PDA

Ver Versão Completa : Perdi quase tudo por causa de um raio !



Nandogames
24-12-2007, 01:26
Hoje estou muito triste , pois caiu um raio perto de casa que acabou me dando um baita preju

1- receiver denon 3803
1- tv plasma lg time machine 50 pifou a entrada de video componente
1- nintendo wii queimou a saida de video componente
3- receptor de parabolica + antena
1 - computador da minha esposa + nobreak em curto
1- meu computador pifou uma porta da saida de rede
1- roteador com 2 portas pifadas
1- motor do portao automatico
1- motor do aquecimento central
1 ??? espero nao ter mais nada

Sou tecnico em eletronica e hoje mesmo abri o denon o mesmo pifou a cpu , o pior que a cpu nao acha em lugar algum , de tudo que queimou o denon é que mais me deixou triste
Na casa do vizinho queimou 2 tvs e o modem
Nunca aconteceu isto comigo , todos meus aparelhos sao ligados em reguas de alimentacao com protecao , na frente de casa é a garagem da viacao osasco que é cheia de para raios , mais infelizmente aconteceu


Amigos será que consigo algum recurso na eletropaulo ? pois o preju vai passar dos 5 contos considerando que vou ter que comprar um receiver novo

MARCUS BRAGA
24-12-2007, 02:22
citação:Amigos será que consigo algum recurso na eletropaulo ?


caraca!!! que prejuizo esse raios dos infernos te deu.

o melhor é reclamar

com sao pedro e garantir que um segundo raio nao caia mais por ai.

Sao paulo nao ajuda em nada em matéria de tempo.:concordo:

Jeaudium
24-12-2007, 08:07
Muito triste este fato .
Mas as unicas proteções eficientes contra raios são
1° desligar tudo das tomadas e antenas
2° um seguro com uma boa cobertura

Samuel
24-12-2007, 08:29
Aqui em Campinas mediante comprovação do ocorrido vc pode ser ressarcido pela companhia de força. Acho que não custa nada checar junto a Eletropaulo essa possibilidade.

Peter_
24-12-2007, 09:03
Boa Sorte!

Espero que consiga um ressarcimento com a EletroPaulo.

Um abraço,
Peter

arielcs
24-12-2007, 09:10
Oriente-se junto aos orgãos de defesa do consumidor, junto a companhia de energia e se necessario, um advogado. ;) :legal:

Marcos V.
24-12-2007, 09:33
Nando,

quase todos seguros residenciais cobrem danos elétricos, verifique, pode ser uma boa alternativa:legal:.

Marcos V.

Stefano
24-12-2007, 09:48
A eletropaulo paga sim, desde que comprovado que foi o raio o causador do prejuízo. Para tanto, tem que chamá-la assim ela retirará os aparelhos e fará um diagnóstico para comprovar o ocorrido.

Falo isso pois uma vez tive problema com um televisor, mas fiz a cagada de mandar arrumar antes de eles virem buscar e só mostrar a nota do conserto, o que invalidou que eles pudessem assumir a responsabilidade pelo prejuízo. Eles demoram um pouco, mas vem um cara na sua casa retirar o aparelho para analisar.

Stefano.

soaresrey
24-12-2007, 09:54
já tive equipamento danificado por raio que caiu na rede elétrica e a eletropaulo pagou direitinho, 20 dias.. apresentei 3 orçamentos de autorizadas e pagaram.. o valor era bem abaixo do seu (+- R$450,00) o que queimou foi a televisão, e o estabilizador do comp que entrou em curto (este só apresentei a nota fiscal).

Vä até uma agência de atendimento pegue um formulario para estes casos.. ou se mudou algo, informe-se na própria agência!

Boa sorte!

silx
24-12-2007, 10:31
Só um aviso, certa vez perdemos o microondas e um telefone sem fio.

Gastamos gasolina, tempo e tivemos trabalho carregando o trambolho do microondas em carro de passeio e fizemos os 3 orçamentos que pedem para recorrer junto à CIA elétrica.

Resultado do pedido: " Pedido negado por não termos constatado descargas elétricas no referido período".

Quero saber se os FDP têm alguém de plantão para ficar olhando...

Ficamos no prejú, mas é um aviso que eles já tem respostas prontas...

Entre, mas entre com fé mesmo, com tudo que puder...



:legal:

Pretorium
24-12-2007, 10:42
Lamento o ocorrido!

Para tipificar o fato junto a cia. de energia sugiro uma reclamação "coletiva", pelo que percebi outros visinhos sofreram perdas devido ao mesmo tipo de danos elétricos.

Sds,

G.U.S.T.A.V.O
24-12-2007, 10:46
Por isso é imprescindivel uma protecao para os equipos. Depois que arrumar tudo compra um condicionador com bom circuito de protecao.

marcoantonio
24-12-2007, 10:47
Será que um POWERLINE AUDIÓFILO ou o AC Organizer teriam evitado o ocorrido com um raio dessas proporções?

JulioCesar
24-12-2007, 11:05
É obrigação da concessionária de energia ressarcir seu prejuízo , se os teus vizinhos tiveram também prejuízo , melhor ainda , pois fica comprovado a anomalia na transmissão de energia .
Verifique os procedimentos legais antes de mandar arrumar os aparelhos , creio que você deve mandar os orçamentos do conserto ao posto de atendimento , dê uma verificada nisso :legal:

Nota - o receiver do meu cunhado queimou nestas mesmas circunstâncias , e a Bandeirante Energia autorizou o reparo ( R$ 2,300,00 )

Fernando Jorge
24-12-2007, 11:12
Nandogames,
Aqui em Minas o procedimento na CEMIG é o seguinte?

- Ligar para a CEMIG: nº 116
- Selecionar a “opção 2“
- Informar:
Telefone
CPF
Identificador da conta: ex.: 5.352.458-3
Tipo de aparelho: ex.: Televisor
Marca do aparelho: ex.: Panasonic
Modelo do aparelho: ex.: TC-20G9
Tempo de uso: ex.: mais de 3 anos
Data e hora aproximada que ocorreu: 13/12/2007 +- 18h

Obs: Se a CEMIG julgar procedente, irá indicar uma empresa de assistência técnica para onde devemos encaminhar os aparelhos. Isto pode levar até 25 dias.

ATENÇÃO: SE O APARELHO FOR CONSERTADO PELO CONSUMIDOR, POR CONTA PRÓPRIA, ANTES DA AURORIZAÇÃO DA CEMIG, PERDE-SE O DIREITO AO REEMBOLSO!!!.

Pamuju
24-12-2007, 14:23
A uns cinco anos aconteceu comigo ...
Se foram dois Receiver Vintage que ficaram sem conserto, queimou TV, saída do DVD, capsula do TD o tape deck ...
O seguro que eu tenho com o Banco Real cobriu o prejuízo fianceiro mas ficou a mágoa de perder um Polivox que me acompanhava a 20 anos.
No meu caso entrou pelo cabo da NET e estando tudo interconectado foi longe ...

Sinceramente eu duvido que essa parafernália que nos vendem tenham capacidade de segurar um raio e por isso invisto nisso com um pé atrás.
Melhora da qualidade da energia: Sim !
Proteção: ?????
Tudo desligado quando a coisa fica preta até o cabo da NET.

Gabriello
24-12-2007, 16:03
Há uns três anos (nessa época, em dezembro) me ferrei legal com um raio no meu amplificador Krell KSA-100S, que o deixou completamente mudo e os meus bolsos completamente vazios. Um condicionador pode ajudar, mas dependendo de onde cair o raio não tem jeito.

Marcus

Davide
24-12-2007, 16:22
Nando, há muitos anos aconteceu o mesmo comigo, na época ainda na casa da minha mãe,

um raio nas proximidades queimou sem chances de salvação praticamente tudo na casa, de geladeira a TV, som e computador, rádio, instalação de antena e etc, ou seja ..... tudo.......

Eletropaulo nem pensar, perda de tempo,

o que salvou foi o seguro contra danos elétricos do Itaú (mas podia ser qq outra seguradora), depois de uma semana pra fazer levantamento de prejuízos e orçamento para reposição, pagaram tudo, absolutamente tudo, só reembolsaram 70% da TV porque era relativamente velhinha, mas só, o resto recebemos tudo de volta e nem quiseram saber de laudo técnico :legal:

hoje não passo sem seguro residencial nem um minuto, já consultei o corretor e me disse que nossos brinquedos importados entram nesse rol de reembolso, e nem problema se temos nota fiscal ou não, queimou consegue-se um orçamento ou declaração de valor com o importador e reembolsam :legal:

abraços

MARCUS BRAGA
24-12-2007, 18:13
solicitação para indenização de aparelhos elétricos danificados em decorrência de anomalias no fornecimento de energia elétrica poderá ser requerida nas Agências de Atendimento, mediante o preenchimento do "Termo de Solicitação para Indenização".

É importante esclarecer que a indenização estará condicionada à confirmação da anomalia do fornecimento por parte da área técnica da Eletropaulo e que esta ocasionou o dano no equipamento. Neste caso, será necessário apresentar orçamento ou nota fiscal do conserto, com identificação completa do aparelho, tipos, valores das peças e da mão-de-obra, separadamente, bem como a razão social da empresa prestadora de serviços e o respectivo CNPJ.

Prazos:
- Para entrada do pedido de indenização, será de até 90 (noventa) dias a partir da data da ocorrência;
- Para análise e comunicação dos resultados, será de até 10(dez) dias úteis, a contar do 1º dia útil seguinte à data da solicitação;
- Para pagamento da solicitação procedente, será de até 10 (dez) dias úteis, a partir da data em que o cliente atender à convocação para recebimento da indenização.

Obs.: O solicitante deverá ser o titular da conta ou, no caso de representante, deverá apresentar Procuração do Titular com Firma reconhecida.Para facilitar e agilizar o atendimento você poderá imprimir, preencher e entregar o Termo de Solicitação para Indenização na Agência de Atendimento mais próxima.





Aqui abaixo, veja um exemplo de uma reclamação

Levi José Minghini Rocha
São Paulo/SP
Recebido em:
01/10/2003 22:04
Atendido em:
61 dias 11 horas 17 minutos 56 segundos



Pedido de Indenização 2
Reclamada: Eletropaulo Metropolitana
Segmento: Serviços Públicos - Luz


Respostas


Prezado Sr Levi,

Favor enviar ou o numero de referencia da conta de energia ou o protocolo de ouvidoria registrado anteriormente a fim de que possamos registrar e acompanhar essa reclamação.


Atenciosamente,

Serviço de Ouvidoria AES Eletropaulo

Reclamação


Produto(s) Reclamado(s): Fornecimento de Energia Elétrica
Após ter um microcomputador danificado (perda total) devido a uma falha no fornecimento de energia elétrica no dia 28/08/2003, fiz uma reclamação perante a Eletropaulo , solicitando o ressarcimento do equipamento avariado.

Apesar de ser extremamente claro que o mesmo havia sido danificado devido a problemas no fornecimento de energia, já que instantes antes do ocorrido o computador funcionava perfeitamente e logo após o fato o mesmo parou de funcionar, a Eletropaulo negou o pedido inicial de indenização.

Sendo assim, enviei a reclamação para a Ouvidoria da Eletropaulo, que após 12 dias úteis confirmaram que não haveria ressarcimento dos danos já que conforme eles "não foi constatado registro para o local que pudesse ter ocasionado sobretensão na rede de distribuição da Eletropaulo, não há outras reclamações de clientes ligados a mesma estação transformadora".

Dessa maneira me pergunto:

1) O que poderia ter danificado o equipamento, já que o mesmo funcionava perfeitamente antes da falha no fornecimento e logo em seguida não funcionava mais ?
2) Porque para uma reclamação ser válida ela precisa vir acompanhada de outras tantas da mesma estação ? Por acaso a Eletropaulo também só aceita o pagamento da conta de luz em grupos ??
3) Já que não houve sobretensão ou qualquer outro tipo de falha no fornecimento, porque a chave automática da bomba da caixa d'água de meu edifício desarmou no dia do ocorrido ? (Fato constatado em visita posterior no dia 16/9/2003 por 2 eletricistas da Eletropaulo)

Além de tudo, a resposta dada pela Ouvidoria da Eletropaulo veio assinada pela mesma pessoa que assinou o parecer inicial. Como isso é possível, já que, entendo que a Ouvidoria deveria ser um departamento independente dentro da Eletropaulo ?

Fico indignado perante a atitude da Eletropaulo de se eximir de qualquer responsabilidade.
Continuo no aguardo de uma resposta satisfatória e em paralelo estarei encaminhando a minha carta para outros meios de comunicação, assim como para o Procon.

Atenciosamente

Levi J. M. Rocha


Considerações a respeito


Assunto não resolvido, irá manter a reclamação como pendente. O reclamante não considerou a resposta publicada como solução para sua reclamação e abre novo espaço para a empresa resolver.
Comentários: Conforme email enviado pela Ouvidoria da Eletropaulo, vocês possuem dois registros em aberto referentes ao meu caso: 37952 e 37623. Ainda conforme contato telefônico no dia 12/Nov/2003 com o serviço de Ouvidoria através da atendente Beatriz, fui informado de que alguma pessoa da Ouvidoria faria em breve um novo contato telefônico comigo, visto que o caso já vinha se estendendo por muito tempo. Depois de quase um mês após esse contato telefônico continuo no aguardo de um retorno com uma solução para o meu caso. Sendo assim estou muito insatisfeito como cliente em relação a atitude da Eletropaulo que diz em suas propagandas que é "uma empresa com que você pode contar".


tem que correr pois pode demorar:legal::legal:

junin
25-12-2007, 01:59
Não sei como é com a Eletropaulo, mas a CEMIG não cobre danos causados por fenômenos da natureza (no caso, o raio), só se for problema com a sua rede, transformador, etc. Aí é só ligar pra lá, passar a relação do que foi danificado, que eles indicam uma autorizada. Sem muita burocracia :tu:
Com relação ao Denon, no site deles existe uma relação de autorizadas que tem qualquer tipo de peça, para qualquer tipo de equipamento Denon.:legal:
É só ver qual deles despacham para o Brasil. No pior das hipóteses, arrumar um conhecido que mora lá, para depois ele enviar pra cá.

Bob
25-12-2007, 06:10
na frente de casa é a garagem da viacao osasco que é cheia de para raios ,

SMJ, o que me consta é que um para-raios não é algo que funcione com 100% de chances; eu mesmo já ví um raio cair no meu prédio - que possui para-raios - abaixo da "gaiola" e que queimou um monte de coisas (no meu caso só perdí uma secretária eletrônica) principalmente dos apartamentos de andar mais alto.

Também ouví dizer que a área horizontal que um para-raios cobre é relativamente pequena, daí não dá para confiar no para-raio do vizinho... :choro:

cocaff
25-12-2007, 08:05
Pois é amigo, comigo tb aconteceu certa vez, esperei um bocado para a eletro paulo vir na minha casa, abriram só um aparelho e constataram, depois de 30 dias recebi o resarcimento do preju. Foi sorte. Procure seus direitos, va no procom, vá na OAB mas vá. Boa sorte.

rickBagé
25-12-2007, 08:39
O problema de ressacimento é complicado, sou do tempo se preparava para chuva, cobria espelhos e objetos de metais, é cômico mas.. continuo com as minha manias , hoje um pouco menos, o tempo fica feio !! eu desconecto todas as tomadas, prefiro perder de assistir alguns programas do que os aparelhos.:concordo:

Cal
25-12-2007, 12:24
Pamuju, No meu caso entrou pelo cabo da NET e estando tudo interconectado foi longe ...

Sempre me preocupei com a corrente elétrica, mas essa da Net não sabia.

Uma dúvida: Pq a a empresa de energia seria responsável pela queda de um raio???

Fernando Jorge
25-12-2007, 13:10
As concessionárias de energia elétrica não podem repassar aos consumidores finais, uma tensão (além da contratada 127/220v) extra provocada por um raio que caiu em seu sistema, pois ela deveria ter dispositivos capazes de interromper esta passagem.

Se ela negar o ressarcimento, entre em contato com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) http://www.aneel.gov.br/ (ou Tel 144) e faça uma reclamação.

F.

fibra
25-12-2007, 15:34
Por isso é imprescindivel uma protecao para os equipos. Depois que arrumar tudo compra um condicionador com bom circuito de protecao.

Se um raio cair na rede (elétrica/net/Antena da TV aberta/rede telefone e etc.) nenhuma proteção resolve.

O melhor é desligar tudo da tomada.

É chato, mas não há outra solução com tal segurança.

Raio é raio.:choque:

Francisco Oliveira
25-12-2007, 17:22
:legal:Boa Sorte Nando , sinto muito pelo ocorrido , mas pelo menos foi material né ?

:brinde:Abraços , Francisco Oliveira

Luke
25-12-2007, 17:31
Putz, que fod@ :p.

Por isto que eu desligo tudo quando chove mais forte. E só começar a ouvir os trovões que desligo tudo :tu:.

Deixo só o basicão, geladeira, ligada.

Melhor sorte para você.

Nandogames
25-12-2007, 20:44
Hoje fiz o levantamento geral do preju e andei conversando com o advogado e um eletricista que ja fez uma ocorrecia parecida .
A eletropaulo é responsavel pela energia fornecida ao consumidor ,cabe ela colocar dispositivos nos postes para prevenir que raios altere a tensao contratada pelo consumidor , no meu caso houve alteracao na rede fornecida e é de responsabilidade da concessionaria, todos os aparelhos estouraram fusiveis , portanto a rede se alterou , menos mal que foram 5 casas no total , mais do que provando que foi na rede mesmo

foram 5 casas na minha rua ,
1 delas queimou tudo

Meu caso foi

denon 3803
plasma lg 50 , queimou a entrada componente 2
nintendo wii - saida componente
2 receptor de parabolica
1- roteador
1- pc pentium 4
1 -no break
1- comando do portao automatico
1- motor de bomba de agua

ja fiz o formulario com fotos e vamos entra com uma acao coletiva

silx
25-12-2007, 23:26
Se um raio cair na rede (net/Antena da TV aberta/rede telefone e etc.) nenhuma proteção resolve.

Bom, pelo menos no meu SMS ht 1000va eu uso os conectores de proteção contra raios onde você conecta a antena ou tv a cabo.

:legal:

silx
26-12-2007, 10:20
Opção para proteção de antena:

http://cgi.ebay.com/New-100K-Protection-Power-Surge-Protector-8-Outlets_W0QQitemZ320198715306QQihZ011QQcategoryZ32 830QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem#ebayphoto hosting

LioZ
26-12-2007, 15:43
As concessionárias de energia elétrica não podem repassar aos consumidores finais, uma tensão (além da contratada 127/220v) extra provocada por um raio que caiu em seu sistema, pois ela deveria ter dispositivos capazes de interromper esta passagem.

Se ela negar o ressarcimento, entre em contato com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) http://www.aneel.gov.br/ (ou Tel 144) e faça uma reclamação.

F.

É isso mesmo:
Se a descarga veio da rede elétrica, a concessionária é obrigada (por lei) a pagar pelos danos.

gelonese.jr
26-12-2007, 16:03
Um condicionador Savage SQV2500 resolveria ate que ponto em um caso parecido com esse :confused:

carlos_camardella
26-12-2007, 17:24
Coloca um desses aqui:

http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=3357

Com aterramento.

Abraços,
C.A.

JulioCesar
26-12-2007, 17:55
No meu caso entrou pelo cabo da NET e estando tudo interconectado foi longe ....

No caso do colega , este dispositivo SIEMENS não ajudaria muito ...

carlos_camardella
26-12-2007, 20:13
Para um caso parecido (Savage, rede elétrica) serve, mas para o específico dele, no cabo de RF, então tem esse aqui, exatamente o que ele precisava:

http://www.dehn-usa.com/dehn-DEHNgate-and-UG-Series-pid5.html

Existe uma régua da APC que atua em cabo coaxial e/ou telefônico também, mas é menos eficaz.


Abraço,
C.A.

MARCUS BRAGA
26-12-2007, 20:43
Estou gostando das dicas Carmadela, vou leva-las pro thome ver o que

ele acha, pois acho que o vlamir andou botando em sua casa algo

parecido.:legal::legal::legal:

Juliano Fava
26-12-2007, 20:51
Isso também já aconteceu comigo, caiu um raio e queimou meu DVD palyer e os dois motores do portão automático. Agora sempre que eu saio tiro tudo da tomada, eu mandei uma carta pra Eletropaulo e eles pagaram 50% dos danos, mas tenta lá quem sabe voce tambem não consegue isso.

Boa sorte
Abraço

JulioCesar
26-12-2007, 20:53
Eu uso esse trem aqui .
Se funciona ? Preciso que um raio caia em casa pre responder ...:lol:

http://www.americanas.com.br/AcomProd/590/651692

Wijes
26-12-2007, 21:04
Amigo,


É mutio arriscado ligar todos estes equipamentos sem a presença de um condicionador de energia, seja por queda de raio ou até oscilações de enrgia te indicaria um que tenha no-break interno principalmente para o projetor para o auxílio no resfriamento da lâmpada enquanto não há presença da energia.

A Savage irá lançar um produto agora em meados de Janeiro com no-break interno é so esperar:D. Panamax não compraria porque além de não ter no break interno, há diferança da energia fornecida pela concessionária dos USA em relação a do Brazil principalmente em tolerância aplicadas na rede elétrica.

Abraços,

William

LioZ
26-12-2007, 21:57
Coloca um desses aqui:

http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=3357

Com aterramento.

Abraços,
C.A.

Este funciona, mas tem que ter um bom aterramento.
Porém para a Siemens ser 100% honesta deveria ter colocado a quantidade de energia q ele consegue segurar/desviar com estes desjuntores, bem como o tempo de resposta.

CWILSON
26-12-2007, 22:28
A descarga elétrica atmosférica é o pior evento elétrico e não existe NADA que possa garantir uma proteção eficaz, nem mesmo desligar a tomada.

O que podemos fazer são ações para MINIMIZAR os estragos, dissipando a corrente abrupta que ocorre neste evento.

Algumas sugestões para os colegas:

1) Aterramento do NEUTRO(quando há) e aterramento INDEPENDENTE de proteção.
Esta é a principal e a mais importante medida que pode-se implementar.

2) Utilizar dissipadores de descarga atmosférica que atuam em 3 níveis diferentes.

3) Utilizar um No-break ou filtro de linha , que tenha proteção para TODOS os cabos que conectam o HT externamente.
Como exemplo, a sugestão do Júlio Cesar o APC.

Um abraço a todos.

carlos_camardella
26-12-2007, 22:51
Este funciona, mas tem que ter um bom aterramento.
Porém para a Siemens ser 100% honesta deveria ter colocado a quantidade de energia q ele consegue segurar/desviar com estes desjuntores, bem como o tempo de resposta.

É só passar o mouse por cima do modelo que aparecem as especificações (veja o anexo):

Interpretando as specs:

Corrente nominal (p/tempo de resposta entre 8 e 20uS): 20kA

Corrente nominal (p/ impulso, c/ tempo de resposta entre 10 e 350uS): 12kA

Corrente máx de pico (p/tempo de resposta entre 8 e 20uS): 40kA

Tempo de resposta: eu consideraria 10uS pelas specs

Tensão de corte: 250VAC

Tensão de ruptura: 1,4kV

Os DPS da DEHN são um pouco melhores que os da Siemens, e a Pial-Legrand tb tem uns que são razoáveis.

Já vi no-break explodir com spike (surto de duração curta) de tensão. Alguns podem até proteger, mas outros entram em curto porque se forma um arco voltaico ao redor do sistema de proteção dentro do aparelho e isso vai na bateria e kabum !!!, torra tudo. Um surge supressor deve ficar longe de aparelhos com eletrônica ativa, principalmente com baterias, PWMs, auto-trafos, etc. que têm num no-break ou estabilizador. Condicionadores e filtros de linha já são menos problemáticos porque são passivos.

Abraço,
C.A.

Nandogames
29-12-2007, 00:26
Ola amigos , pedi para meu tio eletricista dar entrada nas minhas papeladas e dos vizinhos , ele agurmentou na hora que precisava consertar com urgencia o sistema de acionamento do portao eletrico e a bomba de agua , o esperto pediu uma autorizacao por escrito.
A atendente acabou fazendo a autorizacao meia equivocada , mais creio que me favorecendo ! se eles mandam consertar vao ter que pagar correto ?

Considerando os danos sofridos em seu equipamento :comando do portao eletronico DDA e bomba de nescessidade prioritaria , autorizamos a reparacao dos mesmos sem aguardar o termino do prazo para a inspecao


informamos que esta autorizacao nao caracteriza responsabilidade desta conscessionaria ao pagamento da indenizacao , sem a previa analise tecnica e confirmacao de nexo causual


Devera se apresentado (1) orcamento com as descricoes do dano e relacao de pecas substituidas



Esta semana comprei um denon do mesmo modelo de um membro do forum , mandei fazer um terra aqui em casa que ficou show
Coloquei 2 dijuntores marca siemens na linha de alimentacao com varistor e faiscador ao terra , no home coloquei um condicionador savage .
Nos divisores da parabolica foi colocado fio terra , os dijuntores da entrada do relogio foi tudo trocado por siemens com protecao varistor e faiscador a gas .
Eu deveria ter feito isto a muito tempo ! mais aquele detalhe fazemos so depois que acontece o pior !

CWILSON
30-12-2007, 17:34
Ola amigos , pedi para meu tio eletricista dar entrada nas minhas papeladas e dos vizinhos , ele agurmentou na hora que precisava consertar com urgencia o sistema de acionamento do portao eletrico e a bomba de agua , o esperto pediu uma autorizacao por escrito.
A atendente acabou fazendo a autorizacao meia equivocada , mais creio que me favorecendo ! se eles mandam consertar vao ter que pagar correto ?

Considerando os danos sofridos em seu equipamento :comando do portao eletronico DDA e bomba de nescessidade prioritaria , autorizamos a reparacao dos mesmos sem aguardar o termino do prazo para a inspecao


informamos que esta autorizacao nao caracteriza responsabilidade desta conscessionaria ao pagamento da indenizacao , sem a previa analise tecnica e confirmacao de nexo causual


Devera se apresentado (1) orcamento com as descricoes do dano e relacao de pecas substituidas



Esta semana comprei um denon do mesmo modelo de um membro do forum , mandei fazer um terra aqui em casa que ficou show
Coloquei 2 dijuntores marca siemens na linha de alimentacao com varistor e faiscador ao terra , no home coloquei um condicionador savage .
Nos divisores da parabolica foi colocado fio terra , os dijuntores da entrada do relogio foi tudo trocado por siemens com protecao varistor e faiscador a gas .
Eu deveria ter feito isto a muito tempo ! mais aquele detalhe fazemos so depois que acontece o pior !

Caro Nando,

EMHO gostaria de dar algumas dicas, no intuito de ajudá-lo a melhorar a sua proteção.

1) Sugiro que faça dois aterramentos, um para o reforço do seu aterramento do neutro do "relógio" de energia, pois realmente já existe um terra que a concessionária obriga a fazer, mas se não houve manutenção preventiva pode estar com resistência alta; e o outro, que parece ser o que foi feito, para a proteção e indenpendente de tudo.

2)- Se as conexões à barra de cobre foram feitas com conectores de pressão, deixe uma caixa de inspeção para que a cada 6 meses ou no máximo um ano, seja efetuada uma preventiva nas conexões, pois com o tempo ocorre zinabre nas conexões de cobre e vão compromentendo a eficácia do aterramento.

Um abraço.:tu:

Carlos

foooooo
31-12-2007, 16:49
Descarga atmósférica é culpa da concessionária? Nem sabia que eles pagavam por isso... Quem entrou com ação falou que foi por causa dum raio ou ficaram quietinhos e disseram apenas que "pifou por causa da rede elétrica"?
Pensei que ela só cobrisse reparos por problemas de rede, não força maior. Pode ter proteção que for, contra raio nada vai segurar.
A descarga pode ter sido próxima, afetando o aterramento, seja circuito do neutro ou terra, pode ter caído num fio do poste, pode até ter caído na sua casa e espalhado pros demais ahahahahaha Como vão provar isso?

Fernando Jorge
01-01-2008, 17:12
Quando uma concessionária de energia recebe uma reclamação deste tipo, ela sabe que naquele dia, naquela hora, o seu sistema de distribuição de energia sofreu interferências externas gerando surtos de sobre-tenção em suas linhas.

O raio pode ter caído diretamente na linha ou apenas perto, que por indução aumentou a tenção nominal da rede.

Este procedimento de reclamação junto às concessionárias está previsto pela ANEEL.

F.

Nandogames
02-01-2008, 00:44
Amigo eu coloquei que o dia estava chuvoso , foi raio ? nao sei ! ;)
So sei que houve alteracao de tensao nas minhas tomadas e que fui prejudicado, pois as fontes dos aparelhos queimaram e isto mais do que prova que houve alteraçao,pago por 127v nas tomadas se passou é problema da concessionaria nao meu, se foi por raio,terremoto ou fio partido nao interessa a nós consumidores, se fosse o caso de insençao de pagamento eles teriam que provar para justica que foi um raio, mais para que isto tivesse algum valo eles teriam que ter um contrato com o consumidor se isentando desta responsabilidade

Muitas pessoas confundem esta responsabilidade da concessionaria , porque sempre ouvimos falar - que aparelhos queimados por raios nao tem garantia, pois isto esta claro nos manuais, vamos aguardar para ver o que da .


Descarga atmósférica é culpa da concessionária? Nem sabia que eles pagavam por isso... Quem entrou com ação falou que foi por causa dum raio ou ficaram quietinhos e disseram apenas que "pifou por causa da rede elétrica"?
Pensei que ela só cobrisse reparos por problemas de rede, não força maior. Pode ter proteção que for, contra raio nada vai segurar.
A descarga pode ter sido próxima, afetando o aterramento, seja circuito do neutro ou terra, pode ter caído num fio do poste, pode até ter caído na sua casa e espalhado pros demais ahahahahaha Como vão provar isso?

CWILSON
02-01-2008, 18:33
Descarga atmósférica é culpa da concessionária? Nem sabia que eles pagavam por isso... Quem entrou com ação falou que foi por causa dum raio ou ficaram quietinhos e disseram apenas que "pifou por causa da rede elétrica"?
Pensei que ela só cobrisse reparos por problemas de rede, não força maior. Pode ter proteção que for, contra raio nada vai segurar.
A descarga pode ter sido próxima, afetando o aterramento, seja circuito do neutro ou terra, pode ter caído num fio do poste, pode até ter caído na sua casa e espalhado pros demais ahahahahaha Como vão provar isso?

Caro Fooo,

Precisamos saber de nossos direitos para não sermos manipulados pelo sistema.
Desde a promulgação do código de defesa do consumidor em 1988 existe a 'inversão do onus da prova" que é do reclamado ter que provar que a não foi o causador do dano, em caso de raio.
Acontece que é tão caro provar isto, pois precisaria de laudos de peritos oficiais, estudos, análises, etc, etc, que sai mais barato PAGAR os danos.

Então respondendo a sua pergunta diretamente:
"como vão provar isto?" Não precisa, basta acusar, são ELES que precisam provar, certo?

Um abraço a todos.:tu:

AndreVeiga
03-01-2008, 00:32
Hoje estou muito triste , pois caiu um raio perto de casa que acabou me dando um baita preju

1- receiver denon 3803
1- tv plasma lg time machine 50 pifou a entrada de video componente
1- nintendo wii queimou a saida de video componente
3- receptor de parabolica + antena
1 - computador da minha esposa + nobreak em curto
1- meu computador pifou uma porta da saida de rede
1- roteador com 2 portas pifadas
1- motor do portao automatico
1- motor do aquecimento central
1 ??? espero nao ter mais nada

Sou tecnico em eletronica e hoje mesmo abri o denon o mesmo pifou a cpu , o pior que a cpu nao acha em lugar algum , de tudo que queimou o denon é que mais me deixou triste
Na casa do vizinho queimou 2 tvs e o modem
Nunca aconteceu isto comigo , todos meus aparelhos sao ligados em reguas de alimentacao com protecao , na frente de casa é a garagem da viacao osasco que é cheia de para raios , mais infelizmente aconteceu


Amigos será que consigo algum recurso na eletropaulo ? pois o preju vai passar dos 5 contos considerando que vou ter que comprar um receiver novo




Boa noite,

Voçê possui aterramento em seus equipamentos ?
É independente do neutro ?
O raio atingiu algum para-raios, ou na antena ?
Esse raio pode ter causado esses danos devido a algum para-raios próximo, normalmente com deficiências, gerando potenciais elevados no solo.

ciminomaster
03-01-2008, 11:02
Aqui, Ontem queimou um condicionador de energia Savage, onde estava ligado uma Full LCD, e o HT....

Wijes
03-01-2008, 11:17
Aqui, Ontem queimou um condicionador de energia Savage, onde estava ligado uma Full LCD, e o HT....


Por isso que digo tendo um condicionador de energia e tendo a possibilidade de ter um com no-break interno os estragos são bem menores o que foi o seu caso.


Abraços,


William:hilario:

Roosevelt
03-01-2008, 13:27
Ontem à noite ocorreu uma variação de tensão na rede. A energia sumiu e retornou logo em seguida. Resultado? Pifou geladeira e computador! :mad:
Graças ao deus Thor, o home theater ficou intacto.

Pesquisando pelo Google, achei o procedimento para reclamação junto a concessionária, no caso a Bandeirante. estava escondido no meio da seção "dúvidas mais frequentes".


Como posso solicitar indenização por danos em aparelhos elétricos devido a anomalias no fornecimento de energia elétrica?


A Bandeirante, visando atender a Resolução Normativa - ANEEL, Nº 61, de 29 de Abril de 2004, implantou novos procedimentos para a solicitação de Ressarcimento de Danos Elétricos em Equipamentos Elétricos, desta forma, o consumidor terá de obedecer os procedimentos abaixo.

1 - O Consumidor terá o prazo de até 90 (noventa) dias corridos, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento, para solicitar o ressarcimento à Bandeirante.
2 - Deverá ser preenchido e assinado o formulário " Pedido de Indenização Por Anomalia no Fornecimento de Energia Elétrica ", atestando a veracidade das informações, podendo ser entregue no Posto de Atendimento Comercial da Bandeirante, ou encaminhar via correio para a Área de Operações Comerciais, aos cuidados da Divisão de Serviços Comerciais, localizado na Rua Claudino Pinto, 58 Centro - CEP 12210-010 - São José dos Campos - SP.
3 - A Fatura de Energia Elétrica deverá estar em nome do consumidor, caso contrário, deverá ser comprovada a forma de ocupação da unidade consumidora, através de escritura pública, contrato de locação, etc.
4 - Quando se tratar de pessoa jurídica, o consumidor deverá apresentar os documentos adicionais,como relacionado a seguir:
Sociedade por quotas de responsabilidade limitada: contrato social e últimas alterações contratuais, para confirmar quem representa legalmente a Empresa.
Sociedade anônima: estatuto social e ata de eleição de Diretoria para confirmar quem representa legalmente a Empresa.
5 - Serão passíveis de indenização somente os casos que tecnicamente se referirem a ocorrência de dano elétrico devido à anomalias no fornecimento de energia, sendo comprovada a procedência do "Pedido de Indenização", através da constatação da existência de eventos(s) na rede de distribuição, em data e horário coincidentes com os informados no citado formulário, preenchido pelo consumidor.
6 - Não serão passíveis de indenização, os casos para os quais se comprove que os danos reclamados tenham sido causados por aumento de carga à revelia da Bandeirante, ou alteração, sem prévio conhecimento da mesma, da atividade desenvolvida na unidade consumidora.
7 - Quando julgar necessário, a Bandeirante poderá realizar análises e inspeções no sistema de distribuição e vistoria nas instalações do consumidor.
8 - A Bandeirante poderá eximir-se do ressarcimento do pedido de indenização, caso o consumidor venha a providenciar a reparação do(s) equipamento(s) sem aguardar o término do prazo para inspeção ou sem a prévia autorização da Bandeirante.
9 - Caso o consumidor não permita o acesso às instalações da unidade consumidora sempre que solicitado, a negativa será motivo para a Bandeirante indeferir o ressarcimento.
10 - O consumidor será informado, pela Bandeirante, num prazo máximo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de abertura do "Pedido de Indenização", sobre o deferimento ou indeferimento do pedido;
11 - Caso se confirme a procedência do pedido de indenização, o consumidor deverá apresentar 01 (um) orçamento de assistência técnica constando o número do CNPJ, com identificação completa do(s) aparelho(s), tais como: número de série, marca e modelo, detalhamento da(s) peça(s) e/ou parte(s) atingida(s) do(s) aparelho(s), mão-de-obra e o(s) respectivo(s) valor(es).
12 - Havendo necessidade, a Bandeirante poderá solicitar ao consumidor a apresentação de mais orçamentos, sendo que, o valor a ser indenizado corresponderá ao orçamento de menor valor dentre os apresentados.
13 - A Bandeirante estará efetuando o ressarcimento do(s) equipamento(s), ao consumidor, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, após a entrega do(s) devido(s) orçamento(s).
14 - Quando da perda total do aparelho danificado, em que a sua recuperação seja antieconômica, o ressarcimento poderá ser efetuado pelo valor de 01 (um) aparelho novo da mesma marca e modelo ou similar(es), e o consumidor deverá entregar o(s) equipamento(s), objeto de perda total, no Posto de Atendimento Comercial mais próximo.
15 - A Bandeirante não realizará qualquer indenização a título de danos morais, lucros cessantes ou outros danos emergentes.


Estes procedimentos são integrantes da Norma N3.02.17 e vigoram desde 25/8/2004.

Boa sorte. Eu precisarei dela e de uma dose extra de paciência. :mad:

Abraços,
Roosevelt

CWILSON
05-01-2008, 23:45
Caro Roosevelt,

Fica tranquilo que o processo é simples.
Estou interagindo com eles pois queimou meu YAMAHA Z1:choro:.

O orçamento ficou em R$ 2.000,00 e estão querendo que apresente mais dois orçamentos, mas estou tentando explicar para eles é que pesa 28KG e só tem UMA assistência autorizada no Brasil!:chat:

Me dá arrepios ter que levar em mais duas oficinas e os "fuçadores" de plantão detonarem o Z1:mal:.

Já pensou se cai na mão de um estagiário??:irado:

Apresente o que é pedido que vai conseguir o ressarcimento.

Um abraço a todos.:tu::tu::legal::legal:

||TECO||
06-01-2008, 09:35
O orçamento ficou em R$ 2.000,00 e estão querendo que apresente mais dois orçamentos, mas estou tentando explicar para eles é que pesa 28KG e só tem UMA assistência autorizada no Brasil!

Que tal levar em outras duas assistencias técnicas e pedir para que eles façam um orçamento, prevendo um custo adiconal para encaminhar para a autorizada? :D

CWILSON
06-01-2008, 21:20
Que tal levar em outras duas assistencias técnicas e pedir para que eles façam um orçamento, prevendo um custo adiconal para encaminhar para a autorizada? :D

André, acho que se insistirem vou ter que fazer isto mesmo... o velho me engano que eu gosto:ataque::ataque::ataque:!!!

Um abraço a todos!

ricardo_pedrassani
07-01-2008, 17:35
Caros colegas,

Muitíssimo relevante este tópico. Me preocupa este tema já há muito tempo. Sem querer fazer propaganda de uma empresa ou outra, existem no mercado diversos DPS (dispositivos de proteção contra surtos), que objetivam proteger a rede interna de surtos elétricos diretos ou indiretos. Uma empresa nacional exemplar neste sentido é a clamper (www.clamper.com.br (http://www.clamper.com.br)), mandeu um e-mail e me ligaram de volta no mesmo dia(!) dando-me maiores orientações.

Em resumo, obtive que idealmente devemos ter todos os fios metálicos (sejam de energia, telefone, TV a cabo) entrando por um único local na residência. Mas se isso não ocorrer (como normalmente não ocorre), também não é de se desesperar, mas dai ao invés de centralizar os equipamentos de proteção é necessário que em cada entrada de fio metálico haja sua própria proteção.

No meu caso, entram em casa o telefone, a rede elétrica e tem também a parabólica fora de casa. Neste caso foi recomendado um DPS específico para cada uma destas entradas. Todos estes DPSs ligam-se no terra (obrigatório ter aterramento). Então, em resumo, quando há um surto o dispositivo aciona-se e redireciona a energia ao aterramento, dando um caminho a esta energia que não o resto de sua instalação elétrica, dando maior proteção aos equipamentos em casa.

O DPS para entrada de energia encontrei por R$ 47,00 (muito em conta pelo que faz, tem até registro no UL, laboratório de testes de referência no mundo todo). Agora falta encontrar os outros 2 dispositivos (o de telefonia e o da parabólica). Se não forem encontrados a Clamper disse que entra em contato com um fornecedor para que ele me ligue e me venda os produtos postando-os pelo correio (dois pontos para a Clamper :aplauso:).

O site que indiquei acima explica bem os casos e as aplicações. Na dúvida, é só ligar para a empresa indicada que eles tem técnicos aptos a solucionar dúvidas. A Siemmens também tem DPSs, para aqueles que preferirem outras marcas (http://www.siemens.com.br/templates/produto.aspx?channel=250&produto=5664), mas no site não achei maiores informações técnicas, então fiquei com a Clamper.

Acho um investimento que todos deveriam fazer. Não custa muito e proteção é fundamental. Até mesmo para proteção contra choques elétricos, pois até falando no telefone (com fio) pode-se levar um baita choque :doente:!

Milto de Paula
15-01-2008, 12:29
:rever1:Olá, essa a minha primeira vez aqui. Estou estudando eletricidade há uns 6 meses, logo, estou bem aquém do nível dos usuários deste site. Mas, como é juntando-se aos bons que você torna-se um deles, tenho certeza q a convivência só me fará bem. Estou fazendo esse primeiro contato atravéz da opção resposta, porque não consegui entrar de outra maneira(coisa de principiante rsrsrs).
O problema que tenho é o seguinte: em um prédio de 3 aprtamentos, TODOS OS CHUVEIROS ESTÃO DANDO CHOQUE NAS TORNEIRAS. Vários eletricistas já tentaram resolver o problema mas até agora nada.
PERGUNTA: quais as prováveis causas e quais as possíveis soluções?
Agradeço desde já a forma como fui aquí recebido e toda e qualquer ajuda que tiver. Abraços em todos.:feliz::rever1:

Fernando Jorge
15-01-2008, 15:28
Caro Milto,

- Certifique se existe o fio TERRA conectado aos chuveiros
- Certifique se este TERRA está realmente bom, peça para medir sua resistência
- Peça para um eletricista medir se há tensão entre NEUTRO e o TERRA

F.

Nandogames
20-01-2008, 13:49
Amigos a eletropaulo me mandou uma carta dizendo que nao houve nenhuma alteracao na rede deles no dia do ocorrido !
Nao mandaram nenhum tecnico para avaliar o caso , sendo que no formulario diz que seria mandando.
Nao satisfeito liguei para aneel , eles me retornaram a ligacao em 5 dias , pediram para eu ligar para ouvidoria e se caso nao resolvessem era para eu informa-los
Para minha supresa ontem sem aviso previo apareceu um representante da eletropaulo em casa e queira ver os aparelhos . como eu nao estava em casa minha esposa ligou para meu servico e passou a ligacao . incrivel ! o cara ficou questionando porque eu tinha tantos aparelhos ! quando falei que a plasma nao estava ligado a antena ele questiou - mais voce compra uma plasma e nao liga na antena ? eu fiquei nervoso com o cara e disse - meu amigo voce esta ai para avaliar o caso ou questionar minha vida se eu uso a tv como monitor é problema meu ! o cara muito ligeiro queria me convencer que descarga foi por (antena) nao dei mole liguei para ovidoria e reclamei desta atitude !
Depois de 2 horas que o cara foi embora a ouvidoria me ligou , uma pessoa bem educada e agendou para vir em casa nesta quarta verificar meus aparelhos , o interessante de tudo isto que a concessionaria trocou o poste de frente a minha casa e claro tirei foto de tudo !
Porque trocaram o poste logo apos o ocorrido ? como nao sou nada bobo vou comentar para ouvidoria que saiu fogo dos fios do poste e ja orientei os vizinhos falarem o mesmo. estou tambem com laudo tecnico da ppa (portao eletrico) que consta que foi alteracao na rede eletrica , bom vamos aguardar

Nandogames
20-01-2008, 14:11
Agora estou experto , como diz aquele ditado (cachorro mordido por cobra tem medo de linguica )

1- aterramento na caixa de relogio com haste de cobre , meu terra tem quase 2v a mais do que da eletropaulo ,ascende lampada de 200w
2- varistor 20kva na saida dos dijuntores para o terra
3- faiscador a gas na saida dos dijuntores para o terra
4- condicionador savage no home , com terra com haste de cobre
5- dijuntores siemens somente para home com varistor e faiscador a gas
6- Aterrei os divisores da antena parabolica

Na minha conexao de rede (roteador) montei uma placa com entrada e saida RJ 45 dentro varistor em cada fio do cabo de rede e ligado ao terra

Agora endoidei estou colocando protecao ate no tapete de casa :D




Caro Nando,

EMHO gostaria de dar algumas dicas, no intuito de ajudá-lo a melhorar a sua proteção.

1) Sugiro que faça dois aterramentos, um para o reforço do seu aterramento do neutro do "relógio" de energia, pois realmente já existe um terra que a concessionária obriga a fazer, mas se não houve manutenção preventiva pode estar com resistência alta; e o outro, que parece ser o que foi feito, para a proteção e indenpendente de tudo.

2)- Se as conexões à barra de cobre foram feitas com conectores de pressão, deixe uma caixa de inspeção para que a cada 6 meses ou no máximo um ano, seja efetuada uma preventiva nas conexões, pois com o tempo ocorre zinabre nas conexões de cobre e vão compromentendo a eficácia do aterramento.

Um abraço.:tu:

Carlos

Fernando Jorge
20-01-2008, 15:35
Comuniquei o fato a ANEEL, que segundo eles, a RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 61, DE 29 DE ABRIL DE 2004, artigo 5º e parágrafo único http://www.aneel.gov.br/cedoc/ren2004061.pdf, a concessionária é sim, responsável pelos danos causados pela rede elétrica.

Espero que este entendimento da CEMIG tenha sido por engano, pois não há razões para dezenas de moradores estarem mentindo sobre este assunto.

Entre no site da ANEEL e cadastre a sua reclamação..

Vamos aguardar.

F.

Nandogames
20-01-2008, 16:48
O meu escritorio aqui em casa é todo aterrado e nao aconteceu nada , so queimou o fusivel da regua , mais por vacilo meu nao aterrei a minha sala do home , na frente da minha casa tem a garagem de onibus da viacao osasco que é toda coberta com telhas tipo zinco e com para raios ! tenho certeza que nao tem manutencao , olhando do 2 andar da minha casa vejo un deles é do modelo que tem 3 pontas e uma delas esta faltando, que meios eu poderia utilizar para pedir o laudo de manutencao deste para raios ?



Boa noite,

Voçê possui aterramento em seus equipamentos ?
É independente do neutro ?
O raio atingiu algum para-raios, ou na antena ?
Esse raio pode ter causado esses danos devido a algum para-raios próximo, normalmente com deficiências, gerando potenciais elevados no solo.