Fast Shop

Akron  Exaudi  Importsbr    

+ Responder
Página 1 de 4 1234 ÚltimaÚltima
Exibindo resultados 1 a 15 de 54

Tópico: Line Array com Ribbon Tweeter

Membro Avatar do(a) Muriloo
    Registro em
    21-4-08
    Nome Verdadeiro
    Murilo Sonegatti
    ——————————————
    Agradecimentos:
    24 concedido(s)
    102 recebidos por 79 msgs

Line Array com Ribbon Tweeter

Sempre adimirando todas as caixas do forum decidi fazer as minhas primeiras caixas de som, minhas idéias passaram desde um set 7.1 o qual comprei todos os amplificadores necessários, mas ao deparar com as line arrays do htforum e das muitas outras que encontrei a idéia partiu para uma pequena line array com 9 midbass de 6" e um ribbon tweeter de 1,5m de comprimento, o desenvolvimento detalhado do ribbon pode ser acompanhado em: Ribbin um Ribbon Tweeter, aqui colocarei apenas algumas fotos.

O inicio da empreita (ou demência como algumas pessoas definiram) começou com a chegada dos midbass de 6" 8 ohms que comprei do Tony, junto com um primeiro teste de um ribbon tweeter com imas de HD.

Com isso, centenas de referencias depois fiz o projeto, calculos pra caixa e bla bla bla até chegar a este ponto.

Montagem da caixa:

Na montagem da caixa, estou utilizando duas chapas de mdf 25mm (cada chapa com 1,85 x 2,44m) as quais consegui aproveitar 90%, um tanto quanto complicado colocar esse monstro na esquadrejadeira, mas com um pouco de ajuda deu certo.

Os furos foram feitos com uma tico tico o que não deixou perfeito os furos, mas posteriormente com uma guia vou acertar tudo.

As dimensões da caixa:
    Altura 195cm com a base
    Largura 35cm
    Profundidade 45cm
    Volume: Em torno de 180 litros.

Peso final: Estimo que com o tweeter pesando uns 20 a 30kg cada caixa chegue nos 120kg.

A primeira caixa junto com o segundo baffle com o ribbon a frente para ter uma noção do tamanho.

Inicio da segunda caixa:

Os dois totens de pé:

Adicionado o baffle final com o rabaixo dos midbass (felizmente esses rebaixos ficaram perfeitos, apenas vou precisar de um bom anel para acabamento nos mids):

As ferramenta que utilizei na montagem e a bagunça claro, o T de 4" usei apenas para ter uma noçao do tamanho do duto e perceber que não conseguiria fazer com a tupia:

O estado atual da caixa é este, apenas com uma lateral e o fundo presa, o baffle apenas esta encostado na caixa pra eu ter noção de como vai ficar essa beleza, ficará assim até eu terminar o tweeter.

Acabamento? Por enquanto um canto chanfrado apenas, o Vinicius fez alguns exemplos de como poderia ficar e foi o detalhe que mais me atraiu, a parte de estética ainda nao sei, preto fosco, preto brilhante, laminado de madeira nobre, há muitas possibilidades.

Registro em
    21-4-08
    Nome Verdadeiro
    Murilo Sonegatti
    ——————————————
    Agradecimentos:
    24 concedido(s)

Montagem do Ribbon:

Após a chegada dos imãs encomendados na china, varios prótotipos foram confeccionados, no topico do ribbin tem todo o proceso.

A montagem do ribbon com 2 distancias de fita, onde a distancia não será fixa para chegar a melhor resposta possivel do alto falante:

Fazendo tudo paralelamente, o Tony me lembrou que caso não quisesse fazer um fim de semana do Bass em casa, seria bom amaciar os midbass, neste caso, ficaram trabalhando durante 100 horas com um sweep de frequencia de 35 a 80hz a cada 20 segundos (a gambiarra pra variar).

Ainda na montagem do ribbon, chegaram algumas engrenagens que mandei fazer para a corrugação da fita, ótimo trabalho, mas tudo tem um custo né.

Montando o pequeno corrugador tabajara, gambiarra que se mostrou muito eficiente.

Aqui o ultimo teste do ribbon que efetuei, com o mic descalibrado e tudo mais consegui um resultado interessante, agora estou focando na finalização do ribbon para definir qual sera a largura que devo rasgar o bafle para a acomodação e tambem procurando a melhor resposta do conjunto:

Membro
    Registro em
    6-9-06
    ——————————————
    Agradecimentos:
    1 concedido(s)
    39 recebidos por 35 msgs

The Line Array!

É meu amigo...
    A demência acabou ficando séria e agora não tem mais volta!! rss

Vai ficar com uma dinâmica absurda isso!

Muita sorte aí e vamos em frente!

Abraço!

Toni

Membro
    Registro em
    31-7-06
    ——————————————
    Agradecimentos:
    1 concedido(s)
    14 recebidos por 9 msgs

Parabéns pelo empenho e dedicação ao projeto. Tenho certeza que será um projeto de grande sucesso que lhe dará muitas alegrias e satisfação ao ouvir. Sempre que precisar, estamos a disposição =).

Abs!
    Max
    Design =))))
    Iluminação
    Som
    DIY =)))))

Construindo um pinheiro DIY... Avatar do(a) Renato
    Registro em
    24-2-03
    ——————————————
    Agradecimentos:
    364 concedido(s)
    1.669 recebidos por 854 msgs

Murilo,

Quanto mais escuto belos sistemas, mais eu curto uma Line Array, não que sejam necessariamente melhores, mas algumas de suas virtudes nunca vi em caixa de valor algum...

As suas ficarão espetaculares, tenho certeza disso e estou na maior torcida para que termie o quanto antes!

Abração,

Renato

Saiba +

Caixas acústicas DIY, me divirto fazendo e acabo ouvindo... ou seria o contrário?

TUTUBARAO
    Registro em
    20-9-07
    Nome Verdadeiro
    Marcus Braga - avatar Tutubarao
    ——————————————
    Agradecimentos:
    902 concedido(s)
    1.753 recebidos por 979 msgs

muito maneiro esse projeto

to de olho nele

Membro Atrapalhado Avatar do(a) Vinícius MB
    Registro em
    23-2-09
    Nome Verdadeiro
    Vinícius Miguel
    ——————————————
    Agradecimentos:
    32 concedido(s)
    67 recebidos por 57 msgs

Ainda bem que agora falta pouco....

... só a parte chata e trabalhosa, que é o acabamento (não querendo desanimar )

Louco por SOM
    Registro em
    19-7-07
    Nome Verdadeiro
    Gustavo Mazzarin
    ——————————————
    Agradecimentos:
    4 concedido(s)
    40 recebidos por 37 msgs

Po só tem louco nesse lugar, até pouco tempo achava que esse ai não iria para esse caminho sombrio, mas pelo jeito ele pulou de ponta e fazendo graça.

Murilão isso ai cara, deu vontade mete a mão.

Parabens pelo projeto, animalesco!!!!!!!!!!!!

Membro Avatar do(a) angelodn
    Registro em
    20-9-05
    ——————————————
    Agradecimentos:
    34 concedido(s)
    43 recebidos por 39 msgs

Pô Murilo vc poderia morar mais perto né, duro ficar acompanhando este sistema sem pode escutar, só pelo gabarito da montagem e pelo capricho em correr atraz de todos os detalhes dá uma idéia do que teu projeto é capaz.

Ainda quero escutar ao vivo isso ai!!!! rs rs rs

Abraços
    Queria voltar pra casa mas ficou complicado porque fundiu o motor na aterrisagem e a loja de peças mais próxima fica na Galáxia de Quasar.

Registro em
    21-4-08
    Nome Verdadeiro
    Murilo Sonegatti
    ——————————————
    Agradecimentos:
    24 concedido(s)

Valeu pelos elogios , esta sendo um pouco dificil conseguir um vidro de 2m de comprimento para conseguir cortar a fita de aluminio, e esta semana ja encomendei os nucleos nanocristalinos para o transformadores do ribbon, tenho que dar um jeito no mic para fazer as medições e ter um resultado bom, vi um site na internet onde a pessoa utilizava um fone de ouvido daqueles intra auricular pra fazer a calibração do mic, vou tirar a curva de resposta do que tenho aqui para ver se é plana a resposta.

Depois que terminar a caixa, seria interessante alguns ouvidos refinados para me dizer como esta o som, pois pra mim ja esta perfeito apenas com o ribbon, imagina entao com a caixa pronta.

Quero ver como vou conciliar trabalho, caixas, amplificadores, projetor que ja deve estar chegando as peças e o tcc este ano .

Assim que tiver mais noticias eu coloco aqui, acho que abusei um pouco das fotos né?

Abraços
    Murilo

Membro avantajado Avatar do(a) kleberlpa
    Registro em
    23-1-06
    ——————————————
    Agradecimentos:
    10 concedido(s)
    294 recebidos por 150 msgs

——————————————
    Mensagens no Blog
    2
    Murilo, o MIC é tranquilo... já existe até chart pras cápsulas Panasonic pela internet, ou mesmo default no TrueRTA.

O que pega é a placa de som e o preamp da cápsula. Mas aí você consegue calibrar numa boa, fazendo um "loop" entre a saída da placa de som e a entrada (line ou mic... line é o ideal). Se for o caso, coloque o pré do microfone no meio do caminho. O TrueRTA tem rotina pra isto tb.
    ------------------ Corte Aqui ----------------

Drink It Yourself

Blog: http://www.htforum.com/vb/blog.php/6669

Registro em
    21-4-08
    Nome Verdadeiro
    Murilo Sonegatti
    ——————————————
    Agradecimentos:
    24 concedido(s)

Citação Originalmente Enviado por kleberlpa Ver Mensagem
    Murilo, o MIC é tranquilo... já existe até chart pras cápsulas Panasonic pela internet, ou mesmo default no TrueRTA.

O que pega é a placa de som e o preamp da cápsula. Mas aí você consegue calibrar numa boa, fazendo um "loop" entre a saída da placa de som e a entrada (line ou mic... line é o ideal). Se for o caso, coloque o pré do microfone no meio do caminho. O TrueRTA tem rotina pra isto tb.
    Vou pegar pra fazer o preamp do mesmo, nos testes só tinha polarizado a capsula com uma bateria de 9v (a bateira esta invertida aqui ou é impressão minha?)

Mas ja peguei os componentes para montar o pré para o mesmo:

Quando terminar a montagem e calibrar a cap. os testes podem ser mais criteriósos espero.

Baixar o TrueRTA tambem, estava usando o Spectralab, mas aprender utilizar os 2 vai ser bom.

Valeu

Abraços
    Murilo

Membro Avatar do(a) Carlos.Simoes
    Registro em
    30-3-07
    Nome Verdadeiro
    Carlos J. C. Simões
    ——————————————
    Agradecimentos:
    638 concedido(s)
    321 recebidos por 190 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Carlos.Simoes
    Fonte(s):
    SqueezeBox 3 // SACD Marantz SA-8001 // V-DAC // DVD SONY NS708HP
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Pré Passivo VRC Placette Áudio // ... // YAQIN MC-100B // ONKYO 705
    Caixas Acústicas:
    DIY Back Loaded Horn (Frontais) // JBL S-Center // JBL S-26II (Sur)
    Cabos:
    Caixas =>U-2T Furutech (Frontais); Jamo (demais) // Interconexões => AQ King Kobra; Xindak CS-1; Bada HL-3; Signal Reference // Força: IsoClean Focus; ZU Birth ; Magic Power; Bada SP-300; Neotech NEP-3001 e 3002; Furutech FP-3TS762
    TV/Monitor/Projetor:
    Panasonic Viera 42" (PV80)
    Acessórios:
    Panamax M5300-EX; Trafo By Knirsch 130-->115 V; HD Trekstor 1 Tb

Murilo,

¨¨Boa sorte aí na empreitada!

¨¨Demência? Isso é uma terapia para justamente ela jamais se instalar. Vida longa aos praticantes do DIY.

¨¨Abração.

Carlos
    As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.
    (Bernard Shaw)

Membro Avatar do(a) nettofoto
    Registro em
    29-4-09
    Nome Verdadeiro
    Rodrigo Netto
    ——————————————
    Agradecimentos:
    21 concedido(s)
    25 recebidos por 23 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) nettofoto
    Fonte(s):
    DVD Player Gradiente D-470
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Sony STR-DE895 e amplificado Machine WOX-1000 subwoofer
    Caixas Acústicas:
    Frontais Aiwa NSX-999, Surround DIY com falante de 5", subwoofer selenium de 15" reformado em caixa DIY com, central tbm DIY com alto falantes de 4" sem marca.
    Cabos:
    Genéricos
    TV/Monitor/Projetor:
    Uma mitsubishi muito velha de 20"

Parabéns Murilo, esta "demencia" é maravilhosa.
    Com certeza ira ter um som absurdo.

Acompanhando de perto.

Abraço

Rodrigo
    Netto
    Rodrigo Netto

" A dúvida é o principio da sabedoria. "

(Aristoteles)

Louco por SOM
    Registro em
    19-7-07
    Nome Verdadeiro