Ver Versão Completa : Plasma x Projetor: Parâmetros de Luminosidade
Pesquisando sobre TVs de Plasma na net, deparei-me com a seguinte especificação, para um plasma Philips de 42":
- Relação de Contraste: 1000:1
- Brilho: 650 candelas/m2
Daí decorreram as dúvidas:
- Como comparar a luminosidade de um projetor, normalmente especificada em termos de fluxo luminoso (lumens), com a de uma tela de plasma, especificada em termos de intensidade de luz por m2 (cd/m2) ?
- Posso afirmar que um X1, projetando em 42", teria mais brilho que o plasma?
Eis as definições das unidades:
Lumen: Fluxo luminoso emitido por uma fonte puntiforme e invariável de 1 candela, de mesmo valor em todas as direções, no interior de um ângulo sólido de 1 esterradiano.
Candela/m2: Luminância de uma fonte com um metro quadrado de área e com intensidade luminosa de 1 candela
Grato
Silvio,
Pelas definições que você apresentou, acredito que você deve então dividir o número de lúmens do projetor pela área da tela em m². A área de uma tela Wide de 42" é de aproximadamente 0,5m².
Existe uma medida chamda "Ft Lamberts" que parece ser algo semelhante a candela/m², mas calculado em pés quadrados. Veja como converter os valores em:
http://retina.anatomy.upenn.edu/~lance/modelmath/units_photometric.html
Abraços,
Filipe Rangel.
sendo muito sincero, nao existe tal comparação pratica. a mençao de brilho é absolutamente inutil num PDP, da mesma forma que é inutil em um televisor de tubo de imagem. a informação de brilho é utilizada em projetores de forma que o usuario/cliente possa avaliar a capacidade do equipamento de ser utilizado em ambientes mais ou menos luminosos. este tipo e avaliação nao cabe para um PDP, mesmo porque o equipamento fornece uma imagem satisfatoria mesmo ao ar livre durante o dia. sao tecnicalidades que sao colocadas mais para ter specs cheios de informação do que qualquer outra utilização.
e bem mais dentro do assunto que se trata o forum... brilho em projetores de HT é um spec secundario.
no caso de um PDP, as principais avaliações são: resolução, preço e num distante terceiro lugar... contraste
Silvio, se está em dúvida entre decidir por plsma x projetor, minha opinião é que painel plasma/lcd se encaixam melhor em ambientes pequenos do tipo 4m x 3m, para ambientes maiores acho projetor melhor.
Deve-se levar em conta também que daqui uns 2/3 anos (sou otimista) já deveremos estar com a HDTV no Brasil (720p/1080i) o que, penso eu, aumentaria em muito a utilização do projetor e consequentemente a utilização da lâmpada que é um item caro na manutenção do mesmo; óbviamente esta observação não vale se dinheiro não for assim, um problema!!
Para PDPs acho que os Panasonic/Pioneer tem melhor relação custo x benefício que estes da Philips/LG que estão comercializando por aqui.
Leia opiniões de usuários na CNET para as diversas marcas/modelos:
http://reviews.cnet.com/Philips_42FD9954/4505-6482_7-20583837.html?tag=pdtl-list
Abraços,
Carlos R.
||TECO||
11-08-2004, 15:31
Uma diferença na questão de brilho, é que o valor mencionado pelo plasma é o que vc enxerga, o do projetor é o que ele emite, e o que vc irá enxergar terá o brilho atenuado por outros fatores como a tela de projeção, iluminação externa ...
O que me preocupada no plasma que ele tem uma vida de aproximadamente 10 anos, e ai vc pode jogar sua Tv fora. o do projetor basta trocar a lâmpada que tem a duração na utilização e não em tempo corrido.
Outro fator que poderia ser computado tb seria a dificil manutenção de uma TV de plasma, se der problema vai ser bem mais complicado de se mandar para fora para consertar, e muito provavelmente pode ser perda total (Alias um absurdo ver essas Tvs com garantia somente de 1 ano)
E normalmente as Tvs de plasma tem uma area de 42", e em projetor vc jah pode projetar em 92" ou mais, digo isso pq na fnac em São Paulo deu para compar bem, uma Tv plasma da Sony 42" XGA com uma imagem maravilhosa; mas quando se colocava um projetor Sony (que não era grande coisa) numa tela de 100" e cima vc não queria mais assistir a TV de plasma
Teco,
Não existem estatísticas confiáveis da vida útil das plasmas ainda, uma vez que elas estão sendo prouzidas em escala comercial há muito pouco tempo, bem menos de 10 anos.
Um número muito citado, embora ainda estimado, é o de 10.000 horas de MTBF (tempo médio entre falhas). Se você assistir sua TV de plasma em média 2 horas/dia, todos os dias, isso dá quase 14 anos. Minha TV de tubo pifou muito antes disso... 10.000 horas parece ser também um número bem aceito para que o monitor comece a perder o brilho, sendo a vida útil total dos monitores estimada em torno de 20.000 horas (27 anos).
Esses números parecem ser antigos, contudo, pois vários fabricantes estão especificando monitores de plasma recentes com 60.000 horas de MTBF... na mesma média de 2 horas por dia, todos os dias, isso dá "módicos" 82 anos. :D
Concordo com o Carlos, num ambiente menor não tem comparação com um monitor de plasma, a imagem é fantástica, de praticamente todos os ângulos. Se você tiver o espaço disponível, contudo, um projetor evidentemente reproduz muito mais a sensação de "cinema em casa" pelo tamanho da imagem.
Colegas,
Sobre tempo de vida de um display de plasma, achei este site interessante:
http://www.plasmatvbuyingguide.com/plasmatvreviews/plasmatv-life.html
Abraços,
Filipe Rangel.
O que me preocupada no plasma que ele tem uma vida de aproximadamente 10 anos, e ai vc pode jogar sua Tv fora. o do projetor basta trocar a lâmpada que tem a duração na utilização e não em tempo corrido.:
A expectativa de vida de um plasma atualmente é de 60.000 horas, agora se a intenção for assistir programação HDTV(ar/cabo/satélite) via projetor, a vida da lâmpada (+/-US$500) vai ficar bem mais curta também:
http://www.panasonic.ca/English/audiovideo/plasma/lcdvsplasma.asp
Outro fator que poderia ser computado tb seria a dificil manutenção de uma TV de plasma, se der problema vai ser bem mais complicado de se mandar para fora para consertar, e muito provavelmente pode ser perda total (Alias um absurdo ver essas Tvs com garantia somente de 1 ano):
Concordo inteiramente; li que a Sony estará ainda este ano fabricando plasma na ZF de Manaus.
E normalmente as Tvs de plasma tem uma area de 42", e em projetor vc jah pode projetar em 92" ou mais, digo isso pq na fnac em São Paulo deu para compar bem, uma Tv plasma da Sony 42" XGA com uma imagem maravilhosa; mas quando se colocava um projetor Sony (que não era grande coisa) numa tela de 100" e cima vc não queria mais assistir a TV de plasma
Como disse antes, creio que a plasma se presta mais a ambientes pequenos onde se torna inviável a colocação e o enquadramento em uma tela perto de 100".
Abraços,
Carlos R.
Filipão,
Bom link, mas note que ele foi atualizado pela última vez há mais de 2 anos. :)
Silvio,
É preciso tomar cuidado com essas comparações. Não dá pra você comparar tecnologias assim sem procurar bem, pois as especificações mudam muito entre fabricantes e mesmo entre modelos de um mesmo fabricante.
A Panasonic por exemplo já tem plasmas com 3000:1 e até 4000:1 de contraste...
Dennis,
Exatamente. Nele ainda nem se fala dos displays mais modernos com vida útil de 60.000 horas, mas já considerava o limite de 20.000 horas para os displays da época como um valor bem conservador. :tu:
Abraços,
Filipe Rangel.
cras,
em relação custo beneficio, a lg está dando um banho, pois é a unica da turma das baratas que apresenta resoluçao 1024x768 nativa. e por 18000, enquanto as outras passam de 20000 é um negocio a ser considerado. a turma de mesma resolução começa na faixa dos 25000 as mais baratas.
Vcs acham q essas tvs vao baratear no futuro ???
Po 18000 numa tv é fora da realidade dos padroes tupiniquins ne ?
Por isso o projetor ainda é muito mais real e viavel.
O q acham?
[]s
ableal,
qual modelo desta LG HDTV?;
O modelo MP 42PZ10 (resolução EDTV 852x480) está custando no Magazine Luíza R$26.000.
http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_produto.asp?Produto=1903979&linha=SI&Setor=DPLA
Carlos R.
fcc,
É um absurdo mesmo cobrar US$6k nesta tv mas já baratearam e vão baratear ainda mais, lá fora se encontra até por US$2k modelos compatíveis com esta que mencionou; aqui é que está muito caro.
Carlos R.
tem modelo de 2000 verdinhas ???? nunca pesquisei preço de plasma.
e pq aqui metem a mao ????
[]s
cras, a que eu possuo na tabela e a unica que a LG está comercializando atualmente é a MP-42PZ45V (http://br.lge.com/prodmodeldetail.do?actType=search&page=1&modelCategoryId=0101&categoryId=0101&parentId=01&modelCodeDisplay=MP-42PZ45V&model=NOTHING#)e apresenta uma resolução de 1024x768 indicada no proprio site da LG. se voce comparar esse feature, simplesmente isola o produto, visto que os concorrentes vao falar a mesma lingua cobrando pelo menos 10000 reais a mais.
quanto qo preço, posso assegurar que a presença de gula é somente do governo, que continua com a mesma politica tributaria de incentivo ao contrabando.
estou sensivelmente p da vida com o governo esses dias, visto que mandei vir dois scalers de demonstração e porque tinham uma fatura simbolica de 144 dolares e mencionado o termo EVALUATION UNIT assim mesmo terminei pagando R$ 1200 de imposto!! voces querem saber quem está metendo a mão??? Lulinha e Cia
cras, a que eu possuo na tabela e a unica que a LG está comercializando atualmente é a MP-42PZ45V (http://br.lge.com/prodmodeldetail.do?actType=search&page=1&modelCategoryId=0101&categoryId=0101&parentId=01&modelCodeDisplay=MP-42PZ45V&model=NOTHING#)e apresenta uma resolução de 1024x768 indicada no proprio site da LG. se voce comparar esse feature, simplesmente isola o produto, visto que os concorrentes vao falar a mesma lingua cobrando pelo menos 10000 reais a mais.ableal, aqui até pode ser, mas lá um modelo equivalente a este, MU-42PZ15B (http://www.plasmahouse.com/itemdesc.asp?CartId=11413-EVEREST-820HDIQF45&ic=MU42PZ15B)está por US$2875, ou seja, pelo preço de US$6k aqui, dá para dar um passeio por lá com a família, trazer uma desta debaixo do braço e ainda sobra dinheiro,:bD
Note que a LG não especifica resolução nativa 1024x768 e sim só "resolução"????; esta deve ser a resolução para PC; para HDTV pelo preço, a resolução nativa deve ser mesmo a de 852x480.
do "site" americano:
Native Resolution 852 x 480 (Wide VGA)
Max Input Resolution For PC: 1024x768 (XGA)@85Hz
HD/DVD/DTV Support 480i/480p/720p/1080i
Carlos R.
carlos, a analise nao é bem assim. tem um monte de impostos e por isso elas ficam caras aqui. se voce vier com uma debaixo do braço, em primeiro lugar vc nao passa na alfandega. e nao tem garantia aqui tambem. eu nem olho os preços la de fora porque nao vale a pena me irritar mais com o governo.
o preço da lg está mais baixo porque o pdp está sendo montado no brasil. pode aguardar um outro produto que vai chegar nesse patamar é a samsung que vai iniciar a fabricação do equipamento todo em manaus.
acho que vai ocorrer em breve um nivelamento de preço nesse patamar de 6000 dolares e depois a coisa pode cair. se voce lembrar bem, a dois anos atras, um plasma da fujitsu estava 14000 dolares.
ableal,
creio que passaria sim na alfandega pagando 50% de i.i sobre o valor excedente a US$500, ou seja em tese 50% de US$2375=$1187, mas como eles utilizam como base o valor da tabela deles que geralmente está sempre mais abaixo do que estão cobrando lá fora, o valor do imposto nesta TV poderia até sair algo em torno de US$800 (eles não sabem distinguir uma EDTV nativa de uma HDTV nativa , ehehe!!!)
Carlos R.
Carlos,
Parece-me que a Receita Federal há tempo não usa mais uma "tabela" e sim acessa diretamente na Internet em lojas "manjadas" os produtos pelo modelo para se certificar do preço.
O André tem razão quando diz que o que mais pega por aqui é o acúmulo de impostos. Importar um produto implica pagar II, IPI e ICMS sobre o valor total do frete, fora custos de garantia, estoque, etc. É brincadeira. :mad:
Além disso, no caso específico de um monitor de plasma, eu jamais arriscaria trazê-lo debaixo do braço. Ele deve viajar em pé e é bastante frágil, está escrito por toda parte nas embalagens. ;)
Então ficaria nuns US$ 3,2 mil, ou quase R$ 10 mil, praticamente o preço de um projetor e sua tela.
Já vi plasmas ligados no interior das lojas, nunca ao ar livre !!! Ficaria boa a imagem ao ar livre ??!!
Entendí a dificuldade de se comparar specs puramente, mas se torna útil quando não se tem a oportunidade de testar o funcionamento ao vivo de todas as opções (e testar adequadamente!). Tem realmente alguma loja com paciência (!) para testar de forma convincente as possibilidades ?
Seria interessante indicar (calcular, medir, chutar empiricamente, sei lá), para cada relação brilho x contraste, o iluminamento ideal máximo da sala, para se assegurar uma imagem de boa qualidade. É muito vago o tradicional jargão "controlar a luminosidade da sala"..., o que realmente acaba passando uma idéia errônea a respeito dos projetores aos mais leigos.
Grato a todos !
Silvio,
A conta na verdade seria $2875 + $1187 = $4062. ;)
Vai de cada um, mas não sei se hoje eu compraria um plasma que fosse apenas 852 x 480.
[]s
Silvio,
US$3.2k, mais a viagem.
Não entendi sua colocação, você pretenderia utilizar o plasma/projetor ao "ar livre"?
Se quiz dizer: na claridade total; os tubos CRTs são imbatíveis.
Carlos R.
Silvio,
A conta na verdade seria $2875 + $1187 = $4062. ;)
Vai de cada um, mas não sei se hoje eu compraria um plasma que fosse apenas 852 x 480.[]sDenis, se der uma olhada no ML (Mercado Livre) é mais ou menos por este preço que estão vendendo por lá;
Esta é a resolução para se assistir DVDs, mesmo plasmas/projetores/lcds 1024x768, irão mostrar DVDs na resolução 852x480; o diferencial vai se dar quando estiverem transmitindo HDTV no Brasil (1024x768), muito embora tenha lido que o custo da transmissão de programas nesta resolução é 3 vezes maior; não sei se por este motivo apenas, mas li que ainda hoje, a maioria dos eventos transmitidos em HDTV nos EUA estão sendo transmitidos na resolução 852x480, há pouco conteúdo em 1024x768.
Neste sentindo, existem ainda as TV CRTs HDTV compatíveis pela metade deste preço.
Carlos R.
Carlos,
Por esse preço, novo, só pode ser contrabando. :rolleyes:
Os monitores de plasma na realidade sempre exibirão a imagem na sua resolução nativa, ajustando os formatos de entrada a ela. Portanto, um monitor 1024x768 exibirá tudo que lhe for enviado e também o DVD em 1024x768, interpolando os pixels conforme o processamento embutido nele. Aliás o processamento da imagem é o grande diferencial entre os monitores. Cuidado com a tentação de comprar o mais barato... há bastante diferença, e visível. Na época que eu comprei o meu, pesquisei muito, e havia uma unanimidade em torno de dois fabricantes: Panasonic e Pioneer.
Eu tenho um plasma 852x480, já faz um bom tempo. Para DVD ele é espetacular, e não estou preocupado com essa brincadeira de mau gosto em que a HDTV se transformou no Brasil. Para mim o que pega é que vídeos em alta definição que eu baixo no micro para assistir não tem a mesma definição no meu plasma. Por isso que na minha humilde opinião acho que hoje, se você está disposto a investir num plasma, deveria (1) começar a pesquisar por modelos das marcas que eu já citei e (2) considerar seriamente um modelo já com 1024x768 nativo mas sem tuner (HDTV) embutido, acho que a diferença de preço não é tão grande.
[]s
Dennis,
Não resta a menor dúvida que é contrabando.
Eu também tenho uma Panasonic 852x480, mesmo considerando esta interpolação da imagem, hoje acho que não compensa pagar uns US$2k a mais pela nativa 1024x768 , porque para mim a qualidade em DVD dela já é muito boa e até me contentaria em assistir HDTV nesta mesma resolução.
Eu prefiro ir quebrando o galho com esta por alguns anos e partir logo para uma 1920 por mil e pouco ou algo do gênero, até lá a HDTV já vai estar bem amadurecida e os atuais DVDs já estarão sendo substituidos por Blue Ray ou algo semelhante.
Carlos R.
Carlos,
É uma boa tática. Como eu disse, se eu não tivesse um plasma mas fosse comprar um novo agora, compraria 1024, mas tanto no seu caso quanto no meu acho que sua estratégia é a melhor. :tu: :D
a balança nao para de pender para a LG. mas acho que a melhor soluçao seriam aqueles 502 desocupados de brasilia refazerem a estrutura tributaria para a coisa poder fluir melhor.
carlos, a conta de 50% de imposto nao vale para importaçoes por empresas. e vou ser muito sincero... se voce trouxer uma PDP embaixo do braço, eu vou a belo horizonte pessoalmente requerer a sua inscrição no MMM, Movimento Machao Mineiro.
agora sem brincadeiras... comprar ium PDP de contrabando é loucura... se dá um probleminha que seja, bau bau. voce está na mão.
existe tambem um outro fator nos preços que voce nao contou: o frete. faça a conta incluindo o transporte desses monstrengos. te garanto que nao é qualquer cemdoletas que paga isso.
Esta TV nova da LG apesar de resolucao inferior, conta com processador de video DCDi Farouja, muitos usuarios reportam que a qualidade de imagem é melhor mesmo com a resolucao inferior, pois hoje nao se tem quase conteudo que faça uso da imagem em 720p.
so deve partir para um monitor de 1024x768 quem for usar a entrada DVI para computador ou a VGA, mas se nao for o caso, se voce for apenas ver DVD e esperar pela HDTV tupiniquim, vai nas de menor resolucao que o proc grafico farouja eh muito bom.
Pessoal, eu vi no site da Sony do Brasil que acabaram de lançar uma "TV de Plasma" com Sintonizador de TV embutido! Isso é muito bom pra quem vai querer ver tv, além de jogos e filmes. Vejam: http://www.sony.com.br/corporate?page=productosDetalles&top=1304&model=KE-42XS910B
Eu imagino que é a primeira tv de plasma com sintonizador lançada no Brasil, pois as outras são monitores de plasma né? Eu vi esse modelo em algumas lojas e está variando dos 26.000 aos 30.000 reais.
Será que depois que estiver disponível a transmissão digital por aqui, lançarão TVs HDTVs com o "Set Top Box" embutido na tvs também? Eu vi uns modelos importados de TVs de Plasma da Sony que já vem com sintonizador de tv e Set Top Box embutidos.
vBulletin® v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.