Fast Shop

Akron     Exaudi  

Página 126 de 131 PrimeiraPrimeira ... 2676116121122123124125126127128129130 ... ÚltimaÚltima
Exibindo resultados 1.876 a 1.890 de 1956

Tópico: Power AMP com fonte chaveada

Membro Avatar do(a) fabioz@ceee
    Registro em
    30-9-09
    Nome Verdadeiro
    Fábio
    ——————————————
    Agradecimentos:
    31 concedido(s)
    49 recebidos por 35 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) fabioz@ceee
    Fonte(s):
    Com qualidade, tanto faz
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Com qualidade, tanto faz
    Caixas Acústicas:
    Com qualidade, tanto faz
    Cabos:
    Com qualidade, tanto faz
    TV/Monitor/Projetor:
    Com qualidade, tanto faz
    Acessórios:
    Com qualidade, tanto faz

Citação Originalmente Enviado por marcosrequiao Ver Mensagem
    Pessoal, estava pensando se eu aproveitasse a entrada da fonte de pc e apartir dos chaveadores jogasse em outra placa de circuito como se estivesse os mosfet em paralelos só que os outros dois mosfet nessa nova placa com trafo de enrolamentos diferente e gerando tensoes de saída 26+26 8A, aproveitando assim o a regulagem que é feita pra fonte de pc, daria certo?
    Até deve funcionar, mas vai ter que mexer num monte de coisas, sinceramente..., eu não gastei e acho que nunca vou gastar tempo ou dinheiro em algo assim, fica uma enjambrina e nem sabe se vai funcionar bem... , mas se tu quer arriscar vai em frente, vais ter que estudar o circuito da fonte e trabalhar em cima... , boa sorte.

Abraços.

Fábio.

Membro
    Registro em
    2-1-12
    ——————————————
    Agradecimentos:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Positivo

Vou tentar e posto aqui o resultado, e parabens a todos esse forum é muito bom.

Marcos.

Membro
    Registro em
    20-9-11
    ——————————————
    Agradecimentos:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Fotos da fonte

Olá para todos os amigos do fórum. Gostaria de deixar minha contribuição com algumas fotos da minha fonte chaveada que projetei. Inicialmente o projeto foi dimensionado para os seguintes valores:

Vi = 120 Vca
    Vo = 50 + 50 Vcd
    Io = 20 Amp.
    Po = 1000 W
    Fs = 80 Khz

Dados do trafo:

Núcleo EDT 49

Ae * Aw = 5,76
    Ae = 2,11 cm ^2
    Np = 22 espiras – 21 fios # 26 Awg
    Ns = 10 espiras – 32 fios # 26 Awg
    Lp = 1,73 mH

Outros valores:

Kj = 397
    J = 322 A/ Cm^2

Iprms = 8,629
    Isrms = 13,42

Acu_pri = 0,0268
    Acu_sec = 0,0417

Infelizmente ainda não possuo os diodos retificadores adequados e nem a ponte retificadora da entrada, mas irei comprá-los em breve. Estou usando por enquanto o MUR860 – 600 V / 8 Amp. apenas para os testes iniciais. Estou conseguindo extrair uns 400 watts por enquanto, o que já mais do que suficiente para alimentar meu amplificador classe D como visto nas fotos.
    Nesta potência, nada aquece em demasia.

Estou usando o clássico esquema do IRAUDAMP7D e irei trabalhar com uma impedância de 8 ohms na saída. Total de 250 Wrms.

O esquema da fonte é o básico postado gentilmente por alguns neste fórum. Apenas fiz algumas modificações na parte do comparador de tensão. Ao invés dos tradicionais zeners, usei um TL431 para fazer a comparação e controlar o acoplador ótico PC817, e esta funcionado muito bem!

Quanto à fonte auxiliar, foi usado um regulador série com o TIP50 para o Start up e um enrolamento adicional de três espiras no trafo. Depois de retificado, serviu para alimentar o pwm e o drive mosfet. O TIP50 não aquece se a fonte partir normalmente.

Outra modificação foi o uso de um pequeno toróide com baixa permeabilidade no primário a fim de limitar a corrente de saída da fonte. Esta funcionando muito bem e a corrente pode ser facilmente ajustado através de um trimpot.

Forte agradecimentos a todos que participam do fórum e contribuem para o aprendizado de muitos.

Críticas ou sugestões serão bem vindas...

Marcos Bettecher

Foto0076.jpgFoto0067.jpgFoto0075.jpgFoto0068.jpgFoto0069.jpgFoto0070.jpgFoto0071.jpgFoto0072.jpg
    Editado por bettecher, 24-01-2012 às 13:05.

Membro
    Registro em
    26-10-10
    Nome Verdadeiro
    Isaac josé costa grassioto
    ——————————————
    Agradecimentos:
    7 concedido(s)
    5 recebidos por 5 msgs

Olha o que faltou na sua fonte , foi que você deixou o IR2110 muito longe dos mosfets. Isso não é tão bom... Você usou para a bobina de saída ,
    aqueles indutores de reatores de lâmpada mesmo ? Mas no mais cara está ótimo e parabéns... Essa proteção que vc usou é bem eficiente ?
    É com trafo TC ?
    No mais , abraços....
    Att : Isaac Santana

Grato...

Membro
    Registro em
    20-9-11
    ——————————————
    Agradecimentos:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Isaac, obrigado pelo elogio.
    Quanto à distância dos mosfets, vc esta com a razão, embora eu não esteja encontrando nenhum problema de excitação nos mesmos. (as formas de ondas estão perfeitas nos Gates sem qualquer ruído). Creio que seja pelo bom desacoplamento e o circuito de controle estar isolado e bem blindado. Sim, estou usando um sensor de corrente entre o primário do trafo feito com um pequeno toróide de baixa permeabilidade (pó de ferro, retirado de uma placa mãe e uma relação de 1: 40 esp. Sim, funciona muito bem e é comumente usado para esse propósito e observado em vários esquemas. Posso te adiantar que o segredo é não ligar no pino de shutdown. Muito cuidado com isso, pois tive vários problemas e queimei 05 IR2110 e 02 mosfets por conta disso! O controle deve ser feito de forma a reduzir o ciclo do pwm linearmente. Quanto aos filtros de saída, estou usando esses só para os testes iniciais. Mas não subestime este tipo de núcleo de reator de fluorescente, pois os mesmos fazem milagres que outros núcleos do tipo EE não fazem sem gap.
    Com um gap adequado, podemos aumentar muita a energia armazenada em um indutor. Só para vc ter uma idéia, aquela mesma bobina de 22uH foi usada no meu classe D e funcionou muito bem nos testes iniciais! Mais tarde eu comprei os núcleos adequados e então os substitui.

Obrigado a vc e a todos!

Marcos Bettecher

Membro
    Registro em
    23-10-11
    ——————————————
    Agradecimentos:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Olá pessoal,
    construí uma fonte DC/DC com o SG3525, 50KHz com saída simétrica 30+30VDC, usei 2 optoaclopadores. Liguei em um amplificaor que eu havia montado mas, durante os testes percebi que a qualidade nas frequencias altas eram péssimas!! O que pode ter ocorrido?

Abração

Membro
    Registro em
    26-10-10
    Nome Verdadeiro
    ——————————————
    Agradecimentos:
    7 concedido(s)
    5 recebidos por 5 msgs

Tudo bem lauro. Poderia nos falar mais profundo sobre sua fonte... Assim fica mais fácil , agente ajudar você. Poderia falar sobre espiras , fio ultilizado. Sobre essa forma de regulação com dois optoaclopadores , se esse uso de dois optoaclopadores e esse que anda pelo fórum mesmo. Qual a densidade magnética está usando , forma de onda com regulação , forma de onda sem regulação. Especifica mais parâmetros... Assim fica mais fácil te ajudar.

Att: Isaac Santana

Grato

Membro
    Registro em
    23-10-11
    ——————————————
    Agradecimentos:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Isaac desde já agradeço pela atenção,
    enrolei no primário 6+6 espiras com o fio 22AWG em um núcleo de 1cm² (corrente não é problema pois era só um teste) já no secundario 15 espiras darão 30V enrolei com 20% a mais ou seja 18+18 espiras com o mesmo fio 22. Sim, o projeto é o que anda pelo fórum e por sinal funciona perfeitamente. Estou usando uma densidade de 1000 Gauss. Sobre a forma de onda não tenho os instrumentos necessários para verificação...
    Será que devo aumentar a capacitância na saída? Pois estou usando apenas 4400uF tanto na linha +B como na linha -B, digo isso por que estava usando apenas 2200uF e depois que adicionei mais 2200uF em cada linha notei uma pequena melhora nos agudos...

Abração

Membro
    Registro em
    26-10-10
    Nome Verdadeiro
    ——————————————
    Agradecimentos:
    7 concedido(s)
    5 recebidos por 5 msgs

Citação Originalmente Enviado por Lauro Rock Ver Mensagem
    Isaac desde já agradeço pela atenção,
    enrolei no primário 6+6 espiras com o fio 22AWG em um núcleo de 1cm² (corrente não é problema pois era só um teste) já no secundario 15 espiras darão 30V enrolei com 20% a mais ou seja 18+18 espiras com o mesmo fio 22. Sim, o projeto é o que anda pelo fórum e por sinal funciona perfeitamente. Estou usando uma densidade de 1000 Gauss. Sobre a forma de onda não tenho os instrumentos necessários para verificação...
    Será que devo aumentar a capacitância na saída? Pois estou usando apenas 4400uF tanto na linha +B como na linha -B, digo isso por que estava usando apenas 2200uF e depois que adicionei mais 2200uF em cada linha notei uma pequena melhora nos agudos...

Abração
    Bom lauro. Vou aqui dar a minha opinião de novo. Como você está usando um núcleo de 1cm² de área ( que acho pequena ) , para sua necessidade que não conheco. Acho que essa frequencia está muito alta ( 50Khz ) , para um uso em DC-DC. Tente usar 20 a 35Khz . É mais aconselhável para o uso em DC-DC , que é o que está fazendo. Tente mudar também esse núcleo seu , tente colocar um que tenha sua área maior , assim você pode usar uma densidade maior e transferir mais do primário , para o secundário. Segundo uns cálculos meus aqui. Vejamos que você está usando uma tensão de 12 V , mas para o cálculo , vamos usar 28V para o trafo. Fazemos as contas.

Np = 28 x 1000000000
    -------------------------
    4 x 50 x 1000 x 1cm²
    Fazendo os cálculos darão o seguinte: 14 espiras nos primário . Já no secundário , como você está querendo regular 30+30 volts colocamos para o cálculo
    60vac x 1.41 = isso retificado vai dar 84 volts. Como você está querendo regular no caso 30+30 você já tem 20% a mais de regulação nessas espiras que tu está usando . Isso com 15 +15 espiras vão gerar 40 + 40 volts retificado sem regulação , como está usando regulação o diodos vão regular 30+30 e deixar essa margem de 20% , para o PWM corrigir. Essa capacitância que tu citou de 2200uF por ramo B+ e B- já está de bom tamanho , para essa frequencia que está usando. Acho que 18+18 espiras que tu está usando não está adequado , para se ter 30+30 volts na saída. Tente fazer alguns testes ai e nos diga depois o que resolveu.

Att: Isaac Santana

Grato.

Membro
    Registro em
    2-1-12
    ——————————————
    Agradecimentos:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Ninguem tem mais dúvidas, nem projetos, nem sobre a retificação síncrona?????????????

Membro Avatar do(a) fabioz@ceee
    Registro em
    30-9-09
    Nome Verdadeiro
    Fábio
    ——————————————
    Agradecimentos:
    31 concedido(s)
    49 recebidos por 35 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) fabioz@ceee
    Fonte(s):
    Com qualidade, tanto faz
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Com qualidade, tanto faz
    Caixas Acústicas:
    Com qualidade, tanto faz
    Cabos:
    Com qualidade, tanto faz
    TV/Monitor/Projetor:
    Com qualidade, tanto faz
    Acessórios:
    Com qualidade, tanto faz

Citação Originalmente Enviado por marcosrequiao Ver Mensagem
    Ninguem tem mais dúvidas, nem projetos, nem sobre a retificação síncrona?????????????
    Se tu tem dúvidas, pergunte...se tem projetos poste...se outros participantes não perguntaram deve ser porque não tem interesse, não acha ?

No que pudermos ajudar estamos aí, mas tem de ter base, saber o que quer, não jogar uma dúvida sua com se fosse problema de outros...

Fábio.

Membro Avatar do(a) dudu.441
    Registro em
    29-11-10
    ——————————————
    Agradecimentos:
    4 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Temos duvidas sim , vc ja fez Retificação sincrona ?? posta algo ai pra noisssss

Membro Avatar do(a) Muriloo
    Registro em
    21-4-08
    Nome Verdadeiro
    Murilo Sonegatti
    ——————————————
    Agradecimentos:
    26 concedido(s)
    106 recebidos por 83 msgs

Citação Originalmente Enviado por dudu.441 Ver Mensagem

Temos duvidas sim , vc ja fez Retificação sincrona ?? posta algo ai pra noisssss
    Quais são as dúvidas? Posta as dúvidas ai. Não adianta nada falar que tem duvidas e não falar quais são!

Também não adianta nada ter dúvidas e não procurar nada sobre o assunto.

Um exemplo de uma das possibilidades:

Fiz umas alterações pra simplificar... Qual a dúvida?

Mais exemplos? http://www.google.com.br/search?hl=p...UTF-8&tbm=isch

Membro Avatar do(a) ColeTrickle
    Registro em
    9-11-10
    Nome Verdadeiro
    Ricardo
    ——————————————
    Agradecimentos:
    5 concedido(s)
    14 recebidos por 12 msgs

Estou retomando o projeto que comecei há algum tempo de uma full-bridge.
    Enquanto fazia algumas alterações no layout, e aproveitava este para um projeto um pouco mais simples, de uma half-bridge de pouca potência, percebi diversas vantagens na push-pull em comparação com estas duas.

Pelo que notei, a push-pull:
    - Trabalha com a mesma voltagem no primário de uma full-bridge
    - Utiliza apenas dois chaveadores, como uma half, mas operando com a voltagem de uma full
    - Não necessita de driver para voltagem elevada, visto que ambos chaveadores recebem diretamente os 12V referenciados a zero em seu gate, eliminando assim a necessidade de operar com voltagem flutuante
    - A corrente nos chaveadores é a mesma que em uma full (metade da corrente de uma half-bridge)
    - Desempenho igual a uma full mas mais barata e simples, por usar 1 par de chaveadores e um driver (este podendo ser mais simples e barato que o IR2110)

Desvantagem: precisa duplicar o enrolamento primário

Agregando ainda o fato que a full já me deu bastante dor de cabeça, muitos componentes queimados, e não está estável, pretendo então fazer o projeto de uma push-pull, e com potência mais modesta (começar alto só aumenta o tombo).
    Acredito que será bem menos complicado usando esta topologia.

A questão é: o raciocínio está correto?
    Pergunto porque os projetos são na maior parte half-bridge. Poucas vezes li alguém comentando estar construindo uma push-pull.
    E se esta possui realmente estas vantagens, seria mais lógico construir nesta topologia ao invés de half ou full.
    Se puderem postar opinião sobre os projetos de push-pull, agradeço.

Abraço,
    Ricardo

Membro Avatar do(a) Muriloo
    Registro em
    21-4-08
    Nome Verdadeiro
    Murilo Sonegatti
    ——————————————
    Agradecimentos:
    26 concedido(s)
    106 recebidos por 83 msgs

Bom Dia Ricardo,

Uma das desvantagens que vc não está considerando é o fato do primário funcionar como um autotrafo, quando você faz o chaveamento do terra em uma das extremidades... o centro terá 300v e o outro lado terá 600v, além de tensões perigosas, é um pouco mais difícil de se encontrar transistores que suportem essa tensão. Por isso que as fontes push-pull são utilizadas normalmente com tensões baixas no primário!

Abraço,
    Murilo

16. 1 membro agradeceu Muriloo por esta mensagem

Página 126 de 131 PrimeiraPrimeira ... 2676116121122123124125126127128129130 ... ÚltimaÚltima