PDA

Ver Versão Completa : O teste do Scaler/Upconvert AVT-3700

Murilo
27-06-2004, 16:49
Amigos,

Seguem abaixo minhas impressões sobre o Scaler/Upconvert que o André me mandou para testar.

Antes alguns dados sobre o aparelho:

AVT-3700 imageMAX:

• Enjoy HDTV picture quality with anti-flicker technology
• Enjoy high resolution images with movie like qual
• Upgrades your standard DVD Player to a high-end Progressive Scan model
• 3D Comb Filter for precise color management
• Aspect Ratio of 4:3 or 16:9
• 3:2 Pull Down auto detection
• Compatible with any Dispaly with RGBHV (VGA-type) or YpBpR Input
• Inputs: Composite Video, S-Video, YcBcR Component Video
• PC-type Outputs: VGA 640x480, SVGA 800x600, XGA 1024x768 and SXGA 1280x1024
• HDTV-type Outputs: 480p (576p in PAL), 720p, 1080i
• IR Remote Control (Included) with On-Screen Display
• Saturation, Contrast, Hue and Brightness adjustments
• Better Brightness & Contrast function for large screen displays
• YpBpR Output Cable Assembly Included (HD15 to 3 RCA Connectors)
• RGBHV Output Cable Assembly Included (HD15 to HD15)
• Composite and S-Video Input Cables Included

O custo dele, no brasil, legalizado, é de U$ 700.

Posso afirmar aos amigos que este foi um dos aparelhos mais difíceis para teste que eu peguei. testei muito, e com muuuitos DVDs mesmo.

O que ocorre é que minhas impressões sobre ele mudaram muito, e em momento algum eu pude chegar a conclusão de que o aparelho é de "todo bom" ou de "todo ruim".

Testei ele tanto com o PT500 quanto com o X1.

Com o PT500:

Logo que o aparelho chegou e eu comecei a testar, liguei em componente (480i), entrando no scaler e saindo para o PT500 também em componente.

Obrigatoriamente o DVD deve soltar a imagem entrelaçada para o scaler.

Ele permite que o sinal seja liberado em 480P, 720P ou 1080i, e Colocando a saída do scaler em 720P fica melhor do que em 1080i, pois no 1080i ele não fez um bom trabalho, e muito serrilhamento aparecia nos contornos redondos, o que não aparecia em 720P.

Comecei o teste com 3 DVDs:
Limite Vertical em Superbit
Encontro Marcado
Gladiador

Selecionei a saída para 720P para testar os discos, pois como disse, ficava melhor.

O primeiro disco a ser testado foi Limite Vertical, e como a qualidade deste DVD é fantástica, com ausência quase total de compressão visível e muito pouca granulação, o benefício que o scaler trouxe foi pouco,e na verdade, analisando muito depois, ele piorava a imagem do Limite Vertical, como mais a frente eu explico.

Quando coloquei Encontro Marcado, filme que gosto muito mas que tem a imagem muito granulada e com muita compressão visível, o trabalho que o scaler fez na primeira vez que vi foi digno de nota, e realmente me impressionou, porém minha impressão mudou após muito testar.

No encntro Marcado o Upconvert trabalhou muito bem como um redutor de ruídos da imagem, ou seja, ele tratou a imagem, retirando todo a granulação e virtualmente eliminando a compressão visível.

Porém este tratamento da imagem, tornando-a mais limpa, se de um lado é bom, do outro reduz a nitidez da imagem.

Eu poderia dizer que ele melhora e piora a imagem.

Melhora no sentido de que limpa a imagem, deixando-a aparentemente sem compressão e sem qualquer espécie de granulação, ou seja, a imagem fica, à primeira impressão, ótima.

Porém, analisando criteriosamente a imagem com o tempo, e fazendo trocentos testes A x B, verifica-se que há perda de resolução.

Digo perda de resolução no sentido de que, ao fazer o upconvert de 480i vindo do DVD para 720P, ao “criar a informação extra” ele faz meio que interpolando os pixels existentes para “aumentar” a resolução, o que dá um efeito assim indesejável, pois há nítida perda de resolução em microdetalhes,
como por exemplo nas rugas no rosto de uma pessoa.

No próprio filme Encontro Marcado, onde há um evidente ganho em termos de deixar a imagem limpa e sem granulação, a imagem fica menos nítida que ligando direto.

Qual das imagens é melhor?? Num primeiro momento a do scaler, mas depois a que vem direto do DVD vc vê que é mais nítida.

Outro exemplo disso foi quando liguei o XBOX.

O XBOX possui jogos em 480P ou 480i, e também em 720P e 1080i. (ligando o XBOX por vídeo componente através do pack Hi-Definiton)

Pois bem, peguei um jogo em 480P e liguei o XBOX direto ao PT500 via componente, imagem excelente.

Peguei o mesmo jogo e coloquei no setup do XBOX para 480i e liguei o scaler no caminho.

A imagem em 720P gerada pelo scaler perdeu, e muito, em termos de nitidez e detalhes em relação à imagem em 480P vindo direta pelo XBOX.

Coloquei o scaler para 480P e da mesma forma, o sinal vindo direto do XBOX em 480P é melhor do que o que 480P que o scaler faz.

Outro ponto que notei é que ele interfere e muito nas configurações de cores, contraste e brilho, tornando a imagem muito “lavada”, e mesmo com discos de calibragem não consegui deixar a imagem com as mesmas cores e contraste que possuem ligando direto pelo DVD.

A perda de resolução e essa parte de cor do próprio scaler faz com que a imagem fique “artificial”, perdendo a naturalidade que existe na imagem nativa que vem em 480P pelo DVD, quando o scaler está fora do caminho.

Outra coisa que não gostei é que não dá para fazer um bypass nele, pois a imagem em 480P gerada por ele é muito inferior à imagem em 480P gerada pelo DVD. E também existe o inconveniente do tamanho da imagem que diminui em 720P, tendo que usar o zoom, bem como ocorre um deslocamento
de cerca de 1 a 2" para a esquerda na imagem, ao usar o 720P, o que pede um setup de zoom e posicionamento diferente do 480P.

O que posso dizer é que, no PT500, a imagem do Upconvert num primeiro momento realmente impressiona, pela limpeza que ele faz na imagem, porém como resultado tem-se uma menor nitidez e resolução (definição).

Como disse, como redutor de ruídos ele é 10, porém como upconvert para 720P ele "borra" a imagem, tornando-a menos nítida.

Uma pessoa menos exigente e talvez menos acostumada com a imagem de cada disco pode preferir a imagem do scaler, mas depois de muito testar eu gostei mais da imagem pura do DVD, desde que muito bem ajustada para o projetor.

Talvez outros scalers mais caros façam bem as duas coisas: reduzir o ruído e fazer o upconvert de 480i para 720P de forma melhor.

A grande dificuldade mesmo é a impossibilidade de dar um bypass puro na imagem.

Eu estava gostando muito do scaler, até atentar bastante para a questão da definição dos detalhes da cena.

É preciso esclarecer que a imagem gerada em 720P pelo scaler passa longe de uma 720P nativa, pois a definição da imagem não aumentou, ou seja, não houve ganho de resolução, muito pelo contrário, pois eu percebia uma nítida perda de resolução nos microdetalhes, como falei acima.

A grande diferença visível de uma imagem 480P para uma 720P, num projetor nativo 720P, é que as pequenas coisas da tela aparecem com uma nitidez impressionante em 720P nativo, e em 480P não, as pequenas coisas não possuem tanta definição em DVD.

Bom, com Gladiador, que tem uma imagem apenas normal, apenas boa, o trabalho do scaler também foi bom e foi ruim, isso novamente após muito testar. Há uma cena em que, sem o scaler, vc vê uma instabilidade da imagem no chão, e com o scaler em 720P a imagem fica estável e perfeita.
porém menos nítida.

O que posso dizer é que, no PT500, quanto pior a imagem do disco, mais perceptível é o trabalho que o scaler faz, ou seja, se o disco é muito granulado o scaler deixa a imagem limpa, porém com evidente perda de nitidez.

Pode parecer meio contraditório o que eu escrevi, mas vendo é exatamento isso.

O Stefano veio aqui em casa, e testou tudo isso comigo, e pôde perceber a mesma coisa.

A imagem vindo do DVD direto em 480P é mais nítida que a imagem em 720P gerada pelo scaler.

No scaler ela vai estar mais limpa, e dá uma falsa impressão de que está melhor.

Eu pensei em deixar o scaler em 480P, pois ai ele limparia a imagem e manteria a mesma resolução do DVD.

Mas não, em 480P o upconvert não fez um bom trabalho, e novamente a imagem vindo do DVD era melhor.

Todas estas conclusões servem exclusivamente para o PT500, pois com o X1 o desempenho foi diferente.

Murilo
27-06-2004, 16:50
Com o X1:

Já com o X1 ele trabalhou bem melhor.

Com o X1 ele não liberava a imagem em 480P, 720P ou 1080i, mas sim liberava em resolução, tipo 640 x 480, 800 x 600, 1024 x 768 e 1280 x 1024.

Em tese ele deveria ficar melhor com o 800 x 600, que é a resolução nativa do X1, mas na prática ele, dependendo do disco, ficava melhor em 800 x 800, melhor em 1024 x 768 e melhor em 1280 x 1024, tudo dependendo de cada disco.

Em DVDs ruins o upconvert liberava uma imagem melhor que a imagem vindo direto do DVD, e aqui não se percebia perda de nitidez como eu vi quando testei com o PT500. Aqui o scaler limpava e tratava a imagem com perfeição, fazendo com que pelo scaler a imagem ficasse melhor em todos os sentidos.

Porém com DVDs excelentes, como Limite Vertical, Velozes e Furiosos (que assisti hoje), Procurando Nemo, etc, fica melhor sem o upconvert, pois novamente com estes discos eu percebia uma perda de nitidez.

A grande utilidade dele é para DVDs ruins, onde ai ele realmente vale a pena.

Testando com LDs, vindo do LD por S-Video, eu percebi a mesma coisa que com o DVD, a imagem fica mais limpa porém menos nítida, o que me fez preferir a imagem vindo direto do LD Player

Mas, novamente, com os discos LD de imagem ruim, pelo upconvert ficava melhor.

Conclusões:

Como conclusão final eu poderia dizer que vai muito de gosto pessoal para achar se a imagem fica melhor ou pior com o scaler, pois quem detesta granulação pode preferir a imagem do scaler, e quem dá mais importância para a nitidez irá preferir a imagem direto do DVD.

O melhor mesmo é um DVD muito bem autorado, muito bem feito, sem compressão visível.

Para o meu caso, que estou trocando o X1 pelo Z2 (muito parecido com o PT500), o scaler não vale a pena.

No meu entendimento, se não fosse o preço, seria uma boa alternativa usa-lo com o X1, para dar uma melhorada nas imagens dos DVDs ruins.

Se quiserem trocar idéias podem perguntar, principalmente o amigo André :tu:

ableal
28-06-2004, 14:42
Murilo,

As suas impressoes sao muito claras e honestas. como disse no topico sobre os reviews, acho a maneira que voce conduz os testes muito mais confiavel, visto que não há o interesse comercial conflitante.

o AVT-3700 é um equipamento indicado para uso em projetores de baixo custo. realmente, o uso com o pt500 gera uma situação de projetor demais para scaler de menos. Uso o equipamento no meu showroom com um projetor Boxlight CP-12t e o resultado é maravilhoso.

concordo com o fato de que nao possuir bypass é um ponto negativo. mas temos que considerar que trata-se de um equipamento de entrada. o fabricante já tem um modelo intermediario que vai ser uma boa adição aos que possuem projetores no nivel dos Z2 e PT500. o acrescimo de preço ao será tão grande

Stefano
28-06-2004, 15:01
Murilo, mais uma vez parabéns pela iniciativa de compartilhar seus testes com o pessoal do HTfórum.

Pode soar engraçado as pessoas lerem vc escrever que a imagem fica boa e ruim ao mesmo tempo, mas é isso mesmo.

Tentando ajudar para que quem leia possa compreender melhor, o scaler, nos DVDs com imagens ruins, parecia fortalecer o sinal de cada linha tornando-a mais "forte", sem flickering, mas no geral a imagem perdia detalhes. O rosto que vimos em "Encontro Marcado" era um exemplo claro disso. Cada linha tinha maior nitidez dentro dela mesma, mas na hora de formar a imagem o rosto perdia microdetalhes, como o Murilo disse.

No caso do XBOX, testamos com o jogo Rallisport Challenge 2, que exibe um gráfico esplendoroso mesmo em 480p, e o que vimos quando ligamos o scaler foi uma total piora da imagem, desde qualidade de cada linha, nitidez e tudo mais. Diria que não houve melhora em nenhum sentido, apenas borrões que deixaram a imagem do jogo muito ruim.

Como proprietário de um X1, gostaria de ter visto o scaler funcionando com este, já que vc disse que a imagem melhorou de forma geral na maioria dos DVDs testados.

Acho que só faltou um teste com TV aberta, para ver o que o scaler poderia fazer com sinais de TV, já que é uma falta que sinto quando vou assitir a um jogo no X1 pois a imagem fica muito ruim.

Valeu Murilão, mais uma vez, pela oportunidade!

Abraços, Stefano.

Murilo
28-06-2004, 15:15
Stefano,

Ainda estou com o Scaler, e devo devolver para o André durante esta semana.

Então, se for possível pra você, poderíamos testar num dia da semana na parte da noite, e eu levaria até a sua casa, pois lá poderíamos testar com o sinal de Tv, já que lá em casa a "Tv" na sala vem do HTPC e não dava pra testar com o Scaler.

Seria bom também porque ai finalmente eu te levo o HD para copiar :verg: :D

Que tal amanhã a noite???

Murilo
28-06-2004, 15:17
Stefano,

Agora que li a MP que vc me enviou.

Bom, que tal então hoje??? Te ligo mais tarde :tu:

Stefano
28-06-2004, 15:23
Legal, Murilo.

Pode deixar em casa sim...daí vc leva o scaler e testamos com o sinal da NET.

Ah, num vai reparar no meu HT, hein....tudo de baixo custo e improvisado!

Me liga mais tarde que a gente combina.

Abraços, Stefano.

Murilo
29-06-2004, 10:26
Ontem a noite estive na casa do Stefano, levando o Scaler, para testarmos com sinal de Tv no X1 dele.

Não conseguimos porque o Scaler somente é compatível com NTSC e PAL, não aceitando PAL-M, então ficou tudo preto e branco :(

Aproveitamos e testamos com alguns DVDs, e novamente a impressão foi a mesma que eu tive lá em casa com o X1, já descrita acima :legal:

André,

Depois me passe o link desse Scaler que vc está falando, que será melhor para o Z2 e PT500 :tu:

ableal
29-06-2004, 11:48
Murilo, liga na saida de video do VCR e faz o setup do vcr para ntsc, deve funcionar.

http://www.tvone.com/sc-1250.shtml

Stefano
29-06-2004, 11:59
ableal, tentei isso, mas num funcionou.

O setup do vídeo foi mudado de AUTO para NTSC e PAL-M várias vezes para ver se as cores apareciam, mas não gerou mudança.

Não sei se este setup é de saída de vídeo, deve ser apenas de entrada. Como saída, ele deve ser padrão PAL, sei lá.

Foi triste não ter funcionado um teste que eu queria ter feito!

Engraçado que ontem, quando o Murilo esteve aqui, a novela da Globo (das 8) estava com uma imagem até razoável no X1... melhor que o de costume. Pena mesmo ter ficado preto e branco.

O que notamos é que pela baixa qualidade da imagem de entrada, o scaler (mesmo em P&B), mandou uma imagem cheia de artefatos, com linhas muito expressivas, cheias de pontilhado. Não sei se podemos chamar isso de um teste, já que ficou preto e branco...

Abraços, Stefano.

Murilo
30-06-2004, 01:05
André,

Como o Stefano disse, fizemos isso mas não funcionou.

Amigos,

O que mais me impressionou ontem foi a qualidade de imagem que o Stefano tem com o X1 + Panasonic S-35. :legal:

Definitivamente, na minha opinião, é um dos melhores casamentos possíveis, tanto em termos de qualidade como de custo x benefício.

Como a tela do Stefano é menor que a minha (92 x 106), na casa do Stefano fica com um pouco mais de brilho que aqui em casa :tu:

Eu realmente adoro o X1 trabalhando com DVDs, acompanhado de um bom DVD Player :rever2:

Stefano, vamos marcar de eu levar ai o Pioneer 563A para comparar com o S-35, no seu X1 :tu: (contra o RP-62 ele perdeu feio, e eu queria ver com o S-35).

Stefano
30-06-2004, 14:50
Murilo, vamos combinar sim, cara!

É só falar, tb quero ver a imagem do 563a no X1...! O S35 é um show mesmo, eu gosto muito da imagem dele. A Panasonic está de parabéns pela imagem limpa que este DVD player produz com seu custo baixíssimo.

Realmente a imagem aqui em casa fica muito boa, mesmo que a sala tenha sofrido uma adaptação para poder receber o X1. Tudo acomodado, nada feito para receber um projetor. Mas tá valendo!

Foi muito legal vc ter ido até em casa!

Abraços, Stefano.

AllanCesarini
30-06-2004, 16:49
André e Murilo,

Acho que para a questão de só suportar NTSC ou PAL, a solução seria adicionar um transcoder de pal-m para NTSC entre a saida do vídeo/receptor de cabo e o scaler. Eu tenho um problema parecido em casa(Yamaha 1400 transforma NTSC em Componente), e nenhuma config no vídeo cassete fez com que ele soltasse NTSC a partir de um sinal PAL-M recebido via cabo. Parece que ele converte NTSC em PAL-M, mas não o contrário...

Allan

Murilo
30-06-2004, 16:53
Allan,

Vc não teria interesse em testar o Scaler com o seu Z2???

Penso que o André não se importaria em deixar vc testar.

ableal
30-06-2004, 18:06
e nao me importo mesmo

Murilo
14-07-2004, 17:21
Allan,

Já lhe mandei uma MP semana passada mas acho que vc não viu, e o seu e-mail não está cadastrado aqui no Forum.

Por favor entre em contato comigo para que eu possa lhe entregar o Scaler :tu:

Murilo
15-07-2004, 15:48
Allan

Entre em contato comigo por favor.

Murilo
27-07-2004, 10:23
Allan,

Alguma novidade a respeito do teste que você está fazendo com o Scaler + Z2 ???

Depois poste aqui suas impressões sobre o aparelho :tu:

ableal
27-07-2004, 12:50
testei ontem com o roberto da alta fidelidade o AVT 3800 numa toshiba widescreen e ficou otima a imagem em 1080i. realmente um ganho excepcional. se voces tiverem a opção de testar numa tv wide, seria bem interessante.

AllanCesarini
27-07-2004, 12:50
Não esqueci não. Estou testando o scaler, mas quero ter certeza de verificar tudo antes de postar uma análise completa.

Allan