o que as tornam suscetíveis à interferência do ruído eletromagnético vindo do motor ou do transformador do TD, caso esses tenham uma blindagem insuficiente. Por isso é sempre bom ver se há relatos desse tipo de problema para o seu TD.

Prezado Stpamarante, mandei uma MP para você com umas perguntas sobre a Grado Prestige Gold1. Aguardo resposta. Grato.

zairon
30-04-2010, 13:46
Olá Mauro,

O stpamarante deixou de acessar o forum.

Qual seria sua dúvida sobre a Grado? Eu tenho uma Black e o Batuta tem (ou tinha) a Gold.

ANTUNES CARLOS
30-04-2010, 14:00
Mauro, eu não iria de Grado, iria de Nagaoka MP-110 (toca demais da conta e custa barato), Ortofon 2M Blue, (toca uma barbaridade, mas custa bem mais caro), ou de Stanton 680 EEE MK II. As três não custam tão caro, e só vão te trazer alegrias. Se quer economizar, compre a Nakaoga MP-110, e boas audições para você.
PS. Não compre na Needle Doctor, há vários sites com preços melhores.

André Maltese
30-04-2010, 15:04
Caro Antunes,

Qual Grado você escutou e em qual toca-discos? O que você notou de negativo que coloca uma Grado abaixo das citadas?

Já escutei algumas cápsulas e entre elas algumas Grado. Todas essas Grado, devidamente calibradas e casadas, tocaram muito bem.

Complementando: outro dia estava escutando uma Grado, antiga e das mais simples na casa de um grande amigo. O sistema "gira-discos" dele é o que a grande maioria chamaria de "estado da arte". Resumindo a performance daquela cápsula em uma única frase: Musicalidade acima de tudo. :legal:

Um abraço,

Felipe Duarte
30-04-2010, 15:30
Adoro esses tópicos desenterrados, olha só o post do Antônio, num sabia nadica de nada:hilario::hilario::hilario:

Oi pessoal.

Hoje é um dos grandes colaboradores

grande Abraço Antônio:tu:

ps...você está proibido de procurar minhas primeiras mensagens:lol::lol::lol:

chamava TD de vitrola:ataque::ataque:

zairon
30-04-2010, 15:50
Faz isso comigo não, Felipe :p

E pra tu ver, tem sujeito que passa séculos e não aprende nada :ataque:

André, tô imaginando quando pular da Black pra algo mais refinado.

Só um comentário, lá em casa, acho a black com as altas meio ardidas, creio que poderia resolver isso regulando o VTA, mas meu toca discos não tem esse ajuste (por enquanto :D )

Abraçao aos dois.

---------- Mensagem adicionada às 15:50 ---------- Mensagem anterior foi às 15:49 ----------

Só um adeno, já ouvi a Gold num Pioneer modado, com eletrônica de primeira e caixas MBL. Era coisa de louco :D

Felipe Duarte
30-04-2010, 16:05
Antônio, tá com problemas de agudos experimenta a Denon 110 que é muito macia:legal:

Eu tava com esse problema em casa,(detesto agudos ardidos, sempre foi inc6omodo) resolvi com um amp valvulado, perdi em agumas coisas, ganhei em outras, aí experimentei a DL 110 e não gostei, ficou "warm" demais, acho que não casou(pro meu gosto), testei uma Nagaoka 555 e foi bem melhor

Agora tô na procura de uma bela cápsula, algo mais pro analítico pra casar com as válvulas, dar mais detalhamento, uma Grado seria uma boa?

Estou aberto a sugestões:legal: (viu sr. Maltese????)

Grande Abraço

Felipe Duarte

André Maltese
30-04-2010, 16:41
(...)André, tô imaginando quando pular da Black pra algo mais refinado.

Só um comentário, lá em casa, acho a black com as altas meio ardidas, creio que poderia resolver isso regulando o VTA, mas meu toca discos não tem esse ajuste (por enquanto :D )

Antônio,

Se tivesse ajuste de VTA, baixaria o pivô um pouco, de "pelhonésimo" a "pelhonésimo", utilizando um baralho como auxiliar, como o STPAmarante ensinou.

(...)
Agora tô na procura de uma bela cápsula, algo mais pro analítico pra casar com as válvulas, dar mais detalhamento, uma Grado seria uma boa?

Felipe,

NMSO, as mais Grado mais "topo de linha" aliam melhor o detalhamento que você procura com essa assinatura quente e musical, marca registrada das Grado. Porém, com uma melhor relação custo/benefício a Audio Technica AT-150MLX dará muito detalhamento com um palco digno de dar inveja a muita MC de mais de US$2K. Palco. nisso as Audio Technica são peritas, tenha certeza. Não sei se é pelo sistema de gerador duplo que elas empregam, mas todas que escutei recriaram palcos amplos, bom recorte e detalhamento, desde a antiga AT-14S, de 1974 até a AT33R, uma cápsula que é algo de absurdo... mas aí, são mais de US$1000, além da necessidade de um pré e/ou um Step-Up a altura dessa jóia...

Vocês falam de cápsula e eu começo a devanear. Não tenho jeito mesmo.

Um abraço,

zairon
30-04-2010, 16:55
Antônio,
Se tivesse ajuste de VTA, baixaria o pivô um pouco, de "pelhonésimo" a "pelhonésimo", utilizando um baralho como auxiliar, como o STPAmarante ensinou.

Isso aí André, lembro quando ele falou do método. Alias, ele faz falta por aqui. Vou ver com o Guto esse lance, pois ele "improvisou" com o TD dele e deu um bom resultado. :legal:

Antônio, tá com problemas de agudos experimenta a Denon 110 que é muito macia:legal:

Eu tava com esse problema em casa,(detesto agudos ardidos, sempre foi inc6omodo) resolvi com um amp valvulado, perdi em agumas coisas, ganhei em outras, aí experimentei a DL 110 e não gostei, ficou "warm" demais, acho que não casou(pro meu gosto), testei uma Nagaoka 555 e foi bem melhor

Grande Abraço

Felipe Duarte

Felipe, a experiência que tenho com a Grado é pouca, ouço a Black em casa, ouvi a Gold por algumas horas e ouvi outras tantas horas um modelo mais TOP, mas infelizmente não lembro agora. Bom esse último modelo foi na casa do NMA, inclusive com amp valvulado. Daqui a pouco ele aparece aqui e pode falar qual a capsula que ouvimos lá, e com propriedade, comentar suas características.

Alias, um parentese... Não gosto de som analitico demais. :bD

Forte abraço e bom final de semana pra voces,

Antonio Carlos.

PS: André, pode devenear a vontade, que são verdadeiras aulas. :aplauso:

rafael_nader
30-04-2010, 16:58
...Vocês falam de cápsula e eu começo a devanear. Não tenho jeito mesmo.

Um abraço,

Só capsula????

Tu não podes ouvir de capsula, TD, R2R, K7, Fones.... que ja dispara a artilharia de conhecimento:legal:

E nós aqui, sempre aprendendo:legal:

Felipe Duarte
30-04-2010, 17:10
Felipe,
NMSO, as mais Grado mais "topo de linha" aliam melhor o detalhamento que você procura com essa assinatura quente e musical, marca registrada das Grado. Porém, com uma melhor relação custo/benefício a Audio Technica AT-150MLX dará muito detalhamento com um palco digno de dar inveja a muita MC de mais de US$2K. Palco. nisso as Audio Technica são peritas, tenha certeza. Não sei se é pelo sistema de gerador duplo que elas empregam, mas todas que escutei recriaram palcos amplos, bom recorte e detalhamento, desde a antiga AT-14S, de 1974 até a AT33R, uma cápsula que é algo de absurdo... mas aí, são mais de US$1000, além da necessidade de um pré e/ou um Step-Up a altura dessa jóia...

Um abraço,

Muito Obrigado André, essa AT-150MLX já estava na lista, depois de suas sugestões foi pra primeiro lugar, bom dela é que dá pra economizar com um set-up ou um estágio de fono mais invocado com MC, o duro é comprar sem escutar, eu estava quase indo pra DL 110 ou 160 ainda bem que um amigo gentilmente levou em casa pra testar.

Alias, um parentese... Não gosto de som analitico demais. :bD

Mais um ponto pra você ir de Denon:D

Só capsula????

Tu não podes ouvir de capsula, TD, R2R, K7, Fones.... que ja dispara a artilharia de conhecimento:legal:

E nós aqui, sempre aprendendo:legal:

Rafael, tem que cutucar a fera, e com vara curta:bD

Grande abraço a todos e bom final de semana:legal:

ANTUNES CARLOS
30-04-2010, 17:11
Maltese, falei das Grado, naquela faixa de preço. As Grado Prestige, principalmente a Grado Gold 1, toca demais da conta. Falei para evitar as Grado, no que se refre aos preços, já que ele, (o Mauro), quer uma cápsula barata, e que tenha alguma qualidade. Nesse quesito a Nagaoka MP-110, é imbatível, é a melhor cápsula, em matéria de custo/benefício, e que tem alguma qualidade.

Fjpsam
30-04-2010, 18:28
Talvez com esta caracteristica menos warn ..Quem sabe se a Dynavector MM 10X5 não pode ser desprezada, como diz o nosso amigo André cada cápsula tem seus encantos.
abs.
Fernando:legal:

Antônio,

Felipe,

Um abraço,

ANTUNES CARLOS
30-04-2010, 23:09
Maltese, essa cápsula que você citu, a Aúdio Technica AT-150MLX, tem uma qualidade assustadora. O som dessa cápsula, é um calmante para os neurônios, e realmente bate em cápsulas que custam quatro vezes mais.