PDA

Ver Versão Completa : EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA LEIGOS E INICIANTES

Capixaba_ES
17-01-2008, 10:26
Amigos :)

Estive lendo e perguntando em alguns tópicos sobre filmar em HD e realizar pequenas edições nestes vídeos para autorar alguns DVDs caseiros. Entretanto, descobri que eu estava na idade da pedra perto dos caras. Falam com termos técnicos avançados (eu acho) e eu ficava boiando e por isso resolvi abrir este tópico para caras como eu: leigo, iniciante, mas com vontade de aprender.

Não posso ter vergonha de aprender e perguntar o básico do básico.

Só para iniciar, não entendo termos como transcodificar, renderizar, HD Raid 0, drops no vídeo, dropout, frame rate, bit rate, entrelaçamento/desentrelaçamento, etc. Li em glossários mas as explicações são meio padrão. Gostaria de alguém falando linguagens simples. Be-a-bá.

Alguns tiveram MUITO boa vontade em ajudar:aplauso:, principalmente no tópico Filmadoras 1080i - HDV / AVCHD (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=23735&highlight=alta+defini%E7%E3o (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=23735&highlight=alta+defini%E7%E3o)) como o CANOAS, ABRAS, JSILVA4, THEBOX, MURILO, entre outros, mas eu preciso da ajuda aqui no térreo, no mundo dos iniciantes, hehehe.

Se puderem nos ajudar, agradecemos.

Rogério

Ricardo Leão
17-01-2008, 16:14
Tenho interesse nesse assunto tambem.

Abraço,

Ricardo.

bruno_piruka
18-01-2008, 09:52
Tb to no Time...
Peguei recentemente a HC-7 da Sony e to fazendo umas filmagens pra testar. Agora to começando apanhar pra editar os vídeos. Mas vamos trocando algumas idéias por aqui...
Abços.
Deixa eu fazer já uma pergunta, vocês já tiveram algum problema com a captura pro micro ?
Eu to sentindo que quando passo pro micro to perdendo qualidade em relação à imagem da câmera ligada direto por HDMI na TV.
Abços !

Capixaba_ES
18-01-2008, 10:50
Sou leigo, mas pelo que já li...

Vc deve estar fazendo o downconvert quando passa para o micro, ou seja, de alta definição para standard durante a captura, ou talvez seja apenas a visualização no micro, que nao é igual a da TV.

VEJA:
http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=334656&postcount=25
http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=333059&postcount=14
mas sempre com linguagem mais complicada.

Para tirar nossas dúvidas só esperando os papas da alta definição e edição. NOS AJUDEM...

abraços

bruno_piruka
18-01-2008, 22:15
Não é isso não... não to fazendo o Downconvert. To passando em HDV mesmo no geral a imagem está perfeita. Só em cenas com movimentos muito bruscos ou com flashes percebo q aparecem uns atefatos de compressão. Bom mas vou testando aqui e vendo...
Mas vamo indo !

mglimabh
18-01-2008, 22:19
Oi. trabalho com video e tenho HDV. Se puder ajudar em algo, me falem... :hilario:

bruno_piruka
19-01-2008, 12:34
Olá mglimabh.
Eu tenho uma dúvida o cabo firewire pode estar influenciando da qualidade da transferência do video da câmera para o micro ?
Falo isso pois imagino que não deveria influenciar pois teoricamente só é feita a transferência digitalmente ou seja ou funciona ou não funciona. Pergunto isso pq hoje uso um cabo genérico 4x6 e nunca usei o cabo original da Sony pois é 4x4, você sabe se existe algum tipo de adaptador de 4 pra 6 pinos para assim eu usar o cabo original da Sony.
Abços e valeu por oferecer ajuda !
Bruno

Canada
19-01-2008, 14:03
Olá mglimabh.
Eu tenho uma dúvida o cabo firewire pode estar influenciando da qualidade da transferência do video da câmera para o micro ?
Falo isso pois imagino que não deveria influenciar pois teoricamente só é feita a transferência digitalmente ou seja ou funciona ou não funciona. Pergunto isso pq hoje uso um cabo genérico 4x6 e nunca usei o cabo original da Sony pois é 4x4, você sabe se existe algum tipo de adaptador de 4 pra 6 pinos para assim eu usar o cabo original da Sony.
Abços e valeu por oferecer ajuda !
Bruno

Bruno, eu tenho Macs e todos eles trabalham com seis pinos sem nenhuma perda.

bruno_piruka
19-01-2008, 14:16
Valeu Canada !

Bom como estou começando agora estou querendo sanar todas as dúvidas inclusive as mais "bestas".
E Rumo 2008 em HD !!!

Canada
19-01-2008, 20:26
Valeu Canada !

Bom como estou começando agora estou querendo sanar todas as dúvidas inclusive as mais "bestas".
E Rumo 2008 em HD !!!

Bruno,
vc usa PC ou Mac? Estou te perguntando pois se usa Mac... pode se virar muito bem com iLife06, não precisaria nem o iLife08.
Agora se vai de PC... aí provavelmente só terá programas muito mais complexos.
[]s

bruno_piruka
20-01-2008, 18:07
Eu uso Pc... pra editar to fuçando no Premiere Pro 2.0 e no Sony Vegas 7.
pra capturar to usando o HDV Split pq acho mais leve.

Canada
20-01-2008, 20:37
Eu uso Pc... pra editar to fuçando no Premiere Pro 2.0 e no Sony Vegas 7.
pra capturar to usando o HDV Split pq acho mais leve.

Premiere é um programa show... o único problema é que é bom demais para o que na maioria das x nós usuarios domésticos realmente usamos.
Eu não conheço programas muito mais simples para PC...
[]s

mglimabh
21-01-2008, 12:05
Oi. Demorei a aparecer por aqui. Como o Bruno respondeu o assunto sobre o firewire.... Eu uso o generico e fica perfeito....

Powerplay
21-01-2008, 19:38
Já testei um monte de softwares de edição de vídeo. Mas o que eu acho mais fácil e mais legal é o Pinnacle Studio. O único problema é que precisa de uma máquina poderosa se quiser renderizar vídeos em alta definição. Outro problema é que ele trava muito.

Milton

Farkas
21-01-2008, 19:46
Parece que o melhor é o Cyberlink Powerdirector...

http://video-editing-software-review.toptenreviews.com/

Jsilva4
21-01-2008, 20:51
Não há como a qualidade do cabo firewire influenciar na qualidade do vídeo. É digital, é tudo ou nada. A captura via firewire não é a rigor uma captura, mas uma transferência de dados e o empacotamento em um arquivo.

Eu quando comecei a editar video, comecei com o Pinnacle Studio, que é simples e intuitivo, e bom para começar, mas é famoso pela enorme quantidade de bugs e travamentos, e naquela epoca (studio 6) também era famoso pela má qualidade do seu encoder MPEG2 (o encoder que você usa para gerar DVD).

Hoje ele evoluiu muito, tem muito mais recursos, não sei se melhorou a qualidade do encoder, mas parece que os bugs e travamentos continuam. Não sei como anda porque já não uso faz tempo.

Mas o Sony Vegas, sinceramente, é outro nivel, apesar de ser também muito intuitivo, embora menos simples, mas também muito mais poderoso, e usa o encoder da Mainconcept, com mais qualidade. Quem já tentou o Pinnacle e quer dar um salto evolutivo, tente o Vegas. O Premiere sempre me pareceu muito pouco intuitivo e nunca me dei bem com ele, e desisti antes de aprender. Mas é para ele que existe uma enorme variedade de plugins, isso é a única vantagem dele em relação ao Vegas.

Uma coisa interessante do vegas, é a capacidade de aceitar que você coloque qualquer formato na linha do tempo (pode misturar DVX com flv com HDV, com foto, e até GIFS animados!) tudo com resolução e n. de quadros por segundo diferente, e ele aceita tudo e digere)

bruno_piruka
21-01-2008, 20:57
Eu estou achando o Premiere mais intuitivo por incrível que pareça, talvez pq num tive tempo de mexer tanto ainda no Vegas porém já vi que o Vegas é mais leve sendo melhor pra trabalhar com HDV.
Espero ter mais tempo pra começar a levar mais a sério a edição.

bruno_piruka
21-01-2008, 21:00
Parece que o melhor é o Cyberlink Powerdirector...

http://video-editing-software-review.toptenreviews.com/

Vou baixar pra ver !

Jsilva4
21-01-2008, 21:32
Nesse review aí não entraram nem o Premeire pro, nem o Vegas pro, só o Premiere Elements e o Vegas Movie Studio (era um review só de editores básicos), até 100 dólares.

O Vegas pro e o Vegas Movie Studio são muito diferentes. Imagino que o Premiere Elements também seja uma versão capada do Premiere.

Lógico que os recursos lá citados com ausentes nessas versões capadas estão presentes nas versões completas desses dois softwares.

Capixaba_ES
22-01-2008, 09:21
JSilva4

E a respeito do Cyberlink Power Director? Vc tem alguma opinião prática sobre ele. Eu instalei a versão trial e ele me passou uma incrível sensação de "nossa, como é fácil", mas não sei da qualidade final ou da quantidade recursos. A interface chega a ser meio infantil de tão limpa que é a tela.

Pela intenção do tópico, será que vc consegue explicar-nos com uma linguagem bem simples o que é Bit rate, Frame rate, renderizar e transcodificar?

Abraços

Rogério

Jsilva4
22-01-2008, 14:17
JSilva4

E a respeito do Cyberlink Power Director? Vc tem alguma opinião prática sobre ele. Eu instalei a versão trial e ele me passou uma incrível sensação de "nossa, como é fácil", mas não sei da qualidade final ou da quantidade recursos. A interface chega a ser meio infantil de tão limpa que é a tela.

Pela intenção do tópico, será que vc consegue explicar-nos com uma linguagem bem simples o que é Bit rate, Frame rate, renderizar e transcodificar?

Abraços

Rogério

Eu nunca usei esse software, (Cyberlink) mas se é fácil assim, seria um bom substituto para o Pinnacle Studio, mas não para o Vegas pro ou o Premiere, que são mais sofisticados.

Bit rate é a quantidade de bits por segundo em que é codificado um video. Quanto maior, maior a quantidade de informação, melhor a qualidade do video, porque um maior bit rate permite uma compactação menor.

Os codecs de video trabalham eliminando redundâncias (aquilo que se repete ao longo dos quadros e dentro dos quadros).
Ao se usar um bit rate menor (compactar mais), você força o encoder a considerar redundante um dado que não seria considerado redundante a um bit rate maior. Mas isso tem um custo na qualidade. Diminuem os detalhes, aparecem macroblocos, ringing, etc. (ringing é aquele contorno que aparece um volta de uma imagem bem contrastada, também é conhecido como "mosquito noise")

Bit rates tipicos:

VCD 1, 1 mb/s (video CD)
SVCD 2,4 mb/s (super video CD)
SKY 2-3 mb/s
DVD 4 a 8 mb/s
AVCHD 15 mb/s
BLURAY/HDDVD 30 mb/s
DV 25 mb/s
HDV 25mb/s
Youtube 0,25 mb/s

Frame rate é o número de quadros por segundo. No caso de video progressivo é isso. Mas no video entrelaçado, cada frame é formado por dois campos que são exibidos alternadamente. Também é conhecido por resolução temporal.

Frames/ s típicos

videos de máquinas fotográficas:
15 f/s progressivo
30 f/s progressivo

TV 60i (na verdade 2x 29.97) (mini DV, HDV, AVCHD) (sessenta campos/s)

HDTV 720p (sessenta quadros por segundo) por isso é o padrão preferido das redes de esporte nos EUA, são sessenta quadros completos por segundo. Tem a mesma resolução temporal do 1080i, mas no modo progressivo.

1080i (sessenta campos por segundo, tem a mesma resolução temporal do 720p, porém é entrelaçado)
Daí a dúvida: qual é melhor 720 60p ou 1080 60i?

Para muita ação 720p é melhor, daí a escolha das redes de esporte americanas.

1080p (não existe hoje, na prática video codificado assim, só 1080i), mas ele vira 1080p quando o display o desentrelaça) . Os blurays sáo 1080P só quando é 24P). 1080 60p demandaria um bit rate enorme. mas não 1080 30p, que tem metade da resolução temporal do 1080 60p.

Renderizar: Codificar, para algum codec, o video que você alterou. (corrigiu cores, eliminou ruido, adicionou texto, efeitos, transições, etc).
Você pode renderizar para o mesmo codec do seu video original, mas devido às alterações, ele será codificado de novo. Será um segundo ciclo de renderização. Aí entra a capacidade do codec de se manter com a mesma qualidade na segunda geração.

Transcodificar é simplesmente transformar um video em um codec em outro. Por exemplo, se você pega um video HDV que é 1440x1080 60i, upper field first e gera um AVCHD 1440x1080 60i upper field first (nesse caso não foi feito reescalonamento, nem desentrelaçamento, nem mudança nos frames/s, nem inversão dos campos)

Upper field first ==> o campo A é exibido primeiro (lembre que um quadro são dois campos).

Não há vantagem nenhuma em você na edição desentrelaçar um video 1080 60i para 1080 30p , só desvantagem.

O 1080 60i é exibido na plama/LCD a 1080 60p ( a TV faz o desentrelaçamento)

O 1080 30p (dentro de um stream 1080 60i) também é exibido 1080p na TV, só que os dois campos terão a mesma informação, perdeu-se metade da resolução temporal. Portanto não desentrelacem seus videos de alta definição.

Esse é o melhor modo de transformar HDV para gerar AVCHD, mexendo o mínimo possível com o video original, porque a cada reescalonamento, desentrelaçamento, mudança de frame rate, há uma perda.

O link abaixo é um bom site de referância em Português sobre esse assunto. Mas os melhores mesmo são em Inglês.

http://fazendovideo.com.br/

bruno_piruka
22-01-2008, 15:20
Aproveitando a boa vontade do JSilva4, deixa eu perguntar uma coisa.
Qual a melhor maneira pra depois de editar o material HDV gravar em DVD ?
Pois eu andei testando e observei que quando escolho não Desentrelaçar na configuração do MainConcept ao exportar em mpeg2 o vídeo final ficou como que com umas linhas "tortas" no meio. Porém quando pedi pra desentrelaçar ficou normal porém demorou uma eternidade pra Renderizar.
Como você faz ? Eu testei tanto no Premiere quanto no Vegas e só deu certo assim.
Abços !

Jsilva4
22-01-2008, 21:22
Quando vai reescalonar de 1080i para 480i, que é o caso de gerar DVD a partir de HDV ou AVCHD, é obrigatório um desentrelaçamento. Porque não dá para passar direto de 1080i para 480i .Mas esse desentrelaçamento é interno do programa, e não é para 30p, mas para 60p. Não dá para passar direto de 1080i para 480i. Há um desentrelaçamento interno, que mantem os 60 campos por segundo no final do processo.

No caso do Vegas, por exemplo, tem que deixar ativada uma das duas opções de deinterlace (interpolate ou blend) nas prorpiedades do projeto.

Uma dessas opçoes tem que estar ativada toda vez que houver um reescalonamento da imagem. Mas lá no vegas, essa opção não significa que o video será necessariamente desentrelaçado. Ela apenas aponta o modo como será feito o desentrelaçamento interno antes do reescalonamento do video, se houver. Se você for gerar um HDV para devolver para a fita, e escolher (interpolate ou blend) nada será feito ao video no que diz respeito ao desentrelaçamento.

E no fim você termina com um 480i (60 campos/s)
Mas note, no caso do vegas, por exemplo se você optar por um template progressivo, você terminara com um 480i que é na prática 30P, e não 60i e a fluidez fica prejudicada porque se perdeu metade da resolução temporal. Mas há quem goste do visual que resulta disso, porque lembra a fluidez de filme.

Portanto no caso do Vegas, você deve escolher um template 480i, mas tem que marcar uma das opçoes de desentrelaçamento, que será aplicado internamente no video 1080i antes do reescalonamento. Mas você vai terminar com um video 480i (entrelaçado) .Se não fizer isso vai acontecer o que voce falou.

Lembre-se também que o DVD é lower field first, e o HDV é upper field first. (mas se usar o template, não precisa se preocupar com isso, porque o template do DVD já está configurado para lower field first)

Quando vou gerar DVD a partir de HDV no vegas, eu opto pelo Template DVD Architect NTSC Widescreen video stream, constant bit rate, 8600 mb/s. E opto (na propriedade do projeto, por interpolate fields).

É legal também experimentar o template 24p também, que é legal comparar com o 60i, a diferença, o "feel" de pelicula do 24p, e os problemas que surgem com a diminuição do n. de quadros/s, etc

Capixaba_ES
23-01-2008, 00:16
Valeu JSilva4 :legal: :rever1:

Você entendeu a idéia principal do tópico: Ajudar os iniciantes. Seus posts estão sendo muito úteis.

Muito obrigado. Ainda vamos perguntar mais. hehehe. Paciência né.

Muito obrigado e abraços.

Rogério

bruno_piruka
23-01-2008, 16:40
Valeu Jsilva4 !
Vou fazer uns testes aqui...
uma coisa que tb não sabia era que o DVD é lower field first...

Zzone
18-02-2008, 11:01
O melhor programa na minha opnião continua a ser o Premiere, mas se quiserem um programa mais fácil e com opções bem parecidas com a do premiere, usem o ULEAD VIDEO STUDIO 10, já tem a versão 11 no mercado. A ulead disponibiliza ele completo para teste em 30 dias.

lfalcao
21-02-2008, 09:23
Uma dúvida, qual a média de preço de uma filmadora hd ?

Capixaba_ES
21-02-2008, 09:38
Depende. Vai comprar no Brasil ou trazer de fora?
Eu encomendei de fora minha Canon HV20 (espetacular) e custou no total 2.037,00.

O ranking abaixo é de 2007, mas dá pra ter uma noção. Houve um pequeno reajuste na HV20.
http://www.camcorderinfo.com/ratings.php

Veja preços na www.bhphoto.com (http://www.bhphoto.com), foi onde comprei. Tem uma versão em português.

Abraços

Capixaba_ES
22-02-2008, 16:29
Quando vou gerar DVD a partir de HDV no vegas, eu opto pelo Template DVD Architect NTSC Widescreen video stream, constant bit rate, 8600 mb/s. E opto (na propriedade do projeto, por interpolate fields).

JSilva4

Estou fazendo como você mas a qualidade final nao está legal :mal:. Tem mais algum detalhe de configuração do template? Aliás, neste template o áudio está "none" por isso vou em "custom" e peço para incluir o áudio. Procede ou algo está estranho?

Este é o melhor template para gerar DVD a partir de HDV com a menor perda de qualidade possível?

Limitações de hardware durante a renderização influenciam na qualidade final do vídeo ou só na agilidade do processo?

Aliás, me perdoe a pergunta primária:verg:, mas 8600 mb/s são qtos bps??

Abraços

msouza
22-02-2008, 16:48
Já experimentaram o MovieMaker do vista ? Eu já fucei e achei interessante. Melhor que do Xp, claro. É bem simples e intuitivo. Não testei com HD.
Mas ele seria o "similar" ao que iMovie do iLife06/08. Talvez um pouco menos "fancy". :)

Pra Pc eu indicaria ou o Vegas ou o proprio Premiere. O Premiere é bem simples na logica básica, mas te dá possibilidades de fazer coisas mais complicadas. Mas também nunca editei em Hd no premiere.

Limitações de Hardware durante a Renderização só influenciam no tempo de render, nunca na qualidade. A qualidade é diretamente ligada ao encoder e aos presets que vc irá usar, Bitrate, etc.
Um DVD com qualidade EXTREMA suporta até 8Mbps. Já um filme HD vai até 25Mbps se não me engano. Então 8600 é uma qualidade boa de compressão, a nivel de DVD, não importando muito a quantidade de resolução, pois essa taxa afeta o blocking, mas claro que é sensivel a resolução. Quanto mais resolução melhor ter mais Bitrate, pra ter menos blocking.

Jsilva4
22-02-2008, 20:36
JSilva4

Estou fazendo como você mas a qualidade final nao está legal :mal:. Tem mais algum detalhe de configuração do template? Aliás, neste template o áudio está "none" por isso vou em "custom" e peço para incluir o áudio. Procede ou algo está estranho?

Este é o melhor template para gerar DVD a partir de HDV com a menor perda de qualidade possível?

Limitações de hardware durante a renderização influenciam na qualidade final do vídeo ou só na agilidade do processo?

Aliás, me perdoe a pergunta primária:verg:, mas 8600 mb/s são qtos bps??

Abraços

Quanto ao hardware, é isso aí que o msouza falou.

Se o seu projeto é HDV, no Project properties é Upper Filed first (não mudar)
Lembre-se que DVD é Lower field first
Rendering quality best
O slider da qualidade no Encoder tem que estar no máximo (31)

Fazendo assim, tenho conseguido DVDs perfeitos, com qualidade muito melhor do que os que eu costumava gerar a partir de DV.

Será que a sua insatisfação não é o efeito HDV? (você acostuma a olhar para o video em alta resolução, e depois passa a achar que o SD é um lixo. E é mesmo, se você comparar com HDV)
Tente comparar com DVDs anteriores, gerados a partir de DV. Talvez você esteja com uma expectativa muito grande do DVD, que é 720x480 e nunca vai chegar perto do original HDV.

O DVD permitiria ir até 9,6 mb/s, mas não é aconselhável passar de 8,6 porque pode haver problemas na leitura de algumas midias graváveis em alguns players. E passar de 8,6 não traria praticamente nenhum ganho na imagem.

mglimabh
23-02-2008, 07:28
Por aqui tamber nao obtenho muita qualidade em fazer um dvd apartir de um video HDV. Dizem que 'e por causa da propor'cao de tela de cada um. geralmente fica meio serrilhado.

Uma dica que recebi de um forum estrageiro e que deu muito certo: Eu estava tendo pessimos resultados encodando o video hdv em mpeg 2 wide usando o premiere ou encore. Entao me recomendaram importar o video no nero vision e autorar. Nao e que ficou melhor?? Nao ficou perfeito nao, mas melhorou. Agora estou no MAC e estou fazendo estas conversoes no TOAST da ROXIO. Fica semelhante ao nero, talvez um pouco melhor, mas mesmo assim longe do que esperava. em www.dvinfo.net tem muita informacao. Tem uma pessoa la que diz ter feito testes no after effects, e que chegou a um excelente resultado. Ainda nao tentei...

PS: desculpem a falta de acentos, meu teclado nao esta bom...:ataque:

Jsilva4
23-02-2008, 11:04
Vejam aqui um clip de 15 segundos de Mpeg 720x480 wide que eu gerei a partir de HDV no Vegas (13 megas).

Quando visto numa TV, que mostra menos defeitos que um monitor de PC, a imagem tem sido satisfatória para mim, considerando que é SD.

Dêm a opinião, o que vocês tem conseguido é pior que isso? Eu noto que o Vegas despreza algumas linhas laterais do video, acho que é para otimizar o reescalonamento.

Mas numa TV, essa barra lateral sempre está na área de overscan (não é mostrado).

http://rapidshare.com/files/94233903/720X480_FROM_hdv.mpg.html

SERGINHO
23-02-2008, 11:30
Nossa achei a discusão que sempre quis saber: sobre edição de video; sou tbém um novato e gosto muito de fazer minhas edições caseiras, tenho uma filmadora da SONY mod. DCR-DVD203 NTCS, tenho ela a 03 anos. Bom primeiro fazia minhas edições no proprio programa da maquina, simples mas tinha que fazer vários cortes para montar um mini-dvd com menu e titulos, depois conheci o Primiere pró 1.5 já instalei umas 4 vezes e nunca consegui mexer com ele (esta enconstado), fui atrás e descobri o Pinnacle Studio 11 Nossaaaaaaaa!! demais foi minha alegria, consegui fazer muitas edições completa e sem cortes usando um DVD 4.7 muito bom e tem vários recursos, hoje consegui o vegas pro 8.0 mas não sei nada sobre ele (gostaria de umas dicas).
A minha intenção agora é fazer edição de imagem com videos caseiros, pois tenho alguns filmes VHS da minha familia que foram passados em DVD e não consigo fazer estas edições pq o pinnacle não consegue abrir a pasta VIDEO TS que normalmente estão nas gravações em DVD.
Quem puder me ajudar eu agradeço:
1-) Qual o programa que faz este tipo de edição.
2-) Ou se estes que citei acima são tbém usados.

Obrigado

Vou fazer várias perguntas, espero a ajuda de vcs!!!
:legal:

Capixaba_ES
23-02-2008, 20:09
JSilva4

Seu vídeo está um show.
Como o mglimabh disse, o meu vídeo está, às vezes, serrilhado e às vezes com as imagens borradas (parecido com aquele borrado que dá nas bordas das imagens quando se converte de bmp para jpg, não sei o nome desse defeito). Alguma sugestão?
Vou fazer mais uns testes aqui.
Por enquanto muito obrigado.
Abraços

PS.: Como posto imagens aqui para servir de exemplo??

Jsilva4
23-02-2008, 22:30
Eu acho que o Vegas usa um algoritmo esperto para fazer essa conversão através do simples descarte de metade das linhas e mais 60 linhas, evitando cálculos para fazer o reescalonamento das linhas e a perda na qualidade resultante dos arredondamentos. 1080/2 = 540. 540-60=480

Não tenho certeza disso, mas essa seria uma explicação para a pequena tarja preta incluída na lateral e também o fato de a imagem 720x480 aparentar que foi dado um pequeno zoom reverso no original 1440x1080.

A tarja lateral seria para manter a proporção, porque, além da metade das linhas, mais 60 linhas seriam descartadas. A tarja lateral não aparece na TV (por causa do overscan).

Este artefato que você fala acho que é o "mosquito noise". Não deveria ser muito evidente a taxas de 8 mB/s. Há algo de errado por aí.

Pode postar imagens no rapidshare. Não precisa nem se cadastrar, só postar e publicar o link.

Obs: Overscan é a parte da imagem que não aparece na TV (de 5 a 10%)

Capixaba_ES
24-02-2008, 22:23
JSilva4

Segue um vídeo de 37s / 40mb que eu fiz usando suas configurações partindo de um HDV. Talvez eu esteja sendo muito exigente comigo mesmo, mas você poderá me dizer se está muito ruim.

http://rapidshare.com/files/94678314/CONVENTO.mpg.html

mglimabh
24-02-2008, 22:48
Por aqui os videos de hdv convertidos para mpeg SD ficam exatamente assim, com estas mesmas falhas...

Engraçado que é so em uma direçao que da o erro.... se tem uma grade eu riscos horizontais.. ficam esquisitos... os verticais nao.

Vejam aqui um clip de 15 segundos de Mpeg 720x480 wide que eu gerei a partir de HDV no Vegas (13 megas).

Quando visto numa TV, que mostra menos defeitos que um monitor de PC, a imagem tem sido satisfatória para mim, considerando que é SD.

Dêm a opinião, o que vocês tem conseguido é pior que isso? Eu noto que o Vegas despreza algumas linhas laterais do video, acho que é para otimizar o reescalonamento.

Mas numa TV, essa barra lateral sempre está na área de overscan (não é mostrado).

http://rapidshare.com/files/94233903/720X480_FROM_hdv.mpg.html

Jsilva4
25-02-2008, 14:03
Belo video. Os carros andando sobre o viaduto mostram que o problema está no desentrelaçamento. (comb effect)

Eu consigo reproduzir isso se nas Propriedades do projeto, deinterlace estiver marcado none. Tem que estar interpolate. Lembre-se que o projeto HDV é upper field first (não é progressivo), e o mpeg p/ DVD é lower field first (também não é progressivo). Mas na hora de renderizar volte nas propriedades e cheque se está marcado interpolate. Quando ele reinicia, ele volta ao template padrão, que pode ser none.

Se quiser postar uns três segundos de HDV (só esse trecho dos carros sobre o viaduto, em close ), eu posso fazer um teste aqui.

Mas pode apostar: é o desentrelaçamento ou campos invertidos. Leia um post anterior que eu falava disso. Tem que haver um desentrelaçamento antes do reescalonamento. Mas tanto o original HDV como o final DVD são entrelaçados. (o desentrelaçamento é interno no programa)

Se você postar esse três segundos de HDV dos carros sobre o viaduto, eu tento aqui. Renderize com o template padrão HDV sem nenhuma alteração, só com o slider no 31.

SERGINHO
25-02-2008, 23:13
Ehhh, acho que aqui é um clube fechado, onde só participa quem entende mesmo do assunto, boa sorte pra todos.

Jsilva4
26-02-2008, 00:14
Serginho, para importar um DVD no Vegas, escolha file, import DVD.

Aí aponte onde está a pasta Video_TS.

Isso está na página 50 do manual.

Estou tentando ajudar o colega , e a solução para o problema dele acho que é isso aí que eu escrevi. Pode parecer complicado, mas com algum esforço e boa vontade dá para ver que é simples. Há dois anos atrás eu não sabia nada sobre o Vegas, e a primeira coisa que eu fiz foi ler o manual. Estou tentando ajudar o colega porque ele se deu ao trabalho de postar um video e está se virando para resolver o problema dele.

Capixaba_ES
26-02-2008, 08:48
E aí Serginho? Beleza?

Você está no tópico certo. É preciso entender que às vezes a resposta demora um pouco, ou mesmo é preciso até postar novamente a pergunta.

Precisamos entender também que quem nos ajuda com as respostas são pessoas que se dispuseram a parar, ler o tópico e responder somente pela vontade de ajudar os outros. Sendo que poderiam estar navegando, jogando, vendo TV, brincando com os filhos, etc. Puro altruísmo. Você esperou só três dias pela resposta.

Você é muito bem vindo aqui!!

Grande abraço.

Capixaba_ES
28-02-2008, 00:01
Jsilva4

Demorei porque tive que viajar. Seguem 5 seg do close da ponte. Eu pensei em capturar novamente este trecho, esta captura eu fiz no HDVsplit. É o melhor??

http://rapidshare.com/files/95515683/05_seg_terceira_ponte.m2t.html

Abraços

Jsilva4
01-03-2008, 21:18
Capixaba, eu chego a conclusão que DVD a partir de HDV, sempre será decepcionante, apesar de ser bem melhor que DVD gerado a partir de DV

Acho que é o efeito da comparação com o HDV, nunca vai ser igual. Antes a gente estava acostumado com DV, e um DVD gerado a partir de DV era em alguns casos virtualmente igual ao original em DV.

Mas HDV é outra história. A queda na qualidade é muita. Mas o DVD gerado a partir de HDV ainda é muito melhor que o gerado a partir de DV.

É impossível gerar um 720x480 perfeito a partir desse trecho específico da ponte, embora o original esteja perfeito. (eu gravei na fita e assiti pela câmera via hdmi na TV) .

Eu tentei, mas joguei a toalha.

Por acaso você notou alguma diferença entre o video 720x480 que eu postei e os que você tem gerado, no que se refere à qualidade da imagem, os serrilhados? Acho que não tem não. O problema é que esse trecho dos carros sobre o viaduto é crítico.

E o video que eu postei não tem muitas linhas retas e geométricas. Nos meus videos com muitas linhas paralelas e geométricas, eu tenho notado esse serrilhado (aliasing), principalmente no monitor do PC. Mas na TV (a minha TV é 1280x720) isso fica minimizado.

Em todo caso, veja o que eu consegui com o trecho da ponte usando os parâmetros que eu te disse:
Veja se é isso que você vem conseguindo.

http://rapidshare.com/files/96312275/Untitled.mpg.html

JOELTIGGER
02-03-2008, 11:32
Pessoal,
deixa eu poerguntar;
Os vídeos HDV encodados e posteriormente gravados em DVD são gravados em que resolução (480i ou 1080i) ?

Vocês estão fazendo um DVD normal para rodar num DVD player ou estão fazendo arquivos mpeg2 ou AVCHD para rodar em HD DVD ou BLU-RAY?

Att,
Joel

Jsilva4
02-03-2008, 19:42
Agora estamos falando de DVD (720x480), mas eu já autorei AVCHD (1440x1080 em midia DVD), e fica uma beleza. Cabem até 70 minutos num double layer.

Testei o AVCHD na FNAC com um Bluray player ligado numa full HD.

O DVD ainda vai ser uma necessidade por um bom tempo porque mesmo que nós compremos logo um player HD , as pessoas normais (os que não são aficionados como nós) vão ainda demorar muito para aderir.

Mas o DVD também fica muito bom, mas é claro, bem pior que o AVCHD.

As midias BD já chegaram a 10 dólares, acho que até o final do ano estarão a 5 dólares.

Capixaba_ES
03-03-2008, 10:59
JSilva4

Meus vídeos têm ficado como este que você postou. Por um lado acho até bom, já que estou conseguindo o mesmo que uma pessoa mais avançada em edição está conseguindo. Como você disse, visto na tv o problema não é tão grande assim. Eu só estava vendo no micro. Pessoas menos entendidas nem notam a diferença, fiz este teste com minha esposa. O perfeccionismo é o que nos arrebenta.

Será que, além das linhas retas, o zoom que eu dei na ponte pode interferir? Mesmo que tenha sido apenas o zoom optico? Pergunto isso porque o seu vídeo foi filmado de perto, sem usar zoom, não foi?

Abraços

Gorducho
13-03-2008, 12:19
Agora estamos falando de DVD (720x480), mas eu já autorei AVCHD (1440x1080 em midia DVD), e fica uma beleza. Cabem até 70 minutos num double layer.

Gostaria de parabenizar ao colega Capixaba pelo iniciativa do tópico :aplauso::aplauso::legal:

Depois aos colegas que têm postado suas dúvidas (muitas destas são as mesmas que as minhas) e aos colegas que têm respondido, em especial ao JSilva :rever1::rever1:

Tenho uma filmadora Panasonic SX5 que grava no formato AVCHD (mini-dvd e cartão SDHC) e SD (só em mini-dvd). Gostei pq com um cartão de 4 Gb dá pra gravar um bom tempo em 1920 ou 1440. Mas já encomendei um de 16Gb.

Minhas primeiras dúvidas são muito básicas:
a) Olhando os multi-players (MVix, Tvix, Popcornhour) percebo que há um grande tipo de formatos de vídeos HD, mas nunca AVCHD. Há outro "nome' do AVCHD, como p.ex. Mpeg4, H.264, WMV9, etc.. Creio que seja o Codec do AVCHD.

b) Estou baixando o Sony Vegas 8 pelo e-mule. Se rodar legal informo depois. Tem uns tutoriais tbm, em video e texto.

c) Se puder, gostaria de algumas dicas básicas no Vegas sobre arquivos AVCHD, tipo como capturar, qual melhor configuração do programa (se não forem as mesmas para HDV), qual melhor formato de saída para ler num DVD Player comum.

d) Para finalizar... há players que promeyem um up de 480i para 720 ou 1080. Faz diferença?? è que tenho um player Pioner 578 ligada na minha plasma Pana 42" via componente. Queria saber se compensa pegar um player com saída HDMI. O ganho é considerável?? iria de Sony ou Pioneer 400k.

JSilva, vi que vc colocou AVCHD como 1440x1080. Vou ver a config de 1920 no manual da SX5 e depois informo.

Em tempo, a filmadora Pana SX5 é show... 3CCD e gravar em cartão é bom demais. Sobra tempo e é só colocar o SD no leitor de cartão....:hilario::hilario::hilario:

Abraços

Toki
13-03-2008, 13:32
Gorducho, sugeri tópicos relacionados no seu (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=66654), ok? :legal: O Jsilva está por lá tb! :tu:

Jsilva4
13-03-2008, 14:02
A sua é 1920x1080. Acho que o ideal é evitar reescalonamento, portanto se eu fosse você, manteria os 1920x1080 quando for gerar AVCHD.

Só não recomendo encodar em 1920x1080 quando o video de origem é 1440x1080 como na maioria das câmeras AVCHD. Porque aí você faz um upscale desnecessário, que pode ser feito pelo player na exibição e desperdiça bit rate que nesse caso já está no limite da compressão com qualidade.

Portanto, no Vegas, use um template 1920x1080. Se eu não me engano o Vegas apresentava problemas com os AVC da Panasonic, mas acho que isso já deve ter sido resolvido.

No link abaixo, as especificações do AVCHD.
É compativel com Bluray players e PS3. Com certeza deve ser compatível com esses outros players., pois é AVC h.264, o codec mais comum para distribuição em alta definição.

Parabéns pela câmara e bem vindo ao tópico

http://www.avchd-info.org/format/index.html

Gorducho
13-03-2008, 14:36
Êta Fórum Porreta Sô!!!

Obrigado pelas respostas... vou dar uma treinada no Vegas... Tô baixando a versão 8.0 pro.

Abraços

Gorducho
13-03-2008, 14:45
Portanto, no Vegas, use um template 1920x1080. Se eu não me engano o Vegas apresentava problemas com os AVC da Panasonic, mas acho que isso já deve ter sido resolvido.

E se eu quiser gravar um DVD para rodar em player comum, que não reconhece HD. Qual template usar??

Ah, AVCHD é o mesmo que MPEG4 pelo que vi na tabela do site da AVCHD, certo?? Aí ficou show.

Jsilva4
14-03-2008, 13:59
Para editar, use no projeto 1920x1080, (interlaced, 60 i upper filed first). Para gerar o dvd use o template DVD architect NTSC Widescreen (720x480) 60i, bottom field first.

NÃO DEVE fazer o contrário, ou seja projeto 720x480, porque assim se for gerar textos e graficos em 1920x1080 pode ficar ruim.

Mas se só for gerar o DVD e não for gerar nada em alta definição, aí o projeto pode ser 720x480.

Esteja preparado porque editar AVCHD 1920x1080 pode ser meio traumático. No meu PC que é core2duo com 2G de memória é muito lento, muito ruim. (a velocidade, não a qualidade final, essa independe da velocidade)

Gorducho
14-03-2008, 16:14
Pra finalizar: qual a diferença entre HN1440 e HE1440. Na filmadora tem estas duas opções e o tempo de gravação é bem diferente entre elas.
A qualidade deve ser tbm diferente.

Robertoy
14-03-2008, 16:38
Modos de gravação com diferentes bitrates:

HG(1920 x 1080) 13Mbps (CBR)
HN(1440 x 1080) 9Mbps (VBR)
HE(1440 x 1080) 6Mbps (VBR)

http://panasonic.net/pavc/camcorder/hd/global/products/hdc-sx5/specifications.html

Nas HDC-SD9 e HDC-HS9 desse ano adicionalmente:

HA : 17Mbps (VBR)
http://panasonic.net/pavc/camcorder/hd/global/products/hdc-sd9/specifications.html

Roberto

Giovana_Charm
24-03-2008, 16:26
Olá... sou nova por aqui, faço edição de vídeos de festas e retrospectivas, porém a cada projeto criado no Pinnacle Studio 11, perco umas 10 mídias para conseguir chegar a um filme + ou -. O problema é o seguinte: gravo em dvd e quando coloco para rodar, o som aparece com falhas a cada transição no vídeo. Será que pode ser esse probelma da máquina não aguentar???
OBS: Tenho Corel 2 Duo 2.2 Ghz 2MB cache, placa mãe off-board Asus/Intel, 2GB memória, HD Sata 250Gb, Gforce 8900GS DirectX 10 e Placa de captura Pinnacle Movie Board 500 Studio 11 PCI

Gorducho
24-03-2008, 17:23
Aproveitando o tópico...
Se eu quiser apenas converter de avchd para .avi ou mpeg4, qual programa utilizar??

Tentei o Nero Recode, mas parece que depois de convertido uma vez o arquivo, ele não o reconhece mais, ou melhor, se em uma pasta tem dois videos m2ts e eu converto apenas um, depois ele não acha mais o video que ficou sem converter.

Ou será que estou ficando doido de vez??

Abraços

Capixaba_ES
25-03-2008, 00:28
Galera

Este tópico está super útil. Obrigado aos colaboradores. :legal:

Giovana, problema de máquina não é. Sua máquina é muito boa.

Abraços

Jsilva4
25-03-2008, 12:14
Gorducho, avi não é um codec, mas um conteiner que pode conter muitos tipos de codecs diferentes. É apenas uma extensão, por assim dizer.

Portanto quando você diz converter para avi, são muitas as possibilidades de codecs a escolher.

O AVCHD já é um Mpeg4, como você já disse. O Vegas faz essa conversão, mas ela só faz sentido se for para distribuir o video na internet, não para editar.

Se eu adivinho certo, e você está querendo converter para um codec mais amigável da edição, então converta para o CINEFORM (template hdv 60i intermediate, incluido no Vegas).
Mas esse codec demanda 40GB por hora de video. (o tamanho grande é o preço da pouca perda). Edite com o CINEFORM, e na hora de gerar a versão final do seu video, volte para o AVCHD.

Essa conversão para um codec intermediário só compensa se a edição for pesada, (filtros, correção de cores, textos, gráficos, transições, câmera lenta, uso de keyframes, etc.) mas se forem só cortes, e edição leve, não compensa o uso do codec intermediário. Compensa editar com o original AVCHD mesmo.

O AVC (mpeg4) foi concebido como codec de distribuição de video, e tem uma enorme compressão temporal. Apenas dois quadros a cada segundo servem de base para a codificação dos demais 28 quadros. Na edição, a descompactação on line desse video demanda muito poder de processamento, daí a sua relativa lentidão para editar.
Portanto codecs amigáveis da edição são aqueles que apresentam pouca ou nenhuma compressão temporal (entre quadros), apenas espacial (dentro dos quadros).

O Cineform (incluso no Vegas) é um exemplo de codec com pouca compressão entre quadros. Por isso é um bom codec intermediário para edição a partir de AVCHD.

Giovana, bem vida.

Como já foi discutido aqui, o poder de processamento da máquina só influencia na demora, mas não na qualidade final.

O Pinnacle Studio é todo cheio de bugs, e não dá nem pra arriscar qual seja o seu problema. Mas se eu fosse você eu tentaria experimentar o Vegas. É quase tão fácil de usar quanto o Pinnacle, porém muito mais estável e poderoso. Se você experimentar, garanto que não volta mais para o Pinnacle. Eu penei muito com o Pinnacle e fiz essa troca há algum tempo atrás.

Robertoy
26-03-2008, 16:51
Falando no Pinnacle Studio 11 Plus...

Requisitos mínimos de hardware para editar AVCHD no Pinnacle Studio 11 Plus segundo o fabricante... :

-Intel Core2Duo 2.4Ghz ou superior (edição AVCHD 1440x1080)
-Intel Core2Quad 2.66Ghz ou superior (edição AVCHD 1920x1080)

http://img232.imageshack.us/img232/4462/studio11bc4.jpg
http://www.pinnaclesys.com/PublicSite/us/Products/Consumer+Products/Home+Video/Studio+Family/Studio+Plus+11.htm
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=233813

Roberto

Canoas
26-03-2008, 20:37
Realmente na minha outra máquina (Pentium 4 3.2) sofre para editar um vídeo da minha HG10:choro:

Robertoy
28-03-2008, 14:19
Update Pinnacle Studio 11 Plus para a versão 11.1.2 (25/02/2008).

Esse update promete melhorar a performance para edição de material AVCHD...
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?p=1036637#post1036637

Roberto

Jsilva4
29-03-2008, 18:10
Fazendo uns testes aqui, descobri uma pequena configuração que faz toda a diferença quando gerar DVD a partir de HDV para quem usa usa o Vegas.

Resolve parcialmente o problema discutido anteriormente com o Capixaba.

Nas propriedades do evento, deixar checkada a opção reduce interlace flickering. Portanto nas opçoes do projeto deve estar checado interpolate, e nas propriedades do evento, reduce interlace flickering.

Vejam aqui um pequeno trecho de video 720x480 bem problemático, uma demonstração do efeito dessa configuração, com e sem. É um trecho problemático captado e postado pelo colega Capixaba (viaduto).

Notem que dá uma melhora sensível. Dá uma olhada, capixaba. melhora bem. Faça uns testes aí também.

Editando essa mensagem em 3 de abril: Essa configuração (reduce interlace flicking) aparentemente produz desentrelaçamento, fiz uns testes aqui, e apesar de melhorar no monitor, aparentemente gera uma imagem 30p. Não recomendo. Retiro o que disse, dei mancada. o DVD com reduce interlace flicking tem a mesma aparência de desentrelaçamento para 30P.

São 7 Megas.

http://rapidshare.com/files/103382585/Untitled6.mpg.html (http://rapidshare.com/files/103382585/Untitled6.mpg.html)

joaow
29-03-2008, 19:03
Alguem indica um bom software para converter video? Tenho um arquivo mpeg2-ts em HD(1980x1080i) com audio HE-AAC.

Jsilva4
29-03-2008, 22:53
Sugiro que você use um editor de video para isso.
Vegas, Premiere, Pinnacle studio, etc.

Uma outra opção é usar esse programa discutido no link abaixo.

http://forum.doom9.org/showthread.php?t=96032

Capixaba_ES
01-04-2008, 11:19
Realmente.
A maioria das pessoas poderá não perceber a diferença, e sim somente os aficcionados por qualidade. Ainda não vi na TV, somente no computador, talvez lá a diferença seja mais explícita.
Agradeço ter compartilhado mais este recurso e os toques dados sobre redução de ruídos e filmagem em 24p, postados em outro tópico.
Grande JSilva4.

Abraços

PS.: Estou temporariamente meio sem inspiração para postar, perda de parente. Mas passa.

Toki
01-04-2008, 17:02
Notem que dá uma melhora sensível. Dá uma olhada, capixaba. melhora bem. Faça uns testes aí também.

Baixei e vi, mas não soube identificar em qual parte da imagem/vídeo está o problema... Meus olhos não estão calibrados ou é sutil demais?

Jsilva4
02-04-2008, 13:15
Como a configuração tem a ver com o desentrelaçamento, a diferença pode variar conforme estiver configurado o desentrelaçamento do seu software player.

A diferença se acentua mais nos a artefatos do desentrelaçamento e também onde há linhas geométricas, dando um efeito anti-aliasing.

No meu caso aqui a diferença é bem perceptível.
Os carros aparecem com dentes e bem borrados, e com flicker (comb effect), com essa configurção melhora muito. Mas não fica perfeito porque esse trecho video específico é bem problemático. Tem a ver com compressão temporal do HDV.

Jsilva4
03-04-2008, 21:09
Editei a mensagem anterior em que falava sobre o Reduce interlace flicking. Essa configuração (reduce interlace flicking) aparentemente produz desentrelaçamento, fiz uns testes aqui, e apesar de melhorar no monitor, aparentemente gera uma imagem 30p. Não recomendo. Retiro o que disse, dei mancada. o DVD com reduce interlace flicking tem a mesma aparência de desentrelaçamento de 60i para 30P. Não recomendo para DVD, é preferível ficar com o flicker do que perder metade da resolução temporal.

Capixaba_ES
04-04-2008, 10:32
Então, no monitor há a diferença ou foi efeito placebo?

Jsilva4
04-04-2008, 11:32
No monitor, aqui para mim tem uma melhora clara, mas isso é porque houve desentrelaçamento para 30p. Também depende muito de como está configurado o deinterlace do software player, porque o video destinado para DVD será sempre 60i lower field first, mesmo que tenha sido desentrelaçado para 30p, como é o caso.

Mas na TV, o DVD gerado assim piora, fica 30p, com muito efeito estroboscópico. Video 60i desentrelaçado para 30p é bom para PC, mas não para TV. Para TV o melhor é 60i ou 60p.

Você tem certeza de que esse trecho dos carros sobre o viaduto não foi manipulado no vegas e não acabou sendo desentrelaçado? Ele está do jeito que saiu da câmera? será que na hora que você cortou esse pedaço não estava checado progressive nas qualidades do projeto? Será que você não deu um zoom digital nele? Esse trecho é muito estranho, tem algo de errado. Por mais que se manipule, não se consegue o movimento fluido dos carros, que é típico de video 60i.

Capixaba_ES
06-04-2008, 23:26
JSilva4

Me valendo da idéia principal do tópico (Edição para iniciantes) vou fazer uma pergunta que estou até com vergonha de fazê-la, de tão idiota que parece ser:

Qual é o efeito na aba "Video FX" no Vegas Pro 8 que utiliza-se para reduzir o ruído por falta de iluminação??

Agradeço

Jsilva4
07-04-2008, 13:47
O dinamic noise reduction não vem com o vegas. É um plugin gratuito disponibilizado pelo Mike Crash.
Quando você o instala ele é adicionado nos filtros disponíveis.

Baixe aqui, é gratis. Recomendo todos os filtros dele, principalmente Noise reduction, Auto levels, smart smother, etc. escolha a primeira opção, que instala todos eles. Todos eles são baseados em filtros já existentes para o virtualdub.

http://www.mikecrash.com/modules.php?name=Downloads&d_op=viewdownload&cid=13

o Auto levels ajusta automaticamente a imagem (clareia o máximo possível, sem estourar os claros)

O Smart deinterlace permite desentrelaçamento com base no movimento (só desentrelaça as partes que tem movimento), o Vegas só tem a opção fundir os camplos (blend) e interpolar.

O smart smoother aplica um filtro espacial para filtrar ruido. Cuidado com esse, se exagerar, fica todo mundo com cara plastificada, sem textura.

O dinamic noise aplica filtro temporal para filtrar ruido. Esse se exagerar provoca arraste da imagem.

Há diversos outros plugins gratuitos disponibilizados pela internet por outras pessoas. Vou fazer uma pesquisa mais detalhada e depois colocar o link dos melhores aqui.

Capixaba_ES
07-04-2008, 16:10
Como sempre, muito obrigado!! :legal:

Você tem certeza de que esse trecho dos carros sobre o viaduto não foi manipulado no vegas e não acabou sendo desentrelaçado? Ele está do jeito que saiu da câmera?

Eu somente separei o pedaço da ponte. Vou capturar novamente só o trecho correspondente e se você ainda estiver com paciência pode continuar tentando :D.

Abraços

Capixaba_ES
16-04-2008, 18:16
JSilva4

Como eu faço aqueles créditos que vão subindo na tela no fim do filme? O Vegas faz?

Abraços

Jsilva4
16-04-2008, 22:35
Sim.
Insert,
Generated Media,
Sony Credit Roll.

Capixaba_ES
05-05-2008, 23:29
JSilva4

O Vegas Pro não aceita arquivo VOB???

Abraços

BOBFAR
07-05-2008, 23:54
CAROS AMIGOS INICIANTES EM EDIÇÃO DE VÍDEO. EU TAMBÉM SOU INICIANTE,PORÉM JÁ ME DEDICO HA ALGUM TEMPO E COM MEUJ APRENDIZADO TALVEZ POSSA FACILITAR ALGUMA COISA A VOCÊS. É O SEGUINTE:EXISTEM NO MERCADO VÁRIOS PROGRAMAS DE EDIÇÃO DE VIDEO, DOS MAIS SIMPLES AO MAIS SOFISTICADO. ENTRETANTO, SÓ POSSO FALAR DA MINHA EXPERIÊNCIA COM O PROGRAMA QUE UTILIZO HÁ VÁRIOS ANOS E QUE TENHO INTIMIDADE. PORÉM ANTES GOSTARIA DE ESCLARECER O SEGUINTE. EXISTEM REGRAS BÁSICAS PARA SE TRABALHAR COM EDIÇÃO DE VÍDEO, SEM O QUE OS PROGRAMAS NÃO FUNCIONAM ADEQUADAMENTE. ISTO É SÉRIO MESMO. POR EXEMPLO: A MÁQUINA TEM QUE ESTAR AFINADINHA, MUITO LIMPA COM OS HDS DESCOMPACTADOS. A CONFIGURAÇÃO DA MÁQUINA TEM QUE SER ADEQUADA, UM BOM PROCESSADOR (CORAL 2 DUO POR EXEMPLO), BOA PLACA DE VIDEO E DEMAIS COMPONENTES. UM FATOR MUITO IMPORTANTE É TER UM HD DEDICADO SÓ PARA CAPTURA, POIS SE ASSIM NÃO FOR, FÀCILMENTE OCORRERÃO OS TRAVAMENTOS E OUTROS INCONVENIENTES. PROSSEGUINDO, O PROGRAMA QUE UTILIZO HÁ MUITOS ANOS É O PYNNACLE QUE UM COLEGA MENCIONOU. EXISTEM VÁRIAS VERSÕES, SENDO A ÚLTIMA O STUDIO 11 DÁ SUPORTE PARA ALTGA DEVINIÇÃO. PARA HDDVD ORIGINALMENTE E PARA HVCHD VIA ATUALIZAÇÃO NO SITE DA EMPRESA. PARA QUEM AINDA NÃO SABE AVCHD VIRIA A SER O BLU-RAY NA VERSÃO MPEG4. EU JÁ UTILIZEI ESSAS HIPÓSESES E FUNCIONA MUITO BEM. E TEM MAIS, ESTOU UTILIZANDO MIDIA NORMAL E GRAVANDO NO MEU GRAVADOR INERNO SONY (OU OUTRO QUALQUER) MEUS PROGRAMAS E FILMES EM ALTA DEFINIÇÃO. SÓ TEM UM PEQUENO PROBLEMA COMO AS MIDIAS 4.7 E DUAL LAYER 8,5 POSSUEM CAPACIDADE INFERIORES À BD O TEMPO FICA REDUZIDO, PORÉM É POSSÍVEL QUEIMAR AVCHD EM 4.7GB 35 MINUTOS NA QUALIDDE 100%, NA MIDIA DUAL LAYER, GRAVO 64 MINUTOS NA QULIDADE 100%. O TEMPO PODER SER EXPANDIDONA MEDIDA EM QUE REDUZO A QUALIDADE.QUANTO AO PADRÃO HDDVD EM MIDIA 4.7 GB QUEIMO CERCA DE 24 MINE DUAL LAYER 44 MINUTOS. TUDO NA MELHOR QUALIDADE. ENTRETANTO QUERENDO REDUZIR UM POUCO AQUALIDADE (A PEDA É IMPERCEPTÍVEL) PODEMOS ALONGAR O TEMPO DA MIDIA. VEJAM BEM, EU TERIA MUITO A FALAR A RESPEITO, PORÉM NÃO QUEROME ALONGAR E DAR CHANCE PARA QUE COLEGAS QUE SABEM MAIS DO QUE EU TAMBÉM CONTRIBUAM. ESPERO TER SIDO UTIL. BOBFAR-RJ

Jsilva4
08-05-2008, 12:56
Concordo com o colega. o AVCHD é uma excelente opção de baixo custo para filmes de curta duração e funciona muito bem. Usando 15mb/s cabem 35 minutos num single layer e 70 minutos num dual layer.

O Vegas aceita VOB normalmente. Mas quando for abrir tem que colocar a opção "open all files", se não ele não mostra como media disponível na pasta para ser importada.

granduke
03-06-2008, 12:18
Caros amigos, utilizo o Pinnacle Studio 10 para fazer minha edições caseiras , tanto da minha camera sony minidv, quando capturadas do VHS, no entando começei a perceber que meu trabalho final depois de pronto o dvd o vídeo ficava com algum problema de frame, ou seja, a imagem não esta rodando perfeira como o arquivo original que coloquei no HD vindo da minidv, já tentei de tudo sem sucesso, a imagem incomoda bastante e chega causar fadiga visual, pra muitos impercepitível mas vejo claramente que o vídeo não esta rodando "liso".

Alguém poderia me ajudar nesse problema, será problema do studio 10, ou da minha máquina (Pentium D, 1GB ram, placa video ATI X1900 256mb)?

Desde já sou grato.

Marcelo

Gorducho
03-06-2008, 14:25
O Sony Vegas 8.0 não aceita os vídeos avchd da Panasonic SX5 que uso tenho.
Será que a Sony tá barrando os vídeos feitos nas Pana??

Tô tentando ver se a versão 8.0d aceita, pq a 8.0c nem reconhece. Mas o duro é achar um serial pra 8.0d

Abraços

COUTOPINTURAS
01-07-2008, 12:16
GIOVANA

TAMBÉM TIVE O PROBLEMA QUE VC MENCIONA, RESOLVI ASSIM: CAPTURO 01 HORA POR VEZ, SE FOR MAIS DE 01 HORA DIVIDO, EDITO, SALVO REINICIO O MICRO E SÓ AI FINALIZO, O PROBLEMA PAROU.
MEU PC CORE 2 DUO 3 GB, DEPOIS DESTES BAIXOS E ALTOS TUDO VOLTOU AO NORMAL, RARO DAR PAU.

ALEXANDRE

Olá... sou nova por aqui, faço edição de vídeos de festas e retrospectivas, porém a cada projeto criado no Pinnacle Studio 11, perco umas 10 mídias para conseguir chegar a um filme + ou -. O problema é o seguinte: gravo em dvd e quando coloco para rodar, o som aparece com falhas a cada transição no vídeo. Será que pode ser esse probelma da máquina não aguentar???
OBS: Tenho Corel 2 Duo 2.2 Ghz 2MB cache, placa mãe off-board Asus/Intel, 2GB memória, HD Sata 250Gb, Gforce 8900GS DirectX 10 e Placa de captura Pinnacle Movie Board 500 Studio 11 PCI

COUTOPINTURAS
01-07-2008, 13:12
MARCELO

TIVE TAMBÉM O MESMO PROBLEMA NA PINNACLE 10, RESOLVI QUANDO NA FINALIZAÇÃO NA SEÇÃO GRAVAR DEPOIS, SALVO NO HD ( NÃO USO PINNACLE PARA GRAVAR ) GRAVO NO NERO, 6 - 7 OU 8 NUNCA MAIS TIVE O PROBLEMA OU MELHOR O PROBLEMA FUTURO FOPI RELACIONADO A MÍDIA E NÃO AO PROGRAMA DE GRAVAÇÃO.

ALEXANDRE

Caros amigos, utilizo o Pinnacle Studio 10 para fazer minha edições caseiras , tanto da minha camera sony minidv, quando capturadas do VHS, no entando começei a perceber que meu trabalho final depois de pronto o dvd o vídeo ficava com algum problema de frame, ou seja, a imagem não esta rodando perfeira como o arquivo original que coloquei no HD vindo da minidv, já tentei de tudo sem sucesso, a imagem incomoda bastante e chega causar fadiga visual, pra muitos impercepitível mas vejo claramente que o vídeo não esta rodando "liso".

Alguém poderia me ajudar nesse problema, será problema do studio 10, ou da minha máquina (Pentium D, 1GB ram, placa video ATI X1900 256mb)?

Desde já sou grato.

Marcelo

COUTOPINTURAS
01-07-2008, 13:21
MILTON

INICIEI NA PINACLE 10, ESTA SIM TRAVA, A 11 MELHOROU BASTANTE, SÓ TEM UM PROBLEMA QUE NÃO CONSIGO RESOLVER. O ÁUDIO ATRASA EM RELAÇÃO AO VÍDEO APÓS 1 HORA DE CAPTAÇÃO.
MAS É SÓ CAPTAR DE HORA EM HORA, NO MAIS ESTÁ OTIMA.
SÓ NO CASO DE IMAGEM AVCHD, NÃO TEM OPÇÃO PARA MÍDIA ALÉM DE 8.5GB, SE PRECISAR DE 100% DE QUALIDADE TERÁ DE SER EM MÍDIAS SEPARADAS.

ALEXANDRE

Já testei um monte de softwares de edição de vídeo. Mas o que eu acho mais fácil e mais legal é o Pinnacle Studio. O único problema é que precisa de uma máquina poderosa se quiser renderizar vídeos em alta definição. Outro problema é que ele trava muito.

Milton

COUTOPINTURAS
01-07-2008, 13:37
ROBERTOY

HF SIGNIFICA QUAL RESOLUÇÃO?

Alta HQ 1920x1080i 35Mbps 24q
Média HQ 1920x720i 35Mbps 24q
Alta SP 1440x1080i 25Mbps 24p

O TÓPICO É EDIÇÃO, MAS PODE ME AUXILIAR COMO GRAVAR NA AG HMC70 NOS PAÂMETROS ACIMA, OU ONDE ENCONTRÁ-LOS OU ELES SÃO OS MESMOS
HF - HN - HE QUE EXISTE NO REC MODE DA FILMADORA?

ALEXANDRE

Modos de gravação com diferentes bitrates:

HG(1920 x 1080) 13Mbps (CBR)
HN(1440 x 1080) 9Mbps (VBR)
HE(1440 x 1080) 6Mbps (VBR)

http://panasonic.net/pavc/camcorder/hd/global/products/hdc-sx5/specifications.html

Nas HDC-SD9 e HDC-HS9 desse ano adicionalmente:

HA : 17Mbps (VBR)
http://panasonic.net/pavc/camcorder/hd/global/products/hdc-sd9/specifications.html

Roberto

araripe.rodrigo
27-07-2008, 11:01
Estou tendo um problema no Pinnacle Studio 11.
Após instalar e iniciar o sistema, acusa a seguinte mensagem: "Pinnacle Studio Plus detectou um adaptador de vídeo que não foi qualificado pela Pinnacle Systems". Meu adaptador de vídeo é uma VIA Chrome9 HC IGP e o Fabricante é S3 Graphics Co.,Ltd. Nessa mesma mensagem me solicita que eu faça uma verificação no servidor de 3D, eu faço e ele passa nas três primeiras verificações e só não passa na opção HD PLayback (mensagem not real time).
O problema de tudo isso é que quando eu abro o Pinnacle Studio ele não me deixa ver o que estou fazendo naquela tela no canto direito superior, tipo de uma prévia de como está ficando o meu projeto. Vale lembrar que eu habilitei a opção (Configuração>Preferência de Video e Audio) "Ativar pré-visualização de resolução total"
Eu instalei o Pinnacle Studio 11 no computador do meu serviço e funcionou tudo corretamente, só no meu notebook particular que está ocorrendo tal problema.
Será que alguém poderia me ajudar nesta questão ? Desde já agradeço a atenção de todos !

Capixaba_ES
02-09-2008, 21:45
JSilva4 e amigos

Tive que reinstalar meu Sony Vegas Pro 8. Ele foi obtido por meios alternativos, se é que vcs me entendem... e funcionava muito bem, fazendo edições e renderizações perfeitamente.

Bom, acontece que qdo reinstalei nao aparece mais o codec MAINCONCEPT para renderizar. E agora??

Há algum lugar no qual posso baixa-lo?? Algum link??

Do jeito que ele está nao aceita nem os arquivos m2t na timeline para editar e sumiu os templates para DVD.

URGENTE!!! Abraços.

clapinto
07-09-2008, 02:02
Antes de mais nada, quero parabenizar o Capixaba pela iniciativa de abrir esse topico.

Tem uns 4 anos que eu venho fazendo edicao de videos SD com o Premiere Pro. Agora, estou pensando em montar uma maquina que me permita editar em alta definicao, pois pretendo comprar uma HC9 em breve. E sou completamente leigo em edição para videos em HD. Portanto, certamente serei um membro assiduo desse topico!

Vou aproveitar para expor algumas duvidas basicas que tenho sobre o assunto.

1. Sabemos que um DVD-R tem uma estimativa de durabilidade em torno de uns 5 anos. Dai a importancia de guardar back-up em fitas MiniDV ou em hard-disk dos DVDs gravados. Pergunto: O Blue-Ray gravavel tem estimativa de durabilidade maior? E o preço da midia está mesmo abaixo de 20 reais?

2. Como estou acostumado ao Prmeiere Pro (uso a versão 1.5), pretendo permanecer com o Premiere ao editar em HD. Alguem saberia dizer se existe algum plug-in que me permita editar em HD com essa versão do Premiere Pro? Ou eu devo migrar para uma outra versão do Premiere Pro? Qual?

3. Alguem saberia indicar algum ou alguns links com tutoriais basicos de edicao de videos HD no Premiere pro, que me sirva de ponto de partida?

4. Estou acostumado a usar transições do Adorage, HFX e do XPLODE nas minhas edições com o Premiere. Ao migrar para HD, acredito que nenhum desses softwares auxiliares que tenho hoje me servirão mais. Pergunto: Existem versões desses softwares com efeitos de transição para videos em HD ?

5. Voces falaram em gravar AVCHD em DVD e ver o resultado numa TV. Esse conceito é novo para mim. Eu achava que num DVD só se conseguia 480p. Quer dizer que é possível gravar até 70 minutos de uma imagem com 1080 linhas num DVD, colocar esse DVD num player (imagino que esse player tenha que ser necessariamente um blue-ray ou HD_DVD, certo?) e ver o resultado numa TV FULL HD com qualidade de 1080p ? É isso mesmo? Ou entendi errado? Ou seja, eu posso editar em HD, gravar o resultado em DVD e colocar esse DVD num Blue-Ray para ver um video FULL HD? Isso seria ótimo! E esse video em AVCHD gravado em DVD vai ter a mesma qualidade de um video que tivesse sido editado e gravado diretamente num blue-ray?

6. A reprodução de videos AVHCD é feita apenas por Blue-Ray e HC-DVD ou posso gravar o arquivo num pen-drive (ou cartão de memoria) e coloca-lo numa entrada USB (ou entrada de cartão) de uma TV ou de um set-box para assistir ao video?

[]s
Claudio

Alex R.
08-09-2008, 09:07
Amigos,

preciso de uma ajuda para criar dvd a partir de vídeo 1080p VC-1. No Nero não consegui pois ele só trabalha com AVCHD. Existe algum plug in pro Nero trabalhar com VC-1??

No ps3 não reproduziu este formato VC-1.

Alguém indica algum programa p/ encodar esse vídeo formato VC-1 para AVCHD MPEG 4? O que fazer?

Jsilva4
08-09-2008, 14:03
Eu não posso te ajudar exatamente com o que você quer, mas acho que a escolha do VC-1 não é boa no seu caso, porque AVC, é muito mais comum, mais fácil e rápido para encodar, apresenta a mesma qualidade e é mais compativel com AVCHD. É mais compativel com software disponíveis, não é proprietário da Microsoft (inimiga mortal da Sony, não vai tocar nunca no PS3 a menos que esteja em um BD standard)

Nem sei ao certo se VC-1 é compatível com AVCHD, mas eu ficaria surpreso se fosse.

Afinal porque essa escolha pelo caminho mais difícil?

Ao Capixaba, eu realmente não sei o que acontece. Sei lá, talvez instalar de novo. Não faltou o registro do Mainconcept?

SERGINHO
12-09-2008, 13:17
Srs, tbém estou mexendo com edições, e tenho um problema aqui.

Segue: Gravei os jogos de volei das olimpiadas no meu HD do SKY+, como não tenho gravador de DVD, utilizei a minha filmadora mesmo (SONY DVD 203), gravei em uma resolução HQ ou seja alta qualidade, depois fui importando no SONY VEGAS 8.0, fiz as edições montando as partes e deixando o jogo completo.
O jogo da final EUAxBRA deu um total de 5.9 GB, para gravar este jogo comprei DVDs de 8.5 GB.
Montei o menu td direitinho no DVDA, ele preparou o projeto, renderizou, e na hora de gravar ee para e pede para eu selecionar uma quebra de camada entre os tempos queo proprio programa sugere.

SRS. A MINHA DUVIDA É JUSTAMENTE ESTA COMO DEVO SEPARAR ESTAS CAMADAS, PARA EU PODER GRAVAR EM UM DVD DE 8.5 GB.

Só para ilustrar, qdo eu montei o menu com outros dois jogos BRA x SERVIA e BRA x RUSSIA, gravei o DVD normalmente cada jogo deste dava uma media de 3.5 GB totalizando mais ou menos 7.6 GB, e gravei normalmente.

O MEU PROBLEMA ESTA NESTE JOGO AE QUE TEM 5.9 E ESTA COMPLETO, MAS PEDE ESTA BENDITA """" SELECT LAYER BREAK """".

Alguém poderia me orientar?

Obrigado

SERGINHO
14-09-2008, 00:36
Alguém poderia me esclarecer esta duvida????

Obrigado

fjmr
15-09-2008, 17:58
Não conheço este programa mas penso que é sómente clicar em cima de qualquer tempo sugerido pelo programa.
Se tiver mais de um deve ter uma classificação qual o mehor ou mais seguro sugerido como no IMGBURN!!!

:legal::legal::legal::lol::lol::lol::bD:bD:bD:riso ::riso::riso:

bethoscabeleireiros
01-10-2008, 19:43
boa noite precisocomprar power director 7 urgente, mais não sei como fazer e se tem algum distribuidor aquiem são paulo capital, se vc souber por favor me add e-mail bethoscabeleireiros@hotmail.com muitoobrigado estou no aguardo valeuuuuuuuuuuuuuuuuuu

||| Rafainthebox |||
19-10-2008, 04:53
Olá pessoal sou novo no Fórum e em edição de vídeos.
Estou com um problemão e não sei como resolver.

Tenho uma filmadora que grava direto em mini-dvd's na extensão .vob.
Qdo tenho captar esse vídeo algo acontece e o arquivo chega inteiro corrompido.
Já utilizei diversos programas pra tentar fazer a edição desses vídeo, estou tentando agora com o Vegas, mas dá o mesmo problema. O programa chega a importar o vídeo, mas o mesmo chega inteirinho corrompido (normalmente com apenas 5 ou 6 segundos e tudo cortado).

Não faço a mínima idéia do que acontece, se alguém já teve o mesmo problema ou sabe como resolver , me ajudem.

Muito obrigado.

Jsilva4
19-10-2008, 14:38
O DVD está corrompido. A única solução fácil é fazer uma cópia analógica. Ligar a câmera exibindo o video e capturar através do cabo ligado em um DVD recorder ou uma placa de captura.

Isso se a câmara conseguir exibir o DVD.

A forma difícil seria através de um software de recuperação de dados. Todas as vezes que eu tentei isso, com inúmeros softwares e inúmeros DVD corrompidos, eu fracassei, portanto se eu fosse você nem perderia o tempo com essa tentativa.

Ligue a câmera no gravador de DVD com um cabo (componente, ou composto, ou S-video) e aperte o REC no gravador. É a sua única esperança. Vai haver uma pequena degradação por causa da conversão digital - analógico - digital, e a recompressão, mas é melhor do que nada.

Quando o DVD está corrompido, é quase impossível fazer uma cópia digital, mas quase sempre é possível fazer uma cópia analógica do modo como eu descrevi.
Boa sorte.

||| Rafainthebox |||
19-10-2008, 20:14
Olá Jsilva4,

Cara, o pior é que os DVD's não estão corrompidos, consigo assistí-los normalmente em meus aparelhos de DVD.

O problema é que não consigo capturá-los da midia. Deve ocorrer algum tipo de problema durante o processo, até pensei que fosse algum problema com copyright da minha camera, pra evitar cópias.
Será que preciso de algum outro programa (fora o Vegas) pra fazer a captação dos arquivos .vob????

Não sei mais o que fazer, rssss, Mas de qualquer forma, muito obrigado.

Rafa

Jsilva4
20-10-2008, 20:55
Você consegue fazer um copiar/colar nos arquivos VOB do DVD para Hd do computador?

Se consegue, o DVD não está corrompido, mas se dá erro durante a cópia, o DVD está corrompido.

É comum que um DVD corrompido seja exibido perfeitamente em um player, mas já não seja possível fazer uma cópia digital dele, porque o player tem uma tolerância a erros o que não acontece quando se quer uma cópia digital (bit a bit). Isso já aconteceu diversas vezes comigo. Justamente por isso que eu te recomendei a cópia analógica.

Faça o teste copia/cola (de TODOS os VOBS , mais os IFO, mais os BUP), toda a pasta VIDEO_TS. Se em algum momento der erro está corrompido, apesar de o player tocar perfeitamente. Geralmente só um dos VOBS está corrompido, mas isso é suficiente para impedir a cópia Bit a bit. Mas você pode copiar os demais, que não estão corrompidos. Nesse caso, a cópia analógica é a sua única salvação. Faça logo, porque em breve nem o player vai tocar mais.

||| Rafainthebox |||
21-10-2008, 12:25
Bom dia Jsilva4,

Cara, consegui importar o arquivo inteiro... Resolvi seguir seu conselho e ao invés de importar somente os .VOB's, resolvi importar tudo e o arquivo que abriu inteiro foram os de extensão .IFO, não faço a mínima idéia do pq, rssss.

Vou começar a editar agora, vamos ver se dará certo.

De qualquer forma, muito obrigado mesmo.
Abs

Rafa

N.Kid
19-12-2008, 11:26
Caros amigos,
Estou fazendo captura de VHS para DVD de minhas fitas caseiras. Como tratava-se somente de capturas simples sem nenhum cunho profissional, optei pelo dispositivo de captura da PINNACLE, no caso, a placa de captura (http://www.mercadolivre.com.br/jm/pms?site=347515&word=Placa+de+Captura&id=2021&as_opt=http://www.mercadolivre.com.br/jm/search?as_categ_id=1659$$as_display_type=G$$as_fil tro_id=PRECIO_FIJO$$as_order_id=MAS_OFERTADOS$$as_ price_min=25) DAZZLE modelo DVC 100 USB. O programa é o Studio 10.5 É claro que, alguns recursos dela só podem comprados. Mas tudo bem. Nada profissional.
Os vídeos capturados ficam com uma qualidade razoável, pois são capturados em MPEG e procuro limpar as fitas VHS antes da conversão, retirando possíveis mofos.
Notei que o filme (já devidamente convertido) gravado em DVD, quando exibido em uma TV de CRT, fica com a qualidade razoável acima mencionada; porém notei que, este mesmo filme quando exibido em TV de LCD, não fica tão nítido quanto numa TV de CRT (de tubo, comum). Talvez deva ser por causa das chamadas linhas de definição (acho que é esse o termo) da TV de LCD.
Sendo assim, se este mesmo DVD fosse exibido em uma TV de PLASMA, acho que a imagem ficaria menos nítida do que a exibida na TV de LCD.
Ou seja, posteriormente quando não mais existrem TV's de CRT (de tubo comum) esses DVD's deverão ficar com a imagem ruim, dispersa, devido (acho) às altas definições das futuras TV'S e, talvez, não mais poderão ser assistidos.

Meu questionamento é:
Existe um programa que filtre ou deixe mais nítido (mesmo que tenha de reedita-lo) um DVD com imagens capturadas de VHS para DVD que fiquem com uma resolução melhor??
Ou terei de adquir uma placa que capture com definição melhor para que a captura saia mais nítida??
Desde já agradeço.
Um abraço.:legal:
FRANCISCO

Configuração de meu computador:
Pentium 4 3.0 Gb - HD de 80 Gb
Memória de 1,5 Gb - Placa de captura FX 5200 128Mb Chipset NVidia

Moritz
13-01-2009, 09:37
Olá a todos.

Já com a grande experiencia de voces, qual programa recomendariam para passar de minidv para DVD tentando manter a qualidade o máximo possivel?

Só isso. :legal:

Moritz

lcbrum
22-01-2009, 10:25
Nele você poderá cortar, colocar efeitos, etc.

Eu faço desta forma. Depois gravo novamente um AVI.

De fácil uso, sugiro o MYDVD 6 para gerar o DVD.

Outras opções são: Pinnacle Studio 11 ou 12, Adobe Premiere.
A suite nero também é legal. Sugiro a 9.
Eu usava a dobradinha Sony Vegas 8 + MyDVD até o ano passado com a Sony HC-32. Agora comprei uma nova fimladora SR-11. Ainda estou montando minha fórmula. Por enquanto, Sony Vegas Movie Platinum 9.0a para editar. Estou na fase de testes.

mbroliver
13-02-2009, 10:05
Olá pessoal, ja trabalho com edição de video, mais meu pc é P IV 2,66, 1,5 gb, ja tenho 3 anos, e pretendo vende-lo para montar um atual, alguém pode sugerir uma configuração boa, para trabalhar com studio 11. obrigado

Capixaba_ES
13-02-2009, 11:29
Olá pessoal, ja trabalho com edição de video, mais meu pc é P IV 2,66, 1,5 gb, ja tenho 3 anos, e pretendo vende-lo para montar um atual, alguém pode sugerir uma configuração boa, para trabalhar com studio 11. obrigado

Olá

Bom, segundo o Submarino seria só:

Windows XP com SP2 ou Windows Vista? (recomenda-se Windows Vista de 32-bit)
Intel Pentium ou AMD Athlon de 1.4 GHz ou superior (recomenda-se 2.4 GHz ou superior)
Intel Pentium HT ou AMD Athlon 2.4 GHz ou 1.6 GHz Dual Core requerido para o Windows Vista
Intel Core 2 Duo 2.4 GHz ou superior requerido para edição AVCHD- 512 MB RAM (recomenda-se 1 GB; recomenda-se 1 GB para HD)
1 GB requerido para HD e/ou Windows Vista (recomenda-se 2 GB)
1.5 GB requerido para AVCHD (2 GB requeridos para Windows Vista)
Placa de vídeo com 64 MB compatível com DirectX 9 ou superior
128 MB requeridos para Windows Vista (recomenda-se ATI Radeon 9600+ com 256 MB ou NVIDIA GeForce? 6 ou superior)
256 MB requeridos para edição em HD e AVCHD (recomenda-se ATI Radeon 9600+ de 256 MB ou NVIDIA GeForce? 6 ou superior)
Placa de áudio compatível com DirectX 9 ou superior
Mas eu recomendo exagerar "um pouco" nesta configuração. Editar em alta definição requer máquina e muito espaço em HD, se for o seu caso.

Eu brinco com o Sony Vegas 8.0, já experimentou?? É excelente.

Abraços

SERGINHO
13-02-2009, 22:09
Srs,

Gostaria que alguém responde-se as duvidas do N.Kid, pois a duvida ele é a minha tbém.
Pensando na placa de captura, hoje no mercado qual seria a melhor em termos de resolução (VHS para DVD)?

Obrigado

oceanodrs
29-04-2009, 10:35
Olá amigos, procurei muito e acho que achei onde tirar minhas duvidas, sendo eu leigo e iniciente no assunto.

Bom, tenho alguns filmes antigos gravados em VHS e capturados para arquivos AVI.
Pois bem, em alguns, as imagens estão de baixa qualidade, com muito granulado e em alguns, existem minusculas linhas horizontais, principalmente nas cenas de maior movimentos, aparecendo mais quando assisto no DVD Player.

Exemplo:

http://img140.imageshack.us/img140/4250/interlacedo.jpg
http://img142.imageshack.us/img142/5180/imagemefx.jpg

Sei que o VirtualDub possui alguns filtros que minimizam estes defeitos e melhoram a qualidade dos filmes, mas o problema é que não sei quais filtros devo usar.

Será que alguém saberia como me ajudar? Ficaria muito grato.

Jsilva4
29-04-2009, 14:01
Colega, eu vi esses dois quadros e francamente não vi nada que justificasse a aplicação de um filtro.

Os filtros Smart Smoother e Dynamic Noise Reduction são tipicamente usados para eliminar ruídos, mas a julgar pelos quadros que você postou, eu não utilizaria.

Agora quanto às pequenas linhas horizontais, isso aí é normal. isso se chama comb effect (efeito pente) e é consequência de você estar vendo um quadro isolado de um video entrelaçado em um display progressivo.

Esse efeito não aparece na TV, mesmo que ela seja progressiva, porque a TV se encarrega de fazer o desentrelaçamento. Só aparece no PC, conforme o modo de desentrelaçamento que está configurado o seu player.

Você pode até desentrelaçar o video, mas não recomendo que faça isso. O video vai ficar com uma fluência meio estroboscópica.

Mas se quiser mesmo desentrelaçar, use o filtro smart deinterlacer, mas repito não recomendo desentrelaçar, deixe que a sua TV faça isso. Se você desentrelaçar, quando for gerar um DVD, o video será reentrelaçado de novo, mas aí você já perdeu metade da fluidez do video.

oceanodrs
29-04-2009, 14:20
Colega, eu vi esses dois quadros e francamente não vi nada que justificasse a aplicação de um filtro.

Os filtros Smart Smoother e Dynamic Noise Reduction são tipicamente usados para eliminar ruídos, mas a julgar pelos quadros que você postou, eu não utilizaria.

Agora quanto às pequenas linhas horizontais, isso aí é normal. isso se chama comb effect (efeito pente) e é consequência de você estar vendo um quadro isolado de um video entrelaçado em um display progressivo.

Esse efeito não aparece na TV, mesmo que ela seja progressiva, porque a TV se encarrega de fazer o desentrelaçamento. Só aparece no PC, conforme o modo de desentrelaçamento que está configurado o seu player.

Você pode até desentrelaçar o video, mas não recomendo que faça isso. O video vai ficar com uma fluência meio estroboscópica.

Mas se quiser mesmo desentrelaçar, use o filtro smart deinterlacer, mas repito não recomendo desentrelaçar, deixe que a sua TV faça isso. Se você desentrelaçar, quando for gerar um DVD, o video será reentrelaçado de novo, mas aí você já perdeu metade da fluidez do video.

Ok amigo, obrigado pela atenção. mas tenho algumas questões:

- O que os filtros Smart Smoother e Dynamic Noise Reduction fazem? Pq vc não recomenda usa-los?
- Quanto ao efeito pente, eu gravei o arquivo AVI (divx e mp3) e rodei no DVD player e apareceu sim, até bem mais pronunciado do que na imagem postada. Em cenas com mais movimentos é bem forte. Não há como reduzir isso?

Valeu mesmo

paulo magoo
29-04-2009, 17:07
bom,sou completamente leigo em video,meu negocio é fotografia, e por isso venho até vcs pedir uma ajuda,mesmo depois de ler todo o tópico,ainda não a sanei.
quero simplismente copiar um video da minha camera panasonic hdd HDC-HS9 full ha para em dvd comum,eu captei o video atravéz do programaque veio com ela,mas o arquivo é m2ts, e gostaria de gravar em dvd,deu 7.5GB de espaço.
gostaria de umas dicas e qual programa usar,tenho o sony vegas e o nero,mas o nero não consegui,acho que pq é alternativo

espero a compreensão dos colegas,se precisarem de ajuda com fotografia,estou a disposição :bD

abs

magoo

Jsilva4
29-04-2009, 21:10
Ok amigo, obrigado pela atenção. mas tenho algumas questões:

- O que os filtros Smart Smoother e Dynamic Noise Reduction fazem? Pq vc não recomenda usa-los?
- Quanto ao efeito pente, eu gravei o arquivo AVI (divx e mp3) e rodei no DVD player e apareceu sim, até bem mais pronunciado do que na imagem postada. Em cenas com mais movimentos é bem forte. Não há como reduzir isso?

Valeu mesmo

Se desentrelaçar corretamente, o comb effect vai sumir.

Esses outros dois filtros que eu citei são para eliminar ruidos na imagem. Faça um teste. Pode ser que melhore o video.

---------- Mensagem adicionada às 21:10 ---------- Mensagem anterior foi às 20:58 ----------

bom,sou completamente leigo em video,meu negocio é fotografia, e por isso venho até vcs pedir uma ajuda,mesmo depois de ler todo o tópico,ainda não a sanei.
quero simplismente copiar um video da minha camera panasonic hdd HDC-HS9 full ha para em dvd comum,eu captei o video atravéz do programaque veio com ela,mas o arquivo é m2ts, e gostaria de gravar em dvd,deu 7.5GB de espaço.
gostaria de umas dicas e qual programa usar,tenho o sony vegas e o nero,mas o nero não consegui,acho que pq é alternativo

espero a compreensão dos colegas,se precisarem de ajuda com fotografia,estou a disposição :bD

abs

magoo

Paulo, eu fiz um teste aqui com um programa chamado convertx2dvd.

Com ele é só apontar onde está o .m2ts e colocar um dvd virgem no gravador. Muito simples.

No link abaixo diz que tem uma versão antiga (0.5.2) que é totamente free. Porém o teste que fiz é com a versão mais nova que não é free. Talvez a versão antiga free funcione para isso. Experimente. A versão nova certamente funciona. No final você terá um DVD standard (720x480), que não é alta resolução. Essa é a maior resolução que você poderá tocar em um DVD player comum. Mas caberá até duas horas de video em um DVD comum de 4.7 Gb. Mas se você quiser manter a alta resolução aí você vai precisar de um Bluray player e de outro software para criar o disco.

http://www.videohelp.com/tools/ConvertXtoDVD

oceanodrs
29-04-2009, 23:53

Esses outros dois filtros que eu citei são para eliminar ruidos na imagem. Faça um teste. Pode ser que melhore o video.

- E o que é desentrelaçar corretamente? Como faço do melhor jeito?
- Aqui eu não tenho esses 2 filtros... onde posso baixar e como instalar?

Desculpa, mas é meu primeiro contato com o VirtualDub.

Obrigado mais uma vez.

paulo magoo
02-05-2009, 15:19

---------- Mensagem adicionada às 21:10 ---------- Mensagem anterior foi às 20:58 ----------

Paulo, eu fiz um teste aqui com um programa chamado convertx2dvd.

Com ele é só apontar onde está o .m2ts e colocar um dvd virgem no gravador. Muito simples.

No link abaixo diz que tem uma versão antiga (0.5.2) que é totamente free. Porém o teste que fiz é com a versão mais nova que não é free. Talvez a versão antiga free funcione para isso. Experimente. A versão nova certamente funciona. No final você terá um DVD standard (720x480), que não é alta resolução. Essa é a maior resolução que você poderá tocar em um DVD player comum. Mas caberá até duas horas de video em um DVD comum de 4.7 Gb. Mas se você quiser manter a alta resolução aí você vai precisar de um Bluray player e de outro software para criar o disco.

http://www.videohelp.com/tools/ConvertXtoDVD

Obrigado pela ajuda, vou tentar por este, eu tentei um que achei na net, ANYCONVERT,mas demora uma decada,já que meu pc é mt fraco,preciso de um up legal.
gravei o video original full hd em meu blue ray de mesa e ficou ótimo. vou entregar ele para a pessoa que me contratou para as fotos e falar para ela procurar alguma empresa que faça uma conversão de Blue Ray para dvd comum,pois não sei se vou conseguir com esta maquina.

A propósito,gostei dos assuntos discutidos por aqui e como vou trocar de máquina,gostaria de que vc com sua experiencia,me indicasse uma configuração para mim capturar todo meu arquivo de videos amadores, tenho vitas em VHS-C , 8mm Sony,Mini-DV e agora a camera HDD da panasonic, qual pc eu devo montar,com que placa para transferir tudo isso para ele e editar???

Desculpe o monte de perguntas,mas como sou leigo,preciso falar com as pessas certas :tu:

abs

magoo

Jsilva4
05-05-2009, 14:01
Se ainda tem a filmadora mini-DV não precisa de placa nenhuma, use o pass through dela para capturar das câmeras analógicas.

Ocean, se jogar "download smart deinterlacer" no google, o primeiro resultado tem o link para baixar o smart deinterlacer.

boa sorte.

paulo magoo
07-05-2009, 18:13
Se ainda tem a filmadora mini-DV não precisa de placa nenhuma, use o pass through dela para capturar das câmeras analógicas.

Ocean, se jogar "download smart deinterlacer" no google, o primeiro resultado tem o link para baixar o smart deinterlacer.

boa sorte.

Consegui converter um video de .m2ts para dvd,com o vso,mas ficou sofrivel a qualidade e ainda fica com uma legenda para adquirir o produto :bD

então, eu pluguei minha mini-dv, direto no meu gravador Blue ray e copiei os filmes para ele,mas as imagens ficarm ruins,usei a velocidade LP,sera que foi isso???

Obrigado pelas ajudas :rever1:

Jsilva4
07-05-2009, 22:20
Consegui converter um video de .m2ts para dvd,com o vso,mas ficou sofrivel a qualidade e ainda fica com uma legenda para adquirir o produto :bD

então, eu pluguei minha mini-dv, direto no meu gravador Blue ray e copiei os filmes para ele,mas as imagens ficarm ruins,usei a velocidade LP,sera que foi isso???

Obrigado pelas ajudas :rever1:

Será que você não está com uma expectativa muito alta?

Pergunto isso porque um DVD (720x480) por melhor encodado que seja, sempre será decepcionante quando comparado com o original em alta definição (1080i).

Como eu te disse, só a versão 0.5.2 do VSO é gratis (sem a marca d'água) a nova não é free, se não comprar tem a marca dagua.

O que você conectou sua câmara é um Blu-ray recorder ou DVD recorder? Qual o modelo?

paulo magoo
08-05-2009, 14:24
Será que você não está com uma expectativa muito alta?

Pergunto isso porque um DVD (720x480) por melhor encodado que seja, sempre será decepcionante quando comparado com o original em alta definição (1080i).

Como eu te disse, só a versão 0.5.2 do VSO é gratis (sem a marca d'água) a nova não é free, se não comprar tem a marca dagua.

O que você conectou sua câmara é um Blu-ray recorder ou DVD recorder? Qual o modelo?

È, eu pensei que ficaria melhor,mas acho que devido ao me pc ser mt velho,a imagem ficou pipocando e serrilhada, :(

A camera mini-dv eu pluguei direto via RCA e S-Video no meu Blue RAY Panasonic, DMR-BR500, de mesa e gravei, a imagem não fiocu mt boa não,com mt ruido e não sei se é a tv Panasonic Viera 42PV80.

Já as filmagens que faça na nova Camera Full HD, eu passo primeiro pro cartão SD e depois jogo nos discos BD de 25GB, que em LP cabem 26 horas de gravação :oloko: , cada disquinho coube mais de 12 fitas Mini-DV.
Se for luz do dia,ficam perfeitas,com imagem ótima,mesmo com a Tv que citei acima que não é Full, já as internas,dentro de casa sem mt luz,ficam ruidosas.

abs e obrigado pela ajuda, estou tentando usar o Vegas para fazer o video que causou toda essas perguntas :bD mas é mt dificl, se como faz pelo vegas a copia pura e simples do video full hd para dvd e depois queimar no nero??? :tu:

Laurentinus
22-06-2009, 12:43
Bom dia. Só agora me estou iniciando nesta coisa da edição video e sou um zero total. Estou cheio de dúvidas.
Peguei um video SD em formato AVI com 800 mb. Editei-o no Vegas Platinium 9 - nada de mais - umas letras, uns cortes e uns sons em Mp3. Quando tentei fazer ( rendering ) o filme, tentei criar em formati AVI e recebi uma mensagem que o filme ocupava 13 GIGABYTES. Fiquei atónito e depois tentei criar em wmv e deu 212 MB. isto é normal acontecer? É que eu queria pegar nos meus filmes em HDV, realizados com a minha câmera nova full hd ( samsung H104 ) e estou meio baralhado se num DVD só me vão caber 10 ou 15 minutos de filme. Alguém me ajuda? Obrigado.

alvaros
22-06-2009, 13:39
Laurentinus (http://www.htforum.com/vb/member.php?u=104832) ,

Pelo que pude perceber, a sua intensão é gravar o final em DVD, certo? Pois se for isso mesmo, então temos que o arquivo padrão para gravação em DVD é MPEG2 , e você está com um filme em AVI; então de cara é melhor você fazer a Conversão para MPEG2 para depois entrar no seu Editor de Filme e tratá-lo, seja com cortes, adição de efeitos, legendas, etc. Para Conversão, eu já testei umas dezenas de programas Conversores e sinceramente o que melhor resultados obtive foi um software chamado MPEG Encoder 7.0 da Honestech. Este sim é um excelente Conversor. Agora se você quiser Converter uma filmagem que esteja em HD ( extensão m2ts ) o editor da Corel VideoStudio 12 é muito bom para esta finalidade também, além de editor de filme. Então de AVI para MPEG2 utilize o "MPEG Encoder 7.0"; de m2ts para MPEG2 utilize o "COREL VideoStudio 12". Em ambos é importante você customizar a taxa de BitRate em pelo menos 9500 mbts, pois assim o arquivo convertido ficará com uma boa/ótima qualidade no padrão mpg.
Para Edição do Filme, eu também já testei alguns e o que melhor resultados obtive (considerando qualidade, facilidade de manuseio , entendimento, etc ) foi o "Corel VideoStudio 12". Este pgm tem uma interface limpa, e ele é de fácil compreensão e de ótima qualidade ao salvar o filme editado, mas lembrando sempre de Customizar a saida, em pelo pelo menos bitrate de 9500, 720x480, Audio em DolbyDigital se disponivel ou então Stereo.

Para Authorar, ainda sou mais o "DVD Workshop 2.1" da extinta Ulead, hoje Corel. Já fiz muitos DVDs com este Trio e mais alguns auxiliares, para fazer Flash e outros.

Laurentinus
22-06-2009, 14:02
Laurentinus (http://www.htforum.com/vb/member.php?u=104832) ,

Pelo que pude perceber, a sua intensão é gravar o final em DVD, certo? Pois se for isso mesmo, então temos que o arquivo padrão para gravação em DVD é MPEG2 , e você está com um filme em AVI; então de cara é melhor você fazer a Conversão para MPEG2 para depois entrar no seu Editor de Filme e tratá-lo, seja com cortes, adição de efeitos, legendas, etc. Para Conversão, eu já testei umas dezenas de programas Conversores e sinceramente o que melhor resultados obtive foi um software chamado MPEG Encoder 7.0 da Honestech. Este sim é um excelente Conversor. Agora se você quiser Converter uma filmagem que esteja em HD ( extensão m2ts ) o editor da Corel VideoStudio 12 é muito bom para esta finalidade também, além de editor de filme. Então de AVI para MPEG2 utilize o "MPEG Encoder 7.0"; de m2ts para MPEG2 utilize o "COREL VideoStudio 12". Em ambos é importante você customizar a taxa de BitRate em pelo menos 9500 mbts, pois assim o arquivo convertido ficará com uma boa/ótima qualidade no padrão mpg.
Para Edição do Filme, eu também já testei alguns e o que melhor resultados obtive (considerando qualidade, facilidade de manuseio , entendimento, etc ) foi o "Corel VideoStudio 12". Este pgm tem uma interface limpa, e ele é de fácil compreensão e de ótima qualidade ao salvar o filme editado, mas lembrando sempre de Customizar a saida, em pelo pelo menos bitrate de 9500, 720x480, Audio em DolbyDigital se disponivel ou então Stereo.

Para Authorar, ainda sou mais o "DVD Workshop 2.1" da extinta Ulead, hoje Corel. Já fiz muitos DVDs com este Trio e mais alguns auxiliares, para fazer Flash e outros.

Bom dia:
Obrigado pela resposta.
´Para já duas dúvidas:
1 - Por que razão se imcrementa tanto o tamanho do ficheiro ( de 800 mb para 13Gb no caso do AVI e menos no caso do wmv ( 212 MB )?
2 - Qual a melhor opção para pegar meus videos full hd ( 1080i), usar meu Vegas studio platinium 9 para os editar e depois criar filmes em formato DVD para visualizar em qualquer DVD player? Como faço na hora de render o video. Quanto tempo vai caber num DVD de 4,7 Gb?
Obrigado

---------- Mensagem adicionada às 18:02 ---------- Mensagem anterior foi às 17:58 ----------

esqueci de dizer. meus filmes saiem da câmera em formato MPG4

alvaros
22-06-2009, 16:02
No Caso da OPÇÃO 1 acima, acredito que seu Conversor esteja fazendo um incremento de Bitrate na saida, muito superior a 9500 , sem no entanto acrescentar Qualidade. Então ao Salvar seu novo filme, procure a Opção Custom ( Customizada / Personalizada, etc ) e ai defina o Bitrate sugerido acima.
Quanto à opção 2, não conheço muito o Vegas e assim deixo aberta a pergunta.

Capixaba_ES
22-06-2009, 16:47
Laurentinus

Acho que o Sony Vegas é o melhor.

Veja este post neste mesmo tópico:
http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=952344&postcount=23

É um pequeno turorial para preparar DVDs com o Vegas.

Escolha o template indicado pelo JSilva4 e seja feliz. :legal:

Laurentinus
23-06-2009, 07:08
Obrigado pela dica. Vou tentar o que me indicam.
Outra questão:
Alguém tem o manual do referido programa Sony Vegas Platinium 9, em portugues ou ingles. Eu apenas tenho o quick start manual em inglês e é muito reduzido. Podem enviar por favor para o meu email: guilherme612@gmail.com
Obrigado.

Capixaba_ES
23-06-2009, 10:03
Amigo

Um colega postou em outro forum alguns links de manuais para o Vegas. Não testei. O link da mensagem é esse aí:

http://forum.vaidigital.com.br/index.php?PHPSESSID=l84f3bugsuqf14a75l11ch1di7&topic=1484.msg9577#msg9577

Outro link com manuais:

http://rapidlibrary.com/index.php?q=sony+vegas+9+manual

NÃO TESTEI, VERIFIQUE ANTES COM UM BOM ANTIVÍRUS.

Tenho o manual em inglês mas são 18mb, grande demais para passar. Vou tentar postar em um destes sites de arquivos (megaupload, rapidshare...) se conseguir te falo.

Abraços

---------- Mensagem adicionada às 10:03 ---------- Mensagem anterior foi às 10:02 ----------

Taí o link do manual do Vegas em inglês que tenho. É do 8, mas serve para o 9. Compactado caiu para 13mb. Arquivo PDF.

http://rapidshare.com/files/247729862/vegaspro80_manual.exe.html

Abraços

Laurentinus
25-06-2009, 07:23
Laurentinus

Acho que o Sony Vegas é o melhor.

Veja este post neste mesmo tópico:
http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=952344&postcount=23

É um pequeno turorial para preparar DVDs com o Vegas.

Escolha o template indicado pelo JSilva4 e seja feliz. :legal:

Bom dia:
tendo em consideração que vivo em POrtugal, não deveria usar um template do formato Europeu. Desculpem mais uma vez a ignorância, mas o NTSC não é o sistema Americano? É que eu acho que em Portugal os DVD estão no sistema PAL. Correcto?
Obrigado, por me responderem a mais esta azelhice!

flaviobr
01-07-2009, 17:02
olá ,eu tenho uma filmadora sony que grav em hd e uso no memory stick pro-8gb,e gravo em blu ray no pc -super multi blu- usando o cyber link fica otimo e passo no play 3 -com pana 1080 .é como falaram antes tem que ser todo 1080 para realmente ficar bom. meu problema é aprender a trabalhar com o matrix 14 pro. se alguem souber agradeço(a vantagem dele é que trabalha em vob direto -gravei dvd das minhas vitas vhs-c)
prbns pelo topico.

Jsilva4
01-07-2009, 19:33
Bom dia:
tendo em consideração que vivo em POrtugal, não deveria usar um template do formato Europeu. Desculpem mais uma vez a ignorância, mas o NTSC não é o sistema Americano? É que eu acho que em Portugal os DVD estão no sistema PAL. Correcto?
Obrigado, por me responderem a mais esta azelhice!

Sim, o Vegas também tem o template PAL widescreen para vocês aí da Europa.

PAL ==> Video: 25 fps; 720x576 Lower field first;
Pixel Aspect Ratio: 1,457

NTSC ==> Video: 29,970 fps; 720x480 Lower field first; YUV;
Pixel Aspect Ratio: 1,212

Mude somente o Bit rate de 6Mb/s para 8,5 mb/s e deixe o resto como está.

Se o original for de alta definição, não se esqueça de checkar na propriedade do projeto, modo de desentrelaçamento interpolate. (embora o resultado final não seja desentrelaçado).

Laurentinus
13-07-2009, 13:54
Obrigado. Usando uma expressão vossa mesma, o pessoal aqui do forum é gente boa à beça... Depois falarei sobre as minhas experiências. Até breve!

Laurentinus
21-07-2009, 11:39
Viva!
Vocês falaram sempre de renderizar para DVD com os templates DVD arquitect studio, como se eles fizessem parte do Sony Vegas platinium 9, mas quando tentei fazer, surge uma mensagem dizendo que o DVD arquitect studio não está instalado. Afinal, é preciso instalar este programa também ou ele deveria estar já incluído no Vegas?
Se necessário, como encontro este com seria ou crack? Obrigado.

Jsilva4
22-07-2009, 21:42
O vegas só gera um mpeg2 compatível com DVD. A fase seguinte é autorar o DVD. Não precisa necessariamente usar o DVD architect para autorar o DVD. Eu mesmo, geralmente uso o TMPGENC . Se você por acaso tiver instalado o NERO no seu PC, pode usar o módulo NEROVISION para autorar o DVD. Depois o passo seguinte é gravar o DVD. O DVD architect é meio complicado para usar, eu não gosto.

chicabon
23-07-2009, 20:31
Senhores, qual a melhor placa de captura de vídeo USB? Qual devo usar? Preci

SpyNet
26-07-2009, 13:04
Chicabom,

ums das melhores placas de captura em USB pode ser a Pinnacle Studio 700 ou 710 USB que vem com o Studio 11 ou 12 para edição de vídeo.
Segue abaixo o link dessas duas e uma dica de local de compra...

http://www.pinnaclesyshome.com/consumer/pt/produtos/studios/StdMovieBoxPlus_detalhes.html

http://www.pinnaclesyshome.com/consumer/pt/produtos/studios/Std_700_USB_detalhes.html

Boas Compras !! :legal:

Ruth
29-07-2009, 17:49
oi sou nova por aqui,gostaria de saber como faço para voltar para o menu a cada cena exibida,faço menus no dvdlab pro,pq divido o filme em cenas.Egostaria de ver uma cena e poder voltar,mas não acontece,uma segue a outra sem interrupção,alguem pode me ajudar? obrigada

wesler
07-08-2009, 15:05
Ola amigos, andei lendo todo o tópico e tambem gostaria de parabenizar a todos pela iniciativa. Porem, ao longo de minha leitura me restou uma dúvida: É dito muitas vezes que nao convem desintrelaçar 60i para 30p, portanto os videos deveriam ser mantidos em 60i, mas e se minha filmadora filmar direto em 30p, ou seja, eu nao vou desintrelaçar nada, a resoluçao nativa é em 1080/30p... nesse caso qual é melhor? gravar em 60i ou 30p??? Obrigado

wesler
08-08-2009, 02:39
Bom gente, na verdade me enganei, a resoluçao nativa da filmadora é 1080/24p. Assim sendo, o que gostaria de entender é qual a melhor qualidade de imagem possivel que posso conseguir da camera: 1080/60i, 1080/30p (over 60i), 1080/24p ou 720/60p???

Jsilva4
08-08-2009, 11:10
wesler, leia o tópico do barry green que eu postei no outro tópico que você perguntou. Essa pergunta só pode ser respondida por quem já usou a câmera em questão. (Pana HMC150). E também depende do tema a ser filmado, de decisões estéticas e do formato de entrega do video.

http://www.dvxuser.com/V6/showthread.php?t=144730

deniscdo
09-08-2009, 14:02
E aí galera.. depois de apanhar muito com o tal do pulldown, sem entender o que se passava, pesquisei bastante e estou mais por dentro do assunto..
aprendi a fazer a remoção através desse link da apple http://support.apple.com/kb/HT2410

mas aí me deparei com outro problema...

capturei (pelo finalcut) uma fita que eu pensava ter sido toda filmada em 24p.. passei no compressor pra remover o pulldown, e alguns videos continuam com pulldown..
então me dei conta de que (acho) que nem tudo gravado nessa fita foi capturado em 24p, já que foi a segunda fita e eu ainda n estava mto íntimo com as taxas de fps..
então alguns videos que passaram pelo compressor estão bons (sem pulldown) e outros continuam com.
alguma sujestão do que fazer? como eu faço pra ver em q taxa de fps cada video foi gravado??

abraço à todos.. :legal:

wesler
09-08-2009, 22:28
valews... realmente a questao é um tanto complexa, pra falar a verdade tenho um pouco de dúvida com relaçao a esse lance da filmadora captar tudo em 1080/60p mas nao gravar em 1080/60p... vo da uma olhada no tópico lá... de qualquer forma mais uma vez parabens pelo forum e obrigado pela resposta!!! Abraço.

albanomarques
13-08-2009, 01:35
bem, gente! entendo pouco mas eu trabalho com captura e edição diretamente no programa edius da canopus. se alguém precisar de algo sobre ele e eu puder ajudar...estou por aqui. faço diversos trabalhos em hdv neste softwere e tenho gostado muito. trabalhei um tempo com premiere na época do 6.5 e adorava, mas na mesma época concheci o edius e ele estava muito à frente. só atualmente o premiere se equiparou. estou contente com ele mas, não descarto a idéia de instalar também o premiere e o liquid edition para determinadas funções. pois cada um possui uma característica diferente. quem quiser ver alguns trabalhos é só ir em www.planetatelaprodutora.xpg.com.br . abraços!

---------- Mensagem adicionada às 01:35 ---------- Mensagem anterior foi às 01:25 ----------

bem, gente! entendo pouco mas eu trabalho com captura e edição diretamente no programa edius da canopus. se alguém precisar de algo sobre ele e eu puder ajudar...estou por aqui. faço diversos trabalhos em hdv neste softwere e tenho gostado muito. trabalhei um tempo com premiere na época do 6.5 e adorava, mas na mesma época concheci o edius e ele estava muito à frente. só atualmente o premiere se equiparou. estou contente com ele mas, não descarto a idéia de instalar também o premiere e o liquid edition para determinadas funções. pois cada um possui uma característica diferente. quem quiser ver alguns trabalhos é só ir em www.planetatelaprodutora.xpg.com.br . abraços!

Capixaba_ES
18-08-2009, 10:01
Quero dar uma evoluída e pintou uma dúvida:
Alguém poderia me esclarecer qual a diferença do Vegas 9 32bit para o 64bit???
Qualidade melhor? Demanda mais hardware?
Me desculpe a ingenuidade da pergunta, mas é o local correto para se perguntar isso.

Jsilva4
18-08-2009, 18:46
O de 64 bits é para windows versão 64 bits, embora o vegas de 32 também rode em windows 64bits. Mas o Vegas 64 bits não roda em windows 32 bits, claro.

Mas o software é o mesmo, e o ganho de velocidade não compensa uma mudança de todo o seu sistema operacional.

Segundo alguns posts lá, o ganho de velocidade é marginal.

A qualidade final do video não tem diferença, é claro.

Se o seu S.O. já for 64bits, vale tentar, mas se for 32, não compensa a dor de cabeça, porque podem surgir diversas incompatibilidades com alguns dos outros programas que você usa.

Capixaba_ES
19-08-2009, 08:20
Valeu Jsilva4. Tenho o XP 32 bits em um boot e um outro boot com o Windows 7 64 bits em teste. Como não tenho certeza se vou ficar com o W7, vou de 32 bits mesmo.

Abraços

lucena25
23-08-2009, 21:32

Testei o AVCHD na FNAC com um Bluray player ligado numa full HD.

O DVD ainda vai ser uma necessidade por um bom tempo porque mesmo que nós compremos logo um player HD , as pessoas normais (os que não são aficionados como nós) vão ainda demorar muito para aderir.

Mas o DVD também fica muito bom, mas é claro, bem pior que o AVCHD.

As midias BD já chegaram a 10 dólares, acho que até o final do ano estarão a 5 dólares.

JSilvar
Parece que você entende bem, estou editando um material captado em AVCHD 1440, vou editar um DVD normal, então edito em 720 e salvo MPEG2. CERTO? E como faço para salvar esse mesmo projeto em Blue Ray (1440), se as imagens foram importadas em 1440 posso apenas salvar como blueray? Ou preciso reeditar em 1440? Me ajuda
abs
lucena

Ruth
29-08-2009, 22:08
Boa Noite.Por favor alguem pode me dizer se tem alguma ligação nas conecções do DVDLab para que a cena exibida ela volte ao menu de origem?
Obrigada

tonho_rp
02-09-2009, 22:32
Tirei varias duvidas aqui.
Muito obrigado.

BOBFAR
01-10-2009, 23:15

Milton
CARO MILTON, EU USO O PINACLE HÁ MUITO TEMPO, COMECEI COM O STUDIO 8 E ATUALMENTE USO O STUDIO 12. EU ACHO QUE DOS PROGRAMAS SEMI-POFISSIONAIS DISPONÍVEIS NO MERCADO É UM DOS MELHORES. ENTRETANTO - SEM QUERER ESGOTAR O ASSUNTO POIS OFEREÇO UMA SINGELA CONTRIBUIÇÃO - O STUDIO 12 QUE PROPORCIONA EDIÇÃO EM ALTA DEFINIÇÃO É REALMENTE MUITO PESADO. ELE EXIGE UMA MAQUINA BEM MONTADA, COM PROCESSADOR POSSANTE, ALEM DO MAIS A MAQUINA DEVE ESTAR AFINANA PARA O TIPO DE TRABALHO. POR EXEMPLO: EVITAR COLOCAR MUITOS PROGRAMAS NA MÁQUINA, POIS ELES COMPETEM ENTRE SI, MANTER UM HD SOMENTE PARA CAPTURA, FAZER DESCOMPACTAÇÃO DOS HD'S, ETC. O PROBLEMA DE TRAVAMENTO DECORRE EM GRANDE PARTE À FALTA DE EQUILÍBRIO ENTRE OS COMPONETES DA MÁQUINA. ELE TEM QUE ESTAR AFINADINHA E COM COMPONENTES DE PRIMEIRA LINHA. O SISTEMPA OPERACIONAL TAMBÉM É IMPORTANTE (XP SP2 OU VISTA) SEMPRE ATUALIZADOS. TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE FAZER AS ATUALIZAÇÕES DO STUDIO 12, POIS AS CORREÇÕES DO SOFTWARE SÃO EFETUADAS. COMO DISSE, NÃO PRETENDO ESGOTAR O ASSUNTO POIS TERIA MUITO O QUE FALAR, POIS JÁ UTILIZO O STUDIO 12 DESDE QUANDO FOI LANÇADO LÁ FORA E TENHO FEITO MUITO TRAVALHO EM AVCHD QUE É UMA POSSIBILIDADE DE EDITAR E QUEIMAR POGRAMAS UTILIZANDO A ALTA DEFINIÇÃO COM COMPACTAÇÃO DE MPEG4 EM MÍDIA DE DVD NORMAL 4.7 OU 8.5GB UTILIZANDO GRAVADOR INTERNO NORMAL. O RESULTADO É EXCELENTE. ESPERO TER CONTRIBUIDO UM POUQUINHO.
BOBFAR

Capixaba_ES
05-10-2009, 17:34
Amigos

O colega Nick disse o seguinte em seu post:

"Mas eu já me acostumei a fazer esse procedimento, pois gosto muito do formato 24p. Filmando nesse modo nas câmeras Canon você precisa remover o pulldown manualmente para não ter problemas de entrelaçamento, então sempre crio o intermediate antes de começar a edição."

Tenho uma Canon HV20, como faço esse pulldown??

Segue o link do post do Nick:
http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1954694&postcount=1533

ghvg
17-10-2009, 15:00
Muito bom...
vlw pelas informacoes!

YarisSol2000
22-10-2009, 12:35
Oi. trabalho com video e tenho HDV. Se puder ajudar em algo, me falem... :hilario:

Olá MGLima

Será que é você que me vai ajudar? Ando muito confuso.
Antes de mais agradeço a sua atenção e se você me responder vou ficar muito grato!
Eu sou português e na minha pesquisa pelo Google à procura de algo que me ajudasse, encontrei este forum e registei-me...espero que ajude!
Tenho uma Hanycam da Sony AVCHD (HDR-CX11E), mas não sei se aí no Brasil é o mesmo sistema ou não. Este máquina filma em alta-definição (1920x1080) e o que eu pretendo é passar as filmagens da minha máquina para um disco Blu-ray sem perder a qualidade, ou caso contrário, acho que não vale a pena investir mais nisto.
Fui de férias em Agosto/Setembro e cheguei cheio de vontade de ver as minhas filmagens na minha TV de alta-definição, mas já vamos em Outubro (dia 22) e ainda não vi nada na minha TV...
O software que veio com a máquina de filmar é o Picture Motion Browser, mas não tem opção para gravar em alta-definição em Blu-ray...só tem em DVD e eu acho isso muito mau, porque teria de gravar montes de DVD's e eu não quero isso (acho que ninguém quer). O futuro é o disco Blu-ray e eu tenho o player da Samsung e a LED Tv também da Samsung, tudo pronto a ver alta definição! não tem lógica gravar em DVD!
Então comprei um computador novo, porque o meu era jurássico e não conseguia fazer trabalhos de alta-definição nele.
Instalei o software da Sony (Vegas Pro 9.0), mas acontece que aquilo tem tantas opções que não me entendo, pois tem várias opções de alta-definição (HDV e HD), umas com 1920, outras com 720...e isso faz-me uma grande confusão. Não sei se você conhece este software, mas agradecia que me dissesse alguma coisa. Por agora eu não quero fazer nenhuma montagem, quero apenas passar para Blu-ray toda a filmagem que tenho. Só depois, com mais tempo, vou explorar essa parte da edição, colocando transições, músicas, efeitos, etc.
De qualquer maneira, preciso saber as opções certas para fazer o "Render" (se é que isso é mesmo necessário nesta fase)
Se precisar de mais informações, diz-me que eu digo-te. Obrigado!

wilsoncassiano
23-10-2009, 16:41
Estou tambem precisando de uma ajuda ,primeiro sou iniciante nesse site e não achei onde seria o melhor local para perguntar mas se não for aqui me desculpe.Comprei uma filmadora que grava em cartão e AVI e fiz uma gravação dos meus videos em DVD pelo NERO VIsion mas não gostei da qualidade na hora de assistir no DVD será que fiz alguma coisa errada ou essa não é a melhor forma de fazer ...obrigado

Capixaba_ES
04-11-2009, 19:40
Mais dúvidas.
É possível criar um vídeo com áudio 5.1 no Vegas?? Estive lendo que no Premiere é possível, acho difícil não ser possível no Vegas.
Alguém sabe dizer?

Abraços

Jsilva4
04-11-2009, 19:57
Rogério, é muito fácil, nas propriedades de audio do projeto, mude de estéreo para 5.1. Veja o que acontece nos controles da trilha de audio.,

Ao colega de Portugal, com o Picture Motion Browser é muito simples gerar um AVCHD, que é um video de alta resolução gravado em uma midia de DVD. Eu já fiz isso com uma versão antiga deste software É muito provável que dê para gerar Bluray também.

Capixaba_ES
04-11-2009, 22:07
Rogério, é muito fácil, nas propriedades de audio do projeto, mude de estéreo para 5.1. Veja o que acontece nos controles da trilha de audio.,

Ao colega de Portugal, com o Picture Motion Browser é muito simples gerar um AVCHD, que é um video de alta resolução gravado em uma midia de DVD. Eu já fiz isso com uma versão antiga deste software É muito provável que dê para gerar Bluray também.

Mais uma vez, muito obrigado. Realmente é muito simples.
Valeu.:legal:

osvalsilva
09-11-2009, 21:45
Estou editando vídeos em formato DV, com qualidade razoável, pela falta de iluminação, porém, para criar os vídeos para dvd, a qualidade cai muito em relação ao original, além de ficar visivelmente escurecidas, notadamente aparecem aqueles borrões facilmente encontrados em filmes das "barracas do paraguai". Se alguem tiver alguma sugestão ou dica, fico agradecido

vhpinp
10-11-2009, 21:45
desculpem a quantidade de duvidas no vegas? imagem de origem 1280x720 avchd-lite não sei se é "i" ou "p"
se alguem se puder responder, eu agradeço

-as definições do projeto interferem no resultado da renderização?
configurações:
1-pixel format 8-bit ou 32 bit video level ou 32 bit ful range?
2-motion blur type?
3-deinterlace method? estou usando none por achar que a imagem é "p"

-as configurações para melhor resultado de renderização para HD?
1)salvar como: "MainConcept mpeg2(hdv 720p ou hdv 1080i)" ou "sony avc(avchd 1920x1080-60i)"
2)customizando as cofig. oque vem a ser? e os valores melhores
Width aparece 1440 automaticamente, posso alterar para 1920
I-frames
B-frames
profile
level
CBR ou VBR (melhor valor?)

abraços.

atakara
04-12-2009, 08:26
Amigos,

Estou pensando em comprar uma máquina fotográfica Sony H20 que faz filmes em 720p. Vi alguns videos no youtube e mesmo com a destruidora taxa de compressão os vídeos ficaram muito bons.

Agora minha dúvida: todos os vídeos que vi ficaram com aquela cara de vídeo caseiro (óbvio... eles eram caseiros....). Mas tem como usar algum programa editor de video para colocar um efeito para ficar com cara de filme de película ? Ou para isso acontecer eu teria que ter gravado o vídeo originalmente em 24fps (infelizmente a H20 não faz isso)?

proshow video
05-12-2009, 11:03
Premiere é um programa show... o único problema é que é bom demais para o que na maioria das x nós usuarios domésticos realmente usamos.
Eu não conheço programas muito mais simples para PC...
[]s

tenho uma sony hvr hd 1000, nao gravo em hdv apenas em dv e capturo com o premiere cs4 e edito no pinnacle studio14,nunca tive problemas,e tudo muito simples. Trabalho filmando casamentos,aniversários,eventos para prefeitura etc.tenho o vegas,avid liquid studio do 9 ao 14,cada um com seus defeitos qualidades e recursos,nem um e tao simples e eficaz quanto o studio 12 ou 14,e claro que existem limitações para o programa mas o que ele faz faz bem feito e muito simples,recursos que vc nao va usar e apenas blablabla...

oothiagoo
02-02-2010, 15:11
Pessoal, sou novo no fórum, porém já trabalho a um bom tempo com filmagem / edição com fitas mini-dv. Portanto estou querendo atualizar meus equipamentos e não sei o que seria o ideal em termos de computador. Muitas lojas oferecem computadores que giram em torno de 10Mil 12Mil.. mas gostaria de comprar um BOM computador mas não precisa ser o TOP de LINHA.

Sr. JSilva, você que parece ter ótima instrução sobre esse assunto, arrisca a descrição de uma BOA máquina para trabalhar com esse tipo de edição???

Li em posts anteriores que o Core 2 Duo para edições simples da conta, mas o que seria o ideal? Você também comentou que o que iria demorar mesmo é a parte final, mas que a qualidade seria a mesma, apenas mais demorada.

Sugere algo?!

Desde já quero agradecer e parabenizar a todos que ajudam a esclarecer as dúvidas do pessoal, inclusive muitas dúvidas que eu também tinha. PARABÉNS! :aplauso:

Anderson_Tom
06-02-2010, 11:33
Pessoal,

Estou tentando montar um vídeo com fotos da minha filha. Eu gravei num cd -r e depois num d-rw, mas só passa no micro; já nos 3 dvds que tenho, ele não rodou. Estou usando o windows movie maker, mas já tentei o picasa e o nero. Poderiam me ajudar? valeu

Gorducho
26-04-2010, 15:13
Caros colegas,
tenho uma panasonic SX5 pra uso doméstico apenas (filmar filhos em especial).
Usava o software da própria filmadora pra converter de .m2ts ou.mts para .avi por exemplo.
Instalei o win 7 e agora o software da pana num roda mais.
Gostaria de uma sugestão de programa para conversão de vídeos, simples e leve. Não rpetendo fazer autoração nem edição.
No máximo eliminar alguma parte.

Grato.

renanfk
09-06-2010, 17:04
Parabéns pelo tópico, muita informação útil. Comprei uma Sony H55 que grava em 720p, vou começar a usar bastante edição de vídeos e esse tópico já me tirou algumas dúvidas!

vander_araujo
05-07-2010, 21:22
Olá amigos
Boa noite e boa semana
Estou com uma duvida no adobe premiere pro 5, quando eu coloco um video de resolução pequena dentro dele, eu não consigo esticar ele, quando eu exporto ele fica pequeno, não preenche a tela toda. Quando eu coloco um video com uma resolução maior, não existe esse problema.
Tem alguma forma de corrigir isso com videos de resolução pequenas ??
Obrigado

cocão
11-08-2010, 18:33
vo te da uma dica.
ficar com termos tecnicos e caçar chifre em cabeça de cavalo.
vc acaba ficando perdido e na hora de trocar uma ideia com quem realmente entende vc faz papel de mané.
entao, o bom mess e aprender a ralar e esquecer nomes dificeis.
na boa tem 7 anos q trabalho com filmagem de eventos e vo te ser sincero o q importa mess e fazer um trabalho bem feito.

mglimabh
17-10-2010, 01:10
desculpem a quantidade de duvidas no vegas? imagem de origem 1280x720 avchd-lite não sei se é "i" ou "p"
se alguem se puder responder, eu agradeço

-as definições do projeto interferem no resultado da renderização?
configurações:
1-pixel format 8-bit ou 32 bit video level ou 32 bit ful range?
2-motion blur type?
3-deinterlace method? estou usando none por achar que a imagem é "p"

-as configurações para melhor resultado de renderização para HD?
1)salvar como: "MainConcept mpeg2(hdv 720p ou hdv 1080i)" ou "sony avc(avchd 1920x1080-60i)"
2)customizando as cofig. oque vem a ser? e os valores melhores
Width aparece 1440 automaticamente, posso alterar para 1920
I-frames
B-frames
profile
level
CBR ou VBR (melhor valor?)

abraços.

Videos 720p ou 1280x720 sempre serao progressivos.... Nao existe 720i...

Capixaba_ES
17-01-2011, 15:43
Amigos...
Já cansei de procurar e ler MUITOS posts e tópicos, inclusive de gringos. Mas há muita contradição: QUAL A MELHOR CONFIGURAÇÃO PARA A CANON HV20 PARA OBTER UM BOM 24P?? E QUAL A MELHOR CONFIGURAÇÃO/TEMPLATE PARA EDITAR NO VEGAS 9 PRO E OBTER UM BOM 24P??
Alguém se habilita? Jsilva4, você que tanto me ajudou e já teve uma HV20, pode me ajudar??
Abraços a todos

Mariohlp
27-01-2011, 23:08
Amigos...
Já cansei de procurar e ler MUITOS posts e tópicos, inclusive de gringos. Mas há muita contradição: QUAL A MELHOR CONFIGURAÇÃO PARA A CANON HV20 PARA OBTER UM BOM 24P?? E QUAL A MELHOR CONFIGURAÇÃO/TEMPLATE PARA EDITAR NO VEGAS 9 PRO E OBTER UM BOM 24P??
Alguém se habilita? Jsilva4, você que tanto me ajudou e já teve uma HV20, pode me ajudar??
Abraços a todos

Rapaz, possuo uma HV30 aqui e quando usava ela não fica bom de quase nenhuma forma. Grave em HDV e na saída do vegas e no projeto, mantenha 720 24p. Faça o vegas reconhecer a entrada do arquivo corretamente, ele fará o resto no render. Ficar igual 24p, nunca, aliás, nem sei pq acham que muda algo fazer assim com uma camera intrelaçada, pois o interessante do progressivo e 24p é DOF, que não se obtem juntando fields...Tenta aí e me diz.

Dukes
28-02-2011, 14:25
Olá pessoal, estou com problema na captura via HDMI... estou usando uma placa de captura avermedia avertv hd dvr, e o software VH Capture para capturar, um dos problemas é que não consigo selecionar a resoluçÃO 1280X720... só está capturando em 720x480... eu coloco em 1280x720 mas não aceita e volta para 720x480, alguém sabe o que pode estar ocorrendo?
Abração a todos!!
Dukes

efreita
03-03-2011, 19:11
Oi galera, alguém poderia me passar um tutorial para editar vídeos em ALPHA? Tenho o Corel Vídeo Studio Pro X3, este programa edita esses vídeos?
Desde já agradeço.

Capixaba_ES
13-01-2012, 00:45
Alguém poderia me dizer se um iMac mc309bz/a "güenta" editar AVCHD (MTS) numa boa??
Estou entre ele e um PC Core i7 com 16GB de ram, placa mãe asus p8h67, placa vídeo geforce gt520 2GB.
O que vocês acham???
Me ajudem, por favor.

lico_sp
13-02-2012, 12:39
Olá Pessoal...
primeiro post aqui nesta seção do HTF...

Me deparei com a necessidade de editar videos, e vim direto no HTF...
sempre que tenho duvida sobre qualquer assunto , eu procuro primeiro no HTF, pois sempre digo, a comunidade do HTF é muito educada e prestativa.
Mas vamos lá:
Eu preciso basicamente de duas coisas:
1. "cortar" os videos, para tirar as partes não necessárias dos videos
2. Utilizar o efeito muito usado em cinema, que é aquele que se vc tiver um fundo verde, consegue editar o fundo.

Qual seria o programa mais fácil e que tenham estas funcionalidades.
Será que o pinnacle studio tem ?

Vlw pessoal!!

fjmr
13-02-2012, 17:53
Olá Pessoal...

sempre que tenho duvida sobre qualquer assunto , eu procuro primeiro no HTF, pois sempre digo, a comunidade do HTF é muito educada e prestativa.
Mas vamos lá:
2. Utilizar o efeito muito usado em cinema, que é aquele que se vc tiver um fundo verde, consegue editar o fundo.

Vlw pessoal!!

SIM O PINNACLE STUDIO TEM O QUE VC PROCURA!!!

Capixaba_ES
13-02-2012, 21:51
Olá Pessoal...

Mas vamos lá:

Vlw pessoal!!

Recomendo o Sony Vegas pro, versão 10 ou 11. Tem tudo, tudo mesmo, e é muito intuitivo, fácil de aprender, além de muitos tutoriais em vídeo inclusive no youtube.
O fundo verde se chama chroma key, ou simplesmente croma. E não precisava das aspas, é cortar mesmo.
Abraços

lico_sp
16-02-2012, 13:20
obrigado a ambos amigos que postaram !

helioaff
02-03-2012, 15:40
E ae pessoal tudo bem? Então vamos direto ao assunto, estou fazendo algumas edições básicas e gostaria de saber com os Sr´s qual o melhor bitrate para se enviar vídeos para o Youtube HD com menas perda possível. Estou enviando atualmente com codec(h264) - container(mp4) - 2 pass - 16000 bitrate - 1280x720. Mas o que reparei é que o vídeo depois de convertido no meu pc fica com uma qualidade e depois de enviado para o Youtube fica com outra que não chego nem perto da qualidade que enviei. Para matar o problema resolvi baixar o mesmo vídeo que enviei resultado, me espantei ao ver que o vídeo não tinha o mesmo tamanho que enviei e nem o mesmo bitrate caindo para 2400. Agora como proceder para aumentar esse maldito bitrate e aumentar a qualidade do vídeo. Muito obrigado a todos e desejo muita paz.

Capixaba_ES
30-12-2013, 22:35
Ressuscitando!
JSilva, ganhei uma Panasonic TM55 e as imagens dela não chegam aos pés da velha HV20. Qual o melhor template do Vegas 12 para conseguir um DVD decente? Por favor, seja detalhista....rsss
Obrigado e Feliz 2014!!!

Mastering
21-01-2014, 15:37
Boa tarde turminha, seguinte essa parte do forum está meia(totalmente) apagada e para mim seria de muita ajuda ela, precisaria de um auxilio em edição de videos, eu tenho o Sony Vegas Pro 13, porem eu nem sei usá-lo só adquiri ele para ir aprendendo, acredito que para mim ele será muito útil.

Faço várias filmagens e todas muito pesadas, utilizo minha GoPro para filmar meu dia-dia idas ao rio/piscina/praia/trilhas/futebol etc etc etc, e alguns time lapses, já faz algum tempo que tento e quero juntar tudo para postar os melhores momentos porem falta 2 coisas, saber mexer no Sony e tempo. Eu utilizo o Software da propria GoPro, gratuito no site: http://pt.gopro.com/software-app/gopro-studio
Acho ele muito bom de usar porem é uma pós produção, consigo cortar algumas partes mexer nos FPS arrumar brilho contrates angulo de visão consigo até remover o fisheye, mas já ouvi que o sony é bem melhor mantem a qualidade e tem algumas outras milhares de ferramentas que posso utilizar.
Gravo em 1080p 60fps - 720p 120fps - 1440p 30fps.
a duração é variável logo o tamanho de cada video também varia.
Outro detalhe, a camera grava direto no cartao micro SD e divide cada arquivo de +-4gb pois só lê o cartão em formato FAT. porem não perde nada de imagem e som.
Faço time lapses relativamente grandes de 8000 fotos de 12mb. 4000x3000.
Bom não sei de mais qual informação vocês precisam, mas eu gostaria de saber se devo continuar só com o soft da GoPro ou devo mesmo aprender e ir a fundo no Sony?
Quero fazer super Slowmotion, edições de fazer um pequeno pedaço do video se repetir varias vezes rápidamente ou com alguma mudança no contraste/cor (não sei se há algum nome tecnico para esse efeito)

Aguardo alguma ajuda, se possivel passar tutoriais que apresentem todas(a maioria) das ferramentas do Sony, acredito que seria muito bom um tuto assim.

Abraço amigos!