Originalmente Enviado por
IMAP.ELETRO
Num circuito que opera com CA, na teoria independe o fato de ser a fonte de duas fases ou de uma fase mais neutro, se você aplicar num diagrama fasorial os ângulos criados pela tensão, e pela corrente fornecidos por esse tipo de fonte em função de sua carga e seu fator de potência, vai ver que a energia fornecida e consumida em qualquer dos casos será a mesma para a mesma carga.
Ainda, não sei se a rede aí de SC é 380/220 que é o padrão na maior parte das cidades aqui do RS, ou 220/127 como na capital e litoral de nosso estado.
Mas qualquer que seja o seu caso, posso te garantir que todos ou pelo menos a grande maioria dos equipamentos de condicionamento de ar são produzidos para operar em 220VCA, se duas fases, ou fase neutro, não importa, funciona do mesmo modo.
Pela lógica, se você retifica uma CA, não importa o quão defasada esteja uma fase da outra, você vai obter CC.
Tanto isso é verdade que em inversores de frequência para pequenos motores trifásicos se utiliza alimentação monofásica e após a retificação e controle se cria a defasagem de 120 graus entre as fases, apenas em equipamentos mais potentes se utiliza alimentação CA3~ dado sim o consumo de corrente da carga, por isso para reduzir o riple na entrada e não sobrecarregar a rede de energia faz-se uso deste tipo de ligação.
Até mesmo sua fonte, poderia ser alimentada por um retificador trifásico, precisaria apenas de 6 diodos ligados numa configuração em ponte tripla, desde que sua rede seja 220/127, caso que após a retificação e filtragem obteriamos não mais que os 310 volts.
E em caso de fontes trifásicas em 380/220, seria necessário sim, alterar a tensão reversa dos diodos , isolamento dos capacitores para 600V, e todo o resto dimensionado para esta tensão.
Um dia ainda vou dar uma de corajoso e investir numa empreitada maior como essa, quando folgar de grana, quero ainda fazer um retificador porrudo para solda.
Espero ter ajudado em algo.
Abraços.
Fábio.