PDA

Ver Versão Completa : Ar Condicionado Portatil, compensa??

Danht
28-02-2008, 23:57
Estava pensando num ar condicionado pra minha futura sala que ira comportar um TV de 40" e um HTheater bem, bem simples mesmo.Pela praticidade estava pensando num ar condicionado portatil, tipo um da Komeco .Alguem tem um modelo igual ou similar?Compensa em relação a praticidade e desempenho?
Valeu

Flávio César
01-03-2008, 15:35
Minha salinha dedicada está quase pronta, mede 3 X 4 metros e está c/ tv de plasma de 50", PS3 e HT in-a-box Samsung Q80t. Agora só falta o ar condicionado. Fiquei muito "tentado" com esses modelos portáteis (instalação, manutenção e praticidade), alguém conhece bem estes tipos de aparelho? Tem uns que tem que colocar água, outros não :seila:, ainda não fiz uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto, mais se alguém tiver um depoimento pra dar com toda certeza ajudará bastante :legal:.

Danht
01-03-2008, 17:59
Estou pesquisando também Flavio, dai esse tópico com a duvida.Liguei para lojas especializadas em ar condicionado, mas nenhuma trabalhava com esses modelos portateis.Estou começando a ficar cético em relação aos mesmos.São práticos, mas ainda estão engrenando no mercado.Infelizmente também não consegui nenhum relato de alguém que tenha.Qualquer coisa eu atualizarei o tópico.Se obtiver alguma informação, relate aqui também, ok :legal:

Minha salinha dedicada está quase pronta, mede 3 X 4 metros e está c/ tv de plasma de 50", PS3 e HT in-a-box Samsung Q80t. Agora só falta o ar condicionado. Fiquei muito "tentado" com esses modelos portáteis (instalação, manutenção e praticidade), alguém conhece bem estes tipos de aparelho? Tem uns que tem que colocar água, outros não :seila:, ainda não fiz uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto, mais se alguém tiver um depoimento pra dar com toda certeza ajudará bastante :legal:.

ron1
01-03-2008, 18:41
Eu tenho um aparelho de ar condicionado portatil GREE de 12000 btus, com controle remoto, ele refrigera muito bem.
Os detalhes do aparelho é que precisam de uma saida para o ar quente, onde vc conecta uma mangueira (pode ser uma janela, porta) e o aparelho tem um reservatório para a coleta de agua limitado, ou seja após algumas horas de funcionamento o aparelho irá desligar se o reservatório encher, então é preciso fazer a drenagem periodicamente.
O aparelho não precisa que coloque agua (isto serve para climatizador, que é diferente), ao contrario precisa drenar a agua.

O que mais me incomodou nele foi o ruido, pois tenho sono leve, então não consigo dormir com ele funcionando no quarto devido ao barulho, que não é absurdo, mas incomoda.

Coleparmer
01-03-2008, 19:33
E como é o consumo desse gree ?

A consul tem um portatil tambem, acabei de ver no site deles.

ron1
02-03-2008, 15:41
Normalmente o consumo de qualquer aparelho de ar condicionado vc conhece multiplicando a capacidade dele por 0,12, ou seja meu aparelho de 12000 tem consumo de +- 1400w, agora no mês depende de quanto tempo vc vai deixar ligado e da temperatura desejada.

Danht
03-03-2008, 00:48
Obrigado ron1, seu relato foi de grande valia, principalmente quanto ao tempo de duração do reservatório.Vou dar uma avaliada se vale a pena, pois o preço é bem salgado. :legal:

Eu tenho um aparelho de ar condicionado portatil GREE de 12000 btus, com controle remoto, ele refrigera muito bem.
Os detalhes do aparelho é que precisam de uma saida para o ar quente, onde vc conecta uma mangueira (pode ser uma janela, porta) e o aparelho tem um reservatório para a coleta de agua limitado, ou seja após algumas horas de funcionamento o aparelho irá desligar se o reservatório encher, então é preciso fazer a drenagem periodicamente.
O aparelho não precisa que coloque agua (isto serve para climatizador, que é diferente), ao contrario precisa drenar a agua.

O que mais me incomodou nele foi o ruido, pois tenho sono leve, então não consigo dormir com ele funcionando no quarto devido ao barulho, que não é absurdo, mas incomoda.

phabios
03-03-2008, 16:33
Existem diferenças entre ar condicionado portátil e esses novos do tipo da Komeco que são "climatizadores". Nestes não há medição de Btus, nem saída externa para ar quente nem nada é só acrescentar água num reservatório e ele (me parece) que dá uma umidecida no ar diminuindo a temperatura do local (segundo informações do fabricante) em + ou - 2 graus abaixo da temperatura ambiente. Quase comprei um semana passada, estava em promoção nas americanas por R$ 399,00 porém, só tinha o 220V, aí melou. Eu vi (rapidamente) um em funcionamento na casa dos meus pais, segundo eles o negócio funciona e "refrigera" bem o ambiente mas fiquei meio cético também. Minha sala de HT é muito quente e tem escada, portanto, não dá pra por ar condicionado senão o ar frio desce pela escada:lol:, ai eu pensei que este climatizador pudesse ser a solução, mas estou na dúvida se vai funcionar a contento ou não. O primeiro colega que comprar um desse tipo favor postar o que achou. Valew!!!:legal:

Penna
03-03-2008, 16:51
Eu tenho um climatizador desses. Não é mesmo um ar-condicionado, o mais próximo seria chamá-lo de ventilador de ar úmido.

Colocando perto de você, abastecido de água, fica legal, e o consumo é baixíssimo, senão me engano na faixa de 60W. Mas não espere que ele vá refrigerar o ambiente.

ron1
04-03-2008, 08:48
Obrigado ron1, seu relato foi de grande valia, principalmente quanto ao tempo de duração do reservatório.Vou dar uma avaliada se vale a pena, pois o preço é bem salgado. :legal:

No meu caso quando vou deixar muitas horas ligado, suspendo ele sobre um movel, e coloco uma mangueira maior deixando a agua escoar para um galão de 20 litros, ou se possivel deixar um dreno (uma mangueira conectada direto com escoamento em algum ralo, vc não terá problemas com o reservatório.

O ar portatil é que nem um notebook, é mais caro, as vezes tem menos recursos que um desktop, mas, é portatil!!!!!

Massa.D
04-03-2008, 13:20
Eu tive um ar condicionado portátil e acabei vendendo pois não achei o tubo de ar quente nada prático. Ele é enorme e tem que ser adaptado à janela. Para um ambiente pequeno ocupa bastante espaço, além de ser um pouco barulhento.

Gasperhp
05-03-2008, 09:50
Eu nuna vi ninguem elogiando esse tipo de ar portátil. Já vi gente reclamando que consome muito e faz muito barulho. Ele é portatil em termos, pois ele é grande e ocupa um bom expaço. Pelo valor que se paga acho que não compensaria. Ainda acho melhor o split, mas cada caso é um caso.

Nos dê mais informações sobre o que pretende para podermos auxilia-lo melhor.

evop
05-03-2008, 13:56
Eu nuna vi ninguem elogiando esse tipo de ar portátil. Já vi gente reclamando que consome muito e faz muito barulho. Ele é portatil em termos, pois ele é grande e ocupa um bom expaço. Pelo valor que se paga acho que não compensaria. Ainda acho melhor o split, mas cada caso é um caso.

Nos dê mais informações sobre o que pretende para podermos auxilia-lo melhor.

No meu caso eu gostaria de colocar um split. Só que o meu apto não tem sacada, e também não tenho outro local para colocar a unidade externa. Estava quase comprando um portátil, mas também nunca vi ninguém falando bem dele. E tem também a questão de ter que esvaziá-lo frequentemente.

Massa.D
05-03-2008, 14:32
No meu caso eu gostaria de colocar um split. Só que o meu apto não tem sacada, e também não tenho outro local para colocar a unidade externa. Estava quase comprando um portátil, mas também nunca vi ninguém falando bem dele. E tem também a questão de ter que esvaziá-lo frequentemente.

Prezado evop,

O ar condicionado portátil não é tão horrível assim. Para quem não tem a opção de uma instalação externa é uma boa. Quanto a esvaziá-lo frequentemente, se não me engano, ele possui uma mangueira que permite a drenagem externa.

evop
05-03-2008, 19:56
Prezado evop,

O ar condicionado portátil não é tão horrível assim. Para quem não tem a opção de uma instalação externa é uma boa. Quanto a esvaziá-lo frequentemente, se não me engano, ele possui uma mangueira que permite a drenagem externa.

Massa,

Você que teve um acho que vai conseguir explicar...
Até que tamanho o adaptador de janela se expande ??

dentesadio
06-03-2008, 10:29
Eu tive um ar condicionado portátil e acabei vendendo pois não achei o tubo de ar quente nada prático. Ele é enorme e tem que ser adaptado à janela. Para um ambiente pequeno ocupa bastante espaço, além de ser um pouco barulhento.

Qual o modelo que vc teve e quantos btus tinha ? Vc usava numa área de quantos m ? :legal:

Massa.D
06-03-2008, 10:51
Prezados evop e dentesadio,

O ar foi comprado do colega Dragão, aqui do forum. Era o Gree de aprox. 8500 BTUs que eu utilizei poucas vezes até vender em uma área de 10 m2. O adaptador da janela chegava a aprox. 1,5 m.

Abraços,

dentesadio
06-03-2008, 13:10
Prezados evop e dentesadio,

O ar foi comprado do colega Dragão, aqui do forum. Era o Gree de aprox. 8500 BTUs que eu utilizei poucas vezes até vender em uma área de 10 m2. O adaptador da janela chegava a aprox. 1,5 m.

Abraços,

Ele dava conta do recado ? Refrigerava o ambiente ?:legal:

Massa.D
06-03-2008, 13:35
Dava sim.:legal:

Danht
23-03-2008, 04:15
Então galera, ja tinha desistido desse ar condicionado,devido a esquerda da minha sala ter uma escada que da acesso ao segundo andar, a qual não tem porta, ficando aberta (e como ela é colada na parede do quarto não tem como colocar porta.Até ai tudo bem, o problema é quando me decidi por um home mais robusto (estou entre o Sony e o Onkyo) e um vendedor me informar que o receiver de ambos esquentam pra burro e só o ventilador de teto e mais um direcionado pra eles não irão dar conta do recado.O pior é que ele falou que não tera problemas se eu não utilizar por muito tempo.Caramba, pra que eu vou investir a maior grana em algo que não poderei curtir????? Estou procurando uma solução, agradeço vossas opiniões e mais uma vez agradeço.

Bloo
23-03-2008, 10:14
Caro Danht,

Tenho um Freecom de 8.500 BTU's, quente e frio, com controle remoto, revisado e quase sem uso. Se você tiver interesse, te faço um precinho legal. Mas, como disse o Rodrigo, não é muito prático... Ocupa muito espaço e não é tão silencioso. Se for pra refrigerar a área onde está teu equipo ele vai dar conta do problema tranqüilo! Mas, se for pra refrigerar teu ambiente inteiro, aí acho que não dá...

Abraços,

Fernando.

Danht
23-03-2008, 21:50
Então Fernando, eu vou estudar melhor o local la em casa,ver o que é possivel e não é possivel fazer.Se eu me decidir por um portatil, lhe mando uma MP, mas fica aberto ai pra quem tiver interessado.Obrigado

Gasperhp
26-03-2008, 11:25
A minha sugestão seria a de colocar um split devido a ter pouco ruido e não ocupar espaço interno. Quanto a unidade externa você pode colocar praticamente onde quiser, desde que não ultrapasse 15~17 metros, pois começa a perder a eficiência. Coloca um de 12 ou 18mil devido a perda com a escada. Se seu home ficar no andar de baixo é melhor ainda, pois o ar frio tende a descer.

Danht
27-03-2008, 20:34
Sim Gasperhp, fica no andar de baixo, gostei muito de sua dica e esta anotada hehe.Obrigado, irei estudar Split x Portatil

Mega Master
01-04-2008, 12:21
De uma visita a casa de um parente, resumindo:
O bicho é muito barulhento (vi ao vivo)
Consome bastante energia (meu primo falou)
A mangueira é muito curta (vi ao vivo)
*
É um solução portátil para quem viaja e não abre mão de "dormir" sem ar.*

Esses climatizadores eu usava no ap antigo quando tava com crise alergica, é um vento molhado e nada mais. Quando mudei pra casa nova dei pra minha sobrinha.

Danht
02-04-2008, 21:27
Hehe, direto e reto, obrigado pela opinião Mega, realmente pelas respostas dos colegas o custo beneficio desses portateis são zero, mesmo assim onde moro parece ser mais viavel do que o split,mas nada que uma mudança não resolva.

"De uma visita a casa de um parente, resumindo:
O bicho é muito barulhento (vi ao vivo)
Consome bastante energia (meu primo falou)
A mangueira é muito curta (vi ao vivo)"

leozita
17-04-2008, 00:29
Tenho um climatizador da Consul, e não funciona quase nada, ele na verdade é um ventilador, o sistema de agua é somente mesmo para umidificar o ar, pois para baixar a temperatura não funciona em nada. Já coloquei 2 pedras de gelo feita no pote de sorvete de 2 lts. no lugar de encher o reservatório somente de água e não adiantou praticamente nada.
Eu não recomendo para quem quer usar para baixar temperatura, é mentira, não baixa nem 1 grau sequer, como disse antes na verdade é um ventilador com umidificador.
Tbem estou pensando em pegar um ar portátil, mas acho que não vale a pena tbem pelo preço alto demais, por um valor muito prox vc pega um split com mais potencia, mas tbem estou analisando.

umbrotm
17-04-2008, 15:12
Tenho um climatizador da Consul, e não funciona quase nada, ele na verdade é um ventilador, o sistema de agua é somente mesmo para umidificar o ar, pois para baixar a temperatura não funciona em nada. Já coloquei 2 pedras de gelo feita no pote de sorvete de 2 lts. no lugar de encher o reservatório somente de água e não adiantou praticamente nada.
Eu não recomendo para quem quer usar para baixar temperatura, é mentira, não baixa nem 1 grau sequer, como disse antes na verdade é um ventilador com umidificador.
Tbem estou pensando em pegar um ar portátil, mas acho que não vale a pena tbem pelo preço alto demais, por um valor muito prox vc pega um split com mais potencia, mas tbem estou analisando.

tambem acho que nao é uma opção mto boa a compra de um ar portatil!

Paulo Artur
17-04-2008, 16:19
:legal: Eu tenho um Arno de 11.000 btus no quarto e ele atende bem.

Abrs.

Paulo Artur
17-04-2008, 16:38
:legal: Só suplementando, primeiro é bom não confundir "climatizador" que me parece ser muito utilizado onde o ar é extremamente seco (Brasília) e o ar portátil que funciona basicamente como o ar comum.

Outro detalhe é que você tem a opção de transportá-lo de um lado para o outro o que me parece impossível em um ar normal.

Acho que o portátil serve apenas para um "nicho". Emo dificilmente substituirá o ar dito normal.

Abrs.

Shogum
17-04-2008, 21:05
Eu comprei um climatizador KOMECO por indicacao de amigos e sinceramente estou muito insatisfeito:choro: paguei R$499,00 e depois de 1 semana passou para R$399,00.
Ele e apenas um ventiladorzinho que trabalha com irrigacao de agua no interior.
E se colocar agua gelada pode ser que refresque um pouco.
Muito caro para muito barulho, pouco vento e nada de refrigeracao :lol:

Danht
19-04-2008, 19:15
Realmente Shogum, esses climatizadores não atendem muito bem no quesito resfriamento, principalmente pra uma sala HT.Eu estou na busca de um ar condicionado portatil.Não é o ideal, mas creio que é bem mais eficiente que um climatizador.

ShogumKomeco
Eu comprei um climatizador KOMECO por indicacao de amigos e sinceramente estou muito insatisfeito:choro: paguei R$499,00 e depois de 1 semana passou para R$399,00.

umbrotm
20-04-2008, 10:43
Realmente Shogum, esses climatizadores não atendem muito bem no quesito resfriamento, principalmente pra uma sala HT.Eu estou na busca de um ar condicionado portatil.Não é o ideal, mas creio que é bem mais eficiente que um climatizador.

ShogumKomeco

Danht,

minha sugestao cara, junta mais um pouco de grana e compre um ac ou um splitter normal mesmo cara. esses portateis, ao meu ver, estao longe de serem bons, ainda.

Bloo
22-04-2008, 03:15

ShogumKomeco

Realmente, amigos,

Apesar de parecidos, o climatizador e o ar condicionado portátil são aparelhos bem diferentes, inclusive no preço!

Climatizador não refrigera, :nao: só ventila e umidifica. Já o ar condicionado portátil resfria, embora a sua eficiência seja menor que a de um aparelho de janela ou split. Ou seja, você vai precisar de um modelo com mais BTUs... :-/

ron1
23-04-2008, 20:53
Como já comentei em post anterior tenho um Gree de 12000 btu, embora seja um pouco mais barulhento e tenha que providenciar um dreno para agua, funciona muito bem. Recentemente precisei deixar ele ligado por 5 meses ininterruptamente para manter alguns produtos em temperatura de 22 graus, num quarto de 18m2, deu conta perfeitamente, mesmo tendo temperaturas de mais de 34 graus em outros comodos. Pode ter seus inconvenientes, mas cumpre o desejado .

claudio borges
23-04-2008, 23:08
Concordo com você Leozita. Comprei um climatizador da marca Komeco, e mesmo morando em Salvador (litoral), pensei que ele fosse aliviar o calor em meu ap., que por sinal é muito quente no verão, nao ventila nada. Mas, me decepcionei, coloquei água gelada, gelo e nada. Estou devolvendo. Pode ser que em um lugar com clima seco-Brasilia,Goiania,etc.- ele funcione melhor. Estou pensando em um ar portátil para colocar em minha sala que tem 10m2. O slplit seria uma opção, mais o custo seria quase igual, minha vizinha colocou um e gastou horrores - vejamos: R$800,00 para mudar a rede de 110v p/220v(fiação, peças e mao-de-obra), R$ 450,00 p/instalação e o aparelho quase R$ 1.000,00, fora que teve de quebrar um pouco a parede e os dutos ficam visíveis - total R$ 2.250,00- Li alguns artigos na net sobre o ar portatil ariagel/delonghi de 10.000 btu e percebi que ele é bem recomendado, dizem q nao faz muito barulho e refrigera bem. Se alguem tiver alguma dica escreva. Abraços. Claudio Borges

emipe
29-04-2008, 18:07
Também estive pensando em adquirir um Ar Condicionado Portátil devido às limitações do meu quarto. Como moro num apto antigo com estrutura auto-portante fica difícil quebrar parede. Eu havia pensado em instalar um Split, mas daria muito trabalho puxar 220v do "relógio".
Ainda estou na dúvida. Pior é que alguns modelos declaram baixo nível de ruído devido ao compressor rotativo, mas após ler as declarações dos colegas confesso que fiquei frustrado.

Murilo
07-03-2009, 15:51
Amigos,

Estou precisando de um ar-condicionado por causa da Isabella, devido ao calor infernal que está em SP.

Já li todos os tópicos e percebi que o Split da Fujitsu, Inverter, é o modelo Hi-End recomendado, mas eu não tenho como colocar um split.

No quarto dela não tem sacada e onde poderia ficar o compressor é longe pacas, então os tubos teriam que ir pelo gesso, quebrando paredes, etc. Só de pensar a patroa já desistiu, pelo custo e pela sujeirada que faria. Não dá para colocar o compressor do lado de fora do quarto, perto da janela, pois o meu prédio não permite...

Em face disso estou pensando em um ar portátil, e estou vendo os prós e contras.

Estou de olho nesse modelo, alguém recomenda outro?

http://www.americanas.com.br/hsp/6047/2438192/23978

E esse tubo do ar portátil que joga o ar quente pra fora?

Como fazer? Alguém tem foto de sua sala?

Pode ser adaptado o tubo na janela? (pelas fotos abaixo, de outro modelo, creio que sim)

http://novoimages.quebarato.com.br/photos/big/E/5/2FCDE5_2.jpg

http://novoimages.quebarato.com.br/photos/big/E/5/2FCDE5_1.jpg

http://www.vtn.com.br/ar-condicionado/imagem/29.jpg

Na verdade creio que esses adaptadores de janela já acompanham o produto, pelo menos no link do aparelho que postei fala isso.

Alguma dica? :)

Murilo
07-03-2009, 19:39
Complementando a msg anterior, estiver agora na Leroy Merlin e vi um KOMECO de 12000 BTU por R$ 1,699,00:

http://www.leroymerlin.com.br/CATALOGO/MATERIAIS-ELETRICOS/CLIMATIZACAO-E-VENTILACAO/AR-CONDICIONADO-PORTATIL/COND-AR-PORTATIL-9000-127V-KOMECO-1.aspx

O vendedor ligou e ele gela bem, certamente pro quarto da minha daria conta. Mas não conheço a marca.

Só que esse só aguenta duas horas de uso no reservatório de água interno, então tem que colocar algo do lado para segurar a água.

Já esse DeLonghi fala que suporta até 24 litros de água:

Que sugerem?

FDMB
07-03-2009, 20:26
Murilo,

Apesar de não gostar desse tipo de aparelho, acho que na sua situação ele resolverá o problema.

Se sua janela for do tipo que abre na horizontal ou vertical (de correr), ele vai se encaixar direitinho.

Boa sorte!

PS.: procure comprar o aparelho que suporta mais tempo sem precisar completar a água. Nem preciso dizer o quanto esse processo é chato.

Murilo
07-03-2009, 20:29
Delano,

Completar ou retirar a água?

FDMB
07-03-2009, 20:51
Murilo,

Eu sou do tempo em que esses aparelhos precisavam de água para o sistema de condensação! Mas acho que eles evoluiram ao ponto de não precisar mais acrescentar a água. Mas retirar a água condensada (do ar) precisa sim.

Se você não tiver mesmo um forma de instalar um split, não terá outra opção. Vai ver que é apenas um bom quebra-galho!

FDMB
07-03-2009, 21:57
Murilo,

Não querendo te desanimar muito, veja esses relatos de quem já possui esse tipo de aparelho:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071227143404AAmm32a

Boa sorte na escolha!

Murilo
07-03-2009, 22:33
O problema é que um split para o quarto dela é inviável...

Sobre a adaptação para colocar a saída de ar quente pela janela, eles já trazem os adaptadores. Vi como são na Leroy Merlin.

Vou me informar sobre a questão de ter que colocar ou não água dentro dos modelos que estou buscando, para tentar comprar um que não precise disso, e em relação a água que sai dele, vou ver se acho um que segure a água por uma noite inteira, podendo retirar só no dia seguinte.

:legal:

jairo bertoni
07-03-2009, 23:43
O problema é que um split para o quarto dela é inviável...

Sobre a adaptação para colocar a saída de ar quente pela janela, eles já trazem os adaptadores. Vi como são na Leroy Merlin.

Vou me informar sobre a questão de ter que colocar ou não água dentro dos modelos que estou buscando, para tentar comprar um que não precise disso, e em relação a água que sai dele, vou ver se acho um que segure a água por uma noite inteira, podendo retirar só no dia seguinte.

:legal:

entrenos sites www.catermo.com.br (http://www.catermo.com.br) www.ecobrisa.com.br (http://www.ecobrisa.com.br)

qualquer dúvida é só postar . esses sistemas são sistemas evaporativos com um rendimento maior que esse sistema que vc está pretendendo instalar e será muito mais benéfico à saúde de sua pimpolha.

leo_bsb
08-03-2009, 10:59
Complementando a msg anterior, estiver agora na Leroy Merlin e vi um KOMECO de 12000 BTU por R$ 1,699,00:

http://www.leroymerlin.com.br/CATALOGO/MATERIAIS-ELETRICOS/CLIMATIZACAO-E-VENTILACAO/AR-CONDICIONADO-PORTATIL/COND-AR-PORTATIL-9000-127V-KOMECO-1.aspx

O vendedor ligou e ele gela bem, certamente pro quarto da minha daria conta. Mas não conheço a marca.

Só que esse só aguenta duas horas de uso no reservatório de água interno, então tem que colocar algo do lado para segurar a água.

Já esse DeLonghi fala que suporta até 24 litros de água:

Que sugerem?

eu tenho o komeco de 12mil. comprei na leroy, paguei 1400 a vista.

Gela muito bem minha sala de 6,5 por 3 metros.
O barulho, enquanto ele está ligado, resfriando na temperatura mais baixa, é considerável, afinal o compressor e o ventilador dele estão ligados alí, do seu lado.
Depois de atingir a temperatura ele diminui o barulho, pois funciona em modo automático.

O ar quente vc pode jogar pra fora, por uma janela, ou pra outro comodo, pela porta. Ou vc usa a moldura ou simplesmente estica a mangueira sanfonada e coloca a ponta dela pra outro comodo e encosta a porta. Quanto mais "selado" o ambiente melhor, mas por preguiça as vezes eu não ponho a moldura.

No meu ape eu incorporei a varanda, então não tinha opção a não ser o portátil. Depois que eu comprei o meu aparelho o condomínio resolvou pedir um projeto arquitetonico pra colocar splits, mas agora é tarde.

Eu não recomendo o portátil pra quem pode por um split, mas pra quem não tem opção eu digo que ele funciona, se vc respeitar as limitações dele. Pra usar no quarto por exemplo, eu durmo com o barulho, minha esposa usar ear plugs.

SIM, sobre a água, dá pra ver que o usuário, do yahoo respostas, não tem o aparelho. A água você RETIRA do aparelho, e não põe no aparelho. Ele tem um reservatório pra acumular a água que ele retira do ambiente (como qualquer ar condicionado comum). Dura umas 12 horas ligado direto. Ou ainda você pode usar uma mangueira e jogar a água pra um ralo por exemplo.

Murilo
08-03-2009, 20:17
Leo,

A patroa e a filhota foram passar a semana na casa da minha sogra no interior, então ganhei um tempo para pesquisar melhor e decidir.

Se, quando elas voltarem, ainda estiver muito quente, o jeito vai ser comprar o portátil mesmo, e até lá já terei decidido por algum modelo :tu:

Sobre o barulho, é pura questão de costume. Eu, desde criança, sempre dormi em quarto com aparelho de parede convencional, e os modelos antigos faziam um barulhão. Lembro que quando meu pai comprou um mais silencioso eu acordava de madrugada em virtude da falta do barulhinho que eu já estava acostumado :D

ron1
08-03-2009, 22:12
Se o barulho não te incomodar, pode abraçar sem medo, com a vantagem de poder levar para qualquer ambiente da casa em que vá ficar, tenho um Gree de 12000, há mais de 2 anos, funciona e dá conta do serviço sossegado, mas com nivel de ruido maior que um split.

leo_bsb
08-03-2009, 22:25
é isso aí, o limite dos 12mil btus é uns 20m² mesmo. Acho que criticar o coitado do portátil, só porque ele faz mais barulho que um split é chover no molhado.
Ele não foi feito pra substituir o split, ele foi feito pra suprir as necessidades de quem não pode ter um split.

como o ron1 falou, a mobilidade é um bônus sem tamanho. Passei uns dias em Belém e fiquei com vontade de levar o danado ;)

freeland01
21-01-2010, 10:41
Por favor alguem aqui tem conhecimento de ar condicionados p/ barracas...não to falando daquele que vc coloca sobre um cooler de 25L com gelo não, me disseram que existe um, menor que esses ar condicionados portateis p/ salas,escritorios. Me disseram que ele vem com bateria recarregavel, autonomia de 6 horas!!!

Obrigado pela atenção!!

Jasil
29-12-2010, 20:55
Eu tenho um split komeco 12000btu's, realmente custa $450,00 a instalação, desde que seja feito apenas um furo na parede, pois cada furo que for acrescentado, custa $50,00, assim tambem com o metro acrescentado na tubulação, o meu estava funcionando legal, daí parou, depois de uns dois anos, mas como a garantia era de 5 anos, estou aguardando a assistência a uns tres meses, mesmo aceitando pagar $50,00 pela visita. Tenho um portátil Ariagel 10.000Btus, que não tenho do que reclamar, ja queimei ele uma vez, por ligar na voltagem errada, mas de tanto desmontálo para arrumar alguma coisa, que foi só comprar a placa do circuito e colocá-la no lugar e pronto esta novo denovo, esse de 10.000Btus é excelente para cômodos de até 10m², o meu tem uns 15m², e tem resolvido, não 100%, mas uns 70%.

renato_furnas
31-01-2011, 15:01
Pessoal, comprei um ar portatil Midea de 10.000BTU.
O aparelho resfria bem ar, o problema que a quase todos os ar portatil, salve alguns em outros paises, eles roubam muito ar do ambiente para poder fazer a troca de calor no consensador e jogam esse ar quente para fora do ambiente, ou seja ele rouba muito ar do ambiente e joga fora pelo tudo, isso faz com que o ambiente nao fique tao gelado como os tradicionais spits e de janela deixam. Ar portatil é bom para quem nao tem outra opção, meu caso.
Eu nao entendo porque os frabricantes nao projetam os aparelhos com 2 tudos, um para pega o ar la de fora para troca no condensador, ao invés de pegar do ambiente interno, e o outro para jogar fora como ja é feito. Acredito que desta forma a eficiencia do ar portatil aumentará muito, deixando o ambiente mais gelado. Ja vi alguns modelos com 2 tubos na net e esses devem gelar bem. conforme a foto abaixo.

http://img517.imageshack.us/img517/4607/tuboportatil.jpg

Vou atras de alguma loja por aqui que vende esses tubos e tentarei fazer uma gambiarra para tentar pegar o ar de fora, assim acredito que conseguirei melhores resultados.

sdrm09898
11-03-2011, 12:29
Renato,

Também estou interessado em comprar um ar condicionado portatil e estou avaliando as opiniões. Vi um video no youtube de uma pessoa que fez a gambiarra com os tubos como você falou. Ele colocou um tubo no lugar que puxa o ar e direcionou para a calha que colca na janela. Assim, o ar que passa pelo aparelho vem de fora e depois é novamente devolvido, sem roubar do ambiente. Segundo os relatos da pessoa que postou o vídeo a solução melhorou muito o desempenho do ar. Você já tentou essa solução?

Segue o link do vídeo que falei, lá nas descrições fala que melhorou muito com a adaptação.
http://www.youtube.com/watch?v=C2aI3-isJ0M

fabrizio iorio
18-05-2011, 23:34
Olá, comprei um Midea portátil (do modelo que não tem o modo aquecer) e quando coloco no modo desumidificar, apos 1 minuto ou 2 ele aciona o compressor e começa a gelar. Inclusive começa a emitir ar pela saída do duto que, segundo o manual, não é necessária para esse modo, desumidificar.
Isso é um problema do aparelho ? Segui os passos do manual... a luz do painel fica acesa no modo desumidificar.

jpassosv
24-05-2011, 09:39
Pessoal, tenho um Olimpia-Splendid 12000 btus há mais de 3 meses e nunca tive de drenar a água. A única vez que abri o dreno, saiu menos de meio copo, pouco mesmo, tanto que nunca mais o abri.
Gela legal, mas tive de fazer uma "pequena" adaptação, conforme coloquei nesse tópico abaixo, dêem uma olhada e vejam as fotos. Resolveu, gela o quarto logo e desliga o compressor de tempo em tempo, economizando energia.

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/160197-PI%C3%9A-12000BTUs-Olimpia-Splendid-Erro-no-projeto

sdrm09898
10-06-2011, 17:34
Companheiro Jpassosv,

É exatamente isso que falei em meu relato um pouco acima do seu. Inclusive postei o link de um video que ilustrava o que resolveria o problema. O problema é que nesses portateis ao retirar o ar do quarto para refrigerar o compressor deixa-se o quarto com pressão negativa... Com isso o ar de fora entra para equilibrar a pressão, por isso ele dizem que o ar é ronavado... mas na verdade, é uma consequencia do projeto. O problema é que isso, para nós, recai sobre a capacidade de gelar mais o ambiente.

A cerca de um mês decidi comprar um Olimpia Splendid Piu de 12.000 Btus e pude confirmar tudo isso que falo aqui. No meu caso mandei fazer uma régua em uma serralheria, fiz o desenho com as medidas e tudo, para encaixar na minha janela e vedar bem. Mas a regua que mandei fazer foi com dois furos, um para o tubo sanfonado que vem com o aparelho e outro para um que comprei a parte com as mesmas medidas, em uma loja especializada em tubos. Portanto, testei as duas formas como vocês disse e realmente a diferença é grande. Lembrando que no meu caso a régua fica na janela na posição vertical e com isso o tubo que joga o ar para fora fica no meio dela, e o que pega o ar de fora fica na parte de baixo. Como o ar quente tende a subir o tubo de baixo não pega esse ar que é jogado para fora.

Com isso, conclui o seguinte:

Usando a instalação original (com um tubo na régua, jogando o ar para fora e o aparelho pegando o ar de dentro do ambiente)
- Pelas frestas como o colega falou você percebe o ar de fora entrando.... parecendo um brisa... É constante, só para de o compressor desligar.
- Não adianta tentar vedar mais, pois somente exercerá pressão nas portas, janelas e régua e com certeza o ar de fora arrumará uma forma de entrar.
- Para atingir temperaturas como a minima de 16º é praticamente impossivel... Com isso o compressor ficará ligado mais tempo e gastará mais energia.
- Para atender a maioria das pessoas as configurações ficam sempre no máximo, aumentando custo e barulho

Usando a instalação aqui sugerida (com dois tubos na régua, um jogando o ar para fora, o origenal que vem nele, e outro adaptado no ar para pegar o ar de fora)

- Pelas frestas o ar não de fora não entrará mais. Mas é bom evita-las para o ar de dentro não sair muito.
- Para atingir temperaturas mais baixas ele demorará menos, desligando mais o compressor e sendo mais econômico.
- Como o nobre colega falou, algumas pessoas verão que podem reduzir algumas configurações que poderão reduzir ruidos e gastos.

Para finalizar vou colocar aqui algumas informações que colhi nesse pequeno tempo de uso, já que agora o frio chegou e não tenho precisado dele a noite.... Lembrando que estas informações são aproximadas pois usei um termômetro digital que estava com a mau contato na bateria e acabou quebrando ao cair durante um dos testes :riso::riso::riso::riso::riso:, a temperatura externa era entre 28° e 29º, as vezes quase 30°. Fiquei colocando no painel do ar várias temperaturas e ia baixando cada vez que ele atingia uma e deligava o compressor. Ex: Colocava 26º no painel e quando o compressor desliga passava para 25° e experava novamente... Um exercicio de paciência... Tamanho do ambiente entre 10 e 11m².

Com a instalação original:
- Chegou no máximo a 22º e 23º, menos que isso chegou a ficar 6, 7 horas ligado e não atingiu. No termômetro digital, deixado sempre aonde eu estava, marcava cerca de um a um grau e meio a mais. Mas já me atenderia refrescando o ambiente...
- Demorava um pouco para baixar as temperaturas... 22 e 23º as vezes precisava de 4, 5 horas para chegar.
- Observo que pelo tamanho do quarto, o ar circulava bem e sensação é que ele conseguia refrescar mesmo o ambiente. Muito melhor do que usar ventilador na minha opinião.

Com a adaptação:
- No meu caso, ele chegou a desligar um dia marcando 16º no painel, mas testei mais a 18º e ele atingiu desligando o compressor. Não posso confirmar a temperatura do quarto pois o termometro estragou e estou esperando o outro que comprei pela net. Só um dia teste ele com 16º, pois logo chegou o frio e resolvi economizar na energia.
- Demorou bem menos para baixar as temperaturas, próximo ao tempo de um ar de parede. Para chegar a 16º e 18º demourou cerca de 4h no máximo... Variou um pouco de um dia para o outro.
- A circulação de ar no ambiente continou ótima. Conclusão, agora gelou mesmo e ficou como eu queria, me atendeu perfeitamente.

Assim que retomarmos o calor e meu termômetro digital chegar farei um poste detalhados das diferenças para esclarecer bem os companheiros. Se eu tivesse me aprofundado antes no assunto e descoberto esta adaptação teria comprado a mais tempo esse ar. É um pouco de trabalho mas vale. Vou também colocar fotos de como fiz as adaptações.

Agora sugiro a quem quer comprar não economizar em modelos mais baratos com menos de 12.000 Btus... E considerem fazer a adaptação se acharem que na intalação original ele não atender as expectativas, pois vale mesmo a pena.

Aqui vai um link com o video de uma pessoa que colocou a adapatação com os 2 tubos só que na horizontal... não achei com ele na vertical como eu fiz... Mas serve para terem uma ideia http://www.youtube.com/watch?v=C2aI3-isJ0M

Abraço a todos.

CineMax
26-12-2011, 19:02
Atualmente,qual é o melhor ar condicionado portátil ??

CineMax
27-12-2011, 18:32
Amigos,estou querendo comprar esse aqui,voces recomendam???

http://www.fastshop.com.br/CONDICIONADOR-DE-AR-PORTATIL-OLIMPIA-SPLENDID,product,OL4081290011,5834.aspx

rsuzano
24-02-2012, 08:26
Bom dia sdrm09898 (http://www.htforum.com/vb/member.php/146482-sdrm09898),
Você conseguiu fazer os testes? em qual região vc está? como está o desempenho do aparelho? e o consumo conseguiu notar diferença R$?

Grato

marcoswgo
09-11-2012, 16:47
Eu tenho um portátil da ventisol, de 10 mil btus, e já percebi que o problema realmente é o que o sdrm09898 falou. O aparelho joga o ar pra fora, e consequentemente, entra ar de fora pelas frestas, diminuindo a eficiencia dos portáteis. A solução que ele deu, acredito que realmente deve resolver essa questão. Mas fiquei aqui pensando: e se ao invés de eu colocar dois dutos na janela, eu pegar o duto de saída de ar e já colocar a outra extremidade na entrada? o A/C iria pegar o próprio ar quente que ele mesmo está gerando, e ia esfriá-lo, antes de jogar no quarto. Desta forma, não precisaria de nenhuma instalação na janela. Sei que com isso, o aparelho teria que fazer um esforço muito maior, pois o ar realmente sai muito quente, mas será que essa é uma opção possível ou considerando a temperatura do ar o aparelho não daria conta de esfriar? ou pior, será que isso certamente danificaria o aparelho?

kurumin
11-11-2012, 11:37
Eu tenho um portátil da ventisol, de 10 mil btus, e já percebi que o problema realmente é o que o sdrm09898 falou. O aparelho joga o ar pra fora, e consequentemente, entra ar de fora pelas frestas, diminuindo a eficiencia dos portáteis. A solução que ele deu, acredito que realmente deve resolver essa questão. Mas fiquei aqui pensando: e se ao invés de eu colocar dois dutos na janela, eu pegar o duto de saída de ar e já colocar a outra extremidade na entrada? o A/C iria pegar o próprio ar quente que ele mesmo está gerando, e ia esfriá-lo, antes de jogar no quarto. Desta forma, não precisaria de nenhuma instalação na janela. Sei que com isso, o aparelho teria que fazer um esforço muito maior, pois o ar realmente sai muito quente, mas será que essa é uma opção possível ou considerando a temperatura do ar o aparelho não daria conta de esfriar? ou pior, será que isso certamente danificaria o aparelho?
Totalmente inviavel esta opção.
Se pegando um ar de ambiente externo ja exige um trabalho enorme enorme ao aparelho, imagina pegando este ar super quente do duto de saida?

marcoswgo
14-12-2012, 15:18
Alguém já viu ou tem um ar condicionado split portátil? estava vendo na internet que existe uns que tem uma unidade condensadora externa e a parte interna, mas ambos ficam no chão sem necessidade de instalação. será que nesse caso a eficiencia seria igual a um split convencional, ou pelo menos próximo disso?

kurumin
14-12-2012, 16:35
Alguém já viu ou tem um ar condicionado split portátil? estava vendo na internet que existe uns que tem uma unidade condensadora externa e a parte interna, mas ambos ficam no chão sem necessidade de instalação. será que nesse caso a eficiencia seria igual a um split convencional, ou pelo menos próximo disso?
"Ar condicionado split portátil" eu nunca vi e creio que não existe.
Porem achei interessante esse que vc viu na internet: "que tem uma unidade condensadora externa e a parte interna, mas ambos ficam no chão sem necessidade de instalação".
Por favor, passa o link para gente.

marcoswgo
14-12-2012, 16:39
"Ar condicionado split portátil" eu nunca vi e creio que não existe.
Porem achei interessante isso que vc viu na internet: "que tem uma unidade condensadora externa e a parte interna, mas ambos ficam no chão sem necessidade de instalação".
Por favor, passa o link para gente.

Bom, pelo menos no site tá dizendo "portátil split". Na verdade, ele tem bem a cara de um portátil, só que tem a condensadora separado.
Tem muito pouca coisa na internet sobre isso, mas existe...

http://www.arcondicionadoportatil.com.br/ar_condicionado_portatil_ariagel_te140.asp

mythra
26-12-2012, 02:04
Gente,
Ar condicionado portátil é uma porcaria! Ele precisa jogar fora o ar do ambiente para refrigerar a condensadora e isso faz dele extremamente ineficiente. Já com relação ao split portátil apresentado por marcoswgo, bem, a ideia é até boa, mas ainda tenho minhas restrições. Observem que a eficiência dele é EER=2,28 (Classe C) equivalente a um ar de parede beeem mais ou menos.

Na minha opinião, a opção mais rápida e barata, ainda é o ar de janela. Já a opção mais econômica, é, sem dúvidas, o Split Inverter, contudo o aparelho é caro, e a instalação é mais cara ainda (para não dizer criminosa, entre R$500,00 ~ R$700,00, dependendo do aparelho, da empresa, do técnico, da cara do cliente, da cidade, da estação do ano, da Dilma, etc..;)).

kurumin
26-12-2012, 19:33
Concordo que ar portatil é péssimo, mas...
Ele é somente para situações em que não é possivel instalar ar de parede e nem split, por isso ele é o assunto aqui do tópico.
Sabendo-se conectar corretamente a saida de ar, dentre outros detalhes (as vezes) descritos no manual, um ar portatil de 12.000 btu consegue esfriar cerca de 5 graus um dormitorio pequeno. Isto é muito melhor do que nada. Falo por experiencia propria.
Obs:
-Medição efetuada com termometro confiavel e distante do aparelho.
-Não adianta "setar" para menos de 5 graus em relação ao ambiente, pois nesse caso o compressor não desliga nunca e pode até danificar algo apos um tempo. É meio empirico.
-É importante seguir tb as normas eletricas para evitar problemas nas instalações.

marcoswgo
26-12-2012, 23:53
com todo o respeito ao usuário mythra, dizer que ar condicionado portátil é uma porcaria nao acrescenta em nada. Todo mundo aqui já sabe que o portátil não se compara aos outros. A questão é: se você só pode ter um portátil, é melhor não tê-lo e ficar só no ventilador? A meu ver não. Para quem o portátil é a ÚNICA OPÇÃO, compensa sim. Acho que o mais importante para aqueles que estão nessa situação é pesquisar aqui e ver os depoimentos de quem tem cada aparelho para poder fazer uma compra com o melhor custo x benefício possível. Eu me arrependo um pouco de ter comprado o meu no desespero, pois paguei 1500 reais em um ventisol de 10 mil btu's, sendo que pelo mesmo preço eu poderia ter comprado um melhor. Mas mesmo assim, eu posso dizer com toda a certeza que em dias de calor, é muito melhor estar com o meu portátil ligado do que se eu não o tivesse. O ambiente não fica gelado, mas fica agradável. Calor eu não passo.

mythra
28-12-2012, 00:33
Olá marcoswgo,

A intensão de dizer que o ar portátil é uma porcaria foi alertar algumas pessoas que TÊM opção de colocar um equipamento mais eficiente, mas se iludem com a "portabilidade" desse tipo de aparelho. No meu caso, comprei o meu na intensão de utilizá-lo em casa de praia. O aparelho é bonito, mas muito ineficiente! O meu também foi +- 1500,00 pratas. Sinceramente, já vejo alguns splits inverter chegando perto de R$1000,00. Se somarmos o preço da instalação, chegamos quase aos R$ 1500,00. Ar condicionado split é instalável em quase qualquer lugar (esse é o objetivo dele). Não consigo ver uma situação em que o portátil seja a única opção. Exceto em situações que seja absolutamente necessário carregar o ar de um lugar para o outro. E ainda assim, apesar das rodinhas, o bicho pesa bastante.
Não conheço uma pessoa que tenha comprado um ar portátil e esteja 100% satisfeita. É um ventinho fresco que sai caro, muito caro! Esse troço deveria ser classificado como eficiência classe "Z" pelo INMETRO. Sem falar nas vezes que se tem que levantar para jogar água fora...
Não quero levantar polêmicas, mas, como dono de um desses aparelhos, acho que se você tem outra opção de ar condicionado, seria melhor desconsiderar o portátil.

kurumin
28-12-2012, 11:26
......Não consigo ver uma situação em que o portátil seja a única opção. Exceto em situações que seja absolutamente necessário carregar o ar de um lugar para o outro. E ainda assim, apesar das rodinhas, o bicho pesa bastante......
No meu caso sim, era a unica opção (e acredito ser o caso de muitas pessoas). No predio é proibido instalação na area externa da fachada e não tem varanda. Em suma, pelo regulamento interno e pela convenção de condominio é terminantemente proibido instalar ar condicionado na area externa.
Comprei um portatil de 12000 btu, e consigo que a temperatura no verão, que chega a 31 graus, caia para 24 ou 25 graus.
É lógico que fiz a instalação considerando todos os detalhes a fim de obter o melhor rendimento.
Ja levei ele tambem para outro quarto e não vi problema nenhum com relação as rodinhas.
É isso.
E leiam mais no meu post anterior (do dia 26).

marcoswgo
28-12-2012, 15:15
Caro mytra,
Não quis ofendê-lo também ao dizer que seu depoimento não acrescentaria nada à discussão. Acontece que muita gente aqui, e esse é o meu caso também, não tem outra opção a não ser o portátil. No meu caso, por exemplo, o prédio não tem sacada para colocar o compressor do split, e também não posso alterar a fachada do mesmo. Além disso, também não tem o suporte para instalar ar de janela. Então, minha única opção seria o ar portátil, ou então, passar calor mesmo. Nesse caso, entendo que o ar portátil compensa sim, e muito. Melhor com ele do que sem ele.
Por isso que acho que depoimentos do tipo "não comprem ar condicionado portátil em nenhuma hipótese" acabam desvirtuando a finalidade do tópico, que é ajudar as pessoas a tomarem uma decisão, com base na situação real de cada um.

schwanka
23-01-2013, 00:05
qual modelo mais silencioso.

kurumin
23-01-2013, 10:49
qual modelo mais silencioso.
Em principio cada usuario so tem um aparelho, e portanto nao tem como comparar qual é mais silencioso.
Tecnicamente vc pode fazer a comparação verificando o ruido em decibeis na especificação de cada aparelho (consta nos sites de venda).

schwanka
23-01-2013, 18:34
obrigado pela resposta, mas tem usuários que trocam informações sobre marcas, e melhor informação é ter o aparelho. Mas mesmo assim valeu.

Trator
23-01-2013, 18:39
Bom, pelo menos no site tá dizendo "portátil split". Na verdade, ele tem bem a cara de um portátil, só que tem a condensadora separado.
Tem muito pouca coisa na internet sobre isso, mas existe...

http://www.arcondicionadoportatil.com.br/ar_condicionado_portatil_ariagel_te140.asp

Eu vi desses uma vez , duas unidades são unidas por duas mangueiras flexiveis de inox onde passa o gas refrigerante mais o cabo de alimentação do ventilador da condensadora e uma mangueira para drenar o condensado, só que diferentemente de um split convencional o compressor fica dentro da unidade interna (a unidade externa possui apenas o ventilador e o condensador)
È importado da Itália se não me engano...

jardel1981
24-11-2013, 20:23
Pessoal,

Um ar condicionado no modo ventilador é alto o consumo? O consumo é mais alto que um ventilador comum?

kurumin
25-11-2013, 19:58
Pessoal,
Um ar condicionado no modo ventilador é alto o consumo? O consumo é mais alto que um ventilador comum?
Para comparar o consumo é necessario saber a potencia em Watts de cada ventilador.
Mas pode-se dizer que o rendimento do ventilador do ar portatil é menor que um ventilador comum, porque tem mais perdas, em função do caminho percorrido pelo ar dentro do aparelho.

Lucianaa
30-12-2013, 16:47
Minha viiznha comprou e disse q não gela nada e faz muito barulho.

Jeferson Stutz
04-01-2014, 10:54
Ar condicionado portátil "É uma porcaria"para quem pode instalar qualquer outro tipo. SIM

Mas para quem tem limitações de instalação é uma excelente escolha.

Ele não se compara a performance de um ar convencional, mas é a salvação para muitos.

Abraço

Jeferson Stutz

Menko
05-01-2014, 16:58
Arrisquei um Elgin Mobile, 9000BTUS. Ele é feião, nada sofisticado, mas parece funcionar bem e com pouco barulho.
Fiquei decepcionado com o tamanho da régua adaptadora da saída de ar quente. Minha janela tem 114 cm e a régua mal chega a 100 cm.
Pensei em devolver o Elgin por causa desta régua pequena, mas o funcionamento dele alegrou o meu dia. Vou buscar alternativas para a instalação do duto de ar quente.
Alguém sabe onde posso encontrar réguas maiores?
Estou pensando em comprar um pedaço de placa de aluminio e fazer uma régua de uma peça só, acho que vai ficar melhor do que essas enviadas. Alguém tem alguma experiência nesse sentido?

http://www.portaldeapoioelgin.com.br/institucional/produto.php?prod=MTc4

kurumin
06-01-2014, 14:19
Arrisquei um Elgin Mobile, 9000BTUS. Ele é feião, nada sofisticado, mas parece funcionar bem e com pouco barulho.
Fiquei decepcionado com o tamanho da régua adaptadora da saída de ar quente. Minha janela tem 114 cm e a régua mal chega a 100 cm.
Pensei em devolver o Elgin por causa desta régua pequena, mas o funcionamento dele alegrou o meu dia. Vou buscar alternativas para a instalação do duto de ar quente.
Alguém sabe onde posso encontrar réguas maiores?
Estou pensando em comprar um pedaço de placa de aluminio e fazer uma régua de uma peça só, acho que vai ficar melhor do que essas enviadas. Alguém tem alguma experiência nesse sentido?
http://www.portaldeapoioelgin.com.br/institucional/produto.php?prod=MTc4
Fiz uma peça so, em MDF e ficou excelente.
Lembrar que deve-se configurar a temperatura desejada não mais que 4 a 5 graus abaixo da externa.

Menko
06-01-2014, 15:27
Valeu a dica, obrigado.
Acabei devolvendo o Elgin. Acho que vou comprar um Olimpia de 10000BTUS. Tô pensando...

Spy_br
13-01-2014, 22:41
Alguem ja viu o Consul C1A12AB 12000 btus funcionando ?
Estou com um serio problema. Estarei provisoriamente em um apartamento que não tem local para ar-condicionado de janela e está um calor infernal. Será que o barulho dele é muito maior que um de janela?

http://www.pontofrio-imagens.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=27108244

kurumin
13-01-2014, 22:57
Alguem ja viu o Consul C1A12AB 12000 btus funcionando ?
Estou com um serio problema. Estarei provisoriamente em um apartamento que não tem local para ar-condicionado de janela e está um calor infernal. Será que o barulho dele é muito maior que um de janela?
http://www.pontofrio-imagens.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=27108244
Logico que o barulho é bem maior que um de janela (ou parede), pois o compressor ficar dentro do ambiente.
Mas nada pertubador. Dependendo, pode ate ser util pra abafar o barulho externo, e ate ajuda dormir.
É mais psicologico do que fisico, pois não ultrapassa os limites aconselhaveis em decibeis.
Mas, por ex, não da para ouvir tv legal no quarto com ele funcionando.
P.S: Esta obs vale pra qualquer marca e modelo, principalmente pq quase todos ta vindo da china, e chines, como japones, é tudo igual.
O mais importante, na instalação de um ar portatil, é o isolamento para a saida do ar quente (tubulão corrugado), e a entrada do ar de reposição (que pode ser uma simples fresta de porta ou janela, longe da saida do ar quente).
E como eu ja disse, lembrar que deve-se configurar a temperatura desejada não mais que 4 a 5 graus abaixo da externa (tipow, tá 30 graus, configura pra pedir 25).

fishikawa
14-01-2014, 01:15
Tenho um Delonghi AN120 que é um AC portátil que não necessita drenar a água condensada, portanto é só plugar na tomada e conectar o exaustor de calor. Já usei por aprox 15 meses e o produto ainda funciona normalmente. Como quase todo portátil, a régua nunca tem comprimento suficiente para as janelas e a solução foi ir à marcenaria e pedir para cortar uma tábua branca no tamanho certo (só R$20 reais) e transferir o anel de conexão do tubo da régua original para a nova régua de madeira. É importante que a régua seja cortada do tamanho certo para que a vedação na janela fique boa. Em relação ao desempenho, eu não gostei pois o sistema é pouco eficiente, mas para quem não tem como fazer um "obra" e instalar um split, ele ajuda a não passar tanto calor. No meu caso eu acabei instalando os splits e encostei o portátil. O consumo de energia é elevado, pois o compressor fica bastante tempo ligado. O ruído é alto, chega a ser mais alto que o AC de embutir, não dá pra assistir TV e ouvir o programa com o AC ligado. Digo que a eficiencia é baixa, pois entra muito ar do ambiente externo para o dentro do cômodo. Um exemplo, comodo a 30C, ele abaixa no mínimo para algo em torno de 24C depois de umas 2 horas de operação e o liga e desliga é irritante para dormir (eu tenho sono leve). Dentre os portáteis eu gosto do AN120 pois não é necessário ficar removendo água. O split dá um trabalho, pode custar mais caro no início (aparelho+instalação), porém com o sistema inverter de maior eficiência, menor ruído e economia de energia, vale a pena investir a médio prazo e o conforto do ambiente é bem melhor que quando se usa o portátil. O portátil é bom como solução paleativa e melhor que um ventilador, ou se realmente não der para instalar um split no ambiente.

kurumin
14-01-2014, 13:32
Tenho um Delonghi AN120 que é um AC portátil que não necessita drenar a água condensada, portanto é só plugar na tomada e conectar o exaustor de calor. Já usei por aprox 15 meses e o produto ainda funciona normalmente. Como quase todo portátil, a régua nunca tem comprimento suficiente para as janelas e a solução foi ir à marcenaria e pedir para cortar uma tábua branca no tamanho certo (só R$20 reais) e transferir o anel de conexão do tubo da régua original para a nova régua de madeira. É importante que a régua seja cortada do tamanho certo para que a vedação na janela fique boa. Em relação ao desempenho, eu não gostei pois o sistema é pouco eficiente, mas para quem não tem como fazer um "obra" e instalar um split, ele ajuda a não passar tanto calor. No meu caso eu acabei instalando os splits e encostei o portátil. O consumo de energia é elevado, pois o compressor fica bastante tempo ligado. O ruído é alto, chega a ser mais alto que o AC de embutir, não dá pra assistir TV e ouvir o programa com o AC ligado. Digo que a eficiencia é baixa, pois entra muito ar do ambiente externo para o dentro do cômodo. Um exemplo, comodo a 30C, ele abaixa no mínimo para algo em torno de 24C depois de umas 2 horas de operação e o liga e desliga é irritante para dormir (eu tenho sono leve). Dentre os portáteis eu gosto do AN120 pois não é necessário ficar removendo água. O split dá um trabalho, pode custar mais caro no início (aparelho+instalação), porém com o sistema inverter de maior eficiência, menor ruído e economia de energia, vale a pena investir a médio prazo e o conforto do ambiente é bem melhor que quando se usa o portátil. O portátil é bom como solução paleativa e melhor que um ventilador, ou se realmente não der para instalar um split no ambiente.
Quanto a essa agua condensada, depende da humidade relativa da região. Em cidades como Brasilia e Belo Horizonte, que tem clima mais seco, a agua gerada é pouca e é sempre evaporada e nunca precisa ser drenada.

moraesvt
10-02-2014, 15:26
Pessoal, tudo blz?
Estou nesse dilema sobre comprar ou não um AC portátil. Em sp o calor está infernal e infelizmente no meu apartamento não é possível instalar um split.
Esses portáteis dão conta do calor que está fazendo esses dias? Alguém chegou a medir quantos decibeis um aparelho faz num quarto fechado?
Abs!

Sucrilhows
10-02-2014, 17:25
Esse portátil não tem que furar a parede pra passar a tubulação para retirar ar quente? se sim, não compensa.

moraesvt
10-02-2014, 18:10
Não é necessário furar, pois o aparelho fornece um adaptador para passar o duto pela janela.

Rafaela de Andrade
10-02-2014, 18:28
Olá pessoal, sou nova no fórum e como cada caso é um caso li tudo mas nada se encaixa comigo x)
Estou indo morar de aluguel por apenas 1 ano, no apartamento já há buraco para um ar de parede de (acredito eu) 7.500 btus (num quarto de aproximadamente 10m²), ouvi dizer que os mais potentes portáteis se assemelham (no quesito refrigeração) aos menores de parede, é verdade? Tenho a possibilidade de negociar com o proprietário, mas instalar um split é inviável pelo custo de instalação por tão pouco tempo. Entre um de 7.500 Btus de parede e um portátil de 10.000~12.000 btus o que vocês me aconselham? Também ouvi dizer que a instalação dos de parede é bem mais simples (e barata) que os splits, isso procede?
Agradeço desde já :D

kurumin
11-02-2014, 10:17
Olá pessoal, sou nova no fórum e como cada caso é um caso li tudo mas nada se encaixa comigo x)
Estou indo morar de aluguel por apenas 1 ano, no apartamento já há buraco para um ar de parede de (acredito eu) 7.500 btus (num quarto de aproximadamente 10m²), ouvi dizer que os mais potentes portáteis se assemelham (no quesito refrigeração) aos menores de parede, é verdade? Tenho a possibilidade de negociar com o proprietário, mas instalar um split é inviável pelo custo de instalação por tão pouco tempo. Entre um de 7.500 Btus de parede e um portátil de 10.000~12.000 btus o que vocês me aconselham? Também ouvi dizer que a instalação dos de parede é bem mais simples (e barata) que os splits, isso procede?
Agradeço desde já :D
Se ja ha um buraco pra ar de parede, compre o de parede. Depois negocie com o proprietario ou leve o aparelho.
Um parede de 7500 btus sempre vai render mais que um portatil de 12000.
Isto pq o portatil tem o compressor dentro do ambiente e que tb gera calor.
Obs: verifique as condições da parte eletrica.
Resumindo: ar portatil so qdo é impossivel instalar um split ou de parede.

tuduff
13-02-2014, 00:58
Gente,
Ar condicionado portátil é uma porcaria! Ele precisa jogar fora o ar do ambiente para refrigerar a condensadora e isso faz dele extremamente ineficiente. Já com relação ao split portátil apresentado por marcoswgo, bem, a ideia é até boa, mas ainda tenho minhas restrições. Observem que a eficiência dele é EER=2,28 (Classe C) equivalente a um ar de parede beeem mais ou menos.

Na minha opinião, a opção mais rápida e barata, ainda é o ar de janela. Já a opção mais econômica, é, sem dúvidas, o Split Inverter, contudo o aparelho é caro, e a instalação é mais cara ainda (para não dizer criminosa, entre R$500,00 ~ R$700,00, dependendo do aparelho, da empresa, do técnico, da cara do cliente, da cidade, da estação do ano, da Dilma, etc..;)).

Não ele não é uma porcaria. E partindo do ponto em que os condomínios hoje estão adotando normas cada vez mais radicais, eu não duvido se alguém dizer que mora num ap de alto padrão e não tem permissão para instalar um a/c split. Acaba restando o portátil a única opção.

com todo o respeito ao usuário mythra, dizer que ar condicionado portátil é uma porcaria nao acrescenta em nada. Todo mundo aqui já sabe que o portátil não se compara aos outros. A questão é: se você só pode ter um portátil, é melhor não tê-lo e ficar só no ventilador? A meu ver não. Para quem o portátil é a ÚNICA OPÇÃO, compensa sim. Acho que o mais importante para aqueles que estão nessa situação é pesquisar aqui e ver os depoimentos de quem tem cada aparelho para poder fazer uma compra com o melhor custo x benefício possível. Eu me arrependo um pouco de ter comprado o meu no desespero, pois paguei 1500 reais em um ventisol de 10 mil btu's, sendo que pelo mesmo preço eu poderia ter comprado um melhor. Mas mesmo assim, eu posso dizer com toda a certeza que em dias de calor, é muito melhor estar com o meu portátil ligado do que se eu não o tivesse. O ambiente não fica gelado, mas fica agradável. Calor eu não passo.

Discordo, possuo um midea sem vergonha de 10k BTU e ele cumpre rigorosamente a eficiência declarada. Claro que com algumas modificações já discutidas nas citações.

Pessoal, comprei um ar portatil Midea de 10.000BTU.
O aparelho resfria bem ar, o problema que a quase todos os ar portatil, salve alguns em outros paises, eles roubam muito ar do ambiente para poder fazer a troca de calor no consensador e jogam esse ar quente para fora do ambiente, ou seja ele rouba muito ar do ambiente e joga fora pelo tudo, isso faz com que o ambiente nao fique tao gelado como os tradicionais spits e de janela deixam. Ar portatil é bom para quem nao tem outra opção, meu caso.
Eu nao entendo porque os frabricantes nao projetam os aparelhos com 2 tudos, um para pega o ar la de fora para troca no condensador, ao invés de pegar do ambiente interno, e o outro para jogar fora como ja é feito. Acredito que desta forma a eficiencia do ar portatil aumentará muito, deixando o ambiente mais gelado. Ja vi alguns modelos com 2 tubos na net e esses devem gelar bem. conforme a foto abaixo.

http://img517.imageshack.us/img517/4607/tuboportatil.jpg

Vou atras de alguma loja por aqui que vende esses tubos e tentarei fazer uma gambiarra para tentar pegar o ar de fora, assim acredito que conseguirei melhores resultados.

Possuo o mesmo aparelho, e dou graças a deus por ele possuir 2 filtros separados e assim ter a possibilidade de fazer a alteração para a parte debaixo capturar ar de fora, onde outros aparelhos mais robustos e de fabricantes muito mais conhecidos não ter a menor possibilidade de resolver isso.
Briguei muito com a Midea sobre o assunto mas consegui o segundo duto com o próprio fabricante. Todos os fabricantes seguem normas da ABNT e por este motivo a empresa acabou cedendo após me oferecer um split ou de janela com a mesma potência, como pra mim um split não teria a menor serventia, acabaram concordando e me enviando um segundo duto ( que é bem difícil de se conseguir, e bem caro também) e o problema se resolve !

Companheiro Jpassosv,

É exatamente isso que falei em meu relato um pouco acima do seu. Inclusive postei o link de um video que ilustrava o que resolveria o problema. O problema é que nesses portateis ao retirar o ar do quarto para refrigerar o compressor deixa-se o quarto com pressão negativa... Com isso o ar de fora entra para equilibrar a pressão, por isso ele dizem que o ar é ronavado... mas na verdade, é uma consequencia do projeto. O problema é que isso, para nós, recai sobre a capacidade de gelar mais o ambiente.

A cerca de um mês decidi comprar um Olimpia Splendid Piu de 12.000 Btus e pude confirmar tudo isso que falo aqui. No meu caso mandei fazer uma régua em uma serralheria, fiz o desenho com as medidas e tudo, para encaixar na minha janela e vedar bem. Mas a regua que mandei fazer foi com dois furos, um para o tubo sanfonado que vem com o aparelho e outro para um que comprei a parte com as mesmas medidas, em uma loja especializada em tubos. Portanto, testei as duas formas como vocês disse e realmente a diferença é grande. Lembrando que no meu caso a régua fica na janela na posição vertical e com isso o tubo que joga o ar para fora fica no meio dela, e o que pega o ar de fora fica na parte de baixo. Como o ar quente tende a subir o tubo de baixo não pega esse ar que é jogado para fora.

Com isso, conclui o seguinte:

Usando a instalação original (com um tubo na régua, jogando o ar para fora e o aparelho pegando o ar de dentro do ambiente)
- Pelas frestas como o colega falou você percebe o ar de fora entrando.... parecendo um brisa... É constante, só para de o compressor desligar.
- Não adianta tentar vedar mais, pois somente exercerá pressão nas portas, janelas e régua e com certeza o ar de fora arrumará uma forma de entrar.
- Para atingir temperaturas como a minima de 16º é praticamente impossivel... Com isso o compressor ficará ligado mais tempo e gastará mais energia.
- Para atender a maioria das pessoas as configurações ficam sempre no máximo, aumentando custo e barulho

Usando a instalação aqui sugerida (com dois tubos na régua, um jogando o ar para fora, o origenal que vem nele, e outro adaptado no ar para pegar o ar de fora)

- Pelas frestas o ar não de fora não entrará mais. Mas é bom evita-las para o ar de dentro não sair muito.
- Para atingir temperaturas mais baixas ele demorará menos, desligando mais o compressor e sendo mais econômico.
- Como o nobre colega falou, algumas pessoas verão que podem reduzir algumas configurações que poderão reduzir ruidos e gastos.

Para finalizar vou colocar aqui algumas informações que colhi nesse pequeno tempo de uso, já que agora o frio chegou e não tenho precisado dele a noite.... Lembrando que estas informações são aproximadas pois usei um termômetro digital que estava com a mau contato na bateria e acabou quebrando ao cair durante um dos testes :riso::riso::riso::riso::riso:, a temperatura externa era entre 28° e 29º, as vezes quase 30°. Fiquei colocando no painel do ar várias temperaturas e ia baixando cada vez que ele atingia uma e deligava o compressor. Ex: Colocava 26º no painel e quando o compressor desliga passava para 25° e experava novamente... Um exercicio de paciência... Tamanho do ambiente entre 10 e 11m².

Com a instalação original:
- Chegou no máximo a 22º e 23º, menos que isso chegou a ficar 6, 7 horas ligado e não atingiu. No termômetro digital, deixado sempre aonde eu estava, marcava cerca de um a um grau e meio a mais. Mas já me atenderia refrescando o ambiente...
- Demorava um pouco para baixar as temperaturas... 22 e 23º as vezes precisava de 4, 5 horas para chegar.
- Observo que pelo tamanho do quarto, o ar circulava bem e sensação é que ele conseguia refrescar mesmo o ambiente. Muito melhor do que usar ventilador na minha opinião.

Com a adaptação:
- No meu caso, ele chegou a desligar um dia marcando 16º no painel, mas testei mais a 18º e ele atingiu desligando o compressor. Não posso confirmar a temperatura do quarto pois o termometro estragou e estou esperando o outro que comprei pela net. Só um dia teste ele com 16º, pois logo chegou o frio e resolvi economizar na energia.
- Demorou bem menos para baixar as temperaturas, próximo ao tempo de um ar de parede. Para chegar a 16º e 18º demourou cerca de 4h no máximo... Variou um pouco de um dia para o outro.
- A circulação de ar no ambiente continou ótima. Conclusão, agora gelou mesmo e ficou como eu queria, me atendeu perfeitamente.

Assim que retomarmos o calor e meu termômetro digital chegar farei um poste detalhados das diferenças para esclarecer bem os companheiros. Se eu tivesse me aprofundado antes no assunto e descoberto esta adaptação teria comprado a mais tempo esse ar. É um pouco de trabalho mas vale. Vou também colocar fotos de como fiz as adaptações.

Agora sugiro a quem quer comprar não economizar em modelos mais baratos com menos de 12.000 Btus... E considerem fazer a adaptação se acharem que na intalação original ele não atender as expectativas, pois vale mesmo a pena.

Aqui vai um link com o video de uma pessoa que colocou a adapatação com os 2 tubos só que na horizontal... não achei com ele na vertical como eu fiz... Mas serve para terem uma ideia http://www.youtube.com/watch?v=C2aI3-isJ0M

Abraço a todos.

O fabricante batia o pé em dizer que meu quarto estava entrando ar pelas frestas, tanto que eu vedei tudo no modo hard e começou a entrar ar pela tomada/interruptor/lustre e na ponta do cabo da TV.... é sério.... se eu vedasse as tomadas e o lustre.... ou criava pressão negativa ou queimava o motor de 1/3hp do aparelho.....

Uma conta rápida chegamos a conclusão de que ou ele queima ou ele desarma por temperatura elevada. O duto libera ar na temp de 45 graus, isso daria mais o menos 2 minutos para passar de 80 e desarmar..... acredito que não queime pois se tratando de um equipamento que 99% das vezes será instalado por um leigo, deve possuir uma proteção.

Rafaela de Andrade
13-02-2014, 10:41
Olá pessoal :D
Não consegui negociar com o proprietário, ele disse que vou deixar o ar condicionado velho (?) com apenas 1 ano de uso, ata!
Enfim, vou de portátil mesmo... existem várias marcas no mercado, alguma pra me indicar?
Estou entre os da philco e da springer (q são os que eu mais escuto/leio elogios)
Existe alguma marca que seja boa sem ter que ''gambiar'' o segundo duto?
Muito obrigada :D

rmatos
13-02-2014, 12:04
Pessoal, comprei o Pinguino PAC AN110 (http://www.delonghi.com/pt-PT/produtos/conforto/ar-condicionado/portatil/pinguino-air-to-air-pac-an110/). A temperatura baixou de 30 para 24graus. Fiz um teste de configurar ele para 19, mas ele nao baixou dos 24. (o que ja foi bom pra dormir, perto dos 30). Mas realmente o barulho é como se estivesse viajando de avião.

Ele não tem opção de usar duto extra (como o da Midea). Alguem tem dica de como fazer essa troca de calor, num quarto normal? Uma simples abertura parcial da janela seria util?