PDA

Ver Versão Completa : Porque os panéis de TV/LCD estragam com imagem estática e monitor de LCD não?

Esfera
02-04-2008, 19:23
Sempre tive está duvida!!! :confused:
Qual o tempo maximo que uma imagem pode ficar parada em uma TV de LCD? A barra de tarefas, e de ferramentas ficam semprem estáticas!!! Isso pode estragar a TV de LCD? Já que no monitor nunca houve problema!!!
Usar TV de LCD como monitor diminui a vida utíl do mesmo?
Gostaria de saber do pessoal que usa TV como monitor, desses pequenos detalhes...

GMRDF
05-04-2008, 15:54
Olá!!!
Até onde sei, tanto TVs quanto Monitores LCD não estragam com imagens estáticas.
Isso se dá pois os dois painéis são fabricados com os mesmos componentes físicos, o que muda são as especificações técnicas como resolução ou tempo de resposta entre outros.

Como você deve saber as telas que estragam por conta de alguns materiais essenciais usados em sua composição são tradicionalmente as CRT (fósforo) e as de Plasma (Gás).
O fósforo com o tempo marca a tela quase da mesma forma que o gás, após muitas horas de exibição da mesma cor, esta acaba marcando aqueles pixels.

Quanto a estragar uso aqui e não tem problema algum.
Sobre a vida útil acredito que o consumo é o mesmo de se assistir TV e se a média de vida útil informada pelos fabricantes de 60.000 horas for verdadeira isso é equivalente ao equipamento ligado 24x7x365 por quase 7 anos.

Então o que recomendo é que use mesmo, use muito, porque é mais provável que sua tv estrague antes por uma descarga elétrica ou quando seu sobrinho de 3 anos resolver enfiar uma caneta no meio da tela.

José Carlos
05-04-2008, 16:13
Caro GMRDF,

Apesar de concordar contigo, o Esfera tem razão ao ter esta dúvida pois nos manuais das TVs LCD, os fabricantes informam que imagens estáticas podem marcar a tela. Eu acho que isso é um fator de segurança "jurídico" para as empresas, pois se algum dia uma TV de LCD ficar com a imagem marcada por uma imagem estática e alguém for reclamar em juízo, o fabricante sairá ileso.

At.;

Tsuki-Chan
27-11-2009, 18:17
Hummm era essa minha dúvida mesmo... então na real a imagem estática não prejudica??? Eu tenho uma LED da Samsung e no manual dizia q uma img estática por 2h não seria aconselhável... tipo eu rodo videos do pc na tv... e ok a tv fica com o video rodando normal mas o papel de parede do pc passa automaticamente pra tv... isso é considerado estática mesmo estando atrás do video q esta sendo exibido na tv???

Aguardo resposta

Grata ^_^

Highlander
27-11-2009, 18:49
Hummm era essa minha dúvida mesmo... então na real a imagem estática não prejudica??? Eu tenho uma LED da Samsung e no manual dizia q uma img estática por 2h não seria aconselhável... tipo eu rodo videos do pc na tv... e ok a tv fica com o video rodando normal mas o papel de parede do pc passa automaticamente pra tv... isso é considerado estática mesmo estando atrás do video q esta sendo exibido na tv???

Aguardo resposta

Grata ^_^

Se o video estiver em tela cheia, não há nenhum problema no papel de parede. O que deve se levar em consideração, é apenas o que é mostrado na tela.

Quanto à pergunta original do tópico, minha antiga TV Samsung LCD, ficava com retenção temporária naquele maldito logo do SPORTV.

Mas é engraçado mesmo isso, ficamos com tanta paranóia com as TVS, e meu monitor aqui fica com a barra de tarefas e os gadgets da área de trabalho quase o dia todo parados aqui. E nenhum traço, nem de retenção temporária.

Sachs
27-11-2009, 19:08
Eu tenho uma LED da Samsung e no manual dizia q uma img estática por 2h não seria aconselhável...
Grata ^_^

LED pode acontecer, assim como LED tb tem alto reflexo. Pra conseguir uma imagem melhor do que lcd com lampada tiveram que imitar outra tecnologia.:bD

ShaoLin JiangHU
27-11-2009, 19:10
Todos os paineis, estão sujeitos a danos com imagens estáticas, da maior para menor probabilidade, telas CRT, telas de Plasma e Telas LCD.

A LCD também pode ter problemas com imagens estáticas, isso num TV é mais provável de acontecer que um monitor, pois o aquecimento e a área da tela são muito maiores que num monitor LCD, a exposição de Tvs LCD a luz solar intensa na tela pode agravar esse problema tornando-o definitivo.

Um típico monitor LCD usa 2 lâmpadas, produzindo um calor mínimo sobre o líquido do LCD, e geralmente não é exposto a luz solar.

Já uma TV LCD pode conter 8, 12, até 16 lâmpadas, requerendo uma solução melhor na dissipação do calor, o que é feito pelos fabricantes. Só que os mesmos componentes químicos usados num LCD de 17 polegadas, são usados em um de 50 polegadas. Eles são expostos ao limite, além disso a área que o líquido LCD deve se espalhar é maior. Pos isso se nota com certa facilidade as retenções num LCD quando comparado com monitor LCD.

A recomendação a não exposição a imagens estáticas é fornecida pelo próprio fabricante do módulo LCD. A temperatura limite de operação do LCD é de 50ºC e do aquecimento das lâmpadas é de 40ºC. Usando corretamente a tela, ou seja sem abusar das imagens estáticas, ou expor a tela ao sol, a temperatura se mantem nos limites sem deteriorar o painel.

Tsuki-Chan
27-11-2009, 22:56
Hummm obrigada à todos!! Bem então isso serve pra img estática foto... mas como Highlander falou... o papel de parede naum aparece na tela... eu deixo rodando o video em tela cheia... só aparece o papel qdo eu miniminizo mas isto é rapidamente... então naum prejudicaria certo, só vale o q roda na tela?? e seu tirasse o papel de parede e deixasse puramente preto seria melhor???

Grata

Bjos ^o^

Leokunert
27-11-2009, 23:13
Todos os paineis, estão sujeitos a danos com imagens estáticas, da maior para menor probabilidade, telas CRT, telas de Plasma e Telas LCD.

A LCD também pode ter problemas com imagens estáticas, isso num TV é mais provável de acontecer que um monitor, pois o aquecimento e a área da tela são muito maiores que num monitor LCD, a exposição de Tvs LCD a luz solar intensa na tela pode agravar esse problema tornando-o definitivo.

Um típico monitor LCD usa 2 lâmpadas, produzindo um calor mínimo sobre o líquido do LCD, e geralmente não é exposto a luz solar.

Já uma TV LCD pode conter 8, 12, até 16 lâmpadas, requerendo uma solução melhor na dissipação do calor, o que é feito pelos fabricantes. Só que os mesmos componentes químicos usados num LCD de 17 polegadas, são usados em um de 50 polegadas. Eles são expostos ao limite, além disso a área que o líquido LCD deve se espalhar é maior. Pos isso se nota com certa facilidade as retenções num LCD quando comparado com monitor LCD.

A recomendação a não exposição a imagens estáticas é fornecida pelo próprio fabricante do módulo LCD. A temperatura limite de operação do LCD é de 50ºC e do aquecimento das lâmpadas é de 40ºC. Usando corretamente a tela, ou seja sem abusar das imagens estáticas, ou expor a tela ao sol, a temperatura se mantem nos limites sem deteriorar o painel.

Eu não entendi a parte de colocar no sol o televisor. Qual o usuário de tv vai colocar a tv do lado de fora da casa?! Ou do lado de uma janela para pegar um solzinho...um bronze!!!:D

Eu nunca vii uma LCD com mancha na tela por utilização, mas gostaria de ver algum post ou fotos!!!:tu:

wmenezes
27-11-2009, 23:24
Eu não entendi a parte de colocar no sol o televisor. Qual o usuário de tv vai colocar a tv do lado de fora da casa?! Ou do lado de uma janela para pegar um solzinho...um bronze!!!:D

Eu nunca vii uma LCD com mancha na tela por utilização, mas gostaria de ver algum post ou fotos!!!:tu:
Vc entendeu ao contrário, releia a frase dele:

"ou seja sem abusar das imagens estáticas, ou expor a tela ao sol,"

Repare que o "SEM" serve para as duas frases.

Entenda-se:

SEM ABUSAR das imagens estáticas ou SEM EXPOR a tela ao sol a temperatura se mantem num limite que não estraga o painel.

Foi isto que ele quis dizer.

Entendeu ?

Abços.

Leokunert
27-11-2009, 23:49
Vc entendeu ao contrário, releia a frase dele:

"ou seja sem abusar das imagens estáticas, ou expor a tela ao sol,"

Repare que o "SEM" serve para as duas frases.

Entenda-se:

SEM ABUSAR das imagens estáticas ou SEM EXPOR a tela ao sol a temperatura se mantem num limite que não estraga o painel.

Foi isto que ele quis dizer.

Entendeu ?

Abços.

Sim entendi...mas fica a pergunta agora a sua resposta:

"SEM EXPOR a tela ao sol a temperatura se mantem"...mas quem iria expor uma tela de TV ou Monitor ao SOL?!

Highlander
27-11-2009, 23:51
Hummm obrigada à todos!! Bem então isso serve pra img estática foto... mas como Highlander falou... o papel de parede naum aparece na tela... eu deixo rodando o video em tela cheia... só aparece o papel qdo eu miniminizo mas isto é rapidamente... então naum prejudicaria certo, só vale o q roda na tela?? e seu tirasse o papel de parede e deixasse puramente preto seria melhor???

Grata

Bjos ^o^

Não precisa ficar tão preocupada assim. 5, 10 minutos com a imagem estática não deve prejudicar a TV. Só pense nisso caso deixe muito tempo com a imagem parada.

Caso seja o que acontece aí, lembre-se do bom e velho protetor de tela do Windows. :bD

wmenezes
28-11-2009, 00:06
Sim entendi...mas fica a pergunta agora a sua resposta:

"SEM EXPOR a tela ao sol a temperatura se mantem"...mas quem iria expor uma tela de TV ou Monitor ao SOL?!
2 situaçãoes:

- A Tv ficar perto de uma janela que bata sol dentro de casa na parte da tarde. No verão ia ser uma "caldeira" para a Tv

- Tem pessoas que tem costume de laver a TV para fora de casa em dias de churrasco, quando tem algum jogo de futebol na TV que a "galera" adoraria ver... Então em vez de a galera ir para a sala, tem gente que coloca a TV na área externa...

Pessoas cuidadosas, não fariam coisas como estas. Mas tem muita gente distraida que pode fazer.. Desta foma o "alerta" serve para estas pessoas se ligarem que devem evitar colocar Tvs em locais onde o sol bata.

Abração.

Leokunert
28-11-2009, 10:31
2 situaçãoes:

- A Tv ficar perto de uma janela que bata sol dentro de casa na parte da tarde. No verão ia ser uma "caldeira" para a Tv

- Tem pessoas que tem costume de laver a TV para fora de casa em dias de churrasco, quando tem algum jogo de futebol na TV que a "galera" adoraria ver... Então em vez de a galera ir para a sala, tem gente que coloca a TV na área externa...

Pessoas cuidadosas, não fariam coisas como estas. Mas tem muita gente distraida que pode fazer.. Desta foma o "alerta" serve para estas pessoas se ligarem que devem evitar colocar Tvs em locais onde o sol bata.

Abração.

ok, valeu...

aliás quando vc falou em churrasco, lembrei do comercial da skol "dia de churrasco", realmente tem uns loucos!!

Xambs
28-11-2009, 15:46
amigos, mas por exemplo...
Se a pessoa assiste a globo por 5 horas, akele logo dela vai ficar manchado por mto tempo numa tv de plasma?

ShaoLin JiangHU
28-11-2009, 16:12
Se a pessoa assiste a globo por 5 horas, akele logo dela vai ficar manchado por mto tempo numa tv de plasma?

O logo da Globo é fraquinho, nunca vi plasma manchar com ele, embora em LCDs com defeito no polarizador (painel condenado), qualquer coisa, inclusive o logo da Globo fica marcado bem forte.

Highlander
28-11-2009, 16:28
O logo da Globo é fraquinho, nunca vi plasma manchar com ele, embora em LCDs com defeito no polarizador (painel condenado), qualquer coisa, inclusive o logo da Globo fica marcado bem forte.

Fora isso, ele não vai ficar nunca 5h seguidas na tela. Nos intervalos comerciais eles tiram o logo, o que deve ajudar a evitar problemas.

Talvez apenas nas corridas de F1 o logo fique quase 2h direto. Em jogos, no maximo 45min (mais os acréscimos :lol:) de cada tempo.

Sachs
28-11-2009, 17:09

Depende da Tv de plasma, nem toda plasma é igual, muito pelo contrário. E mesmo se vc tiver uma plasma que fique o logo, ele sai logo depois. Estamos em 2009.

Hodney Fortuna
28-11-2009, 17:56
Olá!!!
Como você deve saber as telas que estragam por conta de alguns materiais essenciais usados em sua composição são tradicionalmente as CRT (fósforo) e as de Plasma (Gás).
O fósforo com o tempo marca a tela quase da mesma forma que o gás, após muitas horas de exibição da mesma cor, esta acaba marcando aqueles pixels.

Tanto o CRT quanto as Plasmas utilizam Fósforo.

paulofma
28-11-2009, 19:02
Tanto o CRT quanto as Plasmas utilizam Fósforo.

LCDs com LED também:

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1706697&postcount=16

Leokunert
29-11-2009, 14:44
Realmente o efeito burn-in ou mancha na tela tem tido pouco efeito nos novos televisores de plasmas, mas fiquei abismado quando vii no Shop Ibirapuera na loja Fast Shop a plasma de 60 polegadas da LG com mancha na tela, e o modelo é de 2009.

Lógico que é um caso que não podemos considerar pois a tv fica ligada o dia inteiro e muitas das vezes com o menu do filme exposto por muito tempo, e agora não sei quem foi o infeliz marketeiro e colocou um material informativo que fica passando na tela toda hora e consequentemente acaba manchando a tela da tv.

A preocupação se deve na utilização de tvs de plasmas com vídeo game, principalmente pois utilizam-se de menus e gráficos (life, medidor de velocidade etc) estáticos por muito tempo na sua maioria dos jogos.

Na utilização da TV aberta ou fechada a preocupação fica em suas logomarcas, principalmente nas fechadas como FOX, Sony, entre outras que ficam por muito tempo.

Mas os televisores de plasmas tem evoluído muito sobre esta questão da mancha na tela, mas não resolvido totalmente ainda. Deve-se administrar a sua utilização, mas caso vc queira um televisor e não quer se preocupar com esta questão no futuro, eu recomendo a compra de um LCD ou na verdade uma tv de LED nas quais estão vindo muito boas e vc não vai se arrepender.

Leokunert
29-11-2009, 15:13
LCDs com LED também:

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1706697&postcount=16

Nos televisores de LED são utlizados sim withe LED, e estes leds são compostos de uma iluminação azul com fósforos verdes e vermelhos, mas neste caso é totalmente diferente quando comparamos a uma retenção ou mancha fixa na tela.

Estamos falando da retro-iluminação da tv feita de LED aonde os mesmo produzem uma luz totalmente branca sem variação.

Achei uma foto no site que corresponte essa explicação, a referência é o modelo 2.

http://techon.nikkeibp.co.jp/english/NEWS_EN/20090915/175305/?SS=imgview_e&FD=1479109427&ad_q

paulofma
29-11-2009, 15:23
Leo, dá uma lida aqui, especialmente as mensagens do Apolo e Shaolin:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=104382

Leokunert
29-11-2009, 22:38
Leo, dá uma lida aqui, especialmente as mensagens do Apolo e Shaolin:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=104382

Obrigado pelo post do colega, MAS os estudos nos LEDs Brancos foram feitos no ano de 2005 a 2007, e não especificamente no mesmo modelo de LEDs Brancos usados atualmente nos televisores.

Macêdo PB+
29-11-2009, 23:18

Ainda bem que a probalidade de um televisor LCD apresentar defeito no polarizador é a mesma que um atual televisor de plasma apresentar burn definitivo em seu painel ;)

rogerio_sugui
02-03-2010, 23:07
Olá pessoal,

Tenho uma Samsung LCD 40" modelo LN40A550P. Ontem à noite estava jogando PS3. Dei uma parada e acabei dormindo com a TV, PS3, luzes e tudo o mais ligado, e assim ficou até certa hora da madrugada.

Hoje à noite fui ligar a TV e para minha surpresa, a imagem não aparece mais. Melhor, quando a ligo, após alguns segundos, como normalmente ocorre, a imagem aparece sim, mas por apenas 1 ou 2 segundos, e depois a tela fica toda preta. O som está normal.

Será que ocorreu devido ao fato de ter ficado em tela estática do PS3? Caso positivo, será que há reparo? Ficaria muito caro?

Se alguém puder dar uma luz, agradeço.

Hodney Fortuna
03-03-2010, 17:17
Olá!!!
Até onde sei, tanto TVs quanto Monitores LCD não estragam com imagens estáticas.
Isso se dá pois os dois painéis são fabricados com os mesmos componentes físicos, o que muda são as especificações técnicas como resolução ou tempo de resposta entre outros.

Quanto a estragar uso aqui e não tem problema algum.
Sobre a vida útil acredito que o consumo é o mesmo de se assistir TV e se a média de vida útil informada pelos fabricantes de 60.000 horas for verdadeira isso é equivalente ao equipamento ligado 24x7x365 por quase 7 anos.

Então o que recomendo é que use mesmo, use muito, porque é mais provável que sua tv estrague antes por uma descarga elétrica ou quando seu sobrinho de 3 anos resolver enfiar uma caneta no meio da tela.

O que causa a retenção nas telas de plasma não é o gás e sim o fósforo utilizado na tela.

---------- Mensagem adicionada às 17:17 ---------- Mensagem anterior foi às 17:13 ----------

Mas os televisores de plasmas tem evoluído muito sobre esta questão da mancha na tela, mas não resolvido totalmente ainda. Deve-se administrar a sua utilização, mas caso vc queira um televisor e não quer se preocupar com esta questão no futuro, eu recomendo a compra de um LCD ou na verdade uma tv de LED nas quais estão vindo muito boas e vc não vai se arrepender.

Tudo bem que seja uma questão no "futuro" mas lembre-se que os defeitos em telas de LCD não são menores que em Plasmas. Em muitos casos chegam a ultrapassar.

lopescar
03-03-2010, 19:02

Creio que não, pois terá intervalos na programação.

Esses dias meu sobrinho ficou a manhã toda naquele canal discovery kids, lá, a marca e bem destacada, e não notei retenção alguma depois.

abs

valramos
13-03-2011, 09:09
minha duvida é que eu escolhi o formato de tela widscreen no menu minha tv lcd led, nãp gosto de formato auto-preenchimento de tela. dai por exemplo na globo, durante alguns programas aparece duas barras pretas verticais de uns 10cm, essas barras pretas geradas pela escolha do formato de tela são consideradas imagens estaticas? ou tudo que é preto pode?

LKS45
08-08-2011, 22:36
minha duvida é que eu escolhi o formato de tela widscreen no menu minha tv lcd led, nãp gosto de formato auto-preenchimento de tela. dai por exemplo na globo, durante alguns programas aparece duas barras pretas verticais de uns 10cm, essas barras pretas geradas pela escolha do formato de tela são consideradas imagens estaticas? ou tudo que é preto pode?

barras pretas também dao problema.