Colegas, fiz pesquisa, mas não achei tópico específico.
Alguém ''precisou'' fazer cambagem e depois de um tempo percebeu ruídos na dianteira, possivelmente nos rolamentos dianteiros?
Pois é. Acho que dancei nessa...
No início do ano, coloquei o estepe pra rodar e comprei um pneu semi-novo, para depois de uns 6 mese colocar 2 novos na traseira e ficar tudo zerado.
Só que no alinhamento, o mecânico falou que precisaria também da cambagem. Foi até fácil me convencer, pois tinha dois pneus que morreram precocemente, desgaste interno da banda de rodagem.
Mas, logo depois do serviço percebi ruídos novos na rolagem, principalmente curvas e na estrada.
Atribui ao pneu meia vida que coloquei.
Depois de +- 5 meses coloquei 2 pneus novos e o ruído continuou, achei que fosse por ser pneu novo... da Firestone...
Acontece que, entre 85 e 95KM/h fica bem audível o ronco, quase contínuo.
Depois de consultados 2 mecânicos, conclusão: rolamento danificado, ainda no início, mas já era.
Voltei na loja de pneus que fiz a cambagem e pedi que arquem com o novo rolamento.
Detalhe, rolamento só é vendido com o cubo, de +- R$ 300,00 a R$450,00 fora a M.O.
A loja que fez o serviço arcou com a troca, mesmo passados 8 meses do serviço de cambagem que danificou o rolamento e sem novo custo algum para mim.
O carro ficou perfeito, sumiu a ressonância em 90km/h e vibrações em velocidades altas, estiquei até 180 km/h logo depois da troca, e tá redondo, liso.
Parece outro carro, até pq estes dias atrás consegui sumir com um barulho que vinha da coluna do cinto de segurança do passageiro da frente.
Também não percebo mais qq barulho fazendo rotatórias com asfalto bem novo.
Só o volante ficou desalhinado, apesar de a roda estar ok.
Como vou fazer troca de fluido de freio (já tem + de 2 anos), troca dos batentes da barra estabilizadora (está com ruído qdo passo em lombada alta) , vou pedir para alinharem o volante também, isso com meu mecânico de confiança.
Cambagem ''never more''...
Então cuidado, com cambagem, no meu caso estaria muito próximo da tolerância de fábrica, o serviço não seria necessário e eu não fui avisado que forçando a torre do amortecedor apoiado no cubo da roda, o rolamento poderia ir pro saco...
Alguém ''precisou'' fazer cambagem e depois de um tempo percebeu ruídos na dianteira, possivelmente nos rolamentos dianteiros?
Matéria sobre cambagem....
Desmontagem ou cambagem?
Para fazer a regulagem dos ângulos que compõem o alinhamento, as concessionárias e recuperadoras possuem em mãos os gabaritos de cada modelo de carro por onde fazem a conferência. ''Cada carro sai de fábrica com um padrão de regulagem.''
Estando os ângulos irregulares, a suspensão do carro é desmontada e fixada e os componentes aferidos e recuperados - ou trocados, dependendo do caso. Esta é a maneira indicada pelas fábricas de se fazer o alinhamento.
Porém, buscando uma maneira mais rápida e barata de oferecer a cambagem - que é corrigir a inclinação da parte superior das rodas em relação ao piso - aos clientes, muitas oficinas fazem o alinhamento deste item através de ferramentas hidráulicas. A prática é muito comum, mas montadoras como a Fiat desaconselham.
''Em pesquisa realizada pela Fiat, parte dos carros que fizeram cambagem apresentaram mais tarde avarias no rolamento. Outra questão é que a ferramenta de cambagem, não identifica a origem do problema. Simplesmente coloca a suspensão na medida original.''
De acordo com Bonifácio, a pesquisa ainda detectou problemas no amortecedor nos carros que fizeram a cambagem com ferramentas hidráulicas. Nestes casos, a fábrica não recebe de volta as peças com avaria, ele alerta.
Em casos de acidentes graves, o problema passa a ser estrutural e o carro tem que ser mandado a um funileiro - que tem condições de consertar a suspensão do carro conferindo as medidas da estrutura do veículo. Porém, também existem no mercado empresas especializadas na recuperação do monobloco de automóveis.
Valeu.

Não autorizem cambagem junto com serviço de alinhamento