PDA

Ver Versão Completa : Calcule seu Ar Condicionado.

CarlosGTB
12-03-2009, 13:36
Pessoal ,

Lendo esta sessão do forum , vi que muitos tem dificuldade para dimensionar o ar condicionado.
Vou passar para voces como calcular a necessidade em "BTU's" para qualquer ambiente :

Precisamos das seguintes informações :

1 - tamanho do ambiente (em m²)
2 - Janelas ...................(em m²)
3 - Iluminação................(por luminária)
4 - Aparelhos eletronicos..(por aparelho)
5 - Numero de pessoas no ambiente
6 - Calor rejeitado

Como Calcular :

1 - para cada m² do ambiente são necessários.........: 600 BTU
2- para cada m² de janela são necessários.............: 250 BTU
3 - para cada lampada ou luminária são necessários..: 150 BTU
4 - para cada aparelho eletronico* são necessérios...: 150 BTU
5 - para cada pessoa são necessários.....................: 450 BTU
6 - O Calor rejeitado (explico mais na frente).

exemplo :

1 sala de HT com 5m x 4m, 1 janela de 1,4m x 1,2m, para 6 pessoas, com 1 TV 42", 1 receiver, 1 dvd, 1 BRD, 1 PS3, 6 luminárias.

teremos então o seguinte:

1 - sala de 20m²..................... 12.000 BTU
2 - Janela de 1,68m² .............. 420 BTU
3 - 6 luminárias ..................... 900 BTU
4 - 5 aparelhos eletronicos ..... 750 BTU *¹
5 - 6 pessoas ....................... 2.700 BTU

Sub-Total ........................ : 16.770 BTU

6 - Calor rejeitado *² .. 15% ..: 2.515 BTU

Total ........................ : 19.285 BTU

*¹ - Se voce tem aparelhos especiais (que esquentam muito) voce deve tomar cuidado com a quantidade, se por exemplo for só "1" amplificador valvulado, voce pode tirar a diferença no "calor rejeitado" , mas se forem vários voce deve aumentar a carga (uma boa idéia e "dobrar o valor" 300 BTU para cada um).

*² - Calor Rejeitado = esse valor deve variar entre 10 e 15% do sub-total, sendo 10% para condições normais e 15% para condições especiais, ou seja, se a sua sala recebe sol o dia todo, se uma das paredes estão sempre quentes(do sol), se vc mora em uma região muito quente (norte-nordeste) e também para os casos em que os aparelhos esquentam bastante.
Outra situação , é a diferença de pé direito (altura do ambiente), esse cálculo leva em consideração o pé direito padrão , ou seja , 2,80m. Se seu ambiente tem um pé direito maior , voce tem que calcular a diferença percentual e acrescentar nos 15% de calor rejeitado. [exemplo A¹]. (ou seja , este é um valor de segurança, ele serve para cobrir qualquer carga que voce não conhece, despresou ou é fora do padão).

sendo assim temos um calculo de "19.285 BTU" para a sala exemplo.

A - O que voce deve comprar?
B - 18000 BTU é sub dimensionado?
C - Vou ter que colocar um 24000 BTU?

bom vão surgir outras perguntas e vou respondendo para voces... mas estas eu responderia assim :

A - Tanto faz , split, inverter, parede, portatil, etc..etc.. etc... , vai muito do seu gosto ou do seu bolso.

B- Depende : se voce usa seu HT por exemplo 2~3 hs por dia , não eh sub dimensionado, mas se o uso for mais pesado , vc deve se preocupar em colocar um mais adequado.
não se esqueça que vc configurou para 6 pessoas , elas vão estar SEMPRE presentes?
Um 18000 vai dar conta do recado , mais vai funcionar muito tempo , gastando mais energia.

C- Se seu uso é constante e o numero de pessoas na sala é sempre 5 ou 6 , voce vai ter um equipamento bem adequado , que funciona só o necessário , evitando gastos extras de energia.

Exemplo A¹ : (diferença percentual para pé direito fora do padrão)

Uma sala medindo 4m x 5m tem 20m² e com pé direito de 2,8m tem 56m³ (Ω)
Uma sala medindo 4m x 5m tem 20m² e com pé direito de 3,2m tem 64m³ (β)
então a diferença percentual é de 14%(x) ou seja voce acrescenta + 14% no calor rejeitado.

Calculo :

x = ((β ÷ Ω)-1) x 100
x = ((64 ÷ 56)-1)x100
x = ((1,14)-1)x100
x = (0,14)x100
x = 14

bom... é isso.... qualquer dúvida é só perguntar

um abraço gelado a todos :legal:

Carlos :uhu:

CarlosGTB
12-03-2009, 13:43
vou colocar aqui alguns links para calculo de consumo de energia.

1° link - consumo de splits e de inverters ( voce precisa saber quantos watts é seu aparelho) :

http://br.fujitsu-general.com/web/index.php?canal_pai=2&canal_avo=&id_canal=685

2° link : Site da Springer e seu calculador virtual (cuidado na hora de informar equipamentos, amplificadores e equipamentos que esquentam muito devem ser cuidadosamente considerados [se esqentam muito valem por 2 ou 3])
Notem que o Pé direito não eh considerado aqui também.

http://www.springer.com.br/springer/site/dimensionador/dimensionador.asp

Christino
13-03-2009, 10:26
Não preciso calcular, mas devo agradecer. Vai ajudar muita gente aqui.

há brasso

Dennis
21-03-2009, 19:36
Belo tópico. :aplauso:

kansei
22-03-2009, 02:06
esse tópico vai ajuda bastante gente.

só tem uma coisa que estou na duvida esse calculo é levando em consideração qual altura?

pelo que eu saiba tem diferença dependendo a altura do pé direito o mesmo calculo não pode ser usado, pois tem bastante diferença de volume uma sala de 20m² com altura 2,60 para outra sala com os mesmos 20m² porem com 3,20 de altura.

jairo bertoni
22-03-2009, 17:09
esse tópico vai ajuda bastante gente.

só tem uma coisa que estou na duvida esse calculo é levando em consideração qual altura?

pelo que eu saiba tem diferença dependendo a altura do pé direito o mesmo calculo não pode ser usado, pois tem bastante diferença de volume uma sala de 20m² com altura 2,60 para outra sala com os mesmos 20m² porem com 3,20 de altura.

No japão ,eles calculam para cada 50m/3 dá pra + ou - 12.000btu´s .

claro que existem fatores que minimizam ou pioram esse calculo mas
a principio é bem aproximado

um abraço jairo

CarlosGTB
24-03-2009, 14:46
:legal::legal::legal:só tem uma coisa que estou na duvida esse calculo é levando em consideração qual altura?

pelo que eu saiba tem diferença dependendo a altura do pé direito o mesmo calculo não pode ser usado, pois tem bastante diferença de volume uma sala de 20m² com altura 2,60 para outra sala com os mesmos 20m² porem com 3,20 de altura. :legal::legal::legal:

realmente , vc esta certo , faltou essa informação no topico (em calor rejeitado)
vou atualizar.
obrigado

carlos

DSATO
24-03-2009, 20:26
Pessoal:

Outra opção vcs podem encontrar no site: www.springer.com.br. Ao entrar no site clique em CARRIER e depois no lado esquerdo da página clique em DIMENSIONADOR VIRTUAL. Esta ferramenta é bastante fácil de mexer e com figuras de ilustração que torna um ambiente agradável de se brincar.

EXPERIMENTEM!!

Sato.

jairo bertoni
26-03-2009, 20:59
:legal::legal::legal:só tem uma coisa que estou na duvida esse calculo é levando em consideração qual altura?

pelo que eu saiba tem diferença dependendo a altura do pé direito o mesmo calculo não pode ser usado, pois tem bastante diferença de volume uma sala de 20m² com altura 2,60 para outra sala com os mesmos 20m² porem com 3,20 de altura. :legal::legal::legal:

realmente , vc esta certo , faltou essa informação no topico (em calor rejeitado)
vou atualizar.
obrigado

carlos

carlos primeiramente meus parabéns ,bicho vc foi dez!!!! :aplauso: :legal:

Na verdade se vc achar a área das paredes(insolação ou incidencia de sol),vc já estará automaticamente colocando no calaculo de perdas o pé direito independente da altura do mesmo.

icefly
23-08-2009, 02:33
Boa iniciativa :legal:
Me inscrevendo no tópico prá não perder ele de vista.

CEPS
30-08-2009, 14:53
Ótimo tópico! Estava procurando algo que fosse preciso, pois estava com várias dúvidas!

Montei o modelo abaixo para o meu caso:

1 - para cada m² do ambiente são necessários.........: 600 BTU
4 * 3,21 = 12,84 * 600= 7704 BTU
2- para cada m² de janela são necessários.............: 250 BTU
3 * 250 = 750
3 - para cada lampada ou luminária são necessários..: 150 BTU
1 * 150 = 150
4 - para cada aparelho eletronico* são necessérios...: 150 BTU
4 * 150 = 600
5 - para cada pessoa são necessários.....................: 450 BTU
2 * 450 = 900
6 - O Calor rejeitado.
10104 * 1,15 = 11619,6

Só uma dúvida, meu quarto tem pé direito de 2,65, mas como é sob laje e no verão é bem quente, moro no Rio de Janeiro, deixei o calor rejeitado em 15% mesmo.

Vou comprar um ar-condicionado de 12000 concordam?

Obrigado e valeu CarlosGTB por este tópico!

inkifire
28-09-2009, 09:26
Quero colocar ar-condicionado na minha sala de estar/jantar. Ela tem 7,45 x 4,00m = 29,80m2. Fiz todos os cálculos e com 15% de calor rejeitado, achei o valor de 24.000 btus. Minha dúvida é:

Como o comprimento da sala tem quase o dobro da largura (retângulo), o ideal seria colocar um aparelho somente na parte da largura ou dois aparelhos no comprimento?

|____________________|

ou

|____________________|

jairo bertoni
28-09-2009, 11:51
Quero colocar ar-condicionado na minha sala de estar/jantar. Ela tem 7,45 x 4,00m = 29,80m2. Fiz todos os cálculos e com 15% de calor rejeitado, achei o valor de 24.000 btus. Minha dúvida é:

Como o comprimento da sala tem quase o dobro da largura (retângulo), o ideal seria colocar um aparelho somente na parte da largura ou dois aparelhos no comprimento?

|____________________|

ou

|____________________|

olha sempre a situação otima é as evaporadoras no sentido do comprimento ou profundidade

no seu caso uma de 24 k ou as duas de 12k ,vai depender do bom senso,pois em certas horas do dia ou da noite ou mesmo nas estações vc poderia usar só uma maquina de 12k e quando precisar usaria a outra de 12k tendo mais flexibilidade do que só uma de 24k ,mas o bom senso e um tecnico deve ser consultado

um abraço jairo

silva_split
01-10-2009, 20:43
trabalho como instalador se tiverem precisando tel:76071510:legal:

isabell
21-10-2009, 13:49
oi!
Voce pode me informar qual o problema de se ter um ar mais potente do que o necessário p/ a sala?Quero comprar um split mas só acho com mais btus do que eu preciso.

jairo bertoni
22-10-2009, 17:13
oi!
Voce pode me informar qual o problema de se ter um ar mais potente do que o necessário p/ a sala?Quero comprar um split mas só acho com mais btus do que eu preciso.

mande as areas a serem refrigeradas ou medidas de sua sala ,com a posição do sol e janelas e quantidade de pessoas

um abraço jairo

inkifire
23-10-2009, 01:28
No meu caso é uma sala com aproximadamente 30m2, sendo 7,45 x 4,00m pegando o sol da tarde de no lado maior, sendo que tem a coziha ao lado que protege do sol direto. Na parede contrária tem o vão da escada e também uma outra porta de vidro de 2,5 x 2,2m e mais uma porta pivoltande de 1,30x2.2 na parede de 4,00m. Poucos aparelhos eletrônicos, só uma TV de 42", um receptor de parabólica e um Tvix. Maioria do tempo com até 5 pessoas. Qual a quantidade de Btus que aconselham? Ah, só lembrando que estou no Piauí e aqui é bem quente...

jairo bertoni
24-10-2009, 16:44
No meu caso é uma sala com aproximadamente 30m2, sendo 7,45 x 4,00m pegando o sol da tarde de no lado maior, sendo que tem a coziha ao lado que protege do sol direto. Na parede contrária tem o vão da escada e também uma outra porta de vidro de 2,5 x 2,2m e mais uma porta pivoltande de 1,30x2.2 na parede de 4,00m. Poucos aparelhos eletrônicos, só uma TV de 42", um receptor de parabólica e um Tvix. Maioria do tempo com até 5 pessoas. Qual a quantidade de Btus que aconselham? Ah, só lembrando que estou no Piauí e aqui é bem quente...

povavelmente uma de 30 k dará conta do recado com sobras ,mas na instalação ou na hora da compra consulte um tecnico de sua confiança ou peça pro vendedor fazer a projeção de carga termica específica do seu ambiente ok? um abraço jairo

arybcn
27-10-2009, 08:58
De acordo com os cálculos, 9.000 btu me atenderá bem.

Qual split vocês me recomendam?
Não posso gastar mais que R$1.000

Abraços.

edson83
07-11-2009, 22:20
Olá por acaso alguem tem o esquema eletrico de um
Ar condicionado tipo janeleiro dutado da springer carrier, segue modelo e serie:

mod:36cc233cr
Série:7G08012447

jairo bertoni
08-11-2009, 14:09
De acordo com os cálculos, 9.000 btu me atenderá bem.

Qual split vocês me recomendam?
Não posso gastar mais que R$1.000

Abraços.

entre no site das americanas www.americanas.com.br click em eletrodomesticos entre em condicionadores spli´ts de 6000 a 12000 btu´s escolha o 9 k só fria ,vc paga em 10 vezes sem juros no cartão com frete incluso ...

a marca é a comfee da midea ,que seria o mesmo york rockies ,pois a midea é montadora de condicionadores pra quase todas as marcas e modelos,e resolveu ela mesma entrar nesse mercado,lancando esse modelo ,que não seria o mais economico(selo do inmetro C) ou com grandes lances tecnologicos ,mas é um modelo muito bom ...

já instalei varios, é uma maquina silenciosa ,com boa performace ,se bem instalada tem aí uns 16 anos de vida util ...isso claro com a manutenção preventiva em dia ...tipo lavação dos filtros e uma lavação /higienização pesada pelo ao menos uma vez por ano....

não sei o suporte ,pois por enquanto não precisei acionar nenhuma maquina em garantia (mas fiz contato com a midea na feira febrava em são paulo ,no mes de setembro ,só pra garantir)

já instalei nesse ano mais de cem unidades desse modelo ...a maioria ainda como o york rockies ....

um abraço jairo

dhminholi
10-11-2009, 22:39
Interessante o tópico.

Entretanto, um ar condicionado mais "potente" do que o calculo, não seria interessante? (desconsiderando o fator preço do produto, claro).

Afinal, com um ar-condicionado mais potente, o numero de horas de trabalho do mesmo será reduzido e consequentemente terá maior vida útil. Além do menor tempo necessário para atingir a temperatura desejada, etc.

;)

jairo bertoni
11-11-2009, 19:21
Interessante o tópico.

Entretanto, um ar condicionado mais "potente" do que o calculo, não seria interessante? (desconsiderando o fator preço do produto, claro).

Afinal, com um ar-condicionado mais potente, o numero de horas de trabalho do mesmo será reduzido e consequentemente terá maior vida útil. Além do menor tempo necessário para atingir a temperatura desejada, etc.

;)

geralmente na maioria dos calculos ou soft´s de calculo já está embutido em torno de 10 a 20 % pra essa "reserva" ou "gordura pra queimar "

mas alguns calculos são tão precisos que contam com controle de umidade relativa ,taxa de ar externo para renovação filtrado e "lavado" ,viscosidade ,permeabilidade ,impermabilidade,estanqueidade ,entalpia,entropia,calor latente,calor sensível,isolação termica e acustica etc ,

geralmente em projetos de cofres blindados de provedores de internet,com alto grau de automação interfaciada com graficos de performace ,consumo...

contam com alarmes tanto pra acionar a manutenção e os circuitos automatizados de segurança tipo damper´s corta fogo ,sensores de fumaça e ou calor, co2,formol aldeidos ,randons,com chamadas de emergencia em celulares de plantão,ou até mesmo desligar uma maquina com problemas e acionar a de reserva ou de back up,acionando a manutenção já com o diagnóstico e as possíveis falhas do sistema tanto das clp´s como parte mecânica com isso tudo impressos ou no display.... com a maxima retundancia possivel....

já existe esta automação para predios de aptos, residencias ,comercios com pequenas e medias unidades de condicionamento.. a automação vai entrar com tudo em residencias

controlando segurança,luzes,aparelhos ,condicionadores ,enfim toda a casa e perímetro,tudo por celular ,com botão de panico,micro filmagem ,bancos de dados ethernet, etc,

em conjunto com as novas descobertas em materiais isolantes usadas em construções inteligentes ,tipo vidros que deixam passar os fotons e retem o "calor" paredes isoladas com materiais termo acusticos,irradiadores de calor ,defletores ,refletores ,etc

tudo isso visando a economia e a otimização plena ,ou para não subdimensionar ou super,ficando tudo mais "enxuto"

obrigado pelo seu post

um abraço jairo

edson83
13-11-2009, 20:16
Olá, todos as evaporadoras vem com flange para conexão?

jairo bertoni
13-11-2009, 21:03
Olá, todos as evaporadoras vem com flange para conexão?

sim,nas que já instalei , nas split´s nunca vieram sem flanges,

agora ,depende do projeto ,pois existem condensadoras que eles chamam de "soldáveis " ou seja ,sem flanges ,mas com uma bolsa ou adaptador para solda prata ou "foscooper".

um abraço jairo

edson83
15-11-2009, 20:22
Qual a pressão de trabalho adequada na linha de baixa e alta?

Esses dias peguei um aparelho tipo janeleiro(aliás pedi o esquema eletrico dele aqui, vc me indicou o site da carrier, mas nao tem lá), dutado, neste compressor nao tem valvula de trabalho nem de alta e nem de baixa, alguem colocou uma shiraider. Fiquei com medo de instalar meu manifold nesta valvula, pois nao sabia se a pressao ali era de alta ou de baixa, sabe me dizer?

Att: EDSON

jairo bertoni
16-11-2009, 12:27
Qual a pressão de trabalho adequada na linha de baixa e alta?

Esses dias peguei um aparelho tipo janeleiro(aliás pedi o esquema eletrico dele aqui, vc me indicou o site da carrier, mas nao tem lá), dutado, neste compressor nao tem valvula de trabalho nem de alta e nem de baixa, alguem colocou uma shiraider. Fiquei com medo de instalar meu manifold nesta valvula, pois nao sabia se a pressao ali era de alta ou de baixa, sabe me dizer?

99,99% de chance de ser de baixa ,mas não dá pra ver a bitola da tubulação? a de bitola maior baixa ,menor alta...

um abraço jairo

tente o telefone 0800 55 4466 é da loja da carrier ,quando precisei de alguma coisa neste sentido me passaram a informação

latavera
18-11-2009, 17:31
:rever1: Gde Carlos!
Não me leve a mal, mas, o link que vc postou da springer para nos ajudar é do FAC (http://www.springer.com.br/springer/site/dimensionador/dimensionador.asp ), que infelizmente, não funciona.
Veja dados inseridos, neste; - Ambiente 3 X 4 - Janela - 1.6 X 2.31 - Abertura, n/t, pesoas, 2 + 1 eletronico.
A mensagem que aparece é a seguinte; "Em virtude da quantidadade de BTU/h necessária para garantir o sucesso do seu projeto, faz-se necessária uma análise mais detalhada das alternativas de solução. Confira o distribuidor mais próximo de você."
Agora, confesso que mesmo com todas as suas info. ainda assim continuo na dúvida, usando-as, cheguei ao seguinte resultado: 10.709. (colocarei abaixo minhas info.)
Afinal, quanto BTUs/h eu precisaria, 7.500 ou 10.000 Btus/h?
Obs. Na springer http://www.springer.com.br/springer/site/mycomfort/swf/mycomfort_2007.swf? usei como cálculo; - prédio novo, apartamento intermediário, quarto, 15m², sol da tarde, (esse problema na verdade eu não tenho, mas, para garantir inseri o sol) 2 pessoas, 1 tv, 1 janela, iluminação stander, resultado, 5118 Btu/h.
No final, eis a mensagem que aparece pós cálculo - "Cuidado, os produtos aparelho de janela, excedem as capacidades necessárias p/ sua sala".. Difícil, não?
Entendes minhas dúvidas?
Segue meus dados na integra.

- Área 2.8m X 4.44m = 12.43m².
- Paredes externa, apenas uma.
- Sol da manhã, porém, bem pouco, pois, não chega adentrar 40 cm ao ambiente.
- Possue uma janela de vidro com insulfilm, não por causa do sol, como ja disse, apenas por causa da claridade, medindo - 1.60 largura X 2.31 altura. O total da parede 2.80m largura, menos (-) a área da janela (3.70m²).
- 2.50m - Altura do pé direito.
- 4.45m - comprimento.
- 2.80m - largura.
- Horário para uso, noturno
- Pessoas, 2
- Aparelho eletronico, 1 tv, 32" todavia, usada por período de 1h aproximadamente, o suficiente para relaxar.
- Tipo de moradia, apartamento, sendo o andar intermediário.
Diante das informações acima pergunto;
- Qual a melhor potencia para este ambiente?
- 127v ou 220v - qual tem o menor consumo, qual é mais econômico?
Grato, e, aguardo seu retorno, por gentileza.
Abraços, Carlos.;)

inkifire
18-11-2009, 18:11
Cara, esse site da Springer é louco. Fiz o pro meu escritório de 3x4m e deu um ar de mais de 24000 Btu/h. Sem lógica, vou por um de 12.000.

Na springer http://www.springer.com.br/springer/site/mycomfort/swf/mycomfort_2007.swf? usei como cálculo; - prédio novo, apartamento intermediário, quarto, 15m², sol da tarde, (esse problema na verdade eu não tenho, mas, para garantir inseri o sol) 2 pessoas, 1 tv, 1 janela, iluminação stander, resultado, 5118 Btu/h.
Refiz esse teu cálculo no site e achei quase 17.000 Btu/h. Não sei como você achou esse 5118. De qualquer maneira acho que o cálculo do site está errado.

Thassio Ricardo
18-11-2009, 19:19
Tambem fiz o cálculo no site da Springer e deu 8200BTUs para uma sala de 12m².
Achei bem legal o site.

jairo bertoni
18-11-2009, 21:27
:rever1: Gde Carlos!
Não me leve a mal, mas, o link que vc postou da springer para nos ajudar é do FAC (http://www.springer.com.br/springer/site/dimensionador/dimensionador.asp ), que infelizmente, não funciona.
Veja dados inseridos, neste; - Ambiente 3 X 4 - Janela - 1.6 X 2.31 - Abertura, n/t, pesoas, 2 + 1 eletronico.
A mensagem que aparece é a seguinte; "Em virtude da quantidadade de BTU/h necessária para garantir o sucesso do seu projeto, faz-se necessária uma análise mais detalhada das alternativas de solução. Confira o distribuidor mais próximo de você."
Agora, confesso que mesmo com todas as suas info. ainda assim continuo na dúvida, usando-as, cheguei ao seguinte resultado: 10.709. (colocarei abaixo minhas info.)
Afinal, quanto BTUs/h eu precisaria, 7.500 ou 10.000 Btus/h?
Obs. Na springer http://www.springer.com.br/springer/site/mycomfort/swf/mycomfort_2007.swf? usei como cálculo; - prédio novo, apartamento intermediário, quarto, 15m², sol da tarde, (esse problema na verdade eu não tenho, mas, para garantir inseri o sol) 2 pessoas, 1 tv, 1 janela, iluminação stander, resultado, 5118 Btu/h.
No final, eis a mensagem que aparece pós cálculo - "Cuidado, os produtos aparelho de janela, excedem as capacidades necessárias p/ sua sala".. Difícil, não?
Entendes minhas dúvidas?
Segue meus dados na integra.

- Área 2.8m X 4.44m = 12.43m².
- Paredes externa, apenas uma.
- Sol da manhã, porém, bem pouco, pois, não chega adentrar 40 cm ao ambiente.
- Possue uma janela de vidro com insulfilm, não por causa do sol, como ja disse, apenas por causa da claridade, medindo - 1.60 largura X 2.31 altura. O total da parede 2.80m largura, menos (-) a área da janela (3.70m²).
- 2.50m - Altura do pé direito.
- 4.45m - comprimento.
- 2.80m - largura.
- Horário para uso, noturno
- Pessoas, 2
- Aparelho eletronico, 1 tv, 32" todavia, usada por período de 1h aproximadamente, o suficiente para relaxar.
- Tipo de moradia, apartamento, sendo o andar intermediário.
Diante das informações acima pergunto;
- Qual a melhor potencia para este ambiente?
- 127v ou 220v - qual tem o menor consumo, qual é mais econômico?
Grato, e, aguardo seu retorno, por gentileza.
Abraços, Carlos.;)

9k(de olho fechado) ....um abraço jairo

latavera
19-11-2009, 20:02
Cara, esse site da Springer é louco. Fiz o pro meu escritório de 3x4m e deu um ar de mais de 24000 Btu/h. Sem lógica, vou por um de 12.000.

Refiz esse teu cálculo no site e achei quase 17.000 Btu/h. Não sei como você achou esse 5118. De qualquer maneira acho que o cálculo do site está errado.

:legal::legal::legal:É simples, Inkifire, vou posta-los abaixo.
Comigo neste caso, os valores se repetem, veja;
1 - Construção - Prédio e novo
2 - Tipo de sala - quarto
3 - Localização da sala - situada abaixo de ... e acima de ... ou seja, andar intermediário
4 - Dimensões - como na real a área quadrada em questão (minha) é de 12.43m², no dimensionador, coloquei 3 X 5= 15m²
5 - Sol da tarde - em uma parede. Veja, na verdade tbém não tenho problema com sol, nem da manhã e nem da tarde
6 - Janela - 1
7 - Pessoas - 2
8 - Lampada - Standard (tbém não tenho)
9 - Intensidade de iluminação - coloquei média - mangueira no gesso, apenas o necessário fica acesa, em torno de 10 min. no máximo.
10 - Equipamentos - 1 TV
- - - Fechamento - 5118 Btu/h
Obs. no item 4 (dimensões) se vc alterar apenas este item colocando como área² 2 X 10 ou seja, 20m² e mantendo as demais info., mesmo assim vc terá 6141.6 Btu/h, e terá como mensagem final... "Os produtos Aparelho de Janela, excedem as capacidades necessárias para a sua sala".
Se eu quisesse seguir as informações springer (5118 Btu/h) como eu ficaria?
Só é permitido colocar em meu condomínio o tipo janela.
O menor aparelho da marca, eu não poderia ter por ser superdimensionado.
Agora, imagina se eu não colocasse como fonte de calor:
- Sol da tarde batendo de frente
- lampada incandescente
- Espaço maior do que realmente preciso (15m²)
Agora te pergunto; "Será que me indicariam apenas um circulador de ar para este nosso verão?"
Um gde abraço;

lataveira:legal:

inkifire
19-11-2009, 20:27
É lataveira, eu que estava errando. Na parte das paredes exteriores eu não o nome "paredes exteriores" e simplesmente colocava as quatro paredes. Então o cálculo sempre dava lá em cima.:lol:

latavera
19-11-2009, 20:34
:rever1:Jairo, grato pela dica, mas, em primeiro lugar, acho a springer o melhor ar, me corrija se estiver equivocado (janela, residencial), segundo, a consul. Analisando ambas, vi que a primeira tem melhores qualidades, só que não tem de 9 Btu/h (janela). Agora, pra finalizar, como pode no simulador eu colocar 20m² e manter as outras info. e este mesmo assim finalizar como - "a carga inserida, tem carga menor do que o menor produto, 7500 Btu/h?"
Não se esqueça que, não tenho problema de sol da tarde, pouco sol da manhã, minha área é de 12.43m², e, não tenho lampada incandescente.
Grato e aguardo se puder retornar.
Um forte abraço;

lataveira.:legal:

jairo bertoni
19-11-2009, 21:03
:rever1:Jairo, grato pela dica, mas, em primeiro lugar, acho a springer o melhor ar, me corrija se estiver equivocado (janela, residencial), segundo, a consul. Analisando ambas, vi que a primeira tem melhores qualidades, só que não tem de 9 Btu/h (janela). Agora, pra finalizar, como pode no simulador eu colocar 20m² e manter as outras info. e este mesmo assim finalizar como - "a carga inserida, tem carga menor do que o menor produto, 7500 Btu/h?"
Não se esqueça que, não tenho problema de sol da tarde, pouco sol da manhã, minha área é de 12.43m², e, não tenho lampada incandescente.
Grato e aguardo se puder retornar.
Um forte abraço;

lataveira.:legal:

se sua opção é o de janela ,vá de 7,5 k ,quanto á voltagem a diferença ou economia que vc faria é na propria instalação do circuito eletrico do condicionador pois em 220 volt´s a amperagem é a metade da 110 ,podendo com a mesma potencia de aquecimento ou resfriamento ser usado no caso do 220 uma bitola menor nos condutores ,mas as POTENCIAs DE CONSUMO (KW/H)entre as duas opções de voltagem seriam praticamente as mesmas ,indepedente de ser 100 ou a outra.220..

quanto às marcas ,elas se nivelam ,pois os componentes de acionamento,compressores,micromotores,helices,turb inas ,ventoinhas ,termostatos,etc são praticamente dos mesmos fabricantes /fornecedores/ montadores ,isso vc tem que observar é se existe algum item diferencial ou até mesmo as autorizadas para uma eventual manutenção em garantia....

alguns olham pelo lay out ou design,alguns condicionadores são extremamente bem resolvidos,bonitos,ou ergonometricamente corretos, alguns com alguma evolução inovadora,

mas como tecnico ,com olhar de tecnico, é como ver duas mulhers uma bonita ,bem resolvida ,com um desenho "gostoso" e uma feia ,mas por dentro são igualzinhas:riso:( desculpa o exemplo exdrúxulo)

te digo não com o intuito de nivelar por baixo ou generalizar ,mas na verdade tenho 27 anos de estrada em condicionamento (isso não quer dizer nada,pois tô aprendendo até hoje) mas por causa do mercado e da globalização ,os fabricantes "standartizaram" a linha de produção....

já cansei de encontrar em feiras e cursos em nosso meio ,tipo fulano gerente executivo ,cell´s etc que era da springer,hoje está na consul,que foi da lg,que era da eletrolux ,e começou no grupo bras motor que é dona da marca brastemp ,que comprou a consul ,sendo que a atual eletrolux incorporou a prosdócimo e por aí vai....

desculpe o longo post mas espero ter te ajudado

um abraço jairo

edson83
20-11-2009, 21:13
boa noite,
Gostaria de uma ajudinha, pois estou com um multi split da carrier, o insuflamento do mesmo esta em 17ºc, e o ambiente esta um pouco quente, nos dias maios quente o compressor desarma, creio que é por alta pressao, o pressostato de baixa esta jumpeado, somente o de alta esta operando.
Pode ser falta de fluido refrigerante, o fato de o insuflamento esta alto?
E o que pode ser que ele fica desarmando(liga e desliga sozinho).
É que com aparelhos a gás estou começando agora, manjo mais de fancoil.

jairo bertoni
20-11-2009, 21:29
boa noite,
Gostaria de uma ajudinha, pois estou com um multi split da carrier, o insuflamento do mesmo esta em 17ºc, e o ambiente esta um pouco quente, nos dias maios quente o compressor desarma, creio que é por alta pressao, o pressostato de baixa esta jumpeado, somente o de alta esta operando.
Pode ser falta de fluido refrigerante, o fato de o insuflamento esta alto?
E o que pode ser que ele fica desarmando(liga e desliga sozinho).
É que com aparelhos a gás estou começando agora, manjo mais de fancoil.

olha se a expansão for de orificio calibrado(pisto,pistão) pode ser que ele tenha descalibrado ,aumentando a corrente e desarmando o protetor,mas pode ser falta de gaz,?????vc mediu a pressão do retorno(baixa ,sucção ou linha de gas) com a maniflod? ,vc mediu a amperagem nesse dias quentes ????

não sei cara...... pode ser coisa das mais simples ,mas precisa ter uma rotina de medições e obervações que sempre levam ao problema ,mas assim num post fica dificil mas espero ter ajudado ,,pode postar a vontade no que eu souber e estiver no nosso alcance procurarei te ajudar

um abraço jairo

§ilvio
20-11-2009, 22:39
Respondendo à pesquisa, meus Fujitsu de 9000 no quarto (42 m³) e de 24000 no HT (160 m³ ou +) deram conta do recado, até sobraram.

Aliás, às vezes deixo portas abertas para refrescar ambientes anexos, e funciona legal. Eles continuam com o ciclo liga-desliga normalmente, sem sobrecarga nem "suor". Mesmo com o "vazamento" proposital, parece que se forma um gradiente de temperatura ainda condizente com o automatismo dos aparelhos. Mas, convém dizer, não ligo 24h por dia, mas sim umas 4 horas diárias.

latavera
21-11-2009, 14:47
É lataveira, eu que estava errando. Na parte das paredes exteriores eu não o nome "paredes exteriores" e simplesmente colocava as quatro paredes. Então o cálculo sempre dava lá em cima.:lol:

Não esquenta, errar faz parte da natureza humana, principalmente qdo nos deparamos com o desconhecido...rss
Um gde abraço, Inkifire, e boa sorte.

Taveira

latavera
21-11-2009, 15:08
se sua opção é o de janela ,vá de 7,5 k ,quanto á voltagem a diferença ou economia que vc faria é na propria instalação do circuito eletrico do condicionador pois em 220 volt´s a amperagem é a metade da 110 ,podendo com a mesma potencia de aquecimento ou resfriamento ser usado no caso do 220 uma bitola menor nos condutores ,mas as POTENCIAs DE CONSUMO (KW/H)entre as duas opções de voltagem seriam praticamente as mesmas ,indepedente de ser 100 ou a outra.220..

quanto às marcas ,elas se nivelam ,pois os componentes de acionamento,compressores,micromotores,helices,turb inas ,ventoinhas ,termostatos,etc são praticamente dos mesmos fabricantes /fornecedores/ montadores ,isso vc tem que observar é se existe algum item diferencial ou até mesmo as autorizadas para uma eventual manutenção em garantia....

alguns olham pelo lay out ou design,alguns condicionadores são extremamente bem resolvidos,bonitos,ou ergonometricamente corretos, alguns com alguma evolução inovadora,

mas como tecnico ,com olhar de tecnico, é como ver duas mulhers uma bonita ,bem resolvida ,com um desenho "gostoso" e uma feia ,mas por dentro são igualzinhas:riso:( desculpa o exemplo exdrúxulo)

te digo não com o intuito de nivelar por baixo ou generalizar ,mas na verdade tenho 27 anos de estrada em condicionamento (isso não quer dizer nada,pois tô aprendendo até hoje) mas por causa do mercado e da globalização ,os fabricantes "standartizaram" a linha de produção....

já cansei de encontrar em feiras e cursos em nosso meio ,tipo fulano gerente executivo ,cell´s etc que era da springer,hoje está na consul,que foi da lg,que era da eletrolux ,e começou no grupo bras motor que é dona da marca brastemp ,que comprou a consul ,sendo que a atual eletrolux incorporou a prosdócimo e por aí vai....

desculpe o longo post mas espero ter te ajudado

um abraço jairo

:rever1::rever1::rever1::rever1::rever1::rever1::r ever1::rever1::rever1::rever1::rever1::rever1::rev er1::rever1::rever1::rever1::rever1::rever1::rever 1::rever1::rever1::rever1::rever1:
Acho que consegui passar-lhe minhas indagações, obtendo assim a resposta para minha dúvida que já durava quase um mês de pesquisas, encontrando aqui no HT Fórum, com uma pessoa atencionsa, que demonstra conhecimento, simpatissíssima feito vc.
Na verdade como pôde ver, pedi auxílio à CarlosGTB que por alguma razão, não pode me dar atenção, em contra partida, apareceu vc, cujo nome eu já havia lido alguns artigos, me oferecendo toda sua atenção.
Jairo, saiba que sua elucidação, não poderia ser melhor, mais adequada, qto ao que chamara de exdrúxulo, aliás, falou a minha lingua...:lol:
Fora perfeito, entendi com clareza sua explanação.:lol:
Qto ao seu aprendizado, demonstra inteligência, afinal, o sábio ouve, não?
Bem, finalizando, mais uma vez obrigado pelas informações exclarecidas.
Um gde abraço.

Taveira

jairo bertoni
21-11-2009, 16:58
:rever1::rever1::rever1::rever1::rever1::rever1::r ever1::rever1::rever1::rever1::rever1::rever1::rev er1::rever1::rever1::rever1::rever1::rever1::rever 1::rever1::rever1::rever1::rever1:
Acho que consegui passar-lhe minhas indagações, obtendo assim a resposta para minha dúvida que já durava quase um mês de pesquisas, encontrando aqui no HT Fórum, com uma pessoa atencionsa, que demonstra conhecimento, simpatissíssima feito vc.
Na verdade como pôde ver, pedi auxílio à CarlosGTB que por alguma razão, não pode me dar atenção, em contra partida, apareceu vc, cujo nome eu já havia lido alguns artigos, me oferecendo toda sua atenção.
Jairo, saiba que sua elucidação, não poderia ser melhor, mais adequada, qto ao que chamara de exdrúxulo, aliás, falou a minha lingua...:lol:
Fora perfeito, entendi com clareza sua explanação.:lol:
Qto ao seu aprendizado, demonstra inteligência, afinal, o sábio ouve, não?
Bem, finalizando, mais uma vez obrigado pelas informações exclarecidas.
Um gde abraço.

Taveira

taveira,o que sempre digo ,nós todos temos que agradecer(além das suas amáveis palavras) é o forum ,pois foi ele que proporcionou esse espaço /ferramenta aberto,democrático,solidário,gratuito,inclusivo,em que pessoas iguais a nos ,comuns,se ajudam ,despretenciosmente:aplauso::aplauso::aplauso::apl auso::aplauso::aplauso::aplauso:

deixo aberto aqui,nesse tópico ou em qualquer outro ,a minha experiencia ,o que eu sei e aprendi na minha profissão,pra ajudar o pessoal,despojadamente e com um enorme prazer (e como sempre por que não aprender também?):legal:

obrigado mais uma vez, se vc precisar quando precisar ,sinta-se a vontade ,pois aqui é como vc estivesse na sua casa:concordo:

um abraço jairo

edson83
21-11-2009, 21:39
Olá jairo, o Multi splite e com valvula de expansao, medi a corrente e estava com 23A, sendo que a nominal é de 24A. Nao consegui media as pressoes, pois estava sem a chave catraca ou alicate de pressao no dia. Tem um padrao para que as pressoes sejam boas?

Outra coisinha, tentei fazer um calculo no site da springer, mas excedeu a capacidade, e dizia o seguinte?:A partir da sua seleção, o ambiente necessita de equipamentos com a capacidade de NaN BTU/h.

Preciso calcula a capacidade para uma loja de aproximadamente 100m2,
esta loja esta em um shopping com ambiente refrigerado.
ela tem duas lampada PL acho que de 50W;
11 lampadas HQI de 70W(770W);
4 lampadas dicroica de 50W(200W);
19 lamp. fluorescentes de 16W(304W);
18 lamp. fluorescentes de 40W(720W);
10 lamp. halogenas de 50W(500W)
17 pessoas no ambiente.
pé direito 6m
1 pc.

Nesta loja tem um fancoil de 5 TR, o insuflamento esta com 16°c, a agua esta chegando a 7°c e nas grelhas de saida esta saindo bastante de ar a 1,7°c.
pelo fato de o ambiente estar dentro de um shopping refrigerado, sera que as localizaçoes das paredes podem ser descartadas.
achei uma tabela neste site, mas nao sei usar:http://www.refrigeracao.net/topicos/carga_termica.htm

Será que pode mew ajudar?

Pois o ambiente nao esta bom.

jairo bertoni
21-11-2009, 21:55
Olá jairo, o Multi splite

Será que pode mew ajudar?

Pois o ambiente nao esta bom.

[/COLOR]

vou olhar com carinho ,amanhã te dou a resposta,nào esquenta que vai dar tudo certo..procure medir as pressões de alta e de baixa principalmente a de baixa (ISSO Ë IMPORTANTE) mas vou te adiantar o calculo da carga termica com esses dados que vc me passou me parece que o sistema de agua fria schiller + fan coil estão ok...

as paredes entre ambientes refrigerados não contam como carga termica ,e o teto é de forro,isopor gesso,é telhado ou laje?

vamo se falando

um abraco jairo

edson83
21-11-2009, 23:02
vou olhar com carinho ,amanhã te dou a resposta,nào esquenta que vai dar tudo certo..procure medir as pressões de alta e de baixa principalmente a de baixa (ISSO Ë IMPORTANTE) mas vou te adiantar o calculo da carga termica com esses dados que vc me passou me parece que o sistema de agua fria schiller + fan coil estão ok...

as paredes entre ambientes refrigerados não contam como carga termica ,e o teto é de forro,isopor gesso,é telhado ou laje?

vamo se falando

um abraco jairo

Pô, cara valeu mesmo, brigadao pela atençao..

Entao, a loja tem um estoque que esta abaixo do andar de cima, ai nao tem gesso nada, mas na parte de vendas da loja, tem dry-wall.

ATT: EDSON

jairo bertoni
22-11-2009, 19:26
Pô, cara valeu mesmo, brigadao pela atençao..

Entao, a loja tem um estoque que esta abaixo do andar de cima, ai nao tem gesso nada, mas na parte de vendas da loja, tem dry-wall.

ATT: EDSON

olá edson,olha como eu não estou aí e parece que vc não tem muita experiencia em calculo e instalação.

pode ser que o que eu vou te passar em termos de calculo de carga termica possa estar superdimensionado ou que se Deus quizer esteja dentro de padrão aí da sua loja pra troca de calor e condicionamento.

Mas a grosso modo ,pela minha experiencia pra essa area e volume e quantidade de pessoas e fontes de calor tá dando uma carga de

entre 98.000 a 120.000 BTU´S

mas tome cuidado ,se faltar algum adendo ou parametro ou estiver passando alguma coisa isso pode mudar pra mais ou pra menos ,mas acho que se vc levar alguem que saiba calcular vai dar uma carga termica proxima disso....

e vc tem que completar os testes ,,tipo que marca e modelo ,A quantidade de btu´s que tem o condicionandor instalado,quantas evaporadoras etc

volto a enfatizar CONFERIR AS PRESSÕES COM UMA MANIFOLD não dê diagnosticvos sem aparar todas as arestas possíveis e imagináveis

e eu posso estar te passando alguma coisa furada pois como eu disse a distancia sem "conhecer " as dimensões do projeto fica dificil(mesmo vc me passando alguma coisa ,sempre falta algum detalhe que talvez seja o mais importante)

mas como vc pediu ajuda ,me senti um pouco solidário apesar de ISSO SER TOTALMENTE IRRESPONSÁVEL DA MINHA PARTE ´pois vc tem que pensar no "CLIENTE"

e nunca APRENDER ESTRAGANDO OU BANCAR O CURIOSO IRRESPONSÁVEL

MAIS UMA VEZ CONFIRA AS PRESSÕES.... e me passe elas

um abraço jairo

latavera
23-11-2009, 09:25
taveira,o que sempre digo ,nós todos temos que agradecer(além das suas amáveis palavras) é o forum ,pois foi ele que proporcionou esse espaço /ferramenta aberto,democrático,solidário,gratuito,inclusivo,em que pessoas iguais a nos ,comuns,se ajudam ,despretenciosmente:aplauso::aplauso::aplauso::apl auso::aplauso::aplauso::aplauso:

deixo aberto aqui,nesse tópico ou em qualquer outro ,a minha experiencia ,o que eu sei e aprendi na minha profissão,pra ajudar o pessoal,despojadamente e com um enorme prazer (e como sempre por que não aprender também?):legal:

obrigado mais uma vez, se vc precisar quando precisar ,sinta-se a vontade ,pois aqui é como vc estivesse na sua casa:concordo:

um abraço jairo

:legal:Valeu, (me dê liberdade para chamá-lo de..) Jairão!
Compartilhar, dividir, na verdade se soma, e assim, vamos todos crescendo.
Mais uma vez meu muito obrigado por sua simplicidade e competência:rever1:.
Tenha uma ótima semana e bons negócios.

Taveira.

jairo bertoni
23-11-2009, 20:07
:legal:Valeu, (me dê liberdade para chamá-lo de..) Jairão!
Compartilhar, dividir, na verdade se soma, e assim, vamos todos crescendo.
Mais uma vez meu muito obrigado por sua simplicidade e competência:rever1:.
Tenha uma ótima semana e bons negócios.

Taveira.

:legal:

um abraço jairo

edson83
02-01-2010, 20:13
olha se a expansão for de orificio calibrado(pisto,pistão) pode ser que ele tenha descalibrado ,aumentando a corrente e desarmando o protetor,mas pode ser falta de gaz,?????vc mediu a pressão do retorno(baixa ,sucção ou linha de gas) com a maniflod? ,vc mediu a amperagem nesse dias quentes ????

não sei cara...... pode ser coisa das mais simples ,mas precisa ter uma rotina de medições e obervações que sempre levam ao problema ,mas assim num post fica dificil mas espero ter ajudado ,,pode postar a vontade no que eu souber e estiver no nosso alcance procurarei te ajudar

um abraço jairo

Boa noite Jairo, dei um tempinho para esse aparelho, porem, nestes dias mais quentes, estive lá medindo as pressões, a de alta esta com 335psi, a de baixa esta com 65psi., O insuflamento esta saindo com 20°c, esta muito quente, conseguindo faze-lo parar de desarmar, purguei um pouco do gás e parou, insuflamento continua alto 20°c, o tubo de baixa esta super quente.
Aparentemente o evaporador e cond. estao limpos. Preciso resolver isso, pois se nao vou perder esse cliente, sou autonomo e nao posso perder nada!

Tambe estou com split tempstar de 24000 btus, e proximo ao compressor e tanque de liquido esta formando muiuto gelo, isso pode ser por excesso de gas ou pouco gas.?

Abraços edson

jairo bertoni
03-01-2010, 15:51
Boa noite Jairo, dei um tempinho para esse aparelho, porem, nestes dias mais quentes, estive lá medindo as pressões, a de alta esta com 335psi, a de baixa esta com 65psi., O insuflamento esta saindo com 20°c, esta muito quente, conseguindo faze-lo parar de desarmar, purguei um pouco do gás e parou, insuflamento continua alto 20°c, o tubo de baixa esta super quente.
Aparentemente o evaporador e cond. estao limpos. Preciso resolver isso, pois se nao vou perder esse cliente, sou autonomo e nao posso perder nada!

Tambe estou com split tempstar de 24000 btus, e proximo ao compressor e tanque de liquido esta formando muiuto gelo, isso pode ser por excesso de gas ou pouco gas.?

Abraços edson

olha a pressão na alta está muito alta vc teria que medir o sub resfriamento e o superaquecimento...vc verificou os capilares ou valvula de expansão ou pistão ?? qual desses tres que eu citei é o elemento de
expansão? 99.9 % que ele está com problemas na expansão..

esse outro ar está com problemas de refrigeração ou performace?
se não estiver talvez ela esteja com um pequeno excesso de gas ,mas em alguns casos o cilindro de gas congela mesmo..

um abraço jairo

edson83
03-01-2010, 16:48
olha a pressão na alta está muito alta vc teria que medir o sub resfriamento e o superaquecimento...vc verificou os capilares ou valvula de expansão ou pistão ?? qual desses tres que eu citei é o elemento de
expansão? 99.9 % que ele está com problemas na expansão..

esse outro ar está com problemas de refrigeração ou performace?
se não estiver talvez ela esteja com um pequeno excesso de gas ,mas em alguns casos o cilindro de gas congela mesmo..

um abraço jairo

Olá Jairo, neste primeiro a expansão é valvula.

no split o insuflamento esta com 7°c

Abraços Edson:riso:

jairo bertoni
04-01-2010, 10:21
Olá Jairo, neste primeiro a expansão é valvula.

no split o insuflamento esta com 7°c

Abraços Edson:riso:

tente regular a valvula de expansão abra ela e gire o parafuso regulador de vazão no sentido anti horario meia volta...espere em torno de duas horas para equalizar verifique a pressão(de alta) senão baixar a pressão e melhorar o insuflamento gire mais meia volta espere mais uma hora se não melhorar substitua a valvula ...

quanto ao split provavelmente ele pode estar sujo ou subdimensionado

um abraço jairo

edson83
05-01-2010, 02:12
tente regular a valvula de expansão abra ela e gire o parafuso regulador de vazão no sentido anti horario meia volta...espere em torno de duas horas para equalizar verifique a pressão(de alta) senão baixar a pressão e melhorar o insuflamento gire mais meia volta espere mais uma hora se não melhorar substitua a valvula ...

quanto ao split provavelmente ele pode estar sujo ou subdimensionado

um abraço jairo

Entao, Jairo, esta valvula eu nao lembro se abri ou fechei ela, mas em uma dessas ela começou a congelar, o que aconteceria se eu deixasse ela desta forma? O congelamento ocorre por que esta passando pouco gas ou muito?:rever2: Isto pode estar ocorrendo por condensador e evaporador sujos?

jairo bertoni
05-01-2010, 20:25
Entao, Jairo, esta valvula eu nao lembro se abri ou fechei ela, mas em uma dessas ela começou a congelar, o que aconteceria se eu deixasse ela desta forma? O congelamento ocorre por que esta passando pouco gas ou muito?:rever2: Isto pode estar ocorrendo por condensador e evaporador sujos?

sim pode ser sujeira mas ainda acho que é a valvula se ela está congelando e porque ela está muito fechada

lave primeeiro o condensador ,e a evaporadora e depois tente regular a valavula ok? um grande abraço jairo

eduardo_help
06-01-2010, 17:50
aproveitando o topico gostaria de fazer uma pergunta! estou prestes a comprar um ar condicionado da marca carrier modelo novo Hi wall carrier...quente/frio 9000btus (aquela parte que vai fora da casa e bem menor que os outros modelos) gostaria de saber se essa marca e realmente boa? tem alguma melhor que vc´s me recomendem? Vi um da LG a diferença era de apenas 100 reais...ele e melhor ou inferior? questão de performance...assistencia tecnica???

jairo bertoni
06-01-2010, 19:50
aproveitando o topico gostaria de fazer uma pergunta! estou prestes a comprar um ar condicionado da marca carrier modelo novo Hi wall carrier...quente/frio 9000btus (aquela parte que vai fora da casa e bem menor que os outros modelos) gostaria de saber se essa marca e realmente boa? tem alguma melhor que vc´s me recomendem? Vi um da LG a diferença era de apenas 100 reais...ele e melhor ou inferior? questão de performance...assistencia tecnica???

o condicionador spriger carrier é uma boa maquina e tem uma boa rede de assistencia ,

já o lg também se equipara ,mas a assitencia é fraca ,pelo menos na minha região ,apesar de já ter instalado split lg que não deram problemas ,mas a rede de autorizadas e representantes aqui é deficiente ..
um abraço jairo

cdbirk
11-01-2010, 16:09
Amigos, tenho duas dúvidas:

Em termos de economia de energia, depois que o ar condicionado já "gelou" o ambiente, se eu tiver que dar uma volta (um meia hora, digamos), vale mais a pena desligar o aparelho ou deixar funcionando pra que a temperatura se mantenha constante e não tenha que refrigerar novamente o lugar?
Outra coisa: por causa da tal falta de renovação do ar, deixo uma fresta de uns 10cm da janela aberta durante todo o tempo...estou agindo corretamente?

Abraço!

simbiaque
19-01-2010, 22:04
Olá tudo bem, eu tenho uma dúvida quanto a instalação de um SPLIT.

moro no primeiro andar e é casa com varanda, gostaria de instalar o split na parede da frente da casa (sala) porém a unidade externa teria que ficar na parede lateral, nesse caso a tubulação faria uma curva e parte desa tubulução teria que ficar aparente na frente da casa (o que esteticamente eu não quero). minha pergunta esa tubulação pode ser embutida na parede ? pelo menos a parte da frente não passa de 1.5 metros. e quanto a tubulação que ficara na lateral, algum problema em ficar no sol, pois pega sol durante a tarde.

a tubulação deve ficar com +- 4 metros.

aqui uma ilustração bem tosca, desculpem não desenho nada :) agradeço pelo espaço.

http://img30.imageshack.us/img30/1732/casan.png (http://img30.imageshack.us/my.php?image=casan.png)

jairo bertoni
20-01-2010, 05:18
Olá tudo bem, eu tenho uma dúvida quanto a instalação de um SPLIT.

moro no primeiro andar e é casa com varanda, gostaria de instalar o split na parede da frente da casa (sala) porém a unidade externa teria que ficar na parede lateral, nesse caso a tubulação faria uma curva e parte desa tubulução teria que ficar aparente na frente da casa (o que esteticamente eu não quero). minha pergunta esa tubulação pode ser embutida na parede ? pelo menos a parte da frente não passa de 1.5 metros. e quanto a tubulação que ficara na lateral, algum problema em ficar no sol, pois pega sol durante a tarde.

a tubulação deve ficar com +- 4 metros.

aqui uma ilustração bem tosca, desculpem não desenho nada :) agradeço pelo espaço.

http://img30.imageshack.us/img30/1732/casan.png (http://img30.imageshack.us/my.php?image=casan.png)

sim,com certeza .... não se esqueça do dreno(tubo de pvc soldável de 25 mm) que também terá que acompanhar essa tubulação de interligação frigorífica que irá interligar a evaporadora(unidade externa) com a condensadora (unidade externa ) nós chamamos isso de pré instalação

na minha opinião já que vc vai embutir na parede faça em toda extensão e não só na parede de fachada ,mas em toda a extensão...

se for possível agende a visita do tecnico instalador para ele marcar para o predeiro e eletricista os pontos de energia e dreno...e também os cortes na parede.... depois disso feito e com as interligações frigoríficas (tubo de cobre) interligação eletrica e tubo de prc (dreno) colocados nos cortes ,o pedreiro arremata com o reboco ,dê o acabamento com uma de mão de tinta,

instale o condicionador ,se ainda ficou alguma sujeira dê um "cata" de tinta

dá mais trabalho,fica um pouco mais caro ,mas no final a instalação fica bem mais "limpa" aparecendo somente a unidade externa,ficando as tubulações e interligações embutidas na parede...

qualquer dúvida poste pra gente ,e se não restou nenhuma ,poste o resultado da instalação ,tipo quebradeira de paredes ,tecnico contratado,tempo do serviço,nivel de satisfação,qual o modelo instalado,preço da instalação,etc...

um grande abraço jairo

simbiaque
20-01-2010, 21:30
Grande Jairo

1° gostaria de agradecer e dizer que fiquei muito satisfeito com sua resposta e ajuda.

2° eu ainda estou avaliando as possibilidades, lendo os posts por aqui e tirando as dúvidas antes de me decidir por completo. até o presente o modelo escolhido, é o Comfee de 12.000 btu's. amanha ligarei para os credenciados aqui da cidade para saber valores de instalção.

a ideia é substituir um AC de janela consul 10.000 modelo fuzzy logic, o mesmo não esta dando conta do recado e em algum momentos durante o dia ele fica ligando e desligando o compressor, algo em torno de 6 minutos... gela... ventila.... gela .....ventila... quando chega o finalzinho de tarde ele funciona normal sem desligar.

para não perder tempo com manutenções estou optando por um split.

abraços e muito obrigado, logo em breve posto novidades. :legal:

DoctorBR
21-01-2010, 17:02
Usei a ferramenta disponibilizada no site da Springer e o cálculo foi assustador! 7847.6 BTUs para 9m2?! Será que errei?!
Fiz o cálculo assim:

Tipo de construção: Casa (construção recente – 10 a 50 anos);
Tipo de sala: Quarto;
Localização da sala: A sala está situada abaixo de um telhado;
Localização da sala: A sala está situada acima do piso térreo ou cave;
Dimensões da sala (comprimento e largura) em metros: 3x3 (tenho na verdade 271 cm x 335 cm);
Paredes exteriores: 1 (parede que fica ao ar livre ou recebe o sol da parte da tarde);
Janelas: 1 (pequena ou média);
Pessoas: 2;
Tipo de iluminação: Fluorescente;
Intensidade de iluminação: Média;
Equipamentos: 1 computador, 1 impressora, uma TV e um HT;
Outros Equipamentos: 0 (quase não ligo outros equipamentos);

Estou pesquisando para poder comprar outro ar-condicionado, já que o atual consome 1050W e deve ter mais de 12 anos de uso (ficou em desuso por 3 anos).

Possuo atualmente um aparelho Air Master eletrônico de 7.500 BTUs da Consul, que por falta de manutenção (limpeza anual), estava congelando e jogando gelo para fora (troca de calor prejudicada por SUJEIRA).

Este aparelho está instalado na parede menor (271 cm), com 150 cm do solo e somente 30 cm da parede direita (falta de espaço). Ele também está instalado ao lado da janela (o barulho externo entra sem dó).

Por isso gostaria de comprar outro condicionador de janela, só que agora dimensionado corretamente (não posso comprar um slip no momento e nem quero pagar R$ 300,00 – valor cobrado pela Consul na promoção Pacote de Benefícios para instalação de condicionadores split).

Se alguém puder ajudar-me ficarei muito agradecido.

Muito obrigado antecipadamente.
:)

edson83
22-01-2010, 21:42
Olá Jairo,

estou com um fancoil que esta desarmando a geral da loja, ela estava funcionado normal, de repente começou a acontecer isso. no sabado passado aconteceu a primeitra vez, fui la e nao achei nado de anormal, funcionou por mais uma semana, de repente aconteceu de volta, hoje fui lá liguei e funcionou normal, agora apouco a gerente me ligou e disse que derrubou tudo de volta, como identificar se o motor esta queimando? O que pode ser?

Edson

lika_matias
22-01-2010, 22:17
olá a todos! estou com uma enorme dúvida e gostaria e opinião de vcs sobre qtos btus são necessários para minha lan house.

o tamanho total é de 40m², com 20 computadores e 10 lampadas fluorescentes, lembrando que nem todos os 20 pcs ficam ligados constantemente, só aquele q estão sendo usados no momento, cerca de 7 a 10 ao mesmo tempo.

estou querendo comprar um split de 18000 btus, mas provavelmente será necessário um de 22000btus...

o que vcs me aconselham a comprar? qtos btus precisa para refrigerar? não precisa "congelar", só quero q fique um clima mais agradável do que o calor q está fazendo por aqui na região.
e qual uma marca mais indicada, q também não seja muito cara?

agradeço desde já! =)

jose ramalho
22-01-2010, 22:35
a tubulação pode sim fica toda embotida na parede sem pblema nehum,

a tubulação tambem pode porque ela tem os espojosos e a fita aluminio que evita que o sol penetre no tubo.

jairo bertoni
22-01-2010, 22:37
a tubulação pode sim fica toda embotida na parede sem pblema nehum,

a tubulação tambem pode porque ela tem os espojosos e a fita aluminio que evita que o sol penetre no tubo.

??????????????????

um abraço jairo

jairo bertoni
22-01-2010, 22:58
olá a todos! estou com uma enorme dúvida e gostaria e opinião de vcs sobre qtos btus são necessários para minha lan house.

o tamanho total é de 40m², com 20 computadores e 10 lampadas fluorescentes, lembrando que nem todos os 20 pcs ficam ligados constantemente, só aquele q estão sendo usados no momento, cerca de 7 a 10 ao mesmo tempo.

estou querendo comprar um split de 18000 btus, mas provavelmente será necessário um de 22000btus...

o que vcs me aconselham a comprar? qtos btus precisa para refrigerar? não precisa "congelar", só quero q fique um clima mais agradável do que o calor q está fazendo por aqui na região.
e qual uma marca mais indicada, q também não seja muito cara?

agradeço desde já! =)

pra essa quantidade de fontes de calor , pessoas, area e volume a ser condicionado, enfim a carga termica em si ...( o pensamento de quem calcula é sempre carga total) talvez fique entre 24k a 30k o certo seria vc consultar um tecnico para fazer o calculo direitin

IMPORTANTE!!!!!!!!

se vc deixar bem calculado,sem sub ou super dimensionar, o seu ambiente com certeza não ficará "gelado" mas com a temperatura de conforto entre 22 a 23 cº de acordo configuração dos modos tanto de refrigeração como ventilação..

isso te economizaria tanto na instalação(pode parecer que não) ,no custos fixos e no retorno do investimento(pay back)

pense que eu não estou te vendendo condicionadores ,não conheço sua cidade e nem alguma empresa que comercializa condicionadores na sua região ou cidade, portanto essa é minha opinião despojada de qualquer interesse ou o meu interesse seria realmente te ajudar...

pra vc começar com o pé direito a climatização de sua lan ,um tecnico(bom) deveria ser consultado....

um grande abraço jairo

jairo bertoni
23-01-2010, 07:21
Olá Jairo,

estou com um fancoil que esta desarmando a geral da loja, ela estava funcionado normal, de repente começou a acontecer isso. no sabado passado aconteceu a primeitra vez, fui la e nao achei nado de anormal, funcionou por mais uma semana, de repente aconteceu de volta, hoje fui lá liguei e funcionou normal, agora apouco a gerente me ligou e disse que derrubou tudo de volta, como identificar se o motor esta queimando? O que pode ser?

Edson

1º) vc resolveu aqueles outros pepinos? ou perdeu o cliente?

2º) isso tá me cheirando sobrecarga eletrica....verifique

geralmente quando o compressor ou algum moto ventilador ou moto bomba estão em curto, ao entrar o ON ou o condicionador liga,o sistema cai imediatamente ou os componentes de segurança do fan desligam e não a rede principal entendeu?

bom se não for sobrecarga ou algum problema eletrico pode ser ..problemas no acionamento do fan tipo contatoras ,falta de fase ,etc

verique se isso está acontecendo no horário de pico...se o disjuntor principal ou casa de maquinas está aquecendo muito

consulte um eletricista seu conhecido pra somar as cargas e verificar se o padrão ou disjuntor estão em conformidade

poste os resultados

um grande abraço jairo

edson83
23-01-2010, 13:02

geralmente quando o compressor ou algum moto ventilador ou moto bomba estão em curto, ao entrar o ON ou o condicionador liga,o sistema cai imediatamente ou os componentes de segurança do fan desligam e não a rede principal entendeu?

bom se não for sobrecarga ou algum problema eletrico pode ser ..problemas no acionamento do fan tipo contatoras ,falta de fase ,etc

verique se isso está acontecendo no horário de pico...se o disjuntor principal ou casa de maquinas está aquecendo muito

consulte um eletricista seu conhecido pra somar as cargas e verificar se o padrão ou disjuntor estão em conformidade

poste os resultados

um grande abraço jairo

Olá Jairo,
Então, aquele cliente perdi, pois fazia apenas tres meses que estava fgazendo manutençao para ele, a outra pessoa que fazia deixou agravar muito os problemas e quando peguei estourou na minha mão, depois dessa apareceu o mesmo problema em outra maquina dele, passei um orçamento e o cara achou que eu estava querendo engana-lo.

Em relação ao fancoil postarei os resultados aqui.

muito obrigado pela ajuda mano, você é tem o mesmo coração de um ex encarregado meu, sempre disposto a ajudar, que DEUS abençoe muito seu lar, sua carreira e em tudo onde vc botar as plantas do seu pé e suas mãos.

Abraços EDSON:aplauso:

lika_matias
23-01-2010, 13:25
pra essa quantidade de fontes de calor , pessoas, area e volume a ser condicionado, enfim a carga termica em si ...( o pensamento de quem calcula é sempre carga total) talvez fique entre 24k a 30k o certo seria vc consultar um tecnico para fazer o calculo direitin

IMPORTANTE!!!!!!!!

se vc deixar bem calculado,sem sub ou super dimensionar, o seu ambiente com certeza não ficará "gelado" mas com a temperatura de conforto entre 22 a 23 cº de acordo configuração dos modos tanto de refrigeração como ventilação..

isso te economizaria tanto na instalação(pode parecer que não) ,no custos fixos e no retorno do investimento(pay back)

pense que eu não estou te vendendo condicionadores ,não conheço sua cidade e nem alguma empresa que comercializa condicionadores na sua região ou cidade, portanto essa é minha opinião despojada de qualquer interesse ou o meu interesse seria realmente te ajudar...

pra vc começar com o pé direito a climatização de sua lan ,um tecnico(bom) deveria ser consultado....

um grande abraço jairo

olá jairo, obrigada pela resposta, sem dúvida sempre ajuda, e muito...

eu já chamei alguns técnicos aqui sim, e todos me falaram exatamente o q vc disse acima, q será necessário um de 24000 ou 30000 mesmo, mas uma coisa q nenhum deles me soube responder exatamente é que se for colocado um de 22000, q temperatura fica entre 20º a 24º mais ou menos, o q vc acha disso? atinge essa temperatura aqui?

vale lembrar q aqui não pega sol diretamente, em nenhuma hora do dia, é sombra durantes todos os 365 dias do ano, e tb tem uma única janela, que será totalmente fechada, e uma porta de acesso somente.

a minha intenção é q o ambiente fica com clima agradável, q a pessoa sinta, no momento q entrar, q aqui está uma temperatura mais baixa que na rua, como eu disse acima, se ficar entre 20 e 24 graus está ótimo. eu estou de olho em um split de 22000 da consul, consumo classe A, vc aconselha essa marca?

obrigada por tudo! :)

jairo bertoni
23-01-2010, 14:41
olá jairo, obrigada pela resposta, sem dúvida sempre ajuda, e muito...

eu já chamei alguns técnicos aqui sim, e todos me falaram exatamente o q vc disse acima, q será necessário um de 24000 ou 30000 mesmo, mas uma coisa q nenhum deles me soube responder exatamente é que se for colocado um de 22000, q temperatura fica entre 20º a 24º mais ou menos, o q vc acha disso? atinge essa temperatura aqui?

vale lembrar q aqui não pega sol diretamente, em nenhuma hora do dia, é sombra durantes todos os 365 dias do ano, e tb tem uma única janela, que será totalmente fechada, e uma porta de acesso somente.

a minha intenção é q o ambiente fica com clima agradável, q a pessoa sinta, no momento q entrar, q aqui está uma temperatura mais baixa que na rua, como eu disse acima, se ficar entre 20 e 24 graus está ótimo. eu estou de olho em um split de 22000 da consul, consumo classe A, vc aconselha essa marca?

obrigada por tudo! :)

atingir essas temperaturas que vc citou até acredito que atingiria sim ,talvez o que vc não está percebendo é que no final das contas vc acabaria por pagar um de 24 k ou 30k no excedente de consumo de energia ,pois acho que dependendo da hora ou do dia esse de 22k não daria conta do recado (funcionaria no talo ,sem ciclar ),consumindo muito mais ...

posso te dar um exemplo: seu funcionamento nas férias ou alta temporada casa cheia ,principalmente à tarde/noite

então temperatura alta + casa cheia pra essa quantidade de pessoas e aparelhos ou fontes de calor ou carga termica de sua lan,o de 22k ficaria sub dimensionado ,não desligaria ,por consequencia maior consumo e por aí vai ,e a economia que vc fez(não te tiro a razão) vai pro espaço

vc na hora de instalar economizaria algum dinheiro ,e essa economia que vc estaria fazendo com o transcorrer do ano se tornaria um custo fixo mensal muito maior do que se vc estivesse optado por uma de 24 k ou dependendo até uma de 30k

então seria mais ou menos assim ..maquina mais barata ,mas sub dimensionada ,seria muito mais cara e o retorno do investimento menor

maquina dentro do dimensionamento retorno do investimento muito mais rápido ..

se vc optar por uma de 22k ,quando vc estiver com a metade da ocupação ok ,mas com a casa cheia já era..

se pelo contrário com uma de 24k ou 30k casa com a metade de ocupação dos monitores ,vc configura a maquina para o modo economico e ela se encarregaria de te fornecer ao seu ambiente os 20k ou 22 k que vc necessitaria para confortar seus clientes nessa temperatura de 23 cº(ainda com uma reserva de 4k a 6k)

se quando vc precisar dessa mesma temperatura com a casa tipo cheia etc ,ela também estaria apta a te oferecer a mesma temperatura de conforto, mesmo assim com muito mais economia do que uma de 22k ,entendeu?

pense bem!!!! se vc tiver o dinheiro mesmo que te sacrifique um pouco na instalação vá de 30k ,vc vai nos agradecer no futuro ,mas se não der mesmo (vc é quem saber onde o nó aperta) fazer o que ,né?

essa é minha opinião

um grande abraço jairo

Deftones
23-01-2010, 15:51
atingir essas temperaturas que vc citou até acredito que atingiria sim ,talvez o que vc não está enchergando é que no final das contas vc acabaria por pagar um de 24 k ou 30k no excedente de consumo de energia ,pois acho que dependendo da hora ou do dia esse de 22k não daria conta do recado (funcionaria no talo ,sem ciclar ),consumindo muito mais ...

posso te dar um exemplo: seu funcionamento nas férias ou alta temporada casa cheia ,principalmente à tarde/noite

então temperatura alta + casa cheia pra essa quantidade de pessoas e aparelhos ou fontes de calor ou carga termica de sua lan,o de 22k ficaria sub dimensionado ,não desligaria ,por consequencia maior consumo e por aí vai ,e a economia que vc fez(não te tiro a razão) vai pro espaço

vc na hora de instalar economizaria algum dinheiro ,e essa economia que vc estaria fazendo com o transcorrer do ano se tornaria um custo fixo mensal muito maior do que se vc estivesse optado por uma de 24 k ou dependendo até uma de 30k

então seria mais ou menos assim ..maquina mais barata ,mas sub dimensionada ,seria muito mais cara no retorno do investimento

se vc optar por uma de 22k ,quando vc estiver com a metade da ocupação ok ,mas com a casa cheia já era..

se pelo contrário com uma de 24k ou 30k casa com a metade de ocupação dos monitores ,vc configura a maquina para o modo economico e ela se encarregaria de te fornecer ao seu ambiente os 20k ou 22 k que vc necessitaria para confortar seus clientes nessa temperatura de 23 cº(ainda com uma reserva de 4k a 6k)

se quando vc precisar dessa mesma temperatura com a casa tipo cheia etc ,ela também estaria apta a te oferecer a mesma temperatura de conforto, mesmo assim com muito mais economia do que uma de 22k ,entendeu?

pense bem!!!! se vc tiver o dinheiro mesmo que te sacrifique um pouco na instalação vá de 30k ,vc vai nos agradecer no futuro ,mas se não der mesmo (vc é quem saber onde o nó aperta) fazer o que ,né?

essa é minha opinião

um grande abraço jairo

jairão, vc é o cara, explicaçao perfeita, porem fiquei com uma duvida, tenho quase certeza q minha maquina de 12000Btus esta subdimensionada para o meu ambiente logo te pergunto.

Pode ser que com 30 Graus la fora , ela trabalhe direitinho, desarmando e com ciclo etc, e com 35 graus la fora ela passe a estar sub-dimensionada pelo aumento da temperatura..

é isso mesmo?

jairo bertoni
23-01-2010, 16:55
jairão, vc é o cara, explicaçao perfeita, porem fiquei com uma duvida, tenho quase certeza q minha maquina de 12000Btus esta subdimensionada para o meu ambiente logo te pergunto.

Pode ser que com 30 Graus la fora , ela trabalhe direitinho, desarmando e com ciclo etc, e com 35 graus la fora ela passe a estar sub-dimensionada pelo aumento da temperatura..

é isso mesmo?

def ,existe um peso ou uma constante multiplicadora de carga por regiões..quando vc calcula uma carga termica específica,esse fator ou peso dependendo da região, acrescenta carga no resultado final do calculo seja ele em kcal,btu´s ou watt´s...

pra um mesmo espaço ou area ,com caraterísticas mais ou menos iguais,dependendo das regiões com seus fatores multiplicadores específicos dão resultados diferentes ,com diferenças nas cargas as vezes significativas

acho que o que aconteceu no seu espaço foi isso

um grande abraço jairo

DoctorBR
25-01-2010, 12:11
Usei a ferramenta disponibilizada no site da Springer e o cálculo foi assustador! 7847.6 BTUs para 9m2?! Será que errei?!
Fiz o cálculo assim:

Tipo de construção: Casa (construção recente – 10 a 50 anos);
Tipo de sala: Quarto;
Localização da sala: A sala está situada abaixo de um telhado;
Localização da sala: A sala está situada acima do piso térreo ou cave;
Dimensões da sala (comprimento e largura) em metros: 3x3 (tenho na verdade 271 cm x 335 cm);
Paredes exteriores: 1 (parede que fica ao ar livre ou recebe o sol da parte da tarde);
Janelas: 1 (pequena ou média);
Pessoas: 2;
Tipo de iluminação: Fluorescente;
Intensidade de iluminação: Média;
Equipamentos: 1 computador, 1 impressora, uma TV e um HT;
Outros Equipamentos: 0 (quase não ligo outros equipamentos);

Estou pesquisando para poder comprar outro ar-condicionado, já que o atual consome 1050W e deve ter mais de 12 anos de uso (ficou em desuso por 3 anos).

Possuo atualmente um aparelho Air Master eletrônico de 7.500 BTUs da Consul, que por falta de manutenção (limpeza anual), estava congelando e jogando gelo para fora (troca de calor prejudicada por SUJEIRA).

Este aparelho está instalado na parede menor (271 cm), com 150 cm do solo e somente 30 cm da parede direita (falta de espaço). Ele também está instalado ao lado da janela (o barulho externo entra sem dó).

Por isso gostaria de comprar outro condicionador de janela, só que agora dimensionado corretamente (não posso comprar um slip no momento e nem quero pagar R$ 300,00 – valor cobrado pela Consul na promoção Pacote de Benefícios para instalação de condicionadores split).

Muito obrigado antecipadamente.
:)

Vixi! Ninguém pôde dizer NADINHA?! :queixo:

jairo bertoni
25-01-2010, 17:26
Vixi! Ninguém pôde dizer NADINHA?! :queixo:

7,5 k na minha opinão vá de 10 k

jairo

lika_matias
25-01-2010, 18:19
atingir essas temperaturas que vc citou até acredito que atingiria sim ,talvez o que vc não está percebendo é que no final das contas vc acabaria por pagar um de 24 k ou 30k no excedente de consumo de energia ,pois acho que dependendo da hora ou do dia esse de 22k não daria conta do recado (funcionaria no talo ,sem ciclar ),consumindo muito mais ...

então seria mais ou menos assim ..maquina mais barata ,mas sub dimensionada ,seria muito mais cara e o retorno do investimento menor

essa é minha opinião

um grande abraço jairo

agora o grande problema é achar um de 24000 q seja economico.. pois os q eu to vendo aqui sempre são categoria C, eu quero um que seja A ou B...
vou continuar pesquisando aqui.. muito obrigada pelas respostas! ;)

inkifire
25-01-2010, 18:31
Vi hoje o Art Cool da LG de 24000 categoria B. Que pena ele não ter em 30000, senão seria o que eu compraria.

antonio divin
25-01-2010, 23:54
Muito bom tópico!!

jairo bertoni
26-01-2010, 01:30
agora o grande problema é achar um de 24000 q seja economico.. pois os q eu to vendo aqui sempre são categoria C, eu quero um que seja A ou B...
vou continuar pesquisando aqui.. muito obrigada pelas respostas! ;)

lika faça um esforço pra comprar um condicionador inverter de 24k da fujitsu

não se esqueça do vão livre da porta de entrada ,grande vilão no condicionamento,pois esse vão ou porta criaria um fluxo de ar frio que escaparia para o exteriror de sua lan ,consumindo bastante energia extra ou vc vai trabalhar com porta fechada ,com dizeres "entre ar condicionado"?

se não,talvez seria aconselhável vc pensar em colocar uma cortina de ar nessa porta ou vão que a priori ficaria aberta ,que infelizmente geraria mais custo de instalação ,mas que no final te economizaria energia

sempre quando um ambiente condicionado tem como característica trabalhar ou funcionar com as portas abertas ou com vãos ,o condicionador trabalha integrado com a cortina de ar, que evitaria esse escoamento de ar gelado para o exterior...evitando perdas e um consumo maior de energia...

parece que eu estou contra vc ,não é? rsrsrsrs

um grande abraço jairo

edson83
27-01-2010, 00:36
Olá Jairo,
Então, aquele cliente perdi, pois fazia apenas tres meses que estava fgazendo manutençao para ele, a outra pessoa que fazia deixou agravar muito os problemas e quando peguei estourou na minha mão, depois dessa apareceu o mesmo problema em outra maquina dele, passei um orçamento e o cara achou que eu estava querendo engana-lo.

Em relação ao fancoil postarei os resultados aqui.

muito obrigado pela ajuda mano, você é tem o mesmo coração de um ex encarregado meu, sempre disposto a ajudar, que DEUS abençoe muito seu lar, sua carreira e em tudo onde vc botar as plantas do seu pé e suas mãos.

Abraços EDSON:aplauso:

Olá Jairo,
Acho que descobri o que estava fazendo com que desarmasse o disjuntor gerala da loja: havia um mini trafo que alimentava a valvula de água gelada, O ventilador de vez enquando estava arrastando agua, e o trafo esta ficando o sindal de alimentaçaão molhado, espero que seja este o fato.

Me diga uma coisa, para mim aumentar a vazao de ar de um ventilador, devo aumentar a polia do motor ou do ventilador?

Abraços EDSON

---------- Mensagem adicionada às 00:36 ---------- Mensagem anterior foi às 00:34 ----------

poste os resultados

um grande abraço jairo

Olá Jairo,
Acho que descobri o que estava fazendo com que desarmasse o disjuntor gerala da loja: havia um mini trafo que alimentava a valvula de água gelada, O ventilador de vez enquando estava arrastando agua, e o trafo esta ficando o sindal de alimentaçaão molhado, espero que seja este o fato.

Me diga uma coisa, para mim aumentar a vazao de ar de um ventilador, devo aumentar a polia do motor ou do ventilador?

Abraços EDSON http://www.htforum.com/vb/images/buttons/post_thanks.gif (http://www.htforum.com/vb/post_thanks.php?do=post_thanks_add&p=2162362&securitytoken=1264559675-125888814b031727c9d95920c99cf1638964200d) http://www.htforum.com/vb/images/misc/progress.gif http://www.htforum.com/vb/images/buttons/edit.gif (http://www.htforum.com/vb/editpost.php?do=editpost&p=2162362)

jairo bertoni
27-01-2010, 00:51
Olá Jairo,

Abraços EDSON

existe uma formula

rpm(rotação por minuto) do motor = rpm do ventilador X medida da polia do ventilador sobre medida da polia do motor

ou seja

rpm motor = rpm vent x polia do vent ,dividido pela polia do motor

ou polia do motor = rpm vent X polia do vent dividido pela rpm do motor

ou polia do vent= rpm do motor X polia do motor dividido pela rpm do ventilador

se vc estiver achando dificil de entender vá a uma oficina de motogeradores ou a uma loja que vende ferragens e polias ,que geralmente os vendedores sabem fazer essa conta principalmente os mais antigos ,ou mesmo a uma oficina que trabalha com enrolamento de motores eletricos e geradores ..

um abraço jairo não deixe de postar os resultados

lika_matias
27-01-2010, 15:52
lika faça um esforço pra comprar um condicionador inverter de 24k da fujitsu

não se esqueça do vão livre da porta de entrada ,grande vilão no condicionamento,pois esse vão ou porta criaria um fluxo de ar frio que escaparia para o exteriror de sua lan ,consumindo bastante energia extra ou vc vai trabalhar com porta fechada ,com dizeres "entre ar condicionado"?

se não,talvez seria aconselhável vc pensar em colocar uma cortina de ar nessa porta ou vão que a priori ficaria aberta ,que infelizmente geraria mais custo de instalação ,mas que no final te economizaria energia

sempre quando um ambiente condicionado tem como característica trabalhar ou funcionar com as portas abertas ou com vãos ,o condicionador trabalha integrado com a cortina de ar, que evitaria esse escoamento de ar gelado para o exterior...evitando perdas e um consumo maior de energia...

parece que eu estou contra vc ,não é? rsrsrsrs

um grande abraço jairo

eu já tinha pesquisado muito sobre essa marca, porém está mais dificil do se imagina aqui... aqui na minha cidade as lojas estão cobrando um absurdo no valor dos ar condicionado, em média 700,00 reais a mais do que nas lojas da internet... mas as que estou achando aqui são da marca york, de 24000.. até que o preço está bom.. e dentro do meu orçamento!

e em relação a porta, sim, ela ficará fechada mesmo... na verdade tudo aqui ficará devidamente fechado! sem espaço para o ar escapar!

então, o que vc acha da marca york?? vale a pena?

te agradeço muito pelas respostas jairo!!! tem me ajudado bastante! =)

inkifire
27-01-2010, 18:24
Os da Fujitsu eram os que eu queria comprar, mas como não tem assistência em minha cidade eu não quero arriscar.

edson83
27-01-2010, 19:13
existe uma formula

rpm(rotação por minuto) do motor = rpm do ventilador X medida da polia do ventilador sobre medida da polia do motor

ou seja

rpm motor = rpm vent x polia do vent ,dividido pela polia do motor

ou polia do motor = rpm vent X polia do vent dividido pela rpm do motor

ou polia do vent= rpm do motor X polia do motor dividido pela rpm do ventilador

se vc estiver achando dificil de entender vá a uma oficina de motogeradores ou a uma loja que vende ferragens e polias ,que geralmente os vendedores sabem fazer essa conta principalmente os mais antigos ,ou mesmo a uma oficina que trabalha com enrolamento de motores eletricos e geradores ..

um abraço jairo não deixe de postar os resultados

O mano, será que não tem como vc postar ai, os defeitos mais comuns em splits e como resolve-los.
Sabe me dizer onde na net encontro um bom material para estudo.?

Abraços EDSON

jairo bertoni
27-01-2010, 20:09
O mano, será que não tem como vc postar ai, os defeitos mais comuns em splits e como resolve-los.
Sabe me dizer onde na net encontro um bom material para estudo.?

Abraços EDSON

olha o senai oscar rodrigues do ipiranga sp tem bom cursos a distancia

geralmente vazamentos gas refrigerante nas flanges,evaporadora com bloqueio de gelo (sujeira ) e defeitos na placa eletronica

olha tenho 16 anos de split tô aprendendo até hoje

faça uma escola tecnica e mande vê...

um abraço jairo

jairo bertoni
27-01-2010, 20:27
ATENÇÃO LIKA MATIAS

não estou conseguindo te responder atravez de seu post então aí vai

já instalei condicionadores york ,no geral achei que são maquinas boas , com um consumo de energia um pouco mais alto do que alguns condicionadores

não tive problemas maiores nas que eu instalei graças a Deus

somente verifique se existe assistencia/instaladores ou credenciados em sua cidade para um eventual suporte ou garantia mas se forem bem instaladas dificilmente darão problemas

importante: não se esqueça das manutenções preventivas de limpeza e higienização(geralmente anuais) e da limpeza dos elementos filtrantes (filtros ) quinzenalmente vc tendo esse cuidado seu condicionador fatalmente terá vida longa sem grandes sustos

um grande abraço jairo

cdbirk
27-01-2010, 21:13
Olá amigos:

Notei que existem alguns modelos de split que fazem uma "auto-higienização" antes de desligarem totalmente. Pelo que eu entendi, eles apenas mantém a ventilação funcionando por alguns minutos para secar a tubulação, imagino, e depois desligam.
Pergunta: se o meu aparelho não tem essa função, será que eu posso fazer isso "manualmente", passando da função refrigeração para ventilação (ou desumidificação) pouco antes de desligá-lo?

Márcio
27-01-2010, 23:06
Jairo, ontem fui até Porto Alegre e fiquei na casa de um parente, no quarto de hóspedes ele tem um ar consul 7500 btus de janela já com alguns bons anos de uso, ele acredita que aproximadamente sete anos.
O quarto é pelo menos 50% maior do que o meu e bate sol durante toda a manhã, mesmo assim o consul congela o ambiente, apesar de estar quente precisei calibrar na posição mais baixa, estava sentido frio.
O que houve com os equipamentos janela atuais?
Gree 7000 e consul 7500 simplesmente não gelam, fazem muito barulho e o liberam um ar fresquinho, nada além disso.
Este que citei acima libera um ar gelado, gelado mesmo, houve alguma modificação nos parâmetros de medição? Existe btu pmpo :D

jairo bertoni
28-01-2010, 07:46
Jairo, ontem fui até Porto Alegre e fiquei na casa de um parente, no quarto de hóspedes ele tem um ar consul 7500 btus de janela já com alguns bons anos de uso, ele acredita que aproximadamente sete anos.
O quarto é pelo menos 50% maior do que o meu e bate sol durante toda a manhã, mesmo assim o consul congela o ambiente, apesar de estar quente precisei calibrar na posição mais baixa, estava sentido frio.
O que houve com os equipamentos janela atuais?
Gree 7000 e consul 7500 simplesmente não gelam, fazem muito barulho e o liberam um ar fresquinho, nada além disso.
Este que citei acima libera um ar gelado, gelado mesmo, houve alguma modificação nos parâmetros de medição? Existe btu pmpo :D

heheheh...olá marcio

nesses muitos anos de condicionamento ,quando ainda não se falava em split ou só encontrávamos algumas maquinas split importadas ,ou crise energética,black out´s ,bug´s e preocupações com a economia etc

existiam cond de janela com oferta em btu´s acima da capacidade do condicionador em torno de até 20 %

eram compressores que previlegiavam a performace em detrimento à economia ...tinham um deslocamento de compressão (cm2) e areas para troca de calor nos condensadores e evaporadores muito maiores em relação aos novos de agora pra uma mesma capacidade em btu´s

hoje ficou tudo muito ajustadinho ,pequenininho,bonitinho e ruinzinho

e com advento da entrada dos split´s em nosso mercado ,os condicionadores que já existiam ficaram mais ou menos iguais com um ou outro avanço ,e os que forem sendo desnvolvidos foram ficando ergonometricamente falando menores pra uma suposta mesma capacidade de condicionamento

são os ciclos de desenvolvimento de novas tecnologias ,onde um vai dando lugar a outro modelo...

acho que os condicionadores de janela não vão desaparecer ..só não vão se desenvolver em termos de tecnologia do que a que já foi implantada e isso afeta diretamente a performace ou seja nivel de ruido ainda alto e rendimento baixo, isso em relação às maquinas mais antigas

um grande abraço jairo

climatrix
28-01-2010, 09:05
Olá amigos:

Notei que existem alguns modelos de split que fazem uma "auto-higienização" antes de desligarem totalmente. Pelo que eu entendi, eles apenas mantém a ventilação funcionando por alguns minutos para secar a tubulação, imagino, e depois desligam.
Pergunta: se o meu aparelho não tem essa função, será que eu posso fazer isso "manualmente", passando da função refrigeração para ventilação (ou desumidificação) pouco antes de desligá-lo?
Então CD birk, este processo é o seguinte:

Quando o equipamento desliga, o motor do ventilador gira ao contrário, fazendo com que a agua que fica na serpentina caia na bandeja de dreno e da bandeija para o ralo, Com isso a agua não fica acumulada no aparelho, evitando assim a proliferação de fungos e prolongando o prazo para manutenção do equipamento.

Eu tenho em casa um Art Cool da Lg que tem esta função e realmente funciona :legal:

cdbirk
28-01-2010, 15:25
Legal, Climatrix! Acho que o neoplasma da LG também tem esse sistema!
Eu ia comprar esse mas a loja "Dufrio" aqui de Porto Alegre ficou me enrolando um tempão porque esse modelo estava em falta (parece que um problema na alfândega) e resolvi comprar um Springer. É um bom aparelho, mas não tem essa função...:-/
Mas então, resumindo, não adianta eu colocar no modo "ventilação" que ele não vai secar as mangueiras, correto?

Abraço e obrigado!

edson83
30-01-2010, 14:24
olha o senai oscar rodrigues do ipiranga sp tem bom cursos a distancia

geralmente vazamentos gas refrigerante nas flanges,evaporadora com bloqueio de gelo (sujeira ) e defeitos na placa eletronica

olha tenho 16 anos de split tô aprendendo até hoje

faça uma escola tecnica e mande vê...

um abraço jairo

Olá Jairo, Me diga uma coisa.

Estou com split da tempstar em casa(nao instalado), ele era de um cliente que me deu em forma de pagamento, porem, o controle dele nao liga o aparelho, ja troquei pilhas. estes dias liguei somente a evaporadora e o ventilador da cond. e tentei ligar atraves do cointrole, quando estava instalado no cliente, tambem nao ligava, era so manual,
alimentando ele desta forma que t falei, era para era pra funcionar o controle né?

Sabe me dizer com testar essa placa ?

Abraços EDSON

jairo bertoni
30-01-2010, 15:51
Olá Jairo, Me diga uma coisa.

Estou com split da tempstar em casa(nao instalado), ele era de um cliente que me deu em forma de pagamento, porem, o controle dele nao liga o aparelho, ja troquei pilhas. estes dias liguei somente a evaporadora e o ventilador da cond. e tentei ligar atraves do cointrole, quando estava instalado no cliente, tambem nao ligava, era so manual,
alimentando ele desta forma que t falei, era para era pra funcionar o controle né?

Sabe me dizer com testar essa placa ?

Abraços EDSON

pode ser o controle ....vc tem que desabilitar o manual ,ou configurar novamente o controle

um abraço jairo

edson83
31-01-2010, 12:51
pode ser o controle ....vc tem que desabilitar o manual ,ou configurar novamente o controle

um abraço jairo

Então Jairo, ja desbilitei o manual, e mesmo asim não funfa.

EDSON

Coleparmer
06-02-2010, 19:56
Alguem pode me dar uma dica de como se chega no valor de 450 btu por pessoa ? Isso é para a pessoa em repouso né ?

jairo bertoni
07-02-2010, 08:53
Alguem pode me dar uma dica de como se chega no valor de 450 btu por pessoa ? Isso é para a pessoa em repouso né ?

nós transpiramos por noite em torno de 300 ml de suor(media) ..nossa temperatura cai um pouco quando estamos dormindo e atividade biologica idem idem

no estudo da calorimetria chegou-se a essa quantidade de calor pelos estudos feitos por profissionais da area

um grande abraço jairo

cirso
07-02-2010, 19:18
Pessoal, simulei meu quarto no simulador da Springer: http://www.springer.com.br/springer/site/mycomfort/swf/mycomfort_2007.swf? e com os dados: casa recente, quarto, abaixo de um telhado, acima de térreo, 12m² (o quarto tem 11,4m², arredondei pra cima), 2 paredes exteriores (uma pra garagem coberta, logo, ele fica praticamente na sombra o resto do dia após o meio dia), 1 janela, iluminação standard, baixa iluminação (uso só pra dormir mesmo) e 1 pc, sol ao meio dia na direita da imagem (e nem pega na parede, ali pega mais cedo, até umas 10h30 mais ou menos), e deu indicação de um ar de 6.482 BTUs... um de 7.000 dá conta? o quarto é usado mais pra dormir e normalmente a partir da meia noite

Robiloko
23-02-2010, 17:41
Fala pessoal simulei nesse site também e deu por volta dos 23.000btus minha sala tem aproximadamente uns 30~35mt² com duas paredes ao ar livre sendo uma toda de vidro (janela) uns 6,5metros que só pega sol até o meio dia e tem mais 4 portas, na sala é normal ficarem 2 pessoas as vezes mais, minha sala é cheia de trecos como plasma, ps3, home, htpc... uma vez medi a temperatura da sala e estava 32c de noite.

Eu estava cotando o de 12.000btus mas axo que posso esquecer, conversando com um instalador hoje quando passei as informações ele fez um calculo rapido e deu uns 21.000btus e também me recomendou 24.000btus, o que aumentaria o preço da instalação de R$550 para R$800.

Será que tem que ser o de 24.000btus mesmo o de 18.000btus não da conta do recado

jairo bertoni
28-02-2010, 22:57
Fala pessoal simulei nesse site também e deu por volta dos 23.000btus minha sala tem aproximadamente uns 30~35mt² com duas paredes ao ar livre sendo uma toda de vidro (janela) uns 6,5metros que só pega sol até o meio dia e tem mais 4 portas, na sala é normal ficarem 2 pessoas as vezes mais, minha sala é cheia de trecos como plasma, ps3, home, htpc... uma vez medi a temperatura da sala e estava 32c de noite.

Eu estava cotando o de 12.000btus mas axo que posso esquecer, conversando com um instalador hoje quando passei as informações ele fez um calculo rapido e deu uns 21.000btus e também me recomendou 24.000btus, o que aumentaria o preço da instalação de R$550 para R$800.

Será que tem que ser o de 24.000btus mesmo o de 18.000btus não da conta do recado

vá de 24 k

um grande abraço jairo

MarcinhoMaradona
14-05-2010, 01:39
Quantas centrais de ar de 30.000 ou 60.000 btus é necessário para um ambiente de 1.000 m² noturno e fechado?
Nesse caso o ambiente noturno tem capacidade para 2 mil pessoas, é um vão (um galpão fechado, como se fosse uma boate) retangular de mil metros quadrados, sem divisões, por isso queria saber quantas centrais de ar e/ou o que sairia melhor pra mim, colocar centrais de 30.000 ou 60.000 btus e se para esse projeto é preciso uma subestação e quanto seria + ou - esse investimento?

Ah, outra coisa, se existir uma opção/solução mais em conta me informem também.

E se seria interessante mesclar centrais de ar com ventiladores ou cortinas de ar.

Desculpe as vários perguntas, pois é um projeto muito importante para mim, pra ser sincero é meu sonho, por isso quero tirar todas as dúvidas.

Obrigado.

jairo bertoni
14-05-2010, 08:33
Quantas centrais de ar de 30.000 ou 60.000 btus é necessário para um ambiente de 1.000 m² noturno e fechado?
Nesse caso o ambiente noturno tem capacidade para 2 mil pessoas, é um vão (um galpão fechado, como se fosse uma boate) retangular de mil metros quadrados, sem divisões, por isso queria saber quantas centrais de ar e/ou o que sairia melhor pra mim, colocar centrais de 30.000 ou 60.000 btus e se para esse projeto é preciso uma subestação e quanto seria + ou - esse investimento?

Ah, outra coisa, se existir uma opção/solução mais em conta me informem também.

E se seria interessante mesclar centrais de ar com ventiladores ou cortinas de ar.

Desculpe as vários perguntas, pois é um projeto muito importante para mim, pra ser sincero é meu sonho, por isso quero tirar todas as dúvidas.

Obrigado.

esse seu projeto teria que ser analisado por uma empresa especializada no local ou na planta

isso vai depender de varias variantes no que poderemos citar algumas: pé direito ,tipo de telhado ,tipo de forro ,se vão ser com isolante(termicos e acusticos) ,sem isolante, com lage ,sem lage,posiçao do sol, paredes ,entradas ,renovação de ar,niveis de ruido e pra que o projeto se propõe ,se vai ser salão de convenção,eventos,festas,igreja,cinema,salão de eventos ,clube ,boate,etc

demanda projeto hidraulico,eletrico e estrutural..

o condicionador seria 99,99% central(ou não!!!) ,agora existe no mercado varias opções mais baratas e mais caras,mais economicas e menos ,se vai ser dutada(self,self a ar,self a agua ou central de agua gelada) ,cassete ou mista com variadas opções de evaporadoras,se vai interfaceada ,automatizada,com rede dedicada e de segurança,tipo controle de umidade e renovação do ar ,fumaça(projeto de incendio integrado ao condicionamento),com filtros ,se com filtros quais as classes ,etc

portanto fica dificil pra nós do forum te adiantar alguma coisa a não ser com o projeto na mão..mesmo assim caberia varias reuniões pra discutir opções e soluções,prós e contras etc,portanto achamos que essa ajuda teria que vir de algum projetista aí da sua região ,senão existe projeto ou planta ,pelo menos visitar o local da obra..meu amigo só em quantidade de pessoas (2000) vc teria de carga termica em torno de 1200 k ou seja 1.200.000 btu´s !!!!!!!!,isso se as pessoas estiverem sentadas...

um grande abraço jairo

MarcinhoMaradona
14-05-2010, 20:38
Lá é um galpão fechado de 25 de frente x 40 de fundo, um retangulo praticamente, com 1 escritório, 1 ou 2 camarins, 1 palco, 1 pequeno camarote e 2 portões de emergência, será um clube, mas no estilo de uma boate, noturno, funcionamento de 22h às 6h, as 2 mil pessoas, a grande maioria em pé, piso industrial, telhado de amianto, sem forro, com esponjas nele, não sei se acrescentei muita coisa, mas é + ou - por ae... ah, se tiver alguma opção além das centrais de ar, como exaustores, sei lá, ventiladores, combogós, pra não ficar tão quente ou que fique pelo menos suportável, se puder me indique aí...

de qualquer fomar agradeço muito, abração, fica com DEUS.

---------- Mensagem adicionada às 20:38 ---------- Mensagem anterior foi às 20:36 ----------

Ah, esqueci Jairo, terá também 2 banheiros grandes, 1 masculino e 1 feminino, com alguns bares para venda de bebida também.

Abraço.

jairo bertoni
15-05-2010, 08:31
Lá é um galpão fechado de 25 de frente x 40 de fundo, um retangulo praticamente, com 1 escritório, 1 ou 2 camarins, 1 palco, 1 pequeno camarote e 2 portões de emergência, será um clube, mas no estilo de uma boate, noturno, funcionamento de 22h às 6h, as 2 mil pessoas, a grande maioria em pé, piso industrial, telhado de amianto, sem forro, com esponjas nele, não sei se acrescentei muita coisa, mas é + ou - por ae... ah, se tiver alguma opção além das centrais de ar, como exaustores, sei lá, ventiladores, combogós, pra não ficar tão quente ou que fique pelo menos suportável, se puder me indique aí...

de qualquer fomar agradeço muito, abração, fica com DEUS.

---------- Mensagem adicionada às 20:38 ---------- Mensagem anterior foi às 20:36 ----------

Ah, esqueci Jairo, terá também 2 banheiros grandes, 1 masculino e 1 feminino, com alguns bares para venda de bebida também.

Abraço.

a possibilidade mais barata pra vc seria o sistema evaporativo para o salão,os camarotes camarins e escritórios e talvez os bares a mesma solução(evaporativos dedicados ou exclusivos ) ou condicionadores splits ,não sei!!

entre nos sites pra vc se inteirar do que eu estou falando ..já instalei em salões de festas e convenções e a gente vai conversando lembre-se tudo tem prós e contras pesquise esse sistema,procure entender como ele funciona e a gente vai discutindo o que vc não entendeu e também os prós e contras ok?

www.catermo.com.br www.ecobrisa.com.br

um grande abraço jairo

MarcinhoMaradona
15-05-2010, 15:57
Valeu Jairo, obrigado por tudo, inclusive a paciência, hehehe, vou entrar nos sites.

Só uma coisa, eu sei que não existe uma conversão de m³ para m², mas se puder me responder isso eu agradeço, não em relação ao público e nem ao ambiente, mas como eu tenho uma noção em m² de uma vazão de ar em m³, por ex: "vazão de ar: 900 m³/h" ou se não tem como mesmo?

Abraço.

jairo bertoni
15-05-2010, 16:50
Valeu Jairo, obrigado por tudo, inclusive a paciência, hehehe, vou entrar nos sites.

Só uma coisa, eu sei que não existe uma conversão de m³ para m², mas se puder me responder isso eu agradeço, não em relação ao público e nem ao ambiente, mas como eu tenho uma noção em m² de uma vazão de ar em m³, por ex: "vazão de ar: 900 m³/h" ou se não tem como mesmo?

Abraço.

olha pra calcular nesse sistema evaporativo teria que ser em volume ou seja altura(ou pé direito) X largura X comprimento isso daria m/3

agora largura X comprimento a area em m/2

a vazão no caso é em m/3 ou seja a quantidade de ar a ser climatizado,exaurido ou insuflado em um ambiente...

ou ainda a capacidade de um sistema de trocar ou climatizar um ambiente por segundo,minuto ou hora...

um grande abraço jairo

MarcinhoMaradona
16-05-2010, 02:12
Pow Jairo, agradeço muito suas informações, isso prova que ainda existem pessoas afim de ajudar as outras, mesmo vc não tendo muitas condições / informações adequadas para tal, mas agradeço kra...

abraço e fica com DEUS.

Vlw.

joão marcos vallim
05-09-2010, 16:12
Tópico muito bom !

Fica a sugestão para que ele seja fixo.

Abraços a todos.