PDA

Ver Versão Completa : Como dividir um arquivo .FLAC único?

Thomaz Maioline
28-10-2007, 10:41
Colegas do fórum,

estou aos poucos passando minhas musicas de mp3 para Flac, mas estou tendo uma dúvida, alguns arquivos que tenho são CDS inteiros em apenas um arquivo Flac. Alguém sabe como dividir esse arquivo Flac? Ou seja, cada música em um arquivo?

Se aqui não for lugar para esse assunto, poderiam me indicar o lugar correto?
Abcs.

Pedro .
28-10-2007, 10:53
Bom se voce tiver apenas um unico arquivo FLAC que contem o album inteiro, voce deverá pegar um bom editor de audio como o Sound Forge e ir cortando e salvando em varios arquivos FLAC (se tiver o codificador). Ou entao transformar o FLAC grande em WAV e depois cortar em arquivos WAV.

Agora um conselho que te dou, voce transformar as mp3s para flac nao terã ganho nenhum uma vez que já estao comprimidas. Voce só vai aumentar o tamanho do arquivo e mudar a extensao :legal:

Matias
28-10-2007, 11:45
Não adianta recodificar, a informação já foi perdida quando criou-se o MP3.
Tem que baixar o CD novamente ou ripar do CD original em lossless desde o princípio.

Thomaz Maioline
28-10-2007, 22:28
Obrigado pelas respostas!

Senhores, acredito que não me expliquei bem, estou atualmente substituindo meus mp3 por Flac, baixando tudo denovo e rippando meus CDS originais.

Estou muito satisfeito com a qualidade desse codec.
Pensei que existisse algum programa que fizesse o "recorte" da faixa grande pra mim, vou tentar procurar mais, qualquer coisa volto aqui.

Abraços.

besantos1980
28-10-2007, 22:46
O Nero faz isso, quando for fazer a gravação do disco.

Ele mostra onde estão as pausas, e depois é só cortar.

Fácil e rápido.

o Sound Forge, que o colega citou, também faz. Mas fica mais trabalhoso.

Dracull
29-10-2007, 08:56
Thomaz,

Se o arquivo FLAC estiver acompanhado do arquivo com as instruções para recostruir o CD original (CUE, se não me engano) e o Nero possuir o decoder para FLAC instalado, acredito que a maneira mais fácil de fazer o que você quer é gravar um CD-R (ou CD-RW, se não quiser perder uma midia) e depois fazer a extração digital do mesmo disco, pelo próprio Nero. Assim você terá as faixas devidamente separadas no final, em wave PCM. Aí é só recomprimir como você desejar.

Ja,

D.

VicenteMaia
29-10-2007, 09:05
Thomaz,
não faço uso desse tipo de ferramenta porque não costumo baixar música mas acredito que essa ferramenta que achei na internet faça isso que você quer de forma bem simples. você só precisa ter junto com o wav ou flac o respectivo .cue que é o "mapa" das músicas.
http://www.softpedia.com/get/Multimedia/Audio/Audio-CD-Rippers-Encoders/Medieval-CUE-Splitter.shtml

MARCUS BRAGA
29-10-2007, 11:20
Amigos nem sempre o nero vai conseguir fazer isso com os arquivos, mesmo se tiver o CUE.

Estou preparando uma ilustração explicativa dos casos que ocorrem e como dividir esses arquivos.:legal:

Daqui a pouco posto aqui novamente.

MARCUS BRAGA
29-10-2007, 15:53
Alguns casos como veremos ,nos impede de ler e ate mesmo de gravar no nero.

Então vou explicar como editar o "cue" e a gravar seu cds,

Primeiro voce tem que baixar o Foobar como mostrado na figura abaixo

__________________________________________________ _____________

http://i227.photobucket.com/albums/dd220/211marcus45/foobar.jpg

não esqueça de incluir o componente do nero, só assim voce grava apartir do foobar seus cds.

3- extraia os componentes para dentro do diretório ,como mostrado

http://i227.photobucket.com/albums/dd220/211marcus45/componentes.jpg

Aqui vem a parte em que muitos apagam seus arquivos ,pois acham que estão corrompido.
Em certas circustâncias nos deparamos com arquivos, de países como a china e Russia em que os caracteres não sao reconhecidos pelos AscII do nosso micro.(veja na figura como aparecem o caracteres no explorer do windows e como fica dentro do arquivo cue.)

Temos sempre que garantir que o nome do Cue , o nome do arquivo e o nome do "File" dentro do arquivo cue sejam iguais.

http://i227.photobucket.com/albums/dd220/211marcus45/igual.jpg

Então sempre renomeie seus arquivo de "cue" e de Flac ou qualquer extensão.

abra depois o arquivo cue com o Bloco de notas vai ate a linha file e coloque o mesmo nome que deu aos arquivos mais a extensão deles no seu caso .FLAC.

Cuidado!! as vezes quando renomeamos, colocamos de novo a extensão ou deixamos de colocá-la, pois a mesma aparece junto ao nome ,como na figura.

Voce pode editar o nome das musicas .
apareceram caracteres extranhos como nome delas em certos casos como na figura.
De posse das capas dos cds é só copiar e trocar os nomes de dentro do arquivo cue.

http://i227.photobucket.com/albums/dd220/211marcus45/rename.jpg

Proxima etapa apos seguir as intruções anteriores , seria clicar no arquivo cue a mandar abrir com o foobar .

võce seleciona tudo clica com o botão direito e escolhe se quer converter para wav dentro do seu HD ou gravar o cd.

pode ainda abrir um arquivo e criar o cue.:legal:

MARCUS BRAGA
29-10-2007, 15:55
Etapa final

clicar no arquivo cue a mandar abrir com o foobar .

võce seleciona tudo clica com o botão direito e escolhe se quer converter para wav dentro do seu HD ou gravar o cd.

pode ainda abrir um arquivo e criar o cue:legal:

http://i227.photobucket.com/albums/dd220/211marcus45/converter.jpg

THOMAZ não esqueça de ler o topico sobre como se tornar o "jack sparow"

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=57007

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Thomaz Maioline
29-10-2007, 19:50
Tutubarão, sem palavras para agradecer sua ajuda, lerei tudo e depois devo pegar seu msn!!!

Abraços.

MARCUS BRAGA
29-10-2007, 22:50
Ao seu dispor!!:legal:

abraços!!!!

Roosevelt
23-11-2007, 13:54
Pegando carona na dúvida do colega, existe alguma maneira de gravar diretamente os arquivos FLAC, sem antes ter de converter para WAV?

Outra coisa. Alguém grava CDs pelo iTunes? A gravação é boa e confiável?
Eu costumo usar o Toast quando em Mac, e o EAC, quando em PCs, mas gostaria de centralizar tudo no iTunes (para o caso de WAV, AIF e MP3).

Abraço,
Roosevelt

MARCUS BRAGA
24-11-2007, 20:40
Pegando carona na dúvida do colega, existe alguma maneira de gravar diretamente os arquivos FLAC, sem antes ter de converter para WAV?

Outra coisa. Alguém grava CDs pelo iTunes? A gravação é boa e confiável?
Eu costumo usar o Toast quando em Mac, e o EAC, quando em PCs, mas gostaria de centralizar tudo no iTunes (para o caso de WAV, AIF e MP3).

Abraço,
Roosevelt

1. Basta selecionar Flac no lugar de wav:legal:

2. não é muito boa, o nero é o gravador por excelência.:legal:

Roosevelt
26-11-2007, 02:24
Valeu pela dica, Tutu. :tu:

Quer dizer que o Nero pode gravar os arquivos FLAC? Irei tentar.
E é uma pena a gravação do iTunes não ser boa. Pelo visto estarei preso ao Nero e ao Toast.

ABraço,
Roosevelt

MARCUS BRAGA
21-12-2007, 10:50
Mario fernades,

o procedimento com Ape é omesmo com Flac e outros formatos

mario fernandes
21-12-2007, 10:52
Entendido, Marcus... :legal:

AndreSB
22-12-2007, 01:19
Este programa é muito bacana quando já se tem o arquivo CUE para separar o arquivo inteiro:
http://www.medieval.it/content/view/28/69/

Recomendo:tu:

Abraço

MARCUS BRAGA
22-12-2007, 01:36
serve somente para os casos em que o "cue" esta perfeito!!

como ja abordei antes no topico! ok!:legal:

Thomaz Maioline
09-01-2008, 11:56
André,

parece que a sua dica deu certo, muito obrigado!

Cal
04-03-2008, 19:31
Algumas dúvidas simples:

1. Sempre terei um dois arquivos - .cue e .ape, ou .cue e .flac? É isso?

2. Qual a melhor maneira de organizar nossas músicas? Tem-se vários arquivos (.ape, .flac, .cue e os de imagens) eles ficam todos misturados?

3. Baixei 2 arquivos com extensão .rar. Cada um deles com uma parte do cd. Tenho como juntá-los em um só?

4. Considerando espaço físico e ganho musical para qual arquivo devo converter, wave, flac ou ape?

Obrigado

MARCUS BRAGA
04-03-2008, 19:38
para o APE quando estiver em wav ou ape

e flac quando estiverem em flac

sim sempre dois arquivos.:legal:

Cal
04-03-2008, 20:34
Tutu,

1. Pelo que você menciona é possível cria um arquivo cue para aqueles arquivos ape ou flac que não possuem, é isso?

2. No foobar quando clico com botão direito sobre a música aparece a opção Utils > Edit Cuesheet. O arquivo que abre, após dar load e escolher o arquivo tem toda a modelagem de arquivo cue. É só copiar o conteúdo para o notepad e salvar com o nome do disco com extensão. É isso? Preciso fazer alguma coisa a mais ou tomar outro cuidado?

MARCUS BRAGA
04-03-2008, 20:45
nao sei se é possivel sem os tempos do original.

quando se baixa sempre vem dois arquivos.

se nao tiver o cue provavelmente vai ter que separar as musicas no sound forge , cortando.

ou pegar os cue novamente

Alfred Newman
18-03-2008, 12:24
Olá, pessoal.
Acabei de registrar-me no fórum e é sempre um prazer compartilhar conhecimentos com os demais usuários.
Eu uso sempre o EAC para cortar (split) os arquivos .wav quando o CD é ripado em um único arquivo, desde que este possua uma cue sheet[/i] incluída (não existe melhor programa para trabalhar com a cue sheet do que o mesmo que a gerou). Como fazer isso? Muito simples:

1 - Converta o arquivo lossless (.flac, .ape, .shn, .wv etc) para wav;
2 - EAC>Tools>Split WAV By Cue Sheet>With Gaps

O EAC lhe gerará uma nova cue sheet e cortará o rip inteiro, preservando os gaps do CD original.
O próprio EAC pode gravar seus CDs de áudio, usando a cue sheet original (inteira) ou a nova (porém, esta terá de ser editada) preservando todos os gaps e todas as informações do CD original.

Algumas observações importantes a respeito da cue sheet:
- às vezes a pessoa que ripa o CD inteiro inclui várias cue sheets, por ex: Bad Company (Gold CD).ape, Bad Company (Gold CD).flac etc. A cue sheet a ser usada deverá ter a extensão [b].wav;
- Caso esta cue sheet não esteja incluída, abra a incluída usando o "bloco de notas" e edite o campo onde diz, por ex.: FILE "Bad Company - Bad Company (Gold CD).ape" WAV para FILE "Bad Company - Bad Company (Gold CD).wav" WAV e salve o arquivo;
- A cue sheet deverá estar na mesma pasta onde estão os arquivos .wav, caso contrário, ela não funcionará;

Bom, espero poder ter ajudado; qualquer dúvida, é só falar.
Abraço a todos.

AN.

JeanKZ
23-04-2008, 18:08
como eu gravo em cd os arquivos flac o nero não reconhece esse arquivo? tem outro programa alem do nero que grava flac

MARCUS BRAGA
03-06-2008, 01:42
como eu gravo em cd os arquivos flac o nero não reconhece esse arquivo? tem outro programa alem do nero que grava flac

media monkey gold, somente o gold grava direto para o cd .

Anddre
03-06-2008, 11:02
Caro Marcus,

Belza de procedimento :legal:.

Funcionou direitinho e agora vou ouvir o resultado.

Um Abraço,
André

deSaint
07-06-2008, 12:06
Li o tutorial e vou tentar assim também...

Bom, mas eu faço por um programa mesmo. Tem no Baixaki, e nesses sites de programas, e tal.

Se nesses seus downloads estiver o aquivo .cue, basta abri-lo no Medieval CUE Splitter:

www.medieval.it/content/view/28/70/

Que o programa faz o trabalho de cortar, e bem rápido. Aqui funciona...

MARCUS BRAGA
16-09-2008, 12:20
para escutar as musicas divididas no foobar tem que assegurar que a linha FILE dentro do arquivo cue seja o nome igual ao dado ao arquivo que quer separar.

para isso abra o cue com o notepad e verifique.:legal:

Guto Pereira
16-09-2008, 12:24
O engraçado é que tenho aqui um arquivo que não tem cue e é inteiro, mas quando abro ele no foobar ele já faz o playlist numa boa como se tivesse o cue. Que recurso seria esse???

MARCUS BRAGA
16-09-2008, 12:38
O engraçado é que tenho aqui um arquivo que não tem cue e é inteiro, mas quando abro ele no foobar ele já faz o playlist numa boa como se tivesse o cue. Que recurso seria esse???

arquivos com extensao WV, fazem isso e as vezes ele estao com o formato iso, se vc abrir com o winiso ou winrar vc ainda consegue obter as capas:legal:

MARCUS BRAGA
16-09-2008, 12:51
no caso sempre pocure ver se da para abrir com o winrar

pois podem conter as capas junto com o arquivo e algumas informaçoes uteis.:legal:

http://i227.photobucket.com/albums/dd220/211marcus45/tutu-2.jpg

Guto Pereira
16-09-2008, 16:44
Esse é o TUTU!!! Hoje em dia eu passei a escutar por causa desse cara, antes eu era surdo e não sabia... nhac, nhac!!!