Orlando Filho Klipsch  Cirilo Cabos  Devialet  MD Áudio  
        



NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 686 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Página 1 de 3 123 ÚltimaÚltima
Resultados 1 a 15 de 40

Tópico: Dúvidas potencia PMPO e RMS


  1. #1
    Colaborador
    Registro em
    9-7-12
    Localização
    Limoeiro do Norte-CE Brazil
    Mensagens
    292
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

    Dúvidas potencia PMPO e RMS

    Quais as diferenças entre potencia PMPO e RMS? Tenho uma caixa de som para PC q já tem 9 anos e ela é medida em 120W PMPO e funciona a energia, comprei atualmente uma Edifier M1250 USB e as 2 caixas juntas são 1,2 Watts RMS, qual das 2 tem mais potência? a PMPO citada ou a Edifier M1250 1,2 Watts RMS?
     ...para o topoTopo


  2. #2
    Membro
    Registro em
    1-11-06
    Localização
    Montevideo/Montevideo/Uruguay
    Mensagens
    2.481
    ——————————————
    Obrigado:
    176 concedido(s)
    807 recebidos por 633 msgs

    a medida RMS e uma medida promedio, a potencia que o amplificador pode manter por um tempo determinado (depende da norma utilizada) com um certo % de distorsao, uma certa impedancia nominal (8, 6, 4 ohms, ...) e x cantidad de canais na mesma vez (normalmente 2).

    a medida PMPO tém que ver com o pico máximo de potencia que pode ter o equipamento num determinado instante, mais cada fabricante sobre a base inicial adicionou mais condiçoes para que o numero fosse o mais imponente possível :-)

    Falando em automóveis ... o PMPO é como especificar qual é a velocidade máxima que pode atingir o carro numa rua constante, com vento a favor, blah blah ... é o RMS qual é a velocidade estándar do carro.

    Logo vc pode misturar tudo e dizer que um fusca tém mais "potencia" que um bmw, já que o PMPO do fusca é 140 km/h e o RMS do bmw é 120 km/h.

    Qué é o que pretendo dizer? Esqueça sua pergunta original ... nao tém resposta coherente.

    Indo pelo lado razoável da coisa ... caixas de PC com fonte propia tendem a ter mais potencia / qualidade que caixas alimentadas pela entrada usb, que nao é especialmente desenhada para alimentar amplificadores, mesmo sendo de baixa potencia.
     ...para o topoTopo

  3. #3
    quem quer um sub? Avatar do(a) Drummerbike
    Registro em
    30-1-06
    Localização
    barra mansa/rj/brasil
    Mensagens
    2.085
    Nome Verdadeiro
    João Neto
    ——————————————
    Obrigado:
    316 concedido(s)
    424 recebidos por 373 msgs

    Meu Sistema
    Sistema do(a) Drummerbike
    Fonte(s):
    Denon 2910/Pioneer DV578A/Bluray LG BD550/DVD LG DV8921N/ DVD Sony DVP-S560D/Sansung DVD-R121
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Marantz SR6003/Pro-Ject Head Box SE II/Pioneer VSX-D514
    Caixas Acústicas:
    Yamy NF-S150/SW-YST320/Satélites Pioneer A-D20+Sub S+FCRW240B
    Cabos:
    Pirellão DIY by Davide/conectores banana Nakamichi-RCA Golden/AR HT153 Pro/RCA Sony IC Gold/HDMI Pixxo flat 1.4
    TV/Monitor/Projetor:
    Philips 42PFL7404/LG CRT 34"
    Acessórios:
    KOSS PRO4 AAT

    vale lembrar que não existi normas para PMPO. a medida se refere a picos máximos momentâneos, mas não existe um parâmetro de como este pico deve ser medido. já o rms deveria ser a potência real do sistema tocando em condições onde a distorção fica num nível controlado e inaudível, ou seja, áudio livre de distorção e sem prejuízos ao amplificador/caixas. mas infelizmente nos ultimos tempos temos visto discrepâncias nos anúncios do RMS por parte de vários fabricantes (evitemos detalhes e falar diretamente de nomes). é estranho que alguns amp's hj tragam 100w rms mas não tenham corrente pra empurrar caixas mais parrudas, sendo indicados mais a caixas satélite, enquanto que outros tem os mesmo 100w rms e empurram fácil qualquer caixa... é o mercado e suas especificações, fazer o quê?!
     ...para o topoTopo

  4. #4
    Membro
    Registro em
    1-11-06
    Localização
    Montevideo/Montevideo/Uruguay
    Mensagens
    2.481
    ——————————————
    Obrigado:
    176 concedido(s)
    807 recebidos por 633 msgs

    uma coisa muito simples que pode ajudar é olhar o consumo do amplificador ... no caso de amplificadores estandar (classe A, A/AB, AB) ... já os "novos" classe D fica complicado.
    um amplificador estandar clase AB tém (mais ou menos) um rendimento do 50% ... isso quer dizer que se ele consume 100 watts na rede elétrica é muito dificil que tenha mais potencia de 50 watts para um canal só.

    Nao é para ser tomado como algo de muita precisao obviamente ... mais muitas vezes foi acorde com o que escutei na realidade :-)
    Logo ... nos quesito receivers multicanal, e algo incrível as potencias especificadas e o que vc escuta na sala finalmente ... a coisa já foi tao manipulada e os padroes de escuta da gente "comum" tém baixado tanto, que se aceita facilmente tamanhos disparates como algo normal. :-(
     ...para o topoTopo

  5. #5
    Colaborador
    Registro em
    9-7-12
    Localização
    Limoeiro do Norte-CE Brazil
    Mensagens
    292
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

    Mas naõ tem como saber se as minhas caixas antigas de 120W PMPO alimentadas por energia tem mais ou tem menos potência do que a Edifier M1250 1,2W RMS USB? queria saber isso para saber se realmente comprei a caixa (m1250) certa e q não terei nenhum retrocesso em qualidade, volume e potencia das minhas caixas Auditek antigas
     ...para o topoTopo

  6. #6
    Membro Avatar do(a) Audio Maniac
    Registro em
    12-10-05
    Localização
    SP
    Mensagens
    3.622
    Nome Verdadeiro
    Ricardo
    ——————————————
    Obrigado:
    153 concedido(s)
    355 recebidos por 310 msgs

    Meu Sistema
    Sistema do(a) Audio Maniac
    Fonte(s):
    Sony BDP-S590, Panasonic DMP-BD80, CD Sansui 717LTD Limited Edition, MiniMax DAC Modificado, Denon DVD-3910 Mod by Flugge, Kenwood KD-990 + Shure M97XE, Philips GA-213 + Philips GP-401 II
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Luxman L-505U, Luxman L-85V e Rega Fono Mini A2D
    Caixas Acústicas:
    Magnepan Magneplanar MG1.6QR
    Cabos:
    IXOS Gamma 1001 RCA interconnect, Cable Talk Studio 2 + Neutrik ProFi RCA interconnect, Audio Technica Studio RCA interconnect, cabo HDMI Golden, QED Silver Anniversary Biwiring speaker cable, cabo digital coaxial DIY Reference c/ conectores Neutrix
    TV/Monitor/Projetor:
    plasmas Samsung PL43F4900 3D e Panasonic TH-42PY85
    Acessórios:
    condicionador Savage

    Se eu estiver errado, corrijam-me:

    Potência RMS (Root Means Square) = Potência máxima * [raiz(2)/2]
    [raiz(2)/2] = 0,707
    Portanto, Potência RMS = 0,707*Potência Máxima.

    A potência máxima deve ser medida sem distorção. Os fabricantes sérios utilizam 2 casas decimais para amplificadores transistorizados e 1 casa decimal para valvulados.

    A potência PMPO não serve para nada (pura enganação), pois não há um critério para sua medida. Cada um divulga o que quer, chegando a bizarrices, como aqueles famigrados micro-SHITens Aiwa de "5000W PMPO".

    Mesmo que existissem amplificadores ideais, a potência ficaria limitada pelo transformador de entrada. No mundo real os circuitos de amplificação nunca trabalham com eficiência de 100%. Os amplificadores chaveados (classe D) mais eficientes trabalham com 80% de eficiência. Já os amplificadores classe AB e A trabalham respectivamente com eficiências próximas de 50 e 25% respectivamente. Portanto, não se iludam com as especificações técnicas nominais divulgadas pelos fabricantes de produto de consumo de massa.
    analog ever ...
     ...para o topoTopo

  7. #7
    Membro Avatar do(a) EduMaceió
    Registro em
    6-8-08
    Localização
    Maceió/Alagoas/Brasil
    Mensagens
    5.323
    Nome Verdadeiro
    Eduardo
    ——————————————
    Obrigado:
    257 concedido(s)
    755 recebidos por 583 msgs

    Meu Sistema
    Sistema do(a) EduMaceió
    Fonte(s):
    BD Sony S360/LG RH397H
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Harman Kardon AVR 3600
    Caixas Acústicas:
    Pure Acoustics Proxima e TX-655 (de embutir)
    Cabos:
    Blue Jeans
    TV/Monitor/Projetor:
    Plasma Panasonic 50" P50V20B
    Acessórios:
    Condicionador Savage 1300t ex/Fones Seenheiser HD 555 e Koss Porta Pro

    Tomando a analogia que um dos colegas fez, e indo um pouquinho além, PMPO (uma das maiores palhaçadas usadas pelo mercado de eletrônicos) seria a velocidade máxima que tem no velocímetro (ex: 260km/h), e RMS seria a verdadeira velocidade que o automóvel atinge e mantém durante um tempo (digamos: 195km/h).
    PMPO é a potência musical de pico, ou seja, a capacidade de amplificação de um superpico não importa se extremamente distorcido.
    Isso sempre foi muito utilizado pra vender minisystems. Meu até hoje, Aiwa NSX999 vinha estampado 1.800wPMPO (uuuhhhhhhhhhhh!). No manual tem 150wRMS por canal, ou seja, 300wRMS, que já é bem forte, principalmente pra época.
    Nunca houve um cálculo certo pra sabermos quantos watts rms tem um equipamento com XwPMPO, pois cada marca fazia seu próprio cálculo mágico.
    Hoje vemos bem menos isso, pois o consumidor aprendeu a ler e pesquisar, e não cai mais nessa ilusão como antes.
    Infelizmente, hoje, mentem muito em RMS mesmo, pois são poucos os que procuram essa informação real, ou tem um medidor pra fazer o teste de bancada.
    Ex: Muitos receivers falam em seus manuais que possuem 90wrms por canal, mas muitos testes já mostraram que não dão nem 40wrms por canal. Uma vergonha, né?!
    Pelo que pesquisei no passado, dependendo da marca, a potência RMS de um equipamento, variava entre 10 (essa variação pode ser pra mais ou menos dependendo da marca do equipamento) e 15 o valor total do PMPO.
    Ex: 1000wPMPO = 100wRMS (umas marcas eram mais cara de pau que outras).
    Abraços.

    P.S. Então se suas caixas antigas tem 120wPMPO, pense que em RMS (a mais respeitavel das medidas de potência utilizada) deva ter 12wRMS, ou menos.
    Editado por EduMaceió, 27-08-2012 às 11:24.
     ...para o topoTopo

  8. #8
    Membro
    Registro em
    1-11-06
    Localização
    Montevideo/Montevideo/Uruguay
    Mensagens
    2.481
    ——————————————
    Obrigado:
    176 concedido(s)
    807 recebidos por 633 msgs

    Citação Originalmente Enviado por Audio Maniac Ver Mensagem
    Se eu estiver errado, corrijam-me:

    Potência RMS (Root Means Square) = Potência máxima * [raiz(2)/2]
    [raiz(2)/2] = 0,707
    Portanto, Potência RMS = 0,707*Potência Máxima.

    A potência máxima deve ser medida sem distorção. Os fabricantes sérios utilizam 2 casas decimais para amplificadores transistorizados e 1 casa decimal para valvulados.

    A potência PMPO não serve para nada (pura enganação), pois não há um critério para sua medida. Cada um divulga o que quer, chegando a bizarrices, como aqueles famigrados micro-SHITens Aiwa de "5000W PMPO".

    Mesmo que existissem amplificadores ideais, a potência ficaria limitada pelo transformador de entrada. No mundo real os circuitos de amplificação nunca trabalham com eficiência de 100%. Os amplificadores chaveados (classe D) mais eficientes trabalham com 80% de eficiência. Já os amplificadores classe AB e A trabalham respectivamente com eficiências próximas de 50 e 25% respectivamente. Portanto, não se iludam com as especificações técnicas nominais divulgadas pelos fabricantes de produto de consumo de massa.
    Mais uma vez de acordo com vc Ricardo :-)
    Por isso a dica de utilizar o fator consumo (tendo as devidas proporçoes de eficiencia) para mais ou menos saber o que pode dar o amplificador.

    O finalanderson continua com a dúvida ... tal vez outro companheiro pode explicar melhor para ele.
     ...para o topoTopo

  9. #9
    Colaborador
    Registro em
    9-7-12
    Localização
    Limoeiro do Norte-CE Brazil
    Mensagens
    292
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

    Então as minhas caixas Auditek 120W PMPO tem 12W RMS e a minha Edifier M1250 tem 1,2W RMS? então acho q comprei a caixa errada e terei um retrocesso em volume, potencia e qualidade em comparação a minha antiga Auditek
     ...para o topoTopo

  10. #10
    Membro Avatar do(a) EduMaceió
    Registro em
    6-8-08
    Localização
    Maceió/Alagoas/Brasil
    Mensagens
    5.323
    Nome Verdadeiro
    Eduardo
    ——————————————
    Obrigado:
    257 concedido(s)
    755 recebidos por 583 msgs

    Meu Sistema
    Sistema do(a) EduMaceió
    Fonte(s):
    BD Sony S360/LG RH397H
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Harman Kardon AVR 3600
    Caixas Acústicas:
    Pure Acoustics Proxima e TX-655 (de embutir)
    Cabos:
    Blue Jeans
    TV/Monitor/Projetor:
    Plasma Panasonic 50" P50V20B
    Acessórios:
    Condicionador Savage 1300t ex/Fones Seenheiser HD 555 e Koss Porta Pro

    Potencia não tem nada a ver com qualidade. Se fosse assim um Sony Muteki seria uma maravilha, e não é.
    Tem certeza que suas Edifier possuem apenas 1,2w RMS???? Acho muito pouco mesmo se for uma caixa pequena. Você viu essa informação atrás da própria caixa????
    Lembre que o que falei é apenas uma média utilizada. Varia muito de marca para marca. Não tem como saber ao certo o cálculo utilizado pela marca da caixa, sem sua própria informação relativo a RMS.
    Abraços.
     ...para o topoTopo

  11. #11
    Colaborador
    Registro em
    9-7-12
    Localização
    Limoeiro do Norte-CE Brazil
    Mensagens
    292
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

    Essa informação tem na caixa da Edifier M1250 USB e no site da Edifier, 1,2W RMS 0,6 para cada caixa

    com 1,2W RMS não é possivel escutar uma música ou jogar um game com um volume alto? tipo vou usar essa caixa em um quarto e no meu PC desktop, o q mais gosto é ouvir musicas, jogar gamer e emuladores e videos
     ...para o topoTopo

  12. #12
    Membro Avatar do(a) Trancer_man
    Registro em
    15-7-11
    Localização
    CPS/SP/BR
    Mensagens
    5.820
    Nome Verdadeiro
    Fábio
    ——————————————
    Obrigado:
    1.094 concedido(s)
    1.243 recebidos por 1.117 msgs

    Meu Sistema
    Sistema do(a) Trancer_man
    Fonte(s):
    Diyomate S9+ HD Media Player. PS3, GVT TV, DVDplayer (lenox de um HTintegrado).
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Pioneer ELITE VSX 23 TXH.
    Caixas Acústicas:
    Frontais BSA K4 central BSA K55, breve Sub DIY NAR + Power AAT mod SA200.
    Cabos:
    caixas Kimber Kable 4VS, Surround AR microflat PR393, o resto é genérico.
    TV/Monitor/Projetor:
    lcd Phillips.
    Acessórios:
    pedestal DIY em madeira de demolição.

    acho q nesses casos o melhor parametro pode ser o consumo dos 2, isso se considerar só as especificações, mas, o q manda mesmo é o seu ouvido.
    Armas de Pressão não são armas de fogo!
    Visite o tópico: Clube do Tiro Esportivo
     ...para o topoTopo

  13. #13
    Colaborador
    Registro em
    9-7-12
    Localização
    Limoeiro do Norte-CE Brazil
    Mensagens
    292
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

    Quanto consome uma caixa 2.0 antiga de 120W PMPO e uma caixa Edifier M1250 de 1,2W RMS?
     ...para o topoTopo

  14. #14
    Membro Avatar do(a) Trancer_man
    Registro em
    15-7-11
    Localização
    CPS/SP/BR
    Mensagens
    5.820
    Nome Verdadeiro
    Fábio
    ——————————————
    Obrigado:
    1.094 concedido(s)
    1.243 recebidos por 1.117 msgs

    Meu Sistema
    Sistema do(a) Trancer_man
    Fonte(s):
    Diyomate S9+ HD Media Player. PS3, GVT TV, DVDplayer (lenox de um HTintegrado).
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Pioneer ELITE VSX 23 TXH.
    Caixas Acústicas:
    Frontais BSA K4 central BSA K55, breve Sub DIY NAR + Power AAT mod SA200.
    Cabos:
    caixas Kimber Kable 4VS, Surround AR microflat PR393, o resto é genérico.
    TV/Monitor/Projetor:
    lcd Phillips.
    Acessórios:
    pedestal DIY em madeira de demolição.

    Citação Originalmente Enviado por finalanderson Ver Mensagem
    Quanto consome uma caixa 2.0 antiga de 120W PMPO e uma caixa Edifier M1250 de 1,2W RMS?
    deve ter expecificado na propria caixa ou no manual.
    Armas de Pressão não são armas de fogo!
    Visite o tópico: Clube do Tiro Esportivo
     ...para o topoTopo

  15. #15
    Colaborador
    Registro em
    9-7-12
    Localização
    Limoeiro do Norte-CE Brazil
    Mensagens
    292
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

    É pq não tenho a caixa da Auditek 120W PMPO a anos e por isso não lembro o gasto dela e tbm não achei o nome do modelo dessa caixa q é antiga, só achei fotos no google e é igual a minha e no site das fotos diz ser Auditek 120 W PMPO a Edifier não tem dizendo o gasto só a potencia mas atras da caixa tem 5V

    olha o q eu achei, nesse site diz q a caixa q tem 280 PMPO tem na verdade 1.5W RMS: então tem a chance de a minha Edifier M1250 de 1,2 W RMS ter mais potencia e volume q a minha Auditek de 120W PMPO?

    gostaria da ajuda de quem realmente entende de potencias pois estou todo confuso
     ...para o topoTopo

 
 
 
Página 1 de 3 123 ÚltimaÚltima

Tags para este Tópico

Regras de Postagem

  • Você não pode criar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode anexar arquivos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
  • Tags estão Ligado(s)
  • Smilies estão Ligado(s)
  • Tag [IMG] está Ligado(s)
  • Tag [VIDEO] está Ligado(s)
  • Código HTML está Desligado