Ver Versão Completa : Primeira impressão de calibragem rápida com DVE
Chegou hj o dvd Digital Video Essentials, comprei na cd point.
Bom, assisti ao vídeo desde o início, os conceitos básicos e tal.
Acompanhei e executei as mudanças indicadas nas paretes de ajustes básicos e a parte de troubleshotting, o resultado não gostei !
bom, está a noite, a iluminação pode fazer diferença,
minha tv é uma sony wega xbr800, o vermelho dela é muito saturado e o teste com o filtro mostrou isso.
No fim de semana vou seguir o dvd com bastante calma, acho que vou gostar, hj foi tudo muito rápido !
Peço a vocês que já realizaram a correção dicas, como por exemplo:
calibrar a noite ou de dia ?
se de noite, com luz acesa ou apagada ?
Outra coisa que achei complicada é o ajuste de contraste...
no vídeo fala para usar as scanlines como referência, mas na minha tv rodando o dvd em progressive scan simplesmente não se vê as scanlines !
como ajustar assim ?
desde já agradeço a ajuda !
[]´s
Garam,
Procure calibar na condição mais frequente em que você usa a TV, e que gostaria de ter o maior rendimento.
O DVE é meio complicado, chato, mas tenho certeza que você vai gostar muito do resultado.
Tenha paciência que você vai achar o ponto do contraste.
Abraços,
Alexandre
Garam,
Se você não está vendo as linhas para ajuste de contraste é porque deve estar usando um brilho muito baixo. Brilho e contraste devem ser ajustados de forma cíclica até encontrar o melhor para os dois controles. Ajuste brilho e depois ajuste contraste e depois volte ao brilho e ao contraste mais uma vez. Repita isso até achar que ficou bom.
Isso vale também para outros ajustes. O que você mudar em um pode alterar um pouco o efeito do outro e o ideal é repetir todo o processo algumas vezes até notar que você já não está fazendo alterações significativas.
Quanto à melhor condição é exatamente o que o Zaca falou. Calibre a TV para a condição que você a usa com mais frequência.
Abraços,
Filipe Rangel.
Obrigado pessoal, tenho certeza de que o resultado final vai me agradar, afinal muita gente elogia o dvd né :-)
ontem fiz tudo muito corrido, este fim de semana vou calibrar com extrema calma.
Pelo que vi vou ter que entrar no menu de servoço da tv para reduzir o nível de vermelho, vários sites na internet afirmam que a xbr800 tem o vermelho saturado demais.
Depois que estiver tudo nos trinques posto o que achei !
Quanto às scanlines filipão, seguindo o conselho do dvd levei o nível de contraste ao máximo, mesmo assim é bem difícil ve-las por conta do progressive scan, mas com certeza vou conseguir !
[]´s
Garam,
Se me lembro bem o DVE indica que brilho e contraste deve ser ajustado com a TV em preto e branco, ou seja com o ajuste de cor no ponto zero (mínimo).
Não estou 100% seguro dessa informação, mas amanhã vou dar uma recalibrada no meu sistema aí eu confirmo.
Abraços,
Alexandre
Opa blz Zaca ! fico no aguardo !
[]´s
Este fim de semana calibrei a tv com o DVE, fui com bastante calma e fazendo tudo direitinho, o resultado final ficou muito bom !
tenho que acostumar é com o brilho, que perto do que eu usava ficou um bocado mais escuro.
tenho também que acessar o menu de serviço e baixar a cor do vermelho, que é saturado nesta tv (sony kv36xbr800)
mas tá show de bola !
[]´s
Legal garam!
Você calibrou o brilho e contraste com a cor e a nitidez no mínimo (zero) ?
O casamento brilho x contraste é bastante difícil e como o Felipão falou, temos que repetir um e outro várias vezes até que fiquem ideais.
Não sei qual é o seu DVD player, mas se ele tiver ajustes de brilho, contraste e nitidez, deixe-os neutros (50%).
Na primeira vez que calibrei o meu sistema tive dificuldade com o contraste, pois o meu pioneer 656A estava com o contraste bastante alterado.
Abraços,
Alexandre
Zaca, a cor não etsava no 0 não, mas a nitidez sim !
meu dvd player é um sony 725p, acho que não há configuração de contraste nele, vou dar uma olhada !
obrigado pelas dicas !
[]´s
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.