PDA

Ver Versão Completa : Antenas internas e externas para recepção HDTV

Páginas : 1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

aledj
02-12-2008, 04:56
Pessoal,
Moro em campinas-sp
Estou na dúvida entre a bem falada antena da proelectronic e a
Antena Externa SG2000 Amplificada VHF/UHF/Digital SAGNA .
(ambas vendidas no mundomax.com.br)
Qual tem a melhor qualidade de imagem?
Grato

Route 66
02-12-2008, 08:19
Faça uma busca por "Sagna" aqui no Fórum e vai ver o que o povo acha dessa antena...

Paulo Primatta
02-12-2008, 08:40
Pessoal,
Moro em campinas-sp
Estou na dúvida entre a bem falada antena da proelectronic e a
Antena Externa SG2000 Amplificada VHF/UHF/Digital SAGNA .
(ambas vendidas no mundomax.com.br)
Qual tem a melhor qualidade de imagem?
Grato

Você mesmo já respondeu. Como pode estar em dúvida entre um produto "bem falado" e outro "nem tanto"?

Paulo Rodrigues
02-12-2008, 09:10
Aí é que está. Eu acho que ele chega fraco já na antena, como eu disse mesmo sem divisor nenhum, eu não consigo mais de 85% de sinal em nenhum canal. E isso com o Semp que é mais sensível. Infelizmente não tenho como testar com o conversor "colado" na antena pra confirmar se a perda é nos ~20m de cabo.

Rafael,

Não conheço a escala percentual de medição do SEMP. Meu receptor é um SONY e com 50 na escala ele pega tudo muito bem.

Mas observe o seguinte:

Existe um mínimo de sinal necessário para o sistema digital funcionar bem e a qualidade do sinal ser satisfatória (relação Sinal Ruído acima do mínimo necessário).

Na recepção digital você não terá NENHUM ganho de qualidade no som ou na imagem tendo um sinal mais forte. No sistema de transmissão digital ou você capta ou não capta. Uma vez captado o sinal, a qualidade é sempre a mesma. É bem diferente da transmissão analógica à qual estamos todos mais acostumados.

O que você precisa se preocupar é com o seguinte: Sua imagem congela e/ou quadricula com os 85% do SEMP? Se não, este nível de sinal é mais do que suficiente e certamente você está tendo qualidade máxima em sua TV.

Ao incluir um número maior de pontos no seu sistema, talvez seja necessário apenas um amplificador de linha para preservar os 85% de sinal.

Um abraço,

Paulo

Jacob
02-12-2008, 16:03
Alguem pode me ajdar!!!

Comecei a usar o meo STB DC2008H neste sábado, olhei o dia todo a RBS TV ( moro no RS) e estava tudo normal c/ intensidade de sinal 98% Qs 98% e SNR 23dB mas só que as vezes ele dava umas travadas, mas era bem de vez em quando. Resolvi então trocar o cabo da antena por um RGC06 67% porque o meu outro estava muito velho e ressecado por estar exposto ao tempo (o cabo velho era um RGC59 40%). Depois que fiz toda a troca da fiaçao com as ponteiras devidamente corretas, meu conversor não funcionou mais. A Ins 40% e a Qs 70%;40% e variando muito o SNR de 23dB, que estava antes de eu mexer, caiu para 16dB, 9dB e variando direto sem parar, a imagem trava, destorce tudo, o som corta.
Depois de ter estragado tudo tentei voltar c/ o cabo antigo e nada, continuo o problema. Hoje pela manha tentei sintonizar todos os canais novamente e nada encontrou...

Testei ligar o cabo da antena direto na tv, para sintonizar o canais analogicos, quase todos estao com o sinal bom, dois canais tipo a MTV e TV COM ( canal que pego na minha regiao) ficaram muito bem. Estou ficando maluco e já nao tenho mais ideia do que pode ter acontecido. Ja testei o cabo desligado de todo o sitema e estao tudo OK...

Alguem pode ter uma ideia ae do que pode ter acontecido c/ o meo conversor?

vtec
02-12-2008, 18:57
Boa Noite Pessoal!!!

Comprei a antena Philips sábado na loja severo roth, como pessoal falou muito bem dela acabei comprando. Instalei ela, mas a imagem dos canais RBS, Band, Record, etc... ou seja, os canais VHF acredito eu, ficaram com uma imagem ruim, já os canais UHF, que seriam da MTV para cima, ficaram melhores. No manual da antena diz que ela é VHF, UHF e HDTV (digital). Agora veio a dúvida: Será que a antena está com algum defeito (fui trocar ela hj e peguei outra igual) ou será que o sinal VHF dela é ruim mesmo. Só mencionando que não estou usando conversor digital, pois não comprei ainda. No meu caso é melhor utilizar uma antena tipo "Boca de jacaré" ou "espinha de peixe" pois oferecem um melhor sinal VHF e UHF, este segundo sendo o principal para HDTV ou ficar com a antena philips mesmo já que o sinal UHF dela é bom??? Não sei quando vou poder comprar o conversor e queria uma antena que tenha um bom sinal VHF e UHF. Como eu troquei na loja hj espero que a outra esteje com defeito mesmo e está que eu peguei me proporcione um ótimo sinal!!! Espero não ter escrito nenhuma bobagem, pois sou um pouco leigo neste assunto e quem tem esta antena poderia me dizer se o sinal VHF dela é ruim para vocês também??? Um abraço a todos e aguardo a resposta!!! :legal:

Paulo Rodrigues
02-12-2008, 19:01
Xará, esse assunto de antenas já deu brigas terríveis aqui em casa. Confesso que exagerei mesmo. Só dessa bowtie (DIY) comprei duas. E já escrevi um tópico sobre elas que está aqui: Antenas Bowtie (painel), para UHF (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?p=1267479&highlight=triax#post1267479) . O problema é que as fábricas, todas elas, tirando a Philips, produzem antenas com um índice de qualidade baixíssimo. Veja nas fotos como tive que "consertar" a antena novinha. Até mesmo a recomendadíssima log-periódica PQ1045 da Proeletronic me obrigou a cravar novamente os rebites que chegaram soltos. Mas como não existem alternativas, a solução é compra-las e torcer para que cheguem em bom estado...

Pois é! Não funcionou....

Como não poderia usar uma antena externa, tentei a melhor antena interna possível. Isto é, uma Triax (colocada atrás do armário) com um booster de 36 dB.

Alterando a localização da antena dentro do apartamento (no meio da sala, na janela e etc..) o nível de sinal melhora, porém sem jamais ultrapassar os 38 mínimos necessários para se obter uma imagem no receptor SONY.

A TV está num apartamento no 8º andar, no meio de uma selva de prédios no centro da cidade, há cerca de 6 Km das antenas transmissoras em Belo Horizonte.

Baixando a bola eu me pergunto:

Será que a opção acima é realmente a melhor antena interna possível?

Será que uma antena interna amplificada (tipo Philips) não faria mais bonito que esta Triax com booster?

Paulo

Paulo Primatta
03-12-2008, 09:38
Boa Noite Pessoal!!!

Comprei a antena Philips sábado na loja severo roth, como pessoal falou muito bem dela acabei comprando. Instalei ela, mas a imagem dos canais RBS, Band, Record, etc... ou seja, os canais VHF acredito eu, ficaram com uma imagem ruim, já os canais UHF, que seriam da MTV para cima, ficaram melhores. No manual da antena diz que ela é VHF, UHF e HDTV (digital). Agora veio a dúvida: Será que a antena está com algum defeito (fui trocar ela hj e peguei outra igual) ou será que o sinal VHF dela é ruim mesmo. Só mencionando que não estou usando conversor digital, pois não comprei ainda. No meu caso é melhor utilizar uma antena tipo "Boca de jacaré" ou "espinha de peixe" pois oferecem um melhor sinal VHF e UHF, este segundo sendo o principal para HDTV ou ficar com a antena philips mesmo já que o sinal UHF dela é bom??? Não sei quando vou poder comprar o conversor e queria uma antena que tenha um bom sinal VHF e UHF. Como eu troquei na loja hj espero que a outra esteje com defeito mesmo e está que eu peguei me proporcione um ótimo sinal!!! Espero não ter escrito nenhuma bobagem, pois sou um pouco leigo neste assunto e quem tem esta antena poderia me dizer se o sinal VHF dela é ruim para vocês também??? Um abraço a todos e aguardo a resposta!!! :legal:

Conheço a Philips Mant 940 porque tenho duas. O manual dá margem a dúvidas sim. Ela não é uma antena para a faixa VHF. Trata-se de uma antena para a faixa UHF e só. Não existe uma antena que capte simulteamente sinais de RF nas faixas de VHF e UHF ao mesmo tempo. Trata-se de uma limitação física, característica das leis de propagação de ondas elétricas. Nem mesmo a Philips é capaz de revogar esta Lei.

E sendo uma antena para UHF, já está implícito que capta o sinal das emissoras de TV digital, como qualquer outra antena para UHF. Absolutamente não existe "antena especial para TV digital" ou "especial para HDTV". Isto é propaganda enganosa. É a mesma coisa que um fabricante de pneus os anunciasse como "especiais rolar para frente e para trás". Pombas, se são pneus devem rolar para frente e para trás.

Moro em uma região que tem visada direta para as torres transmissoras de TV, distantes 14 Km daqui. A antena Philips Mant 940 (as duas) têm um rendimento apenas razoável. A vantagem (e por isto acabei comprando mais uma) é que são "compactas" e podem ser instaladas discretamente na fachada da minha casa. Cada uma alimenta um televisor em um ponto da casa.

Entretanto...
Substitui uma delas pela consagrada Log-periódica Proletronic PQ1045 e o resultado foi espetacular. Além disto, a log-periódica não precisou de booster para que a intensidade do sinal ficasse ótima em todos os canais. O problema é o tamanho da antena PQ1045 mas a vantagem de não necessitar estar permanentemente ligada à tomada está me fazendo reconsiderar o caso. Talvez brevemente esteja vendendo uma das minhas Philips Mant 940.

Os casos em que precisar de um bom sinal VHF além de um bom sinal UHF, deve usar uma boa antena para cada faixa destas e usar um misturador de sinais para que possa usar apenas um cabo coaxial com os dois sinais. É assim que os antenistas profissionais agem quando seus serviços são solicitados. O resto é enganação.

rafael_netto
03-12-2008, 09:53
Existe um mínimo de sinal necessário para o sistema digital funcionar bem e a qualidade do sinal ser satisfatória (relação Sinal Ruído acima do mínimo necessário).

Na recepção digital você não terá NENHUM ganho de qualidade no som ou na imagem tendo um sinal mais forte. No sistema de transmissão digital ou você capta ou não capta. Uma vez captado o sinal, a qualidade é sempre a mesma. É bem diferente da transmissão analógica à qual estamos todos mais acostumados.

Os canais pegam com 70%, o problema é a instabilidade. Quando passa avião (o que é comum) a intensidade dá um "pico" pra 20 ou 30% tirando o sinal do ar por alguns segundos (no Proview é bem pior). E o sinal da Rede TV varia entre 60% (não pega) e 70% (pega) de acordo com o dia. Para assistir a Rede TV preciso rodar a antena para uma posição em que o sinal dela fica forte e estável, porém o das outras enfraquece ao ponto de pixelizar mesmo no Semp. Eu espero que um booster (ou amplificador) reduza esses problemas e possibilite pegar todos os canais sem mexer na antena, e sem requerer um sintonizador tão bom quanto o do Semp.

O sinal/ruído de todos os canais é bom (acima de 18dB) por isso eu acho que o amplificador não vai atrapalhar (como já aconteceu com alguns colegas).

Todas essas situações descritas são com o cabo ligado direto da antena pro conversor, sem divisores.

zairon
03-12-2008, 10:30
Alguém aqui usa essa antena? SANSUNG 9-dBi DE MESA (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85019058-antena-sansung-9-dbi-de-mesa-_JM)

Paulo Rodrigues
03-12-2008, 10:52
Conheço a Philips Mant 940 porque tenho duas.....

Moro em uma região que tem visada direta para as torres transmissoras de TV, distantes 14 Km daqui. A antena Philips Mant 940 (as duas) têm um rendimento apenas razoável. A vantagem (e por isto acabei comprando mais uma) é que são "compactas" e podem ser instaladas discretamente na fachada da minha casa. Cada uma alimenta um televisor em um ponto da casa.

Primatta,

Será que uma Philips Mant 940 faria melhor papel do que a minha "Triax com Booster" Interna? (veja minha última mensagem acima).

Obrigado,

Paulo

Paulo Primatta
03-12-2008, 17:06
Primatta,

Será que uma Philips Mant 940 faria melhor papel do que a minha "Triax com Booster" Interna? (veja minha última mensagem acima).

Obrigado,

Paulo
Não posso assegurar. Mas o pessoal aqui do forum tem reportado ótimos rendimentos com a antena do tipo bowtie (painel, também conhecida por aqui por DIY pelo passo-a-passo para monta-la em casa). Depende muito do local onde mora. O que é ótimo para um nem sempre funciona a contento para outro. Por isto este assunto é tão controverso e polêmico. Havia um participante por aqui que chegou a ficar hostil comigo porque disse que a Mant 940 não era a solução para todos os casos. Não é mesmo. Em alguns locais ela é ótima, em outros nem faz cosquinha na TV.
Em locais de recepção mais problemática, as antenas direcionais como as log-periódicas (onde a Proletronic 1045 é o exemplo mais clássico) são as indicadas, palavra dos antenistas, profissionais que instalam antenas todos os dias. Se as antenas transmissoras não estiverem instaladas em um mesmo local, como no Rio de Janeiro, talvez uma antena não direcional seja a solução.
Portanto, dizer se a antena A ou X é boa ou não, é apenas uma "achismo". Tudo depende da avaliação do local e das condições de propagação do sinal de TV.;)

vtec
03-12-2008, 17:08
Obrigado Paulo Primatta pela explicação.

Então no meu caso seria melhor trocar a MANT940 por duas antenas, uma VHF e uma UHF e colocar um misturador??? Bom, foi isto que eu entendi!!!

A região que eu moro é bem próxima das antenas das emissoras (ficam todas no mesmo local) aqui em Porto Alegre, só que é uma região com morros e acho que isso dificulta para um bom sinal. Acredito que o valor que paguei pela MANT940 (R$102) de para pegar duas antenas (VHF e UHF) + cabo coaxial + misturador na loja que eu comprei (Severo Roth) ou eu não preciso disto tudo??? Alguma dica???

Obrigado novamente pela atenção!!! :legal:

Rony_Ket
03-12-2008, 20:06
Alguém aqui usa essa antena? SANSUNG 9-dBi DE MESA (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85019058-antena-sansung-9-dbi-de-mesa-_JM)

Esta antena não serve... essa é para Wi-Fi...

Paulo Rodrigues
04-12-2008, 00:58
Os canais pegam com 70%, o problema é a instabilidade. Quando passa avião (o que é comum) a intensidade dá um "pico" pra 20 ou 30% tirando o sinal do ar por alguns segundos (no Proview é bem pior). E o sinal da Rede TV varia entre 60% (não pega) e 70% (pega) de acordo com o dia. Para assistir a Rede TV preciso rodar a antena para uma posição em que o sinal dela fica forte e estável, porém o das outras enfraquece ao ponto de pixelizar mesmo no Semp. Eu espero que um booster (ou amplificador) reduza esses problemas e possibilite pegar todos os canais sem mexer na antena, e sem requerer um sintonizador tão bom quanto o do Semp.

O sinal/ruído de todos os canais é bom (acima de 18dB) por isso eu acho que o amplificador não vai atrapalhar (como já aconteceu com alguns colegas).

Todas essas situações descritas são com o cabo ligado direto da antena pro conversor, sem divisores.

Rafael,

Qual é mesmo a distância que você está das antenas?

Booster geralmente é para quem está longe das antenas e/ou com muitos obstáculos no caminho, o que provoca a chegada já fraca do sinal à mesma.

Amplificador de linha, como eu te disse, é para trajetos longos de cabos ou então sinais sujeitos a divisões sucessivas nos cabos.

Faça o seguinte: Em algumas eletrônicas os vendedores são camaradas e permitem a troca de um pelo outro. Teste os dois e veja qual funciona melhor, uma vez que você não sabe se a perda é no cabo ou se o sinal já chega fraco.

Um abraço,

Paulo

Paulo Primatta
04-12-2008, 07:21
Obrigado Paulo Primatta pela explicação.

Então no meu caso seria melhor trocar a MANT940 por duas antenas, uma VHF e uma UHF e colocar um misturador??? Bom, foi isto que eu entendi!!!

A região que eu moro é bem próxima das antenas das emissoras (ficam todas no mesmo local) aqui em Porto Alegre, só que é uma região com morros e acho que isso dificulta para um bom sinal. Acredito que o valor que paguei pela MANT940 (R$102) de para pegar duas antenas (VHF e UHF) + cabo coaxial + misturador na loja que eu comprei (Severo Roth) ou eu não preciso disto tudo??? Alguma dica???

Obrigado novamente pela atenção!!! :legal:
Exatamente isto. Se você não tem problema de espaço ou acesso ao local de instalação da antena, a solução ideal é escolher uma boa antena de UHF (direcional ou não, dependendo das torres de transmissão), uma boa antena VHF e um misturador VHF/UHF. Assim, cada antena terá a sua oportunidade de receber os melhores sinais de sua faixa. ;)

fausso
04-12-2008, 15:19
amigos, como sou leigo no assunto, gostaria de consultar vocês a cerca de antenas, seguinte: Tenho uma antena VHS, convencional, porém sabem como é, sempre mais qualidade em determinados canais imagens fantasmas, por ai vai. Como fui assinante da Skai ainda tenho Sinrtonizador e a antena, e a patroa adora assistir os canais UHF (Péssimos por não ter antena UHF). Em abril a TV digital deve chegar aqui a Recife, a pergunta é esta a Antena/Sintonizador podem ser aproveitados? Terei que comprar uma UHF? Deverei comprar um o set-top box, é que minha TV é uma Panasonic PV8042. Por favor me orientem para que eu não gaste R$ e não tenha qualidade.
Obrigado e abraços.

zairon
04-12-2008, 15:33
amigos, como sou leigo no assunto, gostaria de consultar vocês a cerca de antenas, seguinte: Tenho uma antena VHS, convencional, porém sabem como é, sempre mais qualidade em determinados canais imagens fantasmas, por ai vai. Como fui assinante da Skai ainda tenho Sinrtonizador e a antena, e a patroa adora assistir os canais UHF (Péssimos por não ter antena UHF). Em abril a TV digital deve chegar aqui a Recife, a pergunta é esta a Antena/Sintonizador podem ser aproveitados? Terei que comprar uma UHF? Deverei comprar um o set-top box, é que minha TV é uma Panasonic PV8042. Por favor me orientem para que eu não gaste R$ e não tenha qualidade.
Obrigado e abraços.

Você terá que comprar o conversor digital sim.

Agora, com relação a antena, vai depender da distância da sua casa para a antena das transmissoras.

vtec
04-12-2008, 17:45
Exatamente isto. Se você não tem problema de espaço ou acesso ao local de instalação da antena, a solução ideal é escolher uma boa antena de UHF (direcional ou não, dependendo das torres de transmissão), uma boa antena VHF e um misturador VHF/UHF. Assim, cada antena terá a sua oportunidade de receber os melhores sinais de sua faixa. ;)

Valew, obrigado pelas dicas!!!

Pois é, espaço não é problema e tenho acesso legal aonde elas vão ficar instaladas (moro em casa).
Fui na loja hoje e troquei a antena, peguei uma VHF e uma UHF, misturador, cabo coaxial, cano (2 metros) para colocar as antenas, etc...
A antena VHF é do tipo espinha de peixe e a UHF é direcional. Vou instalar e ver no que dá... não aguento mais ver antenas na minha frente... espero que de tudo certo agora!!! :legal:

fausso
04-12-2008, 22:29
Zairon moro em prédio e em cima do mesmo estão a Antena Espinha de peixe VHS e Antena da Skay, esta última sem uso ela poderá ser utilizada, quando comprar o STB? E quanto a distância creio que não há problemas pois tirando os fantasmas, os sinais das emissoras, á exceção da rede TV, são muito fortes.:legal:
Abraços.

Paulo Primatta
04-12-2008, 23:32
Obrigado e abraços.

Fausso, a TV digital não tem nada a ver com a TV por assinatura (SKY). São sistemas de transmissão e recepção que funcionam em faixas completamente diferentes. Portanto, tanto o sintonizador quanto a antena parabólica não servem para a TV digital, que funciona na faixa de UHF.
Você terá que fazer agora o que deveria ter feito há muito tempo: comprar uma antena de UHF decente. Além disto, deverá comprar também um conversor para TV digital (set-top box). Mas não jogue fora a antena de VHF. Você deverá continuar com ela para poder sintonizar os canais que ainda não são digitais, até 2016.

fausso
05-12-2008, 01:22
Valeu Paulo, Seguirei seu conselho vou comprar hoje mesmo uma antena UHF e depois comento.
Abraços.

vtec
05-12-2008, 18:36
Ai galera, finalmente a imagem ficou boa agora!!! Todos os canais estão pegando super bem!!! A antena VHF é uma da marca Aquário (S-211 antena selada VHF 11 elementos) e a UHF é uma da marca Thevear (420C antena UHF toda faixa c/ misturador). Andei olhando o site das duas empresas e ambas me parecem ser antenas de boa qualidade, inclusive a Aquário tem um modelo semelhante a MANT940 da Philips. Obrigado pela ajuda dos colegas de fórum!!! :legal:

Troopa63
06-12-2008, 15:18
Olá a todos! Recentemente adquiri o conversor da toshiba modelo DC2008. Então o liguei numa antena interna UHF e só pegou a globo e o SBT de forma intermitente.

Então resolvi comprar uma antena uhf externa para ver se melhorava. Acabei comprando essa daqui, modelo boca de jacaré que parecia ser bem fajuta:

http://www.aquario.com.br/?action=produto/detalhe&c=2&s=10&p=10

Custou R$ 28,00...

E para minha surpresa, sintonizou muito bem o SBT, Globo, Record, Redetv, Gazeta, Bandeirantes e Mix. O canal 21 só pega as vezes, assim como a MTV e o canal ideal...

Na verdade eu só senti falta da TV cultura. Essa não pegou de jeito nenhum... Será que algum booster pode ajudar?

rafael_netto
07-12-2008, 14:10
Rafael,

Qual é mesmo a distância que você está das antenas?

Booster geralmente é para quem está longe das antenas e/ou com muitos obstáculos no caminho, o que provoca a chegada já fraca do sinal à mesma.

Amplificador de linha, como eu te disse, é para trajetos longos de cabos ou então sinais sujeitos a divisões sucessivas nos cabos.

No meu caso a distância não importa (é relativamente curta), o problema é a reflexão, como eu disse certa vez, eu moro em um "buraco" e pra chegar até a minha casa o sinal pega umas 3 conduções. Veja as imagens anexas...

Por isso eu acho que tenho os dois problemas - o sinal chega fraco (ou deteriorado, não sei se o problema é o mesmo), e mesmo que chegasse forte precisaria ser amplificado para dividir.

O teste que ainda não fiz seria ligar o conversor na menor distância possível até a antena e ver o nível de sinal que ele mede.

Milton Quadros
07-12-2008, 15:32
Caros,
liguei com linhas retas no Google Earth minha casa aas torres de transmissão das tvs daqui de Salvador (no momento apenas uma transmite digital) e dada a distância de 20,1 km, em média, e a ausência de obstáculos para um canto do quintal da casa, optei por uma antena Proeletronic do tipo "boca de jacaré", toda faixa.
Vou aproveitar também e instalar uma antena VHF pois a recepção da antena interna é muito ruim. Ai veio a dúvida: ao transportar o sinal em um único cabo, como faço para interligar o cabo no conversor e na TV? Imaginei o esquema à seguir.

É mesmo dessa forma? Não há perdas nessas manipulações?

Tentei obter essas respostas em posts passados aqui do fórum mas com tantos posts não consegui encontrar.

http://i241.photobucket.com/albums/ff151/mquadros1/misturador.jpg

Paulo Primatta
07-12-2008, 15:49
Caros,
liguei com linhas retas no Google Earth minha casa aas torres de transmissão das tvs daqui de Salvador (no momento apenas uma transmite digital) e dada a distância de 20,1 km, em média, e a ausência de obstáculos para um canto do quintal da casa, optei por uma antena Proeletronic do tipo "boca de jacaré", toda faixa.
Vou aproveitar também e instalar uma antena VHF pois a recepção da antena interna é muito ruim. Ai veio a dúvida: ao transportar o sinal em um único cabo, como faço para interligar o cabo no conversor e na TV? Imaginei o esquema à seguir.

É mesmo dessa forma? Não há perdas nessas manipulações?

Tentei obter essas respostas em posts passados aqui do fórum mas com tantos posts não consegui encontrar.

http://i241.photobucket.com/albums/ff151/mquadros1/misturador.jpg
É isto mesmo, Milton. Também acho que deverá perder alguma coisa nestas conexões mas acho que irá funcionar sim. Alguns televisores, que possuem conversor incorporado, a entrada de TV é única para UHF e VHF o que economiza o divisor.
As minhas antenas estão ligadas conforme o seu desenho. Estou usando uma antena Castelo que capta UHF e VHF e já tem a caixinha do misturador incorporado. A descida do sinal é feita por um único cabo coaxial que conecta-se diretamente à única entrada de antena da TV.

luigioliver
08-12-2008, 19:25
Olá pessoal,

Moro num prédio com antena coletiva e a imagem analógica é perfeita. Peguei o DC2008H e tentei sintonizar, mas não consegui nada.
Obs.: Alguns canais UHF também pegam perfeito (Record News / Mtv)

O que pode estar acontecendo?

Agradeço a ajuda.

rabib
08-12-2008, 19:46
Na verdade eu só senti falta da TV cultura. Essa não pegou de jeito nenhum... Será que algum booster pode ajudar?

Dá uma fuçada no Forum.. Vc vai ver que a Cultura ainda nao tem equipamento potente para transmitir..

Assim, vc vai pegar a cultura só se estiver próximo à torre..

Mas cá entre nós.. Sentir falta da Tv Cultura? :)

thiagoip
08-12-2008, 22:14
Comprei meu Aiko na semana passada na americanas.com - e fui tubo bem.

Moro em Taboão da Serra, município vizinho da cidade de São Paulo, região sudoeste.

Liguei uma anteninha borboleta no receptor e de cara peguei a Record, Globo, Canal Ideal, Band.

Comprei uma antena interna Castelo 6000 e com ela consegui pegar todos os canais, menos a Cultura e Tv Camara/Tv senado/ Tv Brasil. Mas tenho que mudar a posição, dependendo do canal.

Fiquei contente, pois moro no primeiro andar de um prédio e estou cercado por outros prédios por todos os lados.

Aqui temos antena coletiva VHF;UHF, mas na tv normal não consigo pegar quase nenhum canal UHF, só pega a Mix TV com qualidade ruim, e um o outro canal com qualidade ruim também.

Liguei a antena interna Castelo direto na TV e peguei quase todos os canais UHF, como NGT, MTV, Rede Brasil, com qualidade ruim, mas pegaram de um jeito que na antena coletiva não pegam de jeito nenhum.

Liguei a antena coletiva no Aiko e com ela só pega a Record HD.

Comentei com o zelador e ele disse que a região que estamos não é boa pra sinal UHF. (Não condordo - Estamos a 13 km, em linha reta, da Avenida Paulista)

Mas se com uma antena interna eu consigo captar o sinal UHF, porque a antena UHF externa não pega?

Pode haver alguma perda de sinal, pois estou no primeiro andar?

O que podem me dizer disso?

Paulo Primatta
08-12-2008, 23:04
Comprei meu Aiko na semana passada na americanas.com - e fui tubo bem.

Moro em Taboão da Serra, município vizinho da cidade de São Paulo, região sudoeste.

Liguei uma anteninha borboleta no receptor e de cara peguei a Record, Globo, Canal Ideal, Band.

Comprei uma antena interna Castelo 6000 e com ela consegui pegar todos os canais, menos a Cultura e Tv Camara/Tv senado/ Tv Brasil. Mas tenho que mudar a posição, dependendo do canal.

Fiquei contente, pois moro no primeiro andar de um prédio e estou cercado por outros prédios por todos os lados.

Aqui temos antena coletiva VHF;UHF, mas na tv normal não consigo pegar quase nenhum canal UHF, só pega a Mix TV com qualidade ruim, e um o outro canal com qualidade ruim também.

Liguei a antena interna Castelo direto na TV e peguei quase todos os canais UHF, como NGT, MTV, Rede Brasil, com qualidade ruim, mas pegaram de um jeito que na antena coletiva não pegam de jeito nenhum.

Liguei a antena coletiva no Aiko e com ela só pega a Record HD.

Comentei com o zelador e ele disse que a região que estamos não é boa pra sinal UHF. (Não condordo - Estamos a 13 km, em linha reta, da Avenida Paulista)

Mas se com uma antena interna eu consigo captar o sinal UHF, porque a antena UHF externa não pega?

Pode haver alguma perda de sinal, pois estou no primeiro andar?

O que podem me dizer disso?

Será que esta antena coletiva está bem instalada para sinais UHF? A TV analógica é muito mais tolerante em relação à intensidade e qualidade do sinal captado. A TV digital não. Se não estiver acima dos limites mínimos o conversor simplesmente não aceita. É tipo 8 ou 80: ou a imagem é ótima ou não pega nada. Se você consegue cptar os sinais UHF com uma antena interna significa que existe sinal na localidade. Logo, o que está deficiente é a captação pelo sistema da antena coletiva. Ou convence o condomínio a fazer uma revisão ou instale você mesmo a sua antena externa UHF e seja feliz.

thiagoip
08-12-2008, 23:11
Será que esta antena coletiva está bem instalada para sinais UHF? A TV analógica é muito mais tolerante em relação à intensidade e qualidade do sinal captado. A TV digital não. Se não estiver acima dos limites mínimos o conversor simplesmente não aceita. É tipo 8 ou 80: ou a imagem é ótima ou não pega nada. Se você consegue cptar os sinais UHF com uma antena interna significa que existe sinal na localidade. Logo, o que está deficiente é a captação pelo sistema da antena coletiva. Ou convence o condomínio a fazer uma revisão ou instale você mesmo a sua antena externa UHF e seja feliz.

Vou conversar com o zelador pra verificar a coletiva. O máximo que eu posso fazer é esconder na sacada uma anteninha. Vou fazer aquela que ensinam aqui no fórum pra ver no que dá.

Debiantec
09-12-2008, 16:27
Alguém sabe a diferença entre a Proletronic PQ45-1040 e a PQ45-1010 ?

Paulo Primatta
09-12-2008, 19:56

Depois de "rigorosos estudos" alguns participantes chegaram à conclusão de que são eletricamente idênticas. A diferença é que a 1040 vem em uma embalagem de papelão enquanto a 1010 é despachada dentro de um saco plástico.
De qualquer modo, apesar de ser disparada a melhor antena de UHF disponível no mercado (palavras do antenista Nascimento), o controle de qualidade da Proeletronic deixa muito a desejar. A minha veio com vários rebites descravados que eu mesmo tive que recoloca-los. Mas depois de "re-montada" funcionou perfeitamente, captando todos os canais aqui do Rio com intensidade 100% e qualidade 100% (instalação a 15 Km das antenas transmissoras).

Paulo Rodrigues
09-12-2008, 20:36

Segundo informações que obtive na época em que comprei a minha, as duas são idênticas, diferindo apenas a posição e o sistema de fixação ao mastro.

Paulo

Debiantec
09-12-2008, 22:12
Valeu pessoal. O problema é que a loja aqui do Rio nunca tem em estoque. Estou pensando em comprar na net mesmo. Mas se a antena está vindo com "quebradinhos" uma loja física seria melhor porque eu poderia examinar. A Amplimatic que instalei foi um desastre. Está encostada.

oneill
10-12-2008, 07:46
Como não encontrei a tal antena uitilizada pelo CETUC, comprei pela Net, na Mundomax, a Proeletronic Banda IV e V (1010/1040) e instalei voltada para o Sumaré.
Captei com sinal acima de 75% os canais analógicos 25 e 30 (Record, Globo) e alguns outros com sinal mais fraco (44,58).

Também fiz testes na direção Pena ( Sinal excelente, está a 2 km de minha casa) e Mendanha( bom sinal no canal 81 - Globo).

Estou no pé da Serra e a recepção pelo Sumaré é extremamente difícil. Quando usava VHF, só com amplificador.

O preço da antena foi R$28,90 e o frete pelo E-SEDEX R$6,44: total R$ 35,34 entregue em dois dias na minha porta, serviço de primeira.

Dá para recomendar sem susto a antena e a loja.

Agora vou aguardar o lançamento dos decodificadores com Ginga para comprar e desfrutar da futura interatividade.

Um abraço

rafael_netto
10-12-2008, 10:07
Captei com sinal acima de 75% os canais analógicos 25 e 30 (Record, Globo) e alguns outros com sinal mais fraco (44,58).

Também fiz testes na direção Pena ( Sinal excelente, está a 2 km de minha casa) e Mendanha( bom sinal no canal 81 - Globo).

Estou no pé da Serra e a recepção pelo Sumaré é extremamente difícil. Quando usava VHF, só com amplificador.

Pelo que eu entendi você está em Jacarepaguá. Nunca testei "in loco" mas pelo site da Anatel todos os canais que você recebe são do Morro da Pena. A Globo no canal 30 é recente e foi anunciada aqui no fórum.

Os canais do Mendanha são Bandeirantes (15), CNT (17), Globo (28), TV Brasil (32), Record (38) e SBT (56). Os UHF do Sumaré são ruins de pegar mesmo de cara pras antenas, destacam-se Mix (16), MTV (48) e Record News (50). O canal 81 não existe na faixa de UHF.

Tudo isso é bom lembrar são canais ANALÓGICOS.

FastMHZ
10-12-2008, 11:12
Eu acabei de cancelar a NET, resolvi voltar para a simplicidade.

A antena coletiva do meu prédio é ruim.

Gostaria de comprar uma antena interna e mais o conversor para HDTV Semp Toshiba DC2008H.

O que vocês podem me indicar de antena interna ?

[]s
Fernando

zairon
10-12-2008, 11:16

Gostaria de comprar uma antena interna e mais o conversor para HDTV Semp Toshiba DC2008H.

[]s
Fernando

Eu comprei o meu no Shoptime e veiu junto com uma antena Philips, ela é boa, pelo menos aqui no meu apartamento.

Route 66
10-12-2008, 17:38

Estou usando uma EBCom, bem melhor do que a Plasmatic que eu usava antes. Paguei R$ 35 nela na Sta Efigênia. O povo aqui fala muito bem da DIY do wuemura como antena interna também.

Antes de sair comprando, qual é a sua localização (bairro) e como é a visada da sua casa em relação à região da Av. Paulista/Dr. Arnaldo (que é onde ficam as antenas transmissoras)?

Dependendo do bairro, uma antena interna pode não ser suficiente.

FastMHZ
10-12-2008, 18:44
Estou usando uma EBCom, bem melhor do que a Plasmatic que eu usava antes. Paguei R$ 35 nela na Sta Efigênia. O povo aqui fala muito bem da DIY do wuemura como antena interna também.

Antes de sair comprando, qual é a sua localização (bairro) e como é a visada da sua casa em relação à região da Av. Paulista/Dr. Arnaldo (que é onde ficam as antenas transmissoras)?

Dependendo do bairro, uma antena interna pode não ser suficiente.

Eu moro a uns 15min da Av Paulista, estou próximo ao metrô Paraíso.

Com a antena coletiva do prédio, Globo e Record pegam muito bem, Gazeta, Band e Rede TV razoável, já o SBT é meio ruim. Os canais UHF (MTV, TV Mix) são inexistentes.

Qual loja na Sta. Efigênia que você comprou ? Tem o endereço certinho ?

[]s
Fernando

Route 66
10-12-2008, 20:03
Pelo visto, você mora relativamente perto das antenas. Pode ser que uma interna dê conta do seu caso, pois mesmo que não tenha visada direta, pode pegar bem algum sinal refletido, já que aí ele é forte o bastante pra isso. Mas só testando pra ver mesmo.

Fernando, endereço eu não tenho, mas tinha em uma pancada de loja. Me pediram de 35 a 45 nela, precisa dar uma pesquisadinha, mas todas as lojas de antena estão tendo a EBCom, basta dar uma circulada por lá perguntando preço.

Mais uma pergunta: Como pega a MTV analógica aí com antena interna? Essa resposta pode determinar como vão pegar os canais digitais pra você. Se ela pegar pelo menos assistível (mesmo que com fantasmas e chuviscos), grandes chances de pegar tudo pra você.

E não se esqueça que essa EBCom é direcional, ou seja, pode ser que você tenha que ficar mexendo nela pra pegar todos os canais. Mas fica a dica, se guie pelos NS e QS do STB que ajuda bastante pra direcionar a antena.

oneill
11-12-2008, 08:46
Os canais UHF vão até 83, que é a faixa 884-890 MHz.
O 81 que sintonizei no Mendanha é 874,3 MHz.
A antena precisa ser TODA BANDA (Proeletronic PQUT1000).

Analógicos, todos, por certo. Não tenho transcodificador digital.

Um abraço

Oneill

anakinrj
11-12-2008, 09:36
Pessoal qual é a melhor a Antena DTV1000 Interna TV Digital AQUARIO ou a Proeletronic PQUT1000 ou 1010?

rafael_netto
11-12-2008, 14:34
Os canais UHF vão até 83, que é a faixa 884-890 MHz.
O 81 que sintonizei no Mendanha é 874,3 MHz.
A antena precisa ser TODA BANDA (Proeletronic PQUT1000).

Isso é muito estranho, porque os canais acima de 69 não são usados (nos EUA foi pra usar a faixa em celulares analógicos, não sei aqui). A Anatel não fala de nenhuma transmissão neste canal. Talvez você tenha pegado algum harmônico ou batimento... como ficou a recepção?

Rony_Ket
11-12-2008, 17:26
Pelo visto, você mora relativamente perto das antenas. Pode ser que uma interna dê conta do seu caso, pois mesmo que não tenha visada direta, pode pegar bem algum sinal refletido, já que aí ele é forte o bastante pra isso. Mas só testando pra ver mesmo.

Fernando, endereço eu não tenho, mas tinha em uma pancada de loja. Me pediram de 35 a 45 nela, precisa dar uma pesquisadinha, mas todas as lojas de antena estão tendo a EBCom, basta dar uma circulada por lá perguntando preço.

Mais uma pergunta: Como pega a MTV analógica aí com antena interna? Essa resposta pode determinar como vão pegar os canais digitais pra você. Se ela pegar pelo menos assistível (mesmo que com fantasmas e chuviscos), grandes chances de pegar tudo pra você.

E não se esqueça que essa EBCom é direcional, ou seja, pode ser que você tenha que ficar mexendo nela pra pegar todos os canais. Mas fica a dica, se guie pelos NS e QS do STB que ajuda bastante pra direcionar a antena.

Isso serve pro meu caso também?

Estou a 22km das antenas (Z/S - Cidade Dutra), e aqui tenho um sinal "assistível" da MTV com antena interna DIY (design Folded-Dipole)...
Canais VHF, tenho duas antenas do tipo Master, 11 elementos eu acho...
Em uma delas, fica excelente a Cultura, Globo e Band, SBT e Record, mais ou menos... Rede TV e Gazeta, impraticáveis...
Na outra antena, fica excelente o SBT e a Record, a Rede TV fica bom, a Cultura, mais ou menos... e os demais canais... horríveis

Route 66
11-12-2008, 17:34

Estou a 22km das antenas (Z/S - Cidade Dutra), e aqui tenho um sinal "assistível" da MTV com antena interna DIY (design Folded-Dipole)...
Em uma delas, fica excelente a Cultura, Globo e Band, SBT e Record, mais ou menos... Rede TV e Gazeta, impraticáveis...
Na outra antena, fica excelente o SBT e a Record, a Rede TV fica bom, a Cultura, mais ou menos... e os demais canais... horríveis

Se você pega bem esses canais, deve ter visada boa pra Paulista. Provavelmente os canais digitais vão pegar pra você também, talvez à exceção da Cultura, TV Brasil e TV Senado, que têm transmissor fraco.

Mas te falo isso baseado no método do Cálculo Hipotético Universal Técnico-Especulativo (C.H.U.T.E.), pra saber mesmo só testando. Mas tem chances sim, pelo fato de você pegar MTV, o sinal tá chegando aí...

Route 66
11-12-2008, 17:43
Isso é muito estranho, porque os canais acima de 69 não são usados (nos EUA foi pra usar a faixa em celulares analógicos, não sei aqui). A Anatel não fala de nenhuma transmissão neste canal. Talvez você tenha pegado algum harmônico ou batimento... como ficou a recepção?

Aqui também, os canais 70 a 83 foram cedidos para a faixa de 850 MHz de celular, onde hoje atua a Vivo. Nos EUA, eles foram subtraídos em 1981, aqui ficou pra meados da década de 90.

oneill
11-12-2008, 18:12

Muito boa. Sem batimento. Antena direcional apontada exatamente para a Serra do Mendanha a 23 km de distância.

Um abraço

Oneill

Paulo Primatta
11-12-2008, 19:07
(...) Mas te falo isso baseado no método do Cálculo Hipotético Universal Técnico-Especulativo (C.H.U.T.E.), pra saber mesmo só testando. (...)
:riso::riso::riso::riso::riso: GENIAL!

anakinrj
11-12-2008, 20:47
alguem conhece a antena Antena DTV1000 Interna TV Digital AQUARIO?

FastMHZ
11-12-2008, 21:12

Hummm...usando a antena coletiva, pega muito ruim a MTV, ou melhor, praticamente não pega um canal UHF que de pra assistir.

Os canais HDs estão na banda UHF ?

[]s
Fernando

Route 66
12-12-2008, 11:55
Sim, todos na banda UHF, concentrados entre o 15 e o 33. Só tem 2 canais bem altos, a TV Brasil (61 ou 63, sei lá) e TV justiça (67).

Pelo visto, sua coletiva só tem VHF, ou coloca uma antena UHF nela ou então você vai ter que partir pra antena interna.

aledj
17-12-2008, 02:13
Pessoal
Comprei um conversor da aiko e tb.comprei a antena proeletronic pq 1040.Eu a coloquei bem alto no telhado,mas deixei-a solta no chão do telahdo,sem fixar no mastro.
N está pegando nada.Fiz a busca pelos canais no aiko,e n achou nenhum canal.
No fds vou instalar corretamente.
Achei estranho n pegar nada
O que acham?
Estou pensando em comprar uma interna
Grato

rabib
17-12-2008, 06:19
TVD é assim: Ou pega perfeito, ou não pega nada...

A antena está corretamente alinhada para a antena transmissora?

Paulo Primatta
17-12-2008, 08:12
Pessoal
Comprei um conversor da aiko e tb.comprei a antena proeletronic pq 1040.Eu a coloquei bem alto no telhado,mas deixei-a solta no chão do telahdo,sem fixar no mastro.
O que acham?
Grato

Se uma antena externa, colocada no alto de um telhado, não capta os sinais, imagine uma interna...
Não sei sua situação geográfica em relação às torres transmissoras mas são vários fatores que contribuem para uma boa ou má recepção:

1) A antena deve ser bem instalada, com cabos íntegros, sem emendas, de boa qualidade, sem curtos. Cheque as conexões do lado da antena e do conversor.
2) A antena tem que estar bem orientada. Lembre-se de que esta antena é bem direcional. Se estiver simplesmente "largada" sobre o telhado, provavelmente estará apontada para um local sem torres de TV...
3) Existem obstáculos (morros ou prédios) entre as torres e sua antena?
4) Você está localizado em uma região distante das torres?

Se todos os itens tiverem sido seguidos, pode ser que um booster seja recomendável.

zairon
17-12-2008, 09:08
Falando em booster, onde eu compro um por um preço razoável?

aledj
17-12-2008, 09:13
Paulo,
Ela está direcionada pra tv globo sim.Mas está no chão.
O estranho é que n há nenhum sinal,por pior que seja.
As conexoes estão ok.
Só falta entaõ eu colcar ela no mastro.
Grato

Se uma antena externa, colocada no alto de um telhado, não capta os sinais, imagine uma interna...
Não sei sua situação geográfica em relação às torres transmissoras mas são vários fatores que contribuem para uma boa ou má recepção:

1) A antena deve ser bem instalada, com cabos íntegros, sem emendas, de boa qualidade, sem curtos. Cheque as conexões do lado da antena e do conversor.
2) A antena tem que estar bem orientada. Lembre-se de que esta antena é bem direcional. Se estiver simplesmente "largada" sobre o telhado, provavelmente estará apontada para um local sem torres de TV...
3) Existem obstáculos (morros ou prédios) entre as torres e sua antena?
4) Você está localizado em uma região distante das torres?

Se todos os itens tiverem sido seguidos, pode ser que um booster seja recomendável.

Paulo Rodrigues
17-12-2008, 09:49
Pessoal
O que acham?
Grato

Alexandre,

Antes de instalar a minha Proeletronic fiz a mesma coisa, deixei ela largada sobre o telhado só para testar. Consegui captar alguns sinais bem fracos, mas posso te assegurar que a diferença é grande ao elevá-la pelo menos um metro da lage. Esta antena, por ser direcional, é muito sensível ao posicionamento. Tem que estar bem apontada!

Boa sorte,

Paulo Rodrigues

myonek
17-12-2008, 19:12

Rony ... beleza ai cara.....

Gostaria de saber se já fez um teste ???

Efetuei a compra do meu conversor e agora preciso comprar a antena UHF ...

Não sei se compro interna ou externa .....

Em que local da Dutra vc mora ??? Eu moro perto da Papini ...

Abs

Fulgore
18-12-2008, 10:29
Pessoal comprei uma antena da proeletronic (PQUT1000) por 20 mangos e o sinal to recebendo assim:
15 - Mix TV -70%
17 - Gazeta -70%
18 - Rede Globo - 98%
20 - Rede Record - 90%
22 - Rede 21 - 15% (sem sinal)
23 - Rede Bandeirantes - 85%
24 - TV Cultura - 0% (sem sinal)
28 - SBT -96%
29 - RedeTV! - 90%
30 - RIT - 15%
31 - MTV Brasil - 98%
33 - Canal Ideal - 15% (não sintoniza)
47 - NGT - 0% (sem sinal)
61 - TV Assembléia Legislativa SP - 15% (sem sinal)
63 - TV Brasil - 15% (sem sinal)
67 - TV Justiça - 5% (sem sinal)

A minha duvida e o seguinte compensaria comprar uma PQ45-1040, ou não irria ter muitas melhorias significativas, já que 1040 é 14 dBi de ganho e a 1000 e 9 dBi, ou isso não enfluencia muito?

maurofranco
18-12-2008, 17:08
Pessoal comprei uma antena da proeletronic (PQUT1000) por 20 mangos e o sinal to recebendo assim:
15 - Mix TV -70%
17 - Gazeta -70%
18 - Rede Globo - 98%
20 - Rede Record - 90%
28 - SBT -96%
29 - RedeTV! - 90%
30 - RIT - 15%
31 - MTV Brasil - 98%

A minha duvida e o seguinte compensaria comprar uma PQ45-1040, ou não irria ter muitas melhorias significativas, já que 1040 é 14 dBi de ganho e a 1000 e 9 dBi, ou isso não enfluencia muito?

Cara por experiência já testei algumas antenas e essa proeletronic 1040 teve o melhor desempenho até agora dependendo do local que voçê mora acredito que hávera melhora significativa...
No tópico da antena DIY tinha ou tem até uma antena que montei a DB8 e 4, que apesar de não ser ruim não conseguia sintonizar a Cultura e nem havia sinal algum da tv Brasil já com a proeletronic 1040 a tv cultura estabilizou e atv Brasil apareceu o sinal...
Local de referência Itaim Paulista.
Abraço

rafaelfaoliveira
19-12-2008, 22:17
15 - Mix TV -70%
17 - Gazeta -70%
18 - Rede Globo - 98%
20 - Rede Record - 90%
28 - SBT -96%
29 - RedeTV! - 90%
30 - RIT - 15%
31 - MTV Brasil - 98%

Caro colega, acredito que 5dB a mais no seu caso não farão nenhuma diferênça, pois você já está recebendo todas as emissoras que estão com altas potências, as demais realmente estão transmitindo com potências muito baixas, pelomenos por enquanto. Teoricamente voce teria um aumento no nivel de sinal recebido, porém provavelmente ainda não será o suficiente para abrir o sinal.

Att...
Rafael Oliveira

GusJammer
20-12-2008, 11:09
Pessoal,

peço a ajuda de vocês aqui: eu moro perto da Av. Paulista (na Vila Mariana - cerca de 3km da Paulista) e gostaria de saber se esse conjunto consegue sintonizar a maioria dos canais digitais:

http://www.shoptime.com.br/ShopProd/15/211211&position=6&placeOrigin=15204

Estou pensando em comprar esse conversor da Semp Toshiba + antena da Philips.

Vocês acham que consigo sintonizar os canais?

Gustavo.

fausso
21-12-2008, 09:49
Amigos eu de novo, comprei a antena uhf proeletronic digital, seguindo vossas orientações, o cara que me atendeu não entendia nada do que tentava falar e me vendeu um misturador também da proeletronic so que no mesmo esta escrito ENTRADA BI E ENTRADA BIII, fui dar uma olhada no site da proeletronic e falam que BI é pra canais de 2 a 6 e BIII canais de 7 a 13. Ora eu tenho a antena VHF e esta UHF, e quero mandar os sinais das 2, VHF/UHF, daí ví no site um misturador da proeletronic com entradas UHF/VHF.
http://www.proeletronic.com.br/conteudo.php?area=produtos_detalhes&codprod=66.
O cara não me vendeu o troço errado? não seria este do Link?:mad:
Obrigado.

ffugita
22-12-2008, 08:22
Não conseguia sintonizar a cultura de jeito algum (sinal zerado), e a alguns dias ela resolveu aparecer com sinal a 97% sem mexer na antena! Parece que finalmente eles finalmente resolveram consertar os transmissores deles. :bD

A unica coisa chata é que eles estão transmitindo um sinal 4:3 esticado para 16:9. :discordo:

Por fim, reparei que esse medidor de sinal do aiko é meio furado. O canal 33 eu recebo com NS a meros 15%, e o QS fica a ridiculos 5%, e o canal entra normalmente. :susto: Agora a band aqui fica com NS a 45% e com QS em 10%, e não pega. :que: Vou tentar montar uma DB8 para tentar sintonizar a band...

rafael_netto
23-12-2008, 20:24
Acabei de experimentar a eficiência da "anteninha milagrosa" que vende no Camelódromo do Rio, não sei se existe em outros lugares. Consegui 40% de nível de sinal da Globo, não foi o suficiente pra pegar, mas uma antena comum de "chifre" nas mesmas condições não passou de 20%. Então ela realmente deve ser mais eficiente que uma antena interna comum em alguns casos, talvez ajude pra quem tem problemas com a interna comum e não pode (ou não quer) colocar uma antena melhor dentro de casa.

Pra quem não sabe essa antena, que parece ser feita em fundo de quintal, tem dois elementos ovais que cruzam como um X. É como se fosse uma antena comum de chifre em que as hastes foram dobradas (se fosse possível)

Schoena
24-12-2008, 17:26
Estou no interior de SP, em Sao Roque à 50km em linha reta da Paulista, comprei uma 1040 um booster 40db e um receptor LB que é mais um Zinwell-clone.
Estou pegando alguns canais, SBT e Rede TV estao perfeitos, Cultura, MTV e Ideal variam bastante o sinal, o resto nao tem sinal, o problema é que só consigo sintonizar se ligar o booster na chave 220, se deixar no 110 que é o certo, nao pega mais nada, será algum problema com o booster ?

Abs

rafael_netto
26-12-2008, 13:53
Como eu falei ali andei experimentando a "anteninha milagrosa de camelô", para mim ela não serve, mas deverá ser usada em um lugar onde se assiste TV analógica pela antena interna.

A minha dúvida é que eu queria melhorar a conexão dela, ela vem com um cabo mixuruca de 300 ohms (cabo chato), relativamente curto e com um conversor 300x75 ohms na ponta. Pretendo trocar o cabo porque ele é curto e deve arrebentar fácil, e queria saber qual a melhor alternativa...

1) botar um cabo decente de 300 ohms de 1,5m mais ou menos, mantendo o conversor na ponta, isto é, apenas melhorando a qualidade e comprimento do cabo.

2) colocar um balun 300x75 direto na antena e fazer a conexão com 1,5m de cabo coaxial.

Qual seria a melhor alternativa?

Paulo Primatta
26-12-2008, 14:15
(...) o problema é que só consigo sintonizar se ligar o booster na chave 220, se deixar no 110 que é o certo, nao pega mais nada, será algum problema com o booster ?
Abs

Parece evidente que sim. Se a sua rede é de 110 volts ele tem que funcionar com a chave em 110 volts, ora. É difícil fazer um diagnóstico à distância mas pode tentar observar outros indícios de que a chave seletora está defeituosa. Algum led acende com ela em 110 volts? Pode ser que não esteja selecionando nada e sim desligando ao sair de 220 volts. De qualquer forma, trata-se de um problema. O aparelho deve funcionar em 110 volts e não 220 volts.

Sidplay
27-12-2008, 12:46
Me tirem uma dúvida. Ainda não tem o sinal digital na minha cidade. Se eu comprar uma antena dessa eu vou receber o sinal?

giardino
27-12-2008, 14:00
Prezados,

Sou leigo no assunto e necessito saber se existe (e qual) um sistema/marca de antena interna e set up box que pegue os canais abertos em HD, aqui em Copacabana/RJ, ou terei que verificar pelo método de tentativa e erro?

Agradeço, quem puder me ajudar

Paulo Primatta
27-12-2008, 17:47
Prezados,

Sou leigo no assunto e necessito saber se existe (e qual) um sistema/marca de antena interna e set up box que pegue os canais abertos em HD, aqui em Copacabana/RJ, ou terei que verificar pelo método de tentativa e erro?

Agradeço, quem puder me ajudar
Qualquer setup box funcionará desde que alimentado por um bom sinal. Dentre todos à venda no mercado, o Semp Toshiba é o que menos problemas tem apresentado e tem uma garantia de 2 anos atualmente. Existe um forum sobre este conversor neste HT forum chamado "Clube do Conversor Semp-Toshiba DC2008H".

Quanto à antena, a indicação é mais problemática. Copacabana tem áreas de sombra que dão surra em qualquer antena. O ideal seria experimentar uma antena interna, antes de comprar, para ver se funciona a contento. Ou tentar encontrar alguém que já tenha uma antena interna em sua área e que esteja recebendo os sinais com boa intensidade.

Se achar que uma antena interna resolverá seu problema, saiba que estou vendendo a minha Philips Mant940 que é interna e já possui um booster (amplificador) da própria Philips, conseguindo um dos maiores ganhos para este tipo de antena: 18 dB (se tiver interesse, contate-me por MP). Mas não é uma antena mágica. Segundo o fabricante, funciona bem até 32 Km das torres de transmissão. Mas isto depende - e muito - das condições geográficas da região.

gujanuario
27-12-2008, 20:02
Pessoal,

peço a ajuda de vocês aqui: eu moro perto da Av. Paulista (na Vila Mariana - cerca de 3km da Paulista) e gostaria de saber se esse conjunto consegue sintonizar a maioria dos canais digitais:

http://www.shoptime.com.br/ShopProd/15/211211&position=6&placeOrigin=15204

Estou pensando em comprar esse conversor da Semp Toshiba + antena da Philips.

Vocês acham que consigo sintonizar os canais?

Gustavo.

Opa, tudo bom Xará? Então nunca tinha visto esse Kit, mas por coinscidência tenho um igual comprado separadamente pelo mesmo preço. Comprei meu DC2008 nas pernambucanas por R$ 399 cheguei em casa e não sintonizei simplesmente nada sem antena, tentei o velho trque de espetar um pedaço de arame na entrada da antena e nada! No dia seguinte fui na Sta Efigênia atrás de uma antena interna, essa Philips foi a que mais me agradou em termos de aparência (antenas UHF internas são muito feias) pois o material usado em sua carcaça lembra um pouco o Black Piano, na maioria das lojas por lá estão cobrando R$ 45,00 por essa antena, porém andei bastante e consegui em uma loja por R$ 30,00. Comprei pensando em colocar ao lado da TV pois combinava, mas chegando em casa ao lado da TV só pegou Globo, MTV e SBT, tive que posionar ela em cima do trilho da persiana da janela, ai sim ficou bom, sintonizo os seguintes canais :

4.1 - SBT -98%
5.1 - Rede Globo - 98%
7.1 - Rede Record - 98%
9.1 - RedeTV! HD - 98%
9.2 - RedeTV! SD - 98% (Porém não aparece nenhuma imagem e nem som)
11.1 - Gazeta -70%
13.1 - Rede Bandeirantes - 80%
15.1 - Mix TV HD -50%
15.2 - Mix TV SD -50%
21.1 - Rede 21 - 50%
30 - RIT - 60%
31 - MTV Brasil - 98%

Estou muito satisfeito com esse KIT sem falar que essa antena também é de FM, comprei um divisor de sinal e joguei um cabo para meu receiver, ganhei de presente sintonia perfeita de todas rádios :tu:. Indico esse Kit, mas tenha paciência em posicionar a antena em um bom local e use a sintonia fina (botão giratório da base) que faz um baita efeito, depois é só garantir que ela fique imóvel e curtir o resultado que é espetacular :legal:

marcofook
27-12-2008, 20:38
Fala Galera,

Muito bom os papos rolando sobre antenas, tipos e etc.

Pergunta, alguem já testou alguma Antena Interna e morando na Regiao da Raposo Tavares (km 15) ??

Estou na duvida, se compro uma interna (mas precisaria saber se pega os sinais na regiao onde moro) ou parto direto para uma externa.

Valeu e Abraços !

Marcos
Cara, estou querendo comprar um decodificador digital para receber os canais digitais e lendo os tópicos encontrei voce q mora perto do meu bairro (Jd. jõao XXIII). Você conseguiu uma antena decente interna que capte todos os canais digitais? Responda aqui ou no meu e-mail por favor ! marcofook@yahoo.com.br

Obrigado!:legal:

giardino
28-12-2008, 09:22
Qualquer setup box funcionará desde que alimentado por um bom sinal. Dentre todos à venda no mercado, o Semp Toshiba é o que menos problemas tem apresentado e tem uma garantia de 2 anos atualmente. Existe um forum sobre este conversor neste HT forum chamado "Clube do Conversor Semp-Toshiba DC2008H".

Quanto à antena, a indicação é mais problemática. Copacabana tem áreas de sombra que dão surra em qualquer antena. O ideal seria experimentar uma antena interna, antes de comprar, para ver se funciona a contento. Ou tentar encontrar alguém que já tenha uma antena interna em sua área e que esteja recebendo os sinais com boa intensidade.

Se achar que uma antena interna resolverá seu problema, saiba que estou vendendo a minha Philips Mant940 que é interna e já possui um booster (amplificador) da própria Philips, conseguindo um dos maiores ganhos para este tipo de antena: 18 dB (se tiver interesse, contate-me por MP). Mas não é uma antena mágica. Segundo o fabricante, funciona bem até 32 Km das torres de transmissão. Mas isto depende - e muito - das condições geográficas da região.

Prezado,

Talvez a antena interna resolva, pois a externa não vou conseguir instalar...O muquirana do síndico do meu prédio, não permite que se instale nada no telhado, em virtude de já ter tido "enormes problemas", segundo suas palavaras...

Também não permite que fiquem "pendurados" fios no prisma de serviço, portanto a minha esperança é que a interna resolva... Ou então, terei que comprar uma briga com o "excelentíssimo", porque não vou aceitar sua imposição...

Como disse, vou tentar conseguir as antenas para testar qual funcione mas, estou interessado nessa Philips. Tentarei conseguir uma; se funcionar, entro em contato.

Agradeço sua atenção. :legal:

AlexROV
28-12-2008, 16:46
Prezado,

Talvez a antena interna resolva, pois a externa não vou conseguir instalar...O muquirana do síndico do meu prédio, não permite que se instale nada no telhado, em virtude de já ter tido "enormes problemas", segundo suas palavaras...

Também não permite que fiquem "pendurados" fios no prisma de serviço, portanto a minha esperança é que a interna resolva... Ou então, terei que comprar uma briga com o "excelentíssimo", porque não vou aceitar sua imposição...

Como disse, vou tentar conseguir as antenas para testar qual funcione mas, estou interessado nessa Philips. Tentarei conseguir uma; se funcionar, entro em contato.

Giardino,

A menos que esteja escrito na Convenção do Condomínio (e esta seja registrada em cartório) que é proibido instalar antenas, você PODE instalar sim, porque o telhado é "área de uso comum" do condomínio.

Anos atrás, quando fui instalar a minha SKY, a síndica não permitiu nem que o zelador abrisse a porta do terraço do meu prédio. Depois de muito diálogo inútil, ARROMBEI na marra e mandei o técnico instalar, para não perder a visita do instalador. Ela até chamou a polícia, mas quem acabou enquadrada foi ela, hehehe... Eu estava no meu DIREITO.

Boa sorte,

[]´s
Alex

Rony_Ket
28-12-2008, 21:39
Rony ... beleza ai cara.....

Gostaria de saber se já fez um teste ???

Efetuei a compra do meu conversor e agora preciso comprar a antena UHF ...

Não sei se compro interna ou externa .....

Em que local da Dutra vc mora ??? Eu moro perto da Papini ...

Abs

Até hoje eu só consegui fazer um teste com receptor USB (One-Seg)...
Usei um Telesystem, e com antena interna, não consegui sintonizar nada mesmo!!!:xingo2:

Estou próximo a Vila São José...

Paulo Primatta
29-12-2008, 08:36
Prezado,

O "muquirana" do seu síndico está mal informado. Existe jurisprudência sobre o que é chamado de "Direito à Antena". Nem mesmo a Convenção do Condomínio pode impedir que um condômino instale e sua antena na cobertura do prédio. Este "Direito à Antena" existe por causa de síndicos ignorantes que tentavam impedir a instalação de antenas transmissoras de Rádio-amadores (essa é uma briga de cachorro grande), alegando que causavam interferências nos televisores e rádios. Tolice. Uma antena, desde que instalada dentro dos critérios técnicos, não causa nenhum problema. Em relação a antenas receptoras, como é o caso, nem esta alegação de interferência é pertinente.
O síndico deve ter o cuidado de evitar o acesso indiscriminado de qualquer pessoa ao telhado por questões de segurança. Mas uma vez identificado o condômino como responsável pelos seus atos, o acesso tem que ser liberado sim.
Leia e esfregue na cara do síndico o texto abaixo ou leve na sua próxima reunião de condomínio para que todos fiquem sabendo. O texto fala de antenas transmissoras por serem infinitamente mais críticas. É estensivo às antenas receptoras:

O Direito de Instalação da Antena
Lei 8919 de 15 de julho de 1994

Dispõe sobre a instalação do sistema de antenas por titulares de licença de Estação de Radiocomunicações, e dá outras providências.
O Presidente da República
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º - Ao permissionário de qualquer serviço de radiocomunicação é assegurado o direito de instalação da respectiva estação, bem como do necessário sistema irradiante ou conjunto de antenas, em prédio próprio ou locado, observados os preceitos relativos as zonas de proteção de aeródromos, heliportos, helipontos, e de auxilio a navegação aérea.
Parágrafo único - O sistema irradiante ou conjunto de antenas deverá ser instalado por pessoa qualificada, e, em obediência aos princípios técnicos inerentes ao assunto, observadas as normas de engenharia e posturas federais, estaduais e municipais aplicáveis às construções, escavações e logradouros públicos.
Art. 2º - O permissionário de qualquer serviço de radiocomunicação é responsável pelas despesas decorrentes da instalação de seu sistema irradiante ou conjunto de antenas, bem como pela sua manutenção e por eventuais danos causados a terceiros.
Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrario.
Brasília, 13 de julho de 1994; da 173ª da Independência e 106ª da República.

Itamar Franco
Presidente da República

Djalma Bastos de Morais
Ministro das Comunicações

giardino
29-12-2008, 09:44
Prezado,

Agradeço imensamente sua resposta. É de grande utilidade para mim. Vou "meter bronca"...

Abraço

willt
29-12-2008, 10:09
Bom dia pessoal,

ontem comprei o Proview XPS-1000. Apesar de alguns falarem muito bem da anteninha que vem com ele, para mim não funcionou a contento. Acho que é pq estou no terceiro andar com alguns prédios em volta. Estou em Moema, não é longe da Paulista.

Consegui pegar os sinais dos principais canais colocando-a na janela, mas precisei mexer muito para achar uma posição ideal e mesmo assim tinha algumas travadinhas em determinados momentos.

Ontem consegui ajustá-la para a Globo para ver como ficaria o filme BadBoys 2, o resultado foi fantástico, com uma imagem excelente.

Estou querendo comprar uma antena mais potente, porém é necessário que seja interna. Será que o modelo da Philips bem falado por aqui resolve meu problema, mesmo que tenha que colocar na janela?

Obrigado desde já e um abraço,

Guilherme

GusJammer
29-12-2008, 10:16
Bom dia pessoal,

ontem comprei o Proview XPS-1000. Apesar de alguns falarem muito bem da anteninha que vem com ele, para mim não funcionou a contento. Acho que é pq estou no terceiro andar com alguns prédios em volta. Estou em Moema, não é longe da Paulista.

Consegui pegar os sinais dos principais canais colocando-a na janela, mas precisei mexer muito para achar uma posição ideal e mesmo assim tinha algumas travadinhas em determinados momentos.

Ontem consegui ajustá-la para a Globo para ver como ficaria o filme BadBoys 2, o resultado foi fantástico, com uma imagem excelente.

Estou querendo comprar uma antena mais potente, porém é necessário que seja interna. Será que o modelo da Philips bem falado por aqui resolve meu problema, mesmo que tenha que colocar na janela?

Obrigado desde já e um abraço,

Guilherme

Guilherme,

acredito que uma boa antena interna com um bom custo x benefício seria essa da EBCOM:

http://www.ebcom.com.br/loja/produtos_descricao.asp?codigo_produto=3

Em alguns testes ela se saiu melhor do que a Philips de R$ 100,00.

Além de ela ser bem parecida com uma antena muito bem elogiada e recomendada no site da amazon.

willt
29-12-2008, 10:52
Valeu Gus, se der tempo eu vou dar uma fugida na hora do almoço até a Sta Efigênia pra resolver isso.

Obrigado e um abraço

rafael_netto
29-12-2008, 10:58
O texto fala de antenas transmissoras por serem infinitamente mais críticas. É estensivo às antenas receptoras:
*
Art. 1º - Ao permissionário de qualquer serviço de radiocomunicação é assegurado o direito de instalação da respectiva estação, bem como do necessário sistema irradiante ou conjunto de antenas, em prédio próprio ou locado,

Peraí, acho que não é bem assim, ou então existe outra lei a esse respeito.

Essa lei explicita textualmente "permissionário de serviço de radiocomunicação". A pessoa que tem TV em casa não é um permissionário! Você não precisa ter uma licença da Anatel pra ter uma TV... Se o síndico for esperto e cabeça-dura o suficiente, vai brigar contra isso.

Note bem que eu não quero defender o síndico. Apenas entendo que essa lei por si só não dá respaldo ao condômino.

Paulo Primatta
29-12-2008, 12:07
Peraí, acho que não é bem assim, ou então existe outra lei a esse respeito.

Essa lei explicita textualmente "permissionário de serviço de radiocomunicação". A pessoa que tem TV em casa não é um permissionário! Você não precisa ter uma licença da Anatel pra ter uma TV... Se o síndico for esperto e cabeça-dura o suficiente, vai brigar contra isso.

Note bem que eu não quero defender o síndico. Apenas entendo que essa lei por si só não dá respaldo ao condômino.

A citação da Lei é apenas para mostrar ao síndico que antenas muito mais críticas que uma simples receptora de TV tem sua instalação assegurada por Lei. Há uns 25 anos atrás os PY e PX (radioamadores) que queriam instalar suas antenas nos telhados dos prédios esbarravam com síndicos leigos que impediam o acesso ao terraço, com a argumentação de que as transmissões iriam perturbar a recepção de TV e rádio. A Lei do Direito da Antena foi uma vitória e hoje qualquer radioamador pode instalar suas antenas no alto dos prédios, desde que cumpridos- é claro - os preceitos técnicos para garantir a não-interferência de RF em outros aparelhos.
As antenas receptoras de TV, usando a mesma Lei por similaridade e a máxima de de "quem pode o mais pode o menos" (se uma antena ativa tem seu direito assegurado, muito mais uma passiva) não tem como ter sua instalação impedida.

O que o Condomínio pode argumentar é que irá instalar (ou já instalou) uma antena coletiva justamente para evitar a proliferação de antenas individuais. Mas para isto é absolutamente necessário que o Condomínio tenha oferecido esta alternativa. Um bom assunto para a próxima reunião do condomínio: Ou permite que você instale a sua antena ou o próprio Condomínio terá que instalar uma coletiva que será, como manda a Lei, rateada equânimemente entre todas as unidades, tenham os outros condôminos interesse ou não na nova TV digital. Taí uma causa que gostaria de advogar...

rmadeira
02-01-2009, 16:49
Eu acho q não tem jeito, mas vai lá: Alguém sabe se tem como "proteger" a antena externa contra pipas/papagaios? É q possuo uma do tipo boca de jacaré (http://www.thevear.com.br/New/Imagens/Fotos/420C-420C1_TODA-BANDA-(fund.jpg) e estou enfrentando problemas com linhas e pipas. Alguma sugestão, além de eu arrebentar a pipa, amaçar as latas de linhas e dar uns cascudos nos moleques?

Paulo Primatta
02-01-2009, 17:41
Eu acho q não tem jeito, mas vai lá: Alguém sabe se tem como "proteger" a antena externa contra pipas/papagaios? É q possuo uma do tipo boca de jacaré (http://www.thevear.com.br/New/Imagens/Fotos/420C-420C1_TODA-BANDA-(fund.jpg) e estou enfrentando problemas com linhas e pipas. Alguma sugestão, além de eu arrebentar a pipa, amaçar as latas de linhas e dar uns cascudos nos moleques?
Nos Estado Unidos não existe o problema de pipas mas existe o vento e a neve. O pessoal consegue minimizar o problema instalando as antenas entre a laje e o telhado, numa área que pode-se chamar de sótão. As telhas não apresentam muita atenuação ao sinal de RF e a antena fica protegida desses... digamos, pequeninos adoráveis (para ser politicamente correto). Não consigo imaginar uma outra solução. Os motociclistas usam uma espécie de antena vertical para protege-lo da linha mas isto só funciona em movimento.

rmadeira
02-01-2009, 17:47
Eu pensei nessa antena das motos. Mas realmente não iria funcionar. A minha antena fica na ponta de um cano de água de ferro q têm uns 3 metros e está no ponto mais alto da casa. Por fim devo torcer pra chover, chegar a noite e pra volta às aulas. :(

jharoldoj
02-01-2009, 20:40
Eu moro em Simôes Filho - Bahia a 30km da torre, to usando uma antena externa proeletronic PQ 45 1040 com booster de 38 db cabo g6 60% na ponta de um mastro de 14 metros de altura, o proview da 03 barrinhas, so que durante o dia congela o tempo todo nem da para assistir nada, ja depois das 18:00 horas fica bom e continua as mesmas 03 barrinhas!! acho que preciso de uma antena com mais elementos, sera que da pra colocar duas 1040 uma ligada a outra? ou alguem tem uma ideia melhor?

Kalob
03-01-2009, 08:19
Bom infelizmente não pude ler este enorme tópico mas li as ultimas 10 paginas, parece que a melhor opção de antena UHF é a Proeletronic PQ451010, como não moro em São Paulo Capital, irei me arriscar como vários, para obter o sinal digital. Também pretendo comprar um booster da Proeletronic de 36db, este booster poderia ser usado para UHF e VHF ? Já que vou comprar um misturador de banda VHF/UHF da Proeletronic.

Outra pergunta, bom li que o Telesystem F2, foi descontinuado. Dentre os mais baratos muitos se baseiam no Zinwell, mas vi muita gente reclamando dos BUGS que o Semp Toshiba tem, A Philips, parece que o problema é ter de levar para a assitência técnica para atualizar. Me restou o AIKO ( que todos criticam apenas o design hehehe ), ele seria a melhor opção dentre os mais baratos ?

aero2010
04-01-2009, 08:32
eu ainda não possuo tv digital na minha casa, mas gostaria de saber se tem alguem aqui no forum de São Cristóvão-rj que poderia me dizer se pega bem os canais.

abs

Badboyluc
04-01-2009, 13:23
Fala Pessoal.

Estou aqui em sampa capital, zona leste.

Comprei um conversor Semp 2008 e arrisquei uma Proeletronic PQ451010 já que pelos comentarios é a melhor.

Moro num lugar muito baixo e ainda por cima com uma rede eletrica quase encostado da casa, tv normal aqui sempre foi um lixo, e para se ter uma boa imagem só com tv a cabo, não estava muito confiante q ia ficar bom a TV digital aqui, se pega-se uns 2 ou 3 canais já ficaria satisfeito.

Comprei um mastro de 3 metros e instalei a Proeletronic PQ451010 encima da casa, instalei tb um booster de 36db e um amplicador, quando vou dar scan nos canais só achou uns 2 ou 3 canais e com sinal super baixo.

Regulei o amplificador e nada, no desespero fui fazer o teste ligando o cabo direto, sem booster e sem amplificador, e la vou eu dar novo scan nos canais, e para minha surpresa achou todos os canais, inclusive canais problemáticos como Cultura, o unico canal q ficou de fora foi esse tal CANAL IDEAL, mas pelo q vi o problema é do semp 2008 q não consegue add esse canal na lista.

Alem de achar todos os canais, o sinal de todos estão no talo, alias menos a Band q fica variando entre 70% a 80%.

Gostei muito da qualidade da TV digital, principalmente conteudo HD, tem uns filmes q passaram na globo q deixa no chinelo até esses rips x264 720P e 1080P ripados de BD.

Das duas uma, ou o sinal da TV Digital é muito forte, ou essa Proeletronic PQ451010 é de fato milagreira, estou literalmente nas nuvens ^^

Paulo Primatta
04-01-2009, 16:48
eu ainda não possuo tv digital na minha casa, mas gostaria de saber se tem alguem aqui no forum de São Cristóvão-rj que poderia me dizer se pega bem os canais.

abs

O bairro de São Cristóvão, RJ, me parece bem posicionado em relação ao Sumaré. Acho que não terá problemas para sintonizar os canais digitais.

wallpim
04-01-2009, 22:51
Sou do Rio de Janeiro - Lagoa, moro em um edificio (portaria/playground), e aqui em casa recebemos o sinal VHF pela antena coletiva, todos pegam muito bem, porem canal uhf não anda chegando....ja na portaria uns 3 (mix tv, record news e outro la) pegam muito bem, desconfio q aqui no predio tem sinal sim, só nao esta chegando aqui em casa..sera isso?

Bom, fiz um teste com uma antena interna da philips aqui em casa e peguei a Globo e Band.....realmente, na hora da globo, da novela das 8, a imagem ficou um espetaculo

Se a curto prazo, eu colocar um bom misturador VHF/UHF e colocar em uma ponta a entrada da antena coletiva, e outra uma antena interna uhf, eu continuarei a ter bons resultados, sem interferencia?

Digo isso porque, se der certo, até o sinal chegar pelo cabo, essa antena interna aqui me quebraria o galho.....porem preciso ainda do vhf eheh.

Aguardo ajuda,
Grato

wallpim
05-01-2009, 19:25
Bom, como o cara das antenas vai demorar a vir no predio, resolvi me aventurar nesse caso:

Fui ao centro do rio hoje, e comprei um Misturador VHF+UHF da Proeletronic por 13 reais (ralei pra achar isso, mesmo na Rua Republica do Libano ou na Rua da Constituição, foi osso achar, quando encontrei tb, so tinha 3, comprei logo 2 eheeh), bom, na mesma loja perguntei ao vendedor sobre alguma antena interna razoavel....ele me indicou uma chamada LB SAT modelo UHF-VHF - ATRIUM - http://www.lbsat.com.br/uhf_vhf.html

A antena custa 29 reais, mas como ja tinha comprado umas coisas la antes, ele me fez por 26 reais e ainda mais uns descontos pelos conectores e os misturadores q comprei.

Bom, chegando aqui, conectei o misturador ha um cabo coaxial bem simples no televisor, e nas pontas: VHF (Antena coletiva) e UHF (antena interna ai da LB SAT), felizmente, não houve interferencia nenhuma, todos os canais analogicos em VHF estão perfeitas, e em base dos canais digitais - consegui pegar Globo, Band e SBT muito bem, a antena esta no topo da estante, em direção a janela.

Uma pena q desde a epoca da Manchete, o sinal desse canal, hoje Rede TV com antena interna é muito ruim aqui dentro de casa, por isso não consegui sinal, quando o cara das antenas vier aqui no predio, pedir pra ele ver se tem como mandar o sinal uhf pela externa tb ai deve resolver a rede tv

Mas enquanto isso, estou curtindo a TV digital

Minha tv é uma LG 32LG50D, ja com conversor embutido - pessoal anda relatando uns "legs" em alguns momentos na globo, notei isso aqui tb, uma vez ou outra.....

Por enquanto é isso! então, quem mora em edificio e necessita do sinal, um bom misturador com uma antena interna mesmo, ja da pra resolver! Acho que com a Mant 940 da Philips, os resultados podem ser melhores ainda!

julioprieto
06-01-2009, 16:41
Estou bastante interessado na Antena Digital MANT940 110V PHILIPS mas estou em dúvida se ele vai pegar bem onde vou morar. Acabei de comprar um apartamento na região do Morumbi perto da Guilherme Dumont Vilares e da Dr. Luis Migliano.

Nessa região tem muitos prédios e o meu apartamento é no 6º andar. Se eu colocar na sacada vai pegar legal ou tem muita influência estar cercado de prédios?

Lia qui no fórum que ela pega muito bem mesmo dentro de casa, alguém pode me ajudar ou tem situação parecida pra passar a experiência?

Valeu!!!

limao
07-01-2009, 11:54
A gente mora pertinho, estou perto da 89 DP, moro em casa e pego tudo perfeito com a MANT.
Mas veja primeiro se no seu predio não tem antena coletiva UHF.

Cada caso um caso, não se deixe levar pelo mantra do antenista full time do forum.

abraços

ffugita
07-01-2009, 12:05
Se seu predio tiver antena coletiva UHF eu faria o teste antes de gastar qualquer centavo com antenas... acho que em sua região ate mesmo uma antena interna comum barata dessas de 10 reais pegaria bem, visto que tem quase visada direta com a paulista e arredores...

limao
08-01-2009, 11:35
Não pega com anteninha de R$10,00 e nem com Clips na nossa REGIÃO, alias não existe antena interna de R$10,00

ja foi dito para checar se tem antena coletiva no predio.

ffugita
08-01-2009, 13:55
Claro que tem , ou vc paga muito mais do que isso em uma antena "orelha de coelho" comum?! :lol:

Moro mais longe, em uma baixada, sem visada pra paulista, e com uma antena interna plasmatic comum conseguia sintonizar quase todos os canais perfeitamente, mas tinha que ficar mudando a posiçao da antena. Montei a DIY, deixei do lado da TV mesmo, e sintonizei todos os canais. :bD

Como por ali as condiçoes devem ser melhores pois ele está em um local mais alto, em tese a recepçao pode ser melhor. Só testando pra ver. :legal:

maket
09-01-2009, 21:09
Estou querendo colocar uma antena interna. Apesar do meu prédio ter antena externa UHF eu moro no 1º andar e qualquer coisa que aconteça em algum andar eu que sofro as consequências!!!:(

Hoje fiz um teste ligando um pedaço de cabo desses de tv a cabo, por volta de 1,5m.

A Globo pegou 95%, SBT 85%, Band 70%, esses 03 ficaram excelentes

A Gazeta fica oscilando entre 60% e 40%, ou seja, tem hora que fica limpo e tem hora que sai de sintonia

A MTV e a Record 40%, as vezes a Record entra mas acaba saindo rápido

A Redetv foi a única que ficou com 30% e fica fora direto.

Com esses valores vcs acham que uma antena UHF vai deixar todos os canais com nível alto?

E que antena interna vcs indicam para comprar?

Valeu!!

§ilvio
11-01-2009, 10:30
Cá nas campinas (Globo HD canal 42), perto do clube Hípica, com antena interna não consigo nada.

Com um antena externa imprópria (VHF com fita :lol: ) deu 36 a 45 % de sinal, quadriculava toda hora.

Comprei uma antena externa PROELETRONIC, paguei R$ 35,00 e colocada a 4 metros do chão (na varanda do quintal) com um cabo bem fajuto que eu já tinha, já subiu para 66% e ficou perfeito.

Mas só pegou a Globo daqui, nenhum canal de SP deu sinal.

ffugita
11-01-2009, 14:27
Estou querendo colocar uma antena interna. Apesar do meu prédio ter antena externa UHF eu moro no 1º andar e qualquer coisa que aconteça em algum andar eu que sofro as consequências!!!:(

Hoje fiz um teste ligando um pedaço de cabo desses de tv a cabo, por volta de 1,5m.

A Globo pegou 95%, SBT 85%, Band 70%, esses 03 ficaram excelentes

A Gazeta fica oscilando entre 60% e 40%, ou seja, tem hora que fica limpo e tem hora que sai de sintonia

A MTV e a Record 40%, as vezes a Record entra mas acaba saindo rápido

A Redetv foi a única que ficou com 30% e fica fora direto.

Com esses valores vcs acham que uma antena UHF vai deixar todos os canais com nível alto?

E que antena interna vcs indicam para comprar?

Valeu!!

Se com um pedaço de fio vc conseguiu tudo isso de sinal, qualquer antena mais decente irá servir para você. Se não quiser gastar muito, monte a antena DIY postada aqui no forum mesmo, ou compre uma pronta (custa por volta dos 20 reais na sta. ifigenia). Tem umas mais "bonitinhas" da ebcom q custam por volta do 30 reais também na sta, mas eu pessoalmente nunca fiz um teste com elas para saber de sua qualidade.

Gastar muito mais do que isso em antenas milagrosas é jogar dinheiro fora.

Larangeira
12-01-2009, 00:06
Prezados,

Moro na Ilha do Governador - RJ (Aeroporto Internacional Tom Jobim), alguém sabe como é o sinal para Tv Digital por esses lados do Aeroporto??
Comprei hoje uma TV com conversor(LG 47 LB7) embutido e queria saber qual a melhor antena pra essa região, aqui TV aberta nunca foi muito boa, é recomendado procurar antenistas, pelo menos pra sondar sobre antenas, e necessidades de booster e tal??

Como é meu primeiro post desculpem a quantidade de perguntas!!:tu:

maket
12-01-2009, 11:37
Se com um pedaço de fio vc conseguiu tudo isso de sinal, qualquer antena mais decente irá servir para você. Se não quiser gastar muito, monte a antena DIY postada aqui no forum mesmo, ou compre uma pronta (custa por volta dos 20 reais na sta. ifigenia). Tem umas mais "bonitinhas" da ebcom q custam por volta do 30 reais também na sta, mas eu pessoalmente nunca fiz um teste com elas para saber de sua qualidade.

Gastar muito mais do que isso em antenas milagrosas é jogar dinheiro fora.

Beleza ffugita?

Hoje vou dar um pulo na Santa Ifigênia e vou comprar uma antena.

Lá no prédio tá du ******, Sábado o técnico foi lá, fez uns ajustes, alterou o esquema do misturador de frequência, somos lá em casa, testamos e todos os canais bombando em 100%!!!:legal: Fiquei feliz pra ******!!

Domingo de manhã no que acordei e liguei o conversor começou a cair sinal novamente!!:xingo:

Vou comprar uma antena interna para não depender de ninguém!!!

elidio
12-01-2009, 12:31
Boa tarde, pessoal!
Sou novo no fórum, mas já consegui sanar muitas das minhas dúvidas por aqui.
Vamos a mais uma...
Tenho uma TV 32 polegadas LCD Philips HD Ready e recebo sinal da NET digital (não o HD, mas o digital normal) - por sinal, uma droga. Chateado com a qualidade do sinal da NET, estou pensando em pelo menos obter um bom sinal HD dos canais abertos.
Meu prédio tem uma antena coletiva VHS, mas sem UHF.
Nesse caso eu só posso obter sinal digital por meio de antena interna, é isso? Mas pega bem?
Em caso positivo, qual modelo de antena interna vocês me recomendariam.
Muito obrigado e um grande abraço a todos.

ffugita
12-01-2009, 13:34
Vc pode pegar sinal pelo sistema de antenas coletivas, se quiserem. Basta instalarem as antenas.

E agora, quanto a pegar bem ou não com antena interna, depende muito de onde voce mora. Em SP até que não é muito complicado ter ao menos o sinal da globo com antena interna, mas ai no Rio..... é outra história.

wallpim
12-01-2009, 14:05
Cara depende muito da localidade, eu tb sou do rio, e moro em um predio na qual a antena coletiva so ta jogando VHF....comprei uma antena da LD (tipo da ebcom) e consigo aqui em casa (no playground) sinal da Globo, band e sbt...ambos os sinais estão na metade, da pra assistir na boa

Agora, sinceramente, a antena externa é bem melhor.....essas internas vem e volta dao umas instabilidades danada...e aqui, com interna não consigo sinal da Rede Tv nem a pau...e pelo visto nem Record q entrou no ar ontem....

clearline
15-01-2009, 14:04
Vou narrar aqui meu problema.

Moro no bairro da Tijuca no RJ, que fica uns 3,5 km do sumaré, porém meu quarto é virado de costas p/ sumaré com muitos prédios mais altos em volta. Aqui só rola antena interna, não da pra colocar uma externa.

Comprei o conversor philips, estava utilizando a antena chifrinho normal, pegava globo bem, qs 100%, Band razoavel 60-70%, rede tv qs nunca ou só em determinada posição ( porém na posição da rede Tv parava na maioria das parava vezes de pegar band e globo), Sbt sinal fraco, conseguindo 50% em algumas posições e Record muito baixo, qs nulo, sem imagem.

Decidi tentar uma solução mais barata, comprei uma amplimatic interna aquela q tem uma parablicazinha na frente com 2 chifirnhos. Globo perfeita, rede tv muito instavel fugindo sinal, banda boa, sbt instavel e record Zero. Diante de tal fato voltei na loja, devolvi a antena e peguei a Mant940 Da philips. Qd chegar em casa faço os testes e posto o resultado, acho q para meu caso ela vai servir, tendo em vista que tenho o sinal relativamente bom em casa, só preciso de uma forcinha.

Abraços!

zairon
15-01-2009, 14:21

Moro no bairro da Tijuca no RJ, que fica uns 3,5 km do sumaré, porém meu quarto é virado de costas p/ sumaré com muitos prédios mais altos em volta. Aqui só rola antena interna, não da pra colocar uma externa.

Comprei o conversor philips, estava utilizando a antena chifrinho normal, pegava globo bem, qs 100%, Band razoavel 60-70%, rede tv qs nunca ou só em determinada posição ( porém na posição da rede Tv parava na maioria das parava vezes de pegar band e globo), Sbt sinal fraco, conseguindo 50% em algumas posições e Record muito baixo, qs nulo, sem imagem.

Decidi tentar uma solução mais barata, comprei uma amplimatic interna aquela q tem uma parablicazinha na frente com 2 chifirnhos. Globo perfeita, rede tv muito instavel fugindo sinal, banda boa, sbt instavel e record Zero. Diante de tal fato voltei na loja, devolvi a antena e peguei a Mant940 Da philips. Qd chegar em casa faço os testes e posto o resultado, acho q para meu caso ela vai servir, tendo em vista que tenho o sinal relativamente bom em casa, só preciso de uma forcinha.

Abraços!

O meu caso é idêntico ao seu, e também foi resolvido com a antena da Philips.

Eu instalei essa antena na parede da sala, e raras vezes consegui um bom sinal da RedeTv!, aí coloquei ela do outro lado da parede, próxima a janela, então, a RedeTv! ainda engasga um pouco. Sábado vou resolver isso colocando a antena mais próxima a janela e num lugar mais alto.

sarubbi
15-01-2009, 16:20
Boa tarde meu povo.

Na primeira vez que testei meu conversor aiko aqui em casa (moro na aclimação, 16 andar) com uma antena interna qualquer (dessas plasmatic) a qualidade ficou perfeita.

Derrepente, parece que de uma hora para outra a qualidade do sinal piorou, e em canto nenhum do meu apartamento consigo mais captar todos os canais.

Fiz a antena "caseira" que me indicaram como melhor opção e pendurei-a na sacada, encostada na parede, tento em vista que obviamente é onde eu tenho o melhor sinal, e mesmo assim a Rede TV não pega e o SBT tem o sinal muito ruim. Todos os osutros canais pegam de boa.

Alguem mais notou queda na qualidade sinal do meio de 2008 pra cá?

Qual a melhor opção de antena para o meu caso? Já tentei a antena coletiva e nem dá sinal.

Mais uma dúvida, quais antenas que transmitem o sinal digital em SP? Cada emissora tem a sua?

De casa da pra ver uma antena nova toda colorida na alamenta santos, e uma na vergueiro, que fica no prédio da UNIP eu acho. Tem a do prédio da globo tambem.

O problema de "sombra" do sinal é frequente né? acham que tende a melhorar ou terei que mudar de AP, pra um de frente pra antena se quiser uma boa qualidade de sinal?

clearline
15-01-2009, 19:20

Abraços!

Bom, vamos lá.
Cheguei em casa liguei tudo.
Surpresa!!!!!!!!!!!!!! Não pegou Nadaaa, nem a globo entrava sinal suficiente!! Fiquei p da vida, tentei todos os locais e nada, tirei o cabo e o cabo sozinho dava mais sinal q a Antena :ataque:!!!

Achei muito estranho, não é possível uma antena ter um desempenho tão pifio. desconectei o cabo coaxial e resolvi fazer um teste, peguei a ponta dele ( o fio do meio) e encostei no conector da antena, na parte de metal do conector ( onde tem a rosca) pronto, encheu o sinal todo , 100%.Ai qd encaixo o conector do jeito correto e rosqueio, cai tudo, sem sinal!

To achando q essa antena veio com defeito e não está dando contato, só pode.

Amanha vou lá trocar.

Opniões?!?!?!

Abraços!

drms
15-01-2009, 23:22
Bom, vamos lá.
Cheguei em casa liguei tudo.
Surpresa!!!!!!!!!!!!!! Não pegou Nadaaa, nem a globo entrava sinal suficiente!! Fiquei p da vida, tentei todos os locais e nada, tirei o cabo e o cabo sozinho dava mais sinal q a Antena :ataque:!!!

Achei muito estranho, não é possível uma antena ter um desempenho tão pifio. desconectei o cabo coaxial e resolvi fazer um teste, peguei a ponta dele ( o fio do meio) e encostei no conector da antena, na parte de metal do conector ( onde tem a rosca) pronto, encheu o sinal todo , 100%.Ai qd encaixo o conector do jeito correto e rosqueio, cai tudo, sem sinal!

To achando q essa antena veio com defeito e não está dando contato, só pode.

Amanha vou lá trocar.

Opniões?!?!?!

Abraços!

e ai!!!conseguiu trocar a antena?? tava querendo comprar uma dessas tb...... .aki num rola antena externa.......

rafael_netto
15-01-2009, 23:35

Tem certeza que não é o cabo?
Você disse que encostou o condutor central do cabo na rosca do conector? Não encostou a malha do cabo na antena? Será que o cabo não está em curto? Experimente testar com um multímetro entre a malha/carcaça do conector e o condutor central, com o cabo desconectado em ambas as pontas.

maket
16-01-2009, 09:06
Pessoal, aqui vai meu relato.

Fui dar uma volta na Leroy Merlin para ver se achava alguma antena, eles não tinham muitas opções, acabei comprando uma antena interna phillips para fazer uns testes.

Cheguei em casa, conectei a antena, coloquei ela na parte de cima da estante meio escondida e já tive um resultado satisfatório com a Globo, SBT e Record pegando sinal cheio. A Redetv, MTV, Gazeta e Band ficaram com sinal satisfatório.

Então resolvi dar uma volta na Santa Ifigênia, rodei em várias lojas e em uma delas acabei encontrando a antena Poeletronic PQ451010, não tinha em loja nenhuma, então deu a louca e acabei comprando ela.

Cheguei em casa e liguei a antena PQ451010, eu precisaria usar ela como antena interna, porém não tive um bom resultado e acabei voltando para a antena phillips.

Ajustei a phillips com calma e consegui resultados muito bons, a Band passou para 98% de sinal, a MTV com 95%, Redetv e Gazeta ficam entre 80% e 90%. A Cultura fica entre 60% e 65%.

Nesse final de semana vou fazer uns testes com mais calma, dependendo dos resultados acho que vou vender a antena Proeletronic, se alguém tiver interesse deverei vender por R$30,00.

clearline
16-01-2009, 09:09
e ai!!!conseguiu trocar a antena?? tava querendo comprar uma dessas tb...... .aki num rola antena externa.......

Amigo, troquei, vou testar hj de noite, não sei se vai servir pro meu caso, se Não servir vou vender ela.
Se eu for vender realmente, quer q eu te mande uma MP??

Abcs.

Tem certeza que não é o cabo?
Você disse que encostou o condutor central do cabo na rosca do conector? Não encostou a malha do cabo na antena? Será que o cabo não está em curto? Experimente testar com um multímetro entre a malha/carcaça do conector e o condutor central, com o cabo desconectado em ambas as pontas.

Cara, eu testei outro cabo, e o resultado foi o mesmo, eu creio q devia ser algo na ligação com o conector na parte de dentro do painel da antena, sei lá........Estranho mesmo.

Agora com a antena nova vou ver se ela se adequa ao meu prob lá em casa, se não vou ter que comprar uma externa mesmo e colocar lá em cima.

Abcs.

maket
16-01-2009, 09:15
Quem tiver mais experiência, pode me ajudar dando uma explicação.

Será que não consegui resultados satisfatórios com a antena Proeletronic pq por ser uma antena externa ela precisa ter visada direta para a Paulista?

clearline
16-01-2009, 18:28
Bom, continuação da minha saga :feliz:!

Troquei a antena cheguei em casa, liguei tudo, e ......pronto consegui sinal forte em todos os canais em umas duas localizações do meu quarto.
Fiquei todo feliz, vendo tv, ai lembrei de vir aqui postar o resultado.

Como Alegria de pobre dura pouco....

Assim que liguei o computador derrubou o sinal de todos os canais, zerou ou qs zerou onivel do sinal de todos! O_o.

Agora tenho que escolher o computador ou a tv EHeuahuehehhe :(

Todos eles estão ligados no mesmo no break, será q é alguma interferencia via linha de energia ou via ar mesmo?!?!

Alguma luz pra resolver essa situação.

Nâo consigo ser feliz!! ehehhauaehea:ataque:

Abraços!

ffugita
17-01-2009, 00:45
Como a proeletronic é uma antena muito direcional, ela precisa estar apontada exatamente para o local de onde vem o sinal, que pode ser o direto da paulista, ou pode ser algum sinal refletido. Se o sinal das emissoras chegarem em sua casa de direçoes muito diferentes, pode ter problemas de captar bem um canal, e muito mau outros...

Todos eles estão ligados no mesmo no break, será q é alguma interferencia via linha de energia ou via ar mesmo?!?!

Tinha problemas desse tipo na TV analogica, e o problema era a fonte do PC, de baixa qualidade e soltava uma quantidade enorme de interferencia na rede elétrica... Experimente conectar o conversor em outra tomada, diferente do PC.

§ilvio
17-01-2009, 11:02
Alguém usa misturador UHF + VHF, para descer um só cabo, e depois separar em UHF e VHF ? Funciona com HDTV ?

É que também preciso do sinal VHF para alguns canais que não tenho na SKY nem na Parabólica, e queria eliminar um dos cabos.

ffugita
17-01-2009, 14:11
Não tem o menor problema. O que não pode é querer misturar o sinal da TV a cabo com o sinal da antena, ou o sinal da parabolica com o sinal VHF/UHF... isso sim é proibido. Agora misturar o sinal VHF com o UHF você pode e deve fazer isso. Só tenha o cuidado de usar cabos e conectores de boa qualidade.

Paulo Primatta
17-01-2009, 14:40
Prezados,

Moro na Ilha do Governador - RJ (Aeroporto Internacional Tom Jobim), alguém sabe como é o sinal para Tv Digital por esses lados do Aeroporto??
Comprei hoje uma TV com conversor(LG 47 LB7) embutido e queria saber qual a melhor antena pra essa região, aqui TV aberta nunca foi muito boa, é recomendado procurar antenistas, pelo menos pra sondar sobre antenas, e necessidades de booster e tal??

Como é meu primeiro post desculpem a quantidade de perguntas!!:tu:
A área do aeroporto é privilegiada em termos de recepção digital. É plana e tem visada direta para o Sumaré, onde estão as torres transmissoras de todas as emissoras. Não acho que terá problemas se usar uma boa antena externa. Não precisará de booster. Para não errar e acertar de primeira, compre uma antena log-periódica da Proeletronic, como a PQ1040, recomendada por vários participantes aqui do fórum, inclusive o antenista profissional Nascimento (não apenas curioso nem vendedor de antenas...). Custa menos que R$40,00.

Aproveitando o tópico: eu também tenho uma LG com conversor interno. Saiba que a LG tem uma certa "incompatibilidade" com a Rede Globo. Até duas semanas atrás ela dava umas "travadinhas" na imagem (frações de segundos), só na Globo. Entrei em contato com um engenheiro do setor de transmissão da Globo e ele disse que já estava em contato com o pessoal da LG justamente para resolverem este problema que só acontece com as LG com conversor interno (a nossa). Disse o engenheiro que eles substituiram um dos equipamentos da cadeia de transmissão e o problema acabou (vários participantes reportaram que o problema havia desaparecido). Porém disse o engenheiro que este equipamento em uso não permite alguns upgrades que deverão ser feitos em curto/médio prazo e por isto o anterior voltará ao lugar. Este é o problema: Se a LG não resolveu o tal problema congênito dos televisores, o problema das travadinhas voltará. Assim, Larangeira, fique atento. Se tiver problemas com a sua TV, procure o forum TVs com conversores integrados onde discutimos isto. Também tenho uma página no Orkut para falarmos deste problema. Temos que estar atentos para pressionar a LG a distribuir um firmware que resolva o problema, ou que faça um recall, ou troque nossos aparelhos ou mesmo nos dê um conversor externo (onde tais travadas não acontecem).

Robje
18-01-2009, 18:32
Olá pessoal, moro numa região baixa, atualmente uso uma antena externa sem nenhum tipo de amplificador ou booster. O sinal aqui chega fraco, quero dar uma geral no meu sistema pois comprei uma tv lcd e gostaria da opinião dos amigos. Estive lendo na net que se o sinal é fraco não adiantaria eu colocar um booster pois ele amplificaria os ruídos também, eu teria na verdade que colocar um amplificador de sinal/linha, isso procede? Achei esse amplificador do link, http://www.mundomax.com.br/_acessorios_antenas/amplificador_de_sinal_yy104_bivolt#infoOPINIAO o que os amigos acham? Aceito sugestões pois estou meio perdido e não entendo muito de recepção de antenas. Obrigado.

Paulo Primatta
18-01-2009, 20:22
Olá pessoal, moro numa região baixa, atualmente uso uma antena externa sem nenhum tipo de amplificador ou booster. O sinal aqui chega fraco, quero dar uma geral no meu sistema pois comprei uma tv lcd e gostaria da opinião dos amigos. Estive lendo na net que se o sinal é fraco não adiantaria eu colocar um booster pois ele amplificaria os ruídos também, eu teria na verdade que colocar um amplificador de sinal/linha, isso procede? Achei esse amplificador do link, http://www.mundomax.com.br/_acessorios_antenas/amplificador_de_sinal_yy104_bivolt#infoOPINIAO o que os amigos acham? Aceito sugestões pois estou meio perdido e não entendo muito de recepção de antenas. Obrigado.
Pense bem: se colocar um booster quando o sinal é fraco não adianta, em que situação se usaria um booster? A Internet é uma grande fonte de informação mas... lembre-se de que qualquer um pode escrever sobre qualquer coisa mesmo não entendendo patavina do que está escrendo. O pior é que muitas vezes nem ele mesmo percebe que não entende.
A função de um booster é justamente amplificar os sinais fracos recebidos pela antena de modo a torna-los úteis para o receptor. Não serve para mais nada a não ser isto. Se o sinal é realmente muito fraco ou inexistente, o booster não fará milagres e não adiantará instala-lo. O booster deve sempre ser instalado perto da antena, garantindo que só amplificará os sinais captados por ela e não os ruídos porventura captados pela própria linha de descida. O amplificador de linha, por outro lado, serve para amplificar um sinal que foi atenuado pelo sistema de distribuição com cabos longos ou divisores colocados pelo caminho.Talvez seja isto que o autor do artigo que leu na Net quis dizer.
O link que mostrou aponta para um amplificador de linha. Não resolverá seu caso. O que precisa é de um booster mesmo. Prefiro de outra marca mas, para ficar neste mesmo site que mostrou, veja este: http://www.mundomax.com.br/_acessorios_antenas/booster_vhf_uhf_26db_castelo_bivolt

Robje
18-01-2009, 20:46
Obrigado pelas informações Paulo, realmente na net tem muta informação mas de fontes duvidosas, por isso acho importante procurar se informar com quem conhece antes de tomar uma decisão. Agradeço muito a sua dica. Roberto!

eochaves
19-01-2009, 08:55
[quote=clearline;1493512]Bom, continuação da minha saga :feliz:!

Troquei a antena cheguei em casa, liguei tudo, e ......pronto consegui sinal forte em todos os canais em umas duas localizações do meu quarto.
Fiquei todo feliz, vendo tv, ai lembrei de vir aqui postar o resultado.

Como Alegria de pobre dura pouco....

Assim que liguei o computador derrubou o sinal de todos os canais, zerou ou qs zerou onivel do sinal de todos! O_o.

Agora tenho que escolher o computador ou a tv EHeuahuehehhe :(

Alguma luz pra resolver essa situação.

Nâo consigo ser feliz!! ehehhauaehea:ataque:

Abraços![/quote

Amigo! Bom dia!

Provavelmente este problema esta sendo causado por interferência vinda da rede elétrica. O estranho é o conversor não ter filtros para esta situação. Mas faça o seguinte: Ligue o computador ou conversor primeiro em uma outra tomada do comodo pra ver se resolve o problema (claro, ligue um dos dois em tomadas distintas) se não resolver pegue uma extenção elétrica (se vc tiver) e ligue em outro comodo da casa que vc saiba que tem fase diferente do seu comodo. Aí vc se certifica que realmente o problema é da rede elétrica e se for os equipamentos terão que ser ligados em fases diferentes. :legal:

Por gentileza, pode me exclarecer uma dúvida? Em que loja daqui do Rio vc comprou esta antena da Philips e que preço pagou? Também estou interessado em uma.

maket
19-01-2009, 10:25
Bom pessoal, realmente no meu caso não tenho como apontar a antena Proeletronic diretamente para a Paulista pois minha janela fica exatamernte apontada para o outro lado!!:(

Quem tiver interesse, anunciei a antena nos classificados.

A Antena está novinha, faz 01 semana que comprei na Santa Ifigênia, tem cupom fiscal e o rapaz da loja me disse que qualquer problema é só levar o cupom e trocar.

Essa antena está em falta na Santa Ifigênia, alguns vendedores me disseram que esta antena realmente é muito boa e tem saído muito.

Paguei R$40,00 mas faço por R$30,00 e podem retirar comigo no terminal Tiete.

No meu caso a antena interna funcionou de maneira bem satisfatória, estou pegando os principais canais, nenhum deles com menos de 80% de Intensidade de sinal.

Abraço para todos!!

wally-nit
19-01-2009, 10:42
Comprei a antena pq45-1010 pelo site mundomax, recebi a antena em apenas 2 dias fiquei feliz com a aquisição já que usava antes uma antena interna, agora resta uma duvida ela veio numa caixa de papelão como não vi nenhuma especificação gostaria de tirar essa dúvida ela é a pq45-1010 ou pq45-1040? Alguém poderia me tirar essa dúvida?

mbacca
19-01-2009, 13:00
Olá pessoal,
Sou de Campinas-SP, aqui já temos sinal digital, atualmente uso parabólica para sintonizar os canais e não tenho a mínima idéia do que terei que fazer para captar sinal digital por ela. Pesquisei um pouco aqui no fórum e pelo que entendi é preciso trocar o receptor, mas me parece que nem todos os canais abertos pegam. Outra opção seria comprar uma antena UHF e receber o sinal digital por ela?
Além de conversor digital então preciso investir em outros equipamentos para receber o sinal digital?
Por favor me ajudem, não estou entendendo direito.

rabib
19-01-2009, 14:12
O conversor digital (para TV digital, nao parabolica) precisa estar conectado numa antena.. só isso.. Nao precisa de mais equipamentos...

E outra: Pelo pouco que sei, parabolica-digital nao tem nada a ver com tv-digital... São sistemas que precisam de equipamentos próprios.. Veja no Clube da PArabolica HD para ter mais informacoes..

mbacca
19-01-2009, 15:18
O conversor digital (para TV digital, nao parabolica) precisa estar conectado numa antena.. só isso.. Nao precisa de mais equipamentos...

E outra: Pelo pouco que sei, parabolica-digital nao tem nada a ver com tv-digital... São sistemas que precisam de equipamentos próprios.. Veja no Clube da PArabolica HD para ter mais informacoes..

Se preciso somente de uma antena, essa antena pode ser uma parabólica então?
Eu fiquei nessa dúvida justamente por que estava lendo o tópico Clube da Parabólica HD, confundi tv digital com parabólica digital...

ffugita
19-01-2009, 21:42
Não, tem que ser uma antena para a faixa de UHF.

§ilvio
19-01-2009, 23:10
Eu fiquei nessa dúvida justamente por que estava lendo o tópico Clube da Parabólica HD, confundi tv digital com parabólica digital...

Tenho os dois sistemas aqui. Uma antena parabólica e seu receptor digital parabólica-HD, e uma antena UHF com seu receptor digital terrestre UHF.

A parabólica pega vários canais digitais, sendo dois em Alta Definição: Band-HD e Rede-TV HD; o SBT-HD e a Globo-HD são captados mas estão codificados.

O receptor UHF pega a Globo-HD, único canal disponível via terrestre por enquanto, cá nas campinas.

Boa sorte

clearline
20-01-2009, 00:31
Amigo! Bom dia!

Provavelmente este problema esta sendo causado por interferência vinda da rede elétrica. O estranho é o conversor não ter filtros para esta situação. Mas faça o seguinte: Ligue o computador ou conversor primeiro em uma outra tomada do comodo pra ver se resolve o problema (claro, ligue um dos dois em tomadas distintas) se não resolver pegue uma extenção elétrica (se vc tiver) e ligue em outro comodo da casa que vc saiba que tem fase diferente do seu comodo. Aí vc se certifica que realmente o problema é da rede elétrica e se for os equipamentos terão que ser ligados em fases diferentes. :legal:

Por gentileza, pode me exclarecer uma dúvida? Em que loja daqui do Rio vc comprou esta antena da Philips e que preço pagou? Também estou interessado em uma.

Eu comprei em uma loja na Marechal Floriano no centro, acho q é Planar o nome. Mas lá não é o local mais barato não, acho q na Republica do LIbano vc encontra na faixa dos R$90,00. Paguei R$114,00, só peguei lá pq foi troca de produto, tinha comprado uma antena mais simples q não serviu pra mim, ai paguei a diferença e peguei a MAnt.

Abraços.

CopHard
21-01-2009, 12:22
Alguém usa misturador UHF + VHF, para descer um só cabo, e depois separar em UHF e VHF ? Funciona com HDTV ?

É que também preciso do sinal VHF para alguns canais que não tenho na SKY nem na Parabólica, e queria eliminar um dos cabos.

A minha dúvida é exatamente essa estou esperando a resposta para comprar o restante das peças.

Vou colocar uma antena UHF para sintonizar Digital via XPS-1000 (conversor).
Aqui eu já tenho uma antena VHF no topo do prédio e agora quero colocar um conversor para apenas 01 TV LCD, pois as outras 03 são "comuns" de tubo.

Gostaria de usar um misturador que possa ficar exposto ao tempo no terraço e descer apenas um cabo coaxial, sendo que uma ramificação vai para o conversor.

CopHard
21-01-2009, 13:30
Eu comprei em uma loja na Marechal Floriano no centro, acho q é Planar o nome. Mas lá não é o local mais barato não, acho q na Republica do LIbano vc encontra na faixa dos R$90,00. Paguei R$114,00, só peguei lá pq foi troca de produto, tinha comprado uma antena mais simples q não serviu pra mim, ai paguei a diferença e peguei a MAnt.

Abraços.

Eu passei nessa loja e vi várias dessas antenas da Philips, como você está recebendo o sinal? qual o seu bairro? eu estou em Cordovil e estou pesquisando uma antena para usar com o XPS-1000 (Conversor da Proview).

CopHard
21-01-2009, 13:57
Fui ao centro do rio hoje, e comprei um Misturador VHF+UHF da Proeletronic por 13 reais (ralei pra achar isso, mesmo na Rua Republica do Libano ou na Rua da Constituição, foi osso achar, quando encontrei tb, so tinha 3, comprei logo 2 eheeh)

Caro wallpim, estou pensando em comprar um misturador VHF e UHF, você poderia me fornecer o endereço da loja e/ou nome? Vou pesquisar no Centro do Rio mesmo... e com essas informações vou perder menos tempo, vai ajudar bastante.

Outra informação... esse misturador que você comprou pode ficar exposto ao tempo ou é apena para uso interno?

Obrigado...

§ilvio
21-01-2009, 21:04
Se não encontrar misturador mesmo, dá para fazer gambiarra com um splitter (divisor) comum 1x2. Custa de 2,90 a 7,00, e dá resultado satisfatório.

Boa sorte

clearline
22-01-2009, 09:54
Eu passei nessa loja e vi várias dessas antenas da Philips, como você está recebendo o sinal? qual o seu bairro? eu estou em Cordovil e estou pesquisando uma antena para usar com o XPS-1000 (Conversor da Proview).

Cara olha só, meu caso era bem especifico.

Moro na tijuca em baixo do sumaré, nem 2 km p/ as torres.

Meu quarto, fica de costa p/ o sumaré, sem visada, e baixo, com prédios altos em volta. O sinal aqui na Globo, Band, SBT nem tanto, estourava com qq antena, sinal forte e bom. Só q Rede TV e record, era problematico, pegava mal e só em algumas posições.

A Mant resolveu pra mim, agora pego em uma determinada posição aqui todos os canais, continuando a record um pouco problematica.

Te digo, se vc mora longe, sinal fraco, não acho q essa antena seja milagrosa não, a melhor opção seria uma boa externa com booster.

Abraços.

CopHard
22-01-2009, 10:44
Cara olha só, meu caso era bem especifico.

Moro na tijuca em baixo do sumaré, nem 2 km p/ as torres.

Meu quarto, fica de costa p/ o sumaré, sem visada, e baixo, com prédios altos em volta. O sinal aqui na Globo, Band, SBT nem tanto, estourava com qq antena, sinal forte e bom. Só q Rede TV e record, era problematico, pegava mal e só em algumas posições.

A Mant resolveu pra mim, agora pego em uma determinada posição aqui todos os canais, continuando a record um pouco problematica.

Te digo, se vc mora longe, sinal fraco, não acho q essa antena seja milagrosa não, a melhor opção seria uma boa externa com booster.

Abraços.

Ontem fui na casa de uma vizinha que está com uma LG com Conversor integrado e todo os canais funcionaram perfeitamente. Ela está com uma Proeletronic.

Vou procurar as peças hoje: Antena Externa Proeletronic, Misturador e etc... inicialmente vou experimentar sem o Booster, depois te falo qual foi o resultado.

Obrigado.

rafael_netto
22-01-2009, 17:34
Ontem fui na casa de uma vizinha que está com uma LG com Conversor integrado e todo os canais funcionaram perfeitamente. Ela está com uma Proeletronic.

Vale lembrar que o Proview tem um sintonizador relativamente fraco, na minha casa a Record pega com o Semp, mas não com o Proview. Não sei como ele se sai em comparação com a LG. Talvez o booster ajude.

roldao
27-01-2009, 12:20
Gostaria da ajuda dos amigos. Resido no Rio em Jacarepaguá área com muitos morros e sem visado do sumaré, comprei a proeletronic pq45-1040 e cabo RG-06(12 metros) e estou com os seguintes sinais:
21-RedeTv 70% intensidade 98% qualidade SNR:16db
24-SBT 35% intensidade 72% qualidade SNR:8db - não aparece imagem
29-Globo 95% intensidade 98% qualidade SNR:22db
35-Band 40% intensidade 87% qualidade SNR:8db - +/+ imagem as vezes perde o sinal.
A duvida, se eu colocar um booster com amplificador melhora ? Se sim qual?
Agradeço a quem de alguma forma puder ajudar. :legal:

Flavors
01-02-2009, 19:50
Roldão,
eu também estou em JPA, só que na Praça Seca. Não conheço ninguém por aqui que receba o sinal digital, por isso nem antena UHF instalaram ainda no meu prédio ...

Se vc ou alguém souber como pegar o sinal HD por aqui, favor me repassar pois já tenho TV e conversor. só me falta o sinal!!!

TheLordXxX
05-02-2009, 14:40
amigo, tenta levantar a sua antena o mais alto possivel.

Qualque rum amplificador funcione, bota um da Proeletronic.
Quem istalou esse cabo pra vc? RG 06? Recomendo botar um cabo RG11, mais se naum tiver com muita grana - já q o MT do RG11 é karim, bota um RG59 mms.

ATENUAÇÃO POR METRO :

RG 59 = 0,2 dB
RG 6 = 0,15 dB
RG 11 = 0,1 dB

Com o cabo RG06 vc está perdendo 2,25 dB com este cabo.

claudecir
05-02-2009, 20:44
Senhores me ajudem...

Comprei uma dessas antenas da proeletronic, a 1040, que vem na caixa de papelão, mas, estou com um problema serio, o melhor que cheguei foi a 45% estável mexendo bem pouquinho na antena cheguei a ter picos de 100%, mas, são picos curtos...

Moro em um ponto a 32km exatos de Florianópolis, mas, estou em um ponto atrás de um morro, logo o sinal é instável, acredito eu....

Existe mais alguma possibilidade? Aquela antena boca de jacaré pode melhorar(Yagi)? Se usar um cano para a antena com 12m em vez de 6m também ajuda.

O sinal que quero pegar é da RBS-GLOBO, canal 33....

Desde já muito obrigado....

rafael_netto
05-02-2009, 23:09
Comprei uma dessas antenas da proeletronic, a 1040, que vem na caixa de papelão, mas, estou com um problema serio, o melhor que cheguei foi a 45% estável mexendo bem pouquinho na antena cheguei a ter picos de 100%, mas, são picos curtos...

Moro em um ponto a 32km exatos de Florianópolis, mas, estou em um ponto atrás de um morro, logo o sinal é instável, acredito eu....

Pela experiência do fórum você está com a melhor antena para esta situação.

Que cabos e conexões está usando? A TV digital é muito sensível a atenuações. Tem como testar colocando o conversor a uma distância mínima da antena? Qual o seu conversor?

claudecir
06-02-2009, 08:29
Pela experiência do fórum você está com a melhor antena para esta situação.

Que cabos e conexões está usando? A TV digital é muito sensível a atenuações. Tem como testar colocando o conversor a uma distância mínima da antena? Qual o seu conversor?
Este ponto esta a uns 40m da antena, estou usando cabo com 90% malha, e um booster de 26db da amplimatic...

O queme chama atenção é que consigo 45% estavel, mas, chega a dar picos rapidos de 100% de sinal...

Uso o sintonizador de TVdigital interno da minha TH-42PZ80LB...

A melhor antena para longas distancias com barreiras não são as YAGI? Foi o que eu sempre escutei...

No site da Proeletronic diz que a log-periodica tem 14db de ganho e a Yagi tem 15db...

rafael_netto
06-02-2009, 17:20
Hummm, se vc recebe direto pela TV fica meio complicado de levar pra perto da antena... :p
Eu experimentaria TIRAR o booster... pelo que dizem aqui dependendo do sinal ele pode atrapalhar, principalmente se tiver outros canais analógicos na faixa de UHF.

roldao
06-02-2009, 18:56
amigo, tenta levantar a sua antena o mais alto possivel.

Qualque rum amplificador funcione, bota um da Proeletronic.
Quem istalou esse cabo pra vc? RG 06? Recomendo botar um cabo RG11, mais se naum tiver com muita grana - já q o MT do RG11 é karim, bota um RG59 mms.

ATENUAÇÃO POR METRO :

RG 59 = 0,2 dB
RG 6 = 0,15 dB
RG 11 = 0,1 dB

Com o cabo RG06 vc está perdendo 2,25 dB com este cabo.

Obrigado pela ajuda !!:legal:
Mais fiquei na duvida, RG 6 não é melhor que RG 59?
Fui eu que comprei e instalei.
Abraços !!:legal:

kgodownz
07-02-2009, 19:26
Pergunta simples:

Comprei uma LG com conversor integrado para minha avó. Ela mora no centro de Florianópolis, num andar alto. Logo não deve ter problema algum de recepção.

Dúvida: Preciso comprar uma antena para captar o sinal ou o próprio aparelho pode dar conta disso. Caso positivo, favor indicar um modelo simples e barato para comprar, visto que o lugar me parece bem favorável para a recepção do sinal.

Grato desde já.

panajote
08-02-2009, 09:43
Amigos me ajudem. Pretendo comprar minha lcd samsung. Moro no Catete de frente ao Sumaré no 12 andar . Qual a antena indicada? e o Cabo? Moro no 7 andar.

wally-nit
08-02-2009, 23:26
Antes eu tinha uma antena interna terk hdtva amplificada onde a maioria dos canais girava em torno de 98% e usava um cabo RG11 de no max 2 metros. Após substituir pela antena proeletronic pq45-1010, meu sinal caiu para em torno de 75%. O que usar (amplificador de linha ou booster) para aumentar o nivel do sinal para diminuir a perda pelo uso do cabo RG6 de 10 metros?

claudecir
09-02-2009, 12:27
Pessoal,

Eu tinha um booster 26db + uma antena proeletronic log periodica 1040, pegava 45%, sera que com uma antena Yagi banda v da proeletronic e um booster de 36db eu consigo fazer funcionar?

O meu sistema tem + ou - 40m de cabo coaxial com 90% de malha...

claudecir
13-02-2009, 09:01
Senhores, fiz o pedido de uma antena Yagi banda v e recebi uma Log-periodica banda v da proeletronic, essa antena é melhor que a 1040 da proeletronic?

Aff fogo, queria uma Yagi para ter o máximo de ganho...

vranieri
14-02-2009, 09:09
Bom, meu relato é favor da Proeletronic 1040.

Tinha uma antena LBSat NOVA II, Yagi de alto ganho, 13db, ligada num booster LBSAT para UHF de 40db. Achava que não tinha sistema melhor do que esse. A minha localização é completamente desfavorável para o HDTV, pois tem uma serra encobrindo o sinal para mim. Analógicos UHF aqui tenho até fartura de canais.
Um belo dia, passando nas ruas do meu bairro, vejo uma Proeletronic instalada numa casa e entrei em contato com o morador. Conversei com ele e pra meu espanto, ele estava conseguindo captar o sinal de 3 canais com a Proeletronic, detalhe que ele estava sem booster...
Não pensei duas vezes e providenciei uma esses dias pra mim.
Deixei o booster e liguei a Proeletronic no lugar. E fui testar. Aparentemente a antena é simples demais e não deixa você acreditar que ela vai ter um rendimento melhor que as antenas Yagi, mas para o meu espanto, o ganho do sinal foi absurdo. Canais que antes só pegavam com a outra antena apontada pra lugares especificos pegam com a 1040 sem precisar ficar girando a antena. Consigo pegar sinals fracos vindos até de Resende e ou Mendes por Exemplo. Canais do Mendanha não tem diferença da posição da antena, varia muito pouco o sinal. Canais de Petrópolis também, qualquer posição que eu deixo a antena, ela pega os canais de lá.
Canais fracos tiveram uma melhora significativa com relação a fantasmas.

Ainda não testei com HDTV pois meu conversor está na autorizada para troca, mas acredito que vou conseguir resultados melhores com a 1040.

Não deixe se enganar pela aparência dela, apesar de simples ela é muito eficiente e tem um excelente ganho.

Uma obrservação durante a instalação, isole o mastro com fita adesiva de boa qualidade. Pela construção da propria antena, ela inteira é eletricamente conectada ao conector F. Se você não isolar, pode ter perdas significativas de sinal.

Realmente é a melhor antena UHF que ja esperimentei.

Alexandre RS
14-02-2009, 13:06
61 páginas o tópico:oloko:. Dei uma olhada geral mas não achei:

Alguém pega a mais de 100km de alguma transmissora? Com qual antena?

Valeu!!!!!!!!

Alexandre:legal:

nolance
14-02-2009, 21:56
estou em Osasco, Grande SP...pego a grande maioria dos canais com o conversor da Philips... mas alguns intermetentes.. comprei a antena amplificada int/ext (18dB) da philips (uns R$ 120) e pra mim piorou.. devolvi na loja...

Hoje comprei no WallMart esta da RCA (ANT525, ganho de até 45 dB´s ajustáveis) por R$ 68.. ainda em 12 x s/juros :
http://electronics.hsn.com/rca-ant525-indoor-amplified-digital-tv-antenna_p-5416082_xp.aspx

obtive melhora nestes canais instáveis com o ajuste do ganho (que pra mim está no mínimo), ainda é cedo e não sei se o resultado seria positivo em outras situações, mas até aqui não me arrependi

Obs.: qdo ligada a amplificação um led azul ascende, o que combina com outro igual do conversor da Philips

EmilioSAMSUNG - RJ
15-02-2009, 21:08
Bom, meu relato é favor da Proeletronic 1040.

Tinha uma antena LBSat NOVA II, Yagi de alto ganho, 13db, ligada num booster LBSAT para UHF de 40db. Achava que não tinha sistema melhor do que esse. A minha localização é completamente desfavorável para o HDTV, pois tem uma serra encobrindo o sinal para mim. Analógicos UHF aqui tenho até fartura de canais.
Um belo dia, passando nas ruas do meu bairro, vejo uma Proeletronic instalada numa casa e entrei em contato com o morador. Conversei com ele e pra meu espanto, ele estava conseguindo captar o sinal de 3 canais com a Proeletronic, detalhe que ele estava sem booster...
Não pensei duas vezes e providenciei uma esses dias pra mim.
Deixei o booster e liguei a Proeletronic no lugar. E fui testar. Aparentemente a antena é simples demais e não deixa você acreditar que ela vai ter um rendimento melhor que as antenas Yagi, mas para o meu espanto, o ganho do sinal foi absurdo. Canais que antes só pegavam com a outra antena apontada pra lugares especificos pegam com a 1040 sem precisar ficar girando a antena. Consigo pegar sinals fracos vindos até de Resende e ou Mendes por Exemplo. Canais do Mendanha não tem diferença da posição da antena, varia muito pouco o sinal. Canais de Petrópolis também, qualquer posição que eu deixo a antena, ela pega os canais de lá.
Canais fracos tiveram uma melhora significativa com relação a fantasmas.

Ainda não testei com HDTV pois meu conversor está na autorizada para troca, mas acredito que vou conseguir resultados melhores com a 1040.

Não deixe se enganar pela aparência dela, apesar de simples ela é muito eficiente e tem um excelente ganho.

Uma obrservação durante a instalação, isole o mastro com fita adesiva de boa qualidade. Pela construção da propria antena, ela inteira é eletricamente conectada ao conector F. Se você não isolar, pode ter perdas significativas de sinal.

Realmente é a melhor antena UHF que ja esperimentei.

Amigo estou perto de vc no BNH tenho vista para o sumare meu sinal digital esta otimo so alguns canais analogicos estão ruins tenho esta antena LB nova II e muito boa to querendo colocar um Booster de 40 da LB pra ver se melhora os canais analogicos e posto aki vlw um abraço

zakkbr
19-02-2009, 09:18
Moro numa paralela da Av. Paulista próximo do metrô Brigadeiro. É um apartamento no primeiro andar e rodeado por outros prédios. Os canais analógicos pegam mal (exceto Globo) com a antena coletiva do prédio. Estou pensando em comprar conversor e antena interna mas estou com medo de investir e não conseguir resultado satisfatório. Gostaria de saber os resultados de mais alguem que more aqui na região em predio baixo. Obrigado

http://www.htforum.com/vb/images/buttons/post_thanks.gif (http://www.htforum.com/vb/post_thanks.php?do=post_thanks_add&p=1545149&securitytoken=1235045861-a3cd701342ddf98e41ebc5c907f947671caf8ef8)

Troopa63
19-02-2009, 13:16
Comprei um cabo coaxial para instalar uma antena, mas veio escrito "cabo de celular" nele. E parece ser um pouco mais fino que os cabos coaxiais que havia antes...

Isso pode dar algum problema??? Comprei gato por lebre?

zairon
19-02-2009, 19:00
Alguém poderia me dizer onde compro um booster (amplificador) pra antena UHF?

Andei pesquisando no ME e não encontrei nenhum descente.

Pode ser na internet ou loja fisica (RJ).

EmilioSAMSUNG - RJ
19-02-2009, 19:42
vc pode comprar na republica do libano , na constituição 63 em cascadura e varios outros lugares vlw

EduardoPorto
28-02-2009, 15:30
tenho uma castello funcionando perfeitamente na minha casa :
todos os canais perto de 90 porcento

ffugita
01-03-2009, 13:30
Comprei um cabo coaxial para instalar uma antena, mas veio escrito "cabo de celular" nele. E parece ser um pouco mais fino que os cabos coaxiais que havia antes...

Isso pode dar algum problema??? Comprei gato por lebre?

Aparentemente voce está com cabo RG6 ou RG59. O mais grosso de todos é o cabo RG11, e que por sinal é o cabo mais caro.

O cabo RG6 funciona bem na maioria das situaçoes. Só ter o cuidado de comprar um cabo de boa marca. O RG59 pode ser usado caso a metragem não seja muito longa, e o RG11 é melhor em locais com sinal fraco ou com grande quantidade de cabos. A diferença entre esses cabos é basicamente a perda de sinal por metro (atenuaçao).

rafael_netto
01-03-2009, 21:56
Há tempos eu já sabia que precisava de um amplificador de linha, o fato do Semp ter pifado apenas tornou a necessidade mais urgente. Atualmente a antena está ligada direto ao conversor mas pretendo espalhar o sinal pela casa.

Gostaria de dimensionar corretamente o amplificador, sou engenheiro mas não eletrônico, por isso não sei se o meu raciocínio está correto. Coloquei as minhas dúvidas em itálico.

O Semp (quando funcionava) marcava de 55% a 90% de NS, ou 14 a 21 dB na escala de sinal/ruído. Está ligado em 20m de cabo RG6 o que dá uma atenuação de 3dB.
Então, se o conversor estivesse ligado "direto" na antena, a intensidade seria de 17 a 24 dB?

Seguindo esse raciocínio, ao intercalar 30m de RG6 (4,5 dB de atenuação), mais um divisor de 4 vias (7 dB), totalizando 11,5 dB.
Neste caso o Semp na outra ponta marcaria de 5,5 a 12,5 dB?

Imagino que "excesso" de sinal não seja problema ou que possa ser resolvido com atenuadores.
Então o amplificador recomendado seria de 20 dB (ou mais)?

PS: eu sei que dB indica uma relação logarítmica entre dois valores. Além disso, verifiquei que a "escala de sinal/ruído" no Semp representa o mesmo que o nível de sinal (ambas variam juntas) e colocando um divisor de 2 vias (-3,5dB) mas 1m de cabo RG6 provocou uma queda de 4 dB na medição.

Marcos_Tavares
07-03-2009, 07:00
Caros Colegas,

Resido a cerca de 84km de SP e estamos quase conseguindo captar a TV Digital de SP. Testamos com a antena PQ45-1040 e o sinal da Globo e SBT estão por volta de 65% com QS 70% (Semp 2008H). Colocamos um booster de 26db e piorou. Lemos em algumas mensagens que algumas pessoas tiveram um resultado melhor com a Thevear em locais de difícil recepção. Inclusive algumas pessoas chegaram a programar testes com as duas, mas os resultados finais não foram colocados.
Acreditamos que a 1040 é muito boa, mas para uma distância tão longa e com obstáculos talvez uma Thevear 418C (Banda IV) seja a melhor opção e possa dar o pouquinho que falta para pegar o sinal. Alguém que fez algum teste poderia nos ajudar?
Estamos programando um teste para ver se pego um sinal refletido em algum prédio....
Desde já agradeço pela ajuda.

Que JESUS os abençoe

Marcos

Q.J.A

felipegs
07-03-2009, 11:01
Tenho uma dúvida!Faz alguma diferença na imagem captar sinal minimo para exibição ou maximo?

rafael_netto
07-03-2009, 21:44
Ninguém respondeu a minha dúvida mas instalei o amplificador assim mesmo e acho que o meu raciocínio não está totalmente correto.

O amplificador de 20 dB fez com que a medida no Semp (com defeito) aumentasse de 5 a 8 dB (e não 20). Além disso, com o amplificador a queda provocada por um divisor de 4 vias + 1 m de RG6 ficou em no máximo 2 dB, muito menor que os 8 dB esperados.

Num teste anterior, sem amplificador, intercalar um divisor de 2 vias + 1 m de cabo havia provocado 4 dB de queda, o mesmo valor da atenuação do divisor, por isso eu achava que o raciocínio estava certo.

O amplificador fez o desempenho do Proview melhorar consideravelmente, pegando todos os canais mesmo intercalando o divisor, mas não ficou totalmente estável, por isso estou achando que na instalação definitiva, para usar o Proview talvez eu tenha que usar um amplificador mais potente.

mandruva82
25-03-2009, 11:52
Moro numa paralela da Av. Paulista próximo do metrô Brigadeiro. É um apartamento no primeiro andar e rodeado por outros prédios. Os canais analógicos pegam mal (exceto Globo) com a antena coletiva do prédio. Estou pensando em comprar conversor e antena interna mas estou com medo de investir e não conseguir resultado satisfatório. Gostaria de saber os resultados de mais alguem que more aqui na região em predio baixo. Obrigado

http://www.htforum.com/vb/images/buttons/post_thanks.gif (http://www.htforum.com/vb/post_thanks.php?do=post_thanks_add&p=1545149&securitytoken=1235045861-a3cd701342ddf98e41ebc5c907f947671caf8ef8)

MORO A 1 QUADRA DA RUA CUBATÃO E PEGO ALGUNS CANAIS COM A ANTENA COLETIVA DO MEU PRÉDIO
NÃO CONSIGO PEGAR OS CANAIS REDETV, GAZETA (SINAL INSTAVEL), MTV,
LEVEI ESSE MESMO CONVERSOR NO BAIRRO DA PONTE RASA (ZONA LESTE) E ME SURPREEENDI PEGA TODOS OS CANAIS MESMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ATÉ OS DE BAIXA RESOLUÇÃO E COM A ANTENINHA CASTELO
COMPREI UMA ANTENA NA SANTA EFIGENIA QUE É A DA PHILIPS QUE DA PRA COLOCAR DENTRO DE CASA E TAL
TEM AMPLIFICADOR NELA (INTERNO) E MELHORA UM POUCO
NA PAULISTA O SINAL É UM LIXO MAS FORA DA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE É DA HORA :legal:

allan2204
26-03-2009, 00:18
Tenho uma certa duvida, essas antenas tipo mini parabolica parecidas com a Sky funcionam com frequencias UHF?

Tem possibilidade?

Eu tenho como conseguir uma antena desse tipo um pouco maior, será que funciona?????

Obrigado

zairon
26-03-2009, 06:36
Tenho uma certa duvida, essas antenas tipo mini parabolica parecidas com a Sky funcionam com frequencias UHF?

Tem possibilidade?

Eu tenho como conseguir uma antena desse tipo um pouco maior, será que funciona?????

Obrigado

Funciona sim.

Se você vai conseguir, depende de nivel de sinal na sua casa. :legal:

[els]
27-03-2009, 13:21
Alguém conhece esta antena?
Será que funciona bem?
Diz que recepciona HDTV/UHF/VHF/FM.
http://www.consumer.philips.com/consumer/pt/br/consumer/cc/_productid_SDV2710_27_BR_CONSUMER/Antena-de-TV+SDV2710-27#/consumer/pt/br/consumer/cc/_productid_SDV2710_27_BR_CONSUMER/Antena-de-TV+SDV2710-27
Será onde posso encontra?
Grato.
els.

aguering
28-03-2009, 20:02
Ola, tenho uma Samsumg LN46A650A1FX com conversor e comprei a antena PQ45-1040, depois de ler muito bem sobre ela por aqui:

http://www.misterimagem.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1961&IDProduto=1338024&Det=True&1ST=1&Y=9678792506417

fiz a ligacao direta com conectores e cabo NOVO coaxial 75 ohms que acabei de comprar, a antena esta em cima da casa.

porem nao recebo qualquer sinal, zero canais recebidos. Moro na regiao do abc (diadema), o sinal deveria chegar bem por aqui, mas nao eh o que acontece.

Alguem que tenha essa TV ou conheca suas funcoes, sabe me dizer como identificar se o conversor da TV esta funcionando, se ele existe mesmo (no manual nao faz nenhuma mencao ao conversor DTV), e se o problema esta na antena/cabos ou na TV ? Eu teria ate hoje pra solicitar a troca caso seja o decoder. . existe uma chance muito grande de ser esse o problema ? Help ! :)

Alexandre RS
28-03-2009, 20:37
Aguering

Estou a mais de 100 Km de Porto Alegre, instalei ontem a 1040 com o booster 3640 também da Proeletronic, 98% de qualidade e intensidade, impressionante a anteninha.

Qual cabo estás usando? O de menos perda é o RG11, e o maior é o RG 59. Estou usando um intermediário, RG 6.

aguering
28-03-2009, 21:36
Ola Royo
Nao sei qual cabo, segue toda a inscricao que contem nele:

CABO TRANCADO 59 CELULAR 75 OHMS 67 % CFTV L>6898 B21:04 7332M

unica coisa em comum eh o 59, talvez seja esse r59

dei uma mexida aqui (na verdade chamei meu amigo que trabalha com tv a cabo) e conseguimos recepcionar uns canais, (apenas a rede tv ficou muito ruim ainda)

uma pena que apenas a globo transmite em 16:9 ne ? muito decepcionante essas faixas laterais

[els]
29-03-2009, 14:49
Tenho uma US2-MANT940, instalada na sacado do meu apto., na semana que vem estarei fechando a sacada com vidros temperador, incolor e transparente... Pretendo deixar a antena no mesmo lugar, portanto entre o ambiente externo e a antena existirá este fechamento com vidro.
Pergunta: Isto prejudicará a recepção do sinal (qualidade, %, etc.)?
Grato.
els

ffugita
29-03-2009, 15:29
Tenho uma US2-MANT940, instalada na sacado do meu apto., na semana que vem estarei fechando a sacada com vidros temperador, incolor e transparente... Pretendo deixar a antena no mesmo lugar, portanto entre o ambiente externo e a antena existirá este fechamento com vidro.
Pergunta: Isto prejudicará a recepção do sinal (qualidade, %, etc.)?
Grato.
els

Creio que vidro incolor não interfira , mas vidros isolantes térmicos, fume e afins possam atrapalhar, pois muito deles são revestidos internamente com uma fina camada metálica (para justamente dar aquele brilho metálico)...

Alexandre RS
29-03-2009, 15:50
CABO TRANCADO 59 CELULAR 75 OHMS 67 % CFTV L>6898 B21:04 7332M

Exato, esse é o RG59, que não me aconselharam a usar. Olhe as perdas por metro de cada cabo, dados do colega Jorge Schmaedecke:

0,2dB/m(RG59)
0,15dB/m(RG6)
0,1dB/m(RG11)

Não entendo do assunto, segui o que aconselharam e funcionou (antena 1040, booster 3640 e cabo RG11 ou RG6)

Abraço:legal:

Paulo Primatta
29-03-2009, 16:06
Creio que vidro incolor não interfira , mas vidros isolantes térmicos, fume e afins possam atrapalhar, pois muito deles são revestidos internamente com uma fina camada metálica (para justamente dar aquele brilho metálico)...
Muito bem lembrado. O vidro, por si só, é transparente para ondas de RF. Mas alguns tipos de fumê fabricados com deposição metálica podem agir como refletores sim. Quem usa GPS em seus carros, especialmente os Renaut, sabem do problema que o vidro fumê causa. Alguns tipos podem blindar completamente a cabine, exigindo uma recolocação do GPS ou uma antena externa. O mesmo pode ocorrer com um sinal de TV.
Mas se o vidro não é reflexivo, é branco, as chances de não alterar em nada o sinal é de 100%

[els]
30-03-2009, 02:11
Muito bem lembrado. O vidro, por si só, é transparente para ondas de RF. Mas alguns tipos de fumê fabricados com deposição metálica podem agir como refletores sim. Quem usa GPS em seus carros, especialmente os Renaut, sabem do problema que o vidro fumê causa. Alguns tipos podem blindar completamente a cabine, exigindo uma recolocação do GPS ou uma antena externa. O mesmo pode ocorrer com um sinal de TV.
Mas se o vidro não é reflexivo, é branco, as chances de não alterar em nada o sinal é de 100%

ffugita e Paulo Primatta.
Assim que ficar pronto, colocarei aqui o resultado...
Grato.
els...

alevv
30-03-2009, 14:03
Aguering

Estou a mais de 100 Km de Porto Alegre, instalei ontem a 1040 com o booster 3640 também da Proeletronic, 98% de qualidade e intensidade, impressionante a anteninha.

Qual cabo estás usando? O de menos perda é o RG11, e o maior é o RG 59. Estou usando um intermediário, RG 6.

Amigo, onde encontro esta antena e o booster para compra?!

Alexandre RS
30-03-2009, 14:43
Comprei aqui:

http://www.misterimagem.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1961&Y=8668727317577&Det=True&IDProduto=250383&q=Booster+UHF+36dB

http://www.misterimagem.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDCategoria=63729&IDLoja=1961&Y=8668727317577

:legal:

jecastro
30-03-2009, 16:10
Troquei minha antena Philips interna SDV 2210 por uma Mant 940 externa, conclusão, funcionou bem para o sinal digital, ela capta a RBS digital em qualquer posição, no chão na rua de ponta cabeça, de costa, o lado ruim dela é exatamente este, ela não é direcional, nos canais analógicos amplificou os fantasmas, ficou claro, ela é uma antena para sinal digital, no sinal digital os fantasmas não se divertem. :legal:

[els]
31-03-2009, 10:43
Troquei minha antena Philips interna SDV 2210 por uma Mant 940 externa, conclusão, funcionou bem para o sinal digital, ela capta a RBS digital em qualquer posição, no chão na rua de ponta cabeça, de costa, o lado ruim dela é exatamente este, ela não é direcional, nos canais analógicos amplificou os fantasmas, ficou claro, ela é uma antena para sinal digital, no sinal digital os fantasmas não se divertem. :legal:

jecastro.

Você conhece a Philips SDV2710/27 Antena de TV Digital Interna HDTV/UHF/VHF/FM (veja meu post) (http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1606349&postcount=923)?

Também comprei a Philips US2-MANT940 Antena de TV UHF digital e analógica e estou satisfeito, inclusive o VHF não fica muito comprometido.

Como a SDV2710/27, também é para VHF..., pergunto: Será que não seria uma solução mais completa... Onde moro tem um boa recepção dos 2 sinais... Só que não estou achando a, dita-cuja, para comprar.

Links Philips:
US2-MANT940 (http://www.consumer.philips.com/consumer/pt/br/consumer/cc/_productid_US2_MANT940_BR_CONSUMER/Antena-de-TV+US2-MANT940)
SFV2710/27 (http://www.consumer.philips.com/consumer/pt/br/consumer/cc/_productid_SDV2710_27_BR_CONSUMER/Antena-de-TV+SDV2710-27)

Até mais.
els.

jecastro
31-03-2009, 11:04
Esta SDV2710/27 é novidade, por isto não tem em lugar algum, mas por enquanto parei de fazer investimentos em antena, fim do ano devo me mudar e talvez la a antena de conta, além disto a partir de agosto começa o calendário oficial para os novos canais digitais.

jmvieira
31-03-2009, 15:05
exatamente ;)
Sua recomendação positiva ou negativa continuaria restrita.

boa sorte na busca pelo sinal :legal:

Na minha humilde opinião, a esttetica fica em segundo plano se comparada à funcionalidade. Suponha um refrigerador branco selo "A" no procel, e um de inox escovado q seja "C" , ou seja, com um consumo maior? Eu, mesmo gostando mais da de inox (nao quer dizer q nao gostei da branca), mas vou levar a branca.... o fato é q isso aconteceu comigo. Só levaria a inox se a branca nao coubesse, ou seja, se eu nao tivesse escolha.

O mesmo seria com a antena. Eu só compraria uma philips se nao tivesse como instalar extenamente uma yagi ou log periodica convencional, ou seja, utilizaria o artificio estetico da antena pra compensar uma deficiencia tecnica e colocaria ela internamente, na sala, na sacada da varanda, etc.... mas tecnicamente na minha opinião, mesmo nao tendo usando uma mant, as antenas yagi e log sao muito superiores, isso nao tem nem o q se discutir.... contudo isso nao significa q as philips nao funcionem, funcionam, assim como sabemos, a geladeira de inox selo "C" do procel tb refrigera, só gasta mais energia pra realizar o mesmo trabalho.... ou seja, é menos eficiente.

jmvieira
31-03-2009, 15:46
Pessoal, eu estava comparando a largura de feixe (ou beamwidth) que se correlaciona com a diretividade das antenas, e comparando os beamwidth das antenas com seus ganhos em dB:

-No caso das yagi toda banda UHF, temos um ganho de aproximadamente 10dB e com o beamwidth (45º H e 52ºV) muito proximo das log periódicas da proeletronic PQ451010 (alto ganho);

- as log proeletronic PQ451010 possuem maior ganho que as yagi toda banda, na casa dos 14dB. O beamwidth (42º H e 54º V) é bem proximo as yagi toda banda, mas como a log tem ganho maior, ponto pra log....:legal:

Isso torna as log mais adequadas para recepção de sinal digital pelo maior ganho e baseando-se do pressuposto de que fantasmas no sinal digital não existem, e que nos canais analogicos existentes, os fantasmas tb nao sejam problema.

- As antenas yagi UHF Banda IV e Banda V separadas tem ganho proximo as log PQ451010 (14 ou 15dB), porem são mais diretivas, tendo bandwidth na casa dos 28ºH e 39ºV.

Isso ajuda a diminuir os fantasmas na recepção analogica, mas pode atrapalhar na recepção digital, se as emissoras de uma mesma Banda de UHF (IV ou V) ficarem em posições muito diferentes, pois uma mesma antena teria de "olhar" para lados distintos. Neste caso, usar uma yagi banda separada serve pra se receber os sinais analogicos com menos fantasmas, porem dependendo da atenuação de canais laterais à antena, pode se precisar de booster pra compensar a "excessiva" diretividade.

Ou seja, na minha opinião: se vc pretende exclusivamente receber sinais digitais ou fantasmas nos analogicos nao forem problema, iria de: 1º- log periodica. Se na sua região os fantasmas dos canais analogicos forem um problema q incomode, ai tem q se partir pras 2ª opção: yagi banda IV e banda V separadas. A 3ª opção seria a Yagi toda banda pq somente se adequa bem se tiver sinal forte analogico e digital, e ainda por cima, fantasmas tb não forem problema.

Abraço.

ADELIOJR
03-04-2009, 12:21
Essa antena mant940 é cara assim mesmo?
http://www.americanas.com.br/AcomProd/575/2516607

ffugita
03-04-2009, 13:56

Compre a proeletronic 1010 ou 1040, que tem ganho bem maior (ou seja, capta melhor o sinal), e seja feliz (e com mais dinheiro no bolso)!

jecastro
03-04-2009, 15:57

Não, isto foi erro de digitação, a minha custou R$ 99,90 na loja Tubolândia na rua Alberto Bins aqui em Porto Alegre.

jmvieira
03-04-2009, 17:48
Minha nossa.... só pode ser erro de digitação mesmo... R$2300 numa antena....:ataque:

marcelocostabr
03-04-2009, 20:55
Pessoal minha antena original interna Philips nao da conta de captar todos os canais, tenho que ficar sintonizando no botao da antena.... Li varios posts aqui e gostaria de saber qual a melhor para eu comprar e parar com esse problema. Moro em apartamento, 4. andar.

dhrj
03-04-2009, 21:08
Esta SDV2710/27 é novidade, por isto não tem em lugar algum, mas por enquanto parei de fazer investimentos em antena, fim do ano devo me mudar e talvez la a antena de conta, além disto a partir de agosto começa o calendário oficial para os novos canais digitais.

Nos EUA tem essa Philips SDV2740/27 Amplified Enhanced Digital Performance Antenna:
http://www.amazon.com/Philips-SDV2740-27-Amplified-Performance/dp/B001JE5N3A/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=electronics&qid=1238803393&sr=1-1

Mas no site não diz a especificação.

Também achei essa, que parece ser até mais interessante:
http://www.consumer.philips.com/consumer/en/us/consumer/cc/_productid_US2_MANT510_US_CONSUMER/TV-antenna+US2-MANT510

Eu tenho uma Philips US2-MANT940, e estou tendo resultados melhores no sinal quando o uso o booster que veio nela com uma daquelas antenas internas genéricas de 25 reais.

Alguém já experimentou alguma das antenas da marca Aquário?

ffugita
03-04-2009, 22:23
Nos EUA tem essa Philips SDV2740/27 Amplified Enhanced Digital Performance Antenna:
http://www.amazon.com/Philips-SDV2740-27-Amplified-Performance/dp/B001JE5N3A/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=electronics&qid=1238803393&sr=1-1

Mas no site não diz a especificação.

Também achei essa, que parece ser até mais interessante:
http://www.consumer.philips.com/consumer/en/us/consumer/cc/_productid_US2_MANT510_US_CONSUMER/TV-antenna+US2-MANT510

Eu tenho uma Philips US2-MANT940, e estou tendo resultados melhores no sinal quando o uso o booster que veio nela com uma daquelas antenas internas genéricas de 25 reais.

Alguém já experimentou alguma das antenas da marca Aquário?

A aquario faz boas antenas para rádio amador, eu mesmo tenho uma para a faixa de VHF (ou PY) deles, e é muito boa, mas nunca testei as antenas deles para a faixa de VHF/UHF aberta.

Se a qualidade de construçao for a mesma, creio que sejam boas também! :bD:legal:

cmurcia
04-04-2009, 20:16
Na minha casa tem destas antenas MMDS da TVA que não vieram desinstalar quando cancelei. Será que ela capta o sinal UHF para a TV digital aberta?

Comprei o conversor AIKO, coloquei um clips e está pegando a BAND perfeitamente e a Globo falhando as vezes, pela experiência de vocês, com uma destas antenas UHF simples que vendem em supermercados vou conseguir pegar os principais canais? Moro em São Bernardo do Campo, a aproximadamente 15 km da avenida paulista.

odisseu
05-04-2009, 11:15
Pessoal, acabei de entrar no tópico e não li todas as msgs, portanto desculpe se é pergunta velha....

Comprei uma antena Philips MANT940 que funciona SE NÃO USAR o amplificador na tomada. Se alimentar o amplificador o meu conversor CROMUS diz que é sinal fraco (perde o sinal). Se tirar da tomada, o sinal fica bom.. Ou seja, o amplificador não serve para nada.

Alguém já enfrentou esse probl?

- fonte do amplificador com pau?
- amplificador em si com pau?
- conversor Cromus 'nao gosta do sinal amplificado'?

Ideias?

ffugita
05-04-2009, 11:51
Na minha casa tem destas antenas MMDS da TVA que não vieram desinstalar quando cancelei. Será que ela capta o sinal UHF para a TV digital aberta?

Comprei o conversor AIKO, coloquei um clips e está pegando a BAND perfeitamente e a Globo falhando as vezes, pela experiência de vocês, com uma destas antenas UHF simples que vendem em supermercados vou conseguir pegar os principais canais? Moro em São Bernardo do Campo, a aproximadamente 15 km da avenida paulista.

Provavelmente não, sinal MMDS é perto dos 2.4Ghz. Talvez funcione melhor como antena wifi... :bD Mas como testar nesse caso não mata, não queima, e nem doi, se quiser daria pra ver se pega algo plugando o cabo no seu conversor... se o sinal em sua região for forte, vc talvez consiga pegar os canais sem maiores problemas. Retire o downconverter do cabo (uma caixinha preta, se a tva não levou embora também).

Se não funcionar, como parece q vc mora em uma região com sinal forte, teste primeiro com qualquer antena interna simples (aquelas plasmatic piramide de 20 reais servem) que você provavelmente já tem em casa. Se o sinal não ficar bom, compre qualquer antena externa UHF, simples (castelo, proeletronic, plasmatic, etc), e se der, aproveite o mesmo cabo e mastro da antena da TVA. :D

fcmts
06-04-2009, 14:08
Pessoal, acabei de entrar no tópico e não li todas as msgs, portanto desculpe se é pergunta velha....

Comprei uma antena Philips MANT940 que funciona SE NÃO USAR o amplificador na tomada. Se alimentar o amplificador o meu conversor CROMUS diz que é sinal fraco (perde o sinal). Se tirar da tomada, o sinal fica bom.. Ou seja, o amplificador não serve para nada.

Alguém já enfrentou esse probl?

- fonte do amplificador com pau?
- amplificador em si com pau?
- conversor Cromus 'nao gosta do sinal amplificado'?

Ideias?

Dependendo da posição e do canal, o amplificador pode piorar a qualidade.
Até furei a parede da varanda em dois lugares diferentes tentando instalar a MANT num lugar definitivo mas acabei abortando porque o sinal não ficou bom pra todos os canais. Agora deixo a antena num vaso, no chão mesmo, onde ficam jornais e revistas, perto do móvel da TV. Foi o melhor lugar.

marcelopiccolo
06-04-2009, 14:23
alguém sabe dizer se essa antena é boa? preciso comprar uma externa!

abs

ffugita
06-04-2009, 17:36
alguém sabe dizer se essa antena é boa? preciso comprar uma externa!

abs

Tem diversos tópicos por aqui dizendo que ela é uma bost... compre uma proeletronic 1010 ou 1040, que é bem melhor, e custa 3x menos.

maublues
07-04-2009, 16:12
Alguém aqui usa a ANTENA CASTELO M7000? As especificações são:

LINHA TIPO PARABÓLICO Recebe o sinal da TV DIGITAL
Refletor de ferro
Partes plásticas com proteção contra raios solares ultravioletas
Partes metálicas com tratamento contra oxidação

Modelo 7000
É uma antena para recepção de sinais de VHF para os canais (2 ao 6) e (7 ao 13 ), rádio FM 88 á 108Mhz também para recepção de sinais UHF para os canais (14 ao 33 ) e (34 ao 69)

Ganho médio – VHF 3 dB / UHF 7 dB
Impedância de saída – 75 Ohms
Relação Frente/Costa – 18 dB
Comprimento – 810mm

http://www.antenascastelo.com.br/imagens/antenas_externas/m7000.jpg

O meu objetivo é pegar o sinal da TV ANHANGUERA (canal 7) de Anápolis aqui no meu setor que é periferia de Goiânia e no rumo da cidade de Anápolis. Antigamente pegava o 7 aqui perfeitamente na espinha de peixe, porém um dia deu um vento e a disgreta caiu, quebrou uns "dentes dela" e a imagem ficou uma porcaria. Mas afinal porque eu quero o canal 7? Porque muitos jogos do campeonato Goiano e do Brasileiro disputados no Serra Dourada são transmitidos para o interior do estado e assim meu pai, irmão e eu podemos nos dar ao luxo de não ir ao estádio de vez em quando. Além do que no quarto dele e de minha irmã a imagem está uma lástima. Posteriormente comprarei o conversor pra ver a Zoiuda Globo digitalmente.

michelbvp
07-04-2009, 19:31
olá, alguém sabe quais seriam as medidas das dipolos em V daquelas antenas feitas de cabides, para o rio de janeiro?
Essa pode ser usada outdoor?

obrigado

rabib
08-04-2009, 07:32
É a mesma de Sao Paulo.. mas pq vc postou aqui e não no tópico relacionado à DIY?

herculessantiago
08-04-2009, 11:26
Amigos, tenho uma duvida um pouco boba, cancelei a SKY e a antena ainda esta no muro, existe alguma maneira de eu utilizar essa antena da SKY como antena UHF?

nono
08-04-2009, 11:52
Amigos, tenho uma duvida um pouco boba, cancelei a SKY e a antena ainda esta no muro, existe alguma maneira de eu utilizar essa antena da SKY como antena UHF?
Realmente é uma duvida bastante boba.
Não existe nenhuma possibilidade desta antena ser usada pra UHF.

dhrj
09-04-2009, 20:13
Eu tenho aqui em casa uma antena da Philips UHF amplificada, aquela US2-MANT940. A questão é que não consigo encontrar um ponto ideal que pegue todos os canais bem. Moro bem perto de uma montanha que fica no caminho das antenas retransmissoras.

Então lendo esse tópico, resolvi comprar o booster UHF de 36db da Pro Eletronics. O booster chegou hoje e conectei ele nessa antena da Philips. Obviamente retirei o amplificador que veio com a antena. Não pegou nenhum canal! Tentei mudar a antena de lugar e todos os canais mostram intensidade do sinal máxima, mas a qualidade do sinal fica zerada. Tentei mudar a intensidade do booster, do minimo pro maximo, e nada!

Será que o booster veio com defeito? Não é possível que o amp de sinal da Philips dê um resultado melhor...

odisseu
11-04-2009, 19:59
fcmts,

Aqui no apto só pega a Globo, Gazeta e Band com a Philips interna (em cima do subwoofer). Qdo boto ela na janela pega tb o SBT, Record, RedeTV, MTV, Cultura.
Estou em SP perto da av. Paulista.

MAS qdo boto o booster alimentado nela, NÃO pega nada! O seu pelo menos, pelo que diz, funciona em certos casos.
Já falei combinei com o gerente da Leroy Merlin que qdo chegar mais no estoque, vamos trocar o booster e ver no que dá.

---------- Mensagem adicionada às 19:59 ---------- Mensagem anterior foi às 19:53 ----------

Danielh, o seu amp da Philips ainda funciona. O meu detona o sinal, mesmo na Globo. É colocar o amp e o sinal some. E não é questão de posição; deve ser bug mesmo.

fabianosf
13-04-2009, 14:12
Moro em SP, capital no bairro da Freguesia do Ó, em apartamento no 5º andar, com a antena coletiva só pega a Record, comprei na Joli uma antena interna (VHF/UHF/FM) que custou R$ 13,00, consegui sintonizar Cultura, SBT, Record, Globo, Rede TV, Gazeta, Band e MTV, ela esta no rack atras da TV, se eu colocar próximo a janela pega a Mix. Estou usando o conversor integrado que vem na LG 42PG60D

ffugita
13-04-2009, 15:05
Danielh, o seu amp da Philips ainda funciona. O meu detona o sinal, mesmo na Globo. É colocar o amp e o sinal some. E não é questão de posição; deve ser bug mesmo.

Se está perto da paulista, nao me espanta ver o sinal sumir ao ligar o booster. Ligando o booster, o sinal, que já chega saturado demais devido a proximidadde com as antenas de transmissão fica ainda pior.

É igual a um amplificador de som distorcendo o som devido ao volume estar alto demais. O mesmo vai ocorrer se estiver próximo a paulista usando um booster. Vai distorcer totalmente o sinal, e é ai que não vai pegar nada mesmo.

Próximo de antenas de transmissão não é incomum não conseguir sintonizar algum canal. Vide faixa de FM, que fica com as emissoras todas "emboladas" quando você está andando com o carro na paulista e bairros adjacentes. Para conseguir sintonizar algo você deve arrumar um jeito de atenuar o sinal, e não o contrário.

Compre um atenuador de sinais de antenas (variavel pra ser possivel ajustar se for o caso) , filtro de sinal FM e afins. Creio que isso ajudará mais do que boosters sendo usados na paulista.... Tem de várias marcas, proeletronic, thevear, etc.

cmurcia
13-04-2009, 18:40
Chegou hoje a antena da Philips MANT940 e primeiro testei sem ligar na tomada e não pegava nada. Engraçado que mesmo com uma porcaria de um clips já pegava a Globo e com ela não pega nada.

Então liguei na tomada e começou a pegar alguns canais. Trocava de lugar, pegava mais canais mas deixava de pegar outros até que num momento a antena escorreu de minha mão e ficou de ponta cabeça e nesta posição passou a pegar todos os canais (Cultura, SBT, Globo, Record, RedeTV, Gazeta, Band, MixTV, Rede21 e MTV).

Achei curioso, pois alguns aqui dizem que só pega se estiver desligada da tomada e no meu caso foi o contrário.

nono
13-04-2009, 20:16
fcmts,

Aqui no apto só pega a Globo, Gazeta e Band com a Philips interna (em cima do subwoofer). Qdo boto ela na janela pega tb o SBT, Record, RedeTV, MTV, Cultura.

MAS qdo boto o booster alimentado nela, NÃO pega nada! O seu pelo menos, pelo que diz, funciona em certos casos.
Já falei combinei com o gerente da Leroy Merlin que qdo chegar mais no estoque, vamos trocar o booster e ver no que dá.

---------- Mensagem adicionada às 19:59 ---------- Mensagem anterior foi às 19:53 ----------

Se vc mora perto da Paulista, e portanto perto dos transmissores, não tem porque usar amplificador, isto so vai piorar.
O melhor é continuar com esta antena interna e achar o melhor local pra ela. Ou tenta com outra marca de antena interna simples.

Paulo Primatta
13-04-2009, 20:24
Chegou hoje a antena da Philips MANT940 e primeiro testei sem ligar na tomada e não pegava nada. Engraçado que mesmo com uma porcaria de um clips já pegava a Globo e com ela não pega nada.
Então liguei na tomada e começou a pegar alguns canais. (...)
Achei curioso, pois alguns aqui dizem que só pega se estiver desligada da tomada e no meu caso foi o contrário.
:riso: Seria no mínimo bizarro pagar mais caro por uma antena com amplificação e usa-la desligada pois só assim receberia os canais...:lol::lol::lol::lol:

dhrj
13-04-2009, 21:26
Se está perto da paulista, nao me espanta ver o sinal sumir ao ligar o booster. Ligando o booster, o sinal, que já chega saturado demais devido a proximidadde com as antenas de transmissão fica ainda pior.

É igual a um amplificador de som distorcendo o som devido ao volume estar alto demais. O mesmo vai ocorrer se estiver próximo a paulista usando um booster. Vai distorcer totalmente o sinal, e é ai que não vai pegar nada mesmo.

Próximo de antenas de transmissão não é incomum não conseguir sintonizar algum canal. Vide faixa de FM, que fica com as emissoras todas "emboladas" quando você está andando com o carro na paulista e bairros adjacentes. Para conseguir sintonizar algo você deve arrumar um jeito de atenuar o sinal, e não o contrário.

Compre um atenuador de sinais de antenas (variavel pra ser possivel ajustar se for o caso) , filtro de sinal FM e afins. Creio que isso ajudará mais do que boosters sendo usados na paulista.... Tem de várias marcas, proeletronic, thevear, etc.

E no meu caso? Eu moro na zona sul do Rio de Janeiro, a uns 10 Km do Sumaré. E meu prédio é colado numa montanha, que fica no caminho pro Sumaré. O amp da Philips melhora o sinal, mas o booster de 36 db até aumenta a intensidade do sinal, mas a qualidade fica zerada...

jmvieira
13-04-2009, 22:24
Eu tenho aqui em casa uma antena da Philips UHF amplificada, aquela US2-MANT940. A questão é que não consigo encontrar um ponto ideal que pegue todos os canais bem. Moro bem perto de uma montanha que fica no caminho das antenas retransmissoras.

Então lendo esse tópico, resolvi comprar o booster UHF de 36db da Pro Eletronics. O booster chegou hoje e conectei ele nessa antena da Philips. Obviamente retirei o amplificador que veio com a antena. Não pegou nenhum canal! Tentei mudar a antena de lugar e todos os canais mostram intensidade do sinal máxima, mas a qualidade do sinal fica zerada. Tentei mudar a intensidade do booster, do minimo pro maximo, e nada!

Será que o booster veio com defeito? Não é possível que o amp de sinal da Philips dê um resultado melhor...

Acredito pelo sintoma q vc deva melhorar a relação entre o sinal e o ruido, apelando pra uma antena de maior ganho, como se fosse usar sem a necessidade de amplificador para ter bom sinal. Se vc tem um sinal ruidoso na fonte de captação do sinal - antena - ao amplificar o sinal amplifica-se tb o ruido. Depois de ter otimizado na captação da antena é que se parte pra amplificação, se o sinal ainda ficar fraco, mas ciente q ruidos podem aparecer.

Trocando em miudos, um booster trabalhando sem uma antena adequada, independente da marca ou sendo ela propria já amplificada, nunca funcionará bem pq o "problema" está na fonte do sinal.

---------- Mensagem adicionada às 22:24 ---------- Mensagem anterior foi às 22:18 ----------

Se vc mora perto da Paulista, e portanto perto dos transmissores, não tem porque usar amplificador, isto so vai piorar.
O melhor é continuar com esta antena interna e achar o melhor local pra ela. Ou tenta com outra marca de antena interna simples.

Se o sinal já for forte, um booster ou amplificador pode saturar a entrada da tv e o sinal pode sumir ao inves de aparecer com melhor qualidade. Nas tv o sinal maximo q deve chegar ao receptor deve ser de 80dBuV, acima disso com certeza irá saturar e podem aparecer artefatos na tela, como batimentos de frequencia ou intermodulações.... pelo menos no analogico é assim :legal:

zakkbr
14-04-2009, 14:14
fcmts,

Tb estou perto da Paulista e antes eu pega va tudo com a antena interna da Ebcom. De uns 15 dias pra cá percebi piora no sinal. A posição da antena que consegue pegar o SBT e a Cultura não acha a MTV. Redetv então, nem pensar, sumiu até da listagem do conversor Semp2008.

rmopinto
14-04-2009, 20:48
Amigos, qual antena interna é melhor: DTV-1000 ou Philips sdv2210?

Alguém já testou as duas?

Philips: http://www.mundomax.com.br/_tv/antena_interna_vhf_uhf_hdtv_sdv2210_17_philips

DTV-1000: http://www.mundomax.com.br/_tv/antena_dtv1000_interna_tv_digital_aquario

Obrigado,
Rodrigo.

ffugita
14-04-2009, 22:36
E no meu caso? Eu moro na zona sul do Rio de Janeiro, a uns 10 Km do Sumaré. E meu prédio é colado numa montanha, que fica no caminho pro Sumaré. O amp da Philips melhora o sinal, mas o booster de 36 db até aumenta a intensidade do sinal, mas a qualidade fica zerada...

Não tem mistério nisso também não. Existe um detalhe que se chama SNR (ou relaçao sinal-ruido). Se o sinal é fraco, o SNR é igualmente baixo, e na TV analógica isso acaba se traduzindo em chuviscos na imagem, e no FM em ruidos e interferencias.

Usando um booster de baixa qualidade, ele além do sinal acaba amplificando também os ruidos presentes , piorando ainda mais o SNR. Um bom amplificador deve ter componentes que trabalhem com o mínimo de ruido possível. Um booster de baixa qualidade pode trabalhar com componentes ordinários que acabam amplificando o ruido, ou mesmo adicionando mais lixo ao sinal. Mesmo um bom booster pode acabar prejudicando muito o sinal se ele for baixo demais. Ele não pode fazer mágicas.

Resumindo: SNR baixo demais = problemas para captar o sinal.

Como melhorar o SNR? Melhorando a antena. Usando uma antena que tenha maior ganho _real_ consegue captar melhor o sinal.

Por que digo real? Antenas amplificadas (vulgo sagna, philips e outras pequenas) geralmente possuem pequeno ganho, e seu booster integrado amplifica esse sinal, dando a impressão de que a antena tem um ganho mais alto. Porém esse sinal amplificado tem um SNR bem mais baixo do que uma antena boa, de ganho (e tamanho) maior e sem amplificadores.

nono
14-04-2009, 23:08
Amigos, qual antena interna é melhor: DTV-1000 ou Philips sdv2210?

Alguém já testou as duas?

Philips: http://www.mundomax.com.br/_tv/antena_interna_vhf_uhf_hdtv_sdv2210_17_philips

DTV-1000: http://www.mundomax.com.br/_tv/antena_dtv1000_interna_tv_digital_aquario

Obrigado,
Rodrigo.

Em principio, essa DTV-1000 deveria ser melhor, porque se propõe ser pra uhf (digital).
A outra, SDV2210/17, possue aquelas hastes telescopicas que são especificas pra vhf, portanto dispensaveis.
Acreditando na idoneidade do fabricante eu compraria esta DTV-1000, que se diz "antena especialmente projetada para TV Digital".
Porem vê-se que nenhuma delas diz o ganho em decibeis, etc.

BeatsMe
16-04-2009, 09:24
Seguinte, vejo muito de vocês trocando experiencia sobre antenas internas mas todos se localizam no eixo Rio-São Paulo...

Minha pergunta fica aqui: Alguém possui boa experiencia com antenas internas e TV digital no ESpírito Santo?

Moro em VIla Velha, acabei de comprar um HD TV e to pensando em comprar o conversor e antena UHF, mas no meu caso terá de ser interna.

Se alguem puder, poste aqui seu knowhow :legal:

rabib
16-04-2009, 10:10
Já tentou perguntar aqui?
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=83673&page=78

luciano2000
16-04-2009, 11:06
Alguém conhece essa?
http://camera-tv-som.vivastreet.com.br/fotografia-eletronico-usado+outras-cidades-es/antena-amplificada-philips-digital--hdtv---vhf---uhf---fm/12865434/p#1

é boa?

giardino
16-04-2009, 11:11
Alguém conhece essa?
http://camera-tv-som.vivastreet.com.br/fotografia-eletronico-usado+outras-cidades-es/antena-amplificada-philips-digital--hdtv---vhf---uhf---fm/12865434/p#1

é boa?

Prezado,

É excelente. É a referida MANT940. Para você ter uma idéia, deixei-a simplesmente apoiada no parapeito da minha janela e pega todos os canais muito bem.
É preciso ser levado em consideração que moro em Botafogo e tenho a visada do Cristo...

msnorberto
16-04-2009, 12:35
Amigos,

moro no Rio de Janeiro, Copacabana. Meu prédio fica atrás de um morro que causa problemas de sobra. Por isso, há muito tempo atrás, o prédio instaou uma antena parabólica coletiva, pois as antenas comuns não davam conta. Será que eu posso utilizar esta antena coletiva para receber sinal UHF para TV Digital? Antena parabólica é capaz disso?

Se não for, qual é a antena mais potente que posso conseguir no mercado brasileiro para locais de sinais fracos?

Obrigado desde já.

Abrqaço

nono
16-04-2009, 13:50
Amigos,
moro no Rio de Janeiro, Copacabana. Meu prédio fica atrás de um morro que causa problemas de sobra. Por isso, há muito tempo atrás, o prédio instaou uma antena parabólica coletiva, pois as antenas comuns não davam conta. Será que eu posso utilizar esta antena coletiva para receber sinal UHF para TV Digital? Antena parabólica é capaz disso?
Se não for, qual é a antena mais potente que posso conseguir no mercado brasileiro para locais de sinais fracos?
Obrigado desde já.
Abrqaço

Não pode. Vc precisa de antena UHF, que é a utilizada pra recepção digital. Antena parabolica não tem nada a ver com antena UHF.
E se por acaso conseguir captar algo será exclusivamente por conta da fiação.
Se vc quer uma ótima antena pra recpção digital, comece pela antena Antena DIY (caseira) do wuemura.
Link: http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=60004

umineiro
17-04-2009, 11:59
Esta em inglês, mas achei um tópico equivalente a este no link abaixo.
Algumas antenas que são questionadas aqui foram avaliadas lá.

http://www.avsforum.com/avs-vb/showthread.php?t=1037779

rabib
17-04-2009, 14:58
Cuidado. O range da TV Digital americana não é o mesmo da TV Digital Brasileira. Coisas que funcionam muito bem lá podem não funcionar direito aqui, e vice-versa.

filhodocarbono
18-04-2009, 17:46
Amigos, moro numa região razoavelmente alta de SP e tenho instalada aqui a antena VERBEM, captando relativamente bem VHF e bem a maioria dos canais UHF. Pretendo comprar nas próximas semanas o conversor digital e gostaria de saber de alguém do fórum as possibilidades desta antena quanto ao sinal digital. Algum colega usa/conhece?
Também estou preocupado quanto a um comentário anterior de outro colega, afirmando ser a antena VERBEM propícia a recepção de raios, pois já teria sido vítima de tal fatalidade. No site do vendedor consta que o material do produto é ''duralumínio anodizado''. Alguém aqui do Forum com conhecimentos técnicos poderia esclarecer essa questão?

Desde já, muito grato.

Paulo Primatta
19-04-2009, 00:09
(...)Antenas amplificadas (vulgo sagna, philips e outras pequenas) geralmente possuem pequeno ganho, e seu booster integrado amplifica esse sinal, dando a impressão de que a antena tem um ganho mais alto. Porém esse sinal amplificado tem um SNR bem mais baixo do que uma antena boa, de ganho (e tamanho) maior e sem amplificadores.
Assino embaixo.
Tenho uma Philips Mant (amplificada) que captava os canais que queria quando queria. Tenho visada direta para o Sumaré (onde estão as torres de transmissão das TV´s aqui no Rio). A cada três dias ela uma posição diferente que tinha que coloca-la. Já tinha deixado até mesmo uma chave Philips (coincidência de nome) próxima à antena para reposiciona-la quando necessário. Experimentei uma Proeletronic PQ1045 e pronto, sinal intenso em todos os canais o tempo todo. E nada de ligar na tomada. A Philips Mant vai direto pro Mercado Livre.

---------- Mensagem adicionada às 00:09 ---------- Mensagem anterior foi ontem às 23:59 ----------

(...)
Também estou preocupado quanto a um comentário anterior de outro colega, afirmando ser a antena VERBEM propícia a recepção de raios, pois já teria sido vítima de tal fatalidade. No site do vendedor consta que o material do produto é ''duralumínio anodizado''. Alguém aqui do Forum com conhecimentos técnicos poderia esclarecer essa questão?
Desde já, muito grato.
O material desta antena - duralumínio anodizado - é o que se usa comumente na maioria das antenas e não atrai mais raios que qualquer outra similar. O que propicia acidentes com raios é o local onde a antena está sendo instalada. Deve-se sempre escolher um local que esteja protegido por um para-raios. Se ela estiver em evidência sobre uma laje, sem nenhuma outra proteção contra descargas, ela será o para-raios. E isto não é característica da Verbem. Qualquer outra antena se comportaria da mesma forma.
Não deixe que a sua antena seja a coisa mais alta do telhado. Isto é prerrogativa do para-raios. Na presença de uma tempestade com raios, desconecte o cabo da antena de seu televisor (ou do conversor).

ohe1
19-04-2009, 00:53
Olá Paulo Primatta!

Vi que adquiriu uma Antena Proeletronic PQ4510 em substituição à MANT940. Quanto custou? Onde comprou?

Pelo que vi no site da proeletrônic eles não fazem vendas eletrônicas, temos que enviar email pra eles. Eles demonstram em um .pdf a antena (espinha de peixe):lol: junto com o mastro, cabo coaxial, módulo amplificador, booster 36dB e um negócio que eles chamam de torre articulada. De tudo isso aí o que é que vem junto com a antena? Pois eu fiquei na dúvida se ela era acompanhada de algum desses componentes. No site do fabricante se referenciam como PQ451010. É isso mesmo?

Além do Paulo tem mais alguém que adquiriu a PQ4510? Compraram por onde?

giardino
19-04-2009, 07:56
"Assino embaixo.
Tenho uma Philips Mant (amplificada) que captava os canais que queria quando queria. Tenho visada direta para o Sumaré (onde estão as torres de transmissão das TV´s aqui no Rio). A cada três dias ela uma posição diferente que tinha que coloca-la. Já tinha deixado até mesmo uma chave Philips (coincidência de nome) próxima à antena para reposiciona-la quando necessário. Experimentei uma Proeletronic PQ1045 e pronto, sinal intenso em todos os canais o tempo todo. E nada de ligar na tomada. A Philips Mant vai direto pro Mercado Livre".
---------- Mensagem adicionada às 00:09 ---------- Mensagem anterior foi ontem às 23:59 ----------

Prezado Paulo Primatta,

Você tinha que usualmente reposicionar a sua Mant em virtude de oscilação do sinal? É isso mesmo? Chegava a perder sintonia de algum canal?

Paulo Primatta
19-04-2009, 14:09
(...)Prezado Paulo Primatta,
Você tinha que usualmente reposicionar a sua Mant em virtude de oscilação do sinal? É isso mesmo? Chegava a perder sintonia de algum canal?
Exatamente. Durante dois ou três dias o sinal da Globo (um dos mais estáveis) ficava ótimo. Derrepente começava a pixelar. Tinha que re-direcionar a antena até que o sinal ficasse bom novamente. Pensava que era definitivo. Qual nada. Depois de mais uma semana começava a coisa novamente: travadas e pixeladas. Novo posicionamento. A aí, melhorava um canal, piorava outro. Era um perrengue achar uma posição que "agradasse" todos eles. Depois que comprei a Proeletronic, acabou-se o problema. Tenho sinal intenso em todos os canais todos os dias sempre.

---------- Mensagem adicionada às 14:09 ---------- Mensagem anterior foi às 13:57 ----------

Olá Paulo Primatta!

Vi que adquiriu uma Antena Proeletronic PQ4510 em substituição à MANT940. Quanto custou? Onde comprou?

Pelo que vi no site da proeletrônic eles não fazem vendas eletrônicas, temos que enviar email pra eles. Eles demonstram em um .pdf a antena (espinha de peixe):lol: junto com o mastro, cabo coaxial, módulo amplificador, booster 36dB e um negócio que eles chamam de torre articulada. De tudo isso aí o que é que vem junto com a antena? Pois eu fiquei na dúvida se ela era acompanhada de algum desses componentes. No site do fabricante se referenciam como PQ451010. É isso mesmo?

Além do Paulo tem mais alguém que adquiriu a PQ4510? Compraram por onde?
Comprei a minha log-periódica Proeletronica PQ4510 na loja virtual Mundomax (http://www.mundomax.com.br/_tv/antena_pq451010_fixa_externa_uhf_banda_iv_e_v_proe letronic). Vem só a antena e os parafuros para a colocação no mastro. Você terá que comprar o mastro à parte já que cada local exige um comprimento e forma adequados. PQ451010 é a mesma coisa que PQ4510 (acho que varia a embalagem onde é despachada). O preço nesta loja está em R$40,00 mas aqui no Rio, em lojas reais, consegue-se um pouco mais barato (R$35,00). Esta antena vale cada centavo do que custa.

giardino
19-04-2009, 15:02
"Exatamente. Durante dois ou três dias o sinal da Globo (um dos mais estáveis) ficava ótimo. Derrepente começava a pixelar. Tinha que re-direcionar a antena até que o sinal ficasse bom novamente. Pensava que era definitivo. Qual nada. Depois de mais uma semana começava a coisa novamente: travadas e pixeladas. Novo posicionamento. A aí, melhorava um canal, piorava outro. Era um perrengue achar uma posição que "agradasse" todos eles. Depois que comprei a Proeletronic, acabou-se o problema. Tenho sinal intenso em todos os canais todos os dias sempre".

---------- Mensagem adicionada às 14:09 ---------- Mensagem anterior foi às 13:57 ----------

Prezado,

Pode ser coincidência mas, de ontem para cá, comecei a ter exatamente este mesmo problema de pixelização/travadinhas na Globo. A Record simplesmente desapareceu... Acredito ter sido "premiado" também...O mais curioso disso tudo é tenho esta antena já há uns dois meses e nunca havia apresentado problema nenhum de recepção...

Esta Proeletronic você instalou no telhado? Será que consigo instalar uma a contento na minha varanda? Tenho a visada do Cristo...

filhodocarbono
19-04-2009, 16:20
Caro Paulo, obrigado pelos esclarecimentos, serão de grande valia.
E quanto a VERBEM, você já utilizou-a? Seria capaz de recomendá-la?
O fabricante informa no site um ganho 13,7db e relação frente/traseira 20db. Para o sinal digital seria adequada?
Grato pela atenção.

Paulo Primatta
19-04-2009, 21:24
Caro Paulo, obrigado pelos esclarecimentos, serão de grande valia.
E quanto a VERBEM, você já utilizou-a? Seria capaz de recomendá-la?
O fabricante informa no site um ganho 13,7db e relação frente/traseira 20db. Para o sinal digital seria adequada?
Grato pela atenção.
Infelizmente não conheço a Verbem. Usei outras antenas mas a única que comprovei um rendimento notavelmente acima das outras foi a Proeletronic log-periodica PQ4510. Esta eu recomendo sem medo.

jmvieira
20-04-2009, 22:03
Não tem mistério nisso também não. Existe um detalhe que se chama SNR (ou relaçao sinal-ruido). Se o sinal é fraco, o SNR é igualmente baixo, e na TV analógica isso acaba se traduzindo em chuviscos na imagem, e no FM em ruidos e interferencias.

Usando um booster de baixa qualidade, ele além do sinal acaba amplificando também os ruidos presentes , piorando ainda mais o SNR. Um bom amplificador deve ter componentes que trabalhem com o mínimo de ruido possível. Um booster de baixa qualidade pode trabalhar com componentes ordinários que acabam amplificando o ruido, ou mesmo adicionando mais lixo ao sinal. Mesmo um bom booster pode acabar prejudicando muito o sinal se ele for baixo demais. Ele não pode fazer mágicas.

Resumindo: SNR baixo demais = problemas para captar o sinal.

Como melhorar o SNR? Melhorando a antena. Usando uma antena que tenha maior ganho _real_ consegue captar melhor o sinal.

Por que digo real? Antenas amplificadas (vulgo sagna, philips e outras pequenas) geralmente possuem pequeno ganho, e seu booster integrado amplifica esse sinal, dando a impressão de que a antena tem um ganho mais alto. Porém esse sinal amplificado tem um SNR bem mais baixo do que uma antena boa, de ganho (e tamanho) maior e sem amplificadores.

exatamente..... uma antena é um dispositivo cuja caracteristica é produzir a maior ddp (tensão induzida) possivel no dipolo naquelas frequencias pra qual foi projetada, isso já por si só eleva muito a relação entre o sinal e o ruido, pq as outras frequencias (em função do ganho da antena) e outras direções do sinal na mesma frequencia ( em função da diretividade) serao atenuadas já na fonte, pela caracteristica eletrica e construtiva da antena, isso da uma alta SNR (signal to noise ratio). um amplificador, por melhor q seja, nao tem como separar o sinal do ruido, se chegam varias frequencias em intensidades desordenadas naquela faixa q ele consegue cobrir. em contrapartida, todo amplificador de sinal tem a chamada "figura de ruido" q mesmo num sinal excelente, pode gerar artefatos na imagem. os piores produzem mais ruido.

muito bom esse topico, vou dar uma parada pq farei uma manutenção corretiva no sistema coletivo daqui do predio, volto de madrugada.....

em resumo: se puderem, evitem as philips....

dhrj
21-04-2009, 01:22
exatamente..... uma antena é um dispositivo cuja caracteristica é produzir a maior ddp (tensão induzida) possivel no dipolo naquelas frequencias pra qual foi projetada, isso já por si só eleva muito a relação entre o sinal e o ruido, pq as outras frequencias (em função do ganho da antena) e outras direções do sinal na mesma frequencia ( em função da diretividade) serao atenuadas já na fonte, pela caracteristica eletrica e construtiva da antena, isso da uma alta SNR (signal to noise ratio). um amplificador, por melhor q seja, nao tem como separar o sinal do ruido, se chegam varias frequencias em intensidades desordenadas naquela faixa q ele consegue cobrir. em contrapartida, todo amplificador de sinal tem a chamada "figura de ruido" q mesmo num sinal excelente, pode gerar artefatos na imagem. os piores produzem mais ruido.

muito bom esse topico, vou dar uma parada pq farei uma manutenção corretiva no sistema coletivo daqui do predio, volto de madrugada.....

em resumo: se puderem, evitem as philips....

Mas então... quem mora em apartamento e não tem espaço para colocar essa antena citada várias vezes, da Proeletronic, faz o que?

ffugita
22-04-2009, 00:21
A philips também não é especificamente voltada para ambientes internos (só uma philips que é feia pra caramba, e parece com uma plasmatic). A unica vantagem dela é que ela é pequena... e só!

Se mora em apartamento, a soluçao é exigir a instalaçao de um sistema de antena coletiva UHF decente, e assim todos do prédio poderão assistir o sinal digital sem maiores problemas.

Mas se os demais condominos forem pão-duros, a soluçao talvez possa ser colocar a antena em algum local alto (ex: guarda roupas), a criatividade é o que mais conta nessas horas. :bD Eu mesmo montei a antena DIY , deixei do lado da TV mesmo, e já consegui sintonizar todos os canais.

Mas isso se vc tiver sinal suficiente para tal. Se morar em regiao com sinal fraco, ai só instalando a antena lá no telhado do prédio, e não vai ter jeito, vai ter que lutar pra conseguir que seja instalado o sistema de antena coletiva UHF, ou mesmo pra instalar a sua própria antena solitária só pra vc (ninguem pode te impedir de fazer isso, existe uma lei sobre isso), e arcar com todos os custos que isso possam causar (cabo de descida, amplificadores de sinal, mastro, antena, conduites ou eletrocalhas, instalaçao, etc)...

Não existe produto milagroso. E antena interna nenhuma, com boosters mágicos ou outros recursos de eficiencia duvidosa acabam sendo melhores do que uma boa antena, e corretamente posicionada.

Mas então... quem mora em apartamento e não tem espaço para colocar essa antena citada várias vezes, da Proeletronic, faz o que?

jmvieira
22-04-2009, 14:21

nesse caso a solução e procurar pelas antenas ja existentes no mercado q tem ganho razoavel pra uhf independente de booster, como as bowtie, e se for o caso comprar um amplificador ou booster a parte.

mas seria melhor solução ver se nao da pra colocar a antena externa no telhado do seu predio.... eu estou fazendo isso aqui no condominio e se o tempo melhorar acredito q nos proximos 15 dias já estaremos injetado o uhf na prumada do predio. se o seu sistema ja tiver um amplificador de prumada q cubra dos 54 ate os 700 ou 800MHz e nao tive nenhum problema cronico como eu tive aqui, vc podera injetar o sinal na coletiva sem grandes problemas e com baixo custo, diluido no condominio.....
aqui, eu tive de arrumar a casa antes de pensar em instalar o uhf -proximo passo -, tinhamos a instalação da coletiva feita de forma errada q bagunçava o sinal - mas graças a Deus foi corrigido nesta terça depois de muito trabalho.

abraço.

Rominger
22-04-2009, 16:28
Mas isso se vc tiver sinal suficiente para tal. Se morar em regiao com sinal fraco, ai só instalando a antena lá no telhado do prédio, e não vai ter jeito, vai ter que lutar pra conseguir que seja instalado o sistema de antena coletiva UHF, ou mesmo pra instalar a sua própria antena solitária só pra vc (ninguem pode te impedir de fazer isso, existe uma lei sobre isso), e arcar com todos os custos que isso possam causar (cabo de descida, amplificadores de sinal, mastro, antena, conduites ou eletrocalhas, instalaçao, etc)...

Se o predio ja tiver antena VHF coletiva, bastaria "apenas" instalar a UHF, ou precisa descer um cabo proprio, etc...

*Jack*
22-04-2009, 17:13
pessoal, gostaria de saber qual antena vocês estão usando, o que recomendam para uso interno. O tópico está muito grande, eu li uma boa parte mas não dá pra ler tudo. Em casa eu só estou conseguindo pegar a Globo e a Rede TV na sala. Eu moro próximo ao parque do Ibirapuera (SP) em um apartamento de andar alto, no escritório pega todos os canais mas na TV da sala só a Globo e Rede TV, eu queria melhorar o sinal da sala, estou com uma anteninha plasmatic, a mesma que no escritório faz pegar todos os canais que estão disponíveis em digital!

Já tentei de tudo na sala, virar a antena, mexer nas varetas, levantar, baixar e nada, somente estes dois canais mesmo, então queria uma dica pra eu comprar uma antena melhor que receba pelo menos mais alguns canais. Alguém pode me ajudar com dicas?

[els]
22-04-2009, 21:04
Boa noite.

Tenho uma antena Philips US2-MANT940 (amplificada 18db) que disponibiliza um excelente sinal para a minha LCD LG 42 FullHD Scarlet, porém quando ligo ela em um misturador UHF/VHF ela interfere no sinal VHF (que recebo da antena coletiva).
Isoladamente a antena coletiva VHF tem um bom sinal, porém quando misturada com o UHF, fica ruim.
Se eu tirar o booster da UHF digital a TV fica sem sinal HDTV (fica sem sinal nenhum).
Sou leigo, porém tô achando que o sinal UHF está muito forte e está interferindo no sinal VHF.
Será que um pequeno booster na HF resolve o problema?
Se positivo qual booster seria indicado?
N.B.: A antena Philips embora somente UHF oferece um sinal VHF porém de baixa qualidade.

Agradecimentos antecipados. :legal:

els.

jmvieira
23-04-2009, 13:48
Se o predio ja tiver antena VHF coletiva, bastaria "apenas" instalar a UHF, ou precisa descer um cabo proprio, etc...

depende do sistema do seu predio. tem q primeiro olhar se o amplificador de prumada opera de 54 a 800 MHz, ou pelo menos de 54 a 700MHz, caso contrario pode ser necessario colocar outro amplificador. o sinal de uhf tem maior atenuação por metro linear de cabo (0,3 dB/m contra 0,1dB/m do vhf) e pode ser necessario injetar um sinal um pouco mais forte pra q ele chegue bem no usuario do andar mais baixo. mas a principio, so se troca o cabo se ele for muito ruim ou com pouca malha pq isso aumenta a perda, e pode dar intermodulação imposivel de resolver com equalização do sinal nos andares mais altos roximos ao amplificador.... e atenuação nos andares mais baixos.

mas cada caso é um caso. tem q chamar um bom antenista q ele diagnostica pra vc, mas a principio acredito q alem de comprar o material especifico pra uhf..... no maximo, precise trocar o amplificador de prumada.

*Jack*
23-04-2009, 15:06
pessoal, gostaria de saber qual antena vocês estão usando, o que recomendam para uso interno. O tópico está muito grande, eu li uma boa parte mas não dá pra ler tudo. Em casa eu só estou conseguindo pegar a Globo e a Rede TV na sala. Eu moro próximo ao parque do Ibirapuera (SP) em um apartamento de andar alto, no escritório pega todos os canais mas na TV da sala só a Globo e Rede TV, eu queria melhorar o sinal da sala, estou com uma anteninha plasmatic, a mesma que no escritório faz pegar todos os canais que estão disponíveis em digital!

Já tentei de tudo na sala, virar a antena, mexer nas varetas, levantar, baixar e nada, somente estes dois canais mesmo, então queria uma dica pra eu comprar uma antena melhor que receba pelo menos mais alguns canais. Alguém pode me ajudar com dicas?

Incrível, eu fiz uma antena daquela DIY com cabides velhos, escondi atrás da estante e está funcionando que é uma beleza, todos os canais!!

jmvieira
24-04-2009, 14:02
Boa noite.

Tenho uma antena Philips US2-MANT940 (amplificada 18db) que disponibiliza um excelente sinal para a minha LCD LG 42 FullHD Scarlet, porém quando ligo ela em um misturador UHF/VHF ela interfere no sinal VHF (que recebo da antena coletiva).
Isoladamente a antena coletiva VHF tem um bom sinal, porém quando misturada com o UHF, fica ruim.
Se eu tirar o booster da UHF digital a TV fica sem sinal HDTV (fica sem sinal nenhum).
Sou leigo, porém tô achando que o sinal UHF está muito forte e está interferindo no sinal VHF.
Será que um pequeno booster na HF resolve o problema?
Se positivo qual booster seria indicado?
N.B.: A antena Philips embora somente UHF oferece um sinal VHF porém de baixa qualidade.
Agradecimentos antecipados. :legal:

els.

sim provavelmente o booster da philips esta com o sinal muito mais intenso na saida q a prumada do seu predio, por isso esta intermodulando no vhf.... compre um atenuador variavel de 0 a -20db e coloque ele no cabo da saida da sua antena uhf, de modo q o atenuador fique antes do misturador uhf + vhf. com o booster ligado tente atenuar o sinal q vem da antena de uhf ate conciliar qualidade do uhf com a nao (muita)intermodulação no vhf. nao esqueça depois de achar um suposto melhor ponto, de em seguida olhar todos os canais, pq na maioria das vezes um ajuste fino em torno desse melhor ponto ainda é necessário.

normalmente os atenuadores variaveis q conheço dao cerca de 5 a 6 voltas completas de batente a batente. opcionalmente, se vc quizer, gire o atenuador todo no sentido horario (maximo sinal = atenuação minima) e depois va rodando no sentido anti horario e conte as voltas ate encontrar o nivel de sinal adequado. dai isso permite substituir o variavel por um fixo, onde cada volta completa vao cerca de 3 a 4 db de atenuação.

---------- Mensagem adicionada às 14:02 ---------- Mensagem anterior foi às 13:50 ----------

Assino embaixo.
Tenho uma Philips Mant (amplificada) que captava os canais que queria quando queria. Tenho visada direta para o Sumaré (onde estão as torres de transmissão das TV´s aqui no Rio). A cada três dias ela uma posição diferente que tinha que coloca-la. Já tinha deixado até mesmo uma chave Philips (coincidência de nome) próxima à antena para reposiciona-la quando necessário. Experimentei uma Proeletronic PQ1045 e pronto, sinal intenso em todos os canais o tempo todo. E nada de ligar na tomada. A Philips Mant vai direto pro Mercado Livre.

O material desta antena - duralumínio anodizado - é o que se usa comumente na maioria das antenas e não atrai mais raios que qualquer outra similar. O que propicia acidentes com raios é o local onde a antena está sendo instalada. Deve-se sempre escolher um local que esteja protegido por um para-raios. Se ela estiver em evidência sobre uma laje, sem nenhuma outra proteção contra descargas, ela será o para-raios. E isto não é característica da Verbem. Qualquer outra antena se comportaria da mesma forma.
Não deixe que a sua antena seja a coisa mais alta do telhado. Isto é prerrogativa do para-raios. Na presença de uma tempestade com raios, desconecte o cabo da antena de seu televisor (ou do conversor).

se o para raios nao for possivel e nao tiver como proteger a antena no cone do para raio, uma outra solução q reduz a possibilidade de dano produzido por descargas atmosfericas é a instalação de um centelhador a gas na descida da antena, e esse centelhador ligado por um condutor de cobre de 6mm² num bom aterramento. contra raio nada é garantido ate mesmo tendo para raios...

desligar a antena do aparelho de tv é importante, mas em locais onde tem muitas tempestades, um raio caindo a pouco mais de 20km de distancia do local da antena pode nao ser notado pelo usuario, mas a voltagem induzida na antena pode ate danificar o receptor. tenho um colega q é geologo no amazonas e la o radio ja queimou varias vezes, mesmo sem tempestade aparente. depois q eu sugeri a ele sempre q possivel desligar ou manter desligado o cabo da antena e observr o q acontecei, ele começou a ver as faiscas q saltavam no conector do cabo, dai ele percebeu q coincidia com descargas atmosfericas longe, q nem chamavam muito atenção... dai eu disse a ele q seria bom um centelhador a gas aterrado....

claudiosini
27-04-2009, 15:20
Pessoal boa tarde, Moro em um predio com antena coletiva e gostaria de saber se a antena que tem no predio posso utilizar para receber os sinais em HD comprando somente o conversor digital...???? Isso é possível ???? Obriado

ffugita
27-04-2009, 16:57
se o para raios nao for possivel e nao tiver como proteger a antena no cone do para raio, uma outra solução q reduz a possibilidade de dano produzido por descargas atmosfericas é a instalação de um centelhador a gas na descida da antena, e esse centelhador ligado por um condutor de cobre de 6mm² num bom aterramento. contra raio nada é garantido ate mesmo tendo para raios...

desligar a antena do aparelho de tv é importante, mas em locais onde tem muitas tempestades, um raio caindo a pouco mais de 20km de distancia do local da antena pode nao ser notado pelo usuario, mas a voltagem induzida na antena pode ate danificar o receptor. tenho um colega q é geologo no amazonas e la o radio ja queimou varias vezes, mesmo sem tempestade aparente. depois q eu sugeri a ele sempre q possivel desligar ou manter desligado o cabo da antena e observr o q acontecei, ele começou a ver as faiscas q saltavam no conector do cabo, dai ele percebeu q coincidia com descargas atmosfericas longe, q nem chamavam muito atenção... dai eu disse a ele q seria bom um centelhador a gas aterrado....

IMPORTANTE! Consulte um especialista sempre!

Ate onde sei , a instalaçao de centelhador a gás é apenas 1 parte para proteçao do sistema de antenas contra raios. É importante também seguir as normas para correto aterramento do mastro e demais componentes do sistema, de modo que mesmo se uma raio cair na antena, ele seja dissipado para o terra sem maiores danos.

Existem normas e melhores práticas para tal, não é só ir enterrando barras de cobre no chão e pronto, nem só ir instalando filtros nos cabos, se esquecendo do resto...

http://www.astronwireless.com/topic-archives-antenna-lightning-protection.asp

nono
27-04-2009, 21:51
Pessoal boa tarde, Moro em um predio com antena coletiva e gostaria de saber se a antena que tem no predio posso utilizar para receber os sinais em HD comprando somente o conversor digital...???? Isso é possível ???? Obriado

Em principio sim. A recepção HD(digital) é na faixa de UHF, portanto verifique se tem uma recepção razoavel dos canais UHF analogicos, fantasmas são bons indicios e chuviscos são maus indicios.

Cleber MLC
28-04-2009, 05:33
Moro no bairro da Pompéia em São Paulo. Meu prédio tem coletiva VHF, e ainda por cima o cabeamento é feito todo para uma TV por assinatura. Então acabei comprando uma antena interna Philips SDV2210/17. Foi difícil achar uma posição que pegasse a maioria dos canais, mas acabei conseguindo pegar Cultura, SBT, Globo, Record, Rede TV!, Band, RIT (apenas áudio) e MTV. A TV Brasil eu cheguei a sintonizar muito mal nos testes, mas na posição que eu deixei não pega nada. Gazeta e os demais canais nem cheguei a conseguir sintonizar.

Vale dizer que mesmo antes de comprar a antena, eu "desenvolvi" uma antena "altamente tecnológica" :hilario: enfiando um clipe para papel na entrada da antena e prendendo com fita crepe. Para estabilizar o sinal, usei um enfeite de mesa de metal, com a base na forma de um arco e apoiado em uma caixa atrás da TV para servir como refletor para a antena. Assim, tinha conseguido sintonizar Rede TV! (a melhor sintonia), Cultura e SBT (só estabilizaram quando coloquei o "refletor" atrás).

Editado:
O Canal 21 digital começou a "querer pegar". Ele ameaça, às vezes chega até a "piscar" uma imagem, mas logo perde o sinal.

Como estou conseguindo pegar bem, sem perda de sinal (ainda que com o sinal bem fraco na maioria), todos os canais que já transmitem algo em HD, estou razoavelmente satisfeito.

zallanr
29-04-2009, 22:30
estou no Rio de Janeiro onde já existe o sinal. Quero uma antena UHF para ligar em um conversor digital (a ser comprado), que possa ficar escondida atrás de um Hack, uma vez que são todas feias...

Alguma sugestão da melhor marca e modelo para usar internamente desta forma???