PDA

Ver Versão Completa : CLUBE DO FUJITSU INVERTER

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 [20] 21 22 23 24 25

JaymeRib
28-01-2013, 09:15
Jaime seja bem vindo! sua sala com estas medidas e TV 60 pol mais 20 pessoas pede um ar de no minimo 27k.
no quarto voce pode ir de 9k que da conta do recado..
Vá de inverter que voce nao irá se arrepender..
Fujitsu e a melhor opçao paga se mais mas nao se arrepende..

Att.

Cláudio

Obrigado Claudio,
A diferença de preço do ar de 24k btus para o de 27k btus (30k) é bem grande. O de 24 daria conta para quantas pessoas na sala?

WGPereira
28-01-2013, 12:30
Olha eu metendo o bedelho, mas vamos lá! :D Jayme, considerando-se os 25 m² do do ambiente, janelão de vidro até o chão pegando uma parede inteira, mesmo não tendo incidência do sol da tarde, telão de 60" mais aparelhagem de som, se você optar por um ar de 24k dá pra segurar próximo do limite da carga térmica até 12 pessoas no ambiente e ainda mantendo um bom conforto térmico.
Abraço.

Marcelo_Silva
29-01-2013, 16:53
Marcelo pode ser erro de sinal entre U.I x U.E... o mais provavel é fio solto nos bornes..
Att.

Cláudio

Cláudio,

A empresa veio, testou a entrada de energia e informou que a placa esta com mau contato, aí recolocou e resetou. Voltou a funcionar normalmente, vou aguardar mais uns 2 dias usando regularmente pra ver se o problema volta.

Agradeço antecipadamente,

Marcelo

fitzwilliamdarcy
29-01-2013, 22:03
Comprei meu Fujitsu Inverter 9000 Btus e ele foi instalado já há umas duas semanas. Está perfeito, mas estou com uma dúvida: quando vocês usam ele no modo "auto"? Eu sempre acabo usando no modo "Cool" e em 23 graus, porque se eu deixo no auto, me dá a impressão de que ele nunca entende que precisa esfriar e o quarto vai ficando cada vez mais quente, como se nem tivesse ar condicionado. Estou fazendo algo errado?

Eduardo 7
29-01-2013, 22:51
Para usar no modo auto, a temperatura inicial do quarto precisa estar no mínimo 2 graus acima da temperatura programada.
Na situação citada anteriormente, a temperatura do quarto precisaria estar acima de 25 graus para que o condicionador pudesse trabalhar no modo auto.

WGPereira
29-01-2013, 23:16
Uso o meu Fujitsu 12k a pouco mais de dois anos quase que exclusivamente sempre ligado nos modos MASTER e FAN em AUTO e com a temperatura setada em 22º C. Mas meu aparelho somente entra em ação quando a temperatura esta no mínimo de 27º a 28º C pra cima. Abaixo disto uso o ventilador mesmo. Portanto nunca vivi o problema sitado pelo nosso colega fitzwilliamdarcy.
Abraço.

fitzwilliamdarcy
30-01-2013, 17:18
Acho que não é um problema, eu é que não tinha entendido como funcionava. Vou testar hoje e dou feedback depois!

Sandrica
30-01-2013, 18:27
Uso o meu Fujitsu 12k a pouco mais de dois anos quase que exclusivamente sempre ligado nos modos MASTER e FAN em AUTO e com a temperatura setada em 22º C.
Esse modo Master seria qual tipo de programação? Sou muito curiosa... :riso:

WGPereira
30-01-2013, 19:55
O botão MASTER CONTROL tem as seguintes opções:
- Auto: o aparelho define o melhor modo de operação de acordo com a temperatura escolhida e a temperatura ambiente e escolhe também a velocidade do ventilador (mais rápido ou mais lento) conforme necessidade;
- Cool: o aparelho funciona de acordo com a temperatura fixada pelo usuário;
- Dry: o aparelho é fixado para trabalhar em modo desumidificação;
- Fan: o ambiente não é refrigerado e sim é apenas ventilado, pois o compressor não é acionado.
Abraço.

sbritez
31-01-2013, 10:58
Baseado na leitura deste forum, comprei e instalei 4 aparelhos no meu apartamento: 18K, 12K e 2 de 9K.

De um modo geral estou bem satisfeito, são silenciosos e creio que são econômicos também.

No entanto, gostaria de ajuda em relação as seguintes dúvidas:

1 O aparelho de 18K instalado na sala fica jogando um spray de "água" e ocasionalmente fica com goteiras que atingem o encosto do meu sofá. Será que isso é normal ou pode significar que o dreno está com problema?

2 Outra coisa que noto desde o início, é que o ambiente fica extremamente seco ao ponto de incomodar. Isso pode estar relacionado à tecnologia empregada no aparelho? Isso porque eu sei que é normal o ressecamento, mas nunca senti o problema em outros ambientes refrigerados, como exemplo cito o meu trabalho onde o ar condicionado funciona o dia inteiro e não dá a sensação no nariz de ressecamento.

3 Finalmente, já estou usando os aparelhos a cerca de 3 anos, eu tenho que providenciar alguma manutenção preventiva, ou mesmo a troca dos filtros? Em caso positivo, qual seria a sugestão de assistência técnica no Rio de Janeiro?

WGPereira
31-01-2013, 12:01
Vamos lá:
1 - A unidade interna ficar jogando água seja tipo spray ou por gotejamento no interior do ambiente não é normal.
2 - O ressecamento do ar ambiente ocorre porque os aparelhos tipo split não trabalham com renovação do ar no interior do ambiente em que estão instalados, e diminuem um pouco a umidade relativa do ar mantendo a mesma em torno dos 40%; pessoas com um pouco mais de sensibilidade a isto vão sentir a diferença. Se no teu trabalho for sistema de ar central tipo para grandes ambientes, aí provavelmente existe a renovação do ar interno com o externo o que mantem melhor os níveis da umidade relativa do ar e talvez por isto você não tenha a sensação de nariz ressecado.
3 - Com certeza se já tem 3 anos de uso sem uma geral, então até já passou do tempo de fazê-la, pois somente a limpeza periódica dos filtros da unidade interna não é suficiente. Muito provavelmente com a manutenção o tal gotejamento vai acabar.
Aqui no Rio temos um colega de fórum que trabalha com instalação e manutenção dos Fujitsu: é o Claudio da CJSPLIT - 68841578 -, pessoa muitíssimo bem recomendada por outros colegas de fórum que já contrataram os serviços dele.
Abraço.

sbritez
31-01-2013, 12:15
Muito obrigado pelas informações.
Vou entrar em contato com o Claudio e tentar agendar.
Valeu mesmo!
Um abraço.

Marcelo_Silva
01-02-2013, 08:21
http://www.htforum.com/vb/images/misc/quote_icon.png Originalmente Enviado por CJSPLIT
Marcelo pode ser erro de sinal entre U.I x U.E... o mais provavel é fio solto nos bornes..
Att.

Cláudio

Cláudio,

A empresa veio, testou a entrada de energia e informou que a placa esta com mau contato, aí recolocou e resetou. Voltou a funcionar normalmente, vou aguardar mais uns 2 dias usando regularmente pra ver se o problema volta.

Marcelo

Cláudio,

Voltou a apresentar o problema, agora quando liguei estava o FAN no modo auto, aí a luz Operation estava verde quando o compressor iria entrar ele apagou o Led Operation e pisca 2 vezes o Timer laranja.
Será que é a placa que tá ruim? Quanto custa uma placa dessa (+ ou -)?

Marcelo

Mateusão
02-02-2013, 11:13
O botão MASTER CONTROL tem as seguintes opções:
- Auto: o aparelho define o melhor modo de operação de acordo com a temperatura escolhida e a temperatura ambiente e escolhe também a velocidade do ventilador (mais rápido ou mais lento) conforme necessidade;
- Cool: o aparelho funciona de acordo com a temperatura fixada pelo usuário;
- Dry: o aparelho é fixado para trabalhar em modo desumidificação;
- Fan: o ambiente não é refrigerado e sim é apenas ventilado, pois o compressor não é acionado.
Abraço.
Tem certeza que esta olhando um controle Fujitsu? kkkk
No meu controle e nos que já vi é o botão MODE.

Eduardo 7
02-02-2013, 12:19

O Fujitsu aqui de casa é igualzinho ao do WGPereira - botão Master Control

---------- Mensagem adicionada às 13:19 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 13:15 ----------

2 Outra coisa que noto desde o início, é que o ambiente fica extremamente seco ao ponto de incomodar. Isso pode estar relacionado à tecnologia empregada no aparelho? Isso porque eu sei que é normal o ressecamento, mas nunca senti o problema em outros ambientes refrigerados, como exemplo cito o meu trabalho onde o ar condicionado funciona o dia inteiro e não dá a sensação no nariz de ressecamento.

No modo COOL - SUPER QUIET o ar resseca bem menos que no modo AUTO - AUTO

sbritez
02-02-2013, 18:07
---------- Mensagem adicionada às 13:19 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 13:15 ----------

No modo COOL - SUPER QUIET o ar resseca bem menos que no modo AUTO - AUTO[/QUOTE]

Valeu pela dica, vou testar.

Sandrica
02-02-2013, 19:21
Ou para quem já mediu a temperatura do AC com termômetro:

onde foi colocado o termômetro para medir a temperatura ambiente, na direção do AC, mas bem afastado da evaporadora, perto da parede oposta, no centro do ambiente, enfim, qual foi o local escolhido?
quanto tempo ficou o termômetro no mesmo lugar até a temperatura desejada chegar?
o WGPereira disse que mediu 4ºC na saída da evaporadora para chegar nos 21º ambiente. Quanto tempo ficou lá em cima até chegar nesta temperatura?
a medição foi feita durante o dia ou noite? Estava muito quente do lado de fora? Quantos graus de diferença aproximadamente da temp. interna x externa?
o ambiente em questão é em apartamento ou casa? Se for casa, qual o tipo de telha?
o "swing" estava ligado? E o fan, estava no automático ou em velocidade determinada?
já mediu em outras temperaturas mais baixas que 21ºC? Qual o mínimo que o Fujitsu chega?

Muitas perguntas, né? :bD:riso: Mas preciso tirar essas dúvidas para ter certeza de que há um problema, senão o instalador não vem...

Obrigada antecipadamente! :legal:

Mateusão
02-02-2013, 21:45
O Fujitsu aqui de casa é igualzinho ao do WGPereira - botão Master Control

E é mesmo!
Achei que só não tinha o HEAT e o ECONOMY nos só frio!

rafaeluw
03-02-2013, 02:30
Olá pessoal, li bastante esse tópico e acabei me cadastrando.

Preciso de um ar cond. de 24 mil btus aqui pra minha sala, como aqui faz mto frio tbm vou pegar um que seja Quente/Frio

Consultando alguns preços eu encontrei o Ar Cond. Fujitsu inverter Quente/Frio 24000 btus por R$4080,00.

Está certo esse preço? pq ta bem acima das outras marcas, será que encontro mais barato? achei em uma loja física, sabem alguma online pra indicar?

WGPereira
03-02-2013, 12:11

E é mesmo!
Achei que só não tinha o HEAT e o ECONOMY nos só frio!

Ufa! Que susto Mateusão! Já tava pensando que a Poloar tinha me passado a perna e vendido para mim um aparelho made in Paraguay! rsrsrsrs

WGPereira
03-02-2013, 12:38
Ou para quem já mediu a temperatura do AC com termômetro:

onde foi colocado o termômetro para medir a temperatura ambiente, na direção do AC, mas bem afastado da evaporadora, perto da parede oposta, no centro do ambiente, enfim, qual foi o local escolhido?
quanto tempo ficou o termômetro no mesmo lugar até a temperatura desejada chegar?
o WGPereira disse que mediu 4ºC na saída da evaporadora para chegar nos 21º ambiente. Quanto tempo ficou lá em cima até chegar nesta temperatura?
a medição foi feita durante o dia ou noite? Estava muito quente do lado de fora? Quantos graus de diferença aproximadamente da temp. interna x externa?
o ambiente em questão é em apartamento ou casa? Se for casa, qual o tipo de telha?
o "swing" estava ligado? E o fan, estava no automático ou em velocidade determinada?
já mediu em outras temperaturas mais baixas que 21ºC? Qual o mínimo que o Fujitsu chega?

Muitas perguntas, né? :bD:riso: Mas preciso tirar essas dúvidas para ter certeza de que há um problema, senão o instalador não vem...

Obrigada antecipadamente! :legal:

Vamos como Jack, o estripador: por partes. rsrsrs

1. A temperatura do ambiente como um todo foi medida com o termômetro próximo da parede oposta a evaporadora - uns 4 metros de distância - e fora da direção dela.
2. Antes de dormir, com o AC já ligado a pelo menos uns 20 minutos, o termômetro já estava marcando uma temperatura próxima da programada. Resetei a memória dele e fui dormir. Na manhã do dia seguinte peguei o termômetro e consultei as temperaturas mínima e máxima que ficam gravadas na memória dele e assim pude chegar a uma conclusão de quanto a temperatura variou durante a noite com o AC funcionando.
3. Mesma técnica de medição acima, mas desta vez fixei o rabicho utilizado para medir a temperatura externa dentro da boca de saída da evaporadora, e quando a mesma estabilizou zerei a memória e fui dormir. Na manhã do dia seguinte, quando acordei, verifiquei as temperaturas máxima e mínima (se não me falha a memória, ficaram entre 3,6º C e 4,2º C - já postei os valores exatos em algum lugar a tempos por aqui).
4. Sempre fiz a medição a noite; antes de ligar o ar pra dormir estava em torno de 31º/32º C. Não utilizo o AC durante o dia.
5. O ambiente em questão é um quarto com 16,5 m²; moro numa casa com forro de madeira e coberta com telhas de cerâmica tipo francesa.
6. Sempre utilizo o aparelho no modo AUTO - Master Control e Fan Control - e com o swing acionado. Nunca utilizo de forma diferente e a única coisa que pode variar na utilização é a setagem da temperatura entre 20º C e 23º C - na maioria das vezes 21º C.
7. A temperatura mínima do Fujitsu são 18º C que é muito frio pro meu gosto; nunca utilizei ele abaixo de 20º C.

Abraço.

WGPereira
03-02-2013, 13:30
Olá pessoal, li bastante esse tópico e acabei me cadastrando.

Preciso de um ar cond. de 24 mil btus aqui pra minha sala, como aqui faz mto frio tbm vou pegar um que seja Quente/Frio

Consultando alguns preços eu encontrei o Ar Cond. Fujitsu inverter Quente/Frio 24000 btus por R$4080,00.

Está certo esse preço? pq ta bem acima das outras marcas, será que encontro mais barato? achei em uma loja física, sabem alguma online pra indicar?

Coisa rara encontrar um Fujitsu a venda em loja física. Quanto ao preço, se pesquisar com calma talvez encontre no máximo por até uns R$500,00 a nenos em loja virtual, mas não vai ser fácil. Outras marcas tão boas quanto e por um preço bem mais em conta são o Daikin e a Panasonic; também tem a Hitachi, Mitsubishi e Toshiba, mas estes atualmente estão praticamente impossíveis de serem encontrados, mesmo na internet.
Abraço.

JaymeRib
12-02-2013, 16:01
Pessoal,
Um split inverter Fujitsu de 30.000 btus custa uns R$1.500,00 a mais que um slit normal Carrier de 30.000 btus também.
Vale mesmo a pena pagar essa diferença? Quantas horas de uso serão necessárias para eu tirar essa diferença na economia de energia?

Abraço,
Jayme.

WGPereira
12-02-2013, 16:54
Com certeza pode ir com o inverter Fujitsu sem medo, pois além de mais econômico, aparelho por aparelho o inverter é muito melhor do que um aparelho convencional (gás ecologicamente amigável, lubrificantes com óleos sintéticos mais eficientes do que os minerais, menor consumo de energia pelo mesmo trabalho, motor DC muito mais eficiente e silencioso do que os AC, etc). Quanto ao tempo para recuperação do valor pago a mais pelo aparelho de melhor qualidade que você terá na economia da conta de energia, isso vai depender da frequência de uso dele durante o ano.
Abraço.

Sandrica
12-02-2013, 17:23
Fazendo uma analogia, seria como perguntar algo assim: vale a pena pagar mais caro por um Mercedes/BMW/Volvo ou algum carro com outro nível de construção, em vez de levar um VW Gol, que tem as mesmas 4 rodas, volante, enfim, anda a mesma coisa? Andar até que anda, mas em outro nível... ;)

juniorni
12-02-2013, 23:34
Se for pensar assim, temos que ver qual carro anda mais e consome menos.
Mercedes/BMW/Volvo ou gol?

Fazendo uma analogia, seria como perguntar algo assim: vale a pena pagar mais caro por um Mercedes/BMW/Volvo ou algum carro com outro nível de construção, em vez de levar um VW Gol, que tem as mesmas 4 rodas, volante, enfim, anda a mesma coisa? Andar até que anda, mas em outro nível... ;)

Sandrica
12-02-2013, 23:41
Se for pensar assim, temos que ver qual carro anda mais e consome menos.
Mercedes/BMW/Volvo ou gol?

Quando falei em andar, não foi em termos de consumo que esse andar daria, mas na qualidade e conforto do andar, na tecnologia embarcada. Mas no caso dos AC, o consumo seria o exato oposto dos carros: os Fujitsu seriam mais econômicos que os mais baratos, ao contrário dos carros :legal:

RJBRASIL
13-02-2013, 20:53
Boa noite galera.
ótimo tópico, só gente boa.
Por isso eu gostaria de uma ajuda.
Quero um fujitsu inverter bi split se possível. Tenho um quarto de 12 m2 para 2 bebes e um pequena tv. Mais uma sala 22 m2 com tv 42 pol e ht, 2 adultos e os 2 bebes.
Para o quarto pensei em 9.000 btu e para sala um de 12.000 btu ou 18.000 btu. Será q eu conseguiria um bi split?
Estou aqui no RJ e na net tá difícil achar um bi split, alguém tem dica de algum lugar na área?

Abraços

WGPereira
13-02-2013, 21:13
Aqui no Rio tem a Frigelar que não trabalha com e-commerce, só loja física, mas você pode pegar na net o telefone da loja deles aqui no Rio pra iniciar o contato. Também temos a Ambiente Ar e a Polo Ar que atende tanto na net como em loja física aqui no Rio e temos também a Dufrio que tem loja física perto da Frigelar, mas acho que esta última não trabalha com Fujitsu, mas tem os Daikin que são aparelhos de ponta também.
A princípio sem uma análise mais apurada me parece que com capacidade de 9k pro quarto dos bebes talvez esteja de bom tamanho, mas 12k pra sala de 22 m², com certeza, é pouco; a Fujitsu tem a opção do aparelho com capacidade de 15k que provavelmente deve ser suficiente. Mas faça o correto: se você conhece um técnico da tua confiança e de preferência que já tenha experiência com split do tipo inverter contacte-o para que ele possa fazer uma verificação "in loco" da tua realidade fazendo assim uma avaliação mais precisa.
Abraço.

RJBRASIL
13-02-2013, 21:18
Valeu WG, a Frigelar é perto do meu trabalho, vou dar uma olhada se der amanhã.
Esse ar condicionado Daikin eu nunca tinha ouvido falar, vou pesquisar.
Sobre ser bi split, vc acha q existe algum com 9+18 ou 9+15? Já ouviu falar?
Abraços

WGPereira
13-02-2013, 21:41
Se a Frigelar é próxima do teu trabalho, então a Dufrio também deve ser, pois a filial Rio deles é em Ramos.
A Daikin também é uma marca japonesa de peso na área de refrigeração que se aproxima muito do nível de qualidade dos Fujitsu, e temos por aqui um sub tópico dedicado a esta marca que tem um histórico muito bom de quem já comprou aparelhos desta marca.
Quanto as combinações possíveis de multi split só vendo nestas casas especializadas mesmo, pois tem muita variação, mas uma coisa te adianto: fica mais barato comprar dois aparelhos separados do que um bi split.
Mas lembre-se: antes de tomar qualquer decisão de compra, consulte um técnico de tua confiança e que conheça o sistema inverter para uma avaliação precisa da tua necessidade.
Abraço.

RJBRASIL
13-02-2013, 21:44
Valeu WG, vou nas lojas conferir.
O pessoal da CJSPLIT parece ser gente boa, depois falo com eles.
Abraços

WGPereira
13-02-2013, 21:48
O pessoal da CJSPLIT parece ser gente boa, depois falo com eles.
Abraços

Com certeza! O contato é o Claudio, membro aqui do fórum, e o serviço dele é 10!. Muitíssimo bem recomendado por todos que já contrataram os serviços dele.
Abraço.

Eduardo 7
14-02-2013, 16:48
Obs: A Frigelar Rio fica em São Cristovão.

Sandrica
15-02-2013, 19:52
Vamos como Jack, o estripador: por partes. rsrsrs

1. A temperatura do ambiente como um todo foi medida com o termômetro próximo da parede oposta a evaporadora - uns 4 metros de distância - e fora da direção dela.
2. Antes de dormir, com o AC já ligado a pelo menos uns 20 minutos, o termômetro já estava marcando uma temperatura próxima da programada. Resetei a memória dele e fui dormir. Na manhã do dia seguinte peguei o termômetro e consultei as temperaturas mínima e máxima que ficam gravadas na memória dele e assim pude chegar a uma conclusão de quanto a temperatura variou durante a noite com o AC funcionando.
3. Mesma técnica de medição acima, mas desta vez fixei o rabicho utilizado para medir a temperatura externa dentro da boca de saída da evaporadora, e quando a mesma estabilizou zerei a memória e fui dormir. Na manhã do dia seguinte, quando acordei, verifiquei as temperaturas máxima e mínima (se não me falha a memória, ficaram entre 3,6º C e 4,2º C - já postei os valores exatos em algum lugar a tempos por aqui).
4. Sempre fiz a medição a noite; antes de ligar o ar pra dormir estava em torno de 31º/32º C. Não utilizo o AC durante o dia.
5. O ambiente em questão é um quarto com 16,5 m²; moro numa casa com forro de madeira e coberta com telhas de cerâmica tipo francesa.
6. Sempre utilizo o aparelho no modo AUTO - Master Control e Fan Control - e com o swing acionado. Nunca utilizo de forma diferente e a única coisa que pode variar na utilização é a setagem da temperatura entre 20º C e 23º C - na maioria das vezes 21º C.
7. A temperatura mínima do Fujitsu são 18º C que é muito frio pro meu gosto; nunca utilizei ele abaixo de 20º C.

Eu acabei nem te respondendo, né? Mal educada eu, desculpe... É porque estou muito chateada com meus ACs e perdi até o ânimo de escrever... :(
Fiz todas essas perguntas porque eu tinha conversado com o técnico sobre meus aparelhos não estarem dando conta de refrigerar os quartos e chegamos à conclusão que o meu cálculo da capacidade em btus ficou errada, subdimensionada, por isso meus Daikins não estão dando conta de refrigerar os ambientes... Acho que parte da culpa foi minha, eu admito, mas acho que o técnico que veio aqui tinha uma parcela de culpa também. Eu fui em algumas lojas aqui em RP e falei que eu tinha um quarto de 12m2, que batia sol só de manhã, que só ficava uma pessoa no quarto, aí me recomendaram 9000 btus, que dava tranquilo. Comprei então dois de 9000 btus, mas eu cometi dois erros: um, na metragem, era um pouco mais de 13m2 de área, e não 12m2. Além disso, esqueci de um detalhe crucial: meu telhado é de eternit, que esquenta barbaridade dentro de casa, ela chega a ficar mais quente dentro do que fora quando chega de tarde, após ter batido sol o dia inteiro. Ou seja, o sol bate na parede de manhã, como eu falei, é verdade, mas bate no telhado o dia inteiro, então são quase 12h de sol direto, aquele sol ardido de RP.
Para darem conta do recado tinha que ser os de 12 mil btus, justamente por causa do telhado de eternit... eu me esqueci de mencionar isso quando fui cotar, errei... mas o técnico que veio instalar nem checou se a capacidade estava correta, não checou meu telhado, nada... Enfim, ele também não deveria ter checado a metragem e o cálculo dos btus antes de instalar? Porque caso desse algum problema de não refrigerar o ambiente depois eu poderia culpá-lo, aí ele se defenderia dizendo que eu é que comprei os aparelhos por minha conta e risco. Só que se ele tivesse me dito que a capacidade estava errada eu ainda poderia tentar trocar na loja, afinal ainda estaria dentro das caixas, eu devolveria e compraria os de 12 mil no lugar dos de 9000. Mas agora ele já instalou e não dá para devolver mais... Acho que eu errei, mas ele também tem parcela de culpa nisso... Mas fora esse fato, eu falei para ele que na saída da evaporadora, quando eu colocava no 18ºC, na "boca" saía a uns 13-14ºC, ou seja, como vai chegar em 18º no ambiente se está saindo a um pouco menos que isso na evaporadora? Nem querendo... Ele falou que deveria sair na evaporadora a uns 5ºC para gelar a 18ºC no ambiente, como sai no seu Fujitsu, mas eu disse que não estava saindo a essa temperatura não... Ele disse que é porque estava subdimensionado e quando a temperatura ambiente está alta no quarto, na evaporadora não sai os 5º que deveria sair. Mas eu falei que no ambiente estava já a 24º, não estava mais a mais de 30º. Então ele falou que era estranho, que estando a 24º no ambiente, na evaporadora "devia" sair a 5ºC sim... Falei para ele vir olhar, e finalmente ele concordou que devia checar pessoalmente, mas isso só Deus sabe quando será... Afinal, o técnico credenciado que instalou para mim é de outra cidade, então ele disse que só quando ele fosse passar por aqui é que ele iria checar meus ACs... Aí está o porque de ser péssimo instalar com pessoal de outra cidade, quando você precisa eles não vêm, pois é longe, tem pedágio, combustível... Acho que se eu tivesse instalado com alguém daqui mesmo eu teria menos dor de cabeça... Mas quis fazer com credenciado para não perder a garantia, então, deu no que deu... Agora estou assim, esperando a boa vontade do moço, para quando ele estiver fazendo algum outro serviço em RP ele vir aqui e testar meus aparelhos. Porque se ele vier só para ver os meus ACs ele vai me cobrar a visita, coisa que não deveria, afinal ele tem que dar garantia do serviço. Enfim, estou contando a odisseia para desabafar... :riso:
Obrigada pelas respostas, depois aviso quando vierem aqui testar os aparelhos, mas acho que vai demorar, ele nem tem previsão para passar aqui por RP... :mad::irado:

cellet
15-02-2013, 21:52
Boa noite,

Acabei de entrar para o Clube..hehehehehehe
Comprei as maquinas para meu apto.
Um Tri Split inverter Serie G (12000 e 2x9000) para os quartos
E outra 24000 inverter para a sala.

Agora basta esperar chegarem e instalar.

Abraços.
Felipe

"IMPOSSÍVEL é APENAS uma PALAVRA"

Felipe,

Quanto pagou pelo tri split e onde comprou ?

Marcelo_Silva
16-02-2013, 10:20
WGPereira,

A placa da unidade interna (evaporadora) do meu inverter 9000 frio queimou, vocês sabem quanto custa essa placa? A fujistsu vende a unidade evaporadora seprada?

Marcelo

Filipinho
16-02-2013, 19:42
Boa noite,

Acabei de entrar para o Clube..hehehehehehe
Comprei as maquinas para meu apto.
Um Tri Split inverter Serie G (12000 e 2x9000) para os quartos
E outra 24000 inverter para a sala.

Agora basta esperar chegarem e instalar.

Abraços.
Felipe

"IMPOSSÍVEL é APENAS uma PALAVRA"

Felipe,

Quanto pagou pelo tri split e onde comprou ?

Cellet,

omprei na STR negociando muito....e pagando a vista no bolero.
Tudo ficou em 11k.
O Tri por volta de 8K e o 24000btus por volta de 3K acho que foi isso.
Apenas para citar entrega 100% no prazo.
Abraços

alexmdv
16-02-2013, 19:49
Prezados senhores, boa noite.

Ontem tive de reinstalar meu Fujitsu 9000 em outro cômodo da minha casa e desde então quando desligo o aparelho, a palheta não volta para o lugar. Já fiz inclusive o procedimento que sempre leio aqui no fórum (desligar, tirar a pilha, desligar o disjuntor e ligar tuo depois de 5 minutos) e nada acontecendo.... alguém poderia me ajudar e me orientar o que devo fazer?

Desde já agradeço a ajuda.

Eduardo 7
16-02-2013, 20:16
WGPereira,

A placa da unidade interna (evaporadora) do meu inverter 9000 frio queimou, vocês sabem quanto custa essa placa? A fujistsu vende a unidade evaporadora seprada?

Marcelo

Marcelo,

Envie esta pergunta para o Jairo no forum webarcondicionado.com.br
http://www.webarcondicionado.com.br/forum/threads/8554-Clube-do-fujitsu-inverter

Boa sorte,
Eduardo

WGPereira
17-02-2013, 12:48
Prezados senhores, boa noite.

Ontem tive de reinstalar meu Fujitsu 9000 em outro cômodo da minha casa e desde então quando desligo o aparelho, a palheta não volta para o lugar. Já fiz inclusive o procedimento que sempre leio aqui no fórum (desligar, tirar a pilha, desligar o disjuntor e ligar tuo depois de 5 minutos) e nada acontecendo.... alguém poderia me ajudar e me orientar o que devo fazer?

Desde já agradeço a ajuda.

Aqui no HT mande uma MP pro Claudio da CJSPLIT ou post seu problema pro Jairo no http://www.webarcondicionado.com.br/forum/threads/8554-Clube-do-fujitsu-inverter.
Abraço.

alexmdv
17-02-2013, 19:13
Aqui no HT mande uma MP pro Claudio da CJSPLIT ou post seu problema pro Jairo no http://www.webarcondicionado.com.br/forum/threads/8554-Clube-do-fujitsu-inverter.
Abraço.

WGPereira, boa tarde meu amigo.

Fiz contato com o Jairo lá e resolvi meu problema....de qualquer forma vou transcrever aqui meu post lá para que se isso vier a acontecer com mais alguém, a pessoa não se desespera.....de qualquer forma, agradeço muito sua atenção. Lá vai abaixo a resolução do problema:

"Jairo e Mateusão, mais uma vez agradeço a ajuda.

Vocês não vão acreditar o porquê das paletas não estarem subindo... eles as retirou (são duas né?) e quando recolocou ele inverteu a ordem, colocando uma no lugar da outra. Ele esteve aqui, inverteu as paletas e tchum.....funcionou!!!! hahahahahahaha

Fica de aprendizado aí pra gente e pra galera de fórum... rs"

WGPereira
17-02-2013, 19:16
Eu já acompanhei por lá o desenrolar da solução do teu drama. rsrsrsrs Menos mal.
Abraço.

raphaelsestak
17-02-2013, 22:31
Olá pessoal, sou novo aqui. Uma dúvida: Possuo uma sala conjugada com cozinha totalizando 32m2. E, 2 quartos, 13 e 9 m2. Pensei em uma solução TRI-SPLIT. Quais são as combinações de BTU's que a Fujitsu disponibiliza? 2 de 9.000 e 1 de 24.000 seriam suficientes? Consigo uní-los numa única máquina externa?

Obrigado.

cellowww
18-02-2013, 01:25
sensacional, é exatamente isso que preciso.

Comprei uma casa e o home vai ser no ático que tem 55m2. Duas pessoas já me recomendaram o Fujitsu inverter e calculo que pelo tamanho dos quartos e do ático vai ser bem isso que vc providenciou. Bom saber o preço pois já vou jogar na planilha.

Parabéns e abraço.

WGPereira
18-02-2013, 12:14
Olá pessoal, sou novo aqui. Uma dúvida: Possuo uma sala conjugada com cozinha totalizando 32m2. E, 2 quartos, 13 e 9 m2. Pensei em uma solução TRI-SPLIT. Quais são as combinações de BTU's que a Fujitsu disponibiliza? 2 de 9.000 e 1 de 24.000 seriam suficientes? Consigo uní-los numa única máquina externa?

Obrigado.

Procure contactar o pessoal da Frigelar, pois eles são revenda da Fujitisu e tem parceria com instaladores e certaamente devem te orientar como e o que deve ser feito para você ter os aparelhos de modo correto para ter uma boa climatização. O problema é que eles não tem e-commerce e as lojas mais proximas de você são a de São Paulo ou de Porto Alegre, mas costumam serem bem atenciosos ao telefone. Faça o contato e peça uma orientação.
Abraço.

cellet
19-02-2013, 00:36
Cellet,

omprei na STR negociando muito....e pagando a vista no bolero.
Tudo ficou em 11k.
O Tri por volta de 8K e o 24000btus por volta de 3K acho que foi isso.
Apenas para citar entrega 100% no prazo.
Abraços

Caro Filipinho,

Obrigado vou cotar com eles .

vimosal
19-02-2013, 15:41
Com quem instalou em Brasília? Estou a procura...
Obrigada.

dellmelo
19-02-2013, 19:30
alguém poderia recomendar um técnico ou empresa que faz manutenção em SP/Capital, por gentileza?
o meu quebrou tem 2 semanas e neses calor ninguém merece.

obrigado.

g.c.almeida
21-02-2013, 01:32
olá pessoal, depois de um bom tempo afastado por motivos diversos, venho aqui solicitar a quem puder me auxiliar, em especial ao amigo e expert JAIRO, sobre uma anomalia surgida no meu fujitsu após uma repentina queda parcial de energia (queda de fase), apesar do aparelho estar desliigado, ainda que plugado à rede, horas após a normalização da energia, tentei ligar o aparelho e eis que, para minha amarga surpresa o mesmo não funcionou, tendo apenas acionado as aletas e passar a dar piscadas duplas na luz do timer, antes de chamar um tecnico, algum poderia adiantar o que poderia ser? agradeço desde já a todos que puderem me auxiliar. grande abraço.

WGPereira
21-02-2013, 13:39
Deve ter acontecido algum erro na lógica da placa e o que costumamos fazer é o seguinte: ligue o aparelho normalmente pelo controle remoto, aguarde alguns instantes e desligue. Após issso retire as pilhas do controle remoto, vá no quadro de disjuntores e desligue o disjuntor de alimentação elétrica do ar, aguarde uns cinco minutinhos, religue o disjuntor, recoloque as pilhas no controle remoto e relegui o aparelho normalmente pelo controle remoto. Este procedimento reseta todo sistema do aparelho e se não houver nenhum outro problema mais grave, ele costuma voltar a funcionar normalmente. Se não der certo e quizer falar com o Jairo, procure-o no fórum do site do portal do ar condicionado: http://www.webarcondicionado.com.br/
Abraço e boa sorte.

glenned
24-02-2013, 18:36
Olá PessoALL!

Estou para comprar meu fujitsu inverter de 9000 por 1775 dilmas pagando por boleto no site da STR (http://www.strar.com.br/ar-condicionado-split-hiwall-fujitsu-high-wall-inverter-9-000-btu-h-frio-220v.html)

Tem um preço mais barato no site arcondicionado.com.br mas optarei pela STR em função de outros colegas aqui do forum já terem comprado por lá, me passa mais credibilidade.

A questão é, para manter a garantia da Fujitsu, eu preciso instalar com alguem ou alguma loja credenciada, aê começou o dilema... Moro em um apartamento, no primeiro andar (sobe 1 lance de escada), a condensadora ficaria instalada fora, na parte de baixo da janela (creio que por uma mão francesa) e a evaporadora dentro do meu quarto acima da janela, o ponto de 220v já existe, mas precisaria furar a parede para passar os dutos.

Para a instalação acima, pelo que eu pesquisei por telefone nas lojas credenciadas pelo site da Fujitsu, estão cobrando uma média de 700 pila. Dae me veio a pergunta: será que existe alguma loja que venda o ar e faz uma instalação com um preço mais camarada? Não achei nada parecido pelo buscapé (apenas venda do split)...

Uma outra boa solução seria encontrar uma instalação mais em conta, o que me leva a perguntar: alguem conhece um bom instalador daqui do RJ que seja credenciado pela Fujitsu para fazer essa instalação?

Forte abraço a todos!

WGPereira
24-02-2013, 19:19
Sim! Procure o Claudio da CJSLIT (7776-3929 / 8190-8264) que é nosso colega de fórum, um profissional de alto nível, muitíssimo bem recomendado por todos colegas daqui que já trabalharam com ele.
Abraço.

glenned
25-02-2013, 04:03
Valeu WG! Tentei ligar para ele ontem, mas domingo é domingo né, sou mt sem noção, hahahahaha =D

Hoje entrarei em contato! o/

FernandoT
26-02-2013, 16:02
alguém poderia recomendar um técnico ou empresa que faz manutenção em SP/Capital, por gentileza?
o meu quebrou tem 2 semanas e neses calor ninguém merece.

obrigado.
Amigo, instalei com o Reginaldo da Servtec 7740-0126 em junho do ano passado!

caioedu
27-02-2013, 21:06
Olá pessoal. Alguém poderia me ajudar. Tenho um aparelho Fujtisu Multi Split 4 saídas Inverter. Excelente aparelho. Tenho ele instalado há quase 1.5 ano. É um aparelho na sala, um escritório e outro no meu quarto. Ligo todas as noites no frio máximo, sou calorento. Tenho percebido de umas semanas para cá que a ventilação dele tem feito um barulho estranho, do tipo variação de pressão...ele ora sopra forte ora sopra fraco...oscila o sopro do vento. Alguém pode me dizer o que pode estar ocorrendo?
Abraços

CJSPLIT
27-02-2013, 21:41
Está na hora de manutençao..

Att

Cláudio

caioedu
28-02-2013, 16:38
Vc acha que poderia ser a pressãp na linha/duto?

Eduardo 7
28-02-2013, 20:59
Olá pessoal. Alguém poderia me ajudar. Tenho um aparelho Fujtisu Multi Split 4 saídas Inverter. Excelente aparelho. Tenho ele instalado há quase 1.5 ano. É um aparelho na sala, um escritório e outro no meu quarto. Ligo todas as noites no frio máximo, sou calorento. Tenho percebido de umas semanas para cá que a ventilação dele tem feito um barulho estranho, do tipo variação de pressão...ele ora sopra forte ora sopra fraco...oscila o sopro do vento. Alguém pode me dizer o que pode estar ocorrendo?
Abraços

Ha algumas semanas a temperatura estava bastante alta. Agora que a temperatura baixou, continua havendo variação na velocidade da ventilação? Vc esta usando o modo auto na ventilação? Os filtros da evaporadora (unidade interna) estão limpos?

FERRETE
01-03-2013, 09:28
Olá pessoal,

entrei para o clube, adquiri uma máquina de 27.000 Q/F na STR, por 4.880 Dilmas. Vou procurar uma empresa autorizada para instalar o bicho e não perder a garantia já que o danado não é barato.

F@BIO
01-03-2013, 09:43
Pessoal alguma dica para não deixar o ar tão seco ? durmo com o o Fujitsu ligado todas as noites e a qualidade do ar não esta boa .

Eduardo 7
01-03-2013, 12:20
Pessoal alguma dica para não deixar o ar tão seco ? durmo com o o Fujitsu ligado todas as noites e a qualidade do ar não esta boa .

Vc provavelmente esta utilizando o modo AUTO-AUTO, correto? Experimente utilizar o modo COOL-AUTO. O ar seca bem menos.
Outra opção é utilizar um umidificador.

WGPereira
01-03-2013, 13:13

Ou então parte logo pra compra de um vaporizador ou se quiser gastar um pouco mais pega logo um umidificador que a umidade relativa do ar com qualquer um desses aparelhos, com certeza, vai melhorar.
Abraço.

F@BIO
01-03-2013, 14:31
Vc provavelmente esta utilizando o modo AUTO-AUTO, correto? Experimente utilizar o modo COOL-AUTO. O ar seca bem menos.
Outra opção é utilizar um umidificador.

Exato auto- auto , o que muda em cool - auto ? :legal:

---------- Mensagem adicionada às 14:31 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 14:30 ----------

Ou então parte logo pra compra de um vaporizador ou se quiser gastar um pouco mais pega logo um umidificador que a umidade relativa do ar com qualquer um desses aparelhos, com certeza, vai melhorar.
Abraço.

Pois é imagino que vou ter de usar o Ar combinado com um umidificador .:legal:

Eduardo 7
01-03-2013, 18:39
Exato auto- auto , o que muda em cool - auto ? :legal:

Não sei dizer qual é a "mágica" que o Fujitsu faz, mas que faz diferença faz! Experimente e depois diga-nos o que achou!
No modo COOL, o aparelho praticamente não tira água do ar - não consigo perceber água descendo pela mangueira.
Também gostaria de saber o porque disto...

caioedu
02-03-2013, 07:16
Continua sim. Uso o ventilador no máximo, nunca uso o auto. E os filtros limpo a cada 2/3 semanas.

Eduardo 7
02-03-2013, 11:29
Continua sim. Uso o ventilador no máximo, nunca uso o auto. E os filtros limpo a cada 2/3 semanas.

Então há algo muito estranho, pois se a velocidade do ventilador está no máximo, ela (a velocidade) não deveria variar.
Qual o modo de refrigeração que vc está usando: AUTO ou COOL?

F@BIO
02-03-2013, 17:54
Usei o modo cool e achei melhor , não sei se é porque o clima de BH mudou estes dias ou se ficou mais umido mesmo .:legal: Agora sou cool .:lol:

caioedu
03-03-2013, 13:26
Refrigeração: Cool

Eduardo 7
03-03-2013, 20:51
Refrigeração: Cool

Não sei dizer porque a velocidade do ventilador está variando.
Sugiro que vc relate este problema no forum abaixo:
http://www.webarcondicionado.com.br/forum/threads/8554-Clube-do-fujitsu-inverter

---------- Mensagem adicionada às 20:51 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 20:49 ----------

Usei o modo cool e achei melhor , não sei se é porque o clima de BH mudou estes dias ou se ficou mais umido mesmo .:legal: Agora sou cool .:lol:

Só tome cuidado para a umidade não ficar muito alta (maior que 60%)

F@BIO
06-03-2013, 14:03
e como vou saber isto ?:p

WGPereira
06-03-2013, 15:09

Pra saber em quanto esta a umidade relativa do ar somente se você comprar um higrômetro, mas em dias chuvosos, com certeza, ela passa dos 60% fácil.
Abraço.

Eduardo 7
06-03-2013, 19:01
http://instrutherm.com.br/

no campo procurar entrar com o código: 06337

---------- Mensagem adicionada às 19:01 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 18:55 ----------

Pra saber em quanto esta a umidade relativa do ar somente se você comprar um higrômetro, mas em dias chuvosos, com certeza, ela passa dos 60% fácil.
Abraço.

Aqui em casa estamos fazendo o seguinte: Se a umidade está acima de 60%, ligamos o aparelho no modo auto e na hora de dormir, passamos para o modo cool. Se a umidade está abaixo de 60%, ligamos no modo cool e deixamos o umidificador ligado - lembrando que este umidificador só entra em ação quando a umidade cai abaixo de 55% (valor programado). O inconveniente do umidificador é que ele faz barulho - pouco, mas faz.

MARCIO BNU
06-03-2013, 21:48
Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um Fujitsu inverter no quarto, e realmente o aparelho é show! Mas agora tenho que colocar um na sala, e tem que ser de 30.000. Estou tentado pelo Fujitsu Inverter (que na verdade é de 27000 frio, e 30000 quente), mas o preço desanima. A dúvida é a seguinte. O Inverter é mais RÁPIDO PARA GELAR e mais ECONÔMICO. Se ao invés de colocar este inverter, usar um GREE 30000 (maior potência que o inverter fujitsu), a capacidade de resfriamento dele será a mesma do FUJITSU? Sei que o inverter será mais rápido para gelar, mas depois de um tempo, os dois manterão a mesma temperatura no ambiente?

zaxtron
07-03-2013, 10:22
Pessoal,

Estou aprendendo muito nesse excelente fórum,
Estou pensando em comprar um fujitsu inverter multisplit, para a sala 18000 btus e para o quarto 9000 btus ambos ciclo quente/frio
Moro em apartamento e não tenho muito espaço na sacada para duas condensadoras

Multisplit inverter compensa? ou melhor duas condensadoras separadas uma para cada evaporadora?

Recebi essa cotação da Horvath Ar Condicionado, os preços estão bons?

Fujitsu
Ar Condicionado Multi Split Hi Wall 9.000 + 18.000 + Cond. 24.000 BTU Quente e Frio - Inverter
R$ 7.920,00
5x (1+4) Boleto ou Á vista

Agradeço em adiantado
Alexandre

WGPereira
07-03-2013, 11:12
Se não tiver mesmo mesmo espaço pra duas condensadoras, fazer o que né, pois em termos de custos fica muito mais barato comprar os aparelhos separados (algo em torno de +/- uns R$3000,00 a menos), mas se não tiver outro jeito...
Abraço.

Eduardo 7
07-03-2013, 11:20
Moro em apartamento e não tenho muito espaço na sacada para duas condensadoras

Não tem como colocar as duas em uma linha vertical? Uma acima da outra?
É melhor ter as condensadoras separadas, pois se houver algum problema em uma delas, a outra continua funcionando.

zaxtron
07-03-2013, 12:09
Não tem como colocar as duas em uma linha vertical? Uma acima da outra?
É melhor ter as condensadoras separadas, pois se houver algum problema em uma delas, a outra continua funcionando.

Não posso colocar na vertical porque o regulamento dita que tem que ser no chão para não prejudicar a faixada do prédio.

---------- Mensagem adicionada às 12:09 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 12:07 ----------

Se não tiver mesmo mesmo espaço pra duas condensadoras, fazer o que né, pois em termos de custos fica muito mais barato comprar os aparelhos separados (algo em torno de +/- uns R$3000,00 a menos), mas se não tiver outro jeito...
Abraço.

Ô louco, 3k a menos! Eu nem fiz cotação dos dois separados com duas condensadoras, mas por 3k a menos se dane a minha sacada ...

WGPereira
07-03-2013, 12:45
Ô louco, 3k a menos! Eu nem fiz cotação dos dois separados com duas condensadoras, mas por 3k a menos se dane a minha sacada ...

Ô louco! rsrsrs Sem ter me dado ao trablho de fuçar muito pesquisando pelas diversas lojas virtuais, mas na Poloar.com.br o inverter Fujitsu de 9k tá saindo por R$1833,00 e o de 18k por R$2999,00 e tudo isso no cartão em 10x sem juros. Tá bom pra você? Ô louco! rsrsrs
Grande abraço.

zaxtron
07-03-2013, 13:11
Ô louco! rsrsrs Sem ter me dado ao trablho de fuçar muito pesquisando pelas diversas lojas virtuais, mas na Poloar.com.br o inverter Fujitsu de 9k tá saindo por R$1833,00 e o de 18k por R$2999,00 e tudo isso no cartão em 10x sem juros. Tá bom pra você? Ô louco! rsrsrs
Grande abraço.

Pois é não era meu foco usar duas condensadoras por isso não tinha pesquisado, mas estou convencido, vamos de duas condensadoras mesmo.
Obrigado

WGPereira
07-03-2013, 13:47
Sendo assim, pesquise mais um pouco, pois de repente você pode encontrar até um pouco mais barato, mas o preço deve girar em torno desses valores mesmo e com pouca variação. Outro detalhe sobre a Poloar é que o frete deles é gratis. Concluida a comprar, é buscar por um bom instalador exigindo que seja utilizado tubos de cobre (se propuserem instalar com tubos de alumínio, recuse), que seja feita a desicratação do sistema (utilização da bomba de vácuo que muitos instaladores dizem não ser necessário, mas é sim), checar se não ficou nenhum vazamento nos flanges e fazer o teste final pra ver se ficou tudo funcionando beleza. Boa sorte.
Abraço.

zelop
07-03-2013, 22:04
Boa noite a todos:

Gostaria que vocês me ajudem com uma compra. Moro no Mato Grosso e estou querendo comprar um Ar Fujitsu inverter frio de 12000 bts para a minha sala. Na cidade a onde eu moro nas lojas especializadas este ar esta em falta, por isso pesquisei na internet e achei este ar en dois sites:

http://www.arcondicionado.com.br - com um valor de 1.803,00 R$ (pagando a vista)

https://www.poloar.com.br - com um valor de 1.804,00 R$ (pagando a vista)

Porém estou na duvida se estes sites são confiaveis e se eles enviariam o produto sem problemas na minha residencia.
Por isso se alguém de vocês já comprou no poloar.com.br ou no www.arcondicionado.com.br poderia informar-me se eles são empresas serias?.

Obrigado pela ajuda

Juan

WGPereira
08-03-2013, 11:06
Eu comprei meu Fujitsu na poloar.com.br sem problema algum, mas já tem pouco mais de dois anos e foi no cartão financiado. Se você pesaquisar um pouco aqui no fórum vai encontrar colegas que já compraram mais recentemente na arcondicionado.com.br também sem maiores problemas. A princípio me parece que ambas são lojas idôneas.
Abraço.

F@BIO
08-03-2013, 12:27
Aqui em casa estamos fazendo o seguinte: Se a umidade está acima de 60%, ligamos o aparelho no modo auto e na hora de dormir, passamos para o modo cool. Se a umidade está abaixo de 60%, ligamos no modo cool e deixamos o umidificador ligado - lembrando que este umidificador só entra em ação quando a umidade cai abaixo de 55% (valor programado). O inconveniente do umidificador é que ele faz barulho - pouco, mas faz.

Qual o umidificador que você usa ?

Eduardo 7
08-03-2013, 20:22
Qual o umidificador que você usa ?

http://www.electrolux.com.br/produtos/umidificador-de-ar/Paginas/umidificador-de-ar-ultra-air-um05e.aspx#

Comprei na Gazin

F@BIO
14-03-2013, 15:55
Alguém conheçe VAPOR AR ? um tecnico falou que instala junto com o ar e usa a agua de volta para umidificar , alguém sabe dizer se funciona ?

juniorni
14-03-2013, 17:36
Ele evapora com a água produzida, o que eu sei é dele instalado por fora na saída da água em ar de janela, pra fazer isso que o seu técnico disse, o dreno do split tem que ficar pra dentro do ambiente jogando a água no vapoar, ae sim vai transformar a água em vapor.

Só não sei se o tal objeto vai dar conta de toda água produzida pelo ar cond.

Eduardo 7
15-03-2013, 16:15
Alguém conheçe VAPOR AR ? um tecnico falou que instala junto com o ar e usa a agua de volta para umidificar , alguém sabe dizer se funciona ?

Vc já experimentou usar o condicionador no modo cool? Talvez nem precise do umidificador.

F@BIO
15-03-2013, 16:31
Eduardo estou usando o modo Cool sim me diga ele usa a agua para umidificar ? o Vapor agua foi uma dica do pessoal da frigelar aqui de Bh queria saber se alguém já viu funcionar mas se o modo Cool faz isto também melhor ainda .:legal:

Eduardo 7
15-03-2013, 16:43
Eduardo estou usando o modo Cool sim me diga ele usa a agua para umidificar ? o Vapor agua foi uma dica do pessoal da frigelar aqui de Bh queria saber se alguém já viu funcionar mas se o modo Cool faz isto também melhor ainda .:legal:

Fábio,
Não sei dizer como o modo Cool funciona. Nestas últimas semanas nem estou mais usando o umidificador e a umidade no quarto fica acima de 50%. Caso vc ainda não tenha, compre o termômetro com higrômetro. Às vezes, a nossa percepção nos engana...

brunobj
15-03-2013, 21:00
Boa noite,
sou novo no fórum e no ar Sprit e consegui adquirir meu primeiro Ar Condicionado 12.000 BTU/h Fujitsu Inverter Hi Wall Frio 220V e estou tendo problema com relação a assistência autorizada aqui no Rio de Janeiro. Estão cobrando mais de 50% as vezes chegando 80% do valor do ar para instalação, o mais barato foi R$ 800,00 e o problema se eu não fizer com a autorizada perco minha garantia.
Alguém conhece para indicar que seja autorizada fujitsu com o preço mais acessível?

Obrigado desde já.

juniorni
15-03-2013, 23:47
brunobj, liga pro Cláudio da CJSPLIT.

8190-8264

Vai pagar o preço justo e o serviço vai ser 1000X melhor que a maioria das autorizadas "careiras" por aí.

Álvaro Ney
16-03-2013, 01:52
Boa noite,
sou novo no fórum e no ar Sprit e consegui adquirir meu primeiro Ar Condicionado 12.000 BTU/h Fujitsu Inverter Hi Wall Frio 220V e estou tendo problema com relação a assistência autorizada aqui no Rio de Janeiro. Estão cobrando mais de 50% as vezes chegando 80% do valor do ar para instalação, o mais barato foi R$ 800,00 e o problema se eu não fizer com a autorizada perco minha garantia.
Alguém conhece para indicar que seja autorizada fujitsu com o preço mais acessível?

Bruno: Estou com um problema semelhante. tenho 3 aparelhos fujitsu. Já procurei diversas lojas para realizar manutenção e tive uma notícia estarrecedora, tanto da autorizada da STR, quanto da Frigelar e da Ambientair, de que não tem peças da Fujitisu e que todas elas não vão mais comercializar o aparelho, por problemas logísticos. Não há peça de reposição e alguns aparelhos que deram defeito estão aguardando peças desde outubro do ano passado. Fiquei passado. Me lembrei da Plasma Philips Ambilght. Quando comprei era considerada um dos melhores aparelhos do mundo. Com uma semana deu defeito e a Philips não tinha peça para reposição. A minha sorte é que a Fast Shop desfez a venda e eu comprei uma LG que esta aqui até hoje firme e forte e tem peças de reposição. Eu estou fugindo da Fujitsu agora, pois sei que se der problema, não terá condições de reparo......................
Obrigado desde já.

F@BIO
16-03-2013, 07:45
Que loucura é esta tenho 7 em casa , sem peças estou atolado .

WGPereira
16-03-2013, 12:26
Bruno: Estou com um problema semelhante. tenho 3 aparelhos fujitsu. Já procurei diversas lojas para realizar manutenção e tive uma notícia estarrecedora, tanto da autorizada da STR, quanto da Frigelar e da Ambientair, de que não tem peças da Fujitisu e que todas elas não vão mais comercializar o aparelho, por problemas logísticos. Não há peça de reposição e alguns aparelhos que deram defeito estão aguardando peças desde outubro do ano passado. Fiquei passado. Me lembrei da Plasma Philips Ambilght. Quando comprei era considerada um dos melhores aparelhos do mundo. Com uma semana deu defeito e a Philips não tinha peça para reposição. A minha sorte é que a Fast Shop desfez a venda e eu comprei uma LG que esta aqui até hoje firme e forte e tem peças de reposição. Eu estou fugindo da Fujitsu agora, pois sei que se der problema, não terá condições de reparo......................
Obrigado desde já.

Que loucura é esta tenho 7 em casa , sem peças estou atolado .

Tem dúvidas sobre aparelhos e peças da Fujitsu, procurem o Dr. Fujitsu, o Jairo, no fórum do portal do ar condicionado, pois ele tem acesso direto com o fabricante - http://www.webarcondicionado.com.br/.
Abraço.

Eduardo 7
16-03-2013, 12:43
Ou liguem para o Cláudio, que é autorizado Fujitsu.

WGPereira
16-03-2013, 13:19
E pra contactar o Claudio, ligue para 77763929 ou 8190-8264.
Abraço.

Álvaro Ney
16-03-2013, 13:43
Tem dúvidas sobre aparelhos e peças da Fujitsu, procurem o Dr. Fujitsu, o Jairo, no fórum do portal do ar condicionado, pois ele tem acesso direto com o fabricante - http://www.webarcondicionado.com.br/.
Abraço.

É Wg: Eu estou passado. tenho 3 aparelhos da marca e o que eu poderia supôr que fossem só boatos, deixaram de ser quando obtive da Ambientair, que eles assim que terminarem o estoque, deixarão de trabalhar com a marca Fujtisu, e o departamento comercial foi taxativo: "A Fujtisu tem sérios problemas que parece não ter solução a médio/curto prazo. A Ambientair é um representante autorizado da Fujtisu e foi ela a pioneira na venda do aparelho no RJ, entretanto afirmou que a redução do IPI, encareceu a marca, pois não possui isenção e o pedido de peças de reposição não estão sendo atendidos devido a formalidades burocráticas. Só para se ter uma idéia mais objetiva do assunto, preciso fazer manutenção em um aparelho de 12000 e na proposta por escrito, informa que se acaso fôr necessário trocar por exemplo, o motor da unidade evaporadora, o cliente deverá fornecer a peça, se não, eles se eximem de qualquer responsabilidade, pois o aparelho já saiu da garantia.
Em conversação com outras empresas tive informação semelhante, ou seja: não existe no mercado brasileiro, peças de reposição para a marca. Me forneceram orçamento para trocar por máquinas de outras marcas. Já contatei o Claudio e estou aguardando uma visita para ter um parecer definitivo dele, mas pelo visto, a informação é idônea, pois não foi só uma empresa, foram várias. Posso citar como exemplo o contato que tive com um representante da Springer/Carrier, cujos aparelhos estão mais caros que a Fujtisu, que segundo especialistas é inferior a Fujtisu, mas garantem manutenção, instalação e afirmam peremptóriamente que peça de reposição no mercado varejistas só existem peças para marcas populares. Só estou esperando o Claudio para resolver a questão, mas só após o dia 20 que é quando ele estará dispoinível. Não quero ter dôr de cabeça. Já há boatos que a Carrier irá produzir seus próximos aparelhos de janela, com tecnologia inverter, pois é questão de tempo, a proibição da utilização do gás que eles chamam de "R22" e a troca do compressor rotativo normal pelo mais moderno, com tecnologia "inverter". Não sou especialista no assunto, somente passei a entender um pouco, após estas informações. A veracidade dos eventos mencionados merecia um tópico exclusivo, mas me abstive de cria-lo com base em elementos meramente testemunhais, que é considerada a "prostituta das provas". A prova técnica é a "princesa das provas". Por isso repassei estes informes para quem conhece com mais profundidade o assunto. Só não posso deixar de aduzir que fiquei extremamente preocupado com este assunto, pois como afirmei anteriormente, tenho 3 aparelhos Fujtisu e um LG e embora não goste do funcionamento dele, tão somente pelo seu acanhado sistema de ventilação, devo a bem da verdade mencionar, que é o mais antigo que tenho e jamais deu problema. Não menos relevante informar que quando o técnico veio instalar o Fujtisu profetizou que eu teria problemas no futuro, pois não obstante ser uma boa máquina, ela era descartável a longo prazo e a LG, York, Gree e outras que não me recordo eram melhores opções. Fui avisado e desprezei. Hoje estou arrependido.
Espero que este assunto não seja esquecido e seja objeto de discussão aqui no fórum.

Abraço a todos.

Álvaro Ney
16-03-2013, 15:26
Acabei de falar com Claudio. Ele marcou de vir a minha residencia na próxima quinta feira para conversarmos a respeito. A princípio ele discordou, mas a palavra final ficou para o dia designado. Vou inclusive mostrar o contrato e as mensagens que recebi.
Depois informo o que souber a respeito.

WGPereira
16-03-2013, 16:00
Álvaro, também tomei a liberdade de copiar e colar o teu post lá no outro fórum onde o Jairo esta participando pra saber o que ele tem a dizer a respeito disso.
Abraço.

Álvaro Ney
16-03-2013, 19:44
Caro Wagner, estou a disposição para qualquer esclarecimento. Tenho interesse no parecer deste seu amigo.

WGPereira
16-03-2013, 20:09
Caro Wagner, estou a disposição para qualquer esclarecimento. Tenho interesse no parecer deste seu amigo.

Assim como postei teu questionamento no outro fórum, agora copiei e estou colando abaixo a resposta que foi postada por lá.
Abraço.

< < < eu acho que não ..tenho Fujitsu instalados a 16 anos só com a manutenção preventiva em dia ..sobre sair de linha os que operam com R 22 e são fixos já saíram de linha a muito tempo a uns 5 ou 6 anos ..e acho que ainda vai ter fornecimento de peças pra esses modelos pensando por baixo por mais uns 5 anos

o R22 está com os dias contados desde o protocolo de Kyoto..quem fabricava era só o Brasil, México e me parece que a china e que deixaram de fabricar a uns 2 anos não tenho certeza ,mas deixaram de produzir esse gás em escala comercial os gases envazados que ainda estão no mercado é quase tudo reciclado ching ling.. ..os Fujitsu que não são inverter´s e que estão no mercado a quase 18 anos que ainda opera com uma tecnologia antiga, com um gás condenado a desaparecer,não justifica manter uma rede de reposição de peças ou que mantenha uma linha de produção dessas peças pra mais 18 anos ..usando o bom senso e a razão acho que não justifica...e a tendencia desses fixos on /off de TODAS AS MARCAS é saírem do mercado mais cedo ou mais tarde tanto é que esses que eram fixos com o R22 estão se tornando eco isso eco aquilo e migrando seus modelos pra esse novo tipo de gás tendo uma sobre vida nesse mercado,fabricando e operando condicionadores com o novo gás "ecológico" mas ainda com a tecnologia antiga ..motores rotativos,on off fixos ...etc só mudaram o gás ..

agora sobre a inversão não ficará descartável, o Fujitsu e outros do mesmo naipe são aparelho pra 15 a 20 anos de vida útil se bem cuidado é claro ,a não ser se o céu caia sobre nossas cabeças, aí temos que contar com o imponderável ...

e pode ser verdade ,por que não? ..pra confirmar liguem 011 3149 5706 falem com o Daniel ou Vidigal ,ou com o Kasuo ...e poderemos pensar "mas se isso for verdade o pessoal da Fujitsu não vai dar o braço a torcer nunca" ,mas essa notícia é a segunda ou terceira vez que eu escuto em um pouco mais de um ano, vamos ver onde esse assunto vai dar ou nos levar ..é esperar pra ver ...

springer tem uma bela rede de reposição...é verdade ..mas também nunca fiquei sem peça da Fujitsu ..outro dia precisei de uns moto ventiladores que queimaram por um "vacilo " nosso liguei lá e três dias depois as peças estavam aqui ...a Hitachi também é assim e por aí vai ..e nosso meio esses assuntos sobre essas coisas sérias assim corre igual rastilho de pólvora .no nosso meio seja representantes fabricantes,assistentes não escutei nada ...pode ser que hoje não seja "comercialmente " interessante para str,ou central ar ,ou ambient air comercializar fujitsu pelo seu alto preço e acharem mais interessantes hoje fabricantes que estão "rodando" mais e que devem estar oferecendo maiores vantagens pela "bandeira" o mundo dos negócios é assim mesmo,aí acaba a boa vontagem e sinergia rsrsrsrsrs,e o amor que existia morreu.. o que era maravilhoso ontem torna-se abominável hoje e execrável amanhã ..como os mafiosos gostam de dizer "não é nada pessoal ,são só negócios " mas vamos ver pra que lado vai pender o vento ..um grande abraço Jairo > > >

Álvaro Ney
16-03-2013, 20:42
Caro Wagner: como estou interessado no assunto, me cadastrei no site e também postei logo após a mensagem do Jairo questionando de forma direta e objetiva o que foi informado. Vamos esperar o Jairo se pronunciar, pois na verdade ele não diz que sim, nem que não. Portanto vou aguardar o posicionamento dele a respeito do assunto.

WGPereira
16-03-2013, 23:28
Ótimo! Trocando post diretamente por lá creio que fica mais fácil a comunicação.
Abraço.

brunobj
18-03-2013, 10:30
Eduardo 7, WGPereira e juniorni,

obrigado pela indicação, marquei para quarta feira uma visita e vamos ver o que o Sr. Claudio vai falar e o orçamento.

att,

Bruno Amaral

brunobj
18-03-2013, 16:41
Galera, sou eu novamente com outra pergunta:

O Claudio Henrique veio aqui em casa o instalador indicado por vcs, e o preço dele ficou bem abaixo do que eu estava pesquisando. A duvida é:
se eu fizer a instalação do ar com ele eu não irei perder minha garantia da Fujitsu? Pois ele disse que e credencia pelas lojas para instalação Poloar e outras.

no aguardo.

Álvaro Ney
18-03-2013, 17:45
Bruno, vc tem sorte. Aqui já marqui com o Claudio desde feverereiro e ele só pode vir na 5a. feira....

Jä começei a ficar assustado com o Fujtisu, vejam o porquê: http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=17873&tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22

Parece que o técnico que veio aqui instalar o LG era um profeta. Ele falou que o Fugtisu era uma boa marca, mas quando desse problemas eu iria me arrepender. Só para limpar uma evaporadora estão cobrando os olhos da cara e dão somente um mês de garantia. enquanto isso o LG com todas as limitações, é o mais antigo, gela muito bem, é silencioso e é só de vez em quando limpar o filtro. Estou pensando sériamente em me desfazer dos meus e comprar outro menos problemático. O Cláudio é quem vai dar a palavra final. Enquanto isso, os cinco aparelhos de janela estão funcionando sem nenhum problema...

brunobj
18-03-2013, 17:58
Bruno, vc tem sorte. Aqui já marqui com o Claudio desde feverereiro e ele só pode vir na 5a. feira....

Eu dei sorte da minha casa ser caminho para casa dele :-)...
Quanto ao Claudio ele um cara bem simpático conforme citado no fórum, minha duvida e só com a garantia da Fujitsu.

Álvaro Ney - Pesquisei bastante antes de comprar o ar Fujitsu, vi que problemas e reclamações todas as marcas tem em excesso.
Optei pela Fujitsu por relatos de amigos e conselhos de técnico em refrigeração pela qualidade dos aparelhos, barulhos e por ser referencia em aparelhos inverter.

WGPereira
18-03-2013, 18:04
Galera, sou eu novamente com outra pergunta:

O Claudio Henrique veio aqui em casa o instalador indicado por vcs, e o preço dele ficou bem abaixo do que eu estava pesquisando. A duvida é:
se eu fizer a instalação do ar com ele eu não irei perder minha garantia da Fujitsu? Pois ele disse que e credencia pelas lojas para instalação Poloar e outras.

no aguardo.

Bruno, o Claudio é o cara aqui no Rio e aparelhos Fujitsu só muitíssimo raramente apresentam algum problema o que, com certeza, seria de cara detectado e resolvido por ele durante o processo de instalação. Pode ir tranquilo, pois Fujitsu instalado pelo Claudio é fechamento com chave de ouro pra refrigeração do teu ambiente.
Abraço.

Álvaro Ney
18-03-2013, 18:30
Wagner, realmente o Claudio me deu impressão de lisura e honestidade. Quanto a ele ser ou não credenciado pela Fujtisu, embora não tenha realizado serviço com ele, já é um parâmetro confiável em assistência técnica. Confiabilidade, respeitabilidade e competência são características que se conquista junto aos clientes e sob o ponto de vista jurídico, não se pode confundir assistência técnica e tampouco instalação com danos ao equipamento. Se o fabricante negar o reparo do aparelho em função da instalação, atrai para sí o ônus da prova. Não devemos nos esquecer que o CDC prevê até pena de prisão para os infratores nos casos de relação de consumo, outrossim, condicionar o reparo à instalação tipifica a denominada "venda casada".
Portanto, se há relação de fidúcia (confiança) entre o proprietário e o instalador competente para realizar o serviço, não há nenhuma razão plausível para atendimento.

WGPereira
18-03-2013, 22:32
Alvaro, suponho que esta tua impressão muito provavelmente se tornará uma certeza ao conhecê-lo. Quanto a esta obrigatoriedade que os fabricantes querem impor aos consumidores de fazerem a instalação dos split com as assistências técnicas autorizadas de suas marcas sob pena de cancelamento da garantia acredito ser um absurdo que certamente fere Código de Defesa do Consumidor, pois se o aparelho foi instalado por um técnico ou pelo próprio consumidor com perfeição, sem causar danos ao aparelho durante o procedimento do serviço de instalação, não há porque a garantia do mesmo ser anulada e é esta ameaça que eles fazem a nós consumidores. Já houve a algum tempo atras uma discussão sobre isso por aqui e o que acredito que deva ser feito é lançar mão da justiça, caso algum fabricante não queira honrar a garantia por um defeito de fabricação do aparelho somente porque o mesmo não foi instalado por profissional de sua assistência técnica apesar da instalação ter sido feita corretamente.
Abraço.

juniorni
18-03-2013, 22:44
Álvaro, pode confiar no serviço do Cláudio.

O único problema que vc vai ter é se chamar outro instalador pra fazer o serviço. rsrsrs

brunobj
20-03-2013, 14:02
Boa tarde amigos,

Ontem entrei em contato com Sr. Ricardo gerente da Poloar, empresa onde adquiri o meu Fujitsu Inverter 12K e conversei com ele sobre garantia do produto e instalação com técnico não credenciado.

Ele me autorizou a fazer a instalação com o instalador Claudio sem que eu perca a garantia do meu produto, disse que o Claudio e sério e excelente técnico e que seria a pessoa mais indicada para instalação do Fujitsu e tudo aquilo que é comentado aqui no fórum sobre o Claudio.

Agora estou aguardando a instalação do Ar com o técnico Claudio, apesar da instalação esta marcada para dia 04 de Abril, vai valer esperar este tempo para instalação.

Bruno Amaral

WGPereira
20-03-2013, 15:57
Pode ficar tranquilo, pois tua espera vai ser compensada com um trabalho de qualidade.
Abraço.

rodrigojoi
22-03-2013, 17:06
Boa tarde

Uma das evaporadoras do meu mutisplit inverter esta com um comportamento estranho, o barulho é de como ficasse "soprando", colocando a mão em frente a saida de ar é possível perceber que em vez do ar sair de forma "homogenea" de toda a saida de ar, ela fica soprando alternadamente parte direita, parte esquenda e meio da evaporadora. O barulho não é muito agradável, pois no inicio até atingir a temperatura desejada o barulho é alto e encomoda um pouco.
Alguem sabe o que pode ser e como resulver.
A ultima semana foi de muita chuva e umidade muito alta, liguei o AC no modo de desumidificação, a evaporadora maior, que fica mais proximo a condensadora pareceu ter um funcionamento bom, já essa que esta estranha não parecia estar "desumidificando" bem, "saindo" muito pouco ar e a sensação é só saia ar na parte direita da evaporadora (sempre de quem de frente olha).
Se alguem puder dar alguma dica...

WGPereira
22-03-2013, 17:44
rodrigojoi, o Claudio da CJSPLIT passando por aqui suponho que possa lhe prestar alguma ajuda, mas post também este teu problema lá no fórum do portal do ar condicionado - http://www.webarcondicionado.com.br/ - pra ver se o Dr. Jairo Fujitsu pode lhe dar alguma dica do que pode estar acontecendo e o que você pode fazer.
Abraço.

pepe7311
22-03-2013, 20:46
Pessoal,
Preciso da ajuda de vcs. Meu split não é fujitsu... mas como esse é o forum mais ativo sobre os inverters... lá vai:
Meu Carrier Xpower Frio 12.000 BTU liga e desliga sozinho. Há algum tempo estava dando um erro E5 que descobri ser falha nosensor de temperatura da condensadora. De repente parou esse erro e logo em seguida começou o liga e desliga. Fica ativando e desativando o modo sleep (dá pra ver o led acesso no painel) apitando e não fica nem um mianuto ligado. Mudo a temperatura para 22 mas no primeiro bip volta pro 24 e logo depois desliga... religa... apita um monte e desliga e fica assim.
A garantia acabou há 6 meses....

Alguém já teve ou já viu problema igual nos Xpower? Li em outro forum de um problema parecido com um eletrolux...

Obrigado!!

WGPereira
22-03-2013, 22:09
Faça o seguinte pepe: com o aparelho ligado normalmente, desligue-o pelo controle remoto, retire as pilhas do controle, desligue o disjuntor de alimentação do split, espere uns minutinhos e recoloque as pilhas no controle, religue o disjuntor de alimentação do split e ligue o aparelho normalmente pelo controle remoto. Este procedimento reseta o aparelho e as vezes costuma dar certo com alguns split inverter. Se não funcionar, post este problema do teu aparelho lá no fórum do portal do ar condicionado - http://www.webarcondicionado.com.br/ - que tem muitos bons e dedicados profissionais por lá que quem sabe poderão de dar algumas orientações mais técnicas do que você possa fazer antes de ter que contactar a assistência técnica da Carrier. Boa sorte.
Abraço.

pepe7311
23-03-2013, 12:35
Nada...
:-(
Nos segundos que levo para retirar a pilha do controle, ele religa, desliga, liga... vai pra auto...
Tá ficando desligado no disjuntor senão não para de apitar!

Vou postar no outro forum.

Valeu!

WGPereira
23-03-2013, 16:04
Suponho que o problema então realmente deve ser mas sério. Post por lá pra ver o que os universitários tem a declarar, mas é muito provável que você precise de um técnica no local. Boa sorte.

brunobj
24-03-2013, 13:19
Boa tarde amigos do fórum,
gostaria de agradecer a indicação do amigo e téc. Claudio, pois o mesmo fez a instalação do meu Fijitsu na sexta feira pela manhã e realizou um excelente trabalho. O Claudio e muito detalhista e cuidadoso com a instalação.
A maquina esta funcionando perfeitamente e espero que fique durante muitos anos.

Obrigado mais uma vez..

Bruno Amaral

rodrigojoi
26-03-2013, 13:51
Postei no webarcondicionado e o pessoal comentou sobre limpeza do aparelho .... mas não acredito nessa possibilidade, visto que tem menos de 2 anos, essa evaporadora fica na suite do apto, sempre que fiz a limpeza do filtro eles nunca estiveram muito sujos e a unidade que fica na sala é mais utilizada, funcina bem. Aqui no escritório temos 2 AC komeco bem simples a mais de 5 anos, esses sim estão sujeitos a pó e ainda assim funcionam muito bem.
Infelizmente deve ser problema mesmo (embora ainda funcione) ... caro desse jeito e já começando a encomodar ...

Álvaro Ney
28-03-2013, 00:32
Caro Rodrigojoi: Eu realmente fiquei frustado com os aparelhos da Fujitsu. Tenho 3 sendo 1 da Lg, e 5 aparelhos de janela. Jamais tive problemas com nenhum deles e sinceramente até mencionei com o Claudio acerca da minha descrença de aparelhos Split. Daí penso, por qual razão os fabricantes não introduzem a tecnologia inverter no aparelho de janela? resolveria o problema de muitas pessoas e não exigiriam tanto do consumidor. Veja bem, a única desvantagem do aparelho de janela é todo sistema ficar num único gabinete e deixar passar o ruído de funcionamento do compressor para o ambiente. Isto poderia facilmente ser revertido, era só utilizar dois ventiladores, um para a unidade condensadora e outro para a evaporadora, desta forma, permitiria o isolamento acústico no gabinete único e até o consumo seria reduzido, pois a quantidade de gás refrigerante seria menor, exigindo menos esforço do compressor. Tudo isso se traduziria em economia de energia, teria uma instalação mais simples e permitiria a pessoas que moram em apartamentos a utilização de uma tecnologia mais moderna com compressor inverter e gás ecológico . Creio que o fabricante que pensar cuidadosamente neste ponto, terá grande sucesso de vendas. Se falei alguma besteira, por favor me corrijam.

Eduardo 7
28-03-2013, 11:45
Concordo 100%

WGPereira
28-03-2013, 13:46
Se lançassem aparelhos janeleiros de primeira linha com sistema inverter embarcado e todo conforto operacional dos atuais split e proporcionando a bela economia de energia que este sistema é capaz, aí muito provavelmente seri decretado o fim dos split para uso doméstico. Pra nós consumidores seria muito bacana, mas será que comercialmente isto interessa aos fabricantes? Vamos torcer, pois afinal pelo menos a geladeira já lançaram.
Abraço.

Álvaro Ney
28-03-2013, 22:40
É isso aí mesmo caro amigo. Eu somente comprei um ar condicionado Split, porque na sala de jantar da minha residência eu tinha outrora somente a opção de utilizar o ar condicionado central um Hitachi com dutos para a sala de jantar, estar, home theater e living. Em nenhum outro ambiente tinha ar condicionado individual, ou seja, Atualmente sou eu e somente o meu filho, e na parte superior, 5 quartos e outro living todos interligados com outra central Hitachi. Na parte superior coloquei split's fugtisu em todos os ambientes, exceto na qual eu utilizo como dormitório, com 22 metros quadrados, sem contar o banheiro e o closet que deixo fechado e neste utilizo um Springer de janela de 18000 btu's. Na mesma suíte que fica em lado oposto e só pega o sol da manhã tenho um Split Fujitsu de também 18000 btu's. O Springer de janela torna rapidamente o ambiente agradável e se não controlar adequadamente o termostato, o quarto à noite vira uma geladeira, resfria até os ossos, é econômico e de manutenção bem mais fácil. Às vezes inspeciono em duas semanas o filtro e mais nada. A única coisa que já fiz umas duas vezes foi jogar uma ducha no condensador e tenho a muitos anos, sem nenhum problema, e se der, compro outro e troco, sem nem mesmo precisar trocar o gabinete, portanto, no meu caso particular agora tenho uma simpatia pelo ar condicionado comum de janela. O Split tenho que pegar uma escada e muito mais trabalhosamente retirar o filtro para limpeza e não obstante este cuidado, o aparelho já vem caindo o rendimento e agora nem se compara os ambientes. Consequente eu pergunto: Que economia é essa? uma manutenção anual sai em média por R$ 1.000,00 (3 aparelhos). O estereótipo da de menor gasto do ar condicionado Split cai por terra. O ar de janela mesmo sem ter a tecnologia inverter se torna mais econômico. O que eventualmente se economiza com a tecnologia inverter se dilui pelo alto custo de instalação e manutenção.
É o meu ponto de vista.

G.U.S.T.A.V.O
29-03-2013, 07:36
Alguém usa inverter tipo cassete da fujitsu?

Eduardo 7
29-03-2013, 07:49
Alvaro,

Acredito que no teu caso a melhor opção teria sido trocar as centrais Hitachi por um sistema VRV. Já morei em casa com sistema dutado e com ar de janela. Agora estou trocando os aparelhos de janela por Fujitsu. Na minha opinião os splits inverter são melhores, principalmente no quesito conforto térmico. Quanto ao Fujitsu que está caindo o rendimento, provavelmente está com um micro vazamento ou não foi feito vácuo na instalação. Para a manutenção do split ficar econômica só tem uma solução: Faça você mesmo! (DIY). E é isto que eu estou fazendo. Estudei um pouco sobre refrigeração e comprei as melhores ferramentas que pude encontrar. Já fiz duas instalações (provisórias) e ainda falta fazer mais quatro instalações permanentes. Porém, se houvesse um ar de janela inverter no mercado eu não faria nada disto...

Álvaro Ney
29-03-2013, 11:31
Alguém usa inverter tipo cassete da fujitsu?

Boa pergunta Gustavo.

Álvaro Ney
29-03-2013, 12:00
Alvaro,

Acredito que no teu caso a melhor opção teria sido trocar as centrais Hitachi por um sistema VRV. Já morei em casa com sistema dutado e com ar de janela. Agora estou trocando os aparelhos de janela por Fujitsu. Na minha opinião os splits inverter são melhores, principalmente no quesito conforto térmico. Quanto ao Fujitsu que está caindo o rendimento, provavelmente está com um micro vazamento ou não foi feito vácuo na instalação. Para a manutenção do split ficar econômica só tem uma solução: Faça você mesmo! (DIY). E é isto que eu estou fazendo. Estudei um pouco sobre refrigeração e comprei as melhores ferramentas que pude encontrar. Já fiz duas instalações (provisórias) e ainda falta fazer mais quatro instalações permanentes. Porém, se houvesse um ar de janela inverter no mercado eu não faria nada disto...

Caro Eduardo, o que é sistema VRV? Poderia me explicar. Sou absolutamente leigo no assunto. Quanto a queda de eficiência, o Claudio já esteve aqui e constatou que o problema é a limpeza da unidade evaporadora e condensadora. Ele tem muita prática no assunto e me assegurou que colocaria os aparelhos funcionando bem a contento, pois estavam refrigerando. O problema é que o Fujtisu vai criando uma espécie de lodo que agarra no ventilador da evaporadora e vai se transformando numa aparente camada de fibra negra (parece algodão de cor negra) que se fixa nas aletas e diminui aos poucos a eficiência da ventilação. Segundo ele é necessário a aplicação de um desengordurante e uma limpeza profunda para revitalizar o sistema. Já marquei com ele e rescindi o contrato com a instaladora, que já havia me orientado a trocar um dos aparelhos, mas o Claudio disse que além de não ser possível, seria desnecessária, pois ele assegurou com robusta convicção que após a limpeza, o ar condicionado funcionaria com a eficiência de outrora. Quanto a me propor a fazer a instalação, manutenção dos aparelhos, no meu caso particular, considero impraticável e utópico, tendo em vista que é necessário adquirir várias ferramentas e além disso teria que ter outra pessoa, cilindros de gás, etc, etc.... E por qual razão? Para realizar estes procedimentos tem que possuir conhecimento técnico específico e prática cotidiana. Melhor é um ar de janela mesmo.
abs;

G.U.S.T.A.V.O
29-03-2013, 13:48
Boa pergunta Gustavo.

Estou querendo comprar um, mas gostaria de saber se alguém possui. Como é o único no mercado, pelo menos não vi outro modelo com a tecnologia a venda aqui no Brasil, talvez seja difícil obter uma opinião consistente.

rodrigojoi
29-03-2013, 16:08
O problema dos sistema VRV é o preço, se um multsplit já é caro, imagina um vrv.
O meu da sala, que uso bastante, parece funcionar adequadamente, já o da minha suite acho que nunca funcionou como deveria. Digo isso pois passei pouco mais de uma semana em santiago e no apart tinha um ac de uma marca chamada frigidaire, nunca tinha ouvido falar, mas o funcionamento, silencio, etc deixa o meu fujitsu no chinelo, o único porem era o led que era luminoso demais.
Optei pelo fujitsu na época pois embora sendo caro o toshiba era bem mais caro, inviabilizando a opção, um amigo tem um multisplit inverter toshiba (6un) a uns 8 anos e funciona até hoje sem fazer manutenção especial.
Tenho até que ver qual o prazo de garantia da unidade interna.

WGPereira
29-03-2013, 20:06
...passei pouco mais de uma semana em santiago e no apart tinha um ac de uma marca chamada frigidaire, nunca tinha ouvido falar, ...

Frigidaire é uma marca americana com mais de 90 anos de existência e foi muito comum e conhecida aqui no Brasil até os anos 70 com seus refrigeradores que eram importados e o slogan deles ná época era "Frigidaire, a rainha das geladeiras" tendo como seu símbolo uma coroa. Imfelizmente não estão mais presentes com seus excelentes eletrodomésticos (da chamada linha brana - refrigeradores, fogão, etc) por aqui.
Abraço.

amsenna
03-04-2013, 11:42
A quem se interessar, recebi por e-mail uma propaganda da central ar, oferecendo R$50,00 de desconto em compras de ac no site deles. O cupom de desconto é "contabaixa".

_Flavio_
13-04-2013, 03:39
Olá, amigos,

Procurei em todo lugar mas não encontrei essa informação, por isso solicito gentilmente ajuda de vocês: quantos metros de distância pode existir (em linha reta) entre a condensadora e a evaporadora? Estou pra comprar um Fujitsu de 12mil BTU ou 18mil BTU e estou precisando muito saber essa informação.

Agradeço bastante a ajuda!

CJSPLIT
13-04-2013, 07:44
Olá, amigos,

Procurei em todo lugar mas não encontrei essa informação, por isso solicito gentilmente ajuda de vocês: quantos metros de distância pode existir (em linha reta) entre a condensadora e a evaporadora? Estou pra comprar um Fujitsu de 12mil BTU ou 18mil BTU e estou precisando muito saber essa informação.

Agradeço bastante a ajuda! Bom dia! O de 12k pode ter linha de até 20mt de comprimento e desnivel de altura de até 15 mt.
O modelo ASBA18JCC OU AOBR18JCC de 18k pode ter linha de até 30mt de comprimento com desnivel de altura de até 20mt.
O modelo ASBA18LEC OU AOBR18LEC DE 18K pode ter linha de até 25mt de comprimento com desnivel de altura de até 20mt.
Espero ter ajudado

Abs.

Cláudio

_Flavio_
13-04-2013, 14:03
Cláudio, muito obrigado pela resposta. Você não imagina como isso vai me ajudar muito a decidir qual modelo escolher.

Tenho mais 2 dúvidas que gostaria novamente te contar com sua ajuda:

- Imaginando um equipamento ASBA18JCC , se ele estiver à uma distância de aproximadamente 27 metros (próximo dos 30 metros de limite), esse aparelho ainda assim vai estar operando com 100% de qualidade/eficiência, como se estivesse por exemplo à 2 metros de distância? Ou existe uma relação de perda de qualidade/eficiência para cada X metros de distância?

- Pelo que li, se for necessário fazer uma curva entre a distância da condensadora e evaporadora a distância máxima permitida é reduzida de forma significativa, não é?

_Flavio_
17-04-2013, 02:53
Up! Alguém pode me dar um help na questão acima? Valeu!

WGPereira
17-04-2013, 10:00
Up! Alguém pode me dar um help na questão acima? Valeu!

Calma Flávio, daqui a pouco o Claudio ou quem sabe o Eduardo7 passam por aqui pra sanar tua dúvida. Ou se quiser entra no fórum do portal do ar condicionado - http://www.webarcondicionado.com.br/ - e posta tua dúvida, pois tem muito fera por lá (inclusive o Claudio e o Eduardo7) que poderão te ajudar também.
Abraço.

Álvaro Ney
17-04-2013, 10:27
Conforme prometido, informei em mensagens anteriores que mencionaria o resultado da manutenção que o nosso caro amigo Claudio da CJSPlit, faria aqui nos meus aparelhos Fujitsu. Preliminarmente, devo aduzir que a maioria dos membros que dizem que ele é um bom técnico estão mentindo! É ISSO MESMO ESTÃO MENTINDO!!! Ele não é bom não, é ÓTIMO! . Além de ser um profissional invulgar, de extrema competência, ainda é uma pessoa admirável. Hoje em dia é difícil encontrar pessoas com a dignidade e o caráter que este fraternal amigo detém. O homem é tão bom conhecedor do seu mister, que demonstra com extrema simplicidade a sua eficácia profissional. Eu hoje posso afirmar com absoluta segurança que ele é um grande profissional.
Desmontar totalmente dois aparelhos e realizar uma limpeza com tamanha eficiência, me possibilitando aduzir que parece que comprei aparelhos novos. Seu cuidado é tão grande que faz até a limpeza completa do gabinete, ou seja, meus aparelhos estão literalmente novos. Estou muito feliz, não só com o trabalho, mas por ter o prazer de conhecer uma pessoa admirável que conquistou a minha amizade e do meu filho.
Devo confessar também que eu e meu filho, nos sentimos tão honrados com a ilustre visita dele que não permitimos sua saída da nossa casa, mantendo uma conversa até altas horas da noite, não obstante seu temor da patroa que deveria estar esperando ele com a vassoura, pois realmente sua desculpa seria inverossímil. Ele realizou todo serviço em poucas horas e permaneceu aqui por pelo nada menos que 14 horas.
O único senão de todo este evento é que continuo teimosamente insistindo que a melhor solução é o ar de janela, pois o único técnico competente que conheço é o amigo Claudio, aliás ele mostrou e fotografou o absurdo da precariedade das máquinas, pois não obstante eu ter contratado um serviço de manutenção com uma instaladora afamada, as unidades estavam em situação tão precária que sequer deveriam estar funcionando.
Peço ao meu amigo Claudio que poste as fotos das peças para que os demais membros tomem conhecimento do péssimo serviço de manutenção que estas instaladoras prestam, só peço que omita o nome da empresa, pelos motivos que mencionei oportunamente a ele.
Por fim, agradeço com toda sinceridade aos amigos que me indicaram este profissional exemplar, cuja competência é inconteste. Além de conhecer o técnico, ganhei um grande amigo que espero me visite quando puder, pois foi prazeroso recebe-lo na minha casa. :aplauso::rever1::legal:

Muito obrigado a todos.

WGPereira
17-04-2013, 11:11
Obrigado por tão valiosas informações a respeito deste idôneo e competente profissional. Não é em vão que o indicamos fortemente quando alguém por aqui pede um "help" para instalação e/ou manutenção de seus aparelhos de ar condicionado split.
Abraço.

Sandrica
17-04-2013, 16:01
Pena que não tenha nenhum por aqui que eu possa dar tal depoimento... :(

Álvaro Ney
17-04-2013, 16:16
Sou eu quem agradeço WGPereira. Se não fosse sua valiosa indicação eu teria que comprar dois aparelhos novos, com qualidade inferior e ter novos gastos. Espero que o Claudio poste as fotos para que todos vejam o péssimo (ou inexistente) serviço de manutenção que estas instaladoras prestam.

Eduardo 7
18-04-2013, 10:45
Calma Flávio, daqui a pouco o Claudio ou quem sabe o Eduardo7 passam por aqui pra sanar tua dúvida. Ou se quiser entra no fórum do portal do ar condicionado - http://www.webarcondicionado.com.br/ - e posta tua dúvida, pois tem muito fera por lá (inclusive o Claudio e o Eduardo7) que poderão te ajudar também.
Abraço.

Menos, menos, WGPereira. Apenas sei um pouco, mas não o suficiente para responder com certeza a dúvida do Flávio.

---------- Mensagem adicionada às 10:45 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 10:37 ----------

Conforme prometido, informei em mensagens anteriores que mencionaria o resultado da manutenção que o nosso caro amigo Claudio da CJSPlit, faria aqui nos meus aparelhos Fujitsu. Preliminarmente, devo aduzir que a maioria dos membros que dizem que ele é um bom técnico estão mentindo! É ISSO MESMO ESTÃO MENTINDO!!! Ele não é bom não, é ÓTIMO! . Além de ser um profissional invulgar, de extrema competência, ainda é uma pessoa admirável. Hoje em dia é difícil encontrar pessoas com a dignidade e o caráter que este fraternal amigo detém. O homem é tão bom conhecedor do seu mister, que demonstra com extrema simplicidade a sua eficácia profissional. Eu hoje posso afirmar com absoluta segurança que ele é um grande profissional.
Desmontar totalmente dois aparelhos e realizar uma limpeza com tamanha eficiência, me possibilitando aduzir que parece que comprei aparelhos novos. Seu cuidado é tão grande que faz até a limpeza completa do gabinete, ou seja, meus aparelhos estão literalmente novos. Estou muito feliz, não só com o trabalho, mas por ter o prazer de conhecer uma pessoa admirável que conquistou a minha amizade e do meu filho.
Devo confessar também que eu e meu filho, nos sentimos tão honrados com a ilustre visita dele que não permitimos sua saída da nossa casa, mantendo uma conversa até altas horas da noite, não obstante seu temor da patroa que deveria estar esperando ele com a vassoura, pois realmente sua desculpa seria inverossímil. Ele realizou todo serviço em poucas horas e permaneceu aqui por pelo nada menos que 14 horas.
O único senão de todo este evento é que continuo teimosamente insistindo que a melhor solução é o ar de janela, pois o único técnico competente que conheço é o amigo Claudio, aliás ele mostrou e fotografou o absurdo da precariedade das máquinas, pois não obstante eu ter contratado um serviço de manutenção com uma instaladora afamada, as unidades estavam em situação tão precária que sequer deveriam estar funcionando.
Peço ao meu amigo Claudio que poste as fotos das peças para que os demais membros tomem conhecimento do péssimo serviço de manutenção que estas instaladoras prestam, só peço que omita o nome da empresa, pelos motivos que mencionei oportunamente a ele.
Por fim, agradeço com toda sinceridade aos amigos que me indicaram este profissional exemplar, cuja competência é inconteste. Além de conhecer o técnico, ganhei um grande amigo que espero me visite quando puder, pois foi prazeroso recebe-lo na minha casa. :aplauso::rever1::legal:

Muito obrigado a todos.

Muito obrigado pelo teu depoimento Álvaro. Também espero ter o prazer de conhecer o Cláudio, o WGPereira e o Jairo... talvez na próxima Febrava...

Jedeias
20-04-2013, 14:58
Cláudio, muito obrigado pela resposta. Você não imagina como isso vai me ajudar muito a decidir qual modelo escolher.

- Imaginando um equipamento ASBA18JCC , se ele estiver à uma distância de aproximadamente 27 metros (próximo dos 30 metros de limite), esse aparelho ainda assim vai estar operando com 100% de qualidade/eficiência, como se estivesse por exemplo à 2 metros de distância? Ou existe uma relação de perda de qualidade/eficiência para cada X metros de distância?

- Pelo que li, se for necessário fazer uma curva entre a distância da condensadora e evaporadora a distância máxima permitida é reduzida de forma significativa, não é?
Ola´Flávio, é que a medida é o comprimento da tubulação é não a distancia entre as máquinas ok? Deve se considerar todas as curvas que serão feitas na linha figorífica BLZ? Abços.

Hugo Vasconcelos
20-04-2013, 15:42
Prezados tecnicos, ha pouco mais de 2 anos, após ter visto varios posts deste mesmo forum, me convenci e comprei 3 fujitsus inverter de 9k btus. De fato fui bastante satisfeito ate que um deles parou de funcionar e outro também, dois meses depois. Entrei em contato com a assistencia tecnica, me cobraram um taxa antecipada para a visita e constaram que a placa eletronica (que fica na condensadora) das duas maquinas estavam condenadas. Valor para o reparo sairia proximo dos R$ 800,00 (por maquina), ou seja, 87% do valor de uma maquina split convencional nova. Coincidentemente os fujitsus apresentaram o problema logo após o fim da garantia de 2 anos (5 anos só para o compressor), apesar de só terem pouco mais de um ano de uso devido ao longo tempo que ficaram ainda na caixa esperando o fim da reforma do apartamento.
Bastante contrariado, troquei uma das maquinas por uma convencional e enviei a fujitsu completa para uma destas oficinas a la professor Pardal, com a esperança que ele recuperasse a placa eletronica.
Bem, após 3 semanas tive a noticia que as trilhas da placa estavam totalmente oxidadas, impossivel de ser recuperada.
Duvidas:
Será que fora do Ceará esta placa custa menos, ao ponto de viabilizar a recuperação do ar-condicionado?
Foi coincidencia, ou a tecnologia inverter tem eletronica demais embarcada para a realidade de Fortaleza-Ce, com toda essa maresia?

WGPereira
20-04-2013, 16:36
Hugo, repita este teu post lá no fórum do portal do ar condicionado - http://www.webarcondicionado.com.br/ -, pois além dos caras bons que poderão aparecer por aqui pra de dar uma luz, por lá também tem muitos caras feras que certamente vão te ajudar incluindo o "Dr. Jairo Fujitsu" que suponho terá o maior prazer em te prestar esclarecimentos.
Abraço.

CJSPLIT
20-04-2013, 17:22

- Pelo que li, se for necessário fazer uma curva entre a distância da condensadora e evaporadora a distância máxima permitida é reduzida de forma significativa, não é? Flavio p/cada curva diminua 1 metro. pode usar a distancia maxima que nao perde rendimento, so tem que completar o gas com balança eletronica.
Qualquer duvida estou a disposiçao.

Att.

Cláudio

deh88
21-04-2013, 18:48
Olá colegas, retornando aqui depois de 3 anos, meu fujitsu nunca apresentou problemas porém nunca consegui encontrar os filtros dele para trocar ( aqueles dois atrás das telas ). Alguém poderia me recomendar algum vendedor ou loja online ?
De já agradeço

WGPereira
21-04-2013, 21:45
Talvez você consiga no setor de peças da Fujitsu. Veja no site deles o telefone e entre em contato. Boa sorte.

cellet
23-04-2013, 07:30
Bom dia, estou precisando comprar duas unidades Fujitsu inverter quente e frio 18.000 btus, alguem pode me indicar onde encontro a pronta entrega ?

WGPereira
23-04-2013, 15:48
Parece que no momento o inverter ciclo reverso da Fujitsu de 18k tá meio que sumido; só estamos encontrando o de ciclo frio pra esta capacidade. Boa sorte aí na tua busca.
Abraço.

Josba
23-04-2013, 19:23
Boa noite amigos.

Acredito que essa dúvida já tenha sido respondida, mas como é complicado localizar uma resposta num tópico de mais de 320 páginas, lá vai...

Estou para substituir um split de 12k Gree normal do meu quarto por um Inverter Fujitsu da 1a geração, também de 12k, e para evitar a quebradeira de parede para substituir a tubulação, o técnico propôs a manutenção da tubulação do gree, que me parece ser de cobre, e a sua utilização no Fujitsu, se comprometendo a fazer um procedimento chamado de limpeza da tubulação, com o gás, além da adequação da bitola. Ele alegou que em vários prédios em que se faz a substituição do aparelho normal por inverter, torna-se inviável a substituição da tubulação e esse procedimento técnico é indicado pelo próprio fabricante.

Gostaria de saber se esse procedimento é correto tecnicamente, pois não quero que o desempenho e a e economia do aparelho sejam de qualquer forma comprometidos. Esclareço que conheço o técnico, foi quem fez a instalação de 4 aparelhos split de meu apartamento e nunca tive problemas, e o mesmo trabalhou na Centraltec que é autorizada Fujitsu em Salvador.

RJBRASIL
23-04-2013, 21:01
Comprei da Frigelar na semana passado quente e frio fujitsu 18k. Chega amanhã. Paguei 2.650. Comprei aqui no RJ e está vindo de Campinas.

Abraços

cellet
23-04-2013, 21:16
Comprei da Frigelar na semana passado quente e frio fujitsu 18k. Chega amanhã. Paguei 2.650. Comprei aqui no RJ e está vindo de Campinas.

Abraços

Caro RJBRASIL
Tem como me passar o tel e o nome do vendedor, pois não estou encontrando, tinha encomendado na Polo ar por R$ 3.000,00 mas não chegou.

Obrigado

---------- Mensagem adicionada às 21:16 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 21:14 ----------

Parece que no momento o inverter ciclo reverso da Fujitsu de 18k tá meio que sumido; só estamos encontrando o de ciclo frio pra esta capacidade. Boa sorte aí na tua busca.
Abraço.

WGPerera.

Realmente estou tendo dificuldade, vou tentar na Frigelar foi indicada aqui jo Forum.

Abraços

tgveras
23-04-2013, 22:36
Olá Pessoal, sou novo no Fórum, moro em Fortaleza e estou querendo comprar um Ar condicionado, verifiquei que a melhor opção seria Split Inverter porem a marca vejo muita gente falar de várias que sejam boas. Ouvi flar muito da Fujitsu mas vi algumas pessoas falando de problemas com peças de resposição, filtros e etc. Em resumo, vi que vocês já possuem um vasto conhecimento no campo e gostaria de qual a melhor opção, levando em consideração todos os aspectos : Preço, Consumo, qualidade e durabilidade que vocês poderiam me indicar na atualidade.

Obrigado, Tiago Veras

RJBRASIL
23-04-2013, 22:55
Meu amigo cellet, errei no preço, foi 2.800 no total já com frete.
Unidade interna - 1.100.
Unidade externa - 1.700.
Vendedor: Guilherme Miranda
Tel da loja: 2102-8907
Abraços

cellet
24-04-2013, 21:11
Meu amigo cellet, errei no preço, foi 2.800 no total já com frete.
Unidade interna - 1.100.
Unidade externa - 1.700.
Vendedor: Guilherme Miranda
Tel da loja: 2102-8907
Abraços

Obrigado,

Vou ligar lá

WGPereira
25-04-2013, 13:29
Olá Pessoal, sou novo no Fórum, moro em Fortaleza e estou querendo comprar um Ar condicionado, verifiquei que a melhor opção seria Split Inverter porem a marca vejo muita gente falar de várias que sejam boas. Ouvi flar muito da Fujitsu mas vi algumas pessoas falando de problemas com peças de resposição, filtros e etc. Em resumo, vi que vocês já possuem um vasto conhecimento no campo e gostaria de qual a melhor opção, levando em consideração todos os aspectos : Preço, Consumo, qualidade e durabilidade que vocês poderiam me indicar na atualidade.

Obrigado, Tiago Veras

Não obstante o fato de serem os aparelhos split Fujitsu top de linha neste segmento da climatização ambiente, com certeza não estão 100% imunes a um ou outro problema. Mas isso não tira o mérido da excelente qualidade dos split dessa marca que se bem cuidados são aparelho para muitos anos de bons serviços.
Num nível similar você encontra os Daikin, Hitashi, Toshiba, Mitsubishi, Panasonic sendo todos da linha inverter.
Abraço.

Eduardo 7
25-04-2013, 19:23
Boa noite amigos.

Acredito que essa dúvida já tenha sido respondida, mas como é complicado localizar uma resposta num tópico de mais de 320 páginas, lá vai...

Estou para substituir um split de 12k Gree normal do meu quarto por um Inverter Fujitsu da 1a geração, também de 12k, e para evitar a quebradeira de parede para substituir a tubulação, o técnico propôs a manutenção da tubulação do gree, que me parece ser de cobre, e a sua utilização no Fujitsu, se comprometendo a fazer um procedimento chamado de limpeza da tubulação, com o gás, além da adequação da bitola. Ele alegou que em vários prédios em que se faz a substituição do aparelho normal por inverter, torna-se inviável a substituição da tubulação e esse procedimento técnico é indicado pelo próprio fabricante.

Gostaria de saber se esse procedimento é correto tecnicamente, pois não quero que o desempenho e a e economia do aparelho sejam de qualquer forma comprometidos. Esclareço que conheço o técnico, foi quem fez a instalação de 4 aparelhos split de meu apartamento e nunca tive problemas, e o mesmo trabalhou na Centraltec que é autorizada Fujitsu em Salvador.

A limpeza da tubulação pode ser feita, porém a adaptação da bitola não é recomendável.

Josba
26-04-2013, 01:45
Eduardo7, poderia explicar a questão da adaptação da bitola? Obrigado.

WGPereira
26-04-2013, 10:24
Veja bem Josba, o aparelho é projetado para funcionar com tubos de uma bitola determinada "X" que vai demandar um funcionamento com cargas e pressões específicas para esta bitola na linha dos tubos. Aí a gente vai e altera arbitrariamente tais diâmetros por meio de adaptadores (gambiarras na verdade) acreditando que esta facilitando e/ou adiantando o serviço. O resultado é que estamos por nossa conta e risco alterando deste modo arbitrário todo um projeto pensado e criado para funcionar com qualidade e eficiência para aquele modo que foi projetado e esse nosso modo de agir pode até aparentemente dar certo inicialmente, mas e a médio e/ou longo prazo, como posso garantir que o aparelho se comportará com a mesma qualidade e eficiência do seu projeto? E tem outro detalhe, se o aparelho apresentar problema durante o período de validade da garantia, ela será cancelada ao ser constatado tal alteração na instalação.
Abraço.

Josba
26-04-2013, 12:20
Entendo WG Pereira, porém acho muito complicado quebrar a parede para substituir a tubulação do split, até porque eu teria que remover um armário para fazê-lo ...

WGPereira
26-04-2013, 13:05
Entendo WG Pereira, porém acho muito complicado quebrar a parede para substituir a tubulação do split, até porque eu teria que remover um armário para fazê-lo ...

Se não tiver remédio, como diria vovó, remediado esta. Boa sorte.

Álvaro Ney
26-04-2013, 16:10
Se não tiver remédio, como diria vovó, remediado esta. Boa sorte.

Sem querer me meter, mas já me metendo, passei pelo mesmo problema e o nosso amigo Claudio não só condenou tal procedimento, como se recusou a faze-lo. Talvez o melhor para vc fosse a troca do aparelho por outro de igual bitola. Estaria mais garantido e não teria qualquer problema. Leve em considerações os conselhos que os demais membros tiveram pois eles conhecem bem do assunto.
Abs;

WGPereira
27-04-2013, 10:15
Pois é Alvaro, o nosso colega de fórum Josba já foi conscientizado de qual é a realidade nesta questão da nova instalação dele. Sabemos que vai dar trabalho, mas é o preço a ser pago para não ter dor de cabeça e mais trabalho que não precisaria ter lá na frente se optar por fazer o que deve ser feito.
Abraço.

Álvaro Ney
27-04-2013, 10:44
Não obstante o fato de serem os aparelhos split Fujitsu top de linha neste segmento da climatização ambiente, com certeza não estão 100% imunes a um ou outro problema. Mas isso não tira o mérido da excelente qualidade dos split dessa marca que se bem cuidados são aparelho para muitos anos de bons serviços.
Num nível similar você encontra os Daikin, Hitashi, Toshiba, Mitsubishi, Panasonic sendo todos da linha inverter.
Abraço.
É isso aí meu amigo, eu dei minha opinião, principalmente considerando o seu conselho que julguei muito útil, pois embora a Fujtsu seja uma boa marca, em outros países ela não conta com o mesmo prestígio e as marcas que vc citou são respectivamente as mais afamadas e de boa qualidade reconhecidas mundialmente, portanto, o Josba poderia com a ajuda do seu amigo, optar por outra marca, com tubos do mesmo diâmetro, sem adaptações que certamente irão dar problema lá na frente.
É a minha opinião.
Meu fraternal abraço ao amigo.

CJSPLIT
27-04-2013, 14:21

Muito obrigado a todos.Caro Alvaro.
Fico feliz por ter sido util, e muito mais por ter tua Amizade e a do teu Filho.
No que puder ajudar conte comigo.

Abraço.

Cláudio

---------- Mensagem adicionada às 14:21 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 14:11 ----------

Veja bem Josba, o aparelho é projetado para funcionar com tubos de uma bitola determinada "X" que vai demandar um funcionamento com cargas e pressões específicas para esta bitola na linha dos tubos. Aí a gente vai e altera arbitrariamente tais diâmetros por meio de adaptadores (gambiarras na verdade) acreditando que esta facilitando e/ou adiantando o serviço. O resultado é que estamos por nossa conta e risco alterando deste modo arbitrário todo um projeto pensado e criado para funcionar com qualidade e eficiência para aquele modo que foi projetado e esse nosso modo de agir pode até aparentemente dar certo inicialmente, mas e a médio e/ou longo prazo, como posso garantir que o aparelho se comportará com a mesma qualidade e eficiência do seu projeto? E tem outro detalhe, se o aparelho apresentar problema durante o período de validade da garantia, ela será cancelada ao ser constatado tal alteração na instalação.
Abraço.Pois é o Wg está com toda razao.
Quinta feira 25/04 fui refazer uma instalaçao de um Fujitsu 12k que o instalador conseguiu emendar cobre e aluminio por um niple de 1/2 e reduzir p/ 3/8.
Primeira vez que vi algo do tipo. era só usar Cobre 3/8 x 1/4.
As flanges deixaram vazar todo gas, e quando isto acontece tem que usar balança eletronica p/ pesar o gas R410. isto depois de fazer o vacuo.
Amigo WG grande abraço.

Att.

Cláudio

WGPereira
28-04-2013, 16:14
Pois é Claudio, esse caso do teu cliente corrobora com uma antiga frase do poeta português Bocage que acabou por se tornar um dito popular: "a emenda é pior do que o soneto". Se a instalação inicial tivesse sido feita de modo correto, ele não teria tido este prejuízo todo.
Abraço e bom final de domingo.

Filipinho
29-04-2013, 18:59
Pessoal boa noite,

Gostaria de compartilhar com os nobres colegas algumas fotos dos equipamentos instalados.

103950103951103952103953103954103956

abraços

antonio.sampaio
29-04-2013, 19:23
Muito bom , só acho que ficou faltando os calços nas condensadoras, depois nos faz um review sobre o aparelho , consumo etc.

abs

WGPereira
30-04-2013, 10:00
Beleza Filipinho! Parabéns pelas excelentes máquinas. Ampliando um pouca as imagens das unidades externas me parece que os calços estão lá Antonio, mas o Filipinho poderá nos confirmar isso quando fizer a sua avaliação das primeiras impressões das crianças funcionando. Uma pergunta: qual é mesmo a capacidade de cada uma delas? E a área dos ambientes onde estão instaladas? Valeu!
Abraço.

Nilton Silva
30-04-2013, 17:01
Socorro!!!! Para aqueles que entendem do assunto:
Tenho um Fujitsu Inverter de 12.000 e as ALETAS não giram mais que 45º, enquanto que meu outro Split Samsung as ALETAS giram em torno de 180º, porque dessa diferença?
Fui obrigado a mandar instalar meu Fujitsu quase que em cima da cama para receber alguma ventilação.
Existe alguma forma de contornar essa situação?
Desde já agradeço ao companheiros que me derem alguma solução para meu caso.

Filipinho
01-05-2013, 17:46
Beleza Filipinho! Parabéns pelas excelentes máquinas. Ampliando um pouca as imagens das unidades externas me parece que os calços estão lá Antonio, mas o Filipinho poderá nos confirmar isso quando fizer a sua avaliação das primeiras impressões das crianças funcionando. Uma pergunta: qual é mesmo a capacidade de cada uma delas? E a área dos ambientes onde estão instaladas? Valeu!
Abraço.

Tenho um tri split inverter com 12/9/9 para os quartos com tamanhos de 16m2, 11m2 e 09m2 e um 24000 btu's inerterpara minha sala que tem algo em torno de 25m2 com pé direito de 2,5m.
Abraços

ErmesonDairon
03-05-2013, 08:44
Bom dia,

estou tendo muito dor de cabeça com esses arcondicionado Fujitsu inverter de 9k,
a uma semana tento desvendar esse misterio em sua placa eletronica..

estou com duas placas apresentando o mesmo defeito...
ao liga pelo controlo, a luz verde da operação liga, so que na hora que o compressor vai entrar em funcionamento a luz verde apaga e entra em ação a luz laranja do timer na qual pisca por 3x seguidas, entao apaga e volta a piscar por 3x,.. ja troquei os dois termometros do evaporador,. e continua a mesma coisa!

abraço!

WGPereira
03-05-2013, 14:03
Por aqui temos nosso amigo Claudio que poderá passar por aqui pra te dar uma força para uma solução positiva para esse seu problema - aqui no fórum em algum lugar entre os post tem a tabela com o código de erros do Fujitsu que foi postada pelo Claudio mesmo, mas tem que pesquisar -, mas se quiser poste esse problema também lá no fórum do portal do ar condicionado - http://www.webarcondicionado.com.br/ - que também tem muita gente boa que poderá te ajudar.
Abraço.

Eduardo 7
03-05-2013, 18:28
Bom dia,

estou tendo muito dor de cabeça com esses arcondicionado Fujitsu inverter de 9k,
a uma semana tento desvendar esse misterio em sua placa eletronica..

estou com duas placas apresentando o mesmo defeito...
ao liga pelo controlo, a luz verde da operação liga, so que na hora que o compressor vai entrar em funcionamento a luz verde apaga e entra em ação a luz laranja do timer na qual pisca por 3x seguidas, entao apaga e volta a piscar por 3x,.. ja troquei os dois termometros do evaporador,. e continua a mesma coisa!

abraço!

Verifique se o cabo PP de interligação da evaporadora com a condensadora esta conectado corretamente.

balajuca
11-05-2013, 13:32
Tarde, gente!

Estou precisando informações sobre instalador aqui na Baixada Santista!!

abs a todos

CJSPLIT
11-05-2013, 15:58
Feliz dia das Mães !:aplauso:

Att.

Cláudio

athlon75
13-05-2013, 14:50
Pessoal,

Algum problema em ligar o ar condicionado Fujitsju junto com o umidificador?

Lut&erio @lves
13-05-2013, 14:56
Athlon
Nao saberia dizer se tem algum problema usar o umidificador junto mas
Eu peguei aqui mesmo neste tópico uma manha que me ajudou muito nesta questão.
Hoje uso o meu na função cool. Para vc ter uma idéia de 2 litros de água que ele tirava do ar agora ele tira apenas 1/3 disto.
Ficou muito mais comodo ficar no ambiente sem resecar tanto olhos e narinas.
De qualquer forma sei que Brasilia é muito seco nesta época do ano.

Abs

danielcarneiro
14-05-2013, 10:32
Os Fujitsu consomem muito mais que os outros ar condicionados?
De acordo com o site da STR o Daikin de 12k consome 3,67; enquanto o Fujitsu 1.090...
http://www.strar.com.br/ar-condicionado-split-hi-wall-1/split-inverter/ar-condicionado-split-daikin-inverter-12000-btus-frio-220v.html?manufacturer=156
http://www.strar.com.br/ar-condicionado-split-hi-wall-1/split-inverter/ar-condicionado-split-hiwall-fujitsu-high-wall-inverter-12-000-btu-h-frio-220v.html?manufacturer=150

Isso está certo?

balajuca
14-05-2013, 15:10
Por favor, amigos!!

Preciso indicação técnico/instalador aqui na cidade de Santos-SP, se alguém conhecer, postem grato

Eduardo 7
14-05-2013, 18:15
Os Fujitsu consomem muito mais que os outros ar condicionados?
De acordo com o site da STR o Daikin de 12k consome 3,67; enquanto o Fujitsu 1.090...
http://www.strar.com.br/ar-condicionado-split-hi-wall-1/split-inverter/ar-condicionado-split-daikin-inverter-12000-btus-frio-220v.html?manufacturer=156
http://www.strar.com.br/ar-condicionado-split-hi-wall-1/split-inverter/ar-condicionado-split-hiwall-fujitsu-high-wall-inverter-12-000-btu-h-frio-220v.html?manufacturer=150

Isso está certo?

Não! 3,67 é o EER. Na tabela que está no link abaixo, a capacidade é de 3,52kW. Logo o consumo é 3520 / 3,67 = 959W
http://www.daikin-mcquay.com.br/images/CBRV006_tcm25-4569.pdf

bearshare
14-05-2013, 18:25
Olá, alguém pode me ajudar aqui?

Tenho um Fujitsu Inverter 12k série A quente/frio ASBA12LGC/AOBR12LGC, comprado em Maio de 2012. Há duas semanas atrás, chamei o oficina autorizada que fez a instalação do aparelho. O aparelho estava com desempenho bastante fraco, quase sem força de ventilação. O técnico constatou que a turbina estava simplesmente bloqueada por bolor e fungos. No dia seguinte, o técnico fez a limpeza completa da unidade interna. A limpeza foi feita no pátio da minha casa mesmo, e claro que para isto a unidade interna foi desmontada.

Meu palpite é que o bolor na unidade interna apareceu depois que no mês de Março eu saí de férias por duas semanas e o aparelho não foi ligado. Neste período, o clima em Porto Alegre esteve muito úmido e como o aparelho não foi usado, formou-se o bolor, creio eu.

Depois da limpeza pronta, o aparelho com desempenho nota 10, como novo. Porém, verifiquei que as aletas horizontais estavam mal colocadas. Quando o aparelho era desligado, as aletas não fechavam completamente. Quando eu ligava no modo frio, as aletas viravam para baixo num ângulo de 45º, em vez de ficar na posição horizontal correta. Cada vez que eu ligava o aparelho, eu tinha de teclar várias vezes no controle, até que as aletas ficassem na horizontal.

Chamei o técnico, que constatou que o funcionário dele havia colocado as aletas horizontais invertidas. Uma das aletas é maior do que a outra e a posição das duas estava invertida. O técnico corrigiu isto, mas...

Agora, quando eu ligo o aparelho no frio, as aletas horizontais ficam na posição correta horizontal paralela ao piso do quarto. Mas quando eu ligo o SWING pelo controle, em vez das aletas se moverem para baixo e depois voltarem à posição horizontal, elas movem-se para cima, até o ponto de bloquear a saída de ar e depois voltam à posição horizontal. E mais: quando eu ligo no modo quente, em vez das aletas se posicionarem apontando para baixo, posicionam-se apontando para cima, quase bloqueando a saída de ar. Agora chamei novamente o técnico, que repito, é autorizado pela Fujitsu de Porto Alegre e foi indicado pela loja onde compre, a Frigelar.

Pergunto: caso o técnico demore para ir à minha casa, posso eu mesmo desmontar estas aletas horizontais e posicioná-las corretamente? Eu já tentei, mas fiquei com medo de quebrar alguma coisa. As aletas horizontais estão presas do seguinte modo: no lado esquerdo de quem olha o aparelho de frente, as aletas encaixam-se por um pino; nas duas aletas verticais, tem o mesmo encaixe. Tudo isto é fácil de soltar, pois as aletas são um pouco flexíveis. O problema está no encaixe no lado direito, que parecem ser de pressão, mas tenho medo de forçar e quebrar... Não sei se me expliquei direito, qqer coisa, perguntem...

Abraços,

Eduardo 7
14-05-2013, 18:32
Por favor, amigos!!

Preciso indicação técnico/instalador aqui na cidade de Santos-SP, se alguém conhecer, postem grato

Envie uma MP para o Jedeias
http://www.htforum.com/vb/member.php/198570-Jedeias

bearshare
14-05-2013, 18:32
Socorro!!!! Para aqueles que entendem do assunto:
Tenho um Fujitsu Inverter de 12.000 e as ALETAS não giram mais que 45º, enquanto que meu outro Split Samsung as ALETAS giram em torno de 180º, porque dessa diferença?
Fui obrigado a mandar instalar meu Fujitsu quase que em cima da cama para receber alguma ventilação.
Existe alguma forma de contornar essa situação?
Desde já agradeço ao companheiros que me derem alguma solução para meu caso.

Caro Nilton Silva,

Creio que te referes às aletas verticais, que direcionam o ar para a frente ou para os lados. Se for isto, a resposta é: os Fujitsu são assim mesmo, o ângulo de ação para os lados é muito pequeno. Eu tenho um 12k que tive que instalar exatamente ao lado da cama de casal, por este motivo.

No clube do Daikin eu mencionei que em Novembro de 2012 comprei um Daikin 18k para a minha sala. Neste caso eu precisava que o fluxo de ar fosse direcionado a um ângulo de 45º e isto os Fujitsu não fazem. Por isto, para a sala, optei pelo Daikin

Abraço,

_Flavio_
15-05-2013, 00:19
Olá, pessoal,

Alguém tem alguma boa indicação pra instalação de Fujitsu aqui em Campinas ou região?

Muito obrigado

Erik Nava
16-05-2013, 22:40
Olá, pessoal,

Alguém tem alguma boa indicação pra instalação de Fujitsu aqui em Campinas ou região?

Muito obrigado

_Flavio_ Trabalhei com refrigeração durante 08 anos no Japão, Daikin, Fujitsu, Mitsubishi, Panasonic, Hitashi, etc... Estou iniciando as atividades no Brasil este ano, trouxe para o Brasil o que há de mais moderno em ferramentas para instalação e medição de equipamentos de Refrigeração, como detector de vazamentos eletrônico, Curvador de Tubos Profissional, Balança Eletrônica, Manifold Digital, Torquímetro Eletrônico entre outros, me coloco a sua disposição para o que precisar Atenciosamente Erik Nava. Meu contatoerik@eacon.net.br obrigado !

amsenna
18-05-2013, 22:15

Tenho um Fujitsu Inverter 12k série A quente/frio ASBA12LGC/AOBR12LGC, comprado em Maio de 2012. Há duas semanas atrás, chamei o oficina autorizada que fez a instalação do aparelho. O aparelho estava com desempenho bastante fraco, quase sem força de ventilação. O técnico constatou que a turbina estava simplesmente bloqueada por bolor e fungos. No dia seguinte, o técnico fez a limpeza completa da unidade interna. A limpeza foi feita no pátio da minha casa mesmo, e claro que para isto a unidade interna foi desmontada.

Meu palpite é que o bolor na unidade interna apareceu depois que no mês de Março eu saí de férias por duas semanas e o aparelho não foi ligado. Neste período, o clima em Porto Alegre esteve muito úmido e como o aparelho não foi usado, formou-se o bolor, creio eu.

Depois da limpeza pronta, o aparelho com desempenho nota 10, como novo. Porém, verifiquei que as aletas horizontais estavam mal colocadas. Quando o aparelho era desligado, as aletas não fechavam completamente. Quando eu ligava no modo frio, as aletas viravam para baixo num ângulo de 45º, em vez de ficar na posição horizontal correta. Cada vez que eu ligava o aparelho, eu tinha de teclar várias vezes no controle, até que as aletas ficassem na horizontal.

Chamei o técnico, que constatou que o funcionário dele havia colocado as aletas horizontais invertidas. Uma das aletas é maior do que a outra e a posição das duas estava invertida. O técnico corrigiu isto, mas...

Agora, quando eu ligo o aparelho no frio, as aletas horizontais ficam na posição correta horizontal paralela ao piso do quarto. Mas quando eu ligo o SWING pelo controle, em vez das aletas se moverem para baixo e depois voltarem à posição horizontal, elas movem-se para cima, até o ponto de bloquear a saída de ar e depois voltam à posição horizontal. E mais: quando eu ligo no modo quente, em vez das aletas se posicionarem apontando para baixo, posicionam-se apontando para cima, quase bloqueando a saída de ar. Agora chamei novamente o técnico, que repito, é autorizado pela Fujitsu de Porto Alegre e foi indicado pela loja onde compre, a Frigelar.

Pergunto: caso o técnico demore para ir à minha casa, posso eu mesmo desmontar estas aletas horizontais e posicioná-las corretamente? Eu já tentei, mas fiquei com medo de quebrar alguma coisa. As aletas horizontais estão presas do seguinte modo: no lado esquerdo de quem olha o aparelho de frente, as aletas encaixam-se por um pino; nas duas aletas verticais, tem o mesmo encaixe. Tudo isto é fácil de soltar, pois as aletas são um pouco flexíveis. O problema está no encaixe no lado direito, que parecem ser de pressão, mas tenho medo de forçar e quebrar... Não sei se me expliquei direito, qqer coisa, perguntem...

Abraços,

Problema similar por aqui. Depois da manutenção, aletas mal posicionadas.

athlon75
20-05-2013, 14:07
Pessoal,

Tenho um equipamento que é usado umas 3 ou 4 vezes no ano por uma ou duas semanas.

Existe alguma recomendação de qual a periodicidade e por quanto tempo preciso ligar esse ar da Fujitsu?

Agradeço antecipadamente.

CATBR
23-05-2013, 20:45
Prezados amigos,

Estou buscando comprar 3 máquinas de 12 e uma de 24 da Fujitsu. Como gostaria dos modelos inverter, estão difíceis de encontrar. A Central Ar está sem e a Poloar é muito cara.

Alguma sugestão sobre onde encontrar as máquinas com preço razoável?

Muito obrigado.

WGPereira
23-05-2013, 22:29
Já tentou nas lojas Frigelar, Horvath, STR Ar Conficionado ou Gazin; e também nas marcas com aparelhos similares de alto nível como é o caso dos Daikin e Panasonic?
Boa sorte.

urtiga
24-05-2013, 21:30
essas lojas são fisicas ou e commerce

urtiga
25-05-2013, 06:38
Olá, pessoal,

Muito obrigado

salomão ar condicionado 0800 771 1005 -019 3251 5986 dá um alô sobre sua pesquisa com eles

urtiga
25-05-2013, 09:33

Abraços,
na ponta das aletas do lado direito tem uma pequena engrenagem que encaixa em uma engrenagem interna no eixo do motor de passo dentro da carenagem do gabinete que dá a movimentação e angulação e o swing das mesmas..elas são meio chatas de tirar pela angulação e o orifício é meio estreito com cuidado e jeito vc as retira configure no modo que vc está acostumado e recoloque elas na posição que vc descreveu de acordo com o modo que vc configura costuma dar certo ..em alguns casos o tecnico ao retirá-ls para lavar quebrou o ultimo dente da engrenagem do motor de passo ..pela sua descrição isso tá me parecendo que ele as recolocou fora da posição original..

WGPereira
25-05-2013, 18:01
essas lojas são fisicas ou e commerce

A Frigelar é loja física com algumas filiais pelo Brasil - é só entrar no site deles pra verificar o endereço e telefones. As outras podem até ter lojas físicas - não sei -, mas todas trabalham com e-commerce e tem depoimentos positivos por aqui de quem já utilizou os serviços deles - pode pesquisar também no reclameaqui.com.br.
Abraço.

and123re
29-05-2013, 13:00
Boa tarde pessoal. Quero comprar um ar condicionado quente/frio para um quarto de 15m^2, 2 pessoas.
Usando aquela tabela pra fazer os cálculos, um de 9k BTU serve.. Me interessei pela marca Fujitsu, já que é uma das melhores avaliadas aqui no forum.

Algumas especificações:
Area: 15m^2
Local: São Paulo - SP - Zona Oeste
Temperatura média: uns 25º?
Sol: de manhã
Eletronicos: Tv LCD 32", CPU, PS3 (nada ligado direto)

Se puderem me ajudar, gostaria de saber se os 9k BTU são mesmo suficientes e recomendações de instaladores confiáveis que não queiram enganar o consumidor na região (ZO, SP, capital). Assim que tiver um tempo, vou entrar em contato com a Frigelar para cotar o aparelho.

Desde já agradeço!

Erik Nava
29-05-2013, 13:36
Boa tarde pessoal. Quero comprar um ar condicionado quente/frio para um quarto de 15m^2, 2 pessoas.
Usando aquela tabela pra fazer os cálculos, um de 9k BTU serve.. Me interessei pela marca Fujitsu, já que é uma das melhores avaliadas aqui no forum.

Algumas especificações:

Se puderem me ajudar, gostaria de saber se os 9k BTU são mesmo suficientes e recomendações de instaladores confiáveis que não queiram enganar o consumidor na região (ZO, SP, capital). Assim que tiver um tempo, vou entrar em contato com a Frigelar para cotar o aparelho.

Desde já agradeço!

Boa Tarde me chamo Erik, residi e trabalhei no Japão durante 08 anos onde realizei muitas instalações e adquiri conhecimento, trabalhando com as principais fabricantes Japonesas tais como: Daikin, Fujitsu, Hitachi, Mitsubishi, National. Estou iniciando as atividades no Brasil este ano aqui em SP, voltei com um moderno ferramental e me coloco a sua disposição para o que for necessário. Sexta Feira dia 31 de Maio estarei em SP realizando uma instalação no Centro, caso seja possível de sua parte posso lhe fazer uma visita, desta maneira posso me apresentar e realizar uma avaliação técnica em sua residência.
Atenciosamente
Erik Nava
meu tel. é 9-4999-4858 ou se preferir me enviar um e-mail: erik@eacon.net.br

and123re
30-05-2013, 14:01
Erik, vou mandar um email.
Mais opiniões são bem-vindas.

urtiga
30-05-2013, 17:25

Algumas especificações:

Desde já agradeço!

veja bem...quando atuava nessa area o que eu aprendi com os meus próprios erros e de colegas é que tudo começa pelo dimensionamento bem feito ..no seu caso se usarmos no seu ambiente as tabelas que aproximam a carga termica de um ambiente à capacidade de um condicionador acho que 9 k ficaria no limite desse dimensionamento se vc partir para uma inverter no caso as consideradas top´s por exemplo vc teria ainda uma gordurinha de bonus ..porque quando vc dá o primeiro "start" ou liga a primeira vez,nos primeiros 3 a 5 minutos ela entra numa fase chamada de monitoramento dos parametros de carga do seu ambiente,depois ela acelera operando no máximo da sua capacidade até a mais ou menos 10.900 btu´s dai monitora de novo e adequa a capacidade pra carga termica daquele intervalo ou hora ..não vou dizer que uma de 9k inverter não te confortaria ..acho que conforta ,,mas sempre operando acima da média ,perdendo uma das principais qualidades que a inversão oferece que é a chamada operação fracionada e com ela a economia ...

vou te explicar por que ..esse calculo que vou usar é o calculo e que eu na grande maioria das vezes eu usei bastante e que as empresas também usam pra calcular capacidades dos ambientes e é um calculo que te dá valores próximos a carga e que dependendo das características desfavoráveis ou extremas dentro da carga termica total pode deixar algum ambiente subdimensionado

e acho que seria seu caso e já pedindo perdão por alguma falha ou erro de avaliação no calculo de sua carga termica,por não estar no local da instalação

geralmente em ambientes de sua caracterísiticas eu usava pra efeito de calculo 600 btu´s por M² e 600 btu´s por pessoa.. alguns colegas com o sol da tarde usam 750 btu´s.. mas no seu caso iremos utilizar de 600 ..cada aparelho eletronico em torno de 350 btu´s não tanto pela potencia mais pela emissão de calor

15M² X 600 btu´s = 9000 btu´s duas pessoas + 1200 btu´s vamos jogar 600 btu´s pelos aparelhos que vc disse não liga direto ..e ainda tem outras fontes de calor que não contamos ..já dá quase 11000 btu´s ..

então sobre a visita tecnica ela é imprescindível ..por que ? o tecnico escolhido se for bom pode avaliar melhor isso que te falei e talvez a balança penda para o lado do de 9k acho dificil ,mas não impossível..

como vc pode ver estou com muito tempo disponível e li quase todo forum principalmente nessa area que gosto e atuei por muitos anos, e percebi que tecnicos mesmos que postaram aqui foram poucos alguns postaram bastante outros menos,e o pessoal da area tipo engenheiros,alguns fizeram sua montagens por si mesmos,uma sigla nova que aprendi DIY me parece que em ingles alguma coisa parecida como faça vc mesmo ... rsrsrs ,enfim é um belíssimo forum...entrei em vários foruns e segui alguns e me parece como te disse em outra postagem que o colega que se ofereceu e que vc fatalmente irá entrar em contato é muito bem capacitado ,mas é vc quem vai nos confirmar isso ..espero que pro lado positivo ...como aqui é um forum de troca de informações e ajuda seja ela qual for ,ter um tecnico da area que seja etico,comprometido,honesto,competente seria legal pra comunidade e um facilitador..saudações

WGPereira
30-05-2013, 18:58

Algumas especificações:

Desde já agradeço!

Concordo plenamente com nosso colega acima, o urtiga. O correto é chamar um bom técnico da tua confiança pra uma avaliação "in loco", mas por tudo descrito por você me parece sim que utilizando um aparelho de 9k o mesmo vai trabalhar no talo, muito provavelmente tendendo pra um sub dimensionamento e fazendo com que você perca as vantagens proporcionadas pela operação fracionado dos aparelhos inverter. Quanto a indicação do Erick Nava pra lhe atender, caso não tenha ninguém da tua confiança, me parece sim, por todas postagens que já li dele principalmente num outro fórum do qual participamos, ser ele um bom e qualificado profissional.
Abraço.

and123re
30-05-2013, 20:25
Caros urtiga e WGPereira, obrigado pelas conciderações. Vou procurar um tecnico para fazer a avaliação, mas creio que tenha que instalar um de 12k mesmo. Voces falaram que se estiver subdimensionado, o split trabalha no talo e não tem a operação fracionada. Mas tipo, um split de 9k BTU no talo gasta menos energia que um de 12k BTU com sobra, mesmo este tendo que produzir uma carga térmica superior a 9k BTU? Desculpe a ignorância, sou leigo no assunto.

Já entrei em contato com o Erik. Assim que tiver algum resultado, compartilho com vocês.

Álvaro Ney
30-05-2013, 21:04
Parece história, mas eu fiquei um tanto quanto tímido em mencionar isso, pois mesmo sendo leigo no assunto, eu prefiro sempre aumentar um pouco para reserva. O aparelho trabalha mais folgado e ainda melhora a economia principalmente nos aparelhos com tecnologia "inverter" nos dias mais quentes. Ainda bem que o Urtiga e o caro WGPereira se pronunciaram a respeito. Se fosse aqui eu recomendaria o amigo Claudio que conhece muito do assunto e creio também opinaria desta forma.

Erik Nava
30-05-2013, 21:21
Caros urtiga e WGPereira, obrigado pelas conciderações. Vou procurar um tecnico para fazer a avaliação, mas creio que tenha que instalar um de 12k mesmo. Voces falaram que se estiver subdimensionado, o split trabalha no talo e não tem a operação fracionada. Mas tipo, um split de 9k BTU no talo gasta menos energia que um de 12k BTU com sobra, mesmo este tendo que produzir uma carga térmica superior a 9k BTU? Desculpe a ignorância, sou leigo no assunto.

Já entrei em contato com o Erik. Assim que tiver algum resultado, compartilho com vocês.

Prezado and123re:Aparelhos mais fracos consomem menos do que os mais potentes. Mas isso é relativo: Analisando as tabelas de eficiência energética do Inmetro, dois aparelhos da mesma marca, com a mesma classificação energética (selo A) e com as potências de 7 e 12 mil BTU, iremos constatar que consomem respectivamente 13,4 Kw/mês e 22,8 Kw/mês.
Este é o cálculoque é feito sob condições ideias para cada modelo, seguindo indicações dos fabricantes e do próprio Inmentro. Até aí é possível afirmar que o aparelho mais fraco consome menos energia.
Os pontos negativos do subdimensionamento:
BTU/h é uma unidade de medida que indica o tempo que o equipamento levará para alterar a temperatura de um ambiente. Portanto, ao utilizar um aparelho abaixo do indicado, será necessário mais tempo para atingir a temperatura solicitada pelo usuário – independente da função do aparelho. Assim, este acréscimo de tempo representa maior demanda do sistema, fazendo com que o compressor trabalhe armado por um período maior até atingir seu “objetivo”. Mais trabalho para a máquina, maior consumo de energia.
Quando o AC é exigido demais, o cálculo padrão do consumo de kW/mês não vale mais. Além disso, um aparelho na capacidade máxima tende a precisar de manutenção mais cedo do que o esperado. Por isso, o valor final desembolsado pelo usuário será maior do que um cálculo feito nas condições habituais, obedecendo à metragem do ambiente, posição solar e número de pessoas e eletrônicos.
Nada impede
Não há nada que impeça o usuário de colocar equipamentos mais fracos em cômodos grandes, mais quentes ou com maior circulação de pessoas. Porém, é necessário observar as variáveis apresentadas neste texto para compreender sobre os picos de consumo de energia causados pelo sistema mais fraco. Também deve-se ter ciência dospossíveis danos que poderão surgir em função da maior demanda de trabalho do aparelho.
Abraço
Erik
Conforme nos falamos via e-mail amanhã até o final do dia lhe envio o orçamento solicitado.
Fico a disposição para o que precisar.

urtiga
30-05-2013, 21:58

o que vc fez já é meio caminho andado ...esperamos o retorno

and123re
31-05-2013, 13:33
Pessoal, obrigado pelas respostas!

Cotei o fujitsu split 12k btu quente/frio na frigelar. Eles estao sem estoque no momento, mas sai por r$2250 a vista, instalacao para a parte.

Vou procurar em outras lojas e aguardar o email do Erik.

Por enquanto e isso. Qq novidade compartilho ai.

urtiga
31-05-2013, 14:15
ok andré boa sorte ..

CJSPLIT
02-06-2013, 14:13
Parece história, mas eu fiquei um tanto quanto tímido em mencionar isso, pois mesmo sendo leigo no assunto, eu prefiro sempre aumentar um pouco para reserva. O aparelho trabalha mais folgado e ainda melhora a economia principalmente nos aparelhos com tecnologia "inverter" nos dias mais quentes. Ainda bem que o Urtiga e o caro WGPereira se pronunciaram a respeito. Se fosse aqui eu recomendaria o amigo Claudio que conhece muito do assunto e creio também opinaria desta forma.Caro Álvaro Ney...

Assino em baixo :legal:

Att.

Cláudio

Vanessa Goiânia
05-06-2013, 10:35
Jairo, você conhece o funcionamento do Multi ambientes?
Estou pensando em economizar comprando um desses, quero atender 3 quartos, todos pequenos, dois de 9m2 e um de 13m2.

Quero saber se a temperatura de dois ou três ambientes ficará igual ou se tem controle para cada saída.
A informação que tenho é de que tem de 14.000 e 18.000 Btus

O quarto de 13 metros pega sol da tarde os outros não pegam sol nenhum horário, sou da região Centro oeste, é quente e seco quase todo o ano. Qual vc me aconselha comprar de 14 ou de 18?

Eduardo 7
05-06-2013, 10:50
Vanessa,

Vc encontra o Jairo neste forum:

Eduardo

jr10
10-06-2013, 20:18
rapz to precisando da ajuda de quem entende de inverte fugitsu, é que eu to com um de 9000 btus com problema e preciso de ajuda pois desenrolo mais com os convencionais é que esse num ta funcionando e nem sei por onde começar quando ligo ele ele funciona uns 10 segundos ai para e depois só funciona a evaporadora eu olho com o alicate amperimetro e tem 220 aproximadamente na borneta da condensadora mais não funciona; manda uma dica pra mim ai galera

Erik Nava
10-06-2013, 21:02
rapz to precisando da ajuda de quem entende de inverte fugitsu, é que eu to com um de 9000 btus com problema e preciso de ajuda pois desenrolo mais com os convencionais é que esse num ta funcionando e nem sei por onde começar quando ligo ele ele funciona uns 10 segundos ai para e depois só funciona a evaporadora eu olho com o alicate amperimetro e tem 220 aproximadamente na borneta da condensadora mais não funciona; manda uma dica pra mim ai galera

jr10 sem maiores informações eu é que não saberei por onde começar a te ajudar... Alicate amperímetro 220 ??
Com o alicate amperímetro ¨A¨ se mede a amperagem ... 220 Volts certamente é a tensão de alimentação.
desenrolo com os convencionais ?????
assim fica difícil ...
Abraço
Erik

WGPereira
10-06-2013, 21:41
jr10, pelo menos verifique no painel da evaporadora algum dos led's ficam piscando quando o aparelho é ligado. E se sim como é a combinação de piscadas e a frequência (por exemplo, o led relativo ao timer pisca 4 vezes e para, retornando a sequência, e vai por aí, pois senão fica difícil, pra não dizer impossível, a galera fera que circula por aqui pelo menos tentar te ajudar).
Abraço.

rafaelmeireles
11-06-2013, 09:46
Olá Amigos bom dia,

gostaria de tirar uma dúvida, possuo um fujitsu inverter de 9000 btus e de umas duas semanas pra cá, depois de um certo tempo ligado as luzes operation(verde) e timer(vermelha) piscam juntas por 4 vezes e depois a operation(verde) pisca sozinha por 3 vezes, sempre repetindo operation(verde) e timer(vermelha) piscam 4 vezes e depois a operation(verde) pisca sozinha por 3 vezes. Detalhe que eu notei esse comportamento somente quanto está em super quiet(luz laranja), não sei dizer se acontece nas outras velocidades, e quando isso acontece ou para de gelar ou fica mais fraco. Para resolver basta desligar ou apertar o botão master control passando de cool para dry para fan para auto até retornar para cool.

Alguem já passou por isso? Sabe me dizer do que se trata?

Eduardo 7
11-06-2013, 10:15
Muito estranho... De acordo com a tabela de erros da Fujitsu a descrição do erro é "Erro na válvula de 4 vias"; mas esta válvula só existe nos aparelhos quente/frio. Porém, de acordo com a tua descrição - botão master control e a sequência cool-dry-fan-auto-cool , este aparelho é somente frio.

Talvez o Urtiga, Claudio ou Erik possam te ajudar.

Vc também pode colocar esta dúvida no forum http://www.webarcondicionado.com.br/forum/forums/10-Dúvidas-de-usuários

rsorelli
12-06-2013, 22:29
Olá pessoal.
Preciso de uma orientação de vocês.
Estou adquirindo um multi split inverter da Fujitsu para instalar em 3 cômodos da minha casa.
Chamei uma empresa aqui de SP para fazer a visita técnica e hoje recebi o resultado.

O que me saltou aos olhos e não entendi ainda é o seguinte:
O cômodo 1 irá precisar de um split de 9000 BTUs
O cômodo 2 irá precisar de um split de 9000 BTUs
O cômodo 3 irá precisar de um split de 12000 BTUs
A condensadora que me foi oferecida tem 18000 BTUs. Isso está correto ? Não deveria ser algo próximo a 30000 BTUs?

urtiga
12-06-2013, 22:47
Olá pessoal.
Estou adquirindo um multi split inverter da Fujitsu para instalar em 3 cômodos da minha casa.
Chamei uma empresa aqui de SP para fazer a visita técnica e hoje recebi o resultado.

A condensadora que me foi oferecida tem 18000 BTUs. Isso está correto ? Não deveria ser algo próximo a 30000 BTUs?

ligue 011 3149 5706 fale com o daniel ou vidigal...dá um retorno ..

Erik Nava
12-06-2013, 22:54
Olá pessoal.

rsorelli sou de São Paulo também, me chamo Erik, trabalhei no Japão com Fujitsu, Daikin, Hitachi, etc ...durante 8 anos e estou iniciando as atividades aqui em São Paulo este ano, caso necessite de uma visita técnica fico a sua disposição...
erik@eacon.net.br ou 11 9 4999 4858
Obrigado

rsorelli
12-06-2013, 22:57
Valeu Erik, vou te dar uma ligada amanhã.
Você consegue me explicar sobre essa relação de capacidade entre a condensadora e os splits?

rsorelli sou de São Paulo também, me chamo Erik, trabalhei no Japão com Fujitsu, Daikin, Hitachi, etc ...durante 8 anos e estou iniciando as atividades aqui em São Paulo este ano, caso necessite de uma visita técnica fico a sua disposição...
erik@eacon.net.br ou 11 9 4999 4858
Obrigado

Erik Nava
12-06-2013, 22:59
Valeu Erik, vou te dar uma ligada amanhã.
Você consegue me explicar sobre essa relação de capacidade entre a condensadora e os splits?

Sem dúvida, será um prazer atende-lo !
Obrigado pelo seu contato
Erik

_Flavio_
17-06-2013, 03:56
Olá, pessoal...

Pessoal,

Imaginando um Fujitsu Inverter 12000 BTU :

Qual é a temperatura que o ar deve sair da unidade interna? Existe uma temperatura entre X e Y que pode ser considerada correta? Essa temperatura de saída pode variar dependendo de qual é a temperatura que o ambiente já se encontra?

Erik Nava
17-06-2013, 10:06
Olá, pessoal...

Pessoal,

Qual é a temperatura que o ar deve sair da unidade interna? Existe uma temperatura entre X e Y que pode ser considerada correta? Essa temperatura de saída pode variar dependendo de qual é a temperatura que o ambiente já se encontra?

Bom Dia Flávio !

Existe um teste chamado Teste de Insuflamento que consiste em subtrair a temperatura medida na parte superior do aparelho pela temperatura do ar que sai pelos defletores na parte inferior do aparelho.

O ar quente entra pela parte superior do aparelho, forçado pelo movimento do ventilador interno, passa pela serpentina extremamente fria pela circulação do gás refrigerante em seu interior e este ar é expelido na parte inferior do aparelho pelo movimento do ventilador, passando pelos defletores que direcionam o fluxo de ar.

A temperatura de saída do ar pode ter variação dependendo da velocidade de funcionamento do ventilador, vamos pensar juntos...

Quanto maior a velocidade do ventilador, mais rápido o ar passará pela serpentina porém o ar tem menos tempo para se resfriar...

Quanto menor a velocidade do ventilador mais tempo o ar ficará em contato com a serpentina, tendo mais tempo para se resfriar a sua temperatura na saída da evaporadora resultará em temperaturas menos elevadas do que com o ventilador na velocidade máxima.

Voltando ao Teste, liguei na Fujitsu para te dar uma resposta precisa e segundo informação do departamento técnico a diferença de temperatura deverá ser de 10º. Lembrando que o teste consiste em subtrair a temperatura de entrada de ar na parte superior do aparelho com a saída de ar na parte inferior do aparelho.

Abraço

Erik

WGPereira
17-06-2013, 13:22
Olá, pessoal...

Pessoal,

Fiz tal teste com o meu inverter Fujitsu 12k a algum tempo utilizando um termo-higrômetro digital da Instruterm (http://www.aiqloja.com.br/termo-higrometro-digital-mod-ht-600.html)que tenho; botei a ponta do sensor de temperatura externa dentro da boca de insuflamento do AC e o aparelhinho afastado da direção de saída do vento frio para medir a temperatura ambiente de um modo mais geral (não o coloquei na parte superior do AC que é por onde ele puxa de volta o ar do ambiente). Deixei o AC setado pra 21ºC e as funções master e fan em auto e fui dormir; a temperatura ambiente antes de começar o teste estava em cerca de 31º. No dia seguinte, resgatando a memória de medições mínimas do termo-higrômetro ele acusava temperatura ambiente mínima 20,6º C e temperatura mínima la dentro da boca de saída do Fujitsu em 3,4ºC (tinha prendido o sensor atraz das aletas).
Abraço.

mariobguimaraes
27-06-2013, 15:23
Amigos, acabei de colocar um fujitsu inverter de 9.000 lá em casa. Ocorre que, quando desligado, o aparelho pisca simultaneamente as luzes de operação e de timer por 3 vezes seguidas. Após essas 3 vezes, a luz do timer pisca uma vez só. Ou seja, 3x seguidas operação e timer (simultânea) e uma sozinha da operação. A máquina funciona perfeitamente, até agora, mas as luzes não param de piscar. Alguém pode me ajudar? Desde já agradeço.

urtiga
27-06-2013, 15:42
Amigos, acabei de colocar um fujitsu inverter de 9.000 lá em casa. Ocorre que, quando desligado, o aparelho pisca simultaneamente as luzes de operação e de timer por 3 vezes seguidas. Após essas 3 vezes, a luz do timer pisca uma vez só. Ou seja, 3x seguidas operação e timer (simultânea) e uma sozinha da operação. A máquina funciona perfeitamente, até agora, mas as luzes não param de piscar. Alguém pode me ajudar? Desde já agradeço.

de acordo a correção do colega eduardo te passei mensagem de erro errada ..essa mensagem tá dando com o falha no termistor de temperatura da unidade externa ..confira se tem algum sinal de vazamento,(principalmente óleo) de gás refrigerante nas flanges talvez a falha não seja no termistor,pois pode estar vazando gás refrigerante ,por isso a temperatura muda daí o termistor percebendo a mudança de temperatura envia sinal de erro.desculpe um abraço

Eduardo 7
27-06-2013, 23:57
urtiga,

Na tabela de erros antiga esse erro - led operation 3x e led timer 4x - era descrito como "Erro no termistor da temperatura externa"
e o "Erro no botão Auto" era led operation 4x e led timer 2x

A tabela mudou tanto assim?

Um abraço,
Eduardo

urtiga
28-06-2013, 08:38
urtiga,rsrsrsrsrs

Na tabela de erros antiga esse erro - led operation 3x e led timer 4x - era descrito como "Erro no termistor da temperatura externa"
e o "Erro no botão Auto" era led operation 4x e led timer 2x

A tabela mudou tanto assim?

Um abraço,
Eduardo

obrigado !não ..ela tá certa e vossa exma pessoa também.. ...contei 4 na operação rsrs

mandei a apostila nova pro claudio vou mandar uma pra tu (vc sabe que vc merece rsrsrsrs) ..manda via mp seu endereço ...isso pode ser falta de gás pois o parametro de temperatura muda daí o sinal de erro...eu tô percebendo umas pequenas diferenças entre as duas apostilas algumas mensagens que uma tem outra não tem ..não nesse caso que foi falha minha depois que vc receber a nova dá uma conferida ...

portanto obrigado vou apagar a postagem..

CJSPLIT
28-06-2013, 18:22
Mario. se os leds da evaporadora piscam com a maquina desligada é por que conectaram a parte eletrica na condensadora. e isto está errado.
A nao ser que seja série G
Qualquer duvida estou nao só eu mas varios a disposiçao.
Att.

Cláudio

---------- Mensagem adicionada às 18:22 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 18:18 ----------

obrigado !não ..ela tá certa e vossa exma pessoa também.. ...contei 4 na operação rsrs

mandei a apostila nova pro claudio vou mandar uma pra tu (vc sabe que vc merece rsrsrsrs) ..manda via mp seu endereço ...isso pode ser falta de gás pois o parametro de temperatura muda daí o sinal de erro...eu tô percebendo umas pequenas diferenças entre as duas apostilas algumas mensagens que uma tem outra não tem ..não nesse caso que foi falha minha depois que vc receber a nova dá uma conferida ...

portanto obrigado vou apagar a postagem..Urtiga..
Valeu por mandar a apostila. vou esperar chegar e dar uma olhada tem sempre algo novo..

Att

Cláudio

urtiga
28-06-2013, 20:52
Mario. se os leds da evaporadora piscam com a maquina desligada é por que conectaram a parte eletrica na condensadora. e isto está errado.
Att.

Cláudio

---------- Mensagem adicionada às 18:22 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 18:18 ----------

Urtiga..
Valeu por mandar a apostila. vou esperar chegar e dar uma olhada tem sempre algo novo..

Att

Cláudio
vc ainda não recebeu a sua apostila ? te mandei a primeira acho que ano passado ou retrasado,agora te enviei a segunda já faz um tempo...quanto a dar sinal de erro desligado,acho que esse condicionador do colega tá com falta de gás ...já aconteceu comigo de ficar dando mensagem de erro mesmo com ela desligada ..era falta de gás ...vamos esperar o colega responder ...

CJSPLIT
29-06-2013, 07:25
vc ainda não recebeu a sua apostila ? te mandei a primeira acho que ano passado ou retrasado,agora te enviei a segunda já faz um tempo...quanto a dar sinal de erro desligado,acho que esse condicionador do colega tá com falta de gás ...já aconteceu comigo de ficar dando mensagem de erro mesmo com ela desligada ..era falta de gás ...vamos esperar o colega responder ...urtiga recebi sim rsrsrs me perdoe é que confundi com a da Daikin rsrs.Se for falta de gas menos mal. é que o borne da condensadora X evaporadora do Fujiitsu 9k vem as letras( L N 3) e tem gente pensando que o LN é energia e NAO é,se ligar a energia no LN a evaporadora vai piscar os leds mesmo desligada.
Abraço
Att,

Cláudio

urtiga
29-06-2013, 08:48
urtiga recebi sim rsrsrs me perdoe é que confundi com a da Daikin rsrs.Se for falta de gas menos mal. é que o borne da condensadora X evaporadora do Fujiitsu 9k vem as letras( L N 3) e tem gente pensando que o LN é energia e NAO é,se ligar a energia no LN a evaporadora vai piscar os leds mesmo desligada.
Abraço
Att,

Cláudio

pode ser isso também mas geralmente quando isso acontece só pisca a do timer ...eu já errei já fiz essa confusão só que no caso a danada não partiu só ficou dando o sinal do erro,mas não podemos excluir a possibilidade então obrigado...

hpina
29-06-2013, 10:58
Pessoal, sou mais um aqui do fórum a recomendar o trabalho do Cláudio da CJSPLIT.
Me salvou de uma grande enrascada com a manutenção do meu Fujitsu.
Além de muito atencioso, ele sabe do que está falando.
Não coloquem as suas máquinas na mão de qualquer curioso ou instalador de esquina.

O Cláudio é profissional de primeira! Recomendo!

urtiga
29-06-2013, 11:13
Pessoal, sou mais um aqui do fórum a recomendar o trabalho do Cláudio da CJSPLIT.
Me salvou de uma grande enrascada com a manutenção do meu Fujitsu.
Além de muito atencioso, ele sabe do que está falando.
Não coloquem as suas máquinas na mão de qualquer curioso ou instalador de esquina.

O Cláudio é profissional de primeira! Recomendo!

obrigado pelo retorno..os colegas com seus retornos e recomendações vão nos ajudando e também ao restante dos colegas para que fiquem livres dos atiradores de split na parede e seu assessor e decorador o pendurador de split na parede

WGPereira
29-06-2013, 13:44
Atenção galera. Pra quem é "louco por ferramentas" tem tópico novo no nosso fórum criado pelo nosso colega e competente profissional, Erik Nava: visite e participe - http://www.htforum.com/vb/showthread.php/216521-Loucos-por-Ferramentas?highlight=loucos+por+ferramentas.
Abraço.

eliasreistf
30-06-2013, 17:04
Meu Fujitsu ASBA12JGC (frio) liga, mas o led Operation depois apaga e fica piscando sozinho o TIMER 2 vezes seguidas. Alguém saberia dizer o que pode ser?

urtiga
30-06-2013, 17:39
Meu Fujitsu ASBA12JGC (frio) liga, mas o led Operation depois apaga e fica piscando sozinho o TIMER 3 vezes seguidas. Alguém saberia dizer o que pode ser?

comigo quando isso aconteceu uma vez foi a interligação de comando e eletrica entre as unidades mal conectada ,a segunda o disjuntor estava com problemas em um dos seus terminais, a terceira liguei a alimentação errado numa de 24k que não é seu caso

verifique a interligação de comando verifique a sequencia de corese e numeros se estão bem conectadas,alimentação eletrica se está com a voltagem certa etc ..mas resolvi meus problemas e de alguns colegas do forum dessa maneira

dá um retorno para que os colegas fiquem a par do que aconteceu e a solução e se vc não resolveu dá um alÔ obrigado ...

eliasreistf
30-06-2013, 18:11
Corrigindo, 2 vezes que pisca.

urtiga
30-06-2013, 18:56

interligação de comunicação eletrica e de controle entre as unidades com problemas ou alimentação ..com certeza verifique e dá um retorno

mariobguimaraes
01-07-2013, 12:38
Cláudio, agradeço pela atenção. A máquina é o modelo ASBA09JGC, nº de série E065548, Unidade Externa aplicável AOBR09JGC. A equipe de instalação falou que as luzes piscando seriam em decorrência da falta de um 4º fio na instalação do prédio para utilização em ar condicionado. Com isso, as luzes seriam a pedida por mais um fio pela máquina. Procede? Estou com receio de que a máqina esteja com problema e os instaladores não tenham conhecimento. Mais uma vez, obrigado.
Mario Guimarães

Att.

Cláudio

Urtiga..

Att

Cláudio

WGPereira
01-07-2013, 15:08
Meu Fujitsu ASBA12JGC (frio) liga, mas o led Operation depois apaga e fica piscando sozinho o TIMER 2 vezes seguidas. Alguém saberia dizer o que pode ser?

Caso consiga corrigir o problema positivamente com as informações dadas pelo nosso amigo urtiga, beleza! Se não der certo e sendo o problema mais série, faça contato então com o nosso amigo Claudio pra te prestar atendimento, pois ele conhece muito os aparelhos da Fujitsu.
Abraço.

CJSPLIT
02-07-2013, 06:28
Cláudio, agradeço pela atenção. A máquina é o modelo ASBA09JGC, nº de série E065548, Unidade Externa aplicável AOBR09JGC. A equipe de instalação falou que as luzes piscando seriam em decorrência da falta de um 4º fio na instalação do prédio para utilização em ar condicionado. Com isso, as luzes seriam a pedida por mais um fio pela máquina. Procede? Estou com receio de que a máqina esteja com problema e os instaladores não tenham conhecimento. Mais uma vez, obrigado.
Mario GuimarãesMario, nao procede pois ja instalei deste modelo somente com 2 positivos,sem o fio de aterramento e os leds nao piscam. pede para que revejam a instalaçao pergunte se eles tem a tabela de erros. o Urtiga disse que com ele aconteceu algo parecido e foi falta de Gás.
Qualquer duvida estamos a disposiçao.

Abraços

Att,

Cláudio

WGPereira
02-07-2013, 13:09
Supondo que provavelmente esse 4º fio citado como ausente deva ser o de aterramento que é algo importante, pois além de dar maior garantia para o bom funcionamento do AC, também pode aumentar a segurança do usuário contra possíveis choques ao tocar nas partes metálicas do aparelho. Mas, reforçando o que o Claudio escreveu acima, o meu aparelho também foi instalado apenas com dois fios fase (positivos) e sem fio terra e funciona perfeitamente a mais de dois anos sem piscar nenhum led.
Abraço.

Erik Nava
02-07-2013, 13:19
Estou com receio de que a máqina esteja com problema e os instaladores não tenham conhecimento. Mais uma vez, obrigado.
Mario Guimarães

Falta de conhecimento técnico adequado é o que mais temos no Brasil, infelizmente...

claudinha_gon
02-07-2013, 18:07
Prezados, preciso muito da ajuda de vocês. Mudarei pra um apartamento novo, todo preparado pra receber condicionadores de AR. Decidi comprar os condicionadores da FUJITSU por serem os melhores do mercado, economizaram energia etc.
No entanto, o instalador, ao chegar em meu apartamento disse que, para instalação do inverter da FUJISTU seria necessária a retirada do Disjuntor DR, ligando o condicionador de AR no Disjuntor Geral do Apartamento. Ele disse que isso só acontece com os condicionadores de 9 e 12 mil BTUS e com os que de maior potência não havia necessidade. Essa informação procede? Há necessidade de retirada do disjuntor DR? Não estou segura em fazer essa retirada. Por favor, me ajudem.

---------- Mensagem adicionada às 18:07 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 18:00 ----------

Foi dito que para fazer a alimentação da evaporadora (interna) a partir da condensadora (externa) nas maquinas de menor potencia (acho que as de 12000 e 9000 BTU) é preciso tirar o circuito de alimentação do Disjuntor DR.

Esta informação procede?? Obrigada

Thom4z
02-07-2013, 18:42
Boa noite

Adquiri dois splits da Fujitsu, um de 9.000 quente/frio (ASBA09LGC/AOBR09LGC) e outro de 18.000 frio (ASBA18JCC/AOBR18JCC). Meu apartamento ainda está em reforma e precisei desligar tudo no quadro de luz para algumas alterações de elétrica. Ao ligar novamente, a evaporadora do modelo de 9000 emitiu 4 ruídos espaçados.

Fiz o teste mais vezes e o barulho ocorreu em todos, 4 toques. Procurei em manuais e FAQs, mas não encontrei nada a respeito.
Gostaria de saber se alguém já viu isso acontecer, se é normal ou há algum problema com a evaporadora.

Thomaz

urtiga
02-07-2013, 21:27
Prezados, preciso muito da ajuda de vocês. Mudarei pra um apartamento novo, todo preparado pra receber condicionadores de AR. Decidi comprar os condicionadores da FUJITSU por serem os melhores do mercado, economizaram energia etc.
No entanto, o instalador, ao chegar em meu apartamento disse que, para instalação do inverter da FUJISTU seria necessária a retirada do Disjuntor DR, ligando o condicionador de AR no Disjuntor Geral do Apartamento. Ele disse que isso só acontece com os condicionadores de 9 e 12 mil BTUS e com os que de maior potência não havia necessidade. Essa informação procede? Há necessidade de retirada do disjuntor DR? Não estou segura em fazer essa retirada. Por favor, me ajudem.

---------- Mensagem adicionada às 18:07 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 18:00 ----------

Foi dito que para fazer a alimentação da evaporadora (interna) a partir da condensadora (externa) nas maquinas de menor potencia (acho que as de 12000 e 9000 BTU) é preciso tirar o circuito de alimentação do Disjuntor DR.

o certo é se ter um circuito dedicado com disjuntor para cada condicionador... vc tem que conversar com o RT que construiu seu prédio ..pois se esta instalação já estava prevista e a carga tanto termica como elétrica calculada e pré estabelecida e que esse RT que calculou essa demanda de carga entende ou for capacitado pra isso essa conversa desse instalador está no minimo estranha ..e assim de longe fica difícil entender como está distribuição desses os circuitos

se for possível conversar como engenheiro elétrico ou responsável tecnico(RT) que projetou seu prédio beleza ,se não um eletricista gabaritado,bem recomendado ou conhecido seria aconselhável..se esse link ajudar é sobre o que é disjuntores DR e sua principal função http://pt.wikipedia.org/wiki/Disjuntor_diferencial

qualquer dúvida é só postar ..temos colegas bastantes capacitados no forum ..com certeza eles também vão opinar a respeito

---------- Mensagem adicionada às 21:27 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 21:21 ----------

Boa noite

Adquiri dois splits da Fujitsu, um de 9.000 quente/frio (ASBA09LGC/AOBR09LGC) e outro de 18.000 frio (ASBA18JCC/AOBR18JCC). Meu apartamento ainda está em reforma e precisei desligar tudo no quadro de luz para algumas alterações de elétrica. Ao ligar novamente, a evaporadora do modelo de 9000 emitiu 4 ruídos espaçados.

Fiz o teste mais vezes e o barulho ocorreu em todos, 4 toques. Procurei em manuais e FAQs, mas não encontrei nada a respeito.
Gostaria de saber se alguém já viu isso acontecer, se é normal ou há algum problema com a evaporadora.

Thomaz

todos os condicionadores de parede apitam quando recebem alimentação ou a volta da energização...agora apitar 4 vezes eu não me lembro de nenhum mesmo fujitsu ..se eles estão operando normalmente e sem nenhuma mensagem de erro podemos considerar que esses apitos estariam dentro de sua normalidade operacional mas se vc quiser conferir ligue 011 3149 5706 fale com o vidigal ou daniel não deixe de postar o resultado da sua consulta

Erik Nava
02-07-2013, 22:21

claudinha_gon, este instalador é realmente confiável ??
Retirar o disjuntor dedicado para usar o geral é um pedido um tanto confuso ... a recomendação é justamente um disjuntor dedicado ao aparelho de ar condicionado e o instalador quer elimina-lo ??
Podemos dizer que as informações que o instalador lhe passou são no mínimo desencontradas.
Procure uma segunda opinião aí em Brasilia e escreva-nos o resultado.
Atenciosamente
Erik Nava

---------- Mensagem adicionada às 22:21 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 22:16 ----------

Boa noite

Thomaz

Thomaz,

Ótima referência a do nosso amigo urtiga... ligue diretamente no departamento técnico da Fujitsu...
Há quanto tempo estão instalados seus equipamentos ?? Se ainda estão na garantia peça a empresa que efetuou a instalação lhe fazer uma visita.
Eu nunca presenciei tal aviso sonoro em aparelhos Fujitsu.
Atenciosamente
Erik

Massa.D
02-07-2013, 23:13
Alguém poderia indicar uma boa loja/site para compra do Fujitsu?

Eduardo 7
02-07-2013, 23:44

Procure outro instalador.