Devialet  MD Áudio  Audio Video e Cia  Cirilo Cabos

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 304 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Página 2 de 5 PrimeiraPrimeira 12345 ÚltimaÚltima
Resultados 16 a 30 de 71

Tópico: Instalação de DPS (para rau, faller e demais colegas)

Membro Avatar do(a) aornellas
    Registro em
    23-12-09
    Nome Verdadeiro
    Augusto Ornellas
    ——————————————
    Obrigado:
    108 concedido(s)
    136 recebidos por 96 msgs

Consegui um dos manuais da Clamper e percebi um pequeno probleminha

lá ele diz que os bornes do DPS são para fios "de até 10mm2".

O problema é que no nosso esquema ideal (o ultimo desenhado) na entrada de cada DPS seriam DOIS cabos dessa espessura (os cabos mais grossos da foto são 10mm2 e os outros sao 6mm2, nao?) - um chegando das fases do disjuntor geral (ou do neutro do subsolo) e outro indo para o DR alguns centimetros à frente.

Devo sair para comprar os DPS e um pouco de cabo (coisa de um metro de cada cor) amanhã na hora do almoço... O que você me diz, colega, desse problema?

---------- Mensagem adicionada às 12:49 ---------- Mensagem anterior foi às 12:42 ----------

Talvez a solução para isso seja isso que você chama de "terminal" para os bornes em questão

você poderia me apontar para algum site que mostre esse produto, para eu saber o que pedir e comprar?

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    305 recebidos por 159 msgs

Cara, o borne pega cabos maiores, se não me engano até 25mm2, mas recomendo usar terminal de qualquer forma. O nome do terminal se chama, terminal agulha pra cabo 10mm2:

Lá na Camilo, na 309 Sul, creio que tenha, já compra junto com os DPS's. Inclusive eles vendem os barramentos tb, do tamanho que vc quiser.

ATUALIZAÇÃO:

Deixa eu fazer uma atualização com relação ao DPS.

Em prédios que existem para-raios e esteja numa área urbana, a recomendação é que se a proteção for primária, o DPS seja de 60kA e não 45kA, recomendação da própria Clamper na embalagem do produto.

Eu pessoalmente creio que 45kA seja um valor consideravelmente alto para um quadro elétrico interno residencial. Creio que essa recomendação de utilizar 60kA apenas serve para uso num quadro elétrico na entrada elétrica geral do prédio. Dificilmente uma descarga de 45kA passará por dentro de um quadro interno. Além disso, é muito comum em instalações novas, logo após o transformador, a CIA colocar DPS's, o que deveríamos considerar como proteção primária.

3. 1 membro agradeceu _rau_ por esta mensagem

Registro em
    23-12-09
    Nome Verdadeiro
    Augusto Ornellas
    ——————————————
    Obrigado:
    108 concedido(s)

Estrela resultado final

Olá rau e demais colegas

fiz hoje a instalação conforme o seu ultimo esquema...

vamos às fotos...

Primeiro, como era o quadro como um todo:

Agora o quadro novo, com os três DPS de F-T, F-T e N-T, entre o disjuntor geral e o DR, e um disjuntor de 10A lá no extremo direito para um novo circuito (coifa).

no detalhe

notem uns detalhes

1) usei quase toda a fiação original. A única fiação nova é entre os DPS e o DR, que ficou de 10mm2 (e não 16mm2 como os da entrada, senão não dava para fazer essas derivações, etc). Do DPS para o barramento de terra, coloquei um pente monopolar e um fio de 10mm2 indo para o barramento.

2) modifiquei as fases no DR. Realmente, o teste não estava funcionando. Passando as fases para os bornes mais perto do neutro, como orientado pelo Rau, resolveu isso.

3) como ficaria complicado colocar um fiozão de 16mm2 entrando e um de 10mm2 saindo da parte de cima do DPS (que normalmente só comporta um de 10 a 16mm2), tive de colocar esses terminais maiores em cima. Foram meio carinhos (muito mais que simples terminais agulha), mas ficaram bem legais nesse lugar. Notem que eu nao usei terminais agulha nem aí nem nas ligações novas... Seria uma boa ideia?

4) troquei de lugar dois disjuntores (4 e 5) para equilibrar mais as duas fases, pois uma fase estava quase todas as tomadas e luzes mais usadas da casa (incluindo as do HT) e o chuveiro da suite (que será mais usado), e a outra só tinham tomadas pouco utilizadas ou nao utilizadas e o chuveiro de visita... Coloquei as tomadas do quarto nessa outra fase subutilizada... Isso deve ser uma boa ideia.

Acho que é isso.

Pronto, rau, você pode usar essa imagem como exemplo de ligação ideal de DPS com DR...

Obrigadão!

Augusto

5. 2 membros agradeceram aornellas por esta mensagem

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

1) Muito bom! A fiação de 10mm2 não tem problema, o geral tá limitando em 50A, justamente fio 10mm2 suporta em média 50A. Pra mim os principais tb eram de 10mm2, na foto não dava pra ter uma boa idéia...

2) Ótimo!

3) Onde você encontrou esses conectores, uma vez procurei deles e não encontrei. Desculpe a indiscrição, mas quanto custou? Eu não indiquei desses conectores pq nunca encontrei... os caras sempre diziam que ou não conhecia ou tava em falta...

4)Sim, é bom equilibrar as cargas entre as fazes da melhor forma que der. O ideal era ter três fazes aí, ai a distribuição seria melhor e o neutro ficaria menos carregado. Uma rede trifásica equilibrada reduz a corrente no neutro, entretanto só quando as cargas são 100% resistivas, as cargas não lineares geralmente têm a corrente somada no neutro. Mas enfim, seu neutro é 16mm2, está muito bem dimensionado!

Ok, já guardei as imagens! Valeu!

Atualização:

Ah, sobre a pergunte que vc fez, se deve utilizar terminal junto com o conector, digo que apenas se o condutor for flexivel e o parafuso de aperto do conector for o unico contato com o fio. Se o contato for feito atraves de uma chapinha metalica, não precisa.

Registro em
    23-12-09
    Nome Verdadeiro
    Augusto Ornellas
    ——————————————
    Obrigado:
    108 concedido(s)

3) Eu encontrei em uma das eletricas da 109 sul... agora eu nao me lembro bem, pois saí entrando de loja em loja até alguem me dar a luz! Mas certamente é do lado da 109, não da 110.... O cara chamou de "terminal para 25mm2" ou "conector para 25mm2" ou coisa parecida... O produto era novo na loja e nao estava no sistema ainda, então ele se embananou com o preço. Perguntou pro outro e o cara parece que chutou um preço. Achei super salgado - 16 reais cada (isso mesmo!)... Mas como estava com pressa e a solução era PERFEITA para o meu caso, paguei. Eu devo passar por lá esses dias de novo (não paro de ir lá, parece obsessão, hehe) e aí pego o nome da loja direito.

sobre as conexões sem terminal agulha, na maioria dos casos (nos bornes dos disjuntores) é uma plaquinha segurando, não é só parafuso... Mas talvez seria uma boa ideia colocar um terminal agulha no fio que entra no barramento de terra, que está preso só pelo parafuso nele...

P.S. Você sabe de algum lugar que venda meio que clandestino um sozinho plugue macho NEMA 5/15 (padrão americano) para montar aqui em Brasilia não? Não preciso de nota, nem nada... Eu preciso montar um cabo de força simples, mas para passar em um conduite, e só acho cabo já montado super ruim (3x0,75mm2), com plugue americano mesmo, mas não desmontavel... Como é que essas lojas continuam a fazer essas extensões, mas não podem nos vender por debaixo dos panos um pluguezinho simples? Eu queria colocar um cabo de melhor qualidade (cabo PP, 3x1,5mm2, Prysmian ou equivalente), para poder ligar a minha TV a um futuro condicionador, etc, a 3m de distancia (meu rack nao ficará abaixo da TV, mas ao lado, por falta de espaço)

--ATUALIZAÇÃO--

pelo comprovantezinho do Visa, eu acho que o nome da loja na 109 sul é "ELETRICA 109". Fica mais no meio pro final da 109 (mais pra perto do Beirute)... É uma loja que logo atras do balcao tem pilhas e pilhas de cabos (principalmente Prysmian de 2,5 e 6mm2)... O conectorzinho fica num armario à direita da pilha de cabos, atras do balcão.

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

Sei onde fica a loja, mas que caro hein! Meteram a faca mesmo! É pq sai pouco esse conector, só por isso, pq não vale 16 reais... mais caro que um disjuntor, po!

Sobre o plugue, vou ficar devendo, não sei onde tem não.

Valeu pela informação!

Registro em
    23-12-09
    Nome Verdadeiro
    Augusto Ornellas
    ——————————————
    Obrigado:
    108 concedido(s)

Não é que sai pouco, o produto é novo nessa loja. Eles nem tinham no sistema. Tenho a suspeita séria que eles inventaram um preço na hora para ver se colava... Como para mim a solução encaixava perfeitamente, engoli o orgulho e paguei..

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

Pode ser, mas que sai pouco isso sai, se a demanda fosse grande teria em qualquer loja e o preço seria mais em conta com certeza.

Membro
    Registro em
    19-5-10
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

dsp

Necessito especificar DSP ,QUEM PODE ME AJUDAR?

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

Dê mais detalhes aí do que você precisa especificar. Dados necessário para especificar um DPS:

- Tensão de serviço da rede elétrica
    - Localização do estabelecimento a ser protegido - rural, urbano, intermediário
    - Prédio ou casa, com ou sem para-raios?
    - Local em que será instalado o DPS - quadro de disjuntores ou quadro elétrico no ponto de entrada
    - Quantas Fases tem a rede a ser protegida?
    - No quadro a ser instalado os DPS's possui apenas Fases ou Neutro chegando? Existe um condutor de aterramento separado também?

Registro em
    23-12-09
    Nome Verdadeiro
    Augusto Ornellas
    ——————————————
    Obrigado:
    108 concedido(s)

umas fotos do seu quadro de energia (aberto) também ajudariam... Veja o meu exemplo no começo do topico.

Membro
    Registro em
    4-10-10
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Rau,
    li e voltei a ler os relatos acima sobre o DPS, mais ainda tenho duvida, olhando a foto acima, o neutro e as fases entram e saem pela parte de cima indo de encontro ao DR e embaixo monstram um pente conectando um DPS ao outro e saindo um cabo para o terra. É isso ?
    Como funciona o DPS.....
    É a primeira vez que participo do forum, e me interessei pelo assunto.

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

É isso sim, e não teria outra forma de ser ou teríamos um belo dum curto-circuito! Explico:

Resumidamente falando temos dois tipos de surto:

1 - Surto em modo diferencial/normal (Ocorrem entre Fase-Neutro ou Fase-Fase)

2 - Surto em modo comum (Ocorrem entre Neutro-Terra, Fase-Terra)

O primeiro tipo é criado pelo homem e suas máquinas. Um exemplo é quando o técnico eletricista vai religar a energia na rua e ocorre um mal contato e o contato é desfeito, se faiscar pode ter certeza que um surto (pico) de tensão foi gerado. Um fusível estourando também pode gerar um pico. Outra fonte de picos são máquinas que contenham motores elétricos, relés e contatores abrindo e fechando, tudo pode gerar picos, dadas condições específicas.

O segundo são surtos gerados pela natureza e aqui só temos os raios ou descargas atmosféricas e como sabemos, esse tipo de pico é o mais danoso e difícil de ser conter.

Um DPS trabalha de forma a criar um caminho de baixa resistência para que esse excesso de energia escoe para um caminho seguro, nesse caso à terra. É claro que dentro disso aí envolve muitas questões técnicas e nem sempre se consegue um desempenho satisfatório se não respeitada algumas coisas, mas isso não vem ao caso. Continuando, o DPS age como se fosse uma torneira automática que abre e fecha o circuito durante um surto, absorvendo parte da energia e dissipando outra parte em direção à terra. Durante o breve momento de pico, o DPS fecha rapidamente o circuito entre Fase -> Neutro -> Terra o que em si caracteriza-se como um curto-circuito, nesse instante há um aquecimento do DPS, pq ele absorve parte da energia desse curto-circuito e dissipa também a energia do pico de tensão em direção à terra em em si. Quanto maior a duração do pico e maior sua energia, mais o DPS sofre no processo. DPS's costumam ter uma vida útil em razão desse stress que sofre, mas ele pode atuar dezenas, centenas ou milhares de vezes, "abrindo" e "fechando" até vir a queimar, tudo depende da força do impacto que recebe. Surtos em modo diferencial geralmente levam muitos anos pra conseguir destruir um DPS, raios por outro lado podem destrui-lo tanto de primeira quando depois de algumas dezenas de impactos, tudo depende de quanto de energia conseguiu penetrar na fiação.

DPS's podem ser instalados entre Fase-Neutro, Fase-Terra, Neutro-Terra, Fase-Fase sendo que essa disposição vai depender do tipo de aterramento usado na instalação e qual ponto da instalção o DPS será colocado, na maioria dos casos uma combinação de disposições devem ser usada.

Membro avantajado Avatar do(a) kleberlpa
    Registro em
    23-1-06
    ——————————————
    Obrigado:
    10 concedido(s)
    291 recebidos por 151 msgs

——————————————
    Mensagens no Blog
    4
    Citação Originalmente Enviado por _rau_ Ver Mensagem
    Surtos em modo diferencial geralmente levam muitos anos pra conseguir destruir um DPS, raios por outro lado podem destrui-lo tanto de primeira quando depois de algumas dezenas de impactos, tudo depende de quanto de energia conseguiu penetrar na fiação.
    Tenho um de 20KA no quadro (é pouco, mas foi o único que achei na época... ja tenho um de 90KA guardado), e, que eu tenho certeza, sei de 4 atuações. Numa delaas, meus 2 relês fotoelétricos, que ficam fora do quadro da casa, foram todos pro saco. Semana passada, tava na cozinha e só ouvi o estalo do DPS... mas tá lá, led verde ainda... hauhauhauhauhau

Ficar sem DPS, nunca mais.
    ------------------ Corte Aqui ----------------

Drink It Yourself

Blog: http://www.htforum.com/vb/blog.php/6669

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

O estalo provavelmente vieram de outro lugar, pq DPS não costuma dar estalos, o que causou os surtos de tensão? Raios?

Página 2 de 5 PrimeiraPrimeira 12345 ÚltimaÚltima

Tags para este Tópico

Regras de Postagem