Audio Video e Cia  Devialet     MD Áudio  Cirilo Cabos

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 1825 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Página 1 de 4 1234 ÚltimaÚltima
Resultados 1 a 15 de 57

Tópico: Difusor DIY

Membro Avatar do(a) Filipão
    Registro em
    4-11-02
    Nome Verdadeiro
    Filipe Rangel
    ——————————————
    Obrigado:
    7 concedido(s)
    104 recebidos por 39 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Filipão
    Fonte(s):
    Oppo OPDV971H | X-BOX | Wii
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Denon AVR-2807 | Gradiente Esotech DR 5.5HT (in memorian) | Nashville NA1600P (Subwoofer)
    Caixas Acústicas:
    Infinity Alpha 20 | Infinity Alpha Center | DCM 16S | Subwoofer DIY
    Cabos:
    DVI: Infocus SP-M1-10M | V. Componente: DIY | S-Video: Monster Standard | Áudio: DIY | Digital Óptico: AR HT Pro Series HT180 | Caixas: Straight Wire WaveGuide 3.5 (Frontais e Central) e Genéricos 2x2,5mm² (Surround e Sub)
    TV/Monitor/Projetor:
    Proj.: Infocus ScreenPlay 4805 | Tela: fixa 16:9 69" DIY | TV: LG LCD 37" 37lc4r
    Acessórios:
    Pedestais DIY (frontais) | Decibelímetro: Radio Shack Analógico | Suporte: Kreische Orbit | No-Break: Microsol Stay 700 (projetor)

Eu fui no 10k!

Difusor DIY

Colegas,

Neste final de semana vou me meter a executar um projeto de difusor acústico DIY baseado no Skyline da empresa RPG Acoustics:

http://www.rpginc.com/products/skyline/index.htm

Vou utilizar isopor para construir difusores que serão utilizados no teto. Minha idéia é construir 8 peças de 60cm X 60cm. O projeto está sendo baseado nesta calculadora:

http://www.mhsoft.nl/DiffusorCalculator.html

Ao preencher os campos com os valores de 860Hz como frequência mínima e 3.440Hz como frequência máxima encontra-se as dimensões que eu utilizarei. Eu fiz a coisa ao contrário. Defini as dimensões das colunas e fui verificar na calculadora que faixa de frequência eu estaria tratando. A altura das colunas (multiplos de 0, 1, 2, 3 e 4) define a frequência mínima e a seção define a frequência máxima.

O módulo será composto de uma matriz de 12 X 12 células. Cada célula terá dimensões 5cm X 5cm, totalizando 60cm X 60cm em cada módulo. As células terão alturas iguais a 0cm, 5cm, 10cm, 15cm e 20cm. Para obter esta altura cada célula será ocupada por uma coluna feita de isopor (obviamente exceto as de altura igual a zero, que ficarão vazias).

As colunas deverão ser coladas numa placa de MDF fina que servirá como base para fixação no teto. Os parafusos de fixação serão aplicados nos locais correspondentes às células de altura 0cm.

As colunas serão confeccionadas a partir de placas de isopor, que podem ser adquiridas na espessura de 5cm facilitando o corte das colunas. Isso exige apenas que a placa seja cortada em tiras de 5cm e depois cada tira seja cortada nas dimensões desejadas correspondentes às alturas. A quantidade de peças é a seguinte (dimensões em cm):

- 15 peças de 5x5x20;
    - 38 peças de 5x5x15;
    - 40 peças de 5x5x10;
    - 38 peças de 5x5x5.

Pretendo começar o trabalho neste final de semana, concluindo pelo menos um módulo, mas antes gostaria de tirar algumas dúvidas. Alguém que já tenha trabalhado com isopor poderia me dar dicas sobre qual a melhor forma de pintá-lo? Ele aceita tinta de parede (latex ou acrílica)? Estas tintas de parede podem ser usadas em pistolas?

Pra quem se interessa pelo assunto sugiro a leitura deste tópico: Difusores

Abraços,

Filipe Rangel.
    Dê mais emoção a sua vida: Faça pipocas com a panela aberta!

das Candanga Avatar do(a) Minduin
    Registro em
    11-7-05
    ——————————————
    Obrigado:
    161 concedido(s)
    292 recebidos por 209 msgs

Puxa Filipão!

Era nisso que eu estava pensando ultimamente e não achava muita coisa a respeito!

Show!

Construindo um pinheiro DIY... Avatar do(a) Renato
    Registro em
    24-2-03
    ——————————————
    Obrigado:
    567 concedido(s)
    3.038 recebidos por 1.403 msgs

Filipão,

Como não tenho absolutamente nada a acrescentar, me cabe apenas lhe
    desejar toda a sorte e sucesso possível...

Você tem medições objetivas da sala para poder comparar depois ?

Um forte abraço,

Renato

Me divirto fazendo e acabou ouvindo, ou seria o contrário?

Saiba como em: http://www.diyaudio.com.br

Registro em
    4-11-02
    Nome Verdadeiro
    Filipe Rangel
    ——————————————
    Obrigado:
    7 concedido(s)

Meu Sistema
    Sistema do(a) Filipão
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Denon AVR-2807 | Gradiente Esotech DR 5.5HT (in memorian) | Nashville NA1600P (Subwoofer)
    Caixas Acústicas:
    Cabos:
    DVI: Infocus SP-M1-10M | V. Componente: DIY | S-Video: Monster Standard | Áudio: DIY | Digital Óptico: AR HT Pro Series HT180 | Caixas: Straight Wire WaveGuide 3.5 (Frontais e Central) e Genéricos 2x2,5mm² (Surround e Sub)
    TV/Monitor/Projetor:
    Proj.: Infocus ScreenPlay 4805 | Tela: fixa 16:9 69" DIY | TV: LG LCD 37" 37lc4r
    Acessórios:
    Pedestais DIY (frontais) | Decibelímetro: Radio Shack Analógico | Suporte: Kreische Orbit | No-Break: Microsol Stay 700 (projetor)

Eu fui no 10k!
    Minduin,

Neste tópico que eu citei no final da mensagem tem muita informação bacana. Sugiro a leitura.

Renato,

Eu tenho algumas medições da época que eu instalei o Sonex. Minha idéia é refazê-las antes e depois da instalação dos difusores pra tentar verificar o efeito na resposta da sala.

Abraços,

Filipe Rangel.

Admin Avatar do(a) Dennis
    Registro em
    21-5-02
    Nome Verdadeiro
    Dennis
    ——————————————
    Obrigado:
    2.932 concedido(s)
    7.999 recebidos por 821 msgs

——————————————
    Mensagens no Blog
    5
    Meu Sistema
    Sistema do(a) Dennis
    Fonte(s):
    Electrocompaniet EMC 1 UP e EMP 3, AVID Acutus Reference
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Electrocompaniet NEMO, EC 4.8, AW2x120 e AW3x120, EC 4.9
    Caixas Acústicas:
    Raidho Ayra C-2.1, Raidho Ayra S-2.0, SVS SB13-Ultra
    Cabos:
    Nordost Odin/Valhalla, Nordost Blue Heaven HDMI
    TV/Monitor/Projetor:
    Panasonic AE2000 e tela AVA Projecta 92"
    Acessórios:
    Tratamento acústico em constante mutação, Quantum QX4, QB8 e QV2, Nordost Sort Kones TC

Eu fui no 10k! Eu fui no 20k! Eu fui no 50k! Eu fui no 120k!
    Filipão,

Estou curioso para ver o resultado, gostaria apenas de fazer algumas observações para alinhas as expectativas de todos.
    1. O difusor proposto no site indicado não é igual ao SkyLine da RPG. O difusor proposto é composto de elementos de 5 profunidades (ou alturas) diferentes, num padrão de 12 x 12, enquanto o SkyLine é composto por 156 elementos diferentes entre si, num padrão de 13 x 12.
    2. O SkyLine é um difusor otimizado a partir da sequência PRD do número primo 157. Eles "dobraram" a sequência num padrão 12x13 (teorema do resto chinês) ao invés de alongá-la como de costume. Ainda não entendi exatamente de onde o cara do site que você indicou tirou a sequência dele. O uso de 12 x 12 de cara indica que as sequências não foram geradas a partir de um (ou dois) número primo como é o padrão nas sequências QRD/PRD e nem dobradas em torno de dois números primos entre si. Vou tentar estudar mais o que o sujeito fez.
    3. Via de regra esse tipo de difusor trabalha bem nas frequências múltiplas da frequência de projeto, que costuma ser dada pela máxima profundidade (ou altura) entre os elementos.
    4. Os difusores 2D costumam absorver um pouco mais do que os 1D em razão da grande interação de ar junto à superfície. No caso desse difusor não há paredes separando os elementos, o que poderia intriduzir ainda mais absorção.
    5. A potência difundida nesse tipo de difusor é um pouco menor do que a versão 1D e aproveito para lembrar que ela via de regra está concentrada em lóbulos, sendo o número de lóbulos proporcional ao número primo original da sequência.
    Enfim, espero que dê certo, aguardo ansioso pelo resultado.
    Dennis

Siga-nos no Facebook.

Todas as dúvidas sobre anúncios nos Classificados podem ser tiradas lendo este tópico.

Para ser atendido de forma mais rápida com qualquer questão referente ao fórum, prefira reportar a mensagem ou MP em questão, clicando sobre o símbolo .

Membro Avatar do(a) Guijs
    Registro em
    8-3-04
    Nome Verdadeiro
    Guilherme
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    4 recebidos por 3 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Guijs
    Fonte(s):
    SACD Sony XA-9000ES / CD Rega Planet 2000 com RCA Vampire OFC / DVD Oppo Digital 971H / Panasonic S35
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Pré Valvulado com 6sn7, Par de Monoblocos Valvulados em Pentodo PP com EL34 /HT1 - Receiver Denon 3803/ HT2 - Receiver Yamaha
    Caixas Acústicas:
    Stereo - Ellis Audio 1801b DIY /HT1 - Energy C-9,C-1,CC-1/ HT2 - Energy C200, CC100, C1
    Cabos:
    Cabos de falante Vampire CCC (bi-wire) / Interconnect DIY com conectores Eichmann Bullet.
    TV/Monitor/Projetor:
    Benq PE8700 HD2+ tela 119' / Panasonic PT-AE4000 e tela 92'' / Sony XBR 34''
    Acessórios:
    Spikes By Jtsilva / Antivibratórios DIY / Plataformas de granito/ Vibrapods/ Tomadas Levinton Hospital Grade

Eu também, to de olho aqui!

Membro
    Registro em
    1-1-05
    ——————————————
    Obrigado:
    1 concedido(s)
    43 recebidos por 34 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Lamberto
    Fonte(s):
    Parasound Halo D3, Bluray Samsung, Dune HD duo
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Pré:Cary Cinema 11, Marantz AV7500, Power:Parasound Halo A52
    Caixas Acústicas:
    Dali Ikon 6/Ikon center/Ikon 1/sub SVS PB12 plus
    Cabos:
    Ecosse, VDH, Absolute acoustic, Emotiva
    TV/Monitor/Projetor:
    Projetor Panasonic PTAE 7000/TV plasma 64" Samsung D550
    Acessórios:
    Tela 106", elétrica, kreischer, condicionador GRSavage 1500 SQV, Trafo By Knirsch

Filipão,

fará com isopor de alta densidade ?? Que "tipo" de empresas trabalham com esse tipo de material? Tentei fazer um com gesso, utilizando uma forma de madeira, mas não deu certo (ficava muito pesado e difícil de tirar da forma).

Abraços,

Lamberto.

Membro Avatar do(a) Guijs
    Registro em
    8-3-04
    Nome Verdadeiro
    Guilherme
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    4 recebidos por 3 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Guijs
    Fonte(s):
    SACD Sony XA-9000ES / CD Rega Planet 2000 com RCA Vampire OFC / DVD Oppo Digital 971H / Panasonic S35
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Pré Valvulado com 6sn7, Par de Monoblocos Valvulados em Pentodo PP com EL34 /HT1 - Receiver Denon 3803/ HT2 - Receiver Yamaha
    Caixas Acústicas:
    Stereo - Ellis Audio 1801b DIY /HT1 - Energy C-9,C-1,CC-1/ HT2 - Energy C200, CC100, C1
    Cabos:
    Cabos de falante Vampire CCC (bi-wire) / Interconnect DIY com conectores Eichmann Bullet.
    TV/Monitor/Projetor:
    Benq PE8700 HD2+ tela 119' / Panasonic PT-AE4000 e tela 92'' / Sony XBR 34''
    Acessórios:
    Spikes By Jtsilva / Antivibratórios DIY / Plataformas de granito/ Vibrapods/ Tomadas Levinton Hospital Grade

Deve dar pra fazer com madeira Balsa também, aquela usada para aeromodelismo. É bem fácil de cortar.

Mas com isopor de alta densidade é uma ótima opção também!

Registro em
    4-11-02
    Nome Verdadeiro
    Filipe Rangel
    ——————————————
    Obrigado:
    7 concedido(s)

Meu Sistema
    Sistema do(a) Filipão
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    Acessórios:

Eu fui no 10k!
    Dennis,

Entendo que o difusor proposto realmente não se trata de cópia do Skyline. Tanto que usei o termo "baseado no Skyline". Acho que pelo fato do Skyline ser patentiado não seja permitido copiá-lo.

Minha idéia com a pintura é justamente diminuir a capacidade de absorção do material deixando-o mais reflexivo e assim trabalhando melhor a difusão. Estou no rumo?
    No caso desse difusor não há paredes separando os elementos, o que poderia introduzir ainda mais absorção.
    Sobre esta observação, a existência das paredes pode introduzir mais absorção. Neste sentido a não existência delas é um fator positivo. Correto? É que a frase pode ser interpretada de forma inversa.

Vou te perturbar no momento oportuno sobre quais as melhores medições a serem feitas no antes e depois.

Lamberto,

Vou usar isopor "comum", destes vendidos em papelarias e lojas de artesanato. Comprei duas placas de 100cm X 50cm X 5cm que serão consumidas para confecção de 1 módulo.

Guilherme,

Um difusor destes feito de madeira deve ficar show. Aplica-se um bom verniz e vai virar até peça decorativa.

Abraços,

Filipe Rangel.

LoucoporSom Avatar do(a) Russo
    Registro em
    31-5-02
    Nome Verdadeiro
    Márcio
    ——————————————
    Obrigado:
    88 concedido(s)
    268 recebidos por 200 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Russo
    Fonte(s):
    Squeezebox Touch + DAC II LF, TD RP-II (cápsula Ortofon 2M Red), O "improvável e inacreditável" CD player CCE LX-12, DVD Pioneer 588A, Oppo 971, Sansa Clip+ 4Gb
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Estéreo: Integrado Primare i20, Pré de phono CA-2 (Fábio Timi), T-amp Topping TP20MKII (backup) e Atenuador DacT CT-02(DIY). HT: Receiver A/V Gradiente DR 5.5 Esotech (Sherwood R756) e Power OAudio Bash 500 (Sub SVSClone DIY).
    Caixas Acústicas:
    Estéreo: Proac Response 1SC, As maravolhosas DAD Baubo. HT:Caixas frontais e surround (microsistem Sony FH B900), Caixa central DIY (presente do Eduardo), Subwoofer DIY Clone SVS, fone de ouvido Sennheiser PX-100
    Cabos:
    conexão: ASI, DIY Sthaca, DIY (amigo do Fábio Timi); digital: BlackCat Veloce e BJC; caixas: Van Damme UP-LCOFC HI-FI 2x4,00mm²; Wyrewizard Spellbinder + Jumpers Bi-Wire Nordost, Belden, Onix ; Força: ASI, Rega Mains, DIY Plastichumbo 4mm e Belden.
    TV/Monitor/Projetor:
    PANASONIC VIERA - TH-42PY85LB
    Acessórios:
    Rack Airon HT1, pedestais (colunas de concreto), Roomlens, antivib DIYInx / outro modelo DIY, "Pobrex" nas paredes e teto, fonte linear 5V-3A by Márcio Ribeiro (SB Touch).

Eu fui no 10k! Eu fui no 20k! Eu fui no 50k! Eu fui no 120k!
    Graande Filipão,

Também vou acompanhar de perto este tópico.
    Bem sabe que tenho um atrativo por esses "cacarecos" DIY. He, he, he...

Ainda mais agora que mudei para uma casa e terei que começar a mexer na acústica do "zero".

Aguardo novidades.

Abração,
    Márcio

"Quem não dá valor ao que tem, não merece ter nada de valor"

Membro Avatar do(a) J. Schmaedecke
    Registro em
    19-5-03
    Nome Verdadeiro
    Jorge Schmaedecke
    ——————————————
    Obrigado:
    112 concedido(s)
    183 recebidos por 136 msgs

Eu fui no 50k!
    Belo Tópico Filipão!

Vou ficar aqui de butuca.

Eu só tenho um palpite usar tintas à base d'água e cola idem, para não combinar com o isopor que pode estragar.
    Boa Sorte.
    abraço
    Jorge

Registro em
    4-11-02
    Nome Verdadeiro
    Filipe Rangel
    ——————————————
    Obrigado:
    7 concedido(s)

Meu Sistema
    Sistema do(a) Filipão
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    Acessórios:

Eu fui no 10k!

Fotos

Colegas,

Tendo levado uma surra de 10x0 do isopor ontem a noite, hoje voltei ao confronto e finalmente estou conseguindo cortes bacanas.

Pra isso estou usando duas réguas de alumínio que estão servindo de guia para o fio de corte. Elas são fixadas à placa por meio de garras. O grande trabalho está em fazer as marcações dos dois lados da placa pra que os cortes saiam perpendiculares (são duas marcas de cada lado da placa pra alinhar as réguas).

Aqui a foto das primeiras fileiras cortadas:

aqui mostrando a fixação das réguas:

E aqui o cortador de isopor:

Abraços,

Filipe Rangel.

Membro Avatar do(a) JGC
    Registro em
    10-8-06
    Nome Verdadeiro
    Julio
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    2 recebidos por 2 msgs

Poliuretano

Felipe

Bela aventura hein... haja paciência!

Primeiramente teste os resultados com o isopor, se a brincadeira der certo eu sugiro fortemente o uso de poliuretano.

Pq usar poliuretano?

Este material se adequa melhor a este fim por ser mais denso e resistente, todavia ainda muito leve.

Será menos fono absorvente que o isopor.

O poliuretano além de ser melhor pra cortar, também permite um melhor acabamento. É possível aplicar primer pra pintura ou aplicação de resinas. Ao trabalhar com isopor vc só poderá usar produtos a base de água, pois qualquer solvente desmancha ele.

Acredito que com o poliuretano a peça será mais durável, pois qualquer batidinha quebra o isopor, e esta peça vai precisar de limpeza não é mesmo?

Se impermeabilizar corretamente a peça ela poderá ser lavável.

Com uma serrinha bem fina dá pra ir cortando as tiras, depois é só tirar as rebarbas com uma lixa n° 180 ou 200.

Bom... espero ter ajudado ou contribuído de alguma forma.

abraços

Julio

siervo del Dios Altísimo Avatar do(a) mario fernandes
    Registro em
    20-1-03
    Nome Verdadeiro
    Mario Fernandes
    ——————————————
    Obrigado:
    477 concedido(s)
    229 recebidos por 204 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) mario fernandes
    Fonte(s):
    BD player Denon 3800BDCI / TD Music Hall MMF 2.2 (MMF 9.1 - a caminho)
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Power Classé CA-2200 + Integrado Valvulado Yaqin MC100B + RSP1068 + RMB1075 + Preamplificador *made by Nabuco* + Pré-Phono valvulado *made by Ricardo Pereira*
    Caixas Acústicas:
    frontais speakers Bündchen + central speaker Bündchen + surrounds baby Bündchen + surrounds back baby Bündchen + sub SVS PC-Ultra
    Cabos:
    Digiflat + Hyperflat + Sthaca (made by Thalles) + HDMI DisCabos Ethernet 1.4 Avis + Kimber 8TC frontais e CC + cabos força Kimber
    TV/Monitor/Projetor:
    MMH = Panasonic PT-AE4000U + tela fixa AVA de 110''. Sala de TV = Sony Bravia 52W410
    Acessórios:
    DAC valvulado Music Hall 25.3 / condicionador de energia Haley da Running Springs Audio / Autotransformador Knirsch / nobreak senoidal 3 KVA

Estou de *olho* também...

¨...Si se mantienen fieles a mis enseñanzas, serán realmente mis discípulos; y conocerán la verdad, y la verdad los hará libres.¨ Jn 8.31-32

Iesus Xristos Theos Uios Sopter

Toca do Kowalski Avatar do(a) gvcurcio
    Registro em
    3-10-05
    Nome Verdadeiro
    Guilherme Vicente Curcio
    ——————————————
    Obrigado:
    529 concedido(s)
    262 recebidos por 224 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) gvcurcio
    Fonte(s):
    Multi Player OPPO BDP83-SE; Game Sony PS/3; LaserDisk Pioneer; Media Center ASUS 1201N; TD Pioneer PL12D; NET HD
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Pré-Amplificador EMOTIVA USP-1; Processador Rotel RSP 1069; Power Stereo QUAD 909; Power Multicanal Rotel RMB 1066 em Bridge para surrounds e bi_amp para central
    Caixas Acústicas:
    Front. Triangle NAIA; Sur. Triangle ALIOTE; Cent. Triangle NOXA MINOR; Sub. MELIANTE DIY by Renato
    Cabos:
    Caixas: AKRON Speakerflat SSE, Interconnects: AKRON Hyperflat ST, Absolute Acoustic e Blue Jeans; Sub: Blue Jeans; Power: AKRON Powerflat Source e Powerflat HD
    TV/Monitor/Projetor:
    Panasonic PT-AE4000 com tela 89" DIY by Kowalsky
    Acessórios:
    Controle remoto Harmony One; Rack DIY "by Kowlasky"

Fantástico.

Boa sorte. Fico na observação por aqui.

Abraços
    Guilherme Curcio
    Vitória - ES

Saiba + DIYFest 2013

Página 1 de 4 1234 ÚltimaÚltima

Tags para este Tópico