Devialet  Audio Video e Cia  Cirilo Cabos  MD Áudio
        


Página 5 de 357 PrimeiraPrimeira 123456789101555105 ... ÚltimaÚltima
Resultados 61 a 75 de 5346

Tópico: HDTV EM BAURU???


  1. #61
    Membro Avatar do(a) miltonamb
    Registro em
    26-10-09
    Localização
    Bauru
    Mensagens
    203
    ——————————————
    Obrigado:
    139 concedido(s)
    31 recebidos por 22 msgs

    Citação Originalmente Enviado por technosoft Ver Mensagem
    Do BestMix, funcionário da TV TEM Sorocaba, no tópico de lá, quando perguntei a ele sobre Marília e Bauru (TV TEM digital):

    "Bauru e Marilia irão receber os equipamentos até o final do ano, sinal no ar após dois meses, se Deus quiser !!!

    Obs : o tx de Bauru será o mais potente da TVTEM.

    ABS"
    Essa é a notícia do semestre pra Bauru e região. Tomara que os gênios do marketing não adiem a inauguração por causa do bendito prédio. Sabe como é, né? Coquetel pra "elite" bauruense, boca-livre, deputado, prefeito cortando a fita etc..


  2. #62
    Membro
    Registro em
    19-4-09
    Localização
    Brazil
    Mensagens
    358
    ——————————————
    Obrigado:
    74 concedido(s)
    205 recebidos por 105 msgs

    Pois vamos mais longe ... esta madrugada a NET Marília ficou fora do ar TOTALMENTE (avisaram antes pelo canal de notícias internas, o 14) ... TV, Internet, tudo ... das 01h03m as 06h23m EXATAMENTE (monitoro no meu datacenter as atividades IP) ...

    Como não me contendo com "é para melhoria dos serviços" comecei a perguntar sobre ... um integrador deles me disse que com a "proximidade" da ativação da TV digital aberta em Marília (Bauru por óbvio também, até mesmo antes quem sabe), a NET precisou preparar o "head-end" para o encoding digital, já que a recepção toda já é ... sendo assim, teriam utilizado a parada para "ativação de equipamentos" objetivando o lançamento nos próximos meses da NET HD Digital, pois, nas palavras do integrador, "seria hilário, inconcebível até mesmo, você pagar um pacote de mais de R$ 200,00 mensais pra ter Telecines e HBOs analógicos em resolução de 340p ou menos, e ao passar pra Globo no canal aberto UHF em digital, você assiste um filme na Tela Quente em Full HD e som 5.1, sem pagar nada !".

    Pelo visto, a estratégia da NET é prepara-se para digitalização da rede de forma concomitante com a digitalização dos canais abertos na localidade ... em Sorocaba eles tiveram que correr e lançaram a NET HD Digital na cola da TV Tem digital, pois começou a ocorrer exatamente este fenômeno, o do "de graça tem melhor qualidade de som e imagem" ...

    Nada mudou na NET Marília, visualmente, entre estas 5 horas de parada, de absoluto apagão programado (100% da cidade atingida, TV e Internet), mas espero que realmente, acompanhando o cronograma da TV Tem, a NET tenha se preparado realmente para a TV digital em Marília, Bauru, e região, como já fez com a totalidade de suas operações onde o sinal ISDB-T (digital aberto) entrou, lançando sua operação HD digital na sequência ou até mesmo em conjunto.

    O BestMix goza de grande credibilidade neste forum, é funcionário da área técnica da TV Tem Sorocaba, sabe o que está dizendo pois muito provavelmente é ele mesmo que vai configurar os equipamentos em Bauru e Marília, de modo que acredito que, somando os fatos todos, temos que o sinal digital está próximo em Bauru e Marília, além do fato de que, POR COINCIDÊNCIA, os panfletos do WalMart a partir de HOJE, lançados em Marília, anunciam antenas e decoders digitais, para que os usuários se preparem para o sinal digital (de forma vaga, sem definir datas, apenas lançaram o produto) ... na mesma esteira Magazine Luiz e Ponto Frio em Marília, onde constatei esta manhã ...

    E pra arrematar, um amigo que é assinante da Sky desde os primórdios, daqueles que tem o pacote máximo e uns 3 pontos extras, e é sempre atendido diretamente pelo "setor de qualidade" por ser enquadrado como cliente super VIP (leia-se "daqueles que gasta muito"), me reportou faz pouco que a Sky informou a ele que até o final do ano ele receberá o módulo para recepção de TV digital aberta, em Marília, um produto anexo ao decoder da Sky HD que só liberam para cidades onde existe o sinal digital aberto (não importa qual, pode ser a RedeVida, como em São José do Rio Preto, a única digital por la) ...

    Ou seja, os cronogramas somados da TV Tem (reportados pelo BestMix), pela Sky (informando do envio do receptor de TV digital aberta até o final do ano), da NET (com a "parada" total de 5 horas para adequar o sistema, possivelmente para NET HD Digital) e o marketing mais agressivo das redes de varejo tentando começar um "plantel" de receptores digitais, nos levam a crer que o marketing da inauguração da nova sede da TV TEM Bauru não deve obstar o lançamento da operação digital aberta em Bauru e Marília, ao menos, e que façam outra festa no futuro pra inaugurar a "Central de Produção HD" da TV TEM em Bauru ...

  3. 2 membros agradeceram technosoft por esta mensagem


  4. #63
    :) Avatar do(a) Alexandre.Marks
    Registro em
    10-8-08
    Localização
    Bauru/SP/Brasil
    Mensagens
    1.486
    ——————————————
    Obrigado:
    440 concedido(s)
    493 recebidos por 272 msgs

    Meu Sistema
    Sistema do(a) Alexandre.Marks
    TV/Monitor/Projetor:
    LG 3D 47LA6600 | Samsung FX 2490HD
    Acessórios:
    VIVO TV HD

    Citação Originalmente Enviado por technosoft Ver Mensagem
    Pois vamos mais longe ... esta madrugada a NET Marília ficou fora do ar TOTALMENTE (avisaram antes pelo canal de notícias internas, o 14) ... TV, Internet, tudo ... das 01h03m as 06h23m EXATAMENTE (monitoro no meu datacenter as atividades IP) ...
    Foi oque eu disse lá atras... estranhei do hiper anunciar esse tipo de produto...vender conversor o Wal Mart Bauru já vende faz tempo tanto que alguns dias atras já tinha esgotado todos os modelos vendido pela loja. Agora fazer promoção ou seja divulgar em tabloide foi a primeira vez ou seja creio que o comercio fique sabendo de algo antes de nós. A tv tem digital ta vindo por ai...

  5. #64
    Membro
    Registro em
    19-4-09
    Localização
    Brazil
    Mensagens
    358
    ——————————————
    Obrigado:
    74 concedido(s)
    205 recebidos por 105 msgs

    O lançamento de uma operação de TV Digital aberta é invariavelmente bem planejado com o canal de vendas que vai habilitar os consumidores a terem acesso a nova tecnologia, ou seja, que a consumam ($$$) ... senão teremos uma transmissão digital que ninguém assistirá, algo como acontece no momento com o 3D, que está ai (RedeTV) mas uns poucos aventureiros conseguem assistir. (digo "aventureiros" pois como não há padrão definido ainda, sequer para intercambio de óculos entre fabricantes, é meio arriscado comprar uma solução 3D fechada).

    Hoje passei na Casas Bahia no final da tarde e também estão anunciando de forma efusiva os decoders e antenas para a TV Digital ... receberam uma "luz" de que vai ativar, mas eles não tem detalhes.

    Eu já tinha dito laaaaaaaa trás ... ativar uma operação digital significa:

    - gerar um receber a programação digital -> Bauru gera, e a rota de microondas para distribuição Bauru-Garça-Marília-Echaporã-Ourinhos é 100% digital (34 Mbps de capacidade, sendo que 21 Mbps bastam para uma operação Full HD com som 5.1)
    - um equipamento do tamanho um frigobar, que é o transmissor (vide -> www.linear.com.br).
    - antenas para TV digital, parecem "tijolinhos", que instalam na torre, algo que em um ou dois dias eles colocam.

    Um aviso aos colegas de forum sobre o som:

    - no padrão brasileiro de TV, diferente do americano e europeu, cujo som é no padrão Dolby, o som encapsulado é num padrão aberto chamado HE-AAC (ou Dolby Pulse). É o mesmo protocolo de compressão nativa do iTunes/iPod, etc, massssss não temos ainda no país receivers que processam o formato, de modo que aqui mesmo no forum é possivel ler o tópico de audio, e ver as experiências se amontoando de usuários que conseguem apenas o som em estéreo em seus receivers.

    A solução ?

    As TVs mais novas (2010) da LG, Samsung e Sony, e os decoders mais novos, tem um conversor interno HE-AAC -> Dolby Digital ... basta uma configuração no equipamento que a TV ou o decoder passam a direcionar o som para o seu home theater em Dolby Digital, 5.1, e aiiiii simmmmm voce terá a experiência plena do som 5.1 da TV digital aberta.

    Fica a dica ANTES de sairmos comprando decoders na base do preço ou oportunidade, SE pretendemos interligar o sistema a um bom sistema de som 5.1.

    A tendência é que em 2011 tenhamos receivers que processem nativamente o HE-AAC pois, felizmente (e pra nossa sorte), a Europe fez uma revisão no padrão DVB-T deles, e na versão 2 (Suíça, Noruega, Reino Unido, etc, já em implantação), o som não é mais Dolby, e sim HE-AAC, mais eficiente para propagação aérea.

  6. #65
    Membro
    Registro em
    17-5-07
    Localização
    Florianópolis - SC/Ourinhos - SP
    Mensagens
    388
    ——————————————
    Obrigado:
    35 concedido(s)
    38 recebidos por 22 msgs

    technosoft, a transmissão em Ourinhos é originada em Bauru? Ourinhos não tem antena própia da TV Tem? Ou o link só transmite o feed pra Ourinhos que depois distribui aqui?


  7. #66
    Membro
    Registro em
    19-4-09
    Localização
    Brazil
    Mensagens
    358
    ——————————————
    Obrigado:
    74 concedido(s)
    205 recebidos por 105 msgs

    Nao GuilhermeZ, tem antena própria, no morro Bela Vista, como as demais, é que a rota de distribuição do sinal é esta, em microondas digitais (2 rádios E3 redundantes, NEC PASOLINK a época, pelo que me lembre) ... a rota digital é Bauru-Garça-Marília-Echaporã-Ourinhos ... desta forma, estas cidades estariam virtualmente prontas para receber equipamentos de transmissão digital POIS elas já recebem o sinal digital da TV TEM, que é "encoded" em analógico para o padrão PAL-M para retransmissão ...

    De Echaporã o link TV TEM vai ainda pra Assis e Lins, mas a época (uns 3 anos que conheci o sistema a fundo) era analógico, digitalizando a rota ...

    A rota de distribuição não tem nada a haver com a transmissão digital no local, MAS de certa forma influencia pois se o sinal não chega digital no ponto (por microondas ou satélite), não faz sentido retransmitir este digital pois não haverá qualidade.

    A questão, como se vê, é um pouco mais complexa do que colocar um transmissor digital no local ... o sinal tem que chegar digital ... por isso, por exemplo, Record e SBT terão problemas na região para expandir o sinal digital pois a rota de distribuição deles é analógica em sua maior parte ... terão que digitalizar a rota, ai sim ativar a transmissão digital ...

    Band e RedeTV saem na frente pois eles tem 100% da distribuição do sinal por satélite, para as cidades da região (que recebem e retransmitem em VHF ou UHF, analógico) ... neste caso bastaria colocar um transmissor digital pois o sinal já chega digital ...

    Portanto, concluindo GuilhermeZ, sim, Ourinhos tem antena própria da TV TEM, assim como Santa Cruz, Piraju, enfim, todas as cidades tem, propria ou compartilhada, mas tem ... o que ocorre é que para o bem de Ourinhos, a rota até lá já é digital, vindo de Bauru, conforme detalhado, de modo que seria mais prático, fácil, enfim, já estaria a meio caminho andado pra ativar digital, bastando consignar o canal e colocar o transmissor ... já pra ativar, por exemplo, em Ipaussu, teria que digitalizar a rota pois a rigor a TV TEM retransmite pra lá (e Piraju e região) num enlace analógico UHF no canal, se não me engano, 62 ...

    A meu ver, conhecendo as rotas de distribuição de TV, pra Ourinhos, as mais complicadas seriam SBT e RECORD pois Ourinhos é divisa de estado, ponta da rede (como se fala), e os sinais já chegam analógicos já, na rota ...

  8. #67
    Membro
    Registro em
    19-4-09
    Localização
    Brazil
    Mensagens
    358
    ——————————————
    Obrigado:
    74 concedido(s)
    205 recebidos por 105 msgs

    Bem, falou-se tanto do tal canal 25 UHF digital pra TV TEM Bauru, vamos provar então:

    ---

    Segunda-feira, 21 de junho de 2010

    Ministério das Comunicações

    PORTARIA No- 461, DE 20 DE MAIO DE 2010

    O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso de suas atribuições, observado o disposto no artigo 21, inciso XII, alínea a, da Constituição Federal, e no art. 7º do Decreto nº 5.820, de 29 de junho de 2006, tendo em vista o que consta do Processo nº
    53000.012026/2009-11, resolve:

    Art. 1º Consignar à TV BAURU S.A., concessionária do Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens, na localidade de Bauru, Estado de São Paulo, o canal 25 (vinte e cinco), correspondente à faixa de freqüência 536 - 542 MHz, para a transmissão digital do Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens, no âmbito do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre - SBTVD-T, na mesma localidade.

    Art. 2º A presente consignação reger-se-á pelas disposições do Código Brasileiro de Telecomunicações, leis subseqüentes e seus regulamentos, e do Decreto nº 5.820, de 29 de junho 2006.

    Art. 3º O instrumento pactual decorrente desta consignação será celebrado entre a concessionária e a União, em prazo não superior a sessenta dias.

    Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

    JOSÉ ARTUR FILARDI LEITE

    sexta-feira, 2 de julho de 2010

    Ministério das Comunicações

    GABINETE DO MINISTRO

    EXTRATOS DO TERMOS ADITIVOS

    EXTRATO DO TERMO ADITIVO AO CONTRATO DE CONCESSÃO

    PARTES: União e TV Bauru S.A.

    ESPÉCIE: Termo Aditivo ao Contrato de Concessão.

    OBJETO: Consignação de canal de radiofreqüência destinado à transmissão digital do serviço de radiodifusão de sons e imagens, no âmbito do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre - SBTVD-T, na localidade de Bauru, Estado de São Paulo.

    VIGÊNCIA:

    O prazo para a utilização plena, pela Concessionária, do canal de radiofreqüência consignado para a transmissão digital do serviço de radiodifusão de sons e imagens, será até 30 de junho de 2016, observados os termos constantes na Cláusula 7ª do Termo Aditivo.

    DATA E ASSINATURA: 30 de junho de 2010. José Artur Filardi

    Leite - Ministro de Estado das Comunicações; e Hélio Kimelblat -

    Procurador da TV Bauru S.A.

  9. #68
    Membro
    Registro em
    19-4-09
    Localização
    Brazil
    Mensagens
    358
    ——————————————
    Obrigado:
    74 concedido(s)
    205 recebidos por 105 msgs

    A prática comum das operadoras da TV Globo (EPTV, TV TEM, etc) é conseguir um canal único para suas operações digitais dentro de uma área de operação ... por exemplo, ao consignarem o canal 25 UHF em Bauru (geradora), muuittooo provavelmente eles irão operar onde der no canal 25 UHF em todas as cidades que recebem o sinal desta geradora, sem prejuízo do "canal virtual" ainda, que seria o canal analógico onde a TV TEM já funciona na sua cidade (você poe no canal analógico usando seu decoder digital, ele diz que está naquele canal, mas é virtual, ele na verdade sintoniza o 25 UHF sem que você perceba, garantindo assim uma transição tranquila do padrão antigo para o novo, sem nem memorização de novo canal).

  10. #69
    Membro
    Registro em
    19-4-09
    Localização
    Brazil
    Mensagens
    358
    ——————————————
    Obrigado:
    74 concedido(s)
    205 recebidos por 105 msgs

    Só pra "apimentar" o tópico, entrou no ar ontem a TV Fronteira (Globo Presidente Prudente) digital, em caráter experimental (testes) mas efetivamente já transmitindo ...

    Brasília - DF, quinta-feira, 22 de julho de 2010
    Ministério das Comunicações
    GABINETE DO MINISTRO
    PORTARIA No- 599, DE 30 DE JUNHO DE 2010
    O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES
    APROVO, nos termos do art. 1° do Decreto n° 6.123, de 13
    de junho de 2007, e item 5.1 da Norma n° 01/2007, aprovada pela
    Portaria n° 465, de 22 de agosto de 2007, com fundamento na Informação
    n.º 264/2010/CGEO/DEOC/SCE-MC, pedido formulado
    pela TV FRONTEIRA PAULISTA LTDA para execução do Serviço
    Especial para Fins Científicos e Experimentais com o objetivo de
    testar o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre-SBTVD-T
    na localidade de Presidente Prudente/SP. Encaminhe-se a ANATEL
    para providências devidas

  11. #70
    Membro
    Registro em
    19-4-09
    Localização
    Brazil
    Mensagens
    358
    ——————————————
    Obrigado:
    74 concedido(s)
    205 recebidos por 105 msgs

    Confirmado com um colega "local" de Presidente Prudente ... canal 31 UHF, TV Fronteira transmitindo em Full HD (imagens de teste, previsão pra entrar em definitivo em um mês ou menos).

    Prontoooo, agora sim, congratularemos de forma efusiva a TV TEM por ter sido efetivamente, a ÚLTIMA a digitalizar as suas geradoras, pois tanto Bauru, quanto Rio Preto e Itapetininga, serão fatalmente as últilmas geradoras da TV Globo em São Paulo (todas TV TEM) a lançar o digital ... eu acredita que a TV Fronteira, ali espremida na longínqua e bela Presidente Prudente, ainda assim seria a última, mas tem coisa que só a TV TEM faz por você ... lamentável atraso, espero que ao menos cheguem com tudo (gap fllters para eliminar áreas de sombra, Ginga, etc) ...

    Estão vendo ... não tem como a TV Tem segurar mais, esperar inauguração de prédio ou sei lá o que ... não resta mais ninguém, o último que ativar o digital que apague a luz ... e sobrou a tarefa pra TV TEM que vai ter que sair correndo agora pra não ser atropelada, pois a EP TV já passou da fase das geradoras e já está digitalizando até sucursais e retransmissoras convencionais (Barretos, Indaiatuba, etc).

    O efeito colateral imediato foi que, conforme noticiado na imprensa local de Assis, os locais já começam, de novo, a se organizar perante os órgãos locais para que se coloque pressão para que Assis seja atendido pela TV Fronteira, já que é a cidade limite da TV Tem em termos de cobertura (a ponta da rede, literalmente) ... se isto acontecesse, Assis seria a segunda maior cidade da área de cobertura da TV Fronteira, somente atrás de Presidente Prudente, e teria com certeza a ativação quase imediata do sinal digital ... já sendo da área da TV Tem, o futuro é nebuloso para cidades como Ourinhos, Jaú, Assis, Botucatu ... Marília e Bauru, pelos indícios e confirmado pelo BestMix, terão este ano, mas o restante, sabe-se lá ...

  12. #71
    Membro Avatar do(a) miltonamb
    Registro em
    26-10-09
    Localização
    Bauru
    Mensagens
    203
    ——————————————
    Obrigado:
    139 concedido(s)
    31 recebidos por 22 msgs

    Citação Originalmente Enviado por technosoft Ver Mensagem
    Confirmado com um colega "local" de Presidente Prudente ... canal 31 UHF, TV Fronteira transmitindo em Full HD (imagens de teste, previsão pra entrar em definitivo em um mês ou menos).

    Prontoooo, agora sim, congratularemos de forma efusiva a TV TEM por ter sido efetivamente, a ÚLTIMA a digitalizar as suas geradoras, pois tanto Bauru, quanto Rio Preto e Itapetininga, serão fatalmente as últilmas geradoras da TV Globo em São Paulo (todas TV TEM) a lançar o digital ... eu acredita que a TV Fronteira, ali espremida na longínqua e bela Presidente Prudente, ainda assim seria a última, mas tem coisa que só a TV TEM faz por você ... lamentável atraso, espero que ao menos cheguem com tudo (gap fllters para eliminar áreas de sombra, Ginga, etc) ...

    Estão vendo ... não tem como a TV Tem segurar mais, esperar inauguração de prédio ou sei lá o que ... não resta mais ninguém, o último que ativar o digital que apague a luz ... e sobrou a tarefa pra TV TEM que vai ter que sair correndo agora pra não ser atropelada, pois a EP TV já passou da fase das geradoras e já está digitalizando até sucursais e retransmissoras convencionais (Barretos, Indaiatuba, etc).

    O efeito colateral imediato foi que, conforme noticiado na imprensa local de Assis, os locais já começam, de novo, a se organizar perante os órgãos locais para que se coloque pressão para que Assis seja atendido pela TV Fronteira, já que é a cidade limite da TV Tem em termos de cobertura (a ponta da rede, literalmente) ... se isto acontecesse, Assis seria a segunda maior cidade da área de cobertura da TV Fronteira, somente atrás de Presidente Prudente, e teria com certeza a ativação quase imediata do sinal digital ... já sendo da área da TV Tem, o futuro é nebuloso para cidades como Ourinhos, Jaú, Assis, Botucatu ... Marília e Bauru, pelos indícios e confirmado pelo BestMix, terão este ano, mas o restante, sabe-se lá ...
    Foi a pressão da Band Prudente HD.

    O interessante é que, agora, já há sinal em Prudente, Rio Preto, norte do Paraná, excelente cobertura da EPTV até Araraquara; observando o mapa de cobertura, o corredor Bauru–Marília virou uma espécie de "Triângulo das Bermudas" da cobertura digital.

  13. 1 membro agradeceu miltonamb por esta mensagem


  14. #72
    :) Avatar do(a) Alexandre.Marks
    Registro em
    10-8-08
    Localização
    Bauru/SP/Brasil
    Mensagens
    1.486
    ——————————————
    Obrigado:
    440 concedido(s)
    493 recebidos por 272 msgs

    Meu Sistema
    Sistema do(a) Alexandre.Marks
    TV/Monitor/Projetor:
    LG 3D 47LA6600 | Samsung FX 2490HD
    Acessórios:
    VIVO TV HD

    Mensagem

    Equipamento da EPTV:

    Antena:
    Anexo 29814

    Transmissor:
    Anexo 29815

    Pré- Transmissor:
    Anexo 29816

    Não são tãoooooo pequenos assim

  15. #73
    Membro
    Registro em
    19-4-09
    Localização
    Brazil
    Mensagens
    358
    ——————————————
    Obrigado:
    74 concedido(s)
    205 recebidos por 105 msgs

    estes equipamentos sao da geradora ... pra retransmissão basta um TX do tamanho de um frigobar ... tem fotos aqui:

    http://www.linear.com.br

    Mesmo o transmissor e pré-transmissor, cabem num container ao pé da torre, fácil, fácil ... sem necessidade de prédio novo ... :-)

  16. #74
    Membro
    Registro em
    19-4-09
    Localização
    Brazil
    Mensagens
    358
    ——————————————
    Obrigado:
    74 concedido(s)
    205 recebidos por 105 msgs

    Adorei o "TRIANGULO DAS BERMUDAS" (@miltonamb) ... eheheheheh

    Mas é a infeliz constatação ... :-( ... se você liga o seu receptor digital em qualquer região, mesmo em Rio Preto, você recebe o sinal da RedeVida lá, ou em Cachoeira Paulista, na outra ponta do estado de São Paulo, você recebe a Canção Nova digital (UHF 39) ... mas o ponto de absoluto "apagão", a sombra absoluta de sinal digital, é o corredor Marília-Bauru-Assis-Ourinhos ... não tem sinal digital nem pra testar receptor ...

  17. #75
    Membro
    Registro em
    20-5-10
    Localização
    Dois Córregos/SP/Brasil
    Mensagens
    16
    ——————————————
    Obrigado:
    3 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

    Colegas do fórum, boa noite.
    Tenho uma dúvida. Moro em Dois Córregos, à quase 100 km de Bauru. O Sinal HDTV virá à Dois Córregos por Bauru ou Jaú?
    Agradeço pela atenção, grande abraço e sucesso a todos.

 
 
 
Página 5 de 357 PrimeiraPrimeira 123456789101555105 ... ÚltimaÚltima

Tags para este Tópico

Regras de Postagem

  • Você não pode criar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode anexar arquivos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
  • Tags estão Ligado(s)
  • Smilies estão Ligado(s)
  • Tag [IMG] está Ligado(s)
  • Tag [VIDEO] está Ligado(s)
  • Código HTML está Desligado