PDA

Ver Versão Completa : [Antena UHF DIY] Essa é uma antena digital!

Páginas : [1] 2 3 4 5 6 7

wuemura
11-12-2007, 23:35
Vendo o abuso que algumas lojas de antenas vem fazendo inflacionando o preço de uma simples antena UHF para mais de R$200,00, decidi eu mesmo montar a minha. Vinha utilizando uma simples antena interna pirâmide da Plasmatic que paguei na época R$18,00, no entanto eu não conseguia de maneira alguma sintonizar a BAND pois o sinal estava a zero.

Aqui está a minha antena:
http://i1142.photobucket.com/albums/n608/sakudakata/Imageshack%20photos/antena02vk2.jpg
http://i1142.photobucket.com/albums/n608/sakudakata/Imageshack%20photos/antena01nd6.jpg

Para a base eu usei um pedaço de madeira que estava jogado na garagem do prédio, para as astes eu usei um arame de 1.5mm +- que minha esposa pagou R$2,00 para fazer ninho para as nossas calopsitas, para interligar as astes usei um outro arame de 0.5mm +- que também custo aproximadamente R$2,00 o metro.

O adaptador de antena (300>75 Ohms) paguei R$2,50, conectores, anilhas, parafusos, arruelas eu paguei cerca de R$1,50 em tudo.

Depois de montado instalei a antena no mesmo lugar da Plasmatic Pirâmide (na janela de casa) e para minha surpresa, agora eu consigo sintonizar a BAND, todos os canais sintonizam perfeitamente bem com sinal sempre em 100%.

Aqui a foto da tela dos sinais do canal da Band entrando 100%.
http://img337.imageshack.us/img337/5818/antena03dj4.th.jpg (http://img337.imageshack.us/my.php?image=antena03dj4.jpg)

E mais um detalhe, agora quando passa carros na rua e aviões o sinal não some mais. :legal:
Aqui um site interessante sobre antenas:
http://www.hdtvprimer.com/ANTENNAS/basics.html

Usem o esquema anexado a essa mensagem para montar a sua antena, não importa a sua região, é esse modelo que deve ser montado para TODO O BRASIL.

PS: Favor considerar uma leitura aqui[/b] e [url=http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=60004&page=34]aqui (http://www.htforum.com/vb/forumdisplay.php?f=8) para informações importantes sobre aterramento e proteção elétrica da antena e dos seus equipamentos.

Atualização - 24/03/2012
Teste feito com novas medidas e usando duas antenas ao mesmo tempo. (http://www.htforum.com/vb/showthread.php/60004-Antena-UHF-DIY-Essa-%C3%A9-uma-antena-digital%21?p=4057415&viewfull=1#post4057415)

marvin_
11-12-2007, 23:40
INACREDITÁVEL !!! Agora eu acredito em tudo que vejo no youtube, vou carregar meu Ipod com cebola e Gatorade !

Ficou mto bem feito cara, parabéns!

wuemura
11-12-2007, 23:46
Obrigado!
Esqueci de dizer que a sintonia é instatânea, antes demorava alguns segundos para aparecer a imagem e as informações, agora basta sintonizar que "boom" a imagem aparece. Quando é necessário "atualizar informações de canais" ocorre o mesmo, sem demora, é tudo rápido.:legal:

harry8114
12-12-2007, 00:44
[quote=wuemura;902098]Obrigado!
BOA sacada!! wuemura muito legal magnifico !!!:aplauso: vou fazer uma dessa quando a hdtv chegar aqui abraços!!

toinporco
12-12-2007, 08:02
Obrigado!
Esqueci de dizer que a sintonia é instatânea, antes demorava alguns segundos para aparecer a imagem e as informações, agora basta sintonizar que "boom" a imagem aparece. Quando é necessário "atualizar informações de canais" ocorre o mesmo, sem demora, é tudo rápido.:legal:

Tem como mandar uma foto da antena?:lol:

wuemura
12-12-2007, 08:04
Tem como mandar uma foto da antena?:lol:
Tem duas fotos da antena, uma por inteiro e outra com o adaptador.:legal:

J. Schmaedecke
12-12-2007, 09:23
Grande Feito Wuemura!:legal:

Eu vi o vídeo e fiquei bem interessado em montar. Mas aqui não tem canal digital ainda só dois ou três em UHF analógicos. Mesmo assim anotei todos os dados da antena do filminho do Toutube.

É muito boa esta tua contribuição para que se desmistifique as antenas e se evite o "esperto" comércio.Parabéns pela iniciativa.:aplauso:

Eu ainda quero fazer uma com chapas de alumínio no lugar das hastes. deve ficar bem legal. Só uma coisa a tomada da antena deveria de ser no centro do vão livre e não sobre uma das hastes. Mas se já está funcionando bem assim... É Show.

Houve alguém que perguntou sobre o porque das "borboletas" no lugar de hastes simples ou em V como estas desta antena. Eu não lembro onde foi. A aplicação é devida ao aumento da banda ou seja a antena recebe mais canais com esta técnica.

Ainda achei caro o balum (aqui é R$3,50) mas a maioria aqui deve ter um destes que vinha junto com TVs e vídeo cassetes.
Os dados que colhi do filme posto no arquivo anexo. Atenção medidas da antena para São Paulo são maiores. Use as recomendações da experiência do Wuemura.

Usar desenho do post #19

abraço

pferato
12-12-2007, 09:36
wuemura,

Vc já chegou testar antenas do tipo "vermelhinha" (marcas castelo, triax, etc)? Elas são do tipo da tua montagem.

Aqui na minha cidade gira em torno de R$ 9,50.

http://www.oderco.com.br/fotos_produtos/3146.jpg http://www.eletrosantarita.com.br/Imagens/1032007091147.jpg

sds

Paulo

wuemura
12-12-2007, 09:42
É muito boa esta tua contribuição para que se desmistifique as antenas e se evite o "esperto" comércio.Parabéns pela iniciativa.:aplauso:

Eu ainda quero fazer uma com chapas de alumínio no lugar das hastes. deve ficar bem legal. Só uma coisa a tomada da antena deveria de ser no centro do vão livre e não sobre uma das hastes. Mas se já está funcionando bem assim... É Show.

O negócio é passar a informação adiante, sempre :legal:
Pois é, eu sei que deveria ter instalado no meio da antena, porém acabaram os parafusos e as arruelas:feliz: então a gente faz o que pode.:aplauso:
E para você ver, a antena é bem amadora mesmo e ainda assim a Cultura e Band pegam fácil, até o canal 33 que não tme nada entra 100%.

Eu usei medidas semelhantes as suas, porém as hastes eu coloquei 30cm (60cm dobrado no meio) segundo informações suas no tópico aqui do htforum (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=59301&page=2) que deveria ser pelo menos 28.5cm para São Paulo, então, 30cm cada haste deu certinho. Depois eu quero fazer outra com um refletor para garantir mais 3db de ganho.

wuemura
12-12-2007, 09:44
wuemura,

Vc já chegou testar antenas do tipo "vermelhinha" (marcas castelo, triax, etc)? Elas são do tipo da tua montagem.

Aqui na minha cidade gira em torno de R$ 9,50.

http://www.oderco.com.br/fotos_produtos/3146.jpg http://www.eletrosantarita.com.br/Imagens/1032007091147.jpg

sds

Paulo

Uma dessas aqui em São Paulo na região da Santa Ifigênia estava R$250,00, é mole?

GiancarloSantos
12-12-2007, 09:47
Grande Wuemura!

Parabéns pela iniciativa e também por compartilhar os resultados! :legal:

Aqui no sul ainda vai demorar para precisar de uma dessas mas fico feliz que mais uma vez o pioneirismo reina aqui no nosso fórum :aplauso:

Abraços,

Gian.

pferato
12-12-2007, 10:13
wuemura,

Putz R$250,00? Os caras querem esfolar mesmo!

Telefonei agora em uma loja de antena aqui em Salto e me confirmaram o valor de R$ 9,50.

Liga para a antenas castelo aí em sp: (11) 4035-4626 / 4035-1688 / 4035-3601, tenho certeza que eles indicam um comerciante honesto, mas se mesmo assim ninguem achar mais barato falem comigo que compro aqui e envio.

sds

Paulo

wuemura
12-12-2007, 10:31
Obrigado pelo informação pferato!

J. Schmaedecke
12-12-2007, 10:39
...Elas são do tipo da tua montagem...

Esta possuem refletor para o direcionamento. R$9,50 vale.:legal:
Compra antes que "tran$formem" elas em digital.:riso:

Wuemura:
A grande vantagem desta técnica em V (antigamente se chamava antena pé-de-galinha:lol: pois tinha ainda um elemento central para VHF) é o aumento da banda passante. Se otimizarmos para a região ajustando na freqüência media entre os canais melhoramos o ganho da mesma.:legal:

Eu calculei os 28,5cm para a média dos canais UHF que estavam divulgando ao redor de ~500MHz. Na recepção as dimensões não são tão rígidas como na transmissão. Lá o bicho(ROE) pega.:concordo:

Já as medidas do desenho eu só copiei o que dizia o vídeo. Apenas traduzi de Polegadas 14", 5"3/4 e 3".:p
Em tempo ele não deu a medida entre as hastes do mesmo dipolo.
Um chute bom é uns 2~3cm.:idea:
Eu vou adaptar o projeto para as freqüências daí. Mudam até as distâncias entre os dipolos.A antena do filme é para canais mais altos.

Para ter certeza somente com equipamentos de medição muito caros.

Por falar nisto li hoje no Jornal que Porto Alegre(PUC) , Manaus(Instituto Genius) e Campinas(CPqD) receberão em 2008, R$1,5 milhão para a aquisição de equipamentos de medição visando avaliar equipamentos para o sistema digital. Os equipamentos aprovados receberão selo do INMETRO com aval da Anatel.

parabéns pelo feito. Seria legal postar no Fórum DIY.:legal:

abraço

anakinrj
12-12-2007, 10:48
explica como tu fez ae
pq o manual la ta em ingles rs

wuemura
12-12-2007, 11:14
Esta possuem refletor para o direcionamento. R$9,50 vale.:legal:
Compra antes que "tran$formem" elas em digital.:riso:

Wuemura:
A grande vantagem desta técnica em V (antigamente se chamava antena pé-de-galinha:lol: pois tinha ainda um elemento central para VHF) é o aumento da banda passante. Se otimizarmos para a região ajustando na freqüência media entre os canais melhoramos o ganho da mesma.:legal:

Eu calculei os 28,5cm para a média dos canais UHF que estavam divulgando ao redor de ~512MHz. Na recepção as dimensões não são tão rígidas como na transmissão. Lá o bicho(ROE) pega.:concordo:

Já as medidas do desenho eu só copiei o que dizia o vídeo. Apenas traduzi de Polegadas 14", 5"3/4 e 3".:p
Em tempo ele não deu a medida entre as hastes do mesmo dipolo.
Um chute bom é uns 2~3cm.:idea:

Para ter certeza somente com equipamentos de medição muito caros.

Por falar nisto li hoje no Jornal que Porto Alegre(PUC) , Manaus(Instituto Genius) e Campinas(CPqD) receberão em 2008, R$1,5 milhão para a aquisição de equipamentos de medição visando avaliar equipamentos para o sistema digital. Os equipamentos aprovados receberão selo do INMETRO com aval da Anatel.

parabéns pelo feito. Seria legal postar no Fórum DIY.:legal:

abraço

Realmente os aparelhos para medir a performance dessas antenas são caros, coisas de laboratório mesmo. Eu só não usei as mesmas medidas que ele diz pois eu não tinha uma base das mesmas dimensões (convertidas) que ele sugere, a base que usei tem cerca de 75cm aproximadamente.

Espero que o INMETRO entre nessa, pelo menos, saberemos que a empresa cumpre o que promete.

explica como tu fez ae
pq o manual la ta em ingles rs
Baixa o anexo em PDF do nosso amigo J. Schmaedecke, lá já tem as medidas, o resto é prender com parafuso e arruela, não tem segredo.

talkls
12-12-2007, 12:46
Realmente os aparelhos para medir a performance dessas antenas são caros, coisas de laboratório mesmo. Eu só não usei as mesmas medidas que ele diz pois eu não tinha uma base das mesmas dimensões (convertidas) que ele sugere, a base que usei tem cerca de 75cm aproximadamente.

Espero que o INMETRO entre nessa, pelo menos, saberemos que a empresa cumpre o que promete.

Baixa o anexo em PDF do nosso amigo J. Schmaedecke, lá já tem as medidas, o resto é prender com parafuso e arruela, não tem segredo.

Parabéns pela iniciativa!!!!:legal:
Tenho umas perguntas
1)Qual metal pode ser usado para as astes?(alumínio, cobre)?
2)Essa antena que você construiu pega VHF/UHF/FM?

ornitorrinco
12-12-2007, 13:39
A grande vantagem desta técnica em V (antigamente se chamava antena pé-de-galinha pois tinha ainda um elemento central para VHF) é o aumento da banda passante. Se otimizarmos para a região ajustando na freqüência media entre os canais melhoramos o ganho da mesma.

E aí J. Schmaedecke, beleza?

Eu só tenho uma dúvida com relação a função do refletor... Ele está alí para aumentar o ganho refletindo literalmente o sinal para a antena, ou a função dele é bloquear o sinal que vem de trás?

Aproveitando a "carona"... É possível criar um esquema bloqueando sinais adjacentes? (criando uma espécie de gaiola de faraday) porém deixando apenas a frente da antena aberta para receber o sinal de uma só direção?

valeu.

J. Schmaedecke
12-12-2007, 14:10
Ornitorrinco!:aiai: Cada nic!:)

Tudo bem?
Ambas respostas corretas. Imagine uma lâmpada do farol de um carro sem o espelho parabólico. Ilumina para todos os lados não é? Pois uma antena funciona similarmente. Assim como a luz é impedida de atravessar o espelho, também é refletida se concentrando para o lado contrario.:legal:

Os refletores devem ser maiores que os dipolos. Já os elementos diretores que ficam na frente do dipolo funcionam similares às lentes ajudando a concentrar o foco.:p
Os elementos diretores de uma antena tipo Yagi são menores e vão diminuindo na direção do foco.

talkls,
Se o Wuemura permite eu respondo essa:
Pode ser de qualquer metal condutor. Os preferidos são alumínio e cobre.
Como qualquer outro dispositivo elétrico. Latão é um bom material também.

Quanto a receber VHF e FM(também VHF) pode até funcionar mas é uma faixa de freqüência mais baixa e requer uma antena bem maior.

Estou colocando em anexo um esboço da antena que eu faria para a recepção das emissoras de S.Paulo.
Não esqueçam de colocar o balum 300/75 Ohms no ponto indicado.;)
Se alguém fizer gostaria de obter o retorno.
abraço

J. Schmaedecke
12-12-2007, 14:21
1) ... É possível criar um esquema bloqueando sinais adjacentes?

2) (criando uma espécie de gaiola de faraday) porém deixando apenas a frente da antena aberta para receber o sinal de uma só direção?

1) Pode ser mais claro? Não entendi.

2) Coisa parecida já existe é uma parabólica em que a antena é direcionada para o centro (para trás) da parabólica recebendo apenas a refletida.:tu:

abraço

FAMS66
12-12-2007, 15:00
Vc achou o nick estranho? pior que o assassino de cereal? (cerealkiller:hilario:)

ornitorrinco
12-12-2007, 15:12
1) Pode ser mais claro? Não entendi.

2) Coisa parecida já existe é uma parabólica em que a antena é direcionada para o centro (para trás) da parabólica recebendo apenas a refletida.:tu:

abraço

Ocorre o seguinte... aqui perto na cidade de Santos temos a transmissão da TVTribuna(Globo) pelo canal 18UHF analógico (óbvio). A torre que transmite esse sinal fica exatamente a leste. Quanto a TV Globo de SP fica exatamente a norte (90º). Como a Globo de SP transmite o sinal digital também pelo canal 18, o sinal de Santos acaba com a possibilidade de sintonizar o digital. Por isso com meu raciocínio "doentio" :lol: imaginei a possibilidade de criar uma barreira (uma tela) entre a torre de santos e a minha antena bloqueando assim esse sinal, deixando a antena direcionada para SP sem a possibilidade de interferência do sinal analógico. Isso me fez lembrar da gaiola de faraday! que interrompe a passagem das ondas eletromagnéticas quando a estrutura metálica é menor do que o comprimento da onda...
To pensando bobagem ou isso seria possível?:legal:

valeu!

J. Schmaedecke
12-12-2007, 16:01
:hilario:
A criatividade do pessoal nos nics é grande.

O UHF sofre interferência até de prédios. Mas neste caso o que acontece é que a antena vai amplificar uma refletida desta mesma emissora que venha de frente. :td:

A melhor solução é uma Yagi com vários elementos mesmo assim não é garantido. Mas estou estranhando esta coincidência de canais.:suspeito:
Que eu me lembre isto não era permitido.

Existe uma configuração de duas Yagis que ficam lado a lado em que a distancia entre elas é calculada visando a eliminação de emissora lateral.
Esta talvez seja a solução mais pertinente ao caso. Elas funcionam assim o retardo de uma em relação a outra, na direção da emissora interferente, deve ser calculada de tal maneira que as ondas cheguem em contrafase(180graus) ou meia onda. A radiação direta é assim eliminada. Mas uma refletida frontal não vejo como. Outra coisa: as antenas devem ser cortadas especificamente para o canal.

Boa sorte

wuemura
12-12-2007, 18:38
Se o Wuemura permite eu respondo essa:

Por favor, fique à vontade!!!
O que eu sei sobre antenas eu lí esses dias, estou aprendendo agora sobre uma tecnologia que até então era antiga e que voltou a ser atual novamente.:aplauso:

E parabéns pelo desenho, ficou "chique no ûrtimo":lol:

J. Schmaedecke
12-12-2007, 19:22
Pô foi o que deu para fazer com o tempo que tenho.:p

ornitorrinco,
Encontrei o assunto de antenas Yagi múltiplas com os diagramas polares e tudo.;)

http://www.elmar.co.yu/antennas/est.87.5.108-7dB-fourDipole.htm
http://www.grantronics.com.au/docs/StkYagis.pdf
Boa Leitura ;)
abraço

thatdude
12-12-2007, 19:54
Estou aqui no ABC. Será que com uma dessas eu consigo sintonizar os canais e ter um bom sinal ou precisarei de uma antena externa?

Atualmente somente pego a Globo, com nível de sinal muito bom, através da antena interna da Philips.

Obrigado a todos! ;)

wuemura
12-12-2007, 20:36
Estou aqui no ABC. Será que com uma dessas eu consigo sintonizar os canais e ter um bom sinal ou precisarei de uma antena externa?
Atualmente somente pego a Globo, com nível de sinal muito bom, através da antena interna da Philips.

Obrigado a todos! ;)

Verifique antes como está a captação de UHF da sua região, sintonizar a Globo (VHF) não quer dizer muita coisa já que estamos falando de freqüências diferentes.

Talvez seja necessário uma antena externa e pelo que andei lendo, o tipo de antena que montei (falta o refletor) DB4 (http://www.antennasdirect.com/DB4_HDTV_antenna.html) é ideal ou a que tem melhor performance para a captação de sinais UHF. Dá para combinar duas DB4 fazendo uma DB8 (http://www.antennasdirect.com/DB8_HD_Antenna.html), melhorando a captação.

E pela experiência com uma DB4 sem refletor já deu ótimos resultados, imagina duas.:legal:

Lembrando que mesmo assim não é garantia que funcione, tente sintonizar o UHF na casa de um amigo, se a maioria aparecer mesmo que ruim tem grande chances de dar certo, pois aqui em casa mesmo com antena externa o sinal UHF é muito fraco por causa da região aonde moro (cercado de prédios), mas o sinal digital UHF com a antena externa entra sem problemas.

ANTONIOGAMADF
12-12-2007, 20:59
:aplauso:CLAP CLAP CLAP....:aplauso: . Muito bem. Recentemente quebrei a cara: comprei uma antena castelo prá tentar pegar a record news. Ficou pior do que a antena velha de 10 anos que estava em cima da casa.A antena castelo não pode ver o céu nublado. E quando chove , some tudo. Dancei em 67,00 na leroi merlin. Esse Castelo vai afundar, quando mais pessoas souberem que essa antena é ruim. ahahaha dancei mas aprendi.
:ataque: :bD :hilario:

thatdude
12-12-2007, 21:01
Verifique antes como está a captação de UHF da sua região, sintonizar a Globo (VHF) não quer dizer muita coisa já que estamos falando de freqüências diferentes.

Talvez seja necessário uma antena externa e pelo que andei lendo, o tipo de antena que montei (falta o refletor) DB4 (http://www.antennasdirect.com/DB4_HDTV_antenna.html) é ideal ou a que tem melhor performance para a captação de sinais UHF. Dá para combinar duas DB4 fazendo uma DB8 (http://www.antennasdirect.com/DB8_HD_Antenna.html), melhorando a captação.

E pela experiência com uma DB4 sem refletor já deu ótimos resultados, imagina duas.:legal:

Lembrando que mesmo assim não é garantia que funcione, tente sintonizar o UHF na casa de um amigo, se a maioria aparecer mesmo que ruim tem grande chances de dar certo, pois aqui em casa mesmo com antena externa o sinal UHF é muito fraco por causa da região aonde moro (cercado de prédios), mas o sinal digital UHF com a antena externa entra sem problemas.

Boa idéia, vou fazer esse teste aqui mesmo, em uma TV 29" com a anteninha da Philips e posto os results ;)

Mas diz uma coisa, essa antena vc pendurou do lado de fora da janela? Será que não tem perigo de atrair raios?

Conta mais a respeito dos resultados aí na sua casa!! O sinal de todos os canais estão no máximo? A perda é praticamente zero?

Obrigado e abraços ^^

Route 66
12-12-2007, 21:03
Outro site interessante sobre antenas:
http://www.hdtvprimer.com/ANTENNAS/types.html

Vejam que interessante este trecho tirado do site acima:

"HDTV Antennas
An antenna made for analog TV will work fine for DTV. There is nothing different about an antenna for DTV or HDTV. Unscrupulous people have labeled their antennas “HDTV Antennas” as a marketing ploy. The honest antenna makers have had to re-label their products likewise to avoid losing sales."

Pelo visto, "ixxperrrteza" por parte dos fabricantes/revendedores não é exclusividade da terra brasilis...

thatdude
12-12-2007, 21:36
Bom, acabei de fazer os testes de sintonia UHF com antena interna. A imagem ficou péssima em todos os canais.. hehehe

A MTV, o canal 21 e a Record News aparecem colorido e talz, mas com imagem ruim... também não perdi tempo mexendo na antena e no botãozinho de sintonia, mas já deu pra ter uma noção!!

Acho que o esquema é testar essa sua antena mesmo!! Vai que não resolve aqui ;)

wuemura
12-12-2007, 21:39
Outro site interessante sobre antenas:
http://www.hdtvprimer.com/ANTENNAS/types.html

Pelo visto, "ixxperrrteza" por parte dos fabricantes/revendedores não é exclusividade da terra brasilis...

Obrigado pelas informações!
Parece que não tem jeito, vendedor quer tirar proveito do consumidor leigo.:lol:

Bom, acabei de fazer os testes de sintonia UHF com antena interna. A imagem ficou péssima em todos os canais.. hehehe

A MTV, o canal 21 e a Record News aparecem colorido e talz, mas com imagem ruim... também não perdi tempo mexendo na antena e no botãozinho de sintonia, mas já deu pra ter uma noção!!

Acho que o esquema é testar essa sua antena mesmo!! Vai que não resolve aqui ;)

Isso, faz o teste e veja como fica para não perder dinheiro. Se não souber fazer compre aquela de R$9,50 e nos diga como fica.

thatdude
12-12-2007, 21:46
Eu entendi sim... só fiquei em dúvida naquelas abraçadeiras azuis que vc colocou!! No ponto onde tem o cruzamento entre os arames (região do "X"), vc as usou pra isolar um lado do outro ou pra prender os dois juntos em contato?

wuemura
12-12-2007, 22:28
Eu entendi sim... só fiquei em dúvida naquelas abraçadeiras azuis que vc colocou!! No ponto onde tem o cruzamento entre os arames (região do "X"), vc as usou pra isolar um lado do outro ou pra prender os dois juntos em contato?

Em um dos extremos a madeira estava rachada, então usei para que ela não abrisse mais com o tempo, no cruzamento dos arames eu usei para evitar contato do mesmo, e no outro extremo usei para deixar fixo o adaptador e o cabo de antena.

Apesar de bem artesanal a antena está bem sólida.:legal:

Route 66
12-12-2007, 23:44
Mais sobre antenas...

http://www.hdtvantennalabs.com/tv-antenna-type.php

wuemura
13-12-2007, 00:25
Aqui tem mais um site com comparativos entre antenas e programas de simulação, o site é lento mas os programas estão acessíveis.
http://www.hdtvprimer.com/ANTENNAS/comparing.html

Gradius
13-12-2007, 02:16
Detalhe, o adaptador de 300 para 75 Ohms custa entre R$ 5 a R$ 10 no máximo, ou seja, enfiaram a faca.

Btw, excelente tópico. :aplauso:

wuemura
13-12-2007, 18:43
Detalhe, o adaptador de 300 para 75 Ohms custa entre R$ 5 a R$ 10 no máximo, ou seja, enfiaram a faca.

Btw, excelente tópico. :aplauso:

"Falha nossaaaa!!!" (Viva o Gordo, anos 80 com Jô Soares)
Os R$15,00 foram os gastos que fiz, só o adaptador custou R$2,50.:legal:
Vou arrumar o erro, obeigado.

thatdude
13-12-2007, 22:35
Acabei de construir uma antena semelhante à sua wuemura, conforme as dimensões do J. Schmaedecke, e estou dando risada à toa!!! hehehe

Aqui em São Bernardo consegui sintonizar todos os canais, com o sinal no máximo, e com a antena dentro de casa e janela aberta!! lol
A maioria dos canais pegam no máximo com a antena em uma posição fixa, já para outros basta dar uma rodadinha de +- 30 graus e o sinal já sobe pro máximo!! :)

Acho que se eu tivesse um defletor ou então um booster de sinal eliminaria a necessidade de ficar rodando a antena, ou estou errado?

Agradeço a todos e parabenizo pela iniciativa de testar essa antena DIY!!

PS: Só não posto fotos da minha antena pq ficou muito feia... hahaha... mais tarde posto uma pra vcs verem =p

wuemura
13-12-2007, 22:52
Acabei de construir uma antena semelhante à sua wuemura, conforme as dimensões do J. Schmaedecke, e estou dando risada à toa!!! hehehe

Aqui em São Bernardo consegui sintonizar todos os canais, com o sinal no máximo, e com a antena dentro de casa e janela aberta!! lol
A maioria dos canais pegam no máximo com a antena em uma posição fixa, já para outros basta dar uma rodadinha de +- 30 graus e o sinal já sobe pro máximo!! :)

Acho que se eu tivesse um defletor ou então um booster de sinal eliminaria a necessidade de ficar rodando a antena, ou estou errado?

Agradeço a todos e parabenizo pela iniciativa de testar essa antena DIY!!

PS: Só não posto fotos da minha antena pq ficou muito feia... hahaha... mais tarde posto uma pra vcs verem =p

É isso aí thatdude, bem vindo ao clube!!!! :aplauso::aplauso::aplauso:
Incrível não é, aqui é a mesma coisa, com a antena dentro de casa e próximo da janela eu também pego tudo!!

Segundo eu lí, o refletor aumentaria o ganho em 3db aproximadamente, não é lá graaande coisa, mas como a antena está funcionando tão bem, vou deixá-la assim mesmo. Não se esqueça que essa antena funciona melhor na vertical.

Sobre o booster ou amplificador acredito que não vá resolver pois eu tenho um amplificador de 20db aqui e quando usei ele com a antena o sinal do SBT ficou comprometido, então uso a antena sem nada, e pelo que pude ler é por causa do AGC (automatic gain control) da antena que já é amplificada pelo decodificador e acaba enfraquecendo os sinais mais fortes.

Experimente colocar a antena em outras posições da casa, fora da janela etc. Talvez não seja necessário ficar mexendo para sintonizar os canais.

Poste as suas fotos, não tenha vergonha, eu fiz a minha com um pedaço de madeira velha, o arame está todo torto... Ou seja nem a minha é uma obra de arte, mas pelo menos nós fizemos e funciona. :legal:

edufaria4
13-12-2007, 23:03
Segundo eu lí, o refletor aumentaria o ganho em 3db aproximadamente, não é lá graaande coisa

3dB só dobra a quantidade de sinal :)

Um Abraço,
Eduardo

J. Schmaedecke
13-12-2007, 23:04
thatdude!

Que beleza! Fiquei feliz com a notícia. :legal:
Estas coisas que fazem este fórum um vício incurável.:D
Eu aqui longe estou feliz como se fosse eu que montasse o brinquedo.
Parabéns por ter feito a anteninha e ao Wuemura pelo tópico.:aplauso::aplauso:

Que os outros aproveitem também. E melhorem o dispositivo.
Isto dá para qualquer um fazer com um custo risível.
Funcionando bem dá para fazer bonito, se não, indica utilizar um antena externa.
Eu só vou poder experimentar em meados do ano que vem.:choro:
abraço

J. Schmaedecke
13-12-2007, 23:07
Eduardo, acho que o Wuemura estava comparando com uma Yagi que dá 12dB de ganho.:)

thatdude, para refletor utiliza a mesma distancia entre as antenas e >10% do tamanho. Mas se funfa assim...

abraço

wuemura
13-12-2007, 23:28
Eduardo, acho que o Wuemura estava comparando com uma Yagi que dá 12dB de ganho.:)

Exato, mesmo que os 3db a mais melhore o sinal ele seria melhor aproveitado em regiões aonde o sinal chega fraco. Segundo este site (http://www.antennasdirect.com/DB4_HDTV_antenna.html) este tipo de antena oferece aproximadamente 13.7db aproximadamente, porém, como são dados de fabricante e nossas antenas não tem as mesmas dimensões da antena do link acredito que os valores sejam diferentes.

Realmente seria interessante ter equipamentos para medir isso.

Eu preciso ficar longe do htfórum, está viciando mesmo. :feliz:

Gradius
14-12-2007, 00:11
"Falha nossaaaa!!!" (Viva o Gordo, anos 80 com Jô Soares)
Os R$15,00 foram os gastos que fiz, só o adaptador custou R$2,50.:legal:
Vou arrumar o erro, obeigado.

Por isso vi que estava absurdo de alto. :ataque:

mamsoft
16-01-2008, 21:17
É acabei de fazer esta antena...

Só que está ligada em cima da minha casa, pois aqui no quintal nao pega.

Realmente, é melhor que a antena que eu comprei recentemente, uma thevear toda banda, só nao sei se é melhor que a que só abrange uma parcela de banda.

Só nao consigo sintonizar o sbt e a globo...o canal 17 ainda é achado, mas o 18 nem...

Consegui o canal 14=Não sei qual emissora é, aparece muito mixTV e bestshop. O canal 16=N]ao sei qual é tbm a emissora.
canal 17=sbt mas nao pega nada...
canal 19=Record...
canal 22=band
canal 23=TV Cultura
canal 27=nada
canal 28=nada
canal 30=MTV

aí depois nao existe mais canais...

Consegui ajuntar as duas antenas, a UHF que comprei e esta que fiz no tutorial.

Comprei um misturador de vhf+uhf...

Liguei o fio da antena caseira no VHF e l´´ogico a antena UHF no UHF do conector.

Mas acho que nao vi diferença...do tipo maior ganho...o ruim é que moro numa parte baixa e só tem prédios a frente.
<>PAULISTA

Eu moro AQUI <>

Direciono as antenas pra paulista, mas é ruim pra "pegar"

O jeito é esperar...talvez a sbt e globo ainda nao transmitem o sinal 1seg que é o aparelho que tenho pra recepção de sinal móvel.
Vou esperar e depois comprar um receptor de sinal sem ser móvel.

O ruim não é não ter fantasmas e sim os borroes de imagem digital...ou simples "pause" na imagem.

wuemura
16-01-2008, 21:31
Colocou a antena no vertical ou horizontal?
Essa antena deve ser instalada na vertical!

Posta fotos da suas antena.

PS: Se tiver booster de antena, tente tirá-la e veja se a recepção melhora.

mamsoft
16-01-2008, 22:03
Acho que é vertical auahuahuahu

|
|
|
|

Se eu estiver correto, vertial é isso ai em cima....

Não tem booster não, amanhã eu posto umas fotos da antena instalada, pois agora está de noite, e não iria ver nada, mesmo usando flash da camera.

Eu acho que com o tempo, a madeira vai ficar "podre" pois vai pegar sol e chuva...e o calor que faz, é muito quente. E eu nao acho mais uma antena no mesmo esquema, que estao dizendo por ai que custa 9,90 algo assim...so que é feito de plastico e tubo aluminio, eu já vi muitas antenas dessas em Santos...mas aqui em sampa, só tem a thevear e aquela nova...

Li um relato de que testaram o positivoTV, e nao pegava direito...tinha q desligar da tomada e ligar pra "zerar" o aparelho, aff...imagina o rapaz mora bem proximo a paulista e eu aqui...huaauahuahu zona leste de sp, uns 20km da paulista

wuemura
16-01-2008, 22:31
Eu passei uma mão de verniz na minha apesar de usá-la dentro de casa, depois que mudar para minha casa nova pretendo comprar uma antena do mesmo modelo só que de plástico e alumínio.

rickBagé
16-01-2008, 22:46
Excelente idéia de fazer esta antena, mas como aqui o sinal digital está ano luz para chegar, terei tempo montar ou melhor quase montar, pois de que adiante ter uma antena e não tenho como testar.:hilario::hilario::hilario:

mamsoft
20-01-2008, 20:26
Nossa, excelente antena mesmo sendo "artesanal"

Testei ela, apenas usando a opção antena ou AIR no video cassete, eu consegui achar 21 canais no modo analógico. talvez 19...

04-sbt
05-globo
07-record
09-redetv
11-gazeta +;- ruim
13-band
14-mixTV músicas
16-MixTV propaganda/comercial
21-play músicas
26-cnt
32-mtv
34-redevida evangélico
36-Aparecida evangélico
38-globo ^fantasma^
40-espirita/religião
42-RecordNEWS excelente imagem, apenas um pouco de fantasma.
45-ñ sei o nome, apenas um ícone com 3 cores do brasil. bandeira.
46-shoptour propaganda/comercial
50-ñ sei o nome, tem o globo terrestre girando, interativo.
53-canal evangélico, tem o simbolo do peixe..ñ sei o nome.

Nunca uma antena mesmo sendo de otima qualidade obteve tantos canais...existia duas antenas.
Uma UHF toda banda, e uma VHF que paguei 100 reais e na época era a antena de máximo ganho e ainda usava booster...e nao pegava como pega essa.

As varetas, eu medi na medida aproximada de 28,5cm como informou um colega no forum, entao fiz 28,5x2=57cm
Comprei as hastes, sendo que elas são na verdade "arame" de apenas 0,28mm sendo que se usasse de 0,5mm seria muito grosso e seria mais dificil enverga-los. Os arames já são galvanizados, paguei 6,70 o kilo...e olha que dá pra fazer 3 antenas com o que comprei.
Ainda nao coloquei o captador, vou comprar uma "grelha" que vende na casa de 1,99 e instalar atrás...

As arruelas, devem ser obrigatoriamente "maior" e bem maior que a cabeça do parafuso, afim de quando for "apertar" a arruela tem que entortar, assim o arame tende a ficar mais preso...

| arruela normal.
( arruela "torta"... se é q da pra entender.

vou postar

mamsoft
20-01-2008, 20:31
fiz um rascunho do eskema da antena.

infelizmente tive que nas estremidades do arame, tive que fazer uma curva no arame, pois se deixar reto, o parafuso nao iria segurar corretamente, como no video, o rapaz nao faz um O no arame, para poder fixar com parafuso no centro, e apenas aperta, mas com o tempo, fica frouxo.

wuemura
20-01-2008, 21:38
Para você ver, e tem gente que quer pagar mais de R$100,00 por uma simples antena ainda mais se ela vier "digital" escrito nela. E como você memo pode comprovar, ela funciona muito bem.

mamsoft
21-01-2008, 17:39
Isso é por causa que tv digital é novidade, mas pra frente os preços tem que baixar, ou serão que vão esperar até o prazo limite de 10 anos.

Abri meu decodificador japones, paguei U$$80,00 dóllares e olha que ele é 1seg ou seja, capta sinal digital móvel...e mesmo assim, não chega na casa dos R$499,00 do positivoTV...

pcasagrande
30-01-2008, 11:37
Muito interessante esse tópico, eu uso parabólica, mas tenho interesse em construir uma antena dessas ou recuperar uma que eu já tenho. Eu tenho uma estilo a Yagi (igual ao modelo que vi nesse tópico, assim: "<----" seria isso yagi?) no telhado, só que deve ter + de 10 anos sob sol e chuva, tirei até os cabos que estavam todos apodrecidos.. vou dar uma mexida nela, quem sabe eu a ressuscito..

Será que eu usando um desses adaptador (ballon é isso?) no lugar da "caixinha" da antena eu recupero ela?.. A antena esta inteira, a caixinha onde conecta os cabos esta toda apodrecida e o circuito dela enferrujado...rs Pensei em tirar ela do telhado e lixar ela inteira pois o brilho do alumínio já não existe mais, diria que ele é quase preta..rs :D Ai tentaria com o adaptador..

Por coincidência eu tenho uns dispositivos de antenas aqui. Só que não sei identificar se serve. Sou leigo nisso..rs

Tenho vários conectores aqui igual ao adaptador (ballon???)da imagem inicial, só que o meu não tem nada de 300 ou 75 Ohms escrito nele... o que tem escrito é MT-75 UHF/VHF Matching Transformer (Made in China :D) estão novos e sem uso... Onde MT-75 suponho que seja o modelo e faça referencia a 75 Ohms... Seria isso? Ou não serve este?

Cabo coaxial tenho de sobra o RGC06,comprei 100 metros e usei só 20 até hoje..rs :D

Enfim se acharem que compensa mais montar a antena do modelo, só preciso de arames, parafuso e madeira..rs Mas pelo que li essa antena Yagi tem um ganho maior, isso significa que terei melhor recepção? O que eu poderia fazer para recuperar ela?

Obrigado!! E parabéns pelo tópico, muito útil, ainda mais agora com os sanguessugas vendendo antena de R$ 9,90 a R$ 200,00 :legal:

[]´s

wuemura
30-01-2008, 11:45
Se esse ballon tiver os conectores 300 ohms acredito que sirva, quanto a caixa da antena eu já não sei.

Mamado
04-02-2008, 13:36
Olá amigos, bom diaaa !!!

Abaixo, posto fotos da Antena UHF DIY ... he he ! :D
Ainda não pude ligá-la num conversor STB, pois espero a Comsat colocar no mercado seu modelo à R$ 250,00.
Mas a liguei na minha Pana Viera, dentro da sala mesmo, com um cabo de 2m aproximadamente, captando os sinais abertos analógicos. Fiquei surpreso, pois todos os canais UHF tiveram sensível melhora na qualidade de recepção/imagem, com relação à outra UHF (aquelas de trinta e poucos reais que está instalada em cima da casa).
Portanto, o projeto funciona e bem !
Agora, é só aguardar o conversor, ligar a antena DIY em cima da casa e com plena certeza, creio que todos os canais ficarão um espetáculo !

http://img183.imageshack.us/img183/7884/antenauhf0ov3.jpg

http://img183.imageshack.us/img183/3521/antenauhf1vc8.jpg

http://img505.imageshack.us/img505/7162/antenauhf2zh7.jpg

[ ]' à todos !!! :rever1: :tu:

J. Schmaedecke
04-02-2008, 19:40
Legal Marcio.:legal:
Só uma coisa "em cima da casa"??? Como é feita de madeira isto não é bom. Tens de utilizar outra solução para montar uma antena externa assim.

abraço

cerealkiller
04-02-2008, 22:06
Tinta na madeira e depois um verniz marítimo, seria uma boa solução.

Mamado
04-02-2008, 23:08
Obrigado amigos ! :aplauso:

Vou dar uma boa envernizada (umas 3 mãos) antes de instalá-la externamente !!! :tu:

[ ]'s
Mamado

wuemura
05-02-2008, 02:54
Parabéns pela antena!!!
Mais um para a família!

Borisfa
07-02-2008, 19:14
Sou de Contagem/MG (região metropolitana) eu não obtive sucesso com a minha antena para sinal analógico. Alguém saberia dizer se a antena sugerida é melhor ou pior para sinais analógicos? Ou seja, não funcionando para sinais analógico poderia funcionar para sinais digitais?

Boris

ornitorrinco
07-02-2008, 19:38
Sou de Contagem/MG (região metropolitana) eu não obtive sucesso com a minha antena para sinal analógico. Alguém saberia dizer se a antena sugerida é melhor ou pior para sinais analógicos? Ou seja, não funcionando para sinais analógico poderia funcionar para sinais digitais?

Boris

Para a antena não há diferença entre "sinal digital" e "sinal analógico". A natureza de modulação desses sinais de radio frequência para tv é sempre analógica! ou seja: é uma onda senoidal. O que difere é o conteúdo que o sinal carrega. Esse conteúdo (que pode ser digital ou analógico) é processado por um receptor (tuner) apropriado, se for digital só será possível com receptor digital e o mesmo vale pro analógico (claro!).

Enfim, partindo do pressuposto de que a antena transmissora para o sinal analógico e o digital estar na mesma torre aí na sua região: Se não pega analógico, não vai pegar digital.

wuemura
07-02-2008, 20:46
Para a antena não há diferença entre "sinal digital" e "sinal analógico". A natureza de modulação desses sinais de radio frequência para tv é sempre analógica! ou seja: é uma onda senoidal. O que difere é o conteúdo que o sinal carrega. Esse conteúdo (que pode ser digital ou analógico) é processado por um receptor (tuner) apropriado, se for digital só será possível com receptor digital e o mesmo vale pro analógico (claro!).

Enfim, partindo do pressuposto de que a antena transmissora para o sinal analógico e o digital estar na mesma torre aí na sua região: Se não pega analógico, não vai pegar digital.
Eu não teria dito mellhor:legal:
É bom explicar isso pois o pessoal confunde mesmo, e alguns acabam se enganando e comprando "antena digital" sendo que na verdade é uma antena comum com amplificador. booster.

Borisfa
08-02-2008, 09:55
Esclarecido. Vamos torcer então para que a emissão do sinal digital seja feita em outro lugar.

lhcosta
12-02-2008, 18:38
E la vou eu destruir uns cabides de arame aqui de casa, vou fazera antena e depois conto os resultados. Vou testar ela com o sinal analogico mesmo pois ainda naum possuo um conversor digital.

T+

cerealkiller
17-02-2008, 16:37
Olá pessoal, também estou usando a antena DIY, agora todos os canais com 90% de sinal

lifeinwide
24-02-2008, 10:28
implusionado pelo resultado obtido por um colega do forum no topico
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=59469&highlight=antena+uhf&page=28
estou montando a minha Antena DIY agora!
loguinho.. the first impression about it!
bye

lifeinwide
24-02-2008, 16:19
Antes e Depois

14 - InterTV [Globo] Sinal Fraquissimo - Sinal Mediano
15 - Band Sinal Mediano - Sinal Otimo
16 - MixTV Sinal Fraquissimo - Sinal Bom
17 - CNT Sinal Fraquissimo - Sinal Bom
18 - Futura Sem Sinal - Sinal Bom
20 - Rede TV Sinal Fraco - Sinal Bom
22 - Rede Vida Sinal Fraco - Sinal Bom
26 - NGT Sinal Fraco - Sinal Bom
28 - Globo Sinal Bom - Sinal Bom
32 - TV Brasil Sinal Fraco - Sinal Fraco
38 - Rede Record Sinal Bom - Sinal Bom
40 - TV Uniao Sinal Codificado - Sinal Codificado [Este apos as 18:00 funciona creio que por conta da atmosfera. Falei alguma abobrinha? kkk]
42 - Boas Novas Sinal Bom - Sinal Bom
48 - MTV Sinal Fraco - Sinal Bom
50 - Rede Gospel Sem Sinal - Sinal Fraco
52 - Record News [Off] Sem Sinal - Sem Sinal
54 - RIT Sinal Fraco - Sinal Bom
56 - SBT Sinal Bom - Sinal Bom
57 - Cultura Sem Sinal - Sinal Fraco
59 - Senado Sem Sinal - Sinal Fraco

Sinal Fraquissimo - 00 a 20%
Sinal Fraco - 21 a 40%
Sinal Mediano - 41 a 60%
Sinal Bom - 61 a 80%
Sinal Otimo - 81 a 100%

http://lh4.google.com/lifeinwide/R8HC6YQRJ6I/AAAAAAAAAB4/ZXMJMrBtTSo/P2240044.JPG?imgmax=576
http://lh6.google.com/lifeinwide/R8HC94QRJ7I/AAAAAAAAACE/LlOL_DH4ffE/P2240045.JPG?imgmax=720

wuemura
24-02-2008, 16:29
Antes e Depois

14 - InterTV [Globo] Sinal Fraquissimo - Sinal Mediano
15 - Band Sinal Mediano - Sinal Otimo
16 - MixTV Sinal Fraquissimo - Sinal Bom
17 - CNT Sinal Fraquissimo - Sinal Bom
18 - Futura Sem Sinal - Sinal Bom
20 - Rede TV Sinal Fraco - Sinal Bom
22 - Rede Vida Sinal Fraco - Sinal Bom
26 - NGT Sinal Fraco - Sinal Bom
28 - Globo Sinal Bom - Sinal Bom
32 - TV Brasil Sinal Fraco - Sinal Fraco
38 - Rede Record Sinal Bom - Sinal Bom
40 - TV Uniao Sinal Codificado - Sinal Codificado [Este apos as 18:00 funciona creio que por conta da atmosfera. Falei alguma abobrinha? kkk]
42 - Boas Novas Sinal Bom - Sinal Bom
48 - MTV Sinal Fraco - Sinal Bom
50 - Rede Gospel Sem Sinal - Sinal Fraco
52 - Record News [Off] Sem Sinal - Sem Sinal
54 - RIT Sinal Fraco - Sinal Bom
56 - SBT Sinal Bom - Sinal Bom
57 - Cultura Sem Sinal - Sinal Fraco
59 - Senado Sem Sinal - Sinal Fraco

Sinal Fraquissimo - 00 a 20%
Sinal Fraco - 21 a 40%
Sinal Mediano - 41 a 60%
Sinal Bom - 61 a 80%
Sinal Otimo - 81 a 100%

http://lh4.google.com/lifeinwide/R8HC6YQRJ6I/AAAAAAAAAB4/ZXMJMrBtTSo/P2240044.JPG?imgmax=576
http://lh6.google.com/lifeinwide/R8HC94QRJ7I/AAAAAAAAACE/LlOL_DH4ffE/P2240045.JPG?imgmax=720

Mais um para a família!
Parabéns pela nova antena :legal:

Mas e aí? Além da comparação antes e depois, o que você achou?
Valeu a pena ter montado?

lifeinwide
24-02-2008, 16:44
Mais um para a família!
Parabéns pela nova antena :legal:

Mas e aí? Além da comparação antes e depois, o que você achou?
Valeu a pena ter montado?

eu ja tinha alguns canais aparecendo... a danada da antena colocou td pra funcionar!!!!!! com certeza valeu a pena............. e ainda ousei ........ nao usei o tal cabide... usei fio mesmo!!!! kkkkkkkkkkk
dakeles mais grossos flexiveis de uma unica via .... gastei 6,50 o pedaco de pau achei num terreno baldio.... é um epdaco de estrado de cama......... kkkkkkkkk.............. excelente! nunca mais compro antena!

Guto Pereira
24-02-2008, 16:48
Como vc usou um fio rigido pergunto se por acaso vc removeu o verniz do fio nos pontos de contato da anteninha? Isso pode ajudar um pouco mais.

wuemura
24-02-2008, 16:58
eu ja tinha alguns canais aparecendo... a danada da antena colocou td pra funcionar!!!!!! com certeza valeu a pena............. e ainda ousei ........ nao usei o tal cabide... usei fio mesmo!!!! kkkkkkkkkkk
dakeles mais grossos flexiveis de uma unica via .... gastei 6,50 o pedaco de pau achei num terreno baldio.... é um epdaco de estrado de cama......... kkkkkkkkk.............. excelente! nunca mais compro antena!
É isso aí, mas um usário feliz!!! :aplauso::legal:

Só tome cuidado com este fio exposto já que ele é cobre e vai sofrer oxidação com o tempo se ela ficar do lado de fora tomando vento e chuva, se for deixá-la do lado de fora passe um spray de verniz nela para proteger o cobre e não apodrecer a madeira.

Como vc usou um fio rigido pergunto se por acaso vc removeu o verniz do fio nos pontos de contato da anteninha? Isso pode ajudar um pouco mais.
Pelas fotos o fio rígido que ele usou é de instalação elétrica e portanto não tem verniz.

lifeinwide
24-02-2008, 17:02
fiz nada nao Guto... sou um leigo de plantao!!! cortei e etc.... e ficou por isso mesmo...... está em regiao coberta... embaixo do meu telhado no terraço.

lifeinwide
24-02-2008, 17:06
posso dizer que tive um ganho real de 6 canais - dum total de aproximadamente 20 existentes - funcionando em condicoes plenas..... de 60% pra cima........
de 20 disponiveis. Fiquei muito feliz sim! valeu d+++++++++++++++++++
wemura! vlw pelo know how cedido pra galera aqui do forum!

Guto Pereira
24-02-2008, 17:06
Meus parabéns pela investida!!! Se em Bangú ficou assim aqui na Ilha a imagem vai explodir... E mais uma vez agradecemos ao Wuemura por colocar a anteninha milagrosa no fórum.

lifeinwide
24-02-2008, 17:28
Meus parabéns pela investida!!! Se em Bangú ficou assim aqui na Ilha a imagem vai explodir... E mais uma vez agradecemos ao Wuemura por colocar a anteninha milagrosa no fórum.

pow guto!
acredito que ai na ilha como vc tem facilidade de sinal do sumare...
mano....... kkkkkkkk...... morra de rir!!!! serás um grande felizardo......... a probabilidade de vc ter os 20 e pokos canais plenos..... e gigante! :lol:

fibra
25-02-2008, 00:54
Essa última antena aí parece ser tão fácil de fazer que eu vou tentar também. :legal: Meu edifício não tem antena para UHF. Será que com esta DIY eu consigo ver alguns canais ? Provável, né ?

rafael_netto
25-02-2008, 12:04
Nosso colega Life in Wide conseguiu milagres com a antena DIY. Acontece que antes dela, já usava uma antena com o mesmo formato (essa das "borboletas enfileiradas") e o resultado era bem pior.

Afinal o que a antena "milagrosa" tem a mais que as industrializadas?
O refletor (grade) atrás dos elementos atrapalha ou ajuda?

Já experimentaram fazer com mais ou com menos elementos pra ver o resultado?
No site americano que indicaram lá no começo do tópico eu também vi imagens de antenas que são duplas, isto é, como se fossem 2 "milagrosas" lado a lado.

cerealkiller
25-02-2008, 13:01
É por isso que faço propaganda dela, pois aqui foi um verdadeiro milagre, sinal péssimo com antena comun e 90% de sinal com a DIY.

Talvez a industrializada esteja com dimensões erradas.

blamanna
25-02-2008, 13:33
Fala Galera !!!

Eu sou mais um felizardo da anteninha.... logo logo eu posto umas fotos dela.... !! :feliz:

Antigamente o sinal nao chegava a 40%.....!!!!

E nesse fds eu decidi montar a Antena ..... agora eu pego o Sbt , RedeTV e Mtv em 100% .... Globo e os outros canais variam de 85/90%

eu desacreditei no resultado !!! :rever1: :rever1: :rever1: :rever1:

Valeuuuu !!!!

lifeinwide
25-02-2008, 14:03
...eu desacreditei no resultado !!!....

como assim desacreditou?

blamanna
25-02-2008, 14:16
heeheh desacreditei no resultado.... Muuuuito bommm !! :tu:

nao esperava que um anteninha de 12 reais deixaria o sinal em 90% / 100% !!!

Vivaaa o DIY !!! :aplauso:

wuemura
25-02-2008, 16:38
Nosso colega Life in Wide conseguiu milagres com a antena DIY. Acontece que antes dela, já usava uma antena com o mesmo formato (essa das "borboletas enfileiradas") e o resultado era bem pior.
É a nossa anteninha DIY está fazendo sucesso!

Afinal o que a antena "milagrosa" tem a mais que as industrializadas?
O refletor (grade) atrás dos elementos atrapalha ou ajuda?
Não sou especialista em antena, no entanto uma DB4 completa com o refletor oferece ganho natural de aproximadamente de 13.7db, o ganho ideal para uma antena seria 20db no entanto no mundo real é meio complicado atingir isso.

O refletor apenas ajuda a receber o sinal e direcionar para os elementos de captação, aqui na capital como as pessoas que montaram a antena puderam comprovar sem o refletor a antena já tem um ótimo resultado, talvez para regiões mais distantes o refletor possa ser necessário.

Já experimentaram fazer com mais ou com menos elementos pra ver o resultado?
No site americano que indicaram lá no começo do tópico eu também vi imagens de antenas que são duplas, isto é, como se fossem 2 "milagrosas" lado a lado.
No link que postei logo no ínicio, teve gente que montou com mais elementos no entanto a melhor performance se obteve da maneira descrita no tutorial. Você deve estar falando da DB8 (http://www.antennasdirect.com/DB8_HD_Antenna.html), uma DB4 oferece 13.7db de ganho e uma DB8 que são duas DB4 uma ao lado da outra oferece apenas 15.8db de ganho (2.1db de ganho comparado com apenas uma DB4).

Em uma região distante e de difícil captação de sinal, pode ser, que uma DB8 ajude na captação de sinal, porém nas capitais aonde o sinal é forte uma DB8 não vai trazer benefício nenhum. Uma coisa que tavez ajude a melhorar a recepção teóricamente seria montar duas DB4 e instalá-las em pontos diferentes do telhado e direcionando-as em posições diferentes tomando o devido cuidado para não colocá-las uma de costas para a outra para evitar o cancelamento do sinal.

Novamente, teóricamente, isso pode ajudar no entanto o fato de ter duas antenas em pontos diferentes e em direções diferentes não significa que você terá o dobro de ganho.

Heinrichx
25-02-2008, 18:19
Que show wuemura!:legal:

Moro em copacabana enão sei se conseguiria pegar bem a TV Digital em UHF e como sou uma lástima para montar esse tipo de equipamento (me adequo mais com pcs,AppleII-E/macs,sinclairs,trs-80 desde 1981),eu precisaria de uma Alma Videófila caridosa para me ajudar...

(Pena que você não mora no RJ...essa antena poderia se - você me permitir - ser chamada de "Antena Wuemura":aplauso:)

CFortuna
25-02-2008, 22:30
Uma dúvida de leigo (total):

Moro em um edifício mas tenho acesso ao "telhado". Se eu colocar uma "antena Wuemura", esse sinal pode servir mais de um apartamento? E quanto aos canais VHF, ela também recebe?

Sei que as perguntas são meio "idiotas", mas como disse, sou totalmente leigo no assunto.

Obrigado.

wuemura
25-02-2008, 22:54
Uma dúvida de leigo (total):

Moro em um edifício mas tenho acesso ao "telhado". Se eu colocar uma "antena Wuemura", esse sinal pode servir mais de um apartamento? E quanto aos canais VHF, ela também recebe?

Sei que as perguntas são meio "idiotas", mas como disse, sou totalmente leigo no assunto.

Obrigado.
Eu morava em prédio também e usava a antena dentro de casa sem problemas.
Essa antena não é adequada para sinais VHF apenas UHF.

lifeinwide
25-02-2008, 23:06
... esse sinal pode servir mais de um apartamento? E quanto aos canais VHF, ela também recebe?...
Obrigado.

VHF nao......... os canais VHF q pegavam aki alguns ficaram uma droga como a globo, cnt, band e rede tv.....ou sej qse td....... kkkkkk........... Qto vc usar no telhado, é para que seus vizinhos desfrutem das beneces da DIY???????????............ creio que nao haja problema nao............ela servirá sim.......... se eu estiver errado me corrijam!!!!
vlw!!! e mais uma vez......... muuuuuuuuuuuuuuuuitissimo feliz com minha DIY

CFortuna
25-02-2008, 23:21
Valeu pelo esclarecimento, Andre e wuemura!!!

Já abusando...
Será que o pessoal poderia explicar melhor o lance do "refletor"? Ele se faz necessário em que casos? E também não entendi como deve ser montado... É nas "costas" da madeira que serve de "espinha dorsal" da antena? E o tamanho dele... Qual deve ser, levando-se em consideração as medidas da Antena Wuemura..?

Valeu de novo!

wuemura
26-02-2008, 00:58
Valeu pelo esclarecimento, Andre e wuemura!!!

Já abusando...
Será que o pessoal poderia explicar melhor o lance do "refletor"? Ele se faz necessário em que casos? E também não entendi como deve ser montado... É nas "costas" da madeira que serve de "espinha dorsal" da antena? E o tamanho dele... Qual deve ser, levando-se em consideração as medidas da Antena Wuemura..?

Valeu de novo!
Uma antena DB4 é direcional, ou seja, você tem que apontá-la para a direção da transmissora e o refletor ajuda nisso, como o sinal na capital é forte ela não chega a ser necessária, os casos aonde ela seria necessária seria em regiões aonde o sinal é fraco.

Na página 2 deste tópico o J. Schmaedecke postou um PDF com as medidas, basta seguir o esquema que tudo dará certo.

cerealkiller
26-02-2008, 13:14
Para informação do pessoal, a minha esta sendo usada dentro de casa mesmo.

EFerraz
27-02-2008, 15:06
ja fiz a minha antena! :)
gastei mais ou menos uns 5 reais com parafusos, arroelas, fios de 2,5mm, e o ballum... para a haste de madeira, eu usei um compensado qua já estava envernizado!
fiz tudo seguindo as medidas do PDF do J. Schmaedecke (http://www.htforum.com/vb/member.php?u=262)
eu acho que ela não ficou bem feita não, maaasss...
http://img138.imageshack.us/img138/9520/imag0004editedsf2.th.jpg (http://img138.imageshack.us/my.php?image=imag0004editedsf2.jpg)
olha, até que eu gostei dos resultados. mas a minha casa fica nos fundos cercada de outras casas...
consegui melhores imagens colocando a "DIY" na janela!
o sinal ficou ruim/médio em alguns canais, bom em canais mais altos(48 em diante)... e infelizmente não consegui sintonizar todos... nessas medidas, realmente foi mais facil sintonizar canais mais altos.
mas até que para aqui, onde fica o meu quarto, o resultado foi convincente!
tenho quase 100% de certeza que se eu colocar ela como antena externa, eu sintonizarei os canais UHF muito mais facilmente!
agora só falta comprar a TV LCD e o conversor:lol:
vlw:legal:

Ps.: não coloquei em outros comodos porquê o meu quarto é um dos lugares onde tem menos casas na frente, ou seja, mais aberto.
e tenho certeza que se eu colocar a antena atras da minha futura LCD na sala como no video do tchutchube, a recepção do sinal vai ficar horrivel, infelizmente!:-/

Ps².:testei em TV analógica!!! moro no Rio e sou mais um que to esperando as Transmissões com cara de bobo. :bD

lifeinwide
28-02-2008, 08:24
...olha, até que eu gostei dos resultados. mas a minha casa fica nos fundos cercada de outras casas...
consegui melhores imagens colocando a "DIY" na janela!
o sinal ficou ruim/médio em alguns canais, bom em canais mais altos(48 em diante)... e infelizmente não consegui sintonizar todos... nessas medidas, realmente foi mais facil sintonizar canais mais altos.
mas até que para aqui, onde fica o meu quarto, o resultado foi convincente!....

falai cara de bobo! kkkkkkkkkkkk................ eu tb to assim.... com essa cara :bD

Entao ferraz............ olha eu to na msm situacao que vc... minhca casa tem 2 andares e talz... o segundo é terraco coberto.. mas ao meu redor tem 5 casas que formaram um grande paredao e uma area de sombra filha da maezinha deles ... kkkkkk....... pow! o que eu fiz............. dentro de casa os canais pegaram..... dos 6 q ganhei 4 pegaram dentro de casa ja......... mas pra ter certeza de q ia realmente funfa... posicionei virado pro sumare [regiao da tijuca] msm o paredao estando de frente e etou com tds os canais funcionando bem.... td acima de 70%.... posso te da uma ideia... tenta um local alto pq c vc ta pegando canais acima do 40 pow... plz......... aki pra mim esses sao os piores......... pq nao esta pegando os mais baixos? provavel que seja a localizacao da antena..... tenta por um cabo maior num local mais estrategico... no alto de preferencia...... qto mais alto melhor!!!!!!!!!!!!!! a minha esta ha 5m do chao.

edicao.. edicao...hiiihihh
ahhhhhhhhhhhhhhhh..................... estou em BANGU....

lifeinwide
28-02-2008, 18:17
ai galera!
mais uma novidade de BGU-RJ....kkkkkkkkkkkkkk
entao..... um amigo viu o resultado obtido com a minha DYI... q me pediu pra fazer uma pra ele..... tsctsctsc...
o garoto ficou doido... ele mora numa regiao de sombra proximo a uma montanha.... ha 1km da minha casa.... nusss........ até la os canais apareceram... nao tao bons qto na minha home.. ehehhe... mas apareceram... pra quem nao tinha nem 5 canais... ficar com 10 ja foi um grande avanco estando em area de sombra apontando pra repetidora Mendanha!!!! hihihihihiih.......... e viva a DYI mais uma vez.... seguem canais em funcionamento la:

Band - 15 - 85%
Mix - 16 - 30%
CNT - 17 - 85%
RTV - 20 - 85%
R Vida - 22 - 20%
Globo - 28 - 85%
TV BR - 32 - 20%
Record - 38 - 80%
Boas N - 42 - 80%
MTV - 48 - 20%

wuemura
28-02-2008, 19:52
Que bom que a antena vem funcionando para todos! :aplauso:

fibra
29-02-2008, 00:26
Graças a vc wuemura !:aplauso:
Eu vou tentar fazer a minha nesta próxima semana.
Fiquei empolgado com os depoimentos.

J. Schmaedecke
29-02-2008, 14:30
É agua no deserto. :D

Custo beneficio estoura máquina.:legal:

Parabéns à todos os DIYers.:aplauso:

abraço

lifeinwide
10-03-2008, 00:18
olha a agua no desertooooooooooooooo
mais um viva para a DIY..............!!!! VIVAAAAAAAAAAAAA:aplauso:
mais um aigo fez a DIY.............e pirouo kbcao pq ficou com nada mais nada menos do que com 20 canais tb assim como eu fiquei!
e detalhe...... na regiao de BANGU............... area do limiar entre Sumare e Mendanha......... nhac!!!!!
e pra finalizar.............

VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAA :feliz:

Heinrichx
10-03-2008, 11:46
Desulpem pois não acompanhei todos os posts,

Eferraz ce mora onde?

E parabens pela excelente foto que me deu até vontade de praticar minhas péssimas habilidades manuais :legal:

Abraços

wuemura
10-03-2008, 12:12
Será que seria muito pedir para os moderadores fixarem este post?
Ele está servindo de informação importante e muitas pessoas estão tendo sucesso montando essa antena. :D

lifeinwide
13-03-2008, 09:58
Será que seria muito pedir para os moderadores fixarem este post?
Ele está servindo de informação importante e muitas pessoas estão tendo sucesso montando essa antena. :D

.... up ....
De acordo!!!!! eu e meus agregados estamos sendo beneficiados e acredito que é sim um meio otimo de ajudar ainda mais pessoas.
Voce quer este topico como FIXO?
[ X ] SIM
[ ] Não

Heinrichx
13-03-2008, 10:45
.... up ....
De acordo!!!!! eu e meus agregados estamos sendo beneficiados e acredito que é sim um meio otimo de ajudar ainda mais pessoas.
Voce quer este topico como FIXO?
[ X ] SIM
[ ] Não

Apoiadíssimo! Esse tópico é de uma serventia enorme para nós.:legal:

Snet
13-03-2008, 21:00
Ai amigo por gentileza poderia me passar o esquema de construção e os materiais utilizados em sua construção, e ela é ligada diretamente na tv ou um decoder, ou se poderia ser ligada ao vc para colher outros canais, obrrigado !!!!!!!!

Ronny007
13-03-2008, 22:51
Eu sou feliz por ter descoberto esse forum....sempre aprendo muito!!!

na minha casa nao pegava NADA!
agora...hehe, pega uns 10 canais e a qualidade....sem comentarios!!
passei o dia todo fazendo (14 as 20) hehe, mas valeu o resultado
minha mae? antes nem queria saber, agora? hauhau
quer um conversor tambem hehe
abraços e fiquem com Deus

vlw mais uma vez...obra de arte, um amigo meu chamou de espinha de
peixe...mas tah valendo
fui

leo.uff
13-03-2008, 23:50
Apesar de ser minha 1ª mensagem no fórum, ultimamente tenho acompanhado alguns tópicos pra me "interar" sobre o assunto de tv digital no Brasil. Estou esperando o sinal chegar aqui no RJ, inclusive já estou com STB philips pronto pra funcionar. Não querendo abusar logo de cara, mas bem que o pessoal da engenharia podia fazer o dimensionamento da antena pra operar especialmente nas frequências daqui do RJ (canais 21 até 41).

Serei o próximo na montagem da antena.

Um abraço à todos!

wuemura
14-03-2008, 08:18
Ai amigo por gentileza poderia me passar o esquema de construção e os materiais utilizados em sua construção, e ela é ligada diretamente na tv ou um decoder, ou se poderia ser ligada ao vc para colher outros canais, obrrigado !!!!!!!!
O esquema e dimensões estão na segunda página, a antena é ligada direto no decodificador. Ela pode ser ligada no VC sem problemas no entanto ela tem uma melhor performance com canais digitais, teste e nos diga como ficou.

Eu sou feliz por ter descoberto esse forum....sempre aprendo muito!!!

na minha casa nao pegava NADA!
agora...hehe, pega uns 10 canais e a qualidade....sem comentarios!!
passei o dia todo fazendo (14 as 20) hehe, mas valeu o resultado
minha mae? antes nem queria saber, agora? hauhau
quer um conversor tambem hehe
abraços e fiquem com Deus

vlw mais uma vez...obra de arte, um amigo meu chamou de espinha de
peixe...mas tah valendo
fui
Parabéns, mais um usuário feliz :legal:

Não querendo abusar logo de cara, mas bem que o pessoal da engenharia podia fazer o dimensionamento da antena pra operar especialmente nas frequências daqui do RJ (canais 21 até 41).

Serei o próximo na montagem da antena.

Um abraço à todos!
Leo, a antena foi feita para captar toda a faixa de UHF, ela não é específica para apenas um canal, veja o exemplo do Ronny, ele teve ótimos resultados com a antena.

alex_sp
17-03-2008, 13:54
Comprei o conversor na sexta e coloquei um antena velha que tinha em casa. Não pegava nem cultura nem RIT. A Band e a MIX TV apareciam com falhas e as vezes sinal baixo. Fiz a minha neste fds e to pegando todos os canais, sem quadriculados nem travamentos (menos cultura e RIT). Na frequencia dos dois, o sinal é zero! O meu conversor é Aiko.

Abraços,

Alex

alex_sp
17-03-2008, 14:22
Só uma pergunta... a grossura do arame influencia alguma coisa? é que tinha em casa uns arames fininhos e fiz a antena com eles. No filme fala de arame de cabide que é bem mais grosso...

Abraço,

Alex

wuemura
17-03-2008, 16:32
Não sei ao certo se a espessura tem alguma influência, no entanto se notar as antenas vendidas no mercado as hastes são bem grossas. A antena que eu montei e acredito que a maioria também montou usaram arame ou fios de cobre grossos.

E vai por mim, você não perde nada se deixar de ver a RIT e a cultura, a RIT passa mais tempo fora do ar do que qualquer outro canal, para você ter uma idéia a RIT agora está fora do ar. A cultura não tem nada de interessante.

Tente usar fios mais grossos ou tente encontrar uma melhor posição para a sua antena.

alex_sp
17-03-2008, 17:00
Vou pegar um cabide velho e vou testar..rssssssss

Quanto aos canais, realmente a RIT deve ser uma porcaria... Mas a cultura tem uns programas legais ! rs

Mas é questão também de ter todos os canais funcionando né? rssss

Abs

Alex

zonic
17-03-2008, 23:04
opa, ja tinha visto este tópico e esses dias vi um comentário
sobre outra antena DIY, baseada num modelo antigo, mas
otimizada com softwares e medidores modernos:

http://www.digitalhome.ca/ota/superantenna/

O desenho parece o mesmo da antena deste tópico :legal:
intereaante que todas as especificacoes sao abertas
(GPL como o linux).

wuemura
18-03-2008, 03:36
Esse tipo de antena que nós estamos usando não é nova, existe já a muito tempo, o que muda são as dimensões para abranger toda a faixa UHF. Para quem tiver tempo é possível também usar um programa para melhorar ainda mais a performance que é esta aqui:
http://home.ict.nl/~arivoors/

Mas acredito que não tenha mais o que melhorar pois ela já oferece uma performance difícil de ser conseguida com antenas comerciais.

alex_sp
18-03-2008, 09:52
Ainda sobre a grossura do arame/fio?

Qual a melhor? To pensando em refazer minha antena só por desencargo, uma vez que pega tudo no maximo (menos Cultura com sinal zero e o a RIT - canal 30 - com sinal baixo).

Abraço,

Alex

wuemura
18-03-2008, 11:33
Antes de tentar refazer sua antena, veja se mudando a posição dela melhora a sua recepção. Caso não funcione, tente uma espessura equivalente a de um cabide feito de arame, ou da espessura do arame usado em gaiolas.

Eu usei um de 1.5mm, tente outros como 2.5mm até 3mm mais que isso fica muito complicado usá-lo.

alex_sp
18-03-2008, 11:37
Antes de tentar refazer sua antena, veja se mudando a posição dela melhora a sua recepção. Caso não funcione, tente uma espessura equivalente a de um cabide feito de arame, ou da espessura do arame usado em gaiolas.

Eu usei um de 1.5mm, tente outros como 2.5mm até 3mm mais que isso fica muito complicado usá-lo.

Ja mexi na antena.. nada de pegar cultura e RTI. Eu acabo é piorando a imagem da BAND..rssssssss

Valeu pela dica, vou ver se na hora do almoço compro o arame. Se não der certo, pelo menos vou me divertir com meus poucos dotes manuais! hahahahaha

Abraço

Alex

alex_sp
18-03-2008, 13:45
Bom.. comprei fio de cobre (nao achei arame) de 2,5mm e 4 mm.

No meio vou colocar os 2,5 mm e nos "V" os de 4 mm.

Pergunta meia besta...rs... Precisa desencapá-los inteiro???? Ou basta fazer isto onde eles fazem contato?

Abraços,

Alex

P.S. Os arames q estou usando são muito finos e já estão meio "empretados", meio pretos, sei lá como dizer! rs Não sei se atrapalha, mas...rs

wuemura
18-03-2008, 14:49
Desencapa apenas as áreas que for usar, como é cobre ele tem uma tendência a oxidar com a umidade, poluição e o toque dos dedos, então se possível passe um verniz nas partes expostas.

alex_sp
18-03-2008, 15:12
Desencapa apenas as áreas que for usar, como é cobre ele tem uma tendência a oxidar com a umidade, poluição e o toque dos dedos, então se possível passe um verniz nas partes expostas.

Valeu cara!

Abraço,

ALex

alex_sp
18-03-2008, 21:45
Acabei de montar !!!

Todos os canais (exceto cultura e RTI) com qualidade de sinal e potencia de sinal 100 %. Alem disso, a antena está escondida agora !

Cultura no 24 continua com zero de PS e QS. O canal 33 chega perto de 50 % de PS e QS baixo.

Pelo menos minha antena tá mais bonita agora e ninguém percebe agora que tenho ela dentro de casa.

Abraços,

Alex

Shogum
18-03-2008, 21:57
Boa noite Alex eu tb comprei o Aiko e nao estou conseguindo captar a Rede Tv e nem a Band, poderia postar fotos da sua antena para ver como ficou.
Abraco,:legal:

Acabei de montar !!!

Todos os canais (exceto cultura e RTI) com qualidade de sinal e potencia de sinal 100 %. Alem disso, a antena está escondida agora !

Cultura no 24 continua com zero de PS e QS. O canal 33 chega perto de 50 % de PS e QS baixo.

Pelo menos minha antena tá mais bonita agora e ninguém percebe agora que tenho ela dentro de casa.

Abraços,

Alex

alex_sp
18-03-2008, 22:43
Boa noite Alex eu tb comprei o Aiko e nao estou conseguindo captar a Rede Tv e nem a Band, poderia postar fotos da sua antena para ver como ficou.
Abraco,:legal:

Cara, tá meio dificil tirar foto dela pq ela ta bem escondida atrás de uma mesa. Ela é exatamente como a foto do Wuemura na primeira página. Só que usei fio de cobre de 2,5 mm no centro e 4 mm nos "V"s

Na primeira página do tópico tem todas as instruções pra você montar, sem problemas. É fácil, até eu com poucos dotes pra habilidades manuais consegui!

Agora, você consegue pegar o RTI e a Cultura?

Abraços,

Alex

betotnk
19-03-2008, 12:53
Uma dúvida, os pontos em q o arame se cruza em X, precisam ser isolados? nao pode haver contato entre os arames?

ornitorrinco
19-03-2008, 12:55
Uma dúvida, os pontos em q o arame se cruza em X, precisam ser isolados? nao pode haver contato entre os arames?

é isso aí! nada de contato entre eles no 'X'

PU2SWW
19-03-2008, 15:39
Pessoal, o tópico está nota dez, essa antena realmente está fazendo milagres, mas gostaria de saber se alguém já fez um comparativo com a antena boca de jacaré, estou quase substituindo a minha por uma dessas.

wuemura
19-03-2008, 17:19
Aqui na casa aonde moro tinha uma antena boca de jacaré + antena FM, com essa antena eu tinha problemas com MTV e Bandeirantes, com a nossa antena todos os canais estão 100%. Detalhe, a antena está no chão do quintal apoiado na parede, quando comprar um suporte pretendo colocá-la no telhado.

PU2SWW
20-03-2008, 08:21
Valeu Wuemura, acho que vou aproveitar o feriado para fazer uma dessas.

Abs.

lifeinwide
06-04-2008, 07:13
Valeu Wuemura, acho que vou aproveitar o feriado para fazer uma dessas.

Abs.

iae???????????? ja fez a antena???????????
manda fotos ae... e mande suas impressoes.... mudancas consideraveis e coisas do genero................ vlw!? abraco

Jin Kazama VGH
07-04-2008, 18:08
Ótimo tópico!!!
Vou fazer a minha tbm...

Niquel náusea
07-04-2008, 21:45
:aplauso:Wellington Wemura,cara, esta idéia vale milhões...chefe vou montar esta antena pra testes.sei que ela é especificamente pra sinais UHF(analógico e digital) mas não custa nada tentar quero ver como ela se comporta...Depois posto um mini review com fotos só pra ver como ela se sai com sinais VHF...:ataque::tu::tu:

wuemura
08-04-2008, 00:24
Depois que montar não deixe de nos informar. :legal:

ppucci
08-04-2008, 10:27
Caros, uma pergunta...

Pretendo fazer uma antena dessas. Onde eu devo coloca-la? Posso deixar dentro de casa? Jogo no telhado? Teoricamente, eu teria que coloca-la na frente da minha casa, pois é o lado que aponta mais ou menos pra Paulista e região... se eu colocar no fundo/quintal, tem problemas?

[ ]s!

ornitorrinco
08-04-2008, 10:32
Caros, uma pergunta...

Pretendo fazer uma antena dessas. Onde eu devo coloca-la? Posso deixar dentro de casa? Jogo no telhado? Teoricamente, eu teria que coloca-la na frente da minha casa, pois é o lado que aponta mais ou menos pra Paulista e região... se eu colocar no fundo/quintal, tem problemas?

[ ]s!

Colega, cada caso é um caso.
Vai depender muito de como o sinal está chegando na sua casa. Em muitos casos basta esconder essa antena atrás da Tv no chão que vai pegar tudo perfeitamente. Já em outros casos, pode ser necessário fazer a instalação externa. No meu caso (que moro no litoral de sp) eu teria que elevar essa antena a 800metros para talves conseguir algum sinal :feliz:

Vai experimentando instalar na ordem que te passei (do mais fácil ao mais difícil)

dener
08-04-2008, 12:47
Apontar a antena para a região da Paulista nem sempre é sinal de bom sinal.

Eu uso uma antena interna ebcom no quintal e só consegui sintonizar todos os canais apontando para o litoral. Direcionando a parte frontal para a Av. Paulista não pegava nem a Globo!

PU2SWW
08-04-2008, 16:31
Pessoal,

O técnico da proeletronic esteve aqui hoje para fazer uns testes e acreditem se quiser, apesar der as torres da Paulista no visual a aproximadamente 10km, os melhores resultados com a antena log periódica foram obtidos com a antena de lado para as transmissoras.

Mistérios do RF...

Ainda não fiz a antena do Wuemura pq estava esperando o pessoal da Proeletronic vir aqui, como os resultados não superaram a boca de jacaré vou fazer esta antena milagrosa.

Abraços.

brunogm
08-04-2008, 17:01
Olha eu diria que tirando a repotagem do Castro se vc ler o conteúdo sobre o teste no site original está melhor explicado, mas o fato é que o sinal na Paulista é tão forte que anula a si mesmo então uma dica é trocar o alinhamento da antena ou inverter ela de posição que já muda de figura.

wuemura
08-04-2008, 17:26
Alguns conhecem o posicionamento da antena como azimute, dependendo de como o sinal esteja se propagando, realmente não adianta posicionar a antena na direção das transmissoras e sim na melhor posição para captar o sinal.

Quando se está distante você posiciona na posição da transmissora e faz leves ajustes para melhor captação.

Paulo Artur
08-04-2008, 17:40
:aplauso: Parabéns Wuemura ! Esse é o tipo de tópico que tem a cara do HTF. Um colega passando uma solução econômica de fazer algo.

Pena que moro distante da HD de SP. Aqui não adianta colocar bombril nem fazer reza braba :riso: !

Abrs.

Niquel náusea
09-04-2008, 11:20
:legal:Conforme prometido aí vai meus testes com a antena DIY:
Montei a antena e levei pra testa-la no sotão da minha casa(agradeço a DEUS todo dia por te-la projetado assim,pois dá pra fazer meus testes sem neuras com D.patrôa...:hilario:).

http://i197.photobucket.com/albums/aa116/niquel_2007/testedaantenaDIY006.jpg

http://i197.photobucket.com/albums/aa116/niquel_2007/testedaantenaDIY001.jpg

Nesta foto,como vcs podem ver, eu modifiquei alguns componetes;utilizei tubos de alumínio de 17mm de diâmetro,cabo elétrico conectado a um conector "cachimbo" (300-75 Ohms)ao invés de usar o conector BALOON direto nos arames condutores fixei com arruelas e perfurei a tábua e conectei um outro conector com a mesma função.

http://i197.photobucket.com/albums/aa116/niquel_2007/testedaantenaDIY012.jpg

Posso dizer com certeza que antena funcionou melhor do que o esperado,lógico ainda tem um elemento novo pra turbinar ela que ví em um vídeo do YOUTUBE que fiquei curiosissímo em testar...:tu:;):p

fibra
09-04-2008, 11:30
Que elemento novo seria este ?

Niquel náusea
09-04-2008, 11:44
;)Calma em breve conto pra vcs ainda estou a procura dele pelas sucatas das oficinas de eletrônica...mas posso adiantar que recuperei uma antena velha da casa de minha mãe cujo sinal estava péssímo(sinal VHF analógico) e deu uma melhorada significativa no mesmo...Aguardem...:tu:

Niquel náusea
09-04-2008, 11:46
...só quero ter certeza plena de que não foi coincidência!!!:legal:

cerealkiller
09-04-2008, 11:58
Niquel
O desenho dela esta supimpa, uma verdadeira DiY, artesanal puro. :legal:

leo.uff
09-04-2008, 16:06
Qual elemento?!?!?!?!?!

Sacanagem deixar na expectativa...

electrobr
10-04-2008, 19:40
Fiz minha antena, e realmente o sinal melhorou muito. Cheguei a ter um aumento de 5% até 85%-90% no sinal da RedeTV! Mas agora estou tendo instabilidade. :-/

Eu utilizei cabides, que devem ter 1,5 a 2mm de diâmetro, e são feitos de metal bem rígido. Minha dúvida é a impedância deste material ser muito alta, e isto afetar a qualidade da recepção.

Tenho algumas dúvidas, qualquer ajuda será benvinda:

1) Alguém sabe dizer qual deve ser a impedância máxima medida entre as extremidades da antena? Dependendo de onde faço a medição, chega a ter cerca de 150 ohms. Isto é muito? (OBS: cada lado da antena está isolado)

2) Quando eu removo um dos lados do balum, não há influência nenhuma na recepção. Por exemplo, se estiver 50%, continua 50%. Quando eu removo o outro lado, aí sim a recepção cai a 0%. Isto é normal, ou indica problema com um dos lados da antena?

3) Eu uso ela de pé, conforme a foto abaixo. Se eu virar ela 180%, e recepção cai a quase 0%. Ou seja, ela só funciona direito se estiver com determinado lado para cima. Ela não deveria ser simétrica?

Seguem as fotos:

http://img183.imageshack.us/img183/6899/diy1qh6.jpg

http://img255.imageshack.us/img255/8814/diy2xr2.jpg

http://img183.imageshack.us/img183/5700/diy3eu6.jpg

http://img183.imageshack.us/img183/1993/diy4vl6.jpg

Obrigado!!

:legal::legal::legal::legal::legal::legal::legal:

wuemura
10-04-2008, 20:43
1) Entre as extremidades não é muito, depende da distância do cabo.
2) Isso é normal.
3) Esse tipo de antena só funciona na vertical.

Tente variar a posição da antena, deixá-la próxima da janela até que você tenha um melhor sinal, lembre-se que ela não faz milagre sozinha, você precisa pelo menos receber o sinal que deseja sintonizar.

Parabéns pela antena.

electrobr
10-04-2008, 20:50
1)
3) Esse tipo de antena só funciona na vertical.

Parabéns pela antena.

Sim, eu uso ela na vertical sempre. Só que virando 180 graus (continuando na vertical), eu perco muito sinal (cai para 5% as vezes)...

Aproveitando, obrigado pelo tópico!! Ajudou muito!! Com antena interna, não passava de 5%. Agora, tem horas que chega a 90%!

OBS - A antena está instalada no jardim daqui de casa. Eu só coloquei ela no quarto para tirar as fotos.

:legal:

[]´s

wuemura
10-04-2008, 20:55
Sim, ela é uma antena direcional, por isso que dependendo de onde esteja e virar a antena você perde o sinal ou ele caia um pouco. Geralmente o que acontece é que o pessoal monta, deixa ela em um canto e funciona muito bem, agora se o sinal estiver chegando na sua casa muito ruim a antena ajuda, mas não resolve.

Você pode tentar depois colocá-la no telhado ou algum lugar mais alto.

Disponha, agora aproveite a TV Digital!:aplauso:

electrobr
10-04-2008, 21:05
Sim, ela é uma antena direcional, por isso que dependendo de onde esteja e virar a antena você perde o sinal ou ele caia um pouco. Geralmente o que acontece é que o pessoal monta, deixa ela em um canto e funciona muito bem, agora se o sinal estiver chegando na sua casa muito ruim a antena ajuda, mas não resolve.

Você pode tentar depois colocá-la no telhado ou algum lugar mais alto.

Disponha, agora aproveite a TV Digital!:aplauso:

Obrigado!

Eu pensava que ela fosse funcionar de forma simétrica, olhando pelo plano vertical, por causa da disposição dos elementos. Eu até acharia normal alterar um pouco a intensidade da recepção, afinal de contas ela não é perfeitamente simétrica. O que eu achei muito estranho é dar 90% numa vertical, e na outra cair pra 5%

Vou tentar colocar no telhado pra ver no que dá!

[ ]´s

juniorj
11-04-2008, 17:30
Ola Pessoal. Este é meu primeiro post no Topico e no Forum.

Muito boa a dica da Antena, vou com certeza fazer uma pra mim em breve, e posto o resultado!

...ansioso pelo sinal digital no meu bairro, Recreio-RJ.

Ao Wuemura :rever1:

Abraços a todos. :legal:

wuemura
11-04-2008, 18:03
Bem vindo ao fórum Junior!

Depois que montar a antena poste aqui os resultados para nós, ok!
Abraços.

carloacc
13-04-2008, 11:33

Prezado,

Isto é o que podemos chamar de democracia! O poder da informação ajudando os cidadões nos seus direitos e defesas contra estes picaretas que só querem lucrar sem respeito algum ao consumidor. Propaganda enganosa, atendimento precário e por aí vai.

E são pessoas como você e todos os demais participantes deste forum, e tb de todos os outros que existem na WEB, que fazem toda a diferença.

Viva a nossa comunidade! Só posso te parabenizar. Se todos os consumidores soubessem do poder que possuem nas mãos....

Torço mesmo que a inclusão digital se estenda para o maior número possível de cidadões deste País. Acho que a revolução começa por aí.

Como não é uma via de mão única, dá voz a todos, forma opinião, ajuda a proteger e forçar o cumprimento dos mínimos direitos que temos.

Grande satisfação ter encontrado esta comunidade.

Carlos

Vendo o abuso que algumas lojas de antenas vem fazendo inflacionando o preço de uma simples antena UHF para mais de R$200,00, decidi eu mesmo montar a minha. Vinha utilizando uma simples antena interna pirâmide da Plasmatic que paguei na época R$18,00, no entanto eu não conseguia de maneira alguma sintonizar a BAND pois o sinal estava a zero.

Vendo documentos na internet como este fórum:
http://www.lumenlab.com/forums/index.php?showtopic=9613&st=0

E este vídeo que alguém postou aqui no fórum, mas perdi o post:
http://br.youtube.com/watch?v=EWQhlmJTMzw

Aqui está a minha antena:
http://images6.theimagehosting.com/albums/30654/antena-02.th.jpg (http://server6.theimagehosting.com/image.php?img=antena-02.jpg&album=30654)
http://images6.theimagehosting.com/albums/30654/antena-01.th.jpg (http://server6.theimagehosting.com/image.php?img=antena-01.jpg&album=30654)

Para a base eu usei um pedaço de madeira que estava jogado na garagem do prédio, para as astes eu usei um arame de 1.5mm +- que minha esposa pagou R$2,00 para fazer ninho para as nossas calopsitas, para interligar as astes usei um outro arame de 0.5mm +- que também custo aproximadamente R$2,00 o metro.

O adaptador de antena (300>75 Ohms) paguei R$2,50, conectores, anilhas, parafusos, arruelas eu paguei cerca de R$1,50 em tudo.

Depois de montado instalei a antena no mesmo lugar da Plasmatic Pirâmide (na janela de casa) e para minha surpresa, agora eu consigo sintonizar a BAND, todos os canais sintonizam perfeitamente bem com sinal sempre em 100%.

Aqui a foto da tela dos sinais do canal da Band entrando 100%.
http://img337.imageshack.us/img337/5818/antena03dj4.th.jpg (http://img337.imageshack.us/my.php?image=antena03dj4.jpg)

E mais um detalhe, agora quando passa carros na rua e aviões o sinal não some mais. :legal:
Aqui um site interessante sobre antenas:
http://www.hdtvprimer.com/ANTENNAS/basics.html

carloacc
13-04-2008, 15:38

Prezado Paulo,

Se tu cobrares o dobro já vale a pena comprar contigo, e ainda pagar o envio para o Rio de Janeiro.

Amanhã vou ver aqui no centro do Rio ( rua dos eletrônicos) por quanto acho esta antena.

Informação é tudo! Valeu pelo alerta contra os picaretas de plantão

Uma dessas aqui em São Paulo na região da Santa Ifigênia estava R$250,00, é mole?

wuemura
13-04-2008, 18:57
Obrigado caloacc, disponha. :legal:

carloacc
13-04-2008, 19:46
:legal:Caro Wuemura,

O pior é a ignorância, e ter que ouvir: custa caro pois é para recepção de sinais digitais. Ganância pura.
Parece até que as equações de Maxwell foram revogadas. Mal sabem que o fenônemo físico que abrange a transmissão, propagação e recepção da portadora continuam os mesmos. As velhas e boas antenas de UHF dos anos 40/50 para sinais analógicos são o que há de melhor, igual a esta DIY que você postou.

Abraços

salsicharox
16-04-2008, 18:56
POxa pessoal, eu fiz achei muuuito legal a ideia, mas aqui nao pegou nao... nao sei se pq aqui eh Maricá, cidade metropolitana do rio de janeiro, nao funfa, nao sei se eu coloquei as peças no lugar errado ou se as medidas tao pequenas demais, vou mandar a foto, e ve ai, e se puder me ajude,
o balum pode ficar em contato com a madeira e o fio ou isso corta o pulso?
aqui no rio começou as transmissoes digitais essa semana em forma de teste e aqui deve chegar um pouquinho, :legal:http://server6.theimagehosting.com/image.php?img=P1050114.JPG
ai a foto:

salsicharox
16-04-2008, 18:57
foi mau a foto nao foi da primeira vez. mas ta ai o link
http://server6.theimagehosting.com/image.php?img=P1050114.JPG
plz se puderem me ajudem

fibra
16-04-2008, 19:00
Sua antena está na horizontal. Essa antena dó funciona, ou funciona melhor na vertical. Tente em ZERo graus e 180 graus.:legal:

Daniel_PS
16-04-2008, 19:01
POxa pessoal, eu fiz achei muuuito legal a ideia, mas aqui nao pegou nao... nao sei se pq aqui eh Maricá, cidade metropolitana do rio de janeiro, nao funfa, nao sei se eu coloquei as peças no lugar errado ou se as medidas tao pequenas demais, vou mandar a foto, e ve ai, e se puder me ajude,
o balum pode ficar em contato com a madeira e o fio ou isso corta o pulso?
aqui no rio começou as transmissoes digitais essa semana em forma de teste e aqui deve chegar um pouquinho, :legal:http://server6.theimagehosting.com/image.php?img=P1050114.JPG
ai a foto:

Não pegou pq vc tá em maricá e ai não tem o sinal digital ainda
abraço

salsicharox
16-04-2008, 19:06
caraca vcs respondem rapido mesmo ein, arsrsrsr
mas eu coloquei na horizontal pra tiar foto, na vertical pega o som muuuito bem, a imagem parece q vai aparecer e nao aparece, mas nao sei se eu to colocando na tv direito tbm
vlewwwww

salsicharox
16-04-2008, 19:07
ah e outra coisa, essa antena so pega o sinal digital? tem certeza?

Daniel_PS
16-04-2008, 19:11

A foto que vc ve ai foi tirada de SP da TV digital e ainda em alta definição, mas para isso é preciso uma TV LCD HD e um conversor digital e mas a anteninha salvadora :D

Por enquanto TV digital tá apenas em SP, Rio e Belo horizonte

dener
16-04-2008, 19:24

Não uai, é uma antena UHF como todas as outras. Existe algum canal transmitindo em UHF analógico na sua cidade/região?

salsicharox
16-04-2008, 19:45
po num sei se tem nao... mas olha so
eu fui e tentei agora denovo, e funcionou!!! mas eh claro mau neh
mas pelo menos da pra ver oq tah passando, da pra ver muito mal mas da mtv 48
o canal q pega melhor eh o canal de religiao lah
po e sem conversor como vcs disseram q tinha q ter, e outra coisa, a minha antena tem alguma coisa errada ou foi feita direito? vlewwwwwwww

dener
16-04-2008, 19:57
O que você está vendo é a MTV analógica ;)

wuemura
16-04-2008, 23:14
Aparentemente eu não ví nada de errado com a sua antena, no entanto só para confirmar, as hastes tem 30cm cada uma?
É pegar um pedaço grande de 60cm e dobrar no meio.

Se não tomar cuidado com isso você vai estar criando uma antena da castelo que já tem no mercado e não tem o mesmo rendimento que a nossa antena.

Eu pensei na antena para sinal digital, não sei se a performance dela no analógico é o mesmo, sem falar que você precisa de um decodificador digital.

ph.elton
26-04-2008, 14:49
cara vc pode me passar as medidas para fazer esta antena!!!valeu

wuemura
26-04-2008, 15:01
As dimensões estão no primeiro post.

carloacc
26-04-2008, 17:13
As dimensões estão no primeiro post.

Prezado,

Saberias informar como devem ser ligadas duas antenas destas para obter-se um ganho adicional de + 3 dB?

Sei que as diferenças de fase entre os sinais devem ser o mais próximos possíveis, pois pode resultar em vez de soma em anulação até total do sinal, caso os sinais estejam com fases opostas.

Obrigado

wuemura
26-04-2008, 17:23
Teóricamente, você pode colocar as antenas em paralelo no seu telhado e utilizar um misturador com duas entradas e uma saída para o seu aparelho de TV ou receptor digital.

O que não se pode fazer é colocá-las uma de costas para a outra.

Para um ganho extra de 3db você pode adicionar uma grelha na parte de trás da antena o que a torna ainda mais direcional.

*Jack*
19-05-2008, 15:02
Estou terminando minha antena, mas tenho uma dúvida. Percebi que na primeira postagem os cabos (arames) estão isolados com uma abraçadeira nos dois locais onde eles se cruzam na madeira. Tem que estar isolados mesmo ou um pode tocar o outro?

obrigado!

wuemura
19-05-2008, 15:17
Estou terminando minha antena, mas tenho uma dúvida. Percebi que na primeira postagem os cabos (arames) estão isolados com uma abraçadeira nos dois locais onde eles se cruzam na madeira. Tem que estar isolados mesmo ou um pode tocar o outro?

obrigado!

Eles devem estar isolados e não podem se encostar.

*Jack*
22-05-2008, 10:55
Eles devem estar isolados e não podem se encostar.

Sensacional! Aqui em casa (Moema), pegava uns 5 canais com uma anteninha Thevear interna, antiga e meia-boca, agora pega trocentos com qualidade próximo de 100% quase todos, ainda consegui deixar ela escondida, a TV tá no escritório.

Levei ela pra Santo André pra minha tia testar, lembro que nete tópico, alguém do ABC perguntou se funciona lá, pois bem, se ainda não compraram o conversor, podem comprar. Em Santo André funcionou perfeitamente, todos os canais (exceto Cultura, o que acontece com eles?) variando de 96 a 100%, isso pq é o decodificador PositivoHD, que disseram que não é bom!

Não gastei mais de 10 reais pra fazer, comprei 5m de fio 1,68mm pra fazer ela inteira conforme o desendo da página 2, ão usei fios com diâmetros diferentes como alguns fizeram, está perfeita. :riso:

Obrigado pelo apoio e parabéns!

wuemura
23-05-2008, 06:46
Sensacional! Aqui em casa (Moema), pegava uns 5 canais com uma anteninha Thevear interna, antiga e meia-boca, agora pega trocentos com qualidade próximo de 100% quase todos, ainda consegui deixar ela escondida, a TV tá no escritório.

Levei ela pra Santo André pra minha tia testar, lembro que nete tópico, alguém do ABC perguntou se funciona lá, pois bem, se ainda não compraram o conversor, podem comprar. Em Santo André funcionou perfeitamente, todos os canais (exceto Cultura, o que acontece com eles?) variando de 96 a 100%, isso pq é o decodificador PositivoHD, que disseram que não é bom!

Não gastei mais de 10 reais pra fazer, comprei 5m de fio 1,68mm pra fazer ela inteira conforme o desendo da página 2, ão usei fios com diâmetros diferentes como alguns fizeram, está perfeita. :riso:

Obrigado pelo apoio e parabéns!

Mais um usuário feliz :legal:

jrfol
28-05-2008, 13:08
essa antena é indicada para qualquer região ?
moro no Guarujá (litoral de SP)... estou comprando uma LCD HD... e em casa uso TV A CABO que é analogica... essa antena (caseira) capitaria canais com melhor qualidade ?

wuemura
28-05-2008, 19:28
A antena funciona na maioria das regiões, a questão qualidade depende do sinal da emissora o que a antena faz é captar da melhor maneira possível toda a faixa de UHF.

araujito
30-05-2008, 10:04
Olá amigos, bom diaaa !!!

Abaixo, posto fotos da Antena UHF DIY ... he he ! :D
Ainda não pude ligá-la num conversor STB, pois espero a Comsat colocar no mercado seu modelo à R$ 250,00.
Mas a liguei na minha Pana Viera, dentro da sala mesmo, com um cabo de 2m aproximadamente, captando os sinais abertos analógicos. Fiquei surpreso, pois todos os canais UHF tiveram sensível melhora na qualidade de recepção/imagem, com relação à outra UHF (aquelas de trinta e poucos reais que está instalada em cima da casa).
Portanto, o projeto funciona e bem !
Agora, é só aguardar o conversor, ligar a antena DIY em cima da casa e com plena certeza, creio que todos os canais ficarão um espetáculo !

http://img183.imageshack.us/img183/7884/antenauhf0ov3.jpg

http://img183.imageshack.us/img183/3521/antenauhf1vc8.jpg

http://img505.imageshack.us/img505/7162/antenauhf2zh7.jpg

[ ]' à todos !!! :rever1: :tu:

Quais são as medidas dos elementos, e distâncias entre eles?

wuemura
30-05-2008, 11:26
Todas as medidas estão na página 2 amigo....

araujito
03-06-2008, 15:17
Excelente idéia de fazer esta antena, mas como aqui o sinal digital está ano luz para chegar, terei tempo montar ou melhor quase montar, pois de que adiante ter uma antena e não tenho como testar.:hilario::hilario::hilario:

Gostaria de saber: Qual frequencia foi usada para calcular suas medidas?

wuemura
03-06-2008, 20:09
Gostaria de saber: Qual frequencia foi usada para calcular suas medidas?
Por favor, leia o tópico.
Todas estas informações estão postadas neste tópico na página 2.

Obrigado.

Caio Siqueira
13-06-2008, 09:42
Bom dia,

Vamos lá para meu post inaugural. Há um tempo só vejo a conversa de vcs e agora resolvi cadastrar pra entrar na conversa :)

Estava pensando em construir uma antena dessa, mas primeiro gostaria de saber se ela funcionaria para captar sinais analógicos no interior do RJ, já que aqui não tem sinal digital e nem eu tenho uma TV HDTV ainda :rolleyes:

No mais, parabens pelo projeto. Muito bom!

Obrigado

Caio

wuemura
13-06-2008, 09:52
Caio, bem vindo.

Uma confusão que todo mundo faz graças ao mercado que está vendendo "antena digital", essa é uma antena de UHF ela foi desenhada e suas medidas foram tomadas para obter o melhor recebimento de sinal e ganho possíveis para uma antena do tipo.

Para o sinal analógico ela vai funcionar da mesma forma com o sinal digital já que ambos os sinais são analógicos, porém, devido as características do padrão da TV Digital você tem uma melhor performance deste sistema o que não significa que ao utilizar uma antena dessa para sintonizar a TV analógica você tenha uma qualidade igual a digital.

Caio Siqueira
13-06-2008, 13:39
Caio, bem vindo.

Uma confusão que todo mundo faz graças ao mercado que está vendendo "antena digital", essa é uma antena de UHF ela foi desenhada e suas medidas foram tomadas para obter o melhor recebimento de sinal e ganho possíveis para uma antena do tipo.

Para o sinal analógico ela vai funcionar da mesma forma com o sinal digital já que ambos os sinais são analógicos, porém, devido as características do padrão da TV Digital você tem uma melhor performance deste sistema o que não significa que ao utilizar uma antena dessa para sintonizar a TV analógica você tenha uma qualidade igual a digital.

Entendi, obrigado pela rápida resposta :)

Essa antena é para sinais UHF, certo? E para os sinais VHF? Existe algum projeto como este?

Qual o material (metal) mais indicado para construção do modelo UHF?

Obrigado novamente.

Caio

wuemura
13-06-2008, 19:12
Desconheço um projeto para VHF.
Se você der uma lida no começo verá os materias utilizados, alguns já usaram até cobre.

rafael_netto
14-06-2008, 15:34
Essa antena é para sinais UHF, certo? E para os sinais VHF? Existe algum projeto como este?

Teoricamente poderia ser feito para VHF, mas a antena teria que ser BEM maior, e provavelmente teria que ser feita uma pra cada canal (ou grupos) por causa das diferenças de comprimento de onda.

Outra coisa que eu penso é que essa antena não é muito direcional (por favor me corrijam) e por isso seria indicada para TV digital onde há a previsão de repetidoras (gap fillers) espalhados pela cidade, enquanto que na analógica aumentariam os fantasmas.

lmartins.ce
14-06-2008, 19:55
Eu achie no fórum VC FAZ.NET um projeto de antena VHF feito por um usuário do RJ.
Eu montei e posso garantir: funciona mesmo!

http://www.vcfaz.net/viewtopic.php?t=69516

mas ela só funciona pra VHF.

Wuemura, perguntaram lá sobre antena UHF e eu coloquei o link da sua.
Espero que não tenha problema...:legal:

wuemura
14-06-2008, 20:02
Sem problema,, a informação está aí para ser usada.:legal:

wuemura
14-06-2008, 20:09
Quanto a qualidade de imagem uma grade não vai melhorar/piorar a imagem, no entanto adicionando uma grade na antena melhora aproximadamente entre 3db~5db dependendo da sua região, tamanho da grade etc.

A grade tem que ser maior que as hastes para maior rendimento.

rxt
04-07-2008, 10:18
Pessoal, existe alguma experiência de uma antena com um tamanho reduzido?
Pergunto pois precisarei colocar na sala e a patroa não vai gostar muito de uma antena de 90cm. Pensei em fazer um projeto de 30cm, porém não tenho conhecimento técnico para saber se vai funcionar.

O que vocês acham? Vale a pena ou é melhor comprar a antena interna da Philips?

Atualmente tenho o conversor toshiba e consigo captar todos os canais, porém alguns com um sinal ruim. Utilizo uma antena interna xing ling.

Obrigado !!!

Abraços

lifeinwide
04-07-2008, 10:31
Pessoal, existe alguma experiência de uma antena com um tamanho reduzido?
Pergunto pois precisarei colocar na sala e a patroa não vai gostar muito de uma antena de 90cm. Pensei em fazer um projeto de 30cm, porém não tenho conhecimento técnico para saber se vai funcionar.

O que vocês acham? Vale a pena ou é melhor comprar a antena interna da Philips?

Atualmente tenho o conversor toshiba e consigo captar todos os canais, porém alguns com um sinal ruim. Utilizo uma antena interna xing ling.

Obrigado !!!

Abraços

DIY é DIY.... tenta e ve no que dá.... sabendo-se que as medidas informadas estao padrozinada pro brasa.... ve no que dá.... o que vale é o teste e se funcionar anuncie... se nao funcionar tb anuncie... hehehehe

rxt
04-07-2008, 12:00
:legal: Vamos ver no que dá. Vou tentar montar uma "mini" antena hoje a noite. Depois coloco os resultados aqui.

Acabei de encontrar uma fonte de matéria prima para o projeto. Um guarda-chuva capenga. Vou reaproveitar as hastes para a antena. Acho que o colega Wuemura pode inscrever o projeto dele nesses concursos de Sustentabilidade / Soluções ecologicamentes corretas.

Valeu

Abs

PU2SWW
04-07-2008, 12:05
Se vc precisa de uma antena boa e bonita, aconselho vc comprar a US2-MANT940 da Philips, comprei uma dessas e o resultado dentro de casa foi semelhante ao da antena externa(Boca de Jacaré), detalhe que a antena estava jogada em cima do sofá.

wuemura
04-07-2008, 12:38
Se vc precisa de uma antena boa e bonita, aconselho vc comprar a US2-MANT940 da Philips, comprei uma dessas e o resultado dentro de casa foi semelhante ao da antena externa(Boca de Jacaré), detalhe que a antena estava jogada em cima do sofá.

Procura no fórum sobre essa antena, muita gente comprou e quebrou a cara em regiões de sinal mais fraco. Regiões aonde o sinal é mediano o pessoal não tem problema com tal antena.

No entanto, em regiões que o sinal é mínimo como já foi o meu caso e de muito a nossa antena DIY oferece uma excelente performance e sem usar nenhum tipo de amplificador.

Guto Pereira
04-07-2008, 12:51
Wuemura em locais onde há reflexão do sinal um amplificador faria alguma diferença? Me mudei faz pouco tempo e nesse local é complicado sintonizar algo, pois estamos atrás de um morro que tampa o sumaré aqui no Rio. Fizemos uma DIY e pegamos a Globo mas tendo que fazer malabarismos e a QS fica variando muito, por isso pergunto, será que com uma boca de jacaré toda banda e um amplificador de sinal UHF terei sucesso?

wuemura
04-07-2008, 13:16
Wuemura em locais onde há reflexão do sinal um amplificador faria alguma diferença? Me mudei faz pouco tempo e nesse local é complicado sintonizar algo, pois estamos atrás de um morro que tampa o sumaré aqui no Rio. Fizemos uma DIY e pegamos a Globo mas tendo que fazer malabarismos e a QS fica variando muito, por isso pergunto, será que com uma boca de jacaré toda banda e um amplificador de sinal UHF terei sucesso?

Amplificador não resolve nada pois o AGC do sintonizador vai derrubar o sinal do amplificador, ou seja, o ganho é zero. Além disso, tenta ligar um amplificador de áudio de qualquer potência sem qualquer entrada de sinal e veja se vai aparecer som no alto-falante, não vai.

Seja amplificador de som, seja de antena ele não vai criar nada do nada, esses amplificadores de antena servem para compensar perda de sinal na descida do cabo, nada mais. Da mesma forma que você faz quando quer distribuir o som em um ambiente com 14 alto-falantes.

Para melhorar o ganho da antena você pode colocar uma grade nas costas da antena para que ela fique cerca de 2cm ou mais, maior que as hastes, isso evita sinais refletidos de cancelarem o mesmo sinal que vem de outra direção, isso chama cancelamento de fase. Só com a grade você pode ganhar cerca de 3db a 5db.

Essa antena DIY já foi calculada para ter a uma melhor performance possível para captar toda a faixa de UHF, porém lembre-se que a antena DIY é melhor do que as vendidas comercialmente incluindo a boca de jacaré, mas ela não faz milagres, ainda mais se você está atrás de um morro enorme que barra o sinal. É bem provável que você compre a antena boca de jacaré e tenha uma performance pior que a DIY

rxt
04-07-2008, 15:11
Valeu pelas dicas pessoal.:legal: Vou tentar montar a antena, afinal o custo é muito baixo. Caso não dê certo testo uma antena dessas da philips.

Abraços

rafael_netto
05-07-2008, 09:40
Essa antena DIY já foi calculada para ter a uma melhor performance possível para captar toda a faixa de UHF, porém lembre-se que a antena DIY é melhor do que as vendidas comercialmente incluindo a boca de jacaré, mas ela não faz milagres, ainda mais se você está atrás de um morro enorme que barra o sinal. É bem provável que você compre a antena boca de jacaré e tenha uma performance pior que a DIY

Wuemura, eu já perguntei algumas vezes mas (acho) não tive resposta.

No caso de um receptor dentro da cidade cercado por obstáculos, considerando que na TV digital o sinal refletido não prejudica a imagem e existe previsão de repetidoras (gap fillers) espalhados pela cidade, não seria mais interessante uma antena menos direcional (como a DIY) em vez de uma mais direcional como a log-periódica ou boca de jacaré?

Na minha casa eu só pego sinais refletidos (estou num "buraco") e no teste que eu fiz a Globo pegava melhor em uma direção e a Rede TV em outra, usando uma log-periódica Proeletronic, será que a DIY resolveria esse problema ou terei que apelar para duas antenas ou mais?

wuemura
05-07-2008, 10:30
Wuemura, eu já perguntei algumas vezes mas (acho) não tive resposta.

No caso de um receptor dentro da cidade cercado por obstáculos, considerando que na TV digital o sinal refletido não prejudica a imagem e existe previsão de repetidoras (gap fillers) espalhados pela cidade, não seria mais interessante uma antena menos direcional (como a DIY) em vez de uma mais direcional como a log-periódica ou boca de jacaré?

Na minha casa eu só pego sinais refletidos (estou num "buraco") e no teste que eu fiz a Globo pegava melhor em uma direção e a Rede TV em outra, usando uma log-periódica Proeletronic, será que a DIY resolveria esse problema ou terei que apelar para duas antenas ou mais?

Eu acho que eu já respondi a essa dúvida.
O sinal refletido se cancela por causa da inversão de fase pois se você tem a mesma onda vinda de diferentes direções elas se cancelam/anulam na antena reduzindo o sinal. Eu também morava em um buraco (em termos de sinal) aonde eu estava cercado por prédios, com a antena sem o refletor funcionou muito bem em todos os canais e funciona até hoje.

Porém tornando-a direcional você evita que um sinal que já é ruim fique pior por causa do cancelamento, entendeu? Note porém que o melhor ou pior no caso de torná-la direcional é muito relativo pois depende muito do sinal que você recebe, região, interferências etc.

Da mesma forma que você pode melhorar o sinal tornando-a direcional você também pode deteriorar o sinal, pois dependendo de como as ondas chegam na sua antena apenas os sinais "quase precisamente" opostos se cancelam, já os sinais que chegam de forma não opostas uma a outra pode ajudar na recepção.

Ou seja, só testando na prática para ver qual será o melhor resutado para cada caso.

No caso de duas antenas e eu lembro de ter respondido isso :legal:, teóricamente, você pode usar duas antenas DIY de forma que elas não fiquem uma de costas com a outra e usar um misturador para levar o sinal até o aparelho. E novamente, só testando para ver se você terá melhoras ou não pois depende muito de como a radiação da transmissora chega na sua casa.

rafael_netto
05-07-2008, 11:55
Valeu Wuemura :legal:
Estou vendo que muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte. Só depois que as emissoras estiverem todas transmitindo e com os repetidores instalados é que vamos ter certeza, e isso ainda deve levar alguns anos.

msassaki
10-07-2008, 23:46
Caso a estrutura metalica das hastes e conexões fique bem rígida e estável, a base de madeira se torna desnecessária? Assim, a antena ficaria leve o suficiente para ser pendurada atrás de uma cortina, móvel...

O que acham? Ainda vou construir a minha com fio de cobre. Obrigado.

wuemura
11-07-2008, 08:49
A base é a espinha dorsal da antena que serve de suporte para as hastes, não sei como você vai fazer isso nem como manter ela estável, mas toda nova idéia é bem vinda.

J. Schmaedecke
11-07-2008, 10:26
[QUOTE=msassaki;1198112...a base de madeira se torna desnecessária? Assim, a antena ficaria leve...[/QUOTE]

Eu já tive esta mesma idéia.:concordo::legal:

Experimenta assim:
Colocando três fixadores. Dois nos cruzamentos das hastes, mais um no centro, junto ao balum.
Vou ficar a espera da montagem. Boa sorte.
abraço

maurofranco
13-07-2008, 13:12
O ganho desta antena é excelente, moro no Itaim Paulista zona lesta substitui a minha antena da amplimatic antiga pela montada e a melhora foi significativa...

Valeu...

O ganho da antena antiga também não é ruim....se alguém optar pela compra e não a montagem indico a antena antiga da amplimatic...http://picasaweb.google.com/maurofran/LbumSemTTulo

maurofranco
14-07-2008, 11:05
O ganho desta antena é excelente, moro no Itaim Paulista zona lesta substitui a minha antena da amplimatic antiga pela montada e a melhora foi significativa...

Valeu...

O ganho da antena antiga também não é ruim....se alguém optar pela compra e não a montagem indico a antena antiga da amplimatic...http://picasaweb.google.com/maurofran/LbumSemTTulo

Foto da antena no mastro quase não aparece....

http://picasaweb.google.com/maurofran/LbumSemTTulo/photo#5222531946619072002

Renato
14-07-2008, 11:55
Amigos,

Segui o desenho do Jorge, e quando ia testar aqui em casa meu irmão pegou emprestada para botar no comércio dele onde a recepção era lastimável... pois bem, ele já falou que não vai me devolver... heheh.. fui lá conferir e a imagem está espetacular, ele já tinha tentado de tudo por lá.

Vou até botar um post lá no meu site sobre o tema!!!

Parabéns a todos! :legal:

Renato

wuemura
14-07-2008, 12:10
Que bom saber que a antena está ajudando bastante gente, pena que o pessoal aqui do fórum não acha a informação relevante o suficiente para fixá-la e deixar de fácil acesso para todo mundo.

Filipão
14-07-2008, 12:16
Wuemura,

Enquanto você escrevia a mensagem eu estava fixando o tópico. :D

Abraços,

Filipe Rangel.

wuemura
14-07-2008, 12:50
Wuemura,

Enquanto você escrevia a mensagem eu estava fixando o tópico. :D

Abraços,

Filipe Rangel.
VALEU FILIPÃO!!!!!
Obrigado!!!

Agora vai ficar mais fácil para o pessoal localizar e o pessoal mais novo que entrar aqui vai ter fácil acesso. :legal:

Masimon
14-07-2008, 15:44
Wuemura,

Obrigado por compartilhar conosco esse conhecimento. Fiz a antena nesse fim de semana, sou uma lástima em trabalhos manuais, as hastes ficaram um pouco tortas, minha base ficou um pouco menor - 750 mm (a tábua quebrou quando eu estava serrando) - e coloquei a antena igual a sua, fixada na haste.

Veja só que engraçado: o melhor sinal eu consegui foi com a antena na horizontal, com inclinação de 30 graus (imagina uma gangorra), escondida em cima de um armário do lado oposto da janela. Do lado de fora, o sinal não era tão bom, e se eu inverter a antena o sinal cai consideravelmente, nada de Rede Tv nem SBT.

Moro entre o Ipiranga e a Vila Mariana (SP), o parto aqui foi conseguir sintonizar a Rede Tv, o sinal dela chega aqui muito fraco, agora está um pouco menos de 80%. Na posição que eu falei, a Band deu 100% fácil, assim como Globo, SBT, Record, Mix Tv, MTV e Gazeta. O canal 21 tem imagem mas não tem som, a Cultura ou outras, nada. Para mim está ótimo, com antena interna a única 100% era a Globo, a Gazeta e a Mix TV tbm pegavam bem (uns 80%), mas era só.

Estou usando o conversor da Semp Toshiba com HDMI - a imagem do Batman Begins ontem, no SBT, era de chorar de tão bonita. Valeu! E queriam me cobrar R$ 119,00 numa "promoção" da antena da Philips, o custo total da minha foi R$ 10,00.

Masimon

dinospd
14-07-2008, 16:27
Amigos engenheiros de teleco, é possível fazer algum tipo de cobertura de plástico p/ a antena sem prejudicar o sinal???

Digo isso pq muita gente ainda está pagando uma fortuna por antenas por que a estética da nossa tão eficiente DIY não é das melhores...
Estava pensando em envolver a antena em duas "tampas" de plástico para que a mesma fique com menos cara de gambiarra.

Será que o plástico pode prejudicar o sinal??

Hipótese: Antena em um lugar fechado, sem vento (não é gerada estática do ar com o plástico)

Renato
14-07-2008, 16:27
Amigos,

Vejam: http://www.diyaudio.com.br/

Se esqueci de algo ou alguém, por favor, me avisem! Catei algumas imagens e acabei por não mencionar o autor, se assim desejarem, basta avisar que posto lá ambém. Por outro lado, quem não tem sua "obra-de-arte" e também quer colocar, avise também... :) :D

[]´s

Renato

J. Schmaedecke
14-07-2008, 17:16
...é possível fazer algum tipo de cobertura de plástico p/ a antena sem prejudicar o sinal???...

O plástico é isolante sem qualquer tratamento que o metalize. Daí não tem problema algum.:legal:
Inclusive pode prender os fios no próprio plástico, se for resistente.
Depois posta as fotos aqui.;)

Renatão beleza:legal:
Bem feito! Agora vais ter de montar outra.:riso:
Com a tua habilidade bem que poderias fazer uma mais bonita. Um modelo alternativo. Tem duas idéias postadas aqui. uma sem a madeira, só com espaçadores e outra fechada com plástico.

Valeu Filipão!:concordo:
Agora vai ficar mais visível.

abraço a todos

wuemura
14-07-2008, 18:02
Obrigado Renato, está ótimo.

dinospd, faça como eu, passe uma mão ou duas de verniz em spray, é fácil, rápido e barato. :legal:

rafael_netto
14-07-2008, 18:50
O plástico é isolante sem qualquer tratamento que o metalize. Daí não tem problema algum.:legal:
Inclusive pode prender os fios no próprio plástico, se for resistente.
Depois posta as fotos aqui.;)

O plástico é transparente para o sinal? Não prejudica a recepção?

J. Schmaedecke
15-07-2008, 01:44
Exatamente!:concordo:
abraço

Filipão
16-07-2008, 12:11
Jorge e demais colegas,

Poderiam me tirar algumas dúvidas?

- A pintura da antena (inclusive as hastes) com tinta automotiva pode prejudicar o sinal? Não sei se há partículas condutivas neste tipo de tinta.

- Teria algum ganho em usar solda nos contatos?

- As medidas apresentadas no desenho são ideais ou mínimas? Foram calculadas usando dados de São Paulo, única cidade com TV Digital na época. Com as informações do Rio e de BH pode-se dizer que estas medidas são válidas em todo o Brasil?

Já comecei a desentortar uns cabides lá de casa... :D :D

Abraços,

Filipe Rangel.

wuemura
16-07-2008, 15:41
- A pintura da antena (inclusive as hastes) com tinta automotiva pode prejudicar o sinal? Não sei se há partículas condutivas neste tipo de tinta.
Eu não recomendo, tanto que não existe hoje nenhuma antena com tal tipo de pintura sendo vendida no mercado, os fabricantes devem saber de algo que nós não sabemos.

- Teria algum ganho em usar solda nos contatos?
Não.

- As medidas apresentadas no desenho são ideais ou mínimas? Foram calculadas usando dados de São Paulo, única cidade com TV Digital na época. Com as informações do Rio e de BH pode-se dizer que estas medidas são válidas em todo o Brasil?
As medidas foram feitas para melhor recepção possível do sinal UHF.

Filipe Rangel.[/quote]

maurofranco
16-07-2008, 17:00
http://uhfhdtvantenna.blogspot.com/

J. Schmaedecke
16-07-2008, 17:22
Olá Filipão!

Eu lembro de várias antenas de transmissão com pintura. Mas não sei dizer de que tipo. Em nenhuma delas a parte isolante de fixação era pintada.Esta sem chance.

Quanto a solda(brasagem) concordo com o Wemura sem ganhos mas também nem perdas. Com solda ponto acredito que fique muito bom também, assim como com solda oxi-acetilênica ou outra(MIG-MAG-TIG) com deposição do mesmo material. Só que isto é caro só recomendado para quem possui a máquina.

Para quem quiser fazer algo perto do profissional utilizar Latão em tubo. Mas isto foge completamente do objetivo que é uma antena barata e com grande rendimento.

Outra idéia que está me permeando é fazer cada perna com o mesmo fio(tubo). Ao invés de duas hastes em cada dipolo ligar a parte externa como se fosse o contorno de asa de borboleta.:idea::assobio::martelo:

Eu pretendo esperar o meu STB chegar porque moro tão perto das estações que é provável que uma telescópica apenas seja o suficiente.:bD

abraço

A F-6
16-07-2008, 18:16
Amigos engenheiros de teleco, é possível fazer algum tipo de cobertura de plástico p/ a antena sem prejudicar o sinal???

Digo isso pq muita gente ainda está pagando uma fortuna por antenas por que a estética da nossa tão eficiente DIY não é das melhores...
Estava pensando em envolver a antena em duas "tampas" de plástico para que a mesma fique com menos cara de gambiarra.

Será que o plástico pode prejudicar o sinal??

Hipótese: Antena em um lugar fechado, sem vento (não é gerada estática do ar com o plástico)
Srs Saudações:legal:
parabens ao Sr Wuenura pela criação:rever1:,se estiver errado me perdoem, Sr Dinospd, encontrei na rua um duto de pvc/plastico de perfil retangular 2,5" de largura e 1/2" expessura(parece que é utilizado para esconder fiações aparente possue base e capa) o baloom pode ficar internamente ou seja fixar tudo na base e depois cubri-la com a tampa , o cabo sairá pela abertura inferior;a abertura superior obtura-se e para reforçar a tampa, cola-se para não soltar/ entrar agua de chuva.Ou então só o balum ficar na parte interna. espero que entendam.
Abraços a todos

dinospd
17-07-2008, 13:10
Srs Saudações:legal:
parabens ao Sr Wuenura pela criação:rever1:,se estiver errado me perdoem, Sr Dinospd, encontrei na rua um duto de pvc/plastico de perfil retangular 2,5" de largura e 1/2" expessura(parece que é utilizado para esconder fiações aparente possue base e capa) o baloom pode ficar internamente ou seja fixar tudo na base e depois cubri-la com a tampa , o cabo sairá pela abertura inferior;a abertura superior obtura-se e para reforçar a tampa, cola-se para não soltar/ entrar agua de chuva.Ou então só o balum ficar na parte interna. espero que entendam.
Abraços a todos

Cara, acho que uma fotinho vai bm no seu caso:legal:

A F-6
17-07-2008, 17:29
Cara, acho que uma fotinho vai bm no seu caso:legal:
Srs espero que fique bem visível

wuemura
17-07-2008, 20:50
Parabéns Bento!!!

A F-6
18-07-2008, 08:12
:rever1: Na verdade quem merece os parabéns é o Sr. Pela disponibilização/criação do projeto. Apenas uma informação a previsão HDTV aqui em Salvador é para novembro, utilizo a maravilhosa antena para sintonizar UHF analógicos.
Um Abração!

Limao74
18-07-2008, 16:09
Aqui em casa não pega Cultura e resolvi montar essa antena para ver se resolvia o meu problema. Usei cabides de metal e fio de cobre, acho (é dourado e vinha encapado. Tive o maior trabalho de desencapar...) e usei as medidas do arquivo em pdf.

Obtive o mesmo resultado que a antena plasmatic (dessas que parece um radarzinho, de R$ 19,00) e continuo não conseguindo sintonizar TV Cultura...

Queria saber se o material que usei é o ideal ou se consigo uma melhora com material adequado. Moro no Cambuci no primeiro andar...

wuemura
18-07-2008, 16:21
Qualquer material condutor funciona, porém se nem com a montagem da antena resolveu é porque o sinal está muito fraco, tente colocar a antena em outra posição. Você não disse aonde ela foi instalada, tente colocá-la em um ponto alto ou no telhado para ver se melhora.

rafael_netto
18-07-2008, 17:08
Usei cabides de metal e fio de cobre, acho (é dourado e vinha encapado. Tive o maior trabalho de desencapar...) e usei as medidas do arquivo em pdf.

Pelo que o Schmaedecke disse aí em cima, plástico é transparente para o sinal, então os fios não precisariam ser desencapados, apenas nos pontos de contato. Aliás fio de cobre exposto ao ar deve ficar "verde" em pouco tempo, não?

Limao74
18-07-2008, 17:08
Coloquei no mesmo lugar da outra antena, na janela. Performance muito semenlhante... O canal RITficou oscilando entre 55 e 65% nos dois e o restante acima de 95%. Vi pela sintonia manual que tem 2 canais com 5% (24 e 33) não sei se um deles é TV Cultura.

Como moro em prédio, fica dificil colocar em um lugar mais alto. E como a antena coletiva não funciona não me resta outra opção.

De qualquer forma, a antena DIY saiu R$ 9,00 mais em conta porém pelo trabalho que me deu e o tamanho ainda prefiro a Plasmatic...

Qualquer material condutor funciona, porém se nem com a montagem da antena resolveu é porque o sinal está muito fraco, tente colocar a antena em outra posição. Você não disse aonde ela foi instalada, tente colocá-la em um ponto alto ou no telhado para ver se melhora.

maurofranco
19-07-2008, 17:55
http://www.digitalhome.ca/forum/showthread.php?t=81982
Achei nesse forum...

Desenho e medidas...
http://64.233.179.104/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http://www.digitalhome.ca/ota/superantenna/design.htm&usg=ALkJrhjoxRNQ10pXB-SB8HAA39BiWayNrw

Abraço.

aaserodio
19-07-2008, 18:02
Acabei de montar a minha...

Moro em um prédio baixo de 3 andares e tinha uma antena interna UHF Thevear. Coloquei lá embaixo do telhado do prédio, dentro do sótão.
Pegava Globo com 70% e não pegava RedeTV com 20% de sinal.

Montei a minha, coloquei no mesmo local da outra e o sinal zerou nos dois canais.Que besteira eu fiz?

Fiz a antena exatamente como todos aqui fizeram.
Fiz com fio de cobre descascado de 4mm.
Coloquei ela na vertical.

O que pode estar acontecendo?

wuemura
19-07-2008, 19:44
O que pode estar acontecendo?
Mova a antena para uma posição de melhor recepção, se possível com alguém monitorando a tv para te orientar.

agb
19-07-2008, 22:57
Mova a antena para uma posição de melhor recepção, se possível com alguém monitorando a tv para te orientar.

E deixe-a na vertical, em pe...

Veja se os fios que se cruzam tb nao estao encostando um no outro... Eles deve estar isolados...

Abracos.

lifeinwide
20-07-2008, 07:01
... o sinal zerou nos dois canais.Que besteira eu fiz?...Fiz com fio de cobre descascado de 4mm...O que pode estar acontecendo?

certamente vc cruzou os fios e nao isolou!!!!!!!
qdo vc cruza o fio e nao isola vc cancela o sinal....
isso ta bem explicito no seu relato.....
logo, ISOLE OS CRUZAMENTOS, SÓ ISSO!!!

aaserodio
20-07-2008, 21:32
certamente vc cruzou os fios e nao isolou!!!!!!!
qdo vc cruza o fio e nao isola vc cancela o sinal....
isso ta bem explicito no seu relato.....
logo, ISOLE OS CRUZAMENTOS, SÓ ISSO!!!

Eu deixei só os "V's" desencapados, a parte interna que se cruza continuou emcapada...

Vou fazer mais um testes depois posto o resultado aqui...

Obrigado a todos pela paciência...

Abraços

Alexandre

rafael_netto
24-07-2008, 15:50
O que me preocupa na antena DIY é como fixá-la a um mastro e a resistência da tábua às intempéries.

Pensando nisso e lembrando que existem antenas com o mesmo formato no mercado, eu pensei se não seria uma boa comprar uma antena dessas e substituir as hastes por outras com as medidas dadas pelo Schmaedecke para melhorar a performance, aproveitando a estrutura de fixação da antena industrializada.

Alguém já experimentou isso?

wuemura
24-07-2008, 16:49
Pode ser feito também, na verdade o DIY é justamente isso, faça você mesmo, modifique como quiser. :legal:

carlitoed
24-07-2008, 23:09
Comecei a acompanhar esse forum por acaso, achei super interessante essa antena "caseira" porém com resultados magníficos. Entao, resolvi fazer a minha tb... e olha, realmente funciona que é uma maravilha!!!!
Destrui 5 cabides, utilizei as referencias do pdf da 1 pagina e eis a criação mais bizarra de todas as antenas já mostradas aqui!

O que vale é que realmente, pegou todos os canais (inclusive cultura e RIT, porem ambas em SD), o resto, todo em HD e em otimo sinal!!!

Em anexo apresento "meu frankstein" querido!

Material usado: 5 cabides, um pedaço de carpete de madeira, um receptor coaxial e bastante fita crepe e fita isolante. Tive que bater alguns pregos depois porque algumas astes começaram a se soltar.
Depois pretendo fz uma mais bonitinha.. mas aí vai mais um incentivo, é só fazer e correr pro abraço

Carlos

wuemura
24-07-2008, 23:12
Parabéns carlitoed! :legal:

xbeeper
25-07-2008, 09:10
Comecei a minha ontem, mas não deu tempo de terminar por falta de material (algumas arruelas e cinta plástica) e por causa do jogo do Palestra, hehehe.

Uma dica pra quem ainda vai fazer: usar um arame mais fino nas duas hastes verticais facilita e muito a fixação das mesmas e dos "V"s.

Estou fazendo a minha com arame de 2mm (cabide de lavanderia :D ) e além de ser mais trabalhoso pra dobrar, é mais complicado fixar.

Material usado até agora: uma régua T desmontada, 10 cabides (arame 2mm), alguns parafusos auto-atarrachantes (rosca soberba), material isolante (capa dos cabides), 1 balun 300 => 75 Ohms.

Assim que estiver pronta eu posto umas fotos.

A F-6
25-07-2008, 11:26
Pode ser feito também, na verdade o DIY é justamente isso, faça você mesmo, modifique como quiser. :legal:
Saudações SRs.:rever1:
Tubos e conexões de PVC como ex do link abaixo postado originalmente por MAUROFRANCO:legal: se não estou enganado, são excelentes para exercitarmos nossa criatividade http://64.233.179.104/translate_c?hl...8HAA39BiWayNrw (http://64.233.179.104/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http://www.digitalhome.ca/ota/superantenna/design.htm&usg=ALkJrhjoxRNQ10pXB-SB8HAA39BiWayNrw)

Caro WEMURA, tem algum comentário ( :tu: ou:td: ) sobre este modelo mostrado no link ?
( MEDIDAS PARA recepcão TODA BANDA):)

dinospd
25-07-2008, 15:15
Eu deixei só os "V's" desencapados, a parte interna que se cruza continuou emcapada...

Vou fazer mais um testes depois posto o resultado aqui...

Obrigado a todos pela paciência...

Abraços

Alexandre

aaserodio, acho que entendi o seu erro.

O fios do meio não podem se cruzar, mas eles devem ter contato com os "V"s!!:legal:

Veja se não foi isso e comente os resultados!

dinospd
25-07-2008, 15:24
Tubos e conexões de PVC como ex do link abaixo postado originalmente por MAUROFRANCO:legal: se não estou enganado, são excelentes para exercitarmos nossa criatividade http://64.233.179.104/translate_c?hl...8HAA39BiWayNrw (http://64.233.179.104/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http://www.digitalhome.ca/ota/superantenna/design.htm&usg=ALkJrhjoxRNQ10pXB-SB8HAA39BiWayNrw)

Caro WEMURA, tem algum comentário ( :tu: ou:td: ) sobre este modelo mostrado no link ?

CARACA!!! Essa antena é p/ pegar HDTV japonesa aqui do brasil???:queixo:
Essa não deve sair por 9 Reais...:ataque:

wuemura
25-07-2008, 17:22

Sim eu ví o link e segue a mesma linha, pelo que eu pude ver a antena acima segue as linhas de antena do tipo Biquad:
http://martybugs.net/wireless/biquad/
http://www.trevormarshall.com/biquad.htm

Mas como pelo menos no meu caso não tenho interesse nenhum em receber sinal VHF e se fosse para me empreitar em construir outra antena como a do link eu faria duas DIY para aumentar o ganho em cerca de 13db-15db como a DB8:
http://www.solidsignal.com/prod_display.asp?PROD=AD-DB8

A F-6
25-07-2008, 20:25
Sim eu ví o link e segue a mesma linha, pelo que eu pude ver a antena acima segue as linhas de antena do tipo Biquad:
http://martybugs.net/wireless/biquad/
http://www.trevormarshall.com/biquad.htm

Mas como pelo menos no meu caso não tenho interesse nenhum em receber sinal VHF e se fosse para me empreitar em construir outra antena como a do link eu faria duas DIY para aumentar o ganho em cerca de 13db-15db como a DB8:
http://www.solidsignal.com/prod_display.asp?PROD=AD-DB8

:legal:grato pela informação/comentario:aplauso:

maurofranco
25-07-2008, 21:18
Caro wuemura (http://www.htforum.com/vb/member.php?u=14431) a antena em questão nos links são para UHF podem ser montadas em conjunto ou mesmo separadas um dos links a que voçê fez referência são de antenas para recepção de sinal wifi "wireless"
Desculpa não quero criar polêmica ou mesmo dizer essa antena é melhor ou pior pela simplicidade do projeto acredito que muitos podem tentar montar e colocar também os resultados.

Existem muitas maneiras de montar a antena.

para quem tiver curiosidade navegue pelas 40 e tantas paginas só sobre esse modelo de antena montada em casa...."DIY" faça voçê mesmo.

http://www.digitalhome.ca/forum/showthread.php?t=81982

Abraço...

wuemura
25-07-2008, 22:03
Mauro, aqui escutamos a opinião de todos. :legal:
Sim, os links da antena Biquad são para Wi-Fi, eu postei os links para ilustrar que as linhas e curvas tem o mesmo "pattern" para melhorar a recepção do sinal e que comparada com outras antenas essas tem uma performance bem melhor.

Como se fala "pattern" em português??? Eu esqueci! :lol:
Se você reparar essas antenas tem o mesmo estilo, eu mesmo estou fazendo um outro design em forma de "W" deitado com o programa da 4NEC2 e esta também tem uma performance bem semelhante:
http://home.ict.nl/~arivoors/

Se procurar por HDTV DIY ANTENNA no google vai encontrar mais de 10.000 páginas sobre o assunto.

De qualquer maneira se alguém quiser desenvolver uma nova antena o programa acima é o ideal.

maurofranco
25-07-2008, 22:25
Mauro, aqui escutamos a opinião de todos. :legal:
Sim, os links da antena Biquad são para Wi-Fi, eu postei os links para ilustrar que as linhas e curvas tem o mesmo "pattern" para melhorar a recepção do sinal e que comparada com outras antenas essas tem uma performance bem melhor.

Como se fala "pattern" em português??? Eu esqueci! :lol:
Se você reparar essas antenas tem o mesmo estilo, eu mesmo estou fazendo um outro design em forma de "W" deitado com o programa da 4NEC2 e esta também tem uma performance bem semelhante:
http://home.ict.nl/~arivoors/ (http://home.ict.nl/%7Earivoors/)

Se procurar por HDTV DIY ANTENNA no google vai encontrar mais de 10.000 páginas sobre o assunto.

De qualquer maneira se alguém quiser desenvolver uma nova antena o programa acima é o ideal.

Valeu abraço...

melloar
28-07-2008, 00:48
Onde moro no Ipiranga a recepção dos canais nunca foi muito boa. Comprei uma antena interna da Philips (SDV2219), e só conseguia captar a Globo, Bandeirantes, Record, Gazeta com sinal mediano e rede MIX e canal 21 com o sinal fraco.
Com a antena DIY além de obter uma boa melhora no sinal, consegui também captar o SBT. Estou usando uma LG 50PG60D que possui o conversor digital embutido.
Agradeço a todos os que colaboraram com idéias e sugestões. Seguem as fotos:

11626

11627

wuemura
28-07-2008, 01:16
Parabéns pela antena melloar.

J. Schmaedecke
28-07-2008, 08:31
É impressionante como funciona bem esta antena.:legal:
Parabéns pela construção.

Wuemura, aquela outra antena a Gray-Hoverman qual a diferença de ganho com esta nossa Diy?

Simulastle as duas?
abraço

J. Schmaedecke
28-07-2008, 08:51
Tem uma comparação aqui com antenas comerciais mas não tem este tipo.
http://www.hdtvprimer.com/ANTENNAS/comparing.html
abraço