Não é o tipo de coisa que gosto de ler. Acho que se é pra comprar livro, meu tempo pode ser muito mais bem gasto. Eu desmereço livros com títulos apelativos como Privataria Tucana e O Chefe. Claramente, os fatos ficam no banco de trás para privilegiar a politicagem.
Essa tive que dividir...No entanto, não tem como não desmerecer o trabalho do autor do livro "Privataria Tucana"; afinal, pesquisa de campo (e por muitos anos) é muito importante; só ler não é o suficiente.
1. Acho que você quis dizer "não tem como desmerecer", certo? "Não tem como não desmerecer" significa que o único caminho é desmerecer. Negativa da negativa. Não ser não x é igual a x, ou ¬(¬x) <=> x. Um macete pra você nunca mais errar: toda vez que tiver dois nãos, você remove os nãos: [não] tem como [não] desmerecer... portanto, no Universo dos fatos, o único caminho restante é "tem como desmerecer"... que se traduz gramaticalmente na frase "a única possíbilidade é ter como desmerecer".
2. Desmereço. É um livro de politicagem com um título tacanho, vulgar. Precisa dizer mais alguma coisa? É como "O Chefe" e similares.
3. Sua racionalização e conclusões entre leitura e pesquisa de campo são deficientes:
3.1. Não cabe a nós aqui a pesquisa de campo. Estamos "just fine" com a "leitura" (inclusive pesquisa bibliográfica).
3.2. É possível avaliar métodos de pesquisa de campo apenas lendo. Embora, em especial em política, a pesquisa de campo seja importante para criar novas teorias/argumentações, a leitura pode vezes basta para desprovar ou afirmar a inconclusividade da tese. Não sei se é o caso desses livros, mas enfim... nisso Papillon, você e outros podem conhecer os fatos melhor que eu certamente. Sim, não estou dizendo que você errado, apenas digo que não sei.
3.3. A mesma crítica (errada, por sinal) caberia a você, já que eu não estou exigindo que você faça pesquisa de campo em Direito Regulatório e Telecomunicações. E nem poderia.
3.4. Quanto ao "só ler não é o suficiente", espero não ter sido uma indireta pessoal.
Mas age como um. Prove-me o contrário: cite 5 casos que, pra você, mostram o PT de forma grotescamente corrupta, sem mencionar PSDB/DEM. Vocês não conseguem. Dá um tilt, vai contra o dogma e cartilha. Eu cito vários do PSDB, até porque pra mim são todos iguais.3) Por final, como você indaga "vocês mesmos", em que entendo como petistas, participo-lhe que não sou petista
Sempre tem gente querendo sucata, basta acertar o preço. Digam qualquer coisa, o mundo inteiro reconhece o acerto da reforma estatal, ainda que a trancos e barrancos. Tenho arrepios só de imaginar uma Telebrás hoje, depois do ex-governo niilista que tivemos. Seria mais uma fonte de corrupção, escoamento de impostos e escândalos.2) Quanto as porcarias das estatais, não é que ninguém queria; muitos investidores honestos não tiveram chances porque o filé das privatizações foi direcionado para o ninho tucano, onde, muito deles, ganharam muito dinheiro.
Porcaria mesmo foi, antes das privatizações, você, eu, e milhões de brasileiros, pagarem aumentos de tarifas (em um país de inflação controlada) de mais de 100% na gasolina, gaz, energia (esse de 150%), telefone (até 500%) e água (que compõem boa parte da renda dos brasileiros), para que muitos tucanos (e empresários ligados a eles) tivessem lucros exorbitantes da pechincha da privataria tucana. É o tal do negócio bom para poucos, vendemos barato agora (quase de graça e, em algumas situações com ônus para nós pagarmos), mais com a ajuda do BNDES e do Banco do Brasil (para financiar/perdoar/doar), os aumentos das tarifas (e que aumentos) e o grande mercado consumidor do País, em médio prazo, estaremos nadando em dinheiro.
Quanto ao opalão, odeio falar por analogia. Quase sempre é apenas um jeito de repetir o mesmo argumento já disputado em cenários diferentes, sem explicar como as características comuns dos casos principal e análogo autorizam as mesmas conclusões. Nào comentariei.
[']s