PDA

Ver Versão Completa : Divisor de fquencia caseiro

Ramon
18-07-2004, 15:22
Gostaria de saber se é possível montar um crossover de duas vias com uma qualidade razoável ?

partky
18-07-2004, 16:58
Aproveitando a pergunta efetuada pelo amigo, gostaria de saber tambem se algum companheiro de lista teria como fazer para mim um divisor de frequencia da novik, o ND3BR. TEnho o esquema aqui em casa mas na minha cidade nao encontrei ninguem capaz de faze-lo. Aguardo resposta, minhas caixas agradecem. Em caso entre em contato em pvt para combinarmos $$$.
Abracos a todos

lombardi
18-07-2004, 21:04
Ramon,
Possível é; porém depende muito de vários parâmetros em relação à caixa e altofalantes, além da qualidade dos componentes envolvidos no projeto (placa, indutor, capacitor e etc).
Eu já fiz alguns. . . mas aqui no forum tem pessoal mais capacitado do que eu para te explicar melhor; esperemos a ajuda deles!!!

Partky,
Acredito que, apesar de não ter o esquema, não vale a pena fazer a cópia deste divisor; o preço não iria mudar tanto (arrisco dizer que, se você mesmo fizesse, uns 30% a menos). Qual a finalidade do uso deste modelo, auto ou home? (não o conheço).

Abraços.

Alexandre

partky
18-07-2004, 21:51
Caro Lombardi é para uso residencial. O problema é o seguinte, consegui comprar duas caixas de som sendo que uma esta com este divisor e outra não. Por isso quero fazer este divisor para ambas fiquem iguais OK. Obrigado pelo interesse.

Ramon
18-07-2004, 22:00
Gostaria de construir esses divisores para colocar no meu sistema de som. Devido aos preços e a dificuldade para importar, vou usar capacitorese indutores nacionais, mesmo abendo da baixa qualidade desses componentes.
O indutor prentendo eu mesmo construi- lo, apesar desse ser o meu primeiro divisor.
Gostaria de saber com até quantas vias posso construir um divisor de fequencia e como faco para, após o sinal do amplificador chegar na caixa, ligar esse unico sinal aos diversos falantes do sistema.

Mas mesmo sendo o divisor de baixa qualidade, é melhor isso ou não colocar o divisor ?

J. Schmaedecke
19-07-2004, 12:04
Olá Ramon!
É possivel Sim.
Eu preciso saber qual a impedância dos falantes e qual a frequência de corte que pretendes fazer.
Ou quais falantes vais usar.
Abraço
Jorge

partky
19-07-2004, 18:45
Esse é o esquema do divisor da Novik ND3BR. Que puder fazer-lo ficaria muito agradecido. Grato

Ramon
21-07-2004, 21:54
Caro J. Schmaedecke.

A impendância dos falantes é de 8 ohms e a frequência de corte será feita em 800 Hz. Os falantes são dois de 6" da Bravox.

Obrigado !!!!!

J. Schmaedecke
21-07-2004, 22:22
Olá , Ramon!
Presumo que vais fazer uma caixa com este 6"mais um tweeter mas que tweeter começa a trabalhar com 800Hz???
abraço
Jorge

J. Schmaedecke
21-07-2004, 22:48
Olá!
Eu encontrei um programa para quem usa Windows. Eu não esperimentei.
http://www.autosom.net/carbox/CalcBob2.zip
Quanto ao divisor Olha os dois desenhos anexos.
Boas Contruções
abraço
Jorge

Ramon
24-07-2004, 00:58
Desculpa J. Schmaedecke. A frequência de corte será 8000Hz.

Ramon
24-07-2004, 01:01
Mas até quantos falantes eu posso ligar num canal de um amplificador ?

J. Schmaedecke
24-07-2004, 15:40
Olá!
Para 8000Hz divide o valor dos componentes R e C por 10.
Para a segunda pergunta todo amplificador tem uma especificação de minima impedância.
Respeitando isto ponha quantos quiser fazendo jogos paralelo e serie para casar com esta impedância.
Só alerto para um mínimo conhecimento básico para fazer montagens ou peça ajuda para um conhecido.
abraço
Jorge

Ramon
25-07-2004, 00:06
Olá.

Tudo bem . Mas para começar eu não sei como instalar um divisor de frequência em uma ligação em série. E em segundo eu não poderia fazer uma ligação em paralelo pois a impendância minima do meu amplificador é de 8 ohms e essa ligação daria 4 ohms.
Na ligação em série o divisor não mandará a mesma frequência para ambos os falantes ?
Gostaria que me ajudassem em relação a isso.

J. Schmaedecke
25-07-2004, 13:03
Ramon!
Como diria o Jack vamos por partes...
1. O filtro foi calculado para 8 Ohms e só pode ser ligado em 8 Ohms.
Ou seja Com dois falantes de 4 em série ou 4 falantes de 8 dois em série em paralelo com mais dois em série.
2. Estas ligações vão ser consideradas como um só falante na caixa e o filtro assim ligado ao conjunto.
abraço
Jorge

Ramon
27-07-2004, 23:09
Jorge .

Eu entendi oque voçê quis dizer, mas se eu colocar o divisor antes do tweeter do e do falante de 6" a frequencia de passagem que eu escolhi irá, igualmente, para os dois falantes. O que eu não pode acontecer.

J. Schmaedecke
28-07-2004, 14:49
Caro Ramon!
Eu não sei se conseguiste abrir a imagem que postei do esquema de ligação.
É só fazer o que está ali. No máximo substituindo o falante mid por uma composição de dois falantes de 4 Ohms em serie que é o que acho que desejas e colocar tb. o tweeter como indicado tb.
Tambem afirmo que em qualquer divisor a frequencia de corte ou "crossover" toca tanto na parte de passa-baixa no caso o mid como no passa-alta no caso o tweeter.
abraço
Jorge

Ramon
29-07-2004, 18:10
A ligação da ilustração que voçê colocou é uma ligação em série ou em paralelo ?

irafelix007
16-10-2009, 10:27
Olá amigo, desculpe minha falta de conhecimento mais gostaria de saber se voce tem um esquema simples pra dividir frequncia de uma caixa com um falante de 15 polegadas de 350 rms um tueeter selenium profissional e uma corneta, o amp de potencia é de 1600 e tenho 2 caixas dessas.
aqui em são luis não tem esse tipo de divisor e um aparelho crossover é muito caro. da pra mandar os esquemas e o nome e valores dos componentes? valeu abraços

Mutley
16-10-2009, 10:40
leia isto: http://autosom.net/artigos/crossovers.htm
Crie um tópico com a sua dúvida, coloque informações completas como marca e modelo de todos os componentes, tipo e litragem das caixas.....ressucitar um tópico de 2004 não é a melhor opção....
Abraços

CROSSRASD
19-10-2009, 16:00
Blz irafelix, se interessar posso montar o divisor. Mas minhas horas vagas fabrico divisores para vários clientes.

Monto em placa de circuito impresso, com indutores núcleo de ar de baixa resistência e capacitores electrolíticos bipolares, poliester ou polipropileno.

Me manda MP se tiver interesse. :legal: