Devialet  Cirilo Cabos  MD Áudio     

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 1651 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: Material de marcenaria

Membro
    Registro em
    25-3-09
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Material de marcenaria

Olá pessoal....

Estou com a idéia de construir um par de sublimes. Pretendo mandar cortar a madeira nas medidas de cada peça de forma que a montagem do quebra-cabeças correrá por minha conta.

Como a intimidade maior que possuo com a marcenaria é fazer ponta de lápis, venho aqui pedir dicas aos senhores "quase marceneiros" aqui do forum.

Por exemplo:

- As partes serão coladas, parafusadas e vedadas com silicone....qual cola devo usar?

- As laterais das madeiras serão acabadas com lixa....certo?

- A vedação entre as partes deve ser perfeita....(uso silicone)?

- Para o acabamento final vou recorrer a um profissional para uma pintura automotiva ou aplicação de formica e/ou laminado.

Dei uma busca rápida mas não encontrei nada sobre esse assunto. Solicito a ajuda de vocês para que no final eu consiga montar uma "sublime" e não uma "infame".

Membro Avatar do(a) Mutley
    Registro em
    16-7-08
    Nome Verdadeiro
    Nerinei
    ——————————————
    Obrigado:
    65 concedido(s)
    70 recebidos por 53 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Mutley
    Fonte(s):
    LG DV256K/ PS2
    TV/Monitor/Projetor:
    Pana 42PV80LB/ SEMP LCD 3240

Citação Originalmente Enviado por ranilson Ver Mensagem
    Olá pessoal....

Estou com a idéia de construir um par de sublimes. Pretendo mandar cortar a madeira nas medidas de cada peça de forma que a montagem do quebra-cabeças correrá por minha conta.

Como a intimidade maior que possuo com a marcenaria é fazer ponta de lápis, venho aqui pedir dicas aos senhores "quase marceneiros" aqui do forum.

Por exemplo:

- As partes serão coladas, parafusadas e vedadas com silicone....qual cola devo usar?

- Para o acabamento final vou recorrer a um profissional para uma pintura automotiva ou aplicação de formica e/ou laminado.

Dei uma busca rápida mas não encontrei nada sobre esse assunto. Solicito a ajuda de vocês para que no final eu consiga montar uma "sublime" e não uma "infame".
    - Cada um tem uma técnica, eu apenas colo as partes com cola branca de madeira, mantendo as partes as serem coladas bem pressionadas por umas 2 horas, não uso parafusos nem cavilhas, mas uso uma quantidade generosa de cola.
    - os cortes tem que ser bons o suficiente pra cola branca ser suficiente pra vedar. Nada difícil de ser feito, mas não vai ser uma tico-tico que vai resolver. Geralmente compro cortado na leroy-merlin e faço um ajuste fino com a tupia, pra que o quebra-cabeças se encaixe perfeitamente.
    Exemplo:

já seco:

- o acabamento é a parte que eu tenho mais dificuldade, principamente usando formica, que é mais quebradiça....não consigo perfeição no acabamento então vou deixar pra outros te ajudarem.
    ______________Medalha! Medalha! Medalha!________________

Membro Avatar do(a) rubensnvs
    Registro em
    25-7-07
    Nome Verdadeiro
    Rubens
    ——————————————
    Obrigado:
    43 concedido(s)
    129 recebidos por 71 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) rubensnvs
    Fonte(s):
    OPPO 981HD no receiver e PC + DAC no Integrado
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    INTEGRADO: Exaudi 510 - RECEIVER: Denon 1909 - Vintages- Pioneer 650 e Sansui 1000x
    Caixas Acústicas:
    Sublimes e Eros MKII em montagem
    Cabos:
    CAIXAS: Van den Hul e BELDEN , INTERCONECT: BJC e um Sthaca com Neutrix Profi, POWER: CABO BELDEN + CONEC. MARINCO
    TV/Monitor/Projetor:
    TV Panasonic Plasma 50PV80 e Projetor Optoma HD65 720p
    Acessórios:
    Fones Sennheiser HD555

Eu fui no 120k!
    Não esqueça de mandar abrir os orifícios dos falantes.

Cascorez Extra. http://www.henkel.com.br/cps/rde/xch...3_BRB_HTML.htm
    Esta cola precisa ser prensada, com os parafusos ou com sargento.

O MDF já tem uma superfície bem lisa.

Normalmente a colagem bem prensada já te dá uma boa vedação, mas se quizer aplicar o silicone ou massa por dentro em meia cana, td bem.

Examine a possibilidade de comprar MDF já laminado.

Dei uma busca rápida mas não encontrei nada sobre esse assunto.
    Tem muita coisa aqui no fórum sobre isso. Dá uma olhada tb no fórum GDM - Guia do Marceneiro.

Membro
    Registro em
    25-3-09
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Agradecimento

Valeu pessoal.....

As informações passadas por vocês foram muito valiosas.

à medida que o projeto for surgindo (não tenho muito tempo disponível) tentarei postar aqui para que outros "malucos" como eu possam encontrar o som ideal.

LBS-Low Budget Speaker loading Avatar do(a) iceboxrj
    Registro em
    8-7-09
    Nome Verdadeiro
    Ricardo Ramos
    ——————————————
    Obrigado:
    12 concedido(s)
    5 recebidos por 5 msgs

Para somar ao que já foi dito em cima

Controlar a ansiedade tb faz parte do pacote

Pois pode ser inimiga de uma maior perfeição
    e realmente uma tupia ajuda muito com trabalhos em madeira

Abraços e bom trabalho

Membro
    Registro em
    20-9-09
    ——————————————
    Obrigado:
    3 concedido(s)
    6 recebidos por 5 msgs

Aproveitando para dar mais umas dicas sobre colagem:
    - lembre que a madeira/mdf de topo (ou seja na espessura) absorve muito a cola, e se vc não passar uma camada generosa a junta ficará seca (sem cola) pois boa parte da cola será absorvida e não fará a união das peças.
    - os excessos de cola branca são facilmente limpos com pano úmido e água ( só não exagere demais)
    - uma outra dica para que a montagem fique perfeita é que os cortes devem ser feitos o mais próximo possível de 90 graus (esquadro e prumo), assim as peça se encaixam sem deixar frestas.
    Bom trabalho.

Regras de Postagem