PDA

Ver Versão Completa : Aquecedor a Gás, alguma indicação ou observação?

edriano
26-11-2008, 10:49
Mês que vem receberei as chaves do meu novo Ap, e terei que instalar um aquecedor a Gás, como nunca usei, não tenho a mínima idéia de como funciona.

Qual a vazão seria indicada, para dois chuveiros + duas torneiras?

Alguma marca em especial, Na C&C vi um digital da lorenzetti será que é bom vazão 20 L/min.

Quais os cuidados devo ter na instalação e uso?

mvolsi
26-11-2008, 11:37
opa, isso mto me interessa tb....tb ta saindo minha chave...:tu:

Botuja
26-11-2008, 11:49
Amigo, recomendo o uso de aquecedores da marca Rinnai.
Tenho três deles, sendo um deles há mais de 6 anos e nunca apresentou algum defeito. Além disso, conta com grande assistência técnica e suas peças de reposicão e manutenção são mais baratas.
No meu apê, para duas duchas utilizo um com vazão de 23,5 l/min.
Acho que isso já é suficiente, além disso, dificilmente você usaria todas as saídas simultâneamentes.
Para instalação recomendo que vc contrate um técnico especializado, pois é preciso seguir algumas específicações e abertura de uma saída na parede para a tubação, caso ainda não haja.
Se a distribuidora for a congás, vc pode solicitar um técnico para a conexão sem custos.
Quando utilizar uma ducha nunca mais vai querer um chuveiro elétrico, sem comparação.

[]'s
Helio

fernandobini
26-11-2008, 11:55
Sem comparação mesmo ...:legal:

Contrate uma Empresa especializada , exija garantia , nota fiscal e tudo mais , acabei de fazer uma revisão e me cobraram r$120,00 , não foi trocado nada ...:lol:

corvão
26-11-2008, 11:58
Rinnai parece ser o melhor, eu instalei um Komeco de 24L/m e estou satisfeito, não é como um boiler que tem vazão bem maior mas se vc tem bastante pressão o ideal é um aquecedor com a maior vazão possível.

Os digitais com exaustão forçada são melhores.

Abraços

Fernando

**_RICARDO_**
26-11-2008, 12:05
Pro seu caso um aquecedor com vazão de 12 a 15 litros é mais que suficiente, a não ser que vc queira usar todos os chuveiros e torneiras ao mesmo tempo, o que é muito raro.

Quanto a marca Lorenzeti, eu não recomendaria, pelo menos todos os aquecedores dela que eu vi não tinham o selo PROCEL na categoria A.

Byrd
26-11-2008, 12:52
Repito as palavras do Botuja/Helio.

Também tenho um Rinnai digital para 23,5l há 3 anos, e sempre funcionou a contento. Para 2 duchas, e 3 pias.

Atenção especial à pressão manométrica mínima necessária (e da ducha compatível com o modelo escolhido), e à instalação e posicionamento do duto da chaminé. :legal:

fernandobini
26-11-2008, 13:14
O meu é komeco 24litros , em 7 anos só troquei a pilha que gera a faísca , no meu caso é casa entaum tive que instalar um pressurizador , fique atento a isso , se não tiver uma ótima pressão instale um , pra encher uma banheira com pressão baixa leva uma eternidade ...:concordo:

edriano
26-11-2008, 13:29
Pressão não será problema, pois a torre do prédio tem 24 andares e vou morar no sexto. quanto ao lorenzetti quem me atendeu na loja era consultor da própria então já viu, por isso estou me inteirando melhor sobre o assunto.

Quase comprei por impulso, mas ai lembrei do fórum e achei melhor perguntar.

rxt
26-11-2008, 13:45
Atualmente eu tenho um Komeco, que foi trocado sem custos pela Comgás. Estou bastante satisfeito com o aparelho.

A troca foi realizada pois o aparelho antigo, um lorenzetti, deu problemas para a Comgás, devido ao falecimento de uma criança em um apartamento. O aparelho foi "banido" pela Comgás para instalação em apartamentos, exceto quando instalado em área externa (varandas, coberturas). O aparelho em local de pouca ventilação é prejudicial a saúde devido a emissão dos gazes.

Dessa forma a Komeco foi escolhida, pois não representa esse tipo de risco.

Abs

Fabio Paiva
26-11-2008, 18:43
Os melhores são Rinnai e Sakura.
Eu comprei um Bosch(ta) grandão, custou R$ 850,00 pq era de alta capacidade para uma casa de 4 quartos, com chama modulante e mais uns fru-frus... UMA *****:irado:
1 ano depois, quando acabou a garantia ele começou a falhar e para consertar ficava em R$ 350,00.
Joguei fora no quartinho de obras e comprei um Sakura por R$ 500,00 e minha mãe tem um Sakura há 10 anos que nunca deu manutenção.

Abraços:legal:

fox-xp
26-11-2008, 19:00
Tenho um harman/Kadron digital de 22 litros, ele tem termostato digital, voce escolhe qual a temperatura. É muito bom, também possui boa assistência técnica. Atende perfeitamente os pontos que voce precisa.

Procure por empresas especializadas, conformes os amigos já comentaram. Assim voce não terá dor de cabeça.

:legal:

Matias
26-11-2008, 19:44
Temos um aquecedor no nosso apartamento que está lá firme e forte desde quando eu nasci: há 25 anos! :queixo:

Aí vai a foto do valente aquecedor Geral para alguém tentar achar, se é que ele ainda existe no mercado. :ataque:

http://i132.photobucket.com/albums/q39/mreccius/DSC_3964b.jpg

JaymeNunes
26-11-2008, 20:05
Vejam como a experiência pessoal é muito relativa:

- Tive um Bosch operando em minha casa durante 3 anos sem o menor problema inclusive, pelo fato dele ter um controle de vazão automático, a economia de gás é perceptível. Estes aquecedores regulam a altura da chama tanto quando a vazão de água é aumentada quanto qdo ela é diminuída. A maioria dos modelos dos outros fabricantes que apresentam a chamada chama modulante só funcionam no sentido de aumentar a chama qdo outro ponto de água é aberto mas não faz a redução qdo o ponto é fechado, ou seja, vc gasta o excedente de gás até que o primeiro ponto seja fechado.

Já em meu apartamento atual tenho um Komeco que veio com o apto e ainda em garantia já teve que ser reparado 2 vezes devido a um vazamento de água na válvula de controle que pinga justo sobre o microswitch que dispara a abertura do gás e o acendimento da chama, resultados ficamos sem banho quente até que a assistencia técnica possa repará-lo.

Afinal quem foi o azarado nesta história (ou sortudo, dependendo da referência) ? Eu, o Fabio, o Fernando Bini, o rxt... Vai saber?

Edriano, avalie a sua situação em particular pra decidir. Eu imagino que se vc tem uma situação em que será constante o uso de pontos simultâneos de água quente, talvez falha a pena optar por aquecedores com chama modulante ou controle de vazão automático, caso contrário vc pode ficar satisfeito com um modelo mais simples. Evite os Lorenzetti. A Comgás não iria baní-los sem motivo.

Para um bom banho, invista um pouco de tempo na escolha das duchas. Modelos bem projetados e de menor vazão vão lhe dar um banho tão bom qto os modelos de maior vazão com uma considerável economia de água e gás.

sds, Jayme

Shogum
26-11-2008, 22:34
Eu tenho um HARMAN ha 13 anos, importado do japao computadorizado painel digital 40 l, nunca mais quero saber de chuveiro eletrico.
So estou preocupado na hora de aposentar e repor por outro similar.

piupa
26-11-2008, 22:58
Eu tenho um Harman que me atende muito bem :legal:

PORÉM!!!!

1 - Na hora da compra, minha esposa não observou que o modelo era com acendimento automático elétrico (não a pilha), ou seja, ligado na tomada, portanto, quando acaba a luz o banho é frio :idiota:

2 - O meu aquecedor tem vazão suficiente para dois chuveiros e três torneiras PORÉM (de novo!!!) a tubulação de água quente do apartamento só é suficiente para UM chuveiro e UMA torneira :xingo2:

Recomendo fortemente um contato com a Congás que está com ótimas opções de marcas, bom preço e planos de pagamentos e assistência técnica de procedência :legal:

Abraço,
Piupa.

Isaac Boy
27-11-2008, 14:48
Estou gostando muito desse tópico. Aqui em BH não existe gás canalizado e uso de aquecedor a gás é raro.

Quando comprei meu apartamento atual, existia um aquecedor da marca "Geral". Essa empresa não existe mais. Ele funcionou durante cerca de um ano e faz uns 3 anos que pifou e eu deixei para lá, pois para trocar teria que quebrar a parede, pois os modelos atuais usam um posicionamento dos canos diferentes do que esse modelo antigo usava.

Agora fiz uma reforma e já ajustei a tubulação. Falta apenas comprar um novo aparelho e instalar.

As coisas que me incomodavam no meu modelo antigo eram:

- acendimento manual antes de usar;
- alto consumo de gás (um botijão de 45kg a cada 45 dias);
- a exaustão ocorria na área de serviço, completamente fora da Norma.

Esse último problema não há como ser contornado no meu apartamento, a não ser que eu compre um modelo que usa exaustão forçada (e que custa o dobro dos de exaustão livre).

Sobre marcas, o vendedor me falou do alto custo de manutenção dos aparelhos da Bosch e me recomendou Komeco.

Estava mais ou menos decido por um Komeco até ler esse tópico e saber das boas indicações do Rinnai. Foi bom também saber a respeito dos Lorenzetti...

Harman nunca havia ouvido falar (só dos receivers! :lol:)... (Será que tem sinergia com o chuveiro? :lol:)

Acho que vou tirar o escorpião e comprar o de exaustão forçada, como foi recomendado e que também me deixaria dentro da melhor prática de segurança (:D).

Lá em casa, são 2 chuveiros/2 pias de banheiro e mais a pia da cozinha. A chance de uso simultâneo é baixa...

Mas uma dica interessante que recebi sobre o dimensionamento da vazão é a de não observar apenas o número de chuveiros/torneiras. É importante levar em consideração também a distância do chuveiro até o aquecedor. No meu caso, da área de serviço até o quarto do casal é, de fato, uma boa distância.

Às vezes você só tem um chuveiro, mas se ele for muito longe do aquecedor, a água pode chegar fria por lá. Nesse caso tem que dimensionar com um pouco mais de capacidade de aquecimento. :legal:

Isaac Boy
27-11-2008, 14:51
Temos um aquecedor no nosso apartamento que está lá firme e forte desde quando eu nasci: há 25 anos! Aí vai a foto do valente aquecedor Geral para alguém tentar achar, se é que ele ainda existe no mercado.

Matias,

Não tem mais. Vender produto bom dá nisso. A empresa quebra. Ninguém gasta com manutenção ou troca!

:ataque: :ataque: :ataque:

JP!
27-11-2008, 15:03
Acho que um ponto a levar em consideração é o tipo de aquecedor: de passagem ou de acumulação (não sei se existem outros).

Em casa temos 2 aquecedores de pasagem que atendem muito bem há mais de 10 anos, usando GLP, pois até hoje não há GN em nossa rua.

Entendo que os de acumulação é necessário ligá-los e desligá-los durante o dia, pois senão o gasto é alto para uma casa. Já os de passagem estão sempre disponíveis, mas a chama piloto está sempre acesa (nos nossos, antigos, hoje em dia já não é assim).

Não sei qual a capacidade destes que temos, mas cada um atende um chuveiro + torneiras + terceiro ponto e temos uma bomba para pressurização da água, pois os aquecedores ficam no andar inferior da casa.

Se não precisar de bomba é melhor, pois permite usar água quente e tomar banho mesmo sem energia elétrica.

Não sei qual o caso de uso dos de acumulação, vale a pena estudar e consultar a companhia de gás do local. Normalmente os bicos e a tubulação interna é diferente se for GLP ou GN, fique atento à isso também.

Não sei ajudou, pois não conheço em detalhes, mas é o que sei.

JP

**_RICARDO_**
27-11-2008, 15:08
Mas a distância não é um fator isolado, deve-se ver qual o material dos tubos. Cobre puro perde muito calor, tubo de cobre com isolamento perde menos, e os tubos Aquaterme(CPVC) não perdem quase nada de calor por não ter quase condutividade térmica.

arnaldo k
04-01-2009, 09:40
:saco::choro:Ontem, o eletricista provocou um pequeno curto no meu apartamento e o aquecedor, que estava ligado, parou de funcionar. Alguém já teve esse problema e quanto gastou para arrumar? O aquecedor Rinnai é da linha Digital Line modelo REU-304U-BR. Preciso ter uma ídéia geral para não ser enganado por alguma assistência técnica.

Arnaldo K

ALcALoIDe
05-01-2009, 00:16
Eu nao tenho duvidas: RINNAI. Pesquisei muito antes de comprar o meu, ha 8 anos. Posso te dizer, nunca nem fiz revisao no aparelho ate hoje, e funciona perfeitamente. Ja viu um deles por dentro? Parece um computador, cheio de chips e o escambal.

Nao pense duas vezes. EMHO.

edriano
05-01-2009, 15:40
Decidi comprar um Komeco digital com vazão de 24 L/s.

mvolsi
07-01-2009, 13:10
Decidi comprar um Komeco digital com vazão de 24 L/s.

qto custa um desses??

abço

edriano
07-01-2009, 14:11
Segundo a vendedora da C&C eles estão com uma linha exclusiva por 1300,00.

edriano
26-01-2009, 10:37
Estava decidido a comprar um Komeco de 24 L/s, mas depois do que um vendedor me falou, realmente tenho que pensar melhor.

Segundo o vendedor a komeco possou a importar todos os seus produtos da china e apenas colocar a sua marca, até ai sei que várias empresas fazem isto.

Mas até piso laminado de madeira marca Komeco esta sendo vendido.

Vou ter que pesquisar mais um pouco, entre outras coisas a Komeco esta vendendo, condicionadores de ar, Coifas...

Gerrit_smit_br
26-01-2009, 15:50
Tive um Rinnai Digital 20L no meu AP, tive um Harman em outro AP, e agora tenho um Rinnai Digital 30L na minha casa.

Uma vez que você teve este aquecedores digitais, você nunca mais vai querer outro. Claro, pode ter azar, e pifar o aquecedor ( os meus sempres funcionaram 100% ), e também estes aquecedores digitais da Rinnai não são baratas, mas eu acho a melhor escolha.

No meu Rinnai, coloco 37 ou 38 graus no painel, e abro somente a torneira de água quento no chuveiro. A água está sempre na temperatura certa, o que é ideal também para as crianças, não tem o risco de ser quente ou frio demais.

Só, não se engana com esta coisa de 2 chuveiros e 4 torneiras etc. O meu Rinnai de 30L, atende bem 2 chuveiros ao mesmo tempo ( algo que raramente ocorre ), mas quando abro o 2o chuveiro, sempre cai um pouco o fluxo do primeiro chuveiro.

[]s

ALcALoIDe
26-01-2009, 16:07
Tenho um de 30L. Concordo com tudo que vc falou. Alem do mais, os Rinnai sao bem menores que os concorrentes de mesma litragem... Mais bonitos e ate hoje, nunca fiz nem manutencao no meu que ja tem 8 anos de uso direto sem um dia de apurrinhacao.

edriano
26-01-2009, 17:01
Finalmente comprei.
Decidi comprar um Harman de 25L/min. modelo YE2200.

Vinícius RS
26-01-2009, 17:49
Eu acho muito bom aquecedor a gás.. mas tô tão satisfeito com meu elétrico que por enquanto acho que não vale o investimento...

Fora que passei muito aperto por causa de aquecedor a gás... quando eu morava na casa dos meus pais, ainda, tinha (e até hoje tem) um aquecedor muito bom, Sakura, com acendimento automático e tal (novidade, na época).,, um belo dia, eu, sozinho em casa, tomando um bom dum banho no inverno gaúcho (uns 6 graus na rua), quando, no momento que eu estava totalmente ensaboado, com shampoo no cabelo, todo engruvinhado, levo aquele jato de água gelada no lombo, quase engolindo a língua do susto e do frio... Acabou o gás!! Mesmo com 2 botijões de 13kg ligados juntos o gás acaba sempre na hora do banho, e num dia que se está com pressa, nunca quando se aquece uma água pra um chá, tendo todo o dia livre (os botijões acionavam o aquecedor e o fogão)...
Acabado o gás, saio eu enrolado na toalha, desço as escadas (sim, o banheiro TINHA que ser no segundo andar), morrendo de frio... saio e vejo que começa a garoar (quase nevar, na verdade, e os botijões ficam no quintal)... aí tô eu lá, todo ensaboado, morrendo de frio, put0 da cara, trocando 2 botijões... isso com uma mão só, porque a outra tinha que segurar a toalha, que insistia em não ficar presa, pra não acabar mostrando a retaguarda pro vizinho, e xingando o cachorro, que achou que era uma boa hora de brincar comigo, e ficar pulando e tentando lamber a minha cara... :riso:
Depois dessa, ainda alguém ainda quer que eu goste de aquecedor a gás??!
Brincadeira! Estou muito satisfeito com o elétrico, e não acho que no momento valha a pena trocar...

Funari
11-10-2010, 22:32
Troquei hoje o meu antigo aquecedor Bosch por um Rinnai (REU-157BR FE) com exaustão forçada (moro em apartamento e segundo o técnico não é permitido aquecedor sem exaustão forçada em apartamentos).
Já na primeira utilização sentí a diferença na temperatura da água, pois o meu antigo já não dava mais no couro.
O único inconveniente é que este depende totalmente da energia elétrica, felizmente é muito raro faltar energia no meu bairro.

escricco
01-07-2011, 11:22
Pessoal,

O meu aquecedor está com um problema estranho, já chamei os técnicos diversas vezes e nunca conseguem identificar a causa ou resolver. O que acontece: de vez em quando as mangueiras do gás e de água começam a aquecer do nada, sem o aparelho estar ligado. E dá pra sentir um odor de gás no ar, como se estivesse tendo algum vazamento. Isso acontece desde que foi instalado. As mangueiras já foram substituídas, e segundo os técnicos pode ser algum problema na rede elétrica do prédio, porém o aparelho não é ligado na rede! É um Komeco 600S, que funciona com pilhas! A única forma de evitar isso é mantendo o gás desligado, que se torna um risco, caso eu esqueça de fazê-lo. Alguma dica de como identificar ou resolver isso?

wuemura
01-07-2011, 11:24
Eu tenho saudades de um aquecedor que eu usava no Japão a base de querosene. A gente comprava um galão com 10 litros em qualquer posto de gasolina a preço de banana e usava no aquecedor, este tipo de aquecedor esquentava a casa inteira, infelizmente ele não funciona no Brasil.

ALcALoIDe
01-07-2011, 17:30
Isso eh perigoso mesmo! Aconselho chamar a companhia de gas de sua cidade para verem o que pode estar ocorrendo. ALem disso, quem instalou? Sera que nao esta ocorrendo algum curto de algum fio que acabou sendo alvejado no caminho da instalacao?!? Sei lah, com gas e calor e eletricidade nao se brinca. Que risco!

Espero que resolva o problema o mais rapido possivel.

Pessoal,

O meu aquecedor está com um problema estranho, já chamei os técnicos diversas vezes e nunca conseguem identificar a causa ou resolver. O que acontece: de vez em quando as mangueiras do gás e de água começam a aquecer do nada, sem o aparelho estar ligado. E dá pra sentir um odor de gás no ar, como se estivesse tendo algum vazamento. Isso acontece desde que foi instalado. As mangueiras já foram substituídas, e segundo os técnicos pode ser algum problema na rede elétrica do prédio, porém o aparelho não é ligado na rede! É um Komeco 600S, que funciona com pilhas! A única forma de evitar isso é mantendo o gás desligado, que se torna um risco, caso eu esqueça de fazê-lo. Alguma dica de como identificar ou resolver isso?

Funari
01-07-2011, 19:08
Pessoal, O meu aquecedor está com um problema estranho

Também aconselho chamar a companhia de gás, ou outro técnico para resolver o problema, não deixe pra depois.

lagoapereira
25-07-2011, 15:47
Pessoal

Tenho 2 Rinnai de 20l digitais em casa os dois tem 11 anos e um esta com problema e vou ter que trocar o técnico me aconselhou o Rheem que é fabricado no Japão os Rinnai ele disse que metade vem da China e a outra metade do Brasil, alguem conhece essa marca?

ALcALoIDe
25-07-2011, 19:58
Qual o problema com seu Rinnai?

marcelogon
06-09-2011, 19:03
Gente,eu tô querendo comprar um aquecedor a gas glp,visto que moro em casa e não tem gás de rua, aqui onde moro;quero pegar um de 6,5 litros da komeco,é só para um chuveiro,será que esse tá bom? sobre instalação tô precisando de umas dicas;

http://aquecedoresagaseacessorios.pontofrio.com.br/Aquecedor-de-Agua-a-Gas-Komeco-KO500S-Branco-GLP-Gas-Liquefeito-de-Petroleo-184363.html?cm_re=pagea-_-main-_-vitrine2

zagnoli82
20-11-2011, 13:09
Bom dia pessoal.
estou pensando em comprar um aquecedor Rheem, 26 litros para meu apartamento. É para atender os 2 chuveiros da casa. Alguém conhece, sabe se esta marca é boa?

JP!
20-11-2011, 23:05
Não sei se todos sabem, mas a Comgás tem um programa de venda / instalação de aquecedores para condomínios: http://www.comgas.com.br/sou_residencial/programas/condominio_aquecedores.asp

Eu pesquisei e para o meu caso valeu muito a pena pois o preço que a Comgás oferece o aquecedor é muito parecido ao encontrado nas lojas o mesmo aparelho, mas por esse preço eles oferecem todos os materiais e instalação inclusos.

O valor vem na própria conta e pode ser parcelado (com juros).

Existem alguns requisitos no site e aparentemente essa "promoção" é válida até 31/12/2011, mas fica a dica.

JP

Gustavo_bl
14-09-2013, 09:58
Bom dia, após 15 anos de uso vou ter que aposentar meu aquecedor Sakura - marca que atualmente nem existe mais.

Rinnai continua indicado?

ALcALoIDe
14-09-2013, 12:16
Tenho um Rinnai digital ha 13 anos e ainda nao fiz revisao nele. Funcionando perfeitamente. Abri umas duas vezes para limpar com jato de ar apenas, para remover a poeira. Estou para me mudar no final do ano e levarei comigo... Lembro que na epoca, os grandoes para 3 banheiros custavam em torno de 850 reais... Eu comprei o Rinnai por 4k, uma diferenca significativa, concorda?! Mas levando em consideracao ZERO problemas em 13 anos, acho que fiz um excelente investimento. Se precisar comprar outro, comprarei outro semelhante, sem a menor sombra de duvida...

Funari
14-09-2013, 17:27
Estou em vias de mudar de casa, caso dê negócio pretendo comprar um aquecedor novo daqueles digitais capacidade 40 lts ou mais. Hoje no meu apto tenho um Rinhai simples, mas muito bom.
A pergunta é: permaneço na mesma marca ou na linha digital tem alguma outra marca superior?

Gustavo_bl
14-09-2013, 18:23
E Electrolux?

Vi q tem modelos bem avançados?

ralves58
14-02-2014, 18:05
Os melhores são Rinnai e Sakura.
Eu comprei um Bosch(ta) grandão, custou R$ 850,00 pq era de alta capacidade para uma casa de 4 quartos, com chama modulante e mais uns fru-frus... UMA M****:irado:
1 ano depois, quando acabou a garantia ele começou a falhar e para consertar ficava em R$ 350,00.
Joguei fora no quartinho de obras e comprei um Sakura por R$ 500,00 e minha mãe tem um Sakura há 10 anos que nunca deu manutenção.
Abraços:legal:
Eu tambem tenho um aquecedor Bosch grandao comprado ha alguns anos, tambem custou uns R$ 850... Nao é eletronico, é um modelo manual. E também acho ele uma bleosta! Usá-lo é um horror, ele pifa muito (acho que uma vez por ano, depois de uns 2 anos de uso) e a manutençao é cara.

Mas o que mais irrita é que essa desgraça de Bosch desliga QUANDO QUER (é ele quem decide)... Se voce aumenta demais a agua fria, ele desliga... Se tenta manipular a agua quente, ele desliga. Simplesmente NAO existe uma forma de controlar a agua para a temperatura que voce quer, controlando a quantidade de agua quente e fria... Os tecnicos e o SAC da Bosch ja disseram que é assim mesmo ("sao os sensores de segurança do aparelho"-- que são ESTUPIDOS de tão burros e mal feitos, acrescento eu), nao tem regulagem que arrume o problema em definitivo. Depois tem o problema de dar muito defeito.

Bosch NUNCA MAIS, tecnologia burra que tenta decidir as coisas por voce... Nem de graça eu quero...
Ate a parafusadeira que eu comprei mes passado eu preferi Black & Decker por conta disso.

Enfim, encontrei essa discussão pesquisando no Google e, depois de ler, estou pesquisando para tentar comprar um aquecedor computadorizado Rinnai ou um Herman japones, aqui no Rio.

ralves58
23-04-2014, 00:52
Troquei o aquecedor!... No inicio desse mes substitui o velho Bosch que eu tinha (e nao gostava) por um Rinnai digital REU-1301 FEH. Aproveitei e instalei junto um pressurizador Aqquant Syllent com Fluxostato interno (nao confundir com os modelos da mesma empresa para uso em banheiras de hidromassagem, eles sao diferentes). Esse pressurizador Aqquant Syllent com Fluxostato interno é totalmente silencioso (voce nao ouve aquele barulho tipico de bomba, apenas o barulho da agua).

http://www.aqquant.com.br/#/produtos

A unica coisa que eu nao gostei no Rinnai é que a menor temperatura configuravel nele é de "35 graus". Nao sei o que esse numero significa, mas no calor do Rio esse aquecedor ainda produz uma agua quente demais, mesmo colocando no valor minimo (se fosse mesmo 35 graus nao seria tao quente). A agua nao sai morna, sai quente mesmo, ainda é necessario abrir a agua fria para compensar (e abrir MUITO). Nao gostei, pois minha intencao era tomar banho morno abrindo apenas o registro da agua quente (gracas ao pressurizador, tenho um fluxo forte). So que para isso ser possivel, o aquecedor precisaria ser capaz de permitir configurar uma temperatura ainda menor que os "35 graus" nominais.

Mas de resto, gostei. Pelo menos com esse aquecedor Rinnai digital finalmente dá para eu controlar melhor a temperatura da agua (usando o misturador, claro, abrindo pouco a agua quente, e abrindo mais a agua fria), e eu consigo ter agua morna ate mesmo nas torneiras agora (com o antigo Bosch mecanico que eu tinha isso nao era possivel, pois a agua saia fervendo e enquanto voce tentava acertar a temperatura, o aquecedor ja teria desligado sozinho).

ALcALoIDe
23-04-2014, 11:32
Ralves, por ter fluxometro, ele demora para aconar? Nao tem um lag ao abrir a torneira nao? E voce instalou antes ou depois do aquecedor a gas?

Grato pela atencao

eumau
23-04-2014, 15:15
Aproveitando que deram um UP no tópico, faz uns 15 dias que o meu KOMECO está desligado. Está muito difícil o bicho entrar em ação, digo, abre-se a água, ele liga, mas não acende a chama (creio eu) pois logo em seguida o alarme de segurança dispara.

Entrei em contato com uma autorizada e para o técnico ir em casa, já começam com R$ 120,00 ... se for "mal contato", resolvem na hora. Se for limpeza, manutenção, etc, novo orçamento e abatem os R$ 120,00 ... não gosto muito de empresas que agem assim, antes de saber o que pode ser, já te apresenta uma conta.

Existem pontos a serem observados que ajudem no diagnóstico do defeito ? Ouço muito falar em limpeza, nunca fiz, é recomendado ? Alguma outra dica ?

Grato !

JP!
23-04-2014, 16:18
Já tive um problema parecido e era a membrana/borracha que abre e fecha a passagem de água. Foi trocada essa peça (borracha de vedação) e o problema foi resolvido. Valor cobrado foi o de uma manutenção regular/limpeza da época (muitos anos).

JP

eumau
23-04-2014, 21:41
Já tive um problema parecido e era a membrana/borracha que abre e fecha a passagem de água. Foi trocada essa peça (borracha de vedação) e o problema foi resolvido. Valor cobrado foi o de uma manutenção regular/limpeza da época (muitos anos).
JP

Grato JP,

Essa incerteza é que me deixa com a pulga atrás da orelha ... Os R$120 pedidos pela visita me deixam mais em dúvida ainda. Não pelo dinheiro, mas sim pelo comportamento / atendimento da astec, que já começa logo de cara apresentando uma conta ... Ou seja, chamou o técnico, já fico amarrado ... Posso pagar 2, 3 vezes mais se tiver a certeza de que não estou sendo enrolado ... Mas essa incerteza ...

bom, valeu a dica da membrana, de qq maneira !

Mauricio

rafaellastz
16-07-2014, 09:49
Olá. Recentemente adquiri um aquecedor Bosch. Ele fica conectado a dois botijões de 13, e aquece o chuveiro e mais duas torneiras. Mas cada botijão está durando uma média de duas semanas apenas. Está correto isso? Hoje vou comprar o gás de um fornecedor diferente para ver se tem algo a ver...