PDA

Ver Versão Completa : Usando Led em decoração natalina

yoney
30-10-2008, 03:07
Pessoal, quero contornar as janelas de minha casa com led coloridos e gostaria de saber como posso fazer para colocar em série um circúito de leds.
1 - A fonte é de 127v (tomada- alternada).
2 - O sistema será em série.
3 - Quantos led serão necessário para, colocados em série possam ser ligados direto na tomada (127v).
4 - Qual o melhor Led (alto brilho ou comum) e de qual volts..
5 - Existe led pisca-pisca, caso afirmativo, posso colocar um desse nesse ciruito.

Ps. Será so colocar 65 leds de 2v cada em série que meu projeto estará finalizado....
Obrigado.

Caio Ferrari
30-10-2008, 08:55
Não sei bem sobre a série. Tente fazer um teste com 3 LEDs em série (ou 4) ligados a uma bateria de 9V. Eles não devem queimar. Caso acendam normalmente, então seu trampo pode funcionar.
Mas o Detalhe é você não pode ligar os leds na tomada. Sua tomada é AC, os leds trabalham com DC e só acendem de polarizados diretamente. Se você liga-los em AC, quando entrar o semi-ciclo negativo, eles simplesmente queimam. :ataque:

Led-SP
30-10-2008, 09:00
Caio,
Led´s sao diodos, eles nao queimarão no clclo negativo.

Yoney,
ja existe leds para decoração natalina, prontinhos. de uma procurada.

Abraço

Caio Ferrari
30-10-2008, 10:28
Cara, tem certeza?
...
..
.
Sim, faz sentido, eu estava pensando num único LED na tomada.... Obviamente vai queimar, seja no ciclo positivo, seja no negativo... :fogo:
Desculpem a gafe!

arielcs
30-10-2008, 17:44
Compre pronto ! É barato, compramos aqui para o prédio a dois anos atras.
Procure em lojas de material eletrico ( que vendam enfeites de natal):legal:

Muriloo
02-11-2008, 19:50
Boa noite yoney,

É possivel sim vc utilizar leds na iluminação e ligados diiretamente na rede elétrica... mas para isso voce tem que fazer algumas coisas na rede... uma delas é fazer a retificação do tensão alternada para continua, e fazer a filtragem tambem.

A tensão alternada de 127v qdo retificada e filtrada passa para aproximadamente 177V (pode se usar capacitores de 200v para a filtragem)

Se vc tiver os leds com tensão de 1,5v em 20mA de corrente vc pode colocar por exemplo 100 leds em série (150v) vai "sobrar" 27v, para isso colocasse normalmente um resistor.. o calculo desse resistor é usando a formula U=R.I (tensão = resistencia x corrente)...

No nosso resistor teremos que consumir uma tensão de 27v com uma corrente de 20mA.

R= 27/0.02 = 1350 Ohms, tendo o valor + proximo(para cima) comercial de 1,5k Ohms.

A potencia dissipada no resistor sera P=IxU (Potencia = tensão x corrente) Que deu aproximadamente 0,54W, tente achar um resistor entao de 1,5kOhms com 1w de potencia.

Para realizar a retificação do tensão alternada, vc pode utilizar 2 ou 4 diodos + um capacitor, de uma pesquisada no google que vc acha facil material sobre isso.

marcosreg
10-11-2008, 11:20
Murilo,
Você tem certeza que a tensão no LED é 1,5v?
Eu usaria 0,6v que é a tensão de junção de um diodo de silício.
Marcos

Boa noite yoney,

É possivel sim vc utilizar leds na iluminação e ligados diiretamente na rede elétrica... mas para isso voce tem que fazer algumas coisas na rede... uma delas é fazer a retificação do tensão alternada para continua, e fazer a filtragem tambem.

A tensão alternada de 127v qdo retificada e filtrada passa para aproximadamente 177V (pode se usar capacitores de 200v para a filtragem)

Se vc tiver os leds com tensão de 1,5v em 20mA de corrente vc pode colocar por exemplo 100 leds em série (150v) vai "sobrar" 27v, para isso colocasse normalmente um resistor.. o calculo desse resistor é usando a formula U=R.I (tensão = resistencia x corrente)...

No nosso resistor teremos que consumir uma tensão de 27v com uma corrente de 20mA.

R= 27/0.02 = 1350 Ohms, tendo o valor + proximo(para cima) comercial de 1,5k Ohms.

A potencia dissipada no resistor sera P=IxU (Potencia = tensão x corrente) Que deu aproximadamente 0,54W, tente achar um resistor entao de 1,5kOhms com 1w de potencia.

Para realizar a retificação do tensão alternada, vc pode utilizar 2 ou 4 diodos + um capacitor, de uma pesquisada no google que vc acha facil material sobre isso.

Muriloo
10-11-2008, 13:47
Murilo,
Você tem certeza que a tensão no LED é 1,5v?
Eu usaria 0,6v que é a tensão de junção de um diodo de silício.
Marcos

Por isso eu disse, "SE você tiver os...." como você deve ter lido, coloquei essa questão da tensão pois existem varios tipos de led caso você desconheça, um exemplo é os leds que estou usando no projeto de minha assinatura, o qual a Vf do led gira em torno de 3,7V @ 1A de corrente.

Possuo alguns leds de 140kmcd também que tem Vf tambem de 3,7v mas com a corrente em 20mA, portando cada caso é um caso.

:)
Abraço
Murilo Sonegatti

mff11
10-11-2008, 21:04
se funciona acho q até funciona mas será q o custo compensa acho q vi pronto com preço bom no site das lojas americanas e mesmo que o custo seja viavel o acabamento do industrializado deverá ser melhor e mais seguro.

:diabo: e cuidado!!!!!!! uma vez vi no programa mythbusters que uma arvore de natal consegue colocar fogo facil facil numa casa heheheh sei q led praticamente não esquenta mas o perigo são os curtos circuitos.

cuidado e boa sorte :legal: