Devialet  MD Áudio  Cirilo Cabos     Audio Video e Cia

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 590 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Página 2 de 3 PrimeiraPrimeira 123 ÚltimaÚltima
Resultados 16 a 30 de 38

Tópico: Disjuntor para instalar ar condicionado

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)
    903 recebidos por 768 msgs

Citação Originalmente Enviado por simbiaque Ver Mensagem
    Boa tarde pessoal, eu gostaria de pedir licensa no topico do amigo e também tirar uma dúvida com relação ao disjuntor. meu equipamento chegou e ainda não esta instalado.

Comfee 12.000 btu`s frio
    ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
    -Capacidade de Refrigeração: 12.000 btu/h
    -Voltagem: 220V
    -Consumo: 25,6 KW/h mês
    -Potência: 1217 W
    -Compressor: rotativo
    -Vazão do Ar: 550/470/380 m³/h

qual disjuntor utilizar nesse caso? deve ficar na caixa proximo do aparelho ou no proprio quadro de distribuição?

muito obrigado
    se houver espaço no centro de distribuição vc deve utiliza-lo,coloque dois disjuntores uni polar ou um bi polar curva c siemenns entre 12 a 15 amperes

um grande abraço jairo

Membro Avatar do(a) simbiaque
    Registro em
    30-1-09
    Nome Verdadeiro
    Marcos Eduardo
    ——————————————
    Obrigado:
    26 concedido(s)
    10 recebidos por 10 msgs

Citação Originalmente Enviado por Helio. Ver Mensagem
    No seu caso, 1217W / 220V = 5,6A. Portanto, considerando uma folga de segurança, um disjuntor bipolar de 10A curva C (ou 2 disjuntores de 10A) deve dar conta do recado.

Não faz diferença onde instalar o disjuntor, se próximo ao aparelho ou na caixa de disjuntores. E coloque um fio de bitola adequada
    Muito obrigado pela resposta Helio
    vou utilizar fio de 6mm ou 4mm se for o caso.

forte abraço.

edit. opa Jairo você respondeu enquanto eu digitava, pronto esta anotado amanhã vou providenciar alguns itens que estão faltado para finalizar os ajustes e então seguir com a instalação.

muito obrigado
    X4 965 C3|M3NHT MPIPE|4GB CRUCIAL 1066|SLI|RAID0 640GB|TX750|LCD 19
    X2 250|M3A78-EM|4GB CORSAIR 800|GTS 250|WD250|RAID1 01TB|VX450|DELL 15

3. 1 membro agradeceu simbiaque por esta mensagem

Membro
    Registro em
    18-3-10
    ——————————————
    Obrigado:
    1 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Pessoal ninguem ai se lembrou que o aparelho inverter não da pico de corrente na partida. Coloquei 4 siemens bipolar B16 e o instalador jurou que tinha que trocar para disjuntor curva C etc. Mandei ligar e pronto já faz um ano funcionando, tres aparelhos um de 12 dois de 9 e breve um de 24.
    Sds

5. 1 membro agradeceu Bianor por esta mensagem

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)

Citação Originalmente Enviado por Bianor Ver Mensagem
    Pessoal ninguem ai se lembrou que o aparelho inverter não da pico de corrente na partida. Coloquei 4 siemens bipolar B16 e o instalador jurou que tinha que trocar para disjuntor curva C etc. Mandei ligar e pronto já faz um ano funcionando, tres aparelhos um de 12 dois de 9 e breve um de 24.
    Sds
    a curva c é o tempo de resposta que o disjuntor teria pra um provavel curto circuito ou elevação da amperagem seria a grosso modo um tempo de resposta mais rapido ...por isso eu indico e coloco nas minhas instalações esse tipo de disjuntor como preventivo de uma eventual falha....jairo

Refinando... Avatar do(a) Helio.
    Registro em
    2-11-06
    Nome Verdadeiro
    Hélio
    ——————————————
    Obrigado:
    10.051 concedido(s)
    765 recebidos por 604 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Helio.
    Fonte(s):
    HTPC (Phenon x4 2.2GHz, 8GB RAM, ATI HD4550, Win7 64bits, 5.5TB storage)
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Receiver Denon 4306
    Caixas Acústicas:
    B&W 705, HTM7, LM1
    Cabos:
    coaxial digital Monster THX, HDMI Monster M850, caixas Van den Hul CS-122
    TV/Monitor/Projetor:
    Samsung plasma 63"
    Acessórios:
    filtro de linha Monster

Eu fui no 20k! Eu fui no 50k! Eu fui no 120k!
    Curva não é ó tempo de resposta - é o pico de carga que um disjuntor aguenta durante a partida sem desarmar. Há uma variação no tempo de resposta, mas isso não é o mais significativo.

A principal diferença entre as curvas B e C é que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal, e os de curva C devem atuar entre cinco e dez vezes a corrente nominal.

Gosto não se discute, refina-se...

8. 2 membros agradeceram Helio. por esta mensagem

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)

Curva não é ó tempo de resposta - é o pico de carga que um disjuntor aguenta durante a partida sem desarmar. Há uma variação no tempo de resposta, mas isso não é o mais significativo.

A principal diferença entre as curvas B e C é que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal, e os de curva C devem atuar entre cinco e dez vezes a corrente nominal.

falei bobagem...jairo

Registro em
    2-11-06
    Nome Verdadeiro
    Hélio
    ——————————————
    Obrigado:
    10.051 concedido(s)

Meu Sistema
    Sistema do(a) Helio.
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Receiver Denon 4306
    Caixas Acústicas:
    B&W 705, HTM7, LM1
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    Samsung plasma 63"
    Acessórios:
    filtro de linha Monster

Não exatamente, Jairo.

Pelo gráfico que postei, um disjuntor curva C leva no máximo 1,5seg para disparar, enquanto um curva B pode levar até 6seg. Por isso ele acaba sendo também mais rápido

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)

Não exatamente, Jairo.

Pelo gráfico que postei, um disjuntor curva C leva no máximo 1,5seg para disparar, enquanto um curva B pode levar até 6seg. Por isso ele acaba sendo também mais rápido
    aproveitando o gancho do seu post nos idos 1985 eu trabalhava com instalações eletricas em residencias ,urbanas rurais ,industrias etc...fiz por conta disso uma bancada de disjuntores uns com normatização americana outro com europeia ..os americanso usei na epoca os GE e white nos europeus thelemecanic e siemmens

curtocircuitei alguns com vários cenários sempre os europeus desarmavam rapidamente e os americanos levavam uma eternidade quando desarmavam e o pior "SE" desarmamavam.. por isso ficou grudado na minha mente esse "quick lag" essa rapidez de desarme e por isso quando posso sempre peço pra colocar os siemenns ou infelizmente "os similares"...obrigado...lembrei de bons e velhos tempos..jairo

Membro
    Registro em
    19-1-07
    ——————————————
    Obrigado:
    25 concedido(s)
    10 recebidos por 10 msgs

Pessoal, aproveitando o tópico do colega, tenho uma dúvida.
    Meu cenário: comprei um fuji inverter Q/F 14000 (7000 + 7000) pra colocar nos quartos e pretendo comprar ou um Fuji Inverter Q/F 24000 BTUs ou um LG art cool Q/F BTUS para a sala. Pedi para o eletrecista que estava fazendo a minha reforma fazer 2 pontos de energia na sacada, cada um com um circuito diferente saindo diretamente do quadro de energia. Ele fez, rasgou o chão e tenho agora os 2 pontos de energia na sacada pras 2 condensadoras, mas agora descobri que ele fez só 1 circuito pros 2 pontos, ou seja, puxar só um conjunto de fios pra eu utilizar apenas um disjuntor. Foram utilizados fios de 4 mm.
    Sei que o recomendado são 2 circuitos (cada um com seu disjuntor) independetes.

Mas a pergunta é: existe algum problema (baixo desempenho, alto consumo, perigo de perder a garantia, etc) em se utilizar apenas um circuito pra 2 máquinas? Estou utilizando um disjunto duplo (não sei isso é equivalente a dizer que é bipolar, o que quero dizer é que são 2 disjuntores juntos) de 32A.

Obrigado.
    Abraços,
    Flaviano.

Registro em
    2-11-06
    Nome Verdadeiro
    Hélio
    ——————————————
    Obrigado:
    10.051 concedido(s)

Meu Sistema
    Sistema do(a) Helio.
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Receiver Denon 4306
    Caixas Acústicas:
    B&W 705, HTM7, LM1
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    Samsung plasma 63"
    Acessórios:
    filtro de linha Monster

O ideal é ter sempre um disjuntor para cada aparelho. não tem como colocar uma caixinha externa com disjuntor do lado de cada condensadora? ALgo deste tipo:

Se você for arriscar manter um disjuntor para os dois aparelhos, eu verificaria a corrente necessária. 32A me parece muito exagerado para dois aparelhos... Verifique a corrente dos aparelhos, e some. Provavelmente 20~25A seriam suficientes (use disjuntor curva C).

Mas acho que existe o risco de perda de garantia se der algum problema e for comprovado que você não tinha um circuito para cada aparelho. O Jairo deve saber melhor que eu isso.

14. 1 membro agradeceu Helio. por esta mensagem

Membro Avatar do(a) WGPereira
    Registro em
    6-7-09
    ——————————————
    Obrigado:
    221 concedido(s)
    548 recebidos por 464 msgs

Agradeço aos colegas Jairo Bertoni e Hélo por toda esta discussão provocada aqui neste tópico a respeito de disjuntores, pois apesar de leigo no assunto sou muito curioso e com certeza estou aprendendo mais um pouco bebendo da fonte de conhecimento que jorra de vocês - como dizia meu pai, procurar saber sempre um pouco mais não ocupa lugar.
    Passando agora para o meu caso em particular, na instalação da minha máquina, um Fujitsu Inverter 12000 BTU, potência elétrica 1,09KW x 220V, corrente 5,3A, corrente máxima 6,5A – dados impressos na etiqueta da condensadora do aparelho - foi utilizado cabinho bitola 2,5mm e disjuntor bipolar Eletromar padrão IEC tipo MW, curva C de 10A (MW 210E C10) estando o mesmo embutido numa caixa de distribuição situada a uma distância de cerca de 7m do aparelho. Agora pergunto: estão corretas a bitola do cabinho e o disjuntor utilizado na instalação ou devo mudar alguma coisa?
    Grato pela atenção.

PS: Meu aparelho foi instalado a pouco mais de um mês e esta funcionando até a presente data perfeitamente. A instalação foi feita sem aterramento; o fio terra que vem da evaporadora foi isolado.

Membro Avatar do(a) Eduardo 7
    Registro em
    28-1-10
    ——————————————
    Obrigado:
    180 concedido(s)
    143 recebidos por 111 msgs

Citação Originalmente Enviado por WGPereira Ver Mensagem
    ...Fujitsu Inverter 12000 BTU, potência elétrica 1,09KW x 220V, corrente 5,3A, corrente máxima 6,5A – dados impressos na etiqueta da condensadora do aparelho - foi utilizado cabinho bitola 2,5mm e disjuntor bipolar Eletromar padrão IEC tipo MW, curva C de 10A (MW 210E C10) estando o mesmo embutido numa caixa de distribuição situada a uma distância de cerca de 7m do aparelho. Agora pergunto: estão corretas a bitola do cabinho e o disjuntor utilizado na instalação ou devo mudar alguma coisa?
    Corretíssimo! Vide o Manual de instalações elétricas residenciais, página 94
    http://www.procobre.org/pr/aplicacoe...eletricas.html

17. 2 membros agradeceram Eduardo 7 por esta mensagem

Membro
    Registro em
    19-1-07
    ——————————————
    Obrigado:
    25 concedido(s)
    10 recebidos por 10 msgs

O ideal é ter sempre um disjuntor para cada aparelho. não tem como colocar uma caixinha externa com disjuntor do lado de cada condensadora? ALgo deste tipo:
    O problema não é colocar mais um disjuntor, até tenho espaço pra colocar mais disjuntores na caixa. O problema é que só tenho um circuito passando pelo conduito que passa pelo piso...

Se você for arriscar manter um disjuntor para os dois aparelhos, eu verificaria a corrente necessária. 32A me parece muito exagerado para dois aparelhos... Verifique a corrente dos aparelhos, e some. Provavelmente 20~25A seriam suficientes (use disjuntor curva C).

Mas acho que existe o risco de perda de garantia se der algum problema e for comprovado que você não tinha um circuito para cada aparelho. O Jairo deve saber melhor que eu isso.
    Kara, nao entendo nada dessa parte eletrica e por isso viajei. Se fosse só pra eu aparelho eu provavelmente usaria um disjuntor de 32A, correto? Se for pra usar um disjuntor pra 2 aparelhos eu tenho que usar um disjuntor com amperagem menor, como 20A?

Valeu.
    Abraços,
    Flaviano.

Membro Avatar do(a) WGPereira
    Registro em
    6-7-09
    ——————————————
    Obrigado:
    221 concedido(s)
    548 recebidos por 464 msgs

Citação Originalmente Enviado por flaviano Ver Mensagem
    Kara, nao entendo nada dessa parte eletrica e por isso viajei. Se fosse só pra eu aparelho eu provavelmente usaria um disjuntor de 32A, correto? Se for pra usar um disjuntor pra 2 aparelhos eu tenho que usar um disjuntor com amperagem menor, como 20A?

Valeu.A
    Abraços,
    Flaviano.
    Um disjuntor de 32A? Mas qual a potência e corrente do teu aparelho?
    Somente a título de exemplo, o aparelho do quarto da minha casa, conforme descrito acima em minha última participação aqui neste fórum, é de 12000BTU/220V e esta ligado em um disjuntor bipolar de 10A, curva C; o aparelho instalado no escritório da firma na qual trabalho é de 18000BTU/220V e o disjuntor é um bipolar padrão americano de 15A - aqueles pretos de chave mais dura - e atende perfeitamente bem; somente a fiação é cabinho bitola 4mm, enquanto que a do meu é 2,5mm.

Registro em
    2-11-06
    Nome Verdadeiro
    Hélio
    ——————————————
    Obrigado:
    10.051 concedido(s)

Meu Sistema
    Sistema do(a) Helio.
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Receiver Denon 4306
    Caixas Acústicas:
    B&W 705, HTM7, LM1
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    Samsung plasma 63"
    Acessórios:
    filtro de linha Monster

Citação Originalmente Enviado por flaviano Ver Mensagem
    O problema não é colocar mais um disjuntor, até tenho espaço pra colocar mais disjuntores na caixa. O problema é que só tenho um circuito passando pelo conduito que passa pelo piso...
    Leia novamente. EU sugeri colocar disjuntores do lado do aparelho, não no quadro de disjuntores...

Não. Um aparelho usa disjuntor de carga menor que o usado para dois aparelhos, e dois aparelhos usam disjuntor de carga menor que para 3 aparelhos.

Eu falei para usar 20A para dois aparelhos porque 32A é bem exagerado para dois aparelhos! Se fosse para um aparelho só, eu teria provavelmente sugerido 10A para cada um

21. 1 membro agradeceu Helio. por esta mensagem

Página 2 de 3 PrimeiraPrimeira 123 ÚltimaÚltima

Tags para este Tópico

Regras de Postagem