+ Responder
Exibindo resultados 1 a 11 de 11

Tópico: Alta Fidelidade ? Ou mentira....

Musica de Qualidade Avatar do(a) arielcs
    Registro em
    19-7-04
    Agradecimentos:
    220 concedido(s)
    647 recebidos por 526 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) arielcs
    Fonte(s):
    CD Player Rega APOLLO - Notebook
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Pré Creek OBH22 - Power Bryston 3B- Vdac
    Caixas Acústicas:
    Dynaudio 52SE
    Cabos:
    Refference Digitais - Arataca - Ecosse 4.4
    TV/Monitor/Projetor:
    Plasma 42Full - LCD 26
    Acessórios:
    Racks Airon - Transformador 2000W e Regua DIY

Alta Fidelidade ? Ou mentira....

30/07/2009 - 10h17
    "Photoshop musical" não deixa cantor desafinar

CLARICE CARDOSO

colaboração para a Folha de S.Paulo

Se para capas de revista sumir com rugas e gordurinhas é trabalho para o Photoshop, na música o segredo para afinar o gogó é o Auto-Tune.

No último mês, o software criado em 1997 virou notícia e alvo do rapper Jay-Z, que lançou a música "D.O.A. (Death of Auto-Tune)" --"morte ao Auto-Tune".
    "Usamos com bom gosto", diz integrante do Black Eyed Peas Fergie sobre Auto-Tune
    Na carona, Wyclef Jean lançou "Mr. Auto-Tune", em que canta: "Sou o sr. Auto-Tune/ Se você desafinar/ Transformo você em celebridade". Reações não tardaram: Kanye West tirou-o de seu CD; Mary J. Blige e Black Eyed Peas defenderam o programa. "Usamos com bom gosto", disse Fergie.

A Antares Audio Tech, que produz o software, levou com bom humor. À Folha, enviou uma charge em que a embalagem do programa diz que sua morte é um "rumor exagerado". "Divulgaram nosso nome entre um público que não o conhecia", diz Marco Alpert, vice-presidente de marketing.
    Polêmicas à parte, o Auto-Tune e um similar, o Melodyne, são usados todos os dias em estúdios do Brasil e do mundo. Normalmente, corrigem trechos que "passariam despercebidos", dizem músicos e produtores ouvidos pela reportagem.

"Não se pode dizer que quem usa esses programas não canta bem. Na verdade, eles permitem que se aproveite uma gravação mais emotiva, que pode ter saído do tom em algum momento", diz Jorge Vercilo. "No meu DVD, supervisionei o trabalho do afinador e desfiz correções que o programa tinha feito em trechos que "passeavam pelas notas", um recurso do intérprete que o programa nem sempre entende."

Fábrica de mentiras

"Os puristas dizem que você tem que cantar sem errar, mas sou prático", diz Rogério Flausino, do Jota Quest. "Gravo tudo num dia e repasso com o técnico no outro. O cantor deve arrumar a afinação porque é ele quem sabe o que cantou."

Preta Gil, que usa o programa "em detalhes", acha que há exagero. "Tem cantor que relaxa porque o programa depois corrige. Mas ele também tira a espontaneidade. E tem muita cantora nova com voz de pato por causa do Auto-Tune."

O produtor Deeplick, que já trabalhou com Wanessa Camargo e Seu Jorge, concorda. "Ouço pessoas que me dão a impressão de não cantarem nada, de serem construídas." "Mas cantor montado não faz sucesso, desaponta ao vivo", diz o produtor Luis Paulo Serafim, que já trabalhou com Maria Bethânia e Rita Lee e ganhou sete Grammy. "O Auto-Tune é a fábrica de mentiras da nossa música, deixa qualquer um afinadinho. Mas o público percebe que soa pior."

Apollo Nove, que já produziu de Otto a Bebel Gilberto, não usa mais o programa. "Já fiquei uma semana de segunda a quinta passando Auto-Tune numa música [risos]. Mas desencanei, ele dá uma detonada na voz.

O melhor som é o puro."

"Como público, acho legal os efeitos do software. Mas meu interesse em um cantor que não canta direito e usa o programa como maquiagem é bem pequeno", diz João Marcello Bôscoli, presidente da Trama. Brendan Duffey, que já produziu bandas como Linkin Park e Maroon Five, disse à Folha se irritar com os puristas. "A tecnologia muda a arte. Pra que deixar seu disco meio estragado se ele pode ficar superbonito com tecnologia?".
    Ariel

Sail away, away. Ripples never come back ! - Genesis
    Citar Citar  

free lossless audio codec Avatar do(a) Matias
    Registro em
    25-9-05
    Agradecimentos:
    396 concedido(s)
    222 recebidos por 155 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Matias
    Fonte(s):
    LF Audio Upgrade DAC II / M2Tech HiFace BNC / ESI Juli@ / flac
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Exaudi A 610 HE Signature
    Caixas Acústicas:
    Akron Spalla FRTR
    Cabos:
    Akron (Transcendent, Black Soul, Black Ground) / Black Cat Veloce / 2x Audience PowerChord / Cardas Golden Reference / SignalCable Analog Two
    Acessórios:
    Beyerdynamic DT 770 edition 2005 / 3x Noise Destroyer / fusíveis HiFi-Tuning / tomada Hubbell 5362B / caixa de tomadas Akron / ByKnirsch Powerline Audiófilo / alimentação 240V

Auto-tune existe há 10 anos já, é velho que nem piratear MP3 a essas alturas do campeaonato.

Como sempre, tem gente xiita que não usa, tem gente que retoca detalhes e sempre tem os toscos que só se salvam com edição.

EU mesmo edito vozes de vocalistas aqui em casa. Geralmente edito o mínimo necessário, e ainda assim ouço 20 vezes para ver se ficou natural.

Depois de um tempo o ouvido acostuma a "pegar" esses erros do programa, e quando eu ligo o rádio é uma tristeza o que eu ouço de edição forçada rsrs.
    Citar Citar  

Dad kills people... Avatar do(a) Dexter Morgan
    Registro em
    27-7-05
    Agradecimentos:
    138 concedido(s)
    259 recebidos por 178 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Dexter Morgan
    Fonte(s):
    BD Oppo BDP-83, DVD Oppo DV-983H, Sky+, PS3, iPod 80gb, Powernote M570, TD Gradiente DD-200Q, Atari 2600
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Onkyo TX-SR805 e amp Samson pro SVS
    Caixas Acústicas:
    Frontais, central e surrounds Onkyo e sub SVS PC Plus 20-39
    Cabos:
    Absolute, Pirelli, Rix Labs, Santo Angelo, AR, genéricos...
    TV/Monitor/Projetor:
    Pana TH-50PY85LB
    Acessórios:
    Autrotrafo ByKnirsch 130/115V, Powerline lf-115, lavador de LPs PHK, teclado bluetooth Logitech DiNovo mini, alguns voodoos

Vixe, pra quem tá no meio, isso é muito velho... sempre usaram... o pior é quando você escuta algo no rádio e casualmente percebe que nem isso usaram pra acertar o tom de voz do vocalista, como aquela porcaria de NX Zero.
    -
    Keep Walking

_o_ \o_ \o/ <o/ <o> \o> \o/ <o/ <o> _o> _o_ ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ Macarena
    Citar Citar  

EX-luffing... Avatar do(a) Vinícius RS
    Registro em
    30-8-05
    Agradecimentos:
    28 concedido(s)
    100 recebidos por 77 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Vinícius RS
    Fonte(s):
    DVD Player Oppo 980H; CD PLAYER PHILIPS AK 603; PIONEER DVD PLAYER DV-578A-S;DVD Gradiente 660; TD Garrard 830-S; TD Garrard GT25AP-1 (o lindo!); Deck Polyvox CP750D;Tuner Polyvox TP-401;
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    ROTEL RA-1070; HARMAN KARDON AVR 335; Polyvox CM 5000; pm5000; Gradiente STR 1250; Power Integrado Sansui AU-G99X;Gradiente Model 1660
    Caixas Acústicas:
    B&W DM604 S3 ;B&W DM602;B&W LCR60 S3;Sub PolkAudio PSW12; JBL Stadium; gradiente master 100; Cadensa
    Cabos:
    Tiaflex; Santo Ângelo; DIY
    TV/Monitor/Projetor:
    projetor infocus 4805; Pana PV80;Samsung 29Z30HSBM

Fora que uma apresentação ao vivo vai derrubar quem não canta nada... quer dizer, exceção feita à cantora do grupo Calypso. Carinhosamente conhecida como Colapso...
    Grunhindo daquele jeito e consegue fazer sucesso...

Dad kills people... Avatar do(a) Dexter Morgan
    Registro em
    27-7-05
    Agradecimentos:
    138 concedido(s)
    259 recebidos por 178 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Dexter Morgan
    Fonte(s):
    BD Oppo BDP-83, DVD Oppo DV-983H, Sky+, PS3, iPod 80gb, Powernote M570, TD Gradiente DD-200Q, Atari 2600
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Onkyo TX-SR805 e amp Samson pro SVS
    Caixas Acústicas:
    Frontais, central e surrounds Onkyo e sub SVS PC Plus 20-39
    Cabos:
    Absolute, Pirelli, Rix Labs, Santo Angelo, AR, genéricos...
    TV/Monitor/Projetor:
    Pana TH-50PY85LB
    Acessórios:
    Autrotrafo ByKnirsch 130/115V, Powerline lf-115, lavador de LPs PHK, teclado bluetooth Logitech DiNovo mini, alguns voodoos

Que maldade...
    -
    Keep Walking

_o_ \o_ \o/ <o/ <o> \o> \o/ <o/ <o> _o> _o_ ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ Macarena
    Citar Citar  

Membro Avatar do(a) Flash
    Registro em
    20-12-08
    Agradecimentos:
    23 concedido(s)
    18 recebidos por 18 msgs

Pois é... resultado da música atual,que, SALVO POUCAS EXCEÇÕES, é voltada para o comércio, sem ênfase artística....

Antigamente não tinha disso, músico não era apenas músico, era um artista!

Citar Citar  

Cabeça, tronco e membro Avatar do(a) Tunafish
    Registro em
    26-9-05
    Agradecimentos:
    107 concedido(s)
    190 recebidos por 150 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Tunafish
    Fonte(s):
    OPPO BDP83 + DVD971H / RP II / NET HD MAX
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Harman Kardon AVR 235 / Marantz Model CD 400 Demodulator
    Caixas Acústicas:
    Trio Frontal Dali Concept 2 e Central + Kit AR PL 100 • Edifier R1200T (PC)
    Cabos:
    Bleu Jeans Cable 6.1 MCH / Logical Blue Diamond HDMI / HDMI Oppo / AR AP053 Subwoofer / Video Componente Golden / Logical Cable Fire Dragon (Digital - DVD) / Logical Cable Blue Diamond (frontais) / Tiaflex (surrounds) / AR Pro RCA (TD) /
    TV/Monitor/Projetor:
    Plasma 720p 42"
    Acessórios:
    Oppo HM31 HDMI Switcher

Três irmãos americanos (Gregory Brothers) tiveram uma baita sacada: utilizar o auto-tune para criar música com base no notíciário local. O resultado é genial:

Citar Citar  

Dont´t worry, be metal\,,/ Avatar do(a) jardelsky
    Registro em
    19-11-07
    Agradecimentos:
    204 concedido(s)
    185 recebidos por 164 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) jardelsky
    Fonte(s):
    Dvico Tvix 6500a / Philips DVP-5980k
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Pioneer VSX-9040TXH
    Caixas Acústicas:
    Frontais: Torres Klipsch F-2 Synergy. Centra:l Klipsch C-2 Synergy e surrounds: Onkyo SKx-560x.
    Cabos:
    Canare 4S11 (Star-Quad),AR, Hdmi Monster M1000HD, Hdmi Sony DLC-HD20V.
    TV/Monitor/Projetor:
    Pana Viera TH-42PV80LB
    Acessórios:
    PANAMAX M4-EX

Flash,

Por essas e outras que eu gosto da velha escola do rock and roll!!!
    Citar Citar  

Membro Avatar do(a) Eduardo Ant
    Registro em
    10-12-08
    Agradecimentos:
    158 concedido(s)
    108 recebidos por 80 msgs

Citação Originalmente Enviado por Vinícius RS Ver Mensagem
    Fora que uma apresentação ao vivo vai derrubar quem não canta nada... quer dizer, exceção feita à cantora do grupo Calypso. Carinhosamente conhecida como Colapso...
    Grunhindo daquele jeito e consegue fazer sucesso...
    Deve ser por isso que, por aqui, tem um cantorzinho que ficou famoso por agendar shows e não comparecer. Interessante que nem nos CD's que ele mesmo grava e vende ao povo por R$3,00 o Auto-tune (se é que ele usa) não resolve o problema. A voz do cara é insuportável. Mesmo assim, o povo da cachaça ouve aquele lixo.
    Citar Citar  

EX-luffing... Avatar do(a) Vinícius RS
    Registro em
    30-8-05
    Agradecimentos:
    28 concedido(s)
    100 recebidos por 77 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Vinícius RS
    Fonte(s):
    DVD Player Oppo 980H; CD PLAYER PHILIPS AK 603; PIONEER DVD PLAYER DV-578A-S;DVD Gradiente 660; TD Garrard 830-S; TD Garrard GT25AP-1 (o lindo!); Deck Polyvox CP750D;Tuner Polyvox TP-401;
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    ROTEL RA-1070; HARMAN KARDON AVR 335; Polyvox CM 5000; pm5000; Gradiente STR 1250; Power Integrado Sansui AU-G99X;Gradiente Model 1660
    Caixas Acústicas:
    B&W DM604 S3 ;B&W DM602;B&W LCR60 S3;Sub PolkAudio PSW12; JBL Stadium; gradiente master 100; Cadensa
    Cabos:
    Tiaflex; Santo Ângelo; DIY
    TV/Monitor/Projetor:
    projetor infocus 4805; Pana PV80;Samsung 29Z30HSBM

É... tem gente, que por mais que eu tente, não consigo entender o sucesso...
    Aliás, um cara que eu não sei como vendeu mais de um disco foi o tal do reginaldo rossi...
    Deusolivre... o cara é bizarro..

CRUZEIROMANIA
    Registro em
    11-3-06
    Agradecimentos:
    152 concedido(s)
    423 recebidos por 346 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) ANTUNES CARLOS
    Fonte(s):
    Samsung HD 841, Cd Onkyo, CD Adcom
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Pré CAV 7, Adcom GTP 750, Yamaha MX 100, Adom GFA 5802, Adcom GFA 5400, Receiver Onkyo TX 575X
    Caixas Acústicas:
    B&W
    Cabos:
    Apature
    TV/Monitor/Projetor:
    Sharp 29"
    Acessórios:
    Shindo S 50

Alta Fidelidade

Será que existe algum recurso, para conseguir, melhorar a voz, dos "vocalistas" de grupos de pagode?.
    Acho que não, pois como diria o cantor Falcão, NÃO TEM JEITO QUE DÊ JEITO.
    Não se preocupe em fazer com que uma mulher fique sempre lembrando de você. Procure fazer com que ela nunca te esqueça. (Antunes Carlos).
    Citar Citar  

+ Responder

Regras de Postagem