Fast Shop
DX         
    Âmbar    

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 1320 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Página 1 de 3 123 ÚltimaÚltima
Resultados 1 a 15 de 40

Tópico: Dicas para modernização de quadro de distribuição

Membro
    Registro em
    2-9-09
    ——————————————
    Obrigado:
    7 concedido(s)
    2 recebidos por 2 msgs

Pergunta Dicas para modernização de quadro de distribuição

Olá,
    Como havia dito, tenho um quadro de distribuição do tempo da vovó, todo com disjuntores pretinhos(sem preconceitos!!) e intenciono modernizar o mesmo.

Eis a foto do meliante!!!!

Acho que ele está arrumado, fios e cabos de boa bitola, 12 para os de força, 14 para os demais,,tudo apertadinho, sem desligamentos, sem aquecimentos.

Minha principal meta é aumentar minha segurança.
    Logo, pretendo utilizar disjuntores de curva "C".
    Sei que em alguns circuitos poderia usar curva "B", mas tenho visto preços semelhantes, quando não iguais e, se não estiver errado, ganho um pouco mais de sensibilidade.

Minhas dúvidas são mais de carater prático, pois então vejamos:

Vejam que tenho disjuntores de:
    - 15 do lado esquerdo (circuitos de luz e tomadas em geral) que pretendo mudar para Siemens de 16
    - 20 do lado direito (chuveiro elétrico [que não será utilizado] e ar condicionado) pretendo trocar por Siemens de 20 - A única excessão será um bipolar de 2 X 10 para um circuito de um split 220v.
    - Um Nofuso Tripolo de 3X 60 no centro abaixo.

Em primeiro lugar, gostaria de aproveitar o quadro e, se possível, os barramentos.
    Será isso possível?
    Caso contrário, há no mercado barramentos que se adaptem ao quadro e ao padrão dos novos disjuntores? Ou serei obrigado a trabalhar as ligações com fios?

Vocês acham que mesmo trocando todos os disjuntores há necessidade de trocar o Nofuso? Pensei em deixar ele quieto!!!!!

Muito bem, todo o auxílio e todas as dicas são muito bem vindas e, desde já fico muito grato pela atenção de todos!!!!!

Forte abraço!
    Eduardo

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    290 recebidos por 156 msgs

Edu-Rio,

Seu quadro tá bem organizado e na época que foi montado pode ter sido considerado uma ótima instalação, apesar da falta do fio terra que deveria ser padrão já há décadas.

Vejo que os barramentos de neutro está atados no metal da caixa, hoje eles seriam isolados, só o de aterramento faria contato direto com o metal ou em algum esquema de aterramento tipo TN-C-S.

Hoje não se usa mais a medida AWG como você se refere, "bitola 12"... Hoje a medida se dá em mm2, que é a seção transversal do condutor. Um fio AWG (American Wire Gauge) 12 seria equivalente a um condutor 3,3mm2 e o 14 um 2mm, se existisse. O AWG 12 você poderia ligar disjuntores de 20A, no máximo um 25A e o AWG 14 algo entre 15 e 20A no máximo.

As medidas comuns hoje são:

1,5mm2, 2,5mm2, 4mm2, 6mm2, 10mm2, 16mm2, 25mm2, 35mm2, 50mm2 e assim por diante. A norma não reconhece mais os valores em AWG já desde um bom tempo.

O nofuso (não conhecia esse nome) ou barramento trifásico, pode ser mantido. A foto desse quadro aí que vou postar abaixo eu peguei na Internet. O trilho pra fixar os disjuntores que você vai precisar se chama trilho DIN e é vendido avulso em boas elétricas, só serrar no tamanho correto e furar pra fixar no quadro. O barramento, caso vc precise de um maior, pode comprar essas barras utilizadas pra montar o barramento de fase e fazer vários furinhos, creio que foi feito isso na foto abaixo.

Sua intenção é melhorar a segurança e pra isso nada melhor que um dispositivo DR que dá pra você colocar nesse quadro seu com as adaptaçoes necessárias. O DR dá pra ficar no local do disjuntor DR desde que haja um disjuntor geral no quadro de medição. Se não tiver, você poderia afastar esse barrameto de neutro, colocar ele todo na vertical pra abrir espaço pra um trilho onde vc fixaria o DR. Todos os fase e neutro passariam pelo DR, antes de passar pro disjuntor geral ou ao contrário e vc tb pode colocar um disjuntor trifasico da Siemens tb, é bom que ficaria tudo no trilho DIN. Depois a gente discute sobre o DR, ele exige certas medidas pra não ficar disparando atoa.

Os disjuntores eu usaria B onde fosse possível, são muito melhores pra curtos de baixa intensidade. Em minha casa uso tudo B e nunca tive problema, mas não tenho ar-condicionado e nunca precisei ligar algum motor ou máquina de solda, aí possivelmente teria que ser Curva C pra aguentar o pico de corrente desses aparelhos.

Dá pra perceber que o condutor neutro tá com seção reduzida em relação aos Fase. Isso era feito antigamente, mas é possivel na teoria ainda ser feito, apesar de as normas não mais permitirem, devido ao equilibrio de carga entre fases. As correntes quando sem distorção harmônica e equilibradas em cada fase, se anulam no neutro. Ex: Um chuveiro de 20A numa fase outr de 20A na outra, ao ligar os dois chuveiros ao mesmo tempo a corrente medida no neutro zera. Quando tá tudo bem divididinho entre as fases, a corrente no neutro é menor. O problema é quando as cargas começam a produzir distorções harmônicas, essas distorções ao invés de se anularem no neutro, elas se somam, o que pode acabar por sobrecarregar o neutro já que o consumo de três fases se encontrariam nesse mesmo condutor sem esse cancelamento de corrente. As cargas que costumam gerar distorções harmônicas são várias como dimmers, computadores, TVs, DVD's, lâmpadas fluorescentes com reator com baixo FP - Fato de potência, motores elétricos, reguladores de velocidade de motores, etc. Como a eletrônica invadiu as instalações nos ultimos tempos, a seção do neutro agora deve ser no mínimo a mesma seção dos condutores das fases.

Por enquanto é só.

Desculpe algum erro, respondi sua msg um pouco com pressa...

3. 1 membro agradeceu _rau_ por esta mensagem

Membro
    Registro em
    2-9-09
    ——————————————
    Obrigado:
    7 concedido(s)
    2 recebidos por 2 msgs

Grat Rau!!

Muito boas suas colocações! Vou fazer algumas considerações:

Seu quadro tá bem organizado e na época que foi montado pode ter sido considerado uma ótima instalação, apesar da falta do fio terra que deveria ser padrão já há décadas.
    É velinho mesmo - uns 25 ou 30 aninhos

Vejo que os barramentos de neutro está atados no metal da caixa, hoje eles seriam isolados, só o de aterramento faria contato direto com o metal ou em algum esquema de aterramento tipo TN-C-S.

Hoje não se usa mais a medida AWG como você se refere, "bitola 12"... Hoje a medida se dá em mm2, que é a seção transversal do condutor. Um fio AWG (American Wire Gauge) 12 seria equivalente a um condutor 3,3mm2 e o 14 um 2mm, se existisse. O AWG 12 você poderia ligar disjuntores de 20A, no máximo um 25A e o AWG 14 algo entre 15 e 20A no máximo.
    As medidas comuns hoje são:

1,5mm2, 2,5mm2, 4mm2, 6mm2, 10mm2, 16mm2, 25mm2, 35mm2, 50mm2 e assim por diante. A norma não reconhece mais os valores em AWG já desde um bom tempo.

Eu também estou bem precisando de uma atualização Hehehe!! Valeu!

O nofuso (não conhecia esse nome) ou barramento trifásico, pode ser mantido. A foto desse quadro aí que vou postar abaixo eu peguei na Internet. O trilho pra fixar os disjuntores que você vai precisar se chama trilho DIN e é vendido avulso em boas elétricas, só serrar no tamanho correto e furar pra fixar no quadro. O barramento, caso vc precise de um maior, pode comprar essas barras utilizadas pra montar o barramento de fase e fazer vários furinhos, creio que foi feito isso na foto abaixo.

Perfeito! Você acertou na mosca - Acho que o caminho que devo seguir é mais ou menos este

Sua intenção é melhorar a segurança e pra isso nada melhor que um dispositivo DR que dá pra você colocar nesse quadro seu com as adaptaçoes necessárias. O DR dá pra ficar no local do disjuntor DR desde que haja um disjuntor geral no quadro de medição.

Há uma velha chave de faca com três fusíveis charuto - no quadro de medição

Se não tiver, você poderia afastar esse barrameto de neutro, colocar ele todo na vertical pra abrir espaço pra um trilho onde vc fixaria o DR. Todos os fase e neutro passariam pelo DR, antes de passar pro disjuntor geral ou ao contrário e vc tb pode colocar um disjuntor trifasico da Siemens tb, é bom que ficaria tudo no trilho DIN. Depois a gente discute sobre o DR, ele exige certas medidas pra não ficar disparando atoa.

Perfeito, tenho algumas dúvidas sobre a necessidade do DR, mas não estou descartando utilizar - O trifásico Siemens acho uma ótima opção

Os disjuntores eu usaria B onde fosse possível, são muito melhores pra curtos de baixa intensidade. Em minha casa uso tudo B e nunca tive problema, mas não tenho ar-condicionado e nunca precisei ligar algum motor ou máquina de solda, aí possivelmente teria que ser Curva C pra aguentar o pico de corrente desses aparelhos.

Veja, eu poderia então colocar B no lado esquerdo substituindo os de 15A - responsáveis por tomadas e lâmpadas. e Curva C no lado direito 20A, Ar condicionado, Maq. lavar.

Dá pra perceber que o condutor neutro tá com seção reduzida em relação aos Fase.

Desculpe a ignorância, mas você se refere a seção como sendo a bitola do condutor neutro??

Caso afirmativo, você tem razão, ele realmente tem seção menor.

Isso era feito antigamente, mas é possivel na teoria ainda ser feito, apesar de as normas não mais permitirem, devido ao equilibrio de carga entre fases. As correntes quando sem distorção harmônica e equilibradas em cada fase, se anulam no neutro. Ex: Um chuveiro de 20A numa fase outr de 20A na outra, ao ligar os dois chuveiros ao mesmo tempo a corrente medida no neutro zera. Quando tá tudo bem divididinho entre as fases, a corrente no neutro é menor. O problema é quando as cargas começam a produzir distorções harmônicas, essas distorções ao invés de se anularem no neutro, elas se somam, o que pode acabar por sobrecarregar o neutro já que o consumo de três fases se encontrariam nesse mesmo condutor sem esse cancelamento de corrente. As cargas que costumam gerar distorções harmônicas são várias como dimmers, computadores, TVs, DVD's, lâmpadas fluorescentes com reator com baixo FP - Fato de potência, motores elétricos, reguladores de velocidade de motores, etc. Como a eletrônica invadiu as instalações nos ultimos tempos, a seção do neutro agora deve ser no mínimo a mesma seção dos condutores das fases.

Andei lendo a respeito aqui no próprio fórum. Mas acho que, quanto a isso, não tenho muito o que fazer. Teria que passar um novo neutro e isso seria tarefa para o Super Homem e custaria $$$$!!! Estou no 6º andar e, para baixo, ainda existem mais 4 andares. Acredito( ou melhor quero acreditar!) que não terei grandes problemas por causa disso.

Por enquanto é só.

Desculpe algum erro, respondi sua msg um pouco com pressa..

Mais uma vez agradeço suas considerações e, sim, gostaria de sua opinião quanto ao DR.
    Vou ver o que consigo com relação ao barramento DIN e tudo mais.

E, minha área é informática, qualquer duvida estou a disposição para tentar auxiliá-lo.
    Grande abraço,
    Eduardo

go! Avatar do(a) trosk
    Registro em
    15-12-08
    Nome Verdadeiro
    Fábio
    ——————————————
    Obrigado:
    346 concedido(s)
    427 recebidos por 287 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) trosk
    Fonte(s):
    oppo bd83
    TV/Monitor/Projetor:
    TVs LCD 32" e 42"/ monitor tv22

dependendo da idade da tua instalação elétrica (+de 10 anos) e obviamente se você tiver dinheiro sobrando, o ideal seria rever toda a instalação elétrica da residência.

Membro Avatar do(a) marco_piracicaba
    Registro em
    28-6-07
    Nome Verdadeiro
    Marco Antonio
    ——————————————
    Obrigado:
    33 concedido(s)
    10 recebidos por 8 msgs

Um dos erros mais comuns na montagem de quadros de distribuição e painéis elétricos está no posicionamento dos disjuntores.

É algo que já foi discutido aqui no fórum e por coincidência está explícito (o erro) nos dois quadros apresentados.

Registro em
    28-6-07
    Nome Verdadeiro
    Marco Antonio
    ——————————————
    Obrigado:
    33 concedido(s)
    10 recebidos por 8 msgs

Citação Originalmente Enviado por marco_piracicaba Ver Mensagem
    Um dos erros mais comuns na montagem de quadros de distribuição e painéis elétricos está no posicionamento dos disjuntores.

É algo que já foi discutido aqui no fórum e por coincidência está explícito (o erro) nos dois quadros apresentados.

Citação Originalmente Enviado por _rau_ Ver Mensagem
    As correntes quando sem distorção harmônica e equilibradas em cada fase, se anulam no neutro. Ex: Um chuveiro de 20A numa fase outr de 20A na outra, ao ligar os dois chuveiros ao mesmo tempo a corrente medida no neutro zera.
    A corrente somente seria 0A no neutro se existisse uma carga de igual potência na terceira fase. Para haver equilíbrio todas as fases devem estar envolvidas.
    .

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

Citação Originalmente Enviado por Edu-Rio Ver Mensagem
    Grat Rau!!

É velinho mesmo - uns 25 ou 30 aninhos

É... inclusive há uma recomendação de que condutores elétricos possuem uma vida útil média nessa faixa aí. Já taria na hora de dar uma olhada em tudo. O mais difícil é por ser apartamento...

Eu também estou bem precisando de uma atualização Hehehe!! Valeu!

Perfeito! Você acertou na mosca - Acho que o caminho que devo seguir é mais ou menos este

Pois é, essa foto que eu mostrei dá pra fazer tudo igual nesse seu quadro, mas eu no seu lugar trocaria-o.

Há uma velha chave de faca com três fusíveis charuto - no quadro de
    medição

Não gosto muito desse tipo de sistema, não é preciso o suficiente contra sobre-cargas, quando a curto-circuitos eles são aceitáveis. Pelo menos vocÊ tem um disjuntor geral no apartamento.

Perfeito, tenho algumas dúvidas sobre a necessidade do DR, mas não estou descartando utilizar - O trifásico Siemens acho uma ótima opção

Quais exatamente?

Dispositivos DR existem de vários tipos e categorias e são dispositivos obrigatórios desde 1997, apesar de muita gente não usar, por alguns motivos que relato:

- Desconhecimento total por parte do eletricista e do proprietário (grande maioria)
    - Custo. Acho que isso não deveria ser mais desculpa. Um Interruptor DR tetrapolar - "trifásico" - custa de 130-250 reais. Segurança não tem preço ainda mais quando é um dispositivo que tem eficiência aprovada e está no mercado há no minimo 30 anos, isso mesmo 30 anos!
    - Por ser um dispositivo de alta sensibilidade, não vai bem com instalações gambiarradas e com certos vícios de instalação, certas práticas antes "aceitas", não são mais com um DR instalado.
    - Devido o custo relativamente alto do DR, costuma-se adotar apenas um, quando não na casa inteira, só pros circuitos onde o ambiente é sujeito a humidade, água no chão, banheira, chuveiro, pia... Então ao adotar um DR apenas, pra tudo, corre-se o risco de de vez em quando ele desarmar toda instalação. O que pode trazer alguns inconvenientes, como você chegar em casa e encontrar a geladeira descongelada ou um alarme desativado, é sempre a velha briga existente entre a proteção e a continuidade de serviço, já que a propria descontinuidade elétrica pode apresentar um risco à segurança tb, assunto muito discutido por engenheiros. O ideal era que num mesmo produto, como um disjuntor, viesse tb com a função diferencial residual (DR) integrada. Existe esse tipo de produto, mas muito caro! Aí realmente eu concordo que o valor é um impecilho. Cada DISJUNTOR DR - aqui referindo-se ao citado acima, que é tudo em um produto só, custa em média 190 reais cada um, do tipo "bipolar" - Fase+Neutro ou Fase+Fase.
    Seria ideal esse modelo pq no caso de disparo, ele vai desligar só o circuito em questão e não tudo.

Veja, eu poderia então colocar B no lado esquerdo substituindo os de 15A - responsáveis por tomadas e lâmpadas. e Curva C no lado direito 20A, Ar condicionado, Maq. lavar.

Isso. No caso vc trocaria por de 16A, não existe de 15A da linha "DIN".

Desculpe a ignorância, mas você se refere a seção como sendo a bitola do condutor neutro??
    Caso afirmativo, você tem razão, ele realmente tem seção menor.

Correto! Seção transversal (mm^2) é o nome correto ao popular "bitola". Eu quando vou comprar fios chamo de bitola ou quando converso com alguém que não entende. Imagina eu chegando pra um pessoa falando: "pede fio de seção transversal x...." Fica até feio! Todo muito conhece como "bitola" mesmo.

Andei lendo a respeito aqui no próprio fórum. Mas acho que, quanto a isso, não tenho muito o que fazer. Teria que passar um novo neutro e isso seria tarefa para o Super Homem e custaria $$$$!!! Estou no 6º andar e, para baixo, ainda existem mais 4 andares. Acredito( ou melhor quero acreditar!) que não terei grandes problemas por causa disso.

Aparentemente até hoje você não teve problema quanto a isso ou o neutro estaria superaquecendo e apresentando marcas de descoloração e derretimento. O problema que vejo é que se esse prédio não tiver passado por reformas elétricas na instalação geral, provavelmente o neutro principal dele tem bitola menor tb o que pode vir a ser um problema, mas não acredito que em 30 anos não tenham trocado coisas por aí, um transformador por exemplo e o cabeamento que vai até o mesmo.

Por enquanto é só.

Desculpe algum erro, respondi sua msg um pouco com pressa..

Mais uma vez agradeço suas considerações e, sim, gostaria de sua opinião quanto ao DR.

Não vou me alongar muito sobre o DR, mas se quiser pesquisar no google, coloque "Dispositivo DR" ou em inglês, RCD - Residual Current Device.

Os Dispositivos DR foram criados basicamente pra detectar faltas ou fugas de corrente à terra. Essas fugas podem se dar pelo corpo de uma pessoa, o famoso choque elétrico e eletrocuções - com morte ou sequelas graves, e equipamentos potencialmente perigosos apresentando fugas ao próprio fio terra ou seja, à sua carcaça metálica sendo que com fio terra ativo o DR desligaria automaticamente a instalação e sem ele a pessoa tomaria um pequeno choque, inofensivo, o que poderia fazer o DR desarmar. Fios de extensões ou da própria instalação em si, quando desgastados, especialmente daqueles equipamentos de uso constante, com ferro de passar roupas, costumam com o tempo perder a isolação em algum ponto, apresentando um risco de choque, esse tipo de choque junto com aquele causado por um contato numa carcaça metálica são considerados choques por contato direto e indireto, respectivamente. Essa definição só visa diferenciar um choque numa parte sempre eletrificada e uma parte eletrificada acidentalmente, por defeito, com uma carcaça dando choque. Pra ambos os casos um DR com sensibilidade de fuga de 30mA (miliamperes) pra baixo é aplicado.

A função secundária do DR é evitar incêndios já que o mesmo limita as correntes de falta à terra e também consegue detectar alguns curtos de baixíssima intensidade. Arcos elétricos devido uma fiação mal isolada, velha, conseguem iniciar um incêndio já que a faísca é constante e muito quente, sem que um disjuntor consiga detectar isso, apesar de os modernos Curva B serem bem mais eficientes do que os disjuntores antigos NEMA. Os modernos Curva C tb são mais precisos que os disjuntores antigos.

Enfim, o maior problema do DR, apesar das suas grandes vantagens é o que eu já mencionei, os disparos "falsos" ou por pequenas fugas que em principio não catacterizariam um risco. Com boas práticas esse tipo de coisa é bem reduzida. Eu pessoalmente ainda não tive nenhum problema de disparos por falso positivo ou por algum problema na instalação. Uso um DR pra todos os circuitos...

Vou ver o que consigo com relação ao barramento DIN e tudo mais.

Se chama trilho DIN onde você vai fixar os disjuntores.

E, minha área é informática, qualquer duvida estou a disposição para tentar auxiliá-lo.
    Grande abraço,
    Eduardo

Por hora é só! Obrigado e um abraço!
    Citação Originalmente Enviado por trosk Ver Mensagem
    dependendo da idade da tua instalação elétrica (+de 10 anos) e obviamente se você tiver dinheiro sobrando, o ideal seria rever toda a instalação elétrica da residência.

Tem razão, seria bom dar uma checada geral e substiuir ao menos os fios que não tiverem com uma cara boa.

Acho que ele já mencionou isso, mas sugiro ao invés de por exemplo por 20A num circuito de uso geral, coloca 16A, por precaução caso não for mexer na fiação. Já circuitos de uso específico, verificar o estado da fiação e reduzir tb o disjuntor, se o equipamento alimentado por tal circuito permitir.

Membro
    Registro em
    2-9-09
    ——————————————
    Obrigado:
    7 concedido(s)
    2 recebidos por 2 msgs

Dúvida

Desculpe a "ingnorância" mas mesmo após ver o link(na pag. GE não vi referências sobre a ligação?) sobre a posição dos disjuntores, não compreendi.

Estão os meus disj. ligados de forma errada? Como identificar?

Grato!
    Eduardo

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

A corrente somente seria 0A no neutro se existisse uma carga de igual potência na terceira fase. Para haver equilíbrio todas as fases devem estar envolvidas.
    .
    Obrigado pela correção. Mas e numa rede bifásica + neutro?

---------- Mensagem adicionada às 10:17 ---------- Mensagem anterior foi às 10:16 ----------

Desculpe a "ingnorância" mas mesmo após ver o link(na pag. GE não vi referências sobre a ligação?) sobre a posição dos disjuntores, não compreendi.

Grato!
    Eduardo
    Qual posição você se refere? De linha e carga ou seja do fio que entra e que sai por circuito?

Não existe diferença, pode ligar em qualquer lado, a não ser em casos de disjuntores muito especiais.

Editado: Marco, pelo menos os disjuntores IEC não possuem lado de colocação da carga e linha. Os NEMA atuais Lorezentti tb não possuem essa orientação. Lembro de ter lido uma discussão imensa sobre isso e a unanimidade era que não tinha orietação específica. Inclusive no site da Siemens, no catalogo de disjuntores, fala que não existe posição correta, pode ligar de qualquer lado!

Registro em
    28-6-07
    Nome Verdadeiro
    Marco Antonio
    ——————————————
    Obrigado:
    33 concedido(s)
    10 recebidos por 8 msgs

As normas exigem que os terminais dos dispositivos de seccionamento sejam numerados, a fim de uma fácil identificação em um esquema eletrotécnico e/ou fácil identificação da sua função.

Observe que os disjuntores DIN possuem nos seus terminais, números ímpares de um lado e pares do outro: 1,3, 5 e 2, 4, 6. Os números ímpares indicam o lado voltado à alimentação e os pares à carga.

Nas duas situações, observe que o disjuntor geral foi alimentado por baixo e os disjuntores dos circuitos foram alimentados por cima.
    .

Membro
    Registro em
    2-9-09
    ——————————————
    Obrigado:
    7 concedido(s)
    2 recebidos por 2 msgs

Isso!!!

Citação Originalmente Enviado por trosk Ver Mensagem
    É esta a idéia.
    O dindin tá sobrando não!!!!

Por isso mesmo vou colocar a mão na massa. Estudei 3anos de civil, trabalhei com obras durante uns anos e meu pai e Grão Mestre trabalhou com obras por toda a vida. Em nossa casa, sempre fomos nós que "ralamos" em instalações e reparos de hidráulica, gáz, e elétrica, uma pitada de eletrônica tb.!

Pra dizer a verdade já coloquei.
    Já revisei praticamente todas as caixas visto que troquei todas as tomadas, interruptores e pontos de luz e constatei que os fios, encapamentos e caixas estão em boas condições, no geral. Boa bitolano fios. Revisei e melhorei as emendas e isolamentos.

PS: Achei diversos gatilhos, só de fios soltos e desencapados dentro de cx foram uns 3. Sem preconceitos, mas porteiro deveria ser proibido de fazer bico de elétrica. Instalador de ventilador de teto é uma praga, cuidado com eles - deveriam criar uma norma qualquer para exigir formação desses profissionais e regras de procedimentos.

Por falar nisso, recomendo sair da velha ou nova linha Pial/Legrand para a Siemens. Era fã da primeira mas, é visível a queda de qualidade dos produtos - NÃO, TRABALHO NA SIEMENS NÃO

Obrigado!
    Eduardo
    Por fim, acho que, modernizando e inserindo dispositivos mais modernos e sensíveis no meu quadro, tornarei as coisas 99% mais seguras

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

As normas exigem que os terminais dos dispositivos de seccionamento sejam numerados, a fim de uma fácil identificação em um esquema eletrotécnico e/ou fácil identificação da sua função.

Observe que os disjuntores DIN possuem nos seus terminais, números ímpares de um lado e pares do outro: 1,3, 5 e 2, 4, 6. Os números ímpares indicam o lado voltado à alimentação e os pares à carga.

Nas duas situações, observe que o disjuntor geral foi alimentado por baixo e os disjuntores dos circuitos foram alimentados por cima.
    .
    Os de minha casa então instalei corretamente, mas sem saber. Deveriam divulgar melhor isso então, pq em nenhum manual ou documento mais acessível ao povão tem orientação quanto a isso! Inclusive essa foto que eu postei é de um eletricista veterano...

A própria Siemens ta orientando errado então, veja essa imagem tirada do documentos deles. Intuitivamente as especificações do disjuntor escritas na frente dele ficariam com os numeros de "cabeça" pra cima o que manteria o numero 2 na parte de cima e o 1 na parte de baixo, mas nessa imagem mostra a alimentação sendo feita pela carga, numero 2 em parte dos disjuntores:

Outra imagem retirada de um documento da CEMAR, alimentação pelo suposto lado da carga, número 2:

Registro em
    28-6-07
    Nome Verdadeiro
    Marco Antonio
    ——————————————
    Obrigado:
    33 concedido(s)
    10 recebidos por 8 msgs

Os de minha casa então instalei corretamente, mas sem saber. Deveriam divulgar melhor isso então, pq em nenhum manual ou documento mais acessível ao povão tem orientação quanto a isso!
    Isso é divulgado em qualquer curso de eletrotécnica.

Inclusive essa foto que eu postei é de um eletricista veterano...
    Existem eletricistas e eletrotécnicos. A diferença é muito grande.

Como estão dispostos os terminais no esquema elétrico?

A própria Siemens ta orientando errado então, veja essa imagem tirada do documentos deles. Intuitivamente as especificações do disjuntor escritas na frente dele ficariam com os numeros de "cabeça" pra cima o que manteria o numero 2 na parte de cima e o 1 na parte de baixo, mas nessa imagem mostra a alimentação sendo feita pela carga, numero 2.

O que não está escrito neste esquema é que existem dispositivos identificados conforme a conexão disposta:

Por que a identificação dos terminais foi invertida?

Prefiro nem entrar ou alimentar conflitos relacionados às recomendações de fabricantres "X" ou "Y", pois, já ouvi recomendações contrárias de diversos palestrantes.

O importante é saber que, normativamente esta identificação foi estabelecida para ser seguida (ou nem estaria estampada) e, consequentemente evitar acidentes na manutenção (muito comum).
    .

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

Você tem razão, marco! Se tá na norma, ainda mais da IEC, vamos respeitar. Por alguma razão essa ordem é colocada aí e é exigido que venha essa identificação, então...

Eu tinha visto a documentação da SIEMENS várias vezes, dos seus disjuntores 5SX e nunca me deparei com isso:

Fiquei realmente surpreso!

EDITADO 2:

Ai ai ai! É funçando e aprendendo! Ou ficando mais confuso! Olha ai no mesmo documento, numa outra pagina:

Observe ainda que as posições tão diferentes em relação à primeira imagem. To vendo que não tem um padrão, tem que seguir mesmo o que cada fabricante indica.

Membro
    Registro em
    2-9-09
    ——————————————
    Obrigado:
    7 concedido(s)
    2 recebidos por 2 msgs

Positivo Muito bem!

Isso tá ficando bom.

Tá ai uma coisa para a qual eu jamais havia atentado. POis vejam vou começar a prestar atenção e certamente irei respeitar a posição correta de entrada e saída dos disjuntors quando fizer minha empreitada.

Rau, Gostaria e levantar outra questão. !
    Embora sua esplanação quanto ao uso dos Interruptores ou Disjuntores diferenciais seja excelente e seu uso mais que indicado...Mesmo assim, fico em dúvida em relação a 3 coisas.

1ª colocar um DR na entrada (ante ou depois?) do Tripolo não poderia me trazer problemas de repetidos desligamentos?

2ª Não tenho crianças em casa e não utilizo chuveiro elétrico que, acredito, seja o grande vilão e o mais perigoso, no caso de choque. Não tenho constatado qualquer problema de choques na maq de lavar, geladeira, ou qualquer outro equipamento. Desse modo, utilizando Curva C e B em todos os circuitos, estarei garantindo minha segurança come relação a curtos e suas conseqências?

3ª Caso a opinião dos senhores seja de que não, Poderia eu utilizar, não 1 mas 2 DRs um para a esquerda outro para adireita? Seria razoável e efetivo?

Por fim, embora, como já tenha dito o dindin anda meio curto, fiz um levantamento em duas empresas aqui no RJ e descobri que para os Disjuntores de 16 e 20A e o tripolo de 3x60A o custo será de aproximadamente R$180,00. Pensei que fosse ficar bem mais alto. Levando em conta que são coisas que devem durar ao menos 10 anos, é bem em conta.

Dai, começar a pensar nos DRs com mais carinho

Meu cordial agradecimento a todos
    Abrcs,
    Eduardo

Página 1 de 3 123 ÚltimaÚltima

Regras de Postagem