PDA

Ver Versão Completa : Algumas ideias e Projetos com LED - AJUDA



msouza
03-03-2009, 19:05
Galera. Tô pensando em fazer umas coisas em casa. :) rsrsrs...

Sou técnico em eletrônica, mas me formei fazem uns 15 anos, então já esqueci boa parte da pratica, apesar de continuar lendo, lembrar muita coisa, etc...

Vamos a pratica.
A minha ideia é a seguinte...

Quero montar BARRAS DE LEDS em canaletas de passar fio (Saca, aquelas que gruda na parede... ???) Então...

Tô pensando em usar LEDs brancos de alto brilho dentro de uma canaleta, furar a canaleta toda e botar os leds pra fora, e lixar suas cabeças, pra ter uma luz mais difusa...

Essas "barras" teriam várias utilidades em casa. :)


1 - Colar barras proximas ao rodapé do corredor, com um sensor de presença ou um LDR (sensor de luz), pra iluminar o corredor à noite, quando alguém precisar ir a cozinha pegar agua, ou coisa assim... Ou mesmo meu filho pequeno quando acorda a noite...

2 - Usar sobre a Pia para iluminar a bancada (nesse caso acho que precisaria de mais leds e em carreira dupla talvez...)

3 - Usar uma barra colada ao topo do armário com um sensor do tipo magnético, quando quando eu abrir a porta, de cada armário, o interior do mesmo ser iluminado...

Bom..São várias ideias e aplicações. A pergunta é...

Qual a conta mesmo que eu faço, pra ligar Tantos LEDS em paralelo ou em serie a alimentação 110 ?

E qual tipo de LED seria o ideial pra um projeto assim ?

Eu posso também usar fontes, tipo de 220, mas seria melhor usar LEDs com Diodos/Resistores, pq a fonte ocupa um baita espaço e é feia, não dá pra embutir ou esconder facilmente... (Só no caso da bancada da pia que posso deixar dentro do armário da cozinha...)
No caso do armário de Roupa, penso em usar até pilhas mesmo, já que o uso vai ser BEM menor...

No caso do Corredor, acho que fonte, ficaria inviável...Por não ter como esconde-la...

Alguém já pensou ou fez algo assim aqui ???

Outra ideia que tive besta...

Alguém sabe como faço um circuito, para fazer um LED oscilar lentamente, de apagado até totalmente aceso, e até apagado novamente. ? Me amarro nesse ciclo...Fica que nem a luzinha de POWER dos notebooks da APPLE. Acho irado o efeito. :)
Queria reproduzir o mesmo, dentro dos espelhos de casa colocando um LED dentro de cada Espelho com o circuito para achar os interruptores a noite. :)
Nesse caso, usaria a alimentação puxada direto do interruptor (dá né ?)


PS :
Tenho um Conhecido que trabalha com ACRILICO, tava pensando em pedir uma canaleta de acrilico pra ele, pra testar, deve ficar BEM legal também ! :)

lightium
03-03-2009, 19:15
msouza

Nossa, quantas idéias legais, vou acompanhar o tópico de perto, pena não poder lhe ajudar muito.

O calculo básico eu posso ajudar...


(tensao de entrada) - (tensao do led) / (corrente do led) = (valor do resistor)


Exemplo:

12v - 3v / 0,01 = 900
900 ohms
0,01 = 10mA



Existe também este site:

http://www.casemodbr.com/resistor.htm

Ele faz o calculo automaticamente. :legal:

Acabei de perceber, o sistema aceita somente até 32 volts no campo tensão. :aiai:


Grande abraço amigo, e boa sorte em seus projetos.

lightium
03-03-2009, 19:19
Ops, duplicou...

:clown:

Peço desculpas.

vintagero
03-03-2009, 23:19
Cara, só que usar somente um diodo e ligar todos os leds em série para poder ligar depois tudo em 110 V, os leds vão ficar oscilando em 60 hz, dependendo do jeito que você olha da para ver eles piscando.
Acho muito ruim essa oscilação. Da uma impressão estranha.


:legal:

Led-SP
04-03-2009, 00:14
... os leds vão ficar oscilando em 60 hz, dependendo do jeito que você olha da para ver eles piscando.

Cara.... só verá oscilar se for um super homem....

msouza
04-03-2009, 10:24
Então, até onde li e lembro, pode oscilar mesmo usando somente 1 diodo, pq ele cata só meio ciclo, e ignora o ciclo seguinte, porém vi que usando 2 diodos ou uma ponte com 4 diodos elimina essa ocilação.

Só pretendo usar direto no 110 a ideia da lampada piloto dentro dos espelhos. Onde puder usar fontes velhas (carregadores de celular, e outras fontes DC), eu vou tentar usar. Tenho um monte de fontes velhas em casa dessas pequenas. :) Parece que é melhor usar pra não ter perigo de oscilar ou queimar os Leds...
Eu sei que cada LED geralmente precisa de 3v, mas por exemplo, se eu tiver uma fonte de 12v não consigo acender tipo 20 Leds ? Com algum circuito mesmo que simples ? Ou SEMPRE terei que ter a tensão igual a soma de todos os LED ???

Tipo 20 Leds = 20 x 3v = 60v ???

Não deve ser assim né ? Já que existem lanterninhas de LET, com 15, 20 LEDs alimentados por poucas pilhas... Deve depender da forma que se liga, certo ? (Serial ou paralelo)...

Bom, quem estiver mais fresco em eletrônica que puder tirar essas duvidas bestas, dá um toque !

Valeu pelas dicas já dadas !

Outra ideia que tive, é fazer uma barra de Leds pra por atrás das TVs de casa ! :) E do monitor de computador também. Isso alivia o stress visual de ficar assistindo tudo no escuro e melhora a sensação de contraste da Tv... .:)
Sei que já existem barras de Leds prontas à venda. Vou ver o que é mais viavel pra cada caso. O que eu for executando e posto aqui se deu certo. :)

hehehe. abraços !

lightium
04-03-2009, 16:21
Tipo 20 Leds = 20 x 3v = 60v ???

Não deve ser assim né ? Já que existem lanterninhas de LET, com 15, 20 LEDs alimentados por poucas pilhas... Deve depender da forma que se liga, certo ? (Serial ou paralelo)...

Olá amigo...

Se você ligar um led paralelamente ao outro, você precisará da mesma tensão, porém o consumo de corrente será somado, caso use ligação em série, a tensão de um, será somado ao outro, e o consumo de corrente continua o mesmo.

Para fazer o calculo de resistor usando a formula que postei acima, leve em consideração os dados do exemplo acima, e faça o calculo como se fosse um único led. Exemplo, se você ligar dois em serie, use 6v e 30ma, no calculo, se ligar em paralelo, use apenas 3v, porém 60ma. A única diferença fica na potência do resistor, que deverá suportar a quantidade de leds que você irá ligar.


Grande abraço amigo.

vintagero
04-03-2009, 17:48
Cara.... só verá oscilar se for um super homem....

Mas da para ver sim, eu substitui lâmpadas de dial de um receiver por leds, e da para ver a oscilação sim, mas olhando meio que de canto de olho.
No caso as lampadas eram ligadas em um enrolamento especifico na saida do trafo principal (AC) coloquei um diodo para os leds.

Msouza, acho que mesmo usando 2 ou ponte de 4 diodos vai oscilar, para retirar a oscilação tem que colocar um capacitore de filtro, só que o capacitor vai fazer aumentar a tensão DC, ai tem que ter mais cuidado na hora dos calculos.

Tem um tipo de fonte muito pequena em tamanho que da para fazer com 1 capacitor de poliester + ponte de diodos + resistor + capacitor eletrolitico + zener se for nessesário.

:legal:

sepacheco
04-03-2009, 18:33
Não compensa fazer na mão, há menos que seja pela diversão.

Tempronto e Barato para comprar:

Barra de Leds:

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.5254
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.16868
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.13179


Fonte para ligar em AC:
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.14034

8 dolares e dá pra ligar até 60 Leds de alto Brilho....


Mais por aqui:

http://www.dealextreme.com/search.dx/search.LED

O Site é de extrema confiança faz 2 anos que compro lá e não falhou uma unica vez. Basta ter um cartão de credito internacional e uma conta no Pay Pal. Os produtos tem frete gratis. PODE cair na receita, o imposto é 60% do valor da compra. Minha media de caida na receita é de 10%

[]

Sandro

msouza
06-03-2009, 11:45
óoo. Legal. Pra alguns casos vai resolver mesmo. Não sei na cozinha, mas vou dar uma boa fuçada. TAva vendo barras prontas no ML também. Mas a maioria é bem curta, a da cozinha, teria que ter tipo uns 2 metros !!!

Talvez essa eu tenha que fazer mesmo. Mas legal a dica ! :) Vou fuçar lá...

DE fonte, tava pensando em pegar umas velhas que tenho em casa, de celular, etc, só vou ficar ligado, claro na voltagem/amperagem pra por os resistores certos. :)

Boa dica ! Nao conhecia esse site. :) Sabado devo ir na efigenia também catar algumas coisas...

wolingeraguinaldo
01-08-2011, 00:35
OLÁ AMIGO TEM UM JEITO DE LIGAR LED COM SEGURANÇA SEM DANIFICAR.
VAMOS LÁ PRIMEIRO VAI PRECISAR DE UM TRANSFORMADOR DE 12v 500 MA OU ATÉ 30v
SEGUNDO UM OU MAIS REGULADOR DE 6v VAI DEPENDER DE QUANTOS LEDS VAI LIGAR COM UM FIO DE REDE PODERÁ DISTRIBUIR A VOLTAGEM DE 6V LIGANDO 2 LED EM SERIE COMO CADA É 3V 3+3=6, ENTÃO COLOQUE O REGULADOR DE 6V (LA7806) EM UM ALUMÍNIO DISSIPADOR DE CALOR É FACIL DE LIGAR ELE TEM 3 PERNAS
PERNA 1 LIGA A VOLTAGEM DE 12V OU ATÉ 30
PERNA 2 E O NEGATIVO
PERNA 3 SAI A VOLTAGEM DE 6V http://img6.mediafire.com/54525c2bb450e8ee003e4c98ce7e6beb7f115b6898b5c22560 8d547bee0dbda95g.jpg

OldShark
04-08-2011, 21:11
Boas msouza.
Minha eletrônica tb é muiiiiito velhinha, ainda tive muita aula de válvula nos tempos do cefet, ehehehe
Mas vamos lá. Já existe muita coisa pronta nesse sentido pra vc não ter que esquentar muito a cabeça. Dê uma zoiada nesse site http://www.sparktech.com.br/index.htm, ou coloque no google "barra de leds".
Uma opção legal pra controle de leds pode ser o uso do arduino, coloque "arduino" no google e tb acharas muita coisa legal.
[]'s

Smartx21
07-08-2011, 20:58
Já fiz várias montagens com LEDs brancos, de alto brilho, dentre elas: iluminação de emergência, iluminação para leitura, lanterna, etc.
Sugiro usar bateria de 12V, do tipo para no-break, assim suas montagens poderão funcionar também na falta de energia.
Você também poderá fazer uso de materiais reutilizáveis, como carregadores de celular. Neste caso, com baterias de 6V.
Em um dos sistemas de emergência, utilizei um carregador de celular, uma bateria de 6V, e um circuito adicional para cortar a energia que vai para a bateria, de forma a não exagerar na carga. Funcionou perfeitamente, prolongando a vida útil da bateria, ao contrário dos sistema xing ling, onde esta dura poucos meses e acaba tudo virando lixo.
Também já utilizei um sistema de controle de intensidade baseado em mosfet, na configuração de fonte de corrente constante, mantendo a intensidade dos LEDs constante, independentemente da tensão da bateria.
Usando LEDs de 3,6V, você pode colocar dois a dois em série; para 12V, grupos de quatro.
Todos os circuitos que implementei foram baseados em projetos tirados da Internet, adaptados para as minhas necessidades.
Estou à disposição para trocar ideias e postar os circuitos.

tiagoj21
08-08-2011, 08:42
Bom dia colega,

se você quiser também fazer um sequencial de barra/ponto utilizando leds de brilho e potência mais altos pode utilizar isso aqui:
54869
Trata-se de um circuito simples utilizando um LM3915, no qual, para cada uma das saídas você utiliza un transístor PNP tipo BC327, BC557.... para poder conectar Led's de alta potência sem queimar o C.I.

Sucesso na montagem!