PDA

Ver Versão Completa : Problema Full HD ao ligar no PC - não preenche toda a tela

marciorschneider
17-09-2008, 00:02
Olá a todos, essa a minha primeira mensagem.

Seguinte, comprei uma TV Samsung LN40A550, 40 polegas, full HD.

Ao ligar em meu PC e Notebook, ambos através da saída VGA (o cabo DVI -> HDMI está a caminho), quando eu coloco na resolução de 1920x1080 (nativa), surgem barras pretas nas laterais, de cerca de 8 cm, não preenchendo toda a tela. Se eu usar uma resolução de 1360x768 a tela fica toda preenchida, porém a imagem fica borrada pq não é a resolução nativa.

Alguém sabe dizer se existe alguma configuração, ou é defeito mesmo?

Obrigado a todos!

fferraz
17-09-2008, 06:33
Hmmm pode ser uma tentativa besta, mas tente mudar a taxa de atualização da tela... normalmente é 60 Hz, tente colocar 75 ou algum a outra... quando comprei minha Toshiba 720p, se eu botava 1360x768 a 60Hz dava um pau parecido, se eu botava 75Hz ficava perfeito.

Outra coisa, os softwares de placa de vídeo geralmente tem um lugar onde vc pode esticar a tela pros lados que vc quer...

carlosverri
17-09-2008, 09:03
um amigo meu tinha um problema parecido, consegui a solução pra ele indo no painel da Nvidia e mudando o sinal para 1080p, antes estava em 720p, se for o mesmo caso pode ser que resolva ae.

Borisfa
17-09-2008, 10:26
Apareceu mais um felizardo com o mesmo problema meu. No meu caso acontece exatamente a mesma coisa. Minha configuração é um HTPC em uma Asus M2A-VM com ATI Radeon X1250 (on-board) ligada em uma Samsung 52A610. Quando ligo com o cabo convencional (analógico) o problema desaparece, porém, cao conexão digital (DVI/HDMI) o problema aparece novamente.

Já fiz de tudo. Atualizei driver do chipset, da placa de vídeo e até atualização da Bios, mas nada. Já mexi em tudo no Catalyst Center da ATI, mas não obtive sucesso. Estou também precisando de ajuda iluminada.

Atenciosamente,

Boris

mhcosta
17-09-2008, 11:23
Pelo que entendi, vcs já mexeram na resolução da placa de video.

Agora, vcs já chegaram a ajustar o zoom da TV?

Eu tive que ajustar o zoom da TV para conseguir preencher a tela toda.

Na minha sony, dei um zoom para tela cheia e ajustei as margens para ocupar toda a area.

abs,
marcelo

marciorschneider
17-09-2008, 11:51
Verifiquei o manual, lá diz que é suportado a resolução 1920x1080, 60hz, em modo CVT. Até criei uma resolução customizada no painel de controle da nvidia, mas não teve nenhuma diferença.

Já contatei o suporte local da Samsung. Ele vai fazer alguns testes com uma que ele tem lá e depois vai retornar.

Tentei usar os controles da nvidia para ajustar, mas não tem como, é bem grande o espaço que fica.

Anexei uma foto para mostrar melhor.

Amigo Boris, acho que fomos premiados. Achei um review na cnet que eles dizem que funcionou adequadamente com saída vga e DVI (http://reviews.cnet.com/flat-panel-tvs/samsung-ln46a550/4505-6482_7-32815315.html?tag=mncol;txt).

Assim que tiver uma resposta da Samsung posto aqui.

Obrigado a todos,

Márcio

sbritez
17-09-2008, 13:47
Marcio,

Eu tenho uma TV igual a sua só que de 32" e minha placa onboard é da NVIDIA, uso a conexão HDMI e funciona perfeitamente (preenchendo a tela inteira com qualidade) na resolução nativa 1920 x 1080 a 60 Hertz.

Já o meu filho está com placa de vídeo ATI RADEON e TV LG sem ser fullHD e ele não consegue conectar via DVI-HDMI com qualidade na resolução nativa 1360 x 768, só funciona usando a VGA.

marciorschneider
17-09-2008, 15:52
Marcio,

Eu tenho uma TV igual a sua só que de 32" e minha placa onboard é da NVIDIA, uso a conexão HDMI e funciona perfeitamente (preenchendo a tela inteira com qualidade) na resolução nativa 1920 x 1080 a 60 Hertz.

Já o meu filho está com placa de vídeo ATI RADEON e TV LG sem ser fullHD e ele não consegue conectar via DVI-HDMI com qualidade na resolução nativa 1360 x 768, só funciona usando a VGA.

Pelo que andei vendo, algumas placas suportam uma resolução menor na saída DVI do que na VGA, talvez seja esse o problema.

Abri um protocolo na Samsung e mandei fotos mostrando o problema, agora me resta esperar a resposta.

EBUDAE
17-09-2008, 22:45
Eu tive esse problema no projetor Z5.

Foi resolvido trocando o cabo vga por hdmi.

A causa era que usando o modo vga, o projetor não era bem "plug and play" e não mandava as especificações completas para a vga.

Não me recordo bem o nome correto usado para designar essas informações do display, mas nem 720p em 60hz dava certo.

Trocando o cabo tudo foi resolvido.

Powerplay
17-09-2008, 22:51
Se a TV é 1920x1080, tem que configurar no micro para mandar nessa resolução e na TV (entrada HDMI onde está ligado o cabo DVI-HDMI) tem que configurar a opção JUST SCAN.

Milton

dgrazini
26-09-2008, 00:49
Tenho a mesma TV e aconteceu isso mesmo comigo tambem.

O que aconteceu no meu caso, é que eu tive de setar o notebook em uma configuração, mas ao passar o sinal pra TV, ela mesmo mudou a definição para uma menor, tendo que novamente fazer o ajuste manual pra 1080, e só ai, ficar com o encaixe quase perfeito, mas por alguns poucos pixels de erro, que depois a própria TV com o ajuste automático centralizou direitinho. Ficou perfeito.

Veja na propriedades a definição que está marcando, visualizando pela TV mesmo.

Usei o cabo VGA mesmo. Placa NVIDIA 6400 128mb.

Abraço!

marciorschneider
26-09-2008, 00:52
Bom pessoal, depois de acionar a garantia e a TV ser recolhida para a assistência, não é que o técnico testou e no pc dele funcionou corretamente?

Fiquei surpreso, já que tinha testado em DOIS PCs aqui em casa. Levei meu notebook até eles, e testei com o cabo que ele estava utilizando, mesma coisa. Tentei até mesmo utilizar o mesmo driver de vídeo que o micro deles, e mesmo resultado.

A conclusão é que a TV está Ok, o problema são as duas placas de vídeo (nvdia 7400 e 5200) que tem esse defeito, aparentemente. :(

Spidey
26-09-2008, 09:54
Usando conexão VGA, as TVs brasileiras (principalmente as HDReady) são bem porquinhas. Eu tenho uma Philips de 26" e o EDID dela é totalmente bizarro, a tv aceita oficialmente só até 1024x768. Eu consigo usar 1280x768 perfeitamente, mas não consigo 1:1 pixel mapping. Aliás, o sinal sai 4:3 na tv, o que eu consigo é "esticar" a imagem usando o controle de zoom.

Já usando o cabo DVI/HDMI a coisa muda. Na minha outra tv, uma Sony W300 FullHD, com placas nVidia ficou perfeito, 1:1 pixel mapping perfeito, testei com um papel de parede xadrez (2x2 pixels preto e branco, repetindo-se indefinidamente) e a tela não apresentou flickering nem nada. Já com a minha atual HD4850, usando a mesmo conexão HDMI, a tv apresenta uma imagem MENOR que a tela, por causa do underscan que a própria placa de video gera. No Catalyst eu consigo zerar o underscan e a imagem fica certinha, usando 100% da tela, mas não consegui 1:1 pixel mapping, o mesmo papel de parede apresente flickering e dithering.

dgrazini
26-09-2008, 10:06
Ele mostra a resolução de 1920 x 1080 e está com barras nas laterais? É isso que ocorre?

placard
26-09-2008, 12:49
Tenho uma Samsung 40" das antigas, 1366x768 ainda.

Ela é um verdadeiro terror. Já testei em vários notebooks e vários PCs. Todos funcionaram bem em vários monitores e tudo mais, mas com essa TV só uns funcionam e outros não. Tanto VGA quanto HDMI. Meu notebook, que é mais antigo e só tem VGA (Radeon 9700), apenas mostra a TV corretamente reconhecida nas propriedades de vídeo ("Samsung 1360x768" ou algo assim mostrado), mas na TV a imagem não aparece nem reconhece que tem cabo conectado.

Resultado: nunca pude usar meu computador na TV. :td:

Spidey
26-09-2008, 14:49
Exatamente.

Zerotex
27-09-2008, 03:55
Tenho esse mesmo modelo de TV e finalmente consegui configurar o Mac Mini pela HDMI. Nao sei se vai lhe ajudar, mas no meu caso o Mac Mini setou na resolucao certa (full hd), porem ficavam as malditas bordas pretas.
Coloquei para ampliar a tela que seria como um Overscan nas opcoes do Mac e e em seguida apertei a tecla P.Size da tv para opcao de Apenas varrer...
A TV corrigiu o tamanho da tela automaticamente.

marciorschneider
27-09-2008, 20:58
Ele mostra a resolução de 1920 x 1080 e está com barras nas laterais? É isso que ocorre?

Sim, exatamente isso. A imagem fica encolhida, com barras nas laterais.

marciorschneider
27-09-2008, 21:15
Pessoal, Resolvido! :legal:

Para quem tiver problemas parecidos, vou deixar a dica aqui.

Utilizei um programa chamado Powerstrip. Com ele é possível mexer em configurações avançadas da placa de vídeo (que não existem como opções no driver da NVIDIA). Ajustei alguns parâmetros, e consegui que a imagem ficasse correta na resolução 1920x1080.

Valeu a todos pela força!

Powerplay
28-09-2008, 18:42
... Coloquei para ampliar a tela que seria como um Overscan nas opcoes do Mac e e em seguida apertei a tecla P.Size da tv para opcao de Apenas varrer...
A TV corrigiu o tamanho da tela automaticamente.

Foi o que eu disse, basta usar a opção Just Scan ou Apenas Varrer (em Português), que preenche a tela toda.

Milton