Olá,
Como havia dito, tenho um quadro de distribuição do tempo da vovó, todo com disjuntores pretinhos(sem preconceitos!!) e intenciono modernizar o mesmo.
Eis a foto do meliante!!!!
![]()
Acho que ele está arrumado, fios e cabos de boa bitola, 12 para os de força, 14 para os demais,,tudo apertadinho, sem desligamentos, sem aquecimentos.
Minha principal meta é aumentar minha segurança.
Logo, pretendo utilizar disjuntores de curva "C".
Sei que em alguns circuitos poderia usar curva "B", mas tenho visto preços semelhantes, quando não iguais e, se não estiver errado, ganho um pouco mais de sensibilidade.
Minhas dúvidas são mais de carater prático, pois então vejamos:
Vejam que tenho disjuntores de:
- 15 do lado esquerdo (circuitos de luz e tomadas em geral) que pretendo mudar para Siemens de 16
- 20 do lado direito (chuveiro elétrico [que não será utilizado] e ar condicionado) pretendo trocar por Siemens de 20 - A única excessão será um bipolar de 2 X 10 para um circuito de um split 220v.
- Um Nofuso Tripolo de 3X 60 no centro abaixo.
Em primeiro lugar, gostaria de aproveitar o quadro e, se possível, os barramentos.
Será isso possível?
Caso contrário, há no mercado barramentos que se adaptem ao quadro e ao padrão dos novos disjuntores? Ou serei obrigado a trabalhar as ligações com fios?
Vocês acham que mesmo trocando todos os disjuntores há necessidade de trocar o Nofuso? Pensei em deixar ele quieto!!!!!
Muito bem, todo o auxílio e todas as dicas são muito bem vindas e, desde já fico muito grato pela atenção de todos!!!!!
Forte abraço!
Eduardo

Valeu!

Meu cordial agradecimento a todos