PDA

Ver Versão Completa : Sinal de TV a cabo

Percebe
07-09-2004, 02:57
Tenho um serviço de internet por uma TV a cabo (que só tem aqui na minha cidade), e hoje descobri que o mesmo cabo pode ser usado (apenas plugando na TV, com ajuda de um divisor) para receber os canais. Só que alguns continuam com o sinal embaralhado. Fica a pergunta: por quê (digamos) 30 canais podem ser vistos e 10 não podem? Qual o truque para este embaralhamento no sinal de apenas "alguns" canais?

johnnie
07-09-2004, 07:18
Percebe,

os canais da TV por assinatura vem com o sinal codificado e o receptor faz a decodificação para a TV, ao contrário dos outros canais que são abertos e disponíveis para todos

Percebe
07-09-2004, 12:00
Sim mas aqui não preciso de um receptor pra decodificar os canais, eles já estão aparecendo se eu ligar o cabo direto na televisão! A minha dúvida é: se a maioria aparece, porque só alguns continuam com sinal embaralhado?

Nick
07-09-2004, 12:03
Devem ser os canais mais importantes da operadora, justamente pra obrigar o consumidor a aderir ao pacote mais caro.

†Russel Allen†®
07-09-2004, 13:07
Percebe,

As operadoras fazem isso pra dividir o sinal em pacotes, ao contrário das DTHs, que podem simplesmente bloquear o sinal de um dado canal, apenas inserindo um código de tela preta, por exemplo.

Percebe
07-09-2004, 13:13
Sim mas aqui não tenho um intermediário.... que seria o decoder. É ligado direto do poste para a TV.

Eu pensei que se o sinal é para internet (mas também serve pra TV, só que eles não informam), todos os canais seriam liberados. E só estão bloqueados os que devem ser da assinatura mais cara mesmo, pelo que constatei aqui.

O fato de assinar 256k muda alguma coisa? Se eu assinasse 512k todos os canais apareceriam?

Como o cabo serve pras duas coisas (TV/internet), tive essa dúvida...

Marcello Rocha
10-11-2004, 00:18
Sim mas aqui não tenho um intermediário.... que seria o decoder. É ligado direto do poste para a TV.

Eu pensei que se o sinal é para internet (mas também serve pra TV, só que eles não informam), todos os canais seriam liberados. E só estão bloqueados os que devem ser da assinatura mais cara mesmo, pelo que constatei aqui.

O fato de assinar 256k muda alguma coisa? Se eu assinasse 512k todos os canais apareceriam?

Como o cabo serve pras duas coisas (TV/internet), tive essa dúvida...
Colega, até pouco tempo atras eu tbem tinha mais ou menos a mesma duvida que vc. Assinei a pouquissimo tempo o serviço do Virtua e por consequencia, tive que instalar um ponto na tv, senão nada do Virtua. Este ponto é chamado de ponto de conexão.

O que acontece é que as operadoras codificaram os sinais de quase todos seus canais. O que vc deve ter percebido é que a maioria dos canais mais desejados, não estão disponiveis com o cabo simplesmente conectado na tv. Para se ter acesso a eles, vc precisará adquirir o decoder, que fará a magica.

E o fato de se ter 256, 512 ou 1MB de velocidade não mudará em nada esta codificação, pois os canais e os dados da internet apenas usufruem da mesma infra-estrutura, que é o cabo, mas não tem interferencia um sobre os outros, entendeu?

Tbem consigo sintonizar certos canais diretamente na tv, mas para assistir a algum canal de maior interesse, tenho que usar o decoder.

Espero que tenha ajudado em algo.

Abraços.

Marcello

†Russel Allen†®
10-11-2004, 12:59
É isso mesmo. Quando você assina o pacote básico, por exemplo, a conexão do cabo é feita diretamente na sua TV. Se você migrar pra um pacote mais completo, com canais premium, por exemplo, faz-se necessário o uso do decodificador. Esta é uma medida que inibe a pirataria (a qual, todos sabemos, é praticamente impossível).

Papillon
19-11-2004, 07:34
O enraçado é q mesmo assinando o pacote completo, minha tv sem o decoder pega mais canais e com melhor imagem do que com o decoder... hahahah

parece piada...

e o pior, o decoder fornecido é mono... e a tv stereo...
bom o decoder esta... digamos.. embaixo do armario :)

agora, se não fosse pela internet, cancelava a TV.

thiago150586
14-10-2008, 13:28
ola amigo eu estou com mesma duvida q vc.meu cabo da internet esta dando cinal da tv mas nao abre todos canaism como fazemos para sintonizar os canais mas importante, vc da descubriu. porfavo meajude cisouber de alguma coisa.
peguei um tutorial q encinava asintonizar com um video cassete,fis tudo certo mas nao comsegui. vc tem alguma novidade

lipeta
25-02-2009, 02:05
Então Galera,

Esse lance do cabo da internet pegar na TV aconteceu tb comigo.
Só que acontece que praticamente só funcionam mesmo 4 canais.
Vocês sabem me informar, se por acaso um receptor comum decodificaria esse sinal de tv a cabo??

Att,

Felipe :bD

ralves58
25-02-2009, 05:59
Esse lance do cabo da internet pegar na TV aconteceu tb comigo. Só que acontece que praticamente só funcionam mesmo 4 canais. Vocês sabem me informar, se por acaso um receptor comum decodificaria esse sinal de tv a cabo??

No sistema de cabo, todos os servicos ocupam uma determinada frequencia, de forma que um não interfira com o outro. Desta forma, um mesmo cabo da Net, por exemplo, pode passar servico de tv analogica, servico de tv digital, canais em HD, internet, telefone VoIP, e assim por diante... Pode-se dizer, sem medo de errar, que a sua conexão internet ocupa a posicao de alguns "canais" do cabo da Net (pelo menos um canal para o download e um canal para o upload).

Quanto à codificacao do canal, eu sinceramente não consegui entender a dúvida de vocês... Os canais podem ou não serem codificados (para evitar pirataria de sinal), e a codificacao é feita por canal. Desta forma, o canal 30 pode estar "liberado" e o canal 40 pode estar codificado. Se estiver codificado, exigirá um decoder (decodificador) para poder ser assistido. Não ha misterio nisso. O televisor de vocês, como provavelmente possui sintonizador "cable tv" embutido (que vai até o canal 125, se não me engano), é capaz de sintonizar sozinho, sem ajuda de um decodificador, qualquer canal analogico cujo sinal não esteja codificado. No exemplo que eu dei, o televisor será capaz de sintonizar o canal 30, mas não o canal 40.

Antigamente a Net deixava liberados quase todos os seus canais analógicos, mas ultimamente ela tem codificado a maioria deles nas principais praças do país, deixando abertos apenas os chamados canais abertos, e os canais obrigatorios. Alem disso, os canais digitais não podem ser assistidos sem decoder, porque os televisores vendidos no Brasil nao "sintonizam" o sistema digital DVB-C europeu usado pela Net.

Alguem citou nesse tópico que sua tv pega melhor os canais analógicos quando nao usa o decoder. Isso é fato, porque empresas como a Net usam decoders muito ruins (os mais baratos que ela encontra para comprar no mercado mundial), e que "só servem" para piorar o sinal mesmo... Sempre que possível assista tv sem usar um desses decoders vagabundos, se quiser boa imagem.

[ ] Rubens