Sempre adimirando todas as caixas do forum decidi fazer as minhas primeiras caixas de som, minhas idéias passaram desde um set 7.1 o qual comprei todos os amplificadores necessários, mas ao deparar com as line arrays do htforum e das muitas outras que encontrei a idéia partiu para uma pequena line array com 9 midbass de 6" e um ribbon tweeter de 1,5m de comprimento, o desenvolvimento detalhado do ribbon pode ser acompanhado em: Ribbin um Ribbon Tweeter, aqui colocarei apenas algumas fotos.
O inicio da empreita (ou demência como algumas pessoas definiram) começou com a chegada dos midbass de 6" 8 ohms que comprei do Tony, junto com um primeiro teste de um ribbon tweeter com imas de HD.
![]()
![]()
Com isso, centenas de referencias depois fiz o projeto, calculos pra caixa e bla bla bla até chegar a este ponto.
Montagem da caixa:
Na montagem da caixa, estou utilizando duas chapas de mdf 25mm (cada chapa com 1,85 x 2,44m) as quais consegui aproveitar 90%, um tanto quanto complicado colocar esse monstro na esquadrejadeira, mas com um pouco de ajuda deu certo.
Os furos foram feitos com uma tico tico o que não deixou perfeito os furos, mas posteriormente com uma guia vou acertar tudo.
As dimensões da caixa:
Altura 195cm com a base
Largura 35cm
Profundidade 45cm
Volume: Em torno de 180 litros.
Peso final: Estimo que com o tweeter pesando uns 20 a 30kg cada caixa chegue nos 120kg.
A primeira caixa junto com o segundo baffle com o ribbon a frente para ter uma noção do tamanho.
Inicio da segunda caixa:
Os dois totens de pé:
Adicionado o baffle final com o rabaixo dos midbass (felizmente esses rebaixos ficaram perfeitos, apenas vou precisar de um bom anel para acabamento nos mids):
As ferramenta que utilizei na montagem e a bagunça claro, o T de 4" usei apenas para ter uma noçao do tamanho do duto e perceber que não conseguiria fazer com a tupia:
O estado atual da caixa é este, apenas com uma lateral e o fundo presa, o baffle apenas esta encostado na caixa pra eu ter noção de como vai ficar essa beleza, ficará assim até eu terminar o tweeter.
Acabamento? Por enquanto um canto chanfrado apenas, o Vinicius fez alguns exemplos de como poderia ficar e foi o detalhe que mais me atraiu, a parte de estética ainda nao sei, preto fosco, preto brilhante, laminado de madeira nobre, há muitas possibilidades.

)