PDA

Ver Versão Completa : SUV's: o que comprar?

washington9
05-05-2008, 02:16
Olá! Estou interessado em comprar um SUV e quanto mais procuro informações mais dúvidas aparecem. Até o momento, os modelos que mais me agradam são Mitsubishi Outlander (139.000), LR Freelander II (S ou SE - 132.000 a 145.000), Hyundai Santa Fé (7 lugares - 130.000), Honda CRV (EXL - 110.000) e Chevrolet Captiva. Assim, considerando o ótimo nível das discussões aqui apresentadas, gostaria de suas opiniões levando em conta design, custo-benefício e experiências pessoais, ou mesmo outras sugestões. Obrigado.

Adler
05-05-2008, 09:43
Bom, dentro das opções mencionadas, se quer um legítimo 4X4, o Freelander 2 é o melhor preparado (apesar de não ser o melhor indicado para isso). As outras opções são bons SUVs para rodar no asfalto. Gosto muito do design do Santa Fé e do Honda CRV, mas prefiro o Hyundai por ter um motor mais potente (200 cv) contra 150 do CRV, além da garatia de 5 anos. Não gosto muito de Mitsubishi, pois diz a lenda que eles não são robustos e confiáveis mecanicamente, o único carro dessa marca que eu teria seria uma Pajero Full. Quanto ao Captiva, fuja... GM é uma bomba NMO.

Desotti
05-05-2008, 10:19
Washington, passei pelo mesmo dilema que você recentemente e testei CR-V (japonês), Santa Fe, Outlander e Freelander II.

Nenhum desses modelos de SUV/Crossover (tração 4X4 "sob demanda", sem reduzida) são indicados para quem quer passar a maior parte do tempo longe do asfalto, mas todos deverão se dar bem no fora-de-estrada leve e o Outlander e Freelander II podem até se arriscar um pouco mais EMHO. Minhas impressões foram as seguintes:

CR-V: Moderno, de acabamento muito bom e conforto idem, porém achei o motor 2.0 inadequado ao porte e peso do carro. Na cidade não compromete muito, mas na estrada é necessário pisar fundo para o motor "acordar". Acho a falta de sensor de estacionamento traseiro inaceitável num carro desse porte e preço.

Santa Fe: Carro bonito e bem acabado, com o maior porte entre os testados. Não curti o aplique imitando madeira no painel, mas é questão de gosto. O motor V6 2.7 vai bem, mas também não é o ideal para o tamanho e peso do carro, e duvido que chegue a 200 CV como divulgado aqui pela Hyundai (nos EUA, onde há também a versão com motor 3.3 à venda, o 2.7 tem potência declarada de 185 HP). A tração permite bloqueio manual do diferencial, o que é interessante para quem quer sair do asfalto. A versão com 5 lugares não vem com bancos de couro nem teto solar e possui apenas airbags frontais, anulando a vantagem em custo-benefício, e acho a completa muito cara, principalmente considerando que os carros à venda ainda eram ano 2007/modelo 2008 até o mês passado.

Outlander: Gostei bastante desse carro, que é confortável e muito esportivo para a categoria. O motor 3.0 V6 é forte (220 CV), o cambio permite trocas manuais no volante e, uma vez em modo manual, não faz mudanças sozinho em certas situações como outros câmbios semelhantes, muito bom mesmo! A carroceria tem o teto mais baixo entre os modelos que testei e o mesmo é de alumínio, que baixa o centro de gravidade e deixa o carro muito estável. A suspensão é algo dura, mas nada que comprometa no asfalto. A tração pode ser selecionada manualmente em 4x2, 4x4 "sob demanda" e 4x4 full time, em qualquer velocidade. O downsize é o acabamento muito simples para a categoria, a falta de controle de tração e estabilidade na versão importada para o Brasil e o preço um tanto elevado diante de tais limitações. Quase comprei esse carro antes de testar o Freelander II, só não o fiz porque os modelos à venda também ainda são 2007/2008. Também não possui sensor de estacionamento.

Freelander II: Acabamento praticamente irrepreensível (um pouco de plásticos demais em certas partes de painel e portas, mas todos de qualidade superior), um carro de luxo "disfarçado" de SUV. A versão intermediária "SE" é muito bem equipada e tem preço muito interessante na categoria. Conjunto mecânico dos melhores, com motor 3.2 de 6 cilindros em linha montado transversalmente (inédito até então), comando variável e 233 CV, cambio de 6 marchas com modo esportivo e que permite trocas manuais (infelizmente, reduz marchas sozinho durante o "kickdown"), acelera rápido e anda muito bem. Imbatível nos itens de segurança ativa e passiva, com 9 airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos do motorista), controle de tração, estabilidade, frenagem em curva e rolagem da carroceria, sendo o único SUV médio a receber 5 estrelas nos crash tests da EuroNcap. Muito estável em curvas, porém a suspensão é firme, o que pode desagradar a alguns. O sistema "Terrain Response" otimiza a tração integral às situações mais corriqueiras do fora-de-estrada através de um seletor giratório muito prático. Os modelos à venda já são 2008/2008, porém a demanda é grande frente ao número de unidades importadas e pode ser necessário aguardar entre 2 a 3 meses para a entrega.

O Freelander II acabou sendo a minha escolha e estou satisfeitíssimo até o momento, espero ter ajudado. :tu:

[[]]'s

F@BIO
05-05-2008, 10:30
Posso te falar da SW4 eu tenho uma e adoro o carro. Pra viajar não tem igual.:legal:

Rodrigo.RJ
05-05-2008, 11:07
Irmão,

Acho que seu universo de escolhas está muito dilatado ... :bD Dentre todos os citados eu ficaria com o Freelander 2. :legal:

Mas, se você pretende ir a lama, considere também a nova Cherokee Sport. :amor::amor::amor:

Tem conjunto motor/câmbio/suspensão irrepreensíveis para este fim. :concordo::legal:

Tive um 98/98, era outro carro, mas apesar de ser 'sport' era bastante confortável.

Já ouvi dizer que está sendo vendido por volta de R$127.000,00. :legal:

Abraço!

fsbisca
05-05-2008, 11:54
Agora que o Honda CRV vem do méxico através de acordo comercial (e não mais importado do Japão), acho que ficou uma opção exelente.

Vc encontra o modelo básico por pouco mais de R$ 90.000. A poucos meses atrás, o mesmo carro custava 30% a mais.

Almiro Lemos
05-05-2008, 16:17
Washington,

A primeira sugestão que eu lhe dou: se pergunte o que você quer do carro. Acho que você ainda não tem essa primeira resposta, já que não há muita semelhança entre a Free Lander e a Santa-Fé 7 lugares.

Veja se o uso será em cidade ou estrada, se você precisa dele para transportar muita gente, bagagem, se o tamanho exagerado pode lhe incomodar. Observe que, apesar de todos terem aptidão off-road, nenhum dos carros que você listou encara um off road médio, como, por exemplo, por não ter redução, de maneira que, se você pensa em off-road, deve procurar outras opções. Terás, contudo, de ter outras referências pois num carro pronto para o off-road em regra o conforto é sacrificado.

COntudo, se for para responder entre os que você apontou, eu escolheria:
Compra racional, CRV, versão "básica";
Compra "com emoção", Freelander, com direito a adesivo no vidro traseiro "Drive a Legend, Drive a Land Rover".

Adler
05-05-2008, 18:00
Compra "com emoção", Freelander, com direito a adesivo no vidro traseiro "Drive a Legend, Drive a Land Rover".

Gostei, tb sou fã dessa marca desde os velhos tempos do Camel Trophy! :bD

washington9
06-05-2008, 00:45
Aí, Galera,
Muito obrigado pelas sugestões e comentários.:legal:
Realmente esqueci de especificar... os objetivos são uso on-road e segurança (exatamente por este item a opção pela Santa Fé 7 lugares e não 5, pois oferece 10 air-bags contra apenas 2 da 5 lugares).
Não tenho muita experiência prática com SUV's, mas fiz um test drive com a Santa Fé e achei a suspensão um pouco dura... alguém tem mais informações quanto a isso, comparativamente aos outros modelos.
A respeito da versão S da Freelander, há diferença na qualidade do acabamento interno em relação à SE, desconsiderando opcionais oferecidos, como bancos em couro e elétricos, som com MP3,...? :confused:

Muito obrigado,
Washington.

Desotti
06-05-2008, 02:28
Washington, o padrão de acabamento é o mesmo mas sem couro na versão S, sendo que todas as diferenças existentes entre as versões S, SE e HSE podem ser conferidas aqui (https://www.landrover.com.br/bws_vei_fre_fic.asp) (clique depois em "veja a tabela completa").

Vi agora à tarde que a revista Autoesporte deste mês elegeu o Freelander II como sendo a melhor compra de 2008 na categoria "SUV's de luxo", além de trazer um teste feito com o Santa Fe, dê uma conferida. :tu:

[[]]'s

Cubas
06-05-2008, 02:38
Fiz o test drive do Mitsubish Air Treck... para o meu padrão, o melhor SUV atualmente no mercado quanto ao quesito custoXbenefício.
Confortável, ágil no trânsito, médio porte e personalíssimo.

tonheko
06-05-2008, 10:39
Você está em um ótimo momento para tentar garimpar um carro 2007/2008 encalhado numa concessionária brasil a fora....
conheço uma pessoa que comprou uma range rover sport há duas semanas, nesta situação, conseguiu um bom desconto.

gabriel
06-05-2008, 11:15
Acha numa banca de jornal bacana a revista Consumer Reports, eles tem uma eduiçnao anual sobre os melhores carros, minha impressão é que a Santa Fé é o melhor, embora o design não me agrade.

[]'s gabo :legal:

Almiro Lemos
06-05-2008, 17:30
Washington, nenhum dos SUV que tive a oportunidade de dirigir tem comportamento de automóvel. Em todos ou você tem a impressão de ser "duro" como você disse ou tem a impressão de ser "mole", caso da ZJ.

Outra coisa a se considerar, que pode perfeitamente desempatar a dúvida. Olhe o preço do seguro, que às vezes varia muito nesses carros.

Rodrigo.RJ
06-05-2008, 21:04
...ou tem a impressão de ser "mole", caso da ZJ...

Só para esclarecer que ZJ é o código de fábrica da Grand Cherokee. :legal:

Esses 'jipeiros' ... :bD :legal:

Abraços!

Almiro Lemos
06-05-2008, 21:21
Foi mal. É o costume...

Pedrolcr
11-05-2008, 13:28
De acordo com o uso, on road, eu iria de CR-V.

marcelogarcia01
11-05-2008, 13:51
LR Freelander II SE sem pestanejar... :legal:

CarlosJ
16-05-2008, 10:12
como o amigo ja falou.

Já testou a Sw4? um excelente carro para tudo muito bom na cidade excelente na estrada anda bem na terra, confortavel, uma otima estabilidade para o seu porte revisões baratas e o consumo não é muito alto, todas as 6 revisões que eu fiz a mais cara foi 450,00 reais.
ja a pajero a mais barata que eu fiz foi 1000,00 reais.
fiz um test drive no outlander, gostei, mais prefiro a sw4.

victornba
16-05-2008, 11:04
Land Rover Freelander II SE sem nem piscar ou pestanejar. :rever1: É disparado o melhor custo-benefício desses aí, a não ser que não faça questão de um motor decente, nesse caso o CR-V mais completo se torna interessante.

Agora um complemento sem muito a ver com a dúvida do colega, mas que alguns vão achar interessante. Estive semana passada nos EUA e tive a oportunidade de alugar um FJ Cruiser da Toyota, que carro bacana!!! :legal: Ele é um SUV quase jipe, que dá pra usar confortavelmente no asfalto mas encara trilhas mais pesadas, e com algumas modificações encara trilhas bem pesadas. Tem bloqueio de diferencial e reduzida e mais ou monte de coisas voltadas pro fora de estrada, como bancos que repelem água e piso todo emborrachado. Mas o principal do carro é o carisma, :riso:, esse carro é muito carísmatico! :lol: Ficava feliz de só vê-lo, não sei porque, talvez por remeter ao Bandeirante, por seu design muito bem resolvido, ao simpático teto branco, sei lá, é um carro legal que sempre quis dirigir. Pena que aqui chegue tão caro na mão dos importadores independentes, já ouvi falar entre 150 a 190k. É feito na base da 4Runner deles, nossa SW4 aqui, tem um motor V6 4.0 com 240hp e bastante torque. Fiquei com ele por 9 dias e rodei quase 2000km, só em estradas, pena que não deu pra testar a capacidade off-road dele, mas valeu demais! Uma foto pra quem não conhece:

http://www.toyotaoffroad.com/Articles/Toyota/2007_FJCruiser/12-05_Images/07_fj_cruiser08.jpg

O que aluguei foi exatamente nessa cor, mas com rodas e pneus diferentes e sem o rack no teto.

Abraço!

Victor

Rodrigo.RJ
16-05-2008, 11:50
Já vi alguns Toyotas destes quando estive nos USA entre Janeiro/Fevereiro e também achei interessante.

É um carro 'divertido', mas acho que o 'design' é do tipo: Ame-o ou deixe-o. Como os PT Cruisers. :bD :legal:

Abraços!

Garoto Enxaqueca
16-05-2008, 14:13
Tá chegando ao Brasil o Mohave (KIA), que foi apresentado como conceito tempos atrás. Tem sido bastante elogiado mas ainda não sei se já é comercializado em outros países...
Achei o design bem interessante, e os ítens mais ainda! A suspensão parece ser pneumática, como a do Q7.

http://br.youtube.com/watch?v=8xeYefXv8d8

"Com desenho inspirado no conceito Mesa, é bem agradável e limpo, com frente inclinada, bordas escuras em toda a base do veículo imprimindo esportividade e linha de cintura ascendente nas últimas janelas das laterais.

Oferece espaço para até sete pessoas.
Suspensão independente nas quatro rodas.
Várias opções de motor. V6 3.8L, V8 4.6L, V6 3.0L VGT 260cv 55kgm.
Câmbio automático de seis velocidades.
Tração 4X4.
Airbags de dois estágios e cortinas infláveis para as três fileiras de bancos.
Freios a disco nas quatro rodas com ABS, EBD, assistência a frenagem BAS, controle eletrônico de estabilidade e de tração.
Controle específico para aclives e declives, monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento, sistema de som de 600 watts com rádio via satélite, capacidade para seis CDs, conectividade para equipamentos com USB e iPod, sistema de navegação com DVD e ajuste elétrico dos pedais."

Fica mais como curiosidade, já que só deve desembarcar por aqui depois do salão do automóvel. ;)

Garoto Enxaqueca
16-05-2008, 14:14
Entre as opções imediatas, ficaria entre a SW4 e o Sorento. :)
Em tempo: sobre segurança, o Sportage e o Sorento são nota máxima para todos os passageiros no NHTSA, departamento de transporte e administração da segurança no tráfego dos EUA. ;)

washington9
27-05-2008, 00:48
Muito obrigado a todos os que participaram deste forum. Suas opiniões foram valiosas.
Acabei optando pela Freelander II SE.
Abraço a todos,
Cristiano.

FernandoC
27-05-2008, 10:38
Ótima escolha!!! :legal:

Rodrigo.RJ
27-05-2008, 10:42
Show de bola, Cristiano! :aplauso: :concordo: :legal:

Depois 'posta' um 'review' aí. :legal:

Já que o Desotti deixou a galera na mão ... :bD:bD:bD

Abraço!

victornba
27-05-2008, 23:58
Excelente escolha, parabéns! :aplauso:

JulioCesar
28-05-2008, 20:04
Muito obrigado a todos os que participaram deste forum. Suas opiniões foram valiosas.
Abraço a todos,
Cristiano.
Estou no mesmo " dilema " , penso em comprar um CRV completo - $110,000 , mas estou balançando , pois por $ 29,000 a mais pegaria um carro de outro patamar , que é o caso do Freelander ...

Diga suas impressões sobre o carro , por gentileza .:legal:

Desotti
21-06-2008, 02:13
... Depois 'posta' um 'review' aí. :legal:

Já que o Desotti deixou a galera na mão ... :bD:bD:bD...

Hehehe, estou mesmo em débito, mas é que meu casamento estava próximo e ainda estou viajando em lua-de-mel. :D

Aliás também vi vários Toyota FJ Cruiser por aqui, o carro parece estar fazendo bastante sucesso por ter porte semelhante ao Hummer H3, sendo provavelmente bem mais acessível que ele.

Aluguei um Jeep Liberty 3.7 da geração anterior à atual, que era vendido no Brasil como Cherokee Sport (também foi remodelado), e rodei bastante com ele por duas semanas.

http://images.4wheeloffroad.com/roadtests/p63164_large+2002_Jeep_Liberty+Front_Driver_Side.j pg

Depois que eu voltar de viagem, prometo que posto minhas impressões mais embasadas tanto sobre o Freelander 2 quanto sobre o Cherokee Sport. :legal:

Meus parabéns Cristiano, espero que esteja gostando bastante do carro. :tu:

[[]]'s

cvfeitosa
08-07-2008, 20:28
Amigos,

Peguei esse mês uma CRV 4x4 para minha Esposa.
O carro é 10! Macio, muito espaçoso, confortável demais, o motor roda bem pro tamanho do carro. Só falta o sensor de estacionamento.
Vamos ver o consumo e o desempenho na estrada. Final de semana passado o pessoal da Honda tava fazendo um test-drive com ele na praia do Beach Park, e pelo que me disseram o bichin rodou muito bem na areia frouxa.
Vamos ver se o danado é bom mesmo

Cristiano

Márcio
09-07-2008, 01:23
Muito interessante este Dodge Journey, ainda mais considerando o preço, o interior é muito bonito.
http://carroonline.terra.com.br/wwwroot/carroonline/serverpage_new/foto/fot358_42759.jpg

http://carroonline.terra.com.br//
Dodge Journey custará menos de R$ 100 000
http://carroonline.terra.com.br/wwwroot/carroonline/serverpage_new/au.gif
Com chegada ao Brasil prevista para agosto, modelo quer se encaixar em brecha

A Dodge ainda não revelou oficialmente, mas começará a vender o crossover Journey no mercado nacional já no próximo mês. O Carro Online apurou que um dos maiores atrativos do carro será o preço: importado do México, país que tem um acordo de isenção de impostos com o Brasil para a importação de automóveis, o modelo custará menos de R$ 100 000 (R$ 99 900, ao que tudo indica). Dessa forma, se encaixará na brecha de mercado existente entre modelos como Hyundai Tucson, Kia Sportage e Honda CR-V, vendidos na faixa de R$ 75 000 a 95 000, e Hyundai Santa Fe, Land Rover Freelander, Mitsubishi Outlander e Nissan X-Terra, comercializados a cerca de R$ 130 000.

Equipado com motor 2.7 l V6 de 187 cv de potência a 6 400 rpm e 26,32 kgfm de torque a 4 000 rpm, o Journey contará com a caixa de marchas seqüencial AutoStick de seis velocidades. A carroceria tem 4,887 m de comprimento, 1,834 m de largura e 1,701 m de altura e 2,889 m de espaço entreeixos, o que lhe permite ser um 5 + 2, ou seja, há cinco lugares convencionais e dois opcionais e menores no compartimento do porta-malas.

Mas o Journey não terá vida fácil. No aquecido segmento dos crossovers, ele brigará com o Chevrolet Captiva, que estreará no mesmo mês por cerca de R$ 110 000, e com o Ford Edge, cujo início das vendas é esperado para meados de outubro com valor aproximado de R$ 130 000. Confira na edição de agosto da CARRO, que chega no fim deste mês, uma reportagem com as impressões ao dirigir do Dodge Journey e todos os detalhes do modelo.

http://carroonline.terra.com.br/wwwroot/carroonline/serverpage_new/foto/fot358_42760.jpg
http://carroonline.terra.com.br/wwwroot/carroonline/serverpage_new/foto/fot358_42762.jpg

Rodrigo.RJ
09-07-2008, 09:33
...Peguei esse mês uma CRV 4x4 para minha Esposa...

Parabéns Cristiano! :legal:

Estou curioso pra ler seus comentários, pois já penso em trocar meu Civic num CRV, que também deve ficar com minha esposa, e pegar um carro mais simples pra uso diário. :bD :legal:

Márcio, grande notícia. Acho que o segundo semestre promete bons lançamentos ...

Este Ford Edge ... :amor: :bD

Abraços!!!

Alph@ Cent@urus
09-07-2008, 19:07
Eu acho o CR-V ESPETACULAR.

http://www.hondacrv.com.br/

Se fosse comprar um SUV, não pensaria duas vezes. :tu:

Márcio
13-07-2008, 02:16
Futuro kia sorento, achei fantástico.
Copiei do fórum clioclube, os coreanos kia e hunday decididamente vieram para ficar :legal:
http://www.autoweek.nl/images/800/1/e6561ab9fb0e35da9718de2dd9032841.jpg
http://www.autoweek.nl/images/800/9/b2dad8fe97a30fdd5c271140dce31e99.jpg

Rodrigo.RJ
13-07-2008, 22:36
Qualquer semelhança com o volante do CRV é mera coincidência. :doente: :bD

Mas ficou bonito, hem? Pra quando Márcio? :bD

Esse ano ainda teremos boas surpresas. :concordo: :legal:

Abraços!

Márcio
14-07-2008, 11:23
Não sei quando será lançada :legal:

andregani
15-07-2008, 11:32
Lindo Carro!

Futuro kia sorento, achei fantástico.
Copiei do fórum clioclube, os coreanos kia e hunday decididamente vieram para ficar :legal:
http://www.autoweek.nl/images/800/1/e6561ab9fb0e35da9718de2dd9032841.jpg
http://www.autoweek.nl/images/800/9/b2dad8fe97a30fdd5c271140dce31e99.jpg

marcelogarcia
16-07-2008, 08:51
Nova Cherokee Sport - R$125.000,00

http://www.jeep.com.br/modelos/cherokeesport/galeria.aspx

http://www.carplace.com.br/wp-content/uploads/2008/03/novo-jeep-cherokee-sport.jpg

http://www.carplace.com.br/wp-content/uploads/2007/09/jeep-cherokee-liberty-2008.jpg

http://www.carplace.com.br/wp-content/uploads/2008/03/novo-jeep-cherokee-sport-2008_02.jpg

http://www.carplace.com.br/wp-content/uploads/2008/03/novo-jeep-cherokee-sport-2008_03.jpg

O modelo é equipado com motor V6 de 3.7 litros, de 211 cavalos de potencia e 307 Nm de torque, com sistema de tração Full Time 4×4 Select-Trac II.

Márcio
16-07-2008, 10:37
Como vem sendo divulgado fartamente na imprensa, acho que devo colocar aqui fotos do único SUV brasileiro, apelidado de SUV light.
Desta forma vocês podem avaliar o design e toda a qualidade deste supercarro lançado EXCLUSIVAMENTE no Brasil :ataque:
Não podemos mais dizer que o mercado brasileiro é considerado secundário pelas montadoras já que fomos agraciados com a exclusividade deste lançamento, nenhum outro pais irá fabricar este fantástico automóvel.
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/foto/0,,14663738-EX,00.jpg
http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/c/fiat-novo-palio-adventure-locker-1.jpg
http://blog.usadofacil.com.br/up/u/us/blog.usadofacil.com.br/img/81791436qw0.png

marcelogarcia01
16-07-2008, 11:43
Como vem sendo divulgado fartamente na imprensa, acho que devo colocar aqui fotos do único SUV brasileiro, apelidado de SUV light.
Desta forma vocês podem avaliar o design e toda a qualidade deste supercarro lançado EXCLUSIVAMENTE no Brasil :ataque:
Não podemos mais dizer que o mercado brasileiro é considerado secundário pelas montadoras já que fomos agraciados com a exclusividade deste lançamento, nenhum outro pais irá fabricar este fantástico automóvel.

Bem lembrado... hauehuaehaueheau :legal::aplauso::rever1::riso::D:lol::feliz:

Aristóteles
18-07-2008, 14:07
Li que a GM vai trazer da Argentina, em breve, um SUV chamado Captiva. A expectativa é que seu preço fique entre R$ 90k a R$ 100k.

Segue um link com uma análise do produto:

http://www.carplace.com.br/gm-captiva-suv-lancado-na-argentina-pode-chegar-ao-brasil-em-2008/

Alguém sabe de maiores detalhes??

Li tb que a VW vai trazer um produto semelhante ao Brasil.

Abraços

Diehl
18-07-2008, 14:15
Li que a GM vai trazer da Argentina, em breve, um SUV chamado Captiva. A espectativa é que seu preço fique entre R$ 90k a R$ 100k.

Alguém sabe de maiores detalhes??

Abraços

Olhando para o carro tenho quase certeza que é um VUE da Saturn..:legal:
http://www.saturn.com/saturn/SaturnIndex.jsp

Márcio
18-07-2008, 14:22
A expectativa era de que ficasse abaixo de R$100.000, até porque o preço deveria ser este, mas nas últimas informações que li sobre o carro preço já subiu para R$120.000.
Os descontos nos impostos para carros importados do Mèxico já estão começando a ser usados para lucrar mais e não baixar o preço dos carros.

Jaime
21-07-2008, 16:37
Washington, nenhum dos SUV que tive a oportunidade de dirigir tem comportamento de automóvel....

Atualmente possuo um FORD FUSION. Mas já pensando no próximo carro, testei o CRV, RAV4 e Tucson V6 (veículos na faixa dos R$110mil). Mas a impressão que todos me passaram é exatamente esta acima.

Como tb não usaria o carro para trechos off-road por mais leve que seja, chequei a conclusão que o SUV na verdade não atenderia minhas necessidades tão bem como um sedan.

Apesar de serem "sonhos de consumo", a opção de compra de um desses deve ser bem ponderada. :legal:

Desotti
28-07-2008, 22:13
... Estive semana passada nos EUA e tive a oportunidade de alugar um FJ Cruiser da Toyota, que carro bacana!!! :legal:...

http://www.toyotaoffroad.com/Articles/Toyota/2007_FJCruiser/12-05_Images/07_fj_cruiser08.jpg

No site da Motor Trend saiu um interessante comparativo entre o Toyota FJ Cruiser, Hummer H3, Jeep Liberty Renegade e Nissan Xterra OR-V6 (http://www.motortrend.com/roadtests/suv/112_0604_midsize_suv_comparison/index.html).

http://image.motortrend.com/f/roadtests/suv/9250520/112_0604_30l_snow+midsize_suv_comparison+rear_view .jpg

No geral, e especialmente no off-road, deu FJ Cruiser na cabeça, com a surpresa do H3 ter ficado em penúltimo, na frente apenas do Liberty Renegade, que é menor que os demais e de outra categoria de preço.

Esse carro é a versão topo de linha do Liberty que aluguei e cujas impressões postei lá no tópico Embate dos "Landers" (http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1227949&postcount=81), conforme prometido. :tu:

[[]]'s :legal:

lander ms
27-01-2009, 12:00
Amigos, por gentileza, alguem poderia me dar uma noção do consumo real destes SUV na cidade e na estrada (Freelander 2, CR-V, Santa Fé, Outlander, etc.). Eu digo real já que as montadoras trazem apenas o consumo segundo as normas da ABNT, o que náo representa uma condiçao normal de uso.

Jacobass
21-04-2009, 00:06
LR Freelander II SE sem pestanejar... :legal:
Estou em duvida entre a CRV 4x4 (encontrei em SP a 99mil) e a Freelander 2 SE 2007 (tenho em vista uma usada por uns 95 mil). Em sua opiniao, o preco da Freelander esta razoavel? E tenh ouvido falar no consumo alto, mas como pretendo utiliza-la no asfalto para viagens, e na media de 100 km/h, com Podium, sera que ela chega a uns 9km/litro?
Obrigadao, abracos.

---------- Mensagem adicionada às 00:00 ---------- Mensagem anterior foi ontem às 23:56 ----------

Eu estou procurando o mesmo, mas ouvi dizer que a nova Freelander (2 - a partir de 2007) esta mais potente e mais economica. Vamos ver o que o pessoal diz.
Abs

---------- Mensagem adicionada às 00:06 ---------- Mensagem anterior foi às 00:00 ----------

Abraço a todos,
Cristiano.
Cristiano,
Por favor, qual o ano do carro e o que esta achando do consumo em estrada a 100km/h?
Abracao,
Jaco

Desotti
21-04-2009, 00:56
Na estrada a 100km/h, o consumo do FL2 é de cerca de 10,5km/l.

Veja minhas impressões atualizadas sobre o carro aqui (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?p=1224264#post1224264). :tu:

[[]]'s

Jacobass
21-04-2009, 23:44
Valeu mesmo, Desoti.
Estou bem inclinado a fechar com uma mod 2007, SE. O carro tem em torno de 38 mil km, e deve valer uns 95 mil, o que acha? Se qualquer forma, passar de 10 km/litro na estrada nesse carro ja e maravilhoso.
Obrigado,
Telles

Desotti
22-04-2009, 02:57
Disponha Telles, mas com relação a preço sinceramente não sei como opinar.

Quanto ao consumo, não se esqueça de que é um carro grande com tração integral e motor forte, ou seja, se pisar mais fundo, bebe. ;)

[[]]'s

BASSJACOBASS
28-04-2011, 22:34
Desotti, acabei comprando um Passat Variant 2010. Desisti da Freelander pois já havia fechado na Braz Leme porém, quando retornei para o pagamento, a vendedora retirou alguns itens da negociação. Achei falta de caráter e fui na minha segunda opção. Estou bastante satisfeito, e num futuro próximo talvez troque por uma Disco III Diesel, outro sonho de consumo. Continua feliz com a Free? Abraço

jscabral82
03-05-2011, 11:22
Olá, dos modelos citados prefiro o Freelander 2. O motor tem potência de 233cv e tem a capacidade de transposição em trechos alagados. Os outros carros rodam bem no asfalto. Na minha opinião possui o melhor custo-benefício pois, além de ser um carro muito seguro (com 9 airbags, estabilidade em curva e controle eletrônico de tração), também é muito bonito. Na internet encontrei um link com a ficha técnica do Freelander 2. http://www.landroversp.com.br/. Comprei e não me arrependo. Espero ter ajudado.

pedrof
03-05-2011, 11:50
alguem sabe quanto a freelander 2 mudou pela ultima vez ou se ja tem data pra mudar de novo?

plisb
18-10-2011, 21:04
SUV: Qual comprar? Pergunta simples mas difícil de responder...
1º, SUV propriamente dito, ou seja, veículo c carroceria alta c 4x4, tração integral permanente, reduzida e derivado de chassi de camioneta, ou Crossover, carro c carroceria alta, mas derivado de carro de passeio, usando plataforma monobloco, podendo ser AWD, ou somente FWD, sem reduzida..
. SUV mais voltado p off-road, mas tbém anda mto bem no asfasto (p.ex. land rover freelander 2)...
. Crossover tem vocação predominante no asfalto embora encare um off-road com moderação (p.ex. volvo XC60)...
2ª pergunta: qual finalidade veículo: transportar família, um casal (c no máximo 2-3cças) ou mais de 5 pessoas?,
3ª custo/benefício extremamente importante ou as emoções contam mto?,
4º mais importante: conforto, espaço interno, dirigibilidade, segurança, tecnologia, 'mimos' internos, motor...
... mas acredito q se refira a um SUV para uso misto onroad e offroad... c recursos tecnológicos, motor + câmbios adequados, c desempenho e consumo aceitáveis, numa faixa de entrada... aí penso mesmo no LR FL2 SD4 diesel, mas tbém no Subaru Forest XT 2.5... numa linha mais básica de entrada, pensaria seriamente no Renault Duster... mas se for Crossover, usando 90% em asfalto/cidade aí prefiro VW Tiguan (excelente relação C/B, motor + câmbio excelentes, mta tecnologia, carro acertadíssimo, só q tem pouco espaço no bagageiro), ou volvo XC60 c excelente relação C/B de aquisição, mas manutenção careira e pós-venda depreciado, ou hyndai Santa Fé (3.5 V6), única aceitável em desempenho, porém peca no consumo, tem importador - CAOA - dizem complicado na questão manutenção e reposição de peças... ou kia sorento (carro gêmeo do santa fé mas c mesmo problema)... o fiat freemont é mais básico, de entrada, preço mais acessível, porém é o na verdade o dodge journey, e aí todos os problemas relacionados as dificuldades de se ter um dodge no Brasil...

emilio duarte
18-10-2011, 23:35
O Fiat Freemont possui um excelente custo benefício além de ter à sua disposição uma rede de mais de 500 concessionárias por todo país. Sendo assim é bem mais simples e tranquilo possuir um Fiat do que um Dodge no Brasil....certo meu caro Plisb???? Esssa foi a grande jogada da Fiat, e está dando certo , pois o carro está vendendo muito, tem até fila de espera, pena que a Fiat não está conseguindo aumentar a produçao em Toluca no México, de lá ele sai pra Europa, EUA e Brasil. Abraço.

Pantoja
19-10-2011, 01:02
alguem sabe quanto a freelander 2 mudou pela ultima vez ou se ja tem data pra mudar de novo?
Foi lançada em 2007 e teve um único facelift no fim de 2010 na chegada dos modelos 2011. Pelo histórico da marca cada modelo dura entre 8 e 10 anos, com um facelift no meio de sua vida útil. No momento não há nem rumores de nova mudança.

Daqui pra frente é palpite: se isso ocorrer, deverá ser certamente após 2013, no máximo 2015. Mas aí não seria um novo facelift, mas sim, um novo carro, o que poderíamos apelidar antecipadamente de Freelander 3. Tudo depende das vendas e dos lançamentos dos concorrentes. Mesmo com 5 anos de vida, a Freelander 2 atual demonstra-se muito bem disposta e totalmente atualizada. Tanto em mecânica quanto itens de conforto e segurança. Imagino que para um novo modelo deva-se esperar um câmbio de 8 marchas, a exemplo do breve lançamento da nova Discovery 4 2012, e também uma possível implementação da suspensão pneumática (também trazidos do seu irmão maior). Como disse, tudo isso é mera especulação de um usuário. Se a missão da Freelander é ser a Discovery em tamanho miniatura, nada mais intuitivo pensar que o junior seguirá os passos do pai...

Mas se estiver pensando em comprar uma não hesite. Ainda mais com esse novo motor diesel, cujo torque e economia literalmente não tem preço.

---------- Mensagem adicionada às 01:02 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 00:59 ----------

SUV: Qual comprar? Pergunta simples mas difícil de responder...
1º, SUV propriamente dito, ou seja, veículo c carroceria alta c 4x4, tração integral permanente, reduzida e derivado de chassi de camioneta, ou Crossover, carro c carroceria alta, mas derivado de carro de passeio, usando plataforma monobloco, podendo ser AWD, ou somente FWD, sem reduzida..
. SUV mais voltado p off-road, mas tbém anda mto bem no asfasto (p.ex. land rover freelander 2)...
. Crossover tem vocação predominante no asfalto embora encare um off-road com moderação (p.ex. volvo XC60)...
2ª pergunta: qual finalidade veículo: transportar família, um casal (c no máximo 2-3cças) ou mais de 5 pessoas?,
3ª custo/benefício extremamente importante ou as emoções contam mto?,
4º mais importante: conforto, espaço interno, dirigibilidade, segurança, tecnologia, 'mimos' internos, motor...
... mas acredito q se refira a um SUV para uso misto onroad e offroad... c recursos tecnológicos, motor + câmbios adequados, c desempenho e consumo aceitáveis, numa faixa de entrada... aí penso mesmo no LR FL2 SD4 diesel, mas tbém no Subaru Forest XT 2.5... numa linha mais básica de entrada, pensaria seriamente no Renault Duster... mas se for Crossover, usando 90% em asfalto/cidade aí prefiro VW Tiguan (excelente relação C/B, motor + câmbio excelentes, mta tecnologia, carro acertadíssimo, só q tem pouco espaço no bagageiro), ou volvo XC60 c excelente relação C/B de aquisição, mas manutenção careira e pós-venda depreciado, ou hyndai Santa Fé (3.5 V6), única aceitável em desempenho, porém peca no consumo, tem importador - CAOA - dizem complicado na questão manutenção e reposição de peças... ou kia sorento (carro gêmeo do santa fé mas c mesmo problema)... o fiat freemont é mais básico, de entrada, preço mais acessível, porém é o na verdade o dodge journey, e aí todos os problemas relacionados as dificuldades de se ter um dodge no Brasil...

Rapaz, quanta informação. Escrevo só pra dizer que o Plisb é dos meus. Conseguiu a proeza de escrever uma bíblia inteira , emitindo mil opiniões, e me dei conta que concordei com tudo. Dá até gosto ver seu senso crítico a flor da pele. Parabéns pelo conhecimento e pelo entusiasmo. Continue emprestando seu discernimento pra mim e pros colegas. Na hora da dúvida uma opinião como a sua não tem preço!

PS. vê só se respira um pouco entre uma linha e outra, qualquer hora dessas vc vai ter um infarto! rsrsrs... ;)

plisb
19-10-2011, 09:53
Foi lançada em 2007 e teve um único facelift no fim de 2010 na chegada dos modelos 2011. Pelo histórico da marca cada modelo dura entre 8 e 10 anos, com um facelift no meio de sua vida útil. No momento não há nem rumores de nova mudança.

Daqui pra frente é palpite: se isso ocorrer, deverá ser certamente após 2013, no máximo 2015. Mas aí não seria um novo facelift, mas sim, um novo carro, o que poderíamos apelidar antecipadamente de Freelander 3. Tudo depende das vendas e dos lançamentos dos concorrentes. Mesmo com 5 anos de vida, a Freelander 2 atual demonstra-se muito bem disposta e totalmente atualizada. Tanto em mecânica quanto itens de conforto e segurança. Imagino que para um novo modelo deva-se esperar um câmbio de 8 marchas, a exemplo do breve lançamento da nova Discovery 4 2012, e também uma possível implementação da suspensão pneumática (também trazidos do seu irmão maior). Como disse, tudo isso é mera especulação de um usuário. Se a missão da Freelander é ser a Discovery em tamanho miniatura, nada mais intuitivo pensar que o junior seguirá os passos do pai...

Mas se estiver pensando em comprar uma não hesite. Ainda mais com esse novo motor diesel, cujo torque e economia literalmente não tem preço.

---------- Mensagem adicionada às 01:02 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 00:59 ----------

Rapaz, quanta informação. Escrevo só pra dizer que o Plisb é dos meus. Conseguiu a proeza de escrever uma bíblia inteira , emitindo mil opiniões, e me dei conta que concordei com tudo. Dá até gosto ver seu senso crítico a flor da pele. Parabéns pelo conhecimento e pelo entusiasmo. Continue emprestando seu discernimento pra mim e pros colegas. Na hora da dúvida uma opinião como a sua não tem preço!

PS. vê só se respira um pouco entre uma linha e outra, qualquer hora dessas vc vai ter um infarto! rsrsrs... ;)

Puxa, vindo um elogio teu, Pantoja, fico feliz realmente, pois em contrapartida tuas opiniões sempre de senso crítico construtivas são de primeira qualidade e sempre relevantes a todos. Mas realmente admito meu modesto conhecimento sobre carros. E aí quero aprender contigo e os outros confrades, rs.. rs. rs. (hein.. q tal opinares sobre BMW series 3, hein... lá tem um embate interessante sobre AUDI/BMW/MERCEDES)..
Sobre ter um infarto, realmente tenho q cuidar: sou cardiologista e vivo cuidando do coração dos outros.. e não posso esquecer do meu... Então: não fume (ou pare já!), mantenha seus níveis de colesterol dentro do esperado (alimentação saudável: corte gorduras, diminua a qte e aumento a qualidade da alimentação), mantenha ou reduza seu peso; diminua calorias/doçuras (quem quer um diabete?), desde já modere no sal e enlatados/embutidos (ser hipertenso é um mau negócio), faça exercícios (regularmente, principalmente aeróbios e um básico de reforço muscular), ingira bastante água, se tem hist familiar de cardiopatia (infarto, angina..), abra o olho e visite regularmente seu cardiologista, e lembre-se saúde não é somente ausência de doenças, mas um estado de bem-estar físico e mental; mantenha a parte psíquica saudável: curta e valorize sua família e amigos intensamente; leia bastante, jogue xadrez, aprenda a escrever c a mão esquerda, aprenda a tocar um instrumento musical, faça um esporte de sua preferência, afinal ninguém quer uma D.alzheimer lá adiante... puxa, quem dera eu estar fazendo 60% do q falei... kkkk... pô, peguei pesado num site de carros, mas amigo Pantoja abçs p vc e outros confrades..

---------- Mensagem adicionada às 09:53 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 09:45 ----------

O Fiat Freemont possui um excelente custo benefício além de ter à sua disposição uma rede de mais de 500 concessionárias por todo país. Sendo assim é bem mais simples e tranquilo possuir um Fiat do que um Dodge no Brasil....certo meu caro Plisb???? Esssa foi a grande jogada da Fiat, e está dando certo , pois o carro está vendendo muito, tem até fila de espera, pena que a Fiat não está conseguindo aumentar a produçao em Toluca no México, de lá ele sai pra Europa, EUA e Brasil. Abraço.

Entendo tua posição/opinião, e realmente se a FIAT treinar bem suas autorizadas a mexer no Crossover Freemont, e manter custo de manutenção pós-venda e estoque de peças disponível, esse carro vai nadar de braçada, até pelo preço acessível... é o eu torço.. e tomara q haja outras versões no futuro, ao contrário do q esta montadora costuma fazer sistematicamente c seus veículos melhores (p.ex. marea, tipo, stilo, brava, tempra...)... abç

s.thompson
23-10-2011, 12:16
Puxa, vindo um elogio teu, Pantoja, fico feliz realmente, pois em contrapartida tuas opiniões sempre de senso crítico construtivas são de primeira qualidade e sempre relevantes a todos. Mas realmente admito meu modesto conhecimento sobre carros. E aí quero aprender contigo e os outros confrades, rs.. rs. rs. (hein.. q tal opinares sobre BMW series 3, hein... lá tem um embate interessante sobre AUDI/BMW/MERCEDES)..
Sobre ter um infarto, realmente tenho q cuidar: sou cardiologista e vivo cuidando do coração dos outros.. e não posso esquecer do meu... Então: não fume (ou pare já!), mantenha seus níveis de colesterol dentro do esperado (alimentação saudável: corte gorduras, diminua a qte e aumento a qualidade da alimentação), mantenha ou reduza seu peso; diminua calorias/doçuras (quem quer um diabete?), desde já modere no sal e enlatados/embutidos (ser hipertenso é um mau negócio), faça exercícios (regularmente, principalmente aeróbios e um básico de reforço muscular), ingira bastante água, se tem hist familiar de cardiopatia (infarto, angina..), abra o olho e visite regularmente seu cardiologista, e lembre-se saúde não é somente ausência de doenças, mas um estado de bem-estar físico e mental; mantenha a parte psíquica saudável: curta e valorize sua família e amigos intensamente; leia bastante, jogue xadrez, aprenda a escrever c a mão esquerda, aprenda a tocar um instrumento musical, faça um esporte de sua preferência, afinal ninguém quer uma D.alzheimer lá adiante... puxa, quem dera eu estar fazendo 60% do q falei... kkkk... pô, peguei pesado num site de carros, mas amigo Pantoja abçs p vc e outros confrades..

---------- Mensagem adicionada às 09:53 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 09:45 ----------

Entendo tua posição/opinião, e realmente se a FIAT treinar bem suas autorizadas a mexer no Crossover Freemont, e manter custo de manutenção pós-venda e estoque de peças disponível, esse carro vai nadar de braçada, até pelo preço acessível... é o eu torço.. e tomara q haja outras versões no futuro, ao contrário do q esta montadora costuma fazer sistematicamente c seus veículos melhores (p.ex. marea, tipo, stilo, brava, tempra...)... abç

Alguem aqui sabe qto está o seguro de uma freelander 2 . pretendo pegar um 2008 modelo se por 80 mil. Sabem dizer se o preço está bom ? O carro é confiável , tem manutenção barata ou é igual a mercedes que cobra 1600, para fazer troca de óleo ?

Desde já agradeço a todos.

plisb
23-10-2011, 23:00
Alguem aqui sabe qto está o seguro de uma freelander 2 . pretendo pegar um 2008 modelo se por 80 mil. Sabem dizer se o preço está bom ? O carro é confiável , tem manutenção barata ou é igual a mercedes que cobra 1600, para fazer troca de óleo ?

Desde já agradeço a todos.

Tem um pessoal q debate bastante sobre FL2...
http://www.htforum.com/vb/showthread.php/163579-Freelander-Diesel-Lan%C3%A7amento-In%C3%A9dito-da-Land-Rover-no-Brasil-previsto-para-Maio-2011

plisb
09-11-2011, 16:15
Neste tópico do fórum, especificamente nesta página tem links p vários tópicos sobre SUV/crossover
http://www.htforum.com/vb/showthread.php/128639-Tiguan-Qual-a-opini%C3%A3o-de-voc%C3%AAs/page21

plisb
20-11-2011, 23:03
Quais opiniões sobre este SUV ...
http://carros.uol.com.br/album/chevrolet_trailblazer_2013_album.jhtm#68

(http://carros.uol.com.br/album/chevrolet_trailblazer_2013_album.jhtm#68)E esses outros ...
http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2011/07/04/teste-jeep-grand-cherokee-esta-de-volta-a-trilha
(http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2011/07/04/teste-jeep-grand-cherokee-esta-de-volta-a-trilha)
http://carmagazine.uol.com.br/lancamentos/grand-cherokee-tera-cambio-de-oito-velocidades

E sobre este crossover ...
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item39633.shl

plisb
04-11-2012, 14:04
SEGREDO: REVELAMOS A VERSÃO FINAL DO VW TAIGUN – PRODUÇÃO NO BRASIL COMEÇA EM DOIS ANOS (http://carplace.virgula.uol.com.br/segredo-revelamos-a-versao-final-do-vw-taigun-producao-no-brasil-comeca-em-dois-anos/)
http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2012/11/novo-volkswagen-taigun-02-650x436.jpg

A VW não convidou mais de 100 jornalistas estrangeiros para o Salão de São Paulo somente para mostrar um conceito. Oficialmente, o Taigun é apenas isso – um estudo de um SUV compacto feito sobre a plataforma do compacto Up! europeu. Mas por trás dessa primeira revelação está um projeto que tem tudo a ver com a filial brasileira. Assim como o EcoSport, o Taigun será lançado primeiro aqui para depois ganhar o mundo.

http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2012/11/novo-volkswagen-taigun-01-650x436.jpg

Quem deu a dica foi o vice presidente de desenvolvimento de produto da VW do Brasil, Egon Feitcher, em entrevista à publicação inglesa Autoexpress. “Nós faremos um futuro carro no Brasil sobre a plataforma Small Car Family, e o Taigun é feito sobre essa plataforma. Então você decide por você mesmo”, brincou Feitcher com o jornalista britânico.CARPLACE também ouviu suas fontes. Uma delas, um executivo da VW brasileira, disse que o Taigun obviamente foi pensado para chegar à produção (como, aliás, a maioria dos conceitos ultimamente), mas que isso dependeria do sucesso do conceito junto ao público na mostra. Pois bem: diante da reação positiva tanto da imprensa quanto dos visitantes, o “sinal verde” já foi dado pela matriz alemã, garante outro informante.O carro do Salão é praticamente um modelo real. Tem motor, câmbio, suspensões, acabamento interno, painel… Tudo funcional. Apesar disso, não espere ver o Taigun nas lojas tão cedo. De acordo com o chefe de desenvolvimento de produto da VW, Ulrich Hackenberg, colocar o jipinho em produção ainda vai demandar de dois a dois anos e meio. Ou seja, o lançamento deverá ocorrer entre o final de 2014 e o primeiro semestre de 2015. O modelo dividirá a linha de montagem com o Up! nacional (que chega em 2014), na planta da marca em Taubaté (SP).

http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2012/11/Volkswagen-Taigun-painel1.jpg

Motores EA211 vêm aíO Taigun do Salão também antecipa outra novidade: estão chegando ao Brasil os novos motores 1.0 de três cilindros da família EA211, que já equipam o Up! na Europa. As unidades serão fabricadas em São Carlos (SP), onde a VW está investindo na ampliação das instalações para receber a produção do pequeno propulsor. O Up! estreará com a versão mais simples, 1.0 aspirada, que no mercado europeu rende 75 cv – por aqui poderá ser um pouco mais por conta do sistema flex para rodar com etanol.

http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2012/11/volkswagen-taigun-motor-suspens%C3%B5es.jpg

Já o motor do Taigun é mais sofisticado: 1.0 TSI, da mesma família, mas com injeção direta e turbo – como o que vai equipar a versão esportiva GT do Up! europeu. Gera 110 cv de potência e 17,9 kgfm de torque logo a 1.500 rpm, o que parece suficiente para proporcionar bom desempenho ao SUV compacto. E a VW ainda promete consumo superior a 20 km/l! Para casar com esse motor, o câmbio é manual de seis marchas. Tração 4×4? Esqueça. Segundo Hackenberg, isso é tecnicamente possível, mas o Taigun foi desenvolvido para rodar na cidade. Portanto, ele terá somente tração dianteira.
Mais barato que o EcoSportQuem esperava uma resposta da VW ao Ford EcoSport deve ter se surpreendido. Afinal, o Taigun é bem menor que o Eco: 3,86 m de comprimento por 1,73 m de largura e 1,57 m de altura, com distância entreeixos de 2,47 m. O Ford mede 4,24 m de comprimento por 1,76 m de largura e 1,62 m de altura, com entreeixos de 2,52 m.

http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2012/11/volkswagen_taigun-interior.jpg

Na verdade, o Taigun é menor até que o Gol, mas o espaço interno nos pareceu bem aproveitado. No Salão foi possível conferir que mesmo os passageiros (http://carplace.virgula.uol.com.br/segredo-revelamos-a-versao-final-do-vw-taigun-producao-no-brasil-comeca-em-dois-anos/#) do banco de trás têm boa acomodação. Já o porta-malas oferece capacidade na média de um hatch compacto (280 litros), com a vantagem de um recurso interessante: a tampa abre em duas, com a parte inferior baixando como a tampa de uma caçamba de picape.
Na cabine, tudo remete ao Up!: os bancos com o apoio de cabeça integrado ao encosto, o quadro de instrumentos tipo capelinha (com conta-giros minúsculo), o painel… O que nos parece “viagem (http://carplace.virgula.uol.com.br/segredo-revelamos-a-versao-final-do-vw-taigun-producao-no-brasil-comeca-em-dois-anos/#)” da versão conceitual, apesar de muito bacana, é o visor de temperatura do ar digital em cada saída de ar – item que certamente encareceria demais a versão final. E custar barato é premissa do Up! e seus derivados. Pelo porte inferior ao do Eco, o Taigun deve chegar abaixo dos R$ 50 mil, em valores atuais.

http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2012/11/volkswagen_taigun-concept-bancos.jpg

Falando em versão final, o designer Renato Aspromonte tratou de eliminar os exageros do modelo conceitual. Nessas projeções exclusivas para o CARPLACE (veja no começo da reportagem), mostramos como será o Taigun de produção. Na frente, a principal mudança fica por conta da eliminação das “olheiras” embaixo dos faróis, enquanto o para-choque ganha desenho menos rebuscado. Mudam também as rodas e os pneus, que por aqui certamente terão banda de rodagem mista (asfalto/terra), como nos demais “aventureiros”. O design em geral é bem característico da VW, com linhas retilíneas, traços limpos e faróis e lanternas trabalhados internamente para aparentar sofisticação. A maior ousadia visual fica por conta das maçanetas das portas traseiras embutidas nas colunas, recurso que deixa o jipinho com ar de cupê.
Logo após ser lançado do Brasil, o Taigun chegará também ao mercado europeu. E, como no caso do Up!, por lá ainda existirão as versões da Skoda e da Seat, simplificadas e mais baratas que o modelo da Volkswagen.