Definitivamente impossibilitado de instalar um aparelho de ar condicionado split ou de parede no meu quarto, isso após ouvir diversas opiniões de instaladores, por iniciativa própria, acabei por adquirir o Ac portátil 12000
BTU's Pinguino Delonghi.
Sou de Belo Horizonte e a estação tem nos proporcionado algumas noites típicas de verão bem quentes, mas não faz tanto calor como em Salvador ou no Rio de Janeiro. De modo que, a intenção seria usá-lo esporadicamente, quando o incremento da temperatura assim o exigisse.
Ao tirar o aparelho da embalagem, não me pareceu ser um trambolho tão grande assim, apesar de ser bastante pesado. Tem um modelo de 8000 BTU's, da Delonghi também, que é do mesmo tamanho. É mais ou menos do
mesmo porte dos climatizadores de diversas marcas que estão à venda em muitas lojas e supermercados. O aparelho me pareceu ter um design bem agradável e moderno.
Após uma leitura no manual, que é bem sucinto, o processo de montagem me pareceu bem simples. Tive problemas com a janela do quarto, cuja altura era muito grande e tive de complementar o espaço com um pedaço de isopor.
Adaptei então a tubulação, esta sim, um trambolhão e tanto, entre o aparelho e a régua na janela. Depois que se pega o jeito de manipular a tubulação, fica fácil executar a conexão entre os dois pontos.
Finalmente, liguei o plugue do aparelho, que começou a funcionar e, após um tempo, o compressor entrou em ação e o resfriamento do ambiente tornou-se efetivo. Pode ser gerenciado tanto pelo módulo de controle remoto quanto pelo próprio aparelho, prático e funcional. É só escolher a temperatura e o resto poderá ser feito de modo automático ou não. O aparelho tem um timer incorporado, aumentando a sua funcionalidade.
A temperatura cai a níveis confortáveis após um certo tempo de funcionamento. A princípio, achei o nível de ruído muito elevado, o ar frio sai com muita intensidade, comparável a um equipamento de parede. Porém, com o tempo, acaba-se acostumando, assim o espero.
Resumindo, penso que o aparelho cumpre o que promete. Seria a melhor opção? Evidente que não mas, dependendo das circunstâncias, pode ser a única.