Ver Versão Completa : Decibelímetro
Amigos,
Por favor, entre os modelos de decibelímetros à venda, qual o melhor custo benefício e onde comprar, de preferência aqui no Rio?
Obrigado,
Muniz
Companheiros,
Infelizmente, só achei esse aqui:
http://www.brasilhobby.com.br/descricao.asp?CodProd=MSL1325
Achei muito caro e tb não conheço a loja. Gostaria de encontrar um modelo mais barato, talvez analógico, mas que fosse eficiente.
Obrigado,
Muniz
Muniz,
O mais barato (e recomendado!) é mesmo o Radio Shack analógico. O ideal é pedir pra alguém conhecido que esteja indo aos EUA pra comprar pra você.
Abraços,
Filipe Rangel.
Carlos Dantas
10-06-2004, 12:47
Prezado Muniz
Estou a uma semana sem computador e s'o hoje consegui acessar a Internet de um computador empprestado. Prezado Muniz o conselho do Filipao 'e s'abio, O SPL meter anal'ogico da Radio Schack 'e bom e barato. Voce pode encontr'a-lo em Sao paulo, na rua Santa efigenia por uns 300,00 Reais.
Infelizmente tenho que devolver o computador!
Abracos
Dantas
Muniz,
Aqui: http://www.radioshack.com/product.asp?catalog_name=CTLG&product_id=33-4050
José Francisco
Muniz,
Aqui: http://www.radioshack.com/product.asp?catalog_name=CTLG&product_id=33-4050
José Francisco
Fui no link acima e achei até o preço bom (só não sei quanto é o imposto de importação), mas a Radioshack diz que só vende pra dentro dos EUA. Se alguém souber de outra loja...
fbraghetto
10-06-2004, 18:25
60% é o valor da importação + frete.
Vale a pena lembrar que atualmente a Radioshack não vende mais o bom e velho decib. analógico... somente o digital...
Abracos
Esse do link acima é analógico.
Nilton.P
10-06-2004, 18:47
Tambem acho que tem os dois por lá .
Porque voces dizem que o analógico é melhor?
Abraços
O analógico é mais preciso Nilton :legal:
OK! Companheiros,
Muito obrigado... verei o que posso fazer.
Abraços,
Muniz
Andei procurando por um analógico na Sta Ifigenia nas últimas 2 semanas. Nada de analógico, a única previsão que me deram foi 60 dias. Já o modelo digital tem vários, a partir de R$450.
Alguém sabe de algum lugar/site onde se encontre o analógico, que não seja via importação?
Estou tentando comprar esse troço na WACOMP há mais de mês e nunca chega. A última previsão foi de 40 dias!! Alguém sabe onde tem que venda por telefone?
eu terminei comprando dois radioshack analogicos no ebay, estão chegando ainda esse mes. vou estudar a venda de um deles ou não assim que chegarem. a principio eu teria uso para os dois, mas se for besteira, eu fico com um só e vendo o outro
muniz, me disseram que existe um clone do radioshack na republica do libano. vou mandar meu funcionario fuçar lá na semana que vem e te falo.
Ferdi,
Entre em contato com a Mesco pelo site ou telefone e veja um revendedor que vendapor telefone.
http://www.mesco.com.br/pagina.htm
Abraços,
Alexandre
André,
Essa semana dei uma passada na Republica do Líbano e vi esse decibelimetro. Se não me engano é um Mesco e está na vitrine de uma das primeiras lojas da rua, a direita.
Quanto ao Radio Shack, no mês passado meu primo trouxe de NY o modelo digital . Eu tinha pedido o analógico, recomendado em todo lugar, mas na loja informaram a ele que o analógico não estava mais sendo fabricado, só o digital. Não sei se era verdadeira essa informação ou se o vendedor só tinha o digital para venda.
Olha aí pessoal, usando o google acabo de descobrir que os caça fantasmas usaram o decibelímetro analógico da Radioshack!
Vejam só:
http://www.gbprops.com/part_info/audio_meter/
Só faltava essa recomentação para eu comprar o danado.
fbraghetto
07-10-2004, 13:06
ableal,
Você recebeu os dois decibelímetros? Chegaram ok? Estou querendo comprar um..
Aproveitando, a Radioshack voltou a vender uma nova versão analógica:
http://www.radioshack.com/product.asp?catalog%5Fname=CTLG&product%5Fid=33-4050
Abracos
oi... sou novo por aqui (entrei hoje! rs); havia o indagado sobre a forma de obtenção de um aparelho medidor de decibeis por um preço acessível... não sei se conseguir enviar a mensagem, tampouco como obterei a resposta... desculpe... vou aprender a lidar com esse site... rs
Alguma novidade do Radio Shack analogico? Alguma loja que venda pela net?
E esse, alguem conhece?
http://www.instrutherm.com.br/desc.asp?codigo=47
[],s
Roberto Bonfim
Ricardo Pontes
24-01-2005, 16:02
O digital pra mim é melhor do que o analogico.
tem um recurso [hold] que prende o sinal de pico e voce fica com a leitura super acurada.e a diferença é tao pquena em dinheiro pra v ficarem pensando em analogico.......
ricardo.
Senhor*s...
Tive boas referencias sobre o decibelimetro da MESCO.
Abracos.
Marcos.
Ricardo,
Você usa qual decibelimetro?
Um abraço,
Roberto Bonfim
Ricardo Pontes
25-01-2005, 00:34
Alo roberto,
uso da radioshack,digital.nao vejo porque alguns têm preferencia pelo o analogico se o digital é mais preciso
so se for por causa da grana,mas a diferença é tao pequena.....
um abraço.
ricardo.
Ricardo,
os digitais que eu vi eram bem mais caros que os analogicos por isso tenho interesse no analogico. Qual o modelo do seu? pode me dizer onde comprou e qual o valor?
Com relação a precisão eu gostaria de saber por que dizem que o analogico é mais preciso que o digital.
Um abraço,
Roberto Bonfim
Ricardo, a principal diferença pelo qual os analógicos são preferidos é a facilidade de leitura, pois os digitais fazem que faz as pequenas diferenças lidas, normais entre os diversos canais, pareçam maiores do que são, dificultando um pouco os ajustes.
Roberto, pelo mesmo motivo, os analógicos são errôneamente considerados mais precisos, eles apenas tornam o ajuste mais fácil, rápido e intuitivo. :tu:
[[]]'s
Ricardo Pontes
25-01-2005, 23:19
Roberto,nao é mais preciso,acontece que nós estamos acustumados a ponteiros[ver o ponteiro todo tempo]o digital tem um recurso muito importante ,é o ''hold'' que prende automaticamente o pico de leitura.ex;75[esq]fica preso o resto v faz tudo igual!.
O desotti tambem falou certo nao é que seja mais preciso,é o custume do ponteiro.......
abraço. ricardo.
Ricardo,
O pessoal (não só aqui mas em qualquer lugar do mundo) sempre preferiu o analógico, não só por custar mais barato (também por isso), mas pelo fato de apresentar algumas vantagens sobre o modelo digital.
Pelo fato do digital so mostrar números inteiros contra uma medição mais "apurada" do analógico (o modelo digital atual já está mostrando os décimos de dB). Na verdade isso de nada adianta, já que o erro destes aparelhos é na faixa de 2dB e esta precisão de décimos de dB é completamente inútil.
A grande vantagem do analógico continua sendo exatamente o ponteiro. Para fazer uma calibração corretamente você não deve ficar perto do aparelho, logo a leitura deve ser feita a distância. É muito mais fácil identificar que o ponteirinho vermelho está na vertical do que ficar lendo os números no display.
Outra questão importante é que normalmente não queremos o máximo (hold no digital) e sim uma média. A movimentação do ponteiro permite indentificar este "ponto médio" com extrema facilidade.
Pra quem possui Radio Shack SPL Meter e quiser dar uma "envenenada" no bichão aqui tem uma bela receita de como corrigir a curva do decibelímetro para deixá-la mais plana:
http://www.gti.net/wallin/audio/audio.html
Abraços,
Filipe Rangel.
Ricardo Pontes
26-01-2005, 12:06
Mas filipao,como o ''hold'' nao é uma ferramenta especial, se ele segurando o pico,ex;75,as frentes e as rears tem que está em 75,isso com o ruido continuo ,é logico.
acho que nao é a media que funciona mas o maximo.passou o canhao com o tripé para a c L,78, passou pra central 78 [hold] passou pra c R 78 [HOLD].
BINGO!!, nao entendi a questao da media.
Aproveitando,quev gosta disso felipao ,o MS[METRO POR SEGUNDO EM DELAY]das reas devem ser lidas sempre na tabela inferior.ex;1,80= 5 ms e nao 6 ms como seria o logico[sempre a escala de baixo]
ricardo.
Ricardo,
O delay pode ser calculado com base na distância e na velocidade do som no ar. Não precisa olhar em tabelas. Basta medir a distância da caixa ao ouvinte e depois dividí-la por 340m/s. Ex: 1,8m / 340m/s = 5,29ms.
Como a velocidade do som varia conforme alguns parâmetros (ex: quanto mais frio o ar menor a velocidade e consequentemente maior o atraso) pode ser que este valor de 6ms da sua tabela seja uma aproximação considerando uma velocidade um pouco menor numa região de clima frio.
Abraços,
Filipe Rangel.
Eu perguntei pois em todo topico de decibelimetro falam apenas isso, que o analogico é mais preciso que o digital. Meu interesse no analogico é apenas o preço mas se a diferença for pequena vou de digital mesmo. Gostei das informações, valew :tu:.
Ricardo, qual o modelo do seu? quanto foi?
Um abraço,
Roberto Bonfim
Ricardo Pontes
26-01-2005, 15:26
Roberto,
a radio shack está trabalhando só com o digital[praticamente]
peça uma pessoa aí que fale ingles,ligue pra là de o numero do seu visa e diga que quer via u p s [transporte]que em uma semana util estará aí. facil.
ricardo
ps;Digital sound level meter, ref;33-2055
Ricardo Pontes
26-01-2005, 15:33
mas de qualquer maneira anote aí,FELIPAO
cada MS equivale a um foot[pé]=30.48.
voce vai ver que se aproxima muito da sua ''matematica''
ENTAO, pra i.80 v encontrou 5,29=5 ms,infelizmente nao existe ainda padrao pra fraçoes de ms ,nem nos receivers,nem nos processadores.
abraço ricardo.
Ricardo, o analogico é mais pratico, pois você não precisa ficar lendo e nem se preocupando com as variações de casas decimais.
É só olhar a posição do ponteiro e pronto.
A Shack tem um novo modelo analogico. É só olhar na pagina deles.
A UPS vai cobrar todos os devidos impostos antecipadamente para enviar o brinquedo pra cá, isso SE a Shack decidir enviar pra cá, pois não estava mais há um bom tempo.
Ricardo,
Essa matemática não é minha. Isso é Física pura e simples. :D
Essa relação de 1ft=1ms é uma aproximação que os gringos usam pra facilitar os cálculos. Isso corresponde a uma velocidade do som de 304,8m/s, que não é verdadeira. :tu:
Realmente não existe décimo de milisegundos em receivers. Até porque isso já seria um grande exagero.
Abraços,
Filipe Rangel.
Ricardo Pontes
26-01-2005, 16:45
Pessoal ,me acudam!,estou sendo atacado por dois moderadores!
Assim é de lascar,podem olhar nos posts[é um em cima e o outro em baixo,literalmente] atençao mrs. joao,murilao,fontes, marquinho,vinicius ,me defendam! um dá pra aguentar! mas DOIS!!! RS , RS.
RICARDINHO.
Ricardo,
defender vc de duas feras??:hilario: e ainda por cima vc vai discutir matemática e física bem com o Flipão??:hilario:
tá difícil:ataque:
abraços
Ricardo,
Pensei que estávamos discutindo um assunto interessante: acústica. Se você acha que alguém discordar de você é ataque, lamento.
Abraços,
Filipe Rangel.
Ricardo Pontes
26-01-2005, 17:58
Felipao,
acabou de chegar pra teste,o ROTEL 1068 e o RECEIVER MARANTZ SR9300,acho que doravante se voce quiser testar as peças que chegam pra passar pra turma seria um bom negocio.
esse receiver está muito bem falado, mas v sabe que esse negocio de ht nao é muito a minha praia apesar de eu ser obrigaaaado a entender mais ou menos.
me telefone que eu vou mandando essas peça pra voce verficar e posteriormnte passar pro grupo.
ja dei uma olhada no tal do 1068........muito complicado pro leigo ,muito ajuste
vixeeeeee ....... abraço ricardo
Ricardo,
DEUS ME LIVRE de testar este tipo de coisa lá em casa. É muita tentação. Meu bolso não aguenta :D :D
Vamos marcar uma seção de testes por aí mesmo. :legal:
Abraços,
Filipe Rangel.
Roberto,
Até pouco tempo, tinha aqui no Rio um da MESCO analógico...muito legal, na faixa de R$ 180,00
Amanhã vou andar por lá..se tiver lhe aviso.
[]'s
Renato
Ok Renato, muito obrigado :legal: . Tenho um amigo que está no Rio e vem no carnaval, já economizava o frete.
Estou em contato com a Radio Shack também mas é mais complicado e acho que vai ficar mais caro, mesmo o analógico.
Um abraço,
Roberto Bonfim
Existe um da Polimed que parece ser um "clone" do Radio Shack.
Mandei um e-mail perguntando o preço.
http://www.polimed.com/pm1890.html
Ricardock
16-03-2005, 11:23
Alguns recomendam ajustar o decibelímetro em 70 db outros em 80 db.
Qual é o mais recomendado ?
E quanto ao sub woofer ? como fazer ?
[]´s
LUIS - RS
21-03-2005, 11:09
Pessoal interessado em comprar decibelímetro analógico:
Recebi há pouco um e-mail da MESCO, que fabrica o modelo ASL-1125, um clone do Radio Schack sem a rosca para instalar em tripé e sem o jack para conectar em analisador, mas que funciona direitinho.
Adianto que não tenho nada a ver com a empresa, é que no ano passado quando eu estava querendo comprar o meu, eu mandei um e-mail que deve ter ficado no cadastro deles.
Segue abaixo:
"Prezado Cliente,
Ja estamos com o decibelímetro ASL-1125 a disposição para venda, caso tenha interesse em adquiri-lo entre em contato com um desses nossos distribuidores:
- Conduvolt (SP) Fone (11) 3228-5100
- José Enoch (SP) Fone (19) 3232-1286
- Walter Urbano Leite (DF) Fone (61) 459-4083
- Opel (SP) Fone (11) 3331-1666
- JCL (SP) Fone (11) 3352-6700
- Altair Aparecido (SP) Fone (11) 222-9236
- AMJ (BH) Fone (31) 2126-9000
- Edival (RJ) Fone (21) 2599-1400"
Abraços
Luis
Amigos,
Alguém conheçe "pessoalmente" este decibilimetro? Liguei para a Conduvolt e está custando R$ 175,00 + sedex. Achei um pouco caro em relação ao o que custo o Radio Shack, um amigo trouxe de lá e pagou USD15.
Abraços,
Massao
leosarma
23-03-2005, 23:43
O decibelímetro da RadioShack analógico custa 40 dólares, novo.
15 dólares deve ter sido ou promoção ou usado.
Acho que o preço é esse mesmo...
Se vc tiver como trazer um de fora, acho melhor pela rosca do tripé...
Senão, eu acho uma boa pedida. Mas não tem em nenhum site pra gente ver melhor?
[]s
LeoSarmento
leosarma
23-03-2005, 23:58
Respondendo à mim mesmo.
http://www.mesco.com.br/fotos/ASL%201125.jpg
Decibelímetro
Visor Analógico
Escala: 50 até 126dB
Precisão:+2dB a 114dB
Resposta: Rápida ou Lenta
Ponderaçao: A ou C
Alimentação: 1 bateria de 9V
Dimensões (mm): 160x62x44
Peso (g): 185 (aprox.)
leosarma
24-03-2005, 00:16
Outra foto... de um bem parecido.
Será que é o mesmo?
Se for tem entrada pra analizador e, provavelmente, rosca pra tripé.
https://www.electronix.com/catalog/images/ca148.jpg
[]s
LeoSarmento
:aiai:
Ainda não consegui ver essa facilidade de leitura de um decibelimetro analogico para o digital, principalmente depois de ver essas fotos acima, do MESCO.
Sempre achei a leitura de um equipamento digital mais facil que o analogico.
Isso desde que me entendo como gente, quando era pequeno eu só queria relogio digital e meu pai escodia os digitais e me dava um de ponteiro para aprender, era chato demais, o digital era só olhar para o visor e pronto.
E até hoje, quando tem medição, os equipamentos analogicos sempre são mais faceis de leitura, nos laboratorios da universidade mesmo em muitos casos metade dos equipamentos eram analogicos e metade digital, todo mundo queria chegar cedo pra pegar os digitais. Ainda mais como a funçao HOLD como o Ricardo falou, tem coisa melhor?
[]´s
:aiai:
Ainda não consegui ver essa facilidade de leitura de um decibelimetro analogico para o digital,
[]´s
Roberto, a questão toda é a aplicação, e posso lhe assegurar que que neste caso o decibelímetro analógico é bem melhor. Quando você olha o display digital, você sabe na hora o valor exato, mas e aí, está correto? está alto ou baixo? Se você não sabe exatamente que valor encontrar vai ter que lembrar dos extremos da escala e avaliar, ou seja, tem que "pensar" mais. Já no analógico você tem um valor não tão exato, mas dá pra ver logo se está alto ou baixo. Além de que o analógico é muito mais rápido (se não tem um "amortecimento" bem mais confiável) e justamente essa lentidão pode acabar mascarando oscilações.
Roberto,
Se não achar o analógico vá de digital mesmo que você estará bem servido, mas eu tentaria pegar o analógico.
A função HOLD do modelo digital segura o valor máximo. Esse valor máximo não é o que você deseja saber quando está calibrando um sistema. O melhor é ter uma "média" e isso você consegue vendo a posição do ponteiro, no caso do analógico. O ponteiro oscila em torno da média e fica fácil identificar o valor, mesmo a distância. :tu:
Abraços,
Filipe Rangel.
Além de que o analógico é muito mais rápido (se não tem um "amortecimento" bem mais confiável) e justamente essa lentidão pode acabar mascarando oscilações.
Ok Maurício, mais uma informação importante, obrigado :tu:.
Filipão, eu vou de analogico mesmo, ainda mais com a curiosidade que estou, sem falar no preço. Eu tinha decidido pelo MESCO mas tive um problemas com as surrounds e um estabilizador semana passada e terminei gastando mais do pretendia, adiando essa compra.
Ok com relação a função HOLD :tu: .
[]´s
Stone Angel
30-03-2005, 12:51
gostaria de saber como se opera corretamente o decibelimetro
( tipo esse da mesco ) para que se possa obter o melhor do sistema....
como utilizar e que parametros devo observar.....
fico a 3,5m do sistema numa sala de 35m² .
aguardo dicas
stone
Eu fui na santa esse final de semana e o decibilemetro mais baratinho que eu vi foi um instrutherm por R$ 195,00 em 3 vezes. Essa marca é boa? esse preçõ está bom?
A marca eu não posso opniar, mas com relação a preço acho que tá normal. O mesco ta por R$ 225,00 no cartão ou +- R$190,00 a vista nas lojas que pesquisei. O Radio Shack vindo dos EUA com frete para o RN sai por $123.84US. ($44.99US o decibelimetro e o restante de frete).
[]´s
Ricardo Pontes
11-07-2006, 12:15
Marquinho,
voce ainda nao tem um medidor de decibel?
Mas voce nao precisa,ja me disseram que seu ouvido rivaliza com o cara que ''afina'' os stradivarus...:bD
Ricardo.
Marquinho,
voce ainda nao tem um medidor de decibel?
Mas voce nao precisa,ja me disseram que seu ouvido rivaliza com o cara que ''afina'' os stradivarus...:bD
Ricardo.
Ricardinho é isso ai.. tenho ouvido absoluto:feliz: tanto em tom como em volume.
Mas por fim, comprei um decibelimetro analógico da MESCO ASL-1125 mesmo, esse que o Luis falou.....
ola amigos.
nossa quanto preconceito com o pobre "decibelimetro" digital.
1 - os medidores de pressão sonora ou MNS ou SLM Sound Level Meter(nome correto, pois medem pressão sonora relacionada a uma pressão de referencia de 20 micro pascal, e como as relações de pressão são muito grandes se usa uma escala calibrada em dB. o dB não é uma grandeza, mas uma relação entre elas, alias não é nem uma unidade.
2 - medidores digitais, mesmo os de baixo custo, tem por norma (IEC651), varias caracteristicas minimas dde funcionamento. entre elas duas constantes de tempo de leitura - SLOW e FAST. com isso vc pode ter desde um valor "avereg' até "ver" sinais mais nervosos.
3 - os medidores são classificados segundo a exatidão da medida em 4 classes;
classe 0 - padrão em Laboratorio, tem exatidão melhor 0,5dB SPL.
classe 1 - padrão uso profissional, exatidão melhor que 1dB SPL.
classe 2 - padrão uso semipro/amador, triagem controle de ruido etc.
classe 3 - padrão controle de ruido ocupacional
de qq forma digital multifunção ou analogico unica faixa, o que importa e ter em mente o que se esta fazendo e aproveitar os dados da melhor forma possivel dentro das limitações de cada um.
PS os medidores devem ser calibrados a cada ano. (e os calibradores tambem), na instrutherm a calibração fica em 134,50 o medidor e 155,00 o calibrador.
lembre que sem padrão, não adianta medição.
Esse decíbelimtro da Mesco tem a saida pra conectar no computador?
É possivel usar esses software de analise como com o Radio Shark?
Paulo
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.