MD Áudio  Cirilo Cabos  Devialet     

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 1469 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12
Resultados 16 a 22 de 22

Tópico: Disjuntores, DRs e DDRs, você saber como usar?

Membro Avatar do(a) Cerqueira
    Registro em
    27-9-05
    Nome Verdadeiro
    Carlos Cerqueira
    ——————————————
    Obrigado:
    10 concedido(s)
    5 recebidos por 5 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Cerqueira
    Fonte(s):
    Denon 1940CI
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Denon 1507
    Caixas Acústicas:
    Mirage 1090i e Nanosat 5.1
    Cabos:
    Analógicos AR e HDMI Absolute Acoustics
    TV/Monitor/Projetor:
    Pana 42" LD70 e LG 32" Scarlet II

Citação Originalmente Enviado por _rau_ Ver Mensagem
    Ele ficando antes ou depois, a corrente que passará por ele estará limitada do mesmo jeito em 63A aqui no caso. E se houver uma curto-circuito, da mesma forma o disjuntor vai desligar, antes ou depois do DR. Claro que se o disjuntor tiver após o DR, se ele desligar por qualquer razão, o DR continuará recebendo energia, mas agora sem corrente trafegando.

Só aconselho que se for por DPS, que o disjuntor fique antes dos DPS's e antes do DR.
    Valeu, garoto. Meu problema agora é com a bitola do fio neutro. Rsrsrs. Coloquei o problema em outro tópico deste grupo de assuntos. Obrigado.

tlec! Avatar do(a) trosk
    Registro em
    15-12-08
    Nome Verdadeiro
    Fabio
    ——————————————
    Obrigado:
    416 concedido(s)
    466 recebidos por 322 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) trosk
    Fonte(s):
    oppo bd83
    TV/Monitor/Projetor:
    TVs LCD 32" e 42"/ monitor tv22

Um climatizador (de água nebulizada) cuja carcaça seja de aço inox, deve ser obrigatoriamente protegido por um disjuntor DR sob a óptica da NBR 5410?

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    308 recebidos por 159 msgs

A NBR5410 e norma nenhuma que eu conheça, específica o uso de DR especificando os equipamentos a serem usados na instalação, mas sim ela diz que os DR's são obrigatórios no mínimo para circuitos que atenda áreas molhadas ou que haja contato com água - cozinhas, garagens, áreas, banheiros... é basicamente o que a NBR5410 diz. Entretanto, se o aterramento seguir o esquema TT, o DR é obrigatório para todos os circuitos atendidos por esse esquema de aterramento.

tlec! Avatar do(a) trosk
    Registro em
    15-12-08
    Nome Verdadeiro
    Fabio
    ——————————————
    Obrigado:
    416 concedido(s)

Meu Sistema
    Sistema do(a) trosk
    Fonte(s):
    oppo bd83
    TV/Monitor/Projetor:

o local onde está instalado é TN-S. Só que o climatizador pode ser instalado em qualquer lugar. O uso do climatizador que eu havia mencionado obriga o uso do DR?

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

Tecnicamente falando, considerando um esquema TN-S ou TN-C-S, se o disjuntor for Curva B ou mesmo C, respeitando certos limites de distâncias do circuito final, dimensionamento correto para o tempo de atuação instantânea do disjuntor, por instantânea entende-se tempo em que a tensão de contato indireto com a superfície acidentalmente energizada por falha interna não cause choques ao usuário, não precisa de usar um dispositivo DR. E como saber isso tudo? Existem algumas tabelas de referências, divulgada pelos próprio fabricantes de disjuntores e uns cálculos bem chatinhos para se definir isso. Por essa e outras razões, independente do esquema de aterramento, nossa norma diz que o dispositivo DR deve ser usado em áreas onde o piso pode estar molhado, pessoas descalças...etc.

Numa tabela que já vi, pra uma casa mediana, as distâncias dos circuitos são relativamente grandes pra ser possivel usar o esquema TN-S e disjuntor simples apenas.

Se o climatizador tiver num local de risco, então sim, deve se usar o dispositivo DR, para respeitarmos a norma, mas tecnicamente pode ser bem possível a proteção ser suficiente só com o fio terra em esquema TN.

Tabela de referência para disjuntores Curva B onde o tempo de seccinamento do circuito é rapido o suficiente para proteger pessoas num esquema TN-S:

tlec! Avatar do(a) trosk
    Registro em
    15-12-08
    Nome Verdadeiro
    Fabio
    ——————————————
    Obrigado:
    416 concedido(s)

Meu Sistema
    Sistema do(a) trosk
    Fonte(s):
    oppo bd83
    TV/Monitor/Projetor:

O problema não é o local. Neste caso, o local pode estar seco, mas o risco ainda pode estar presente.
    A maioria dos pequenos (domésticos) não tem muito problema desse tipo, pois são construídos com carcaça de plástico.
    O que me preocupa na verdade, são a maioria dos climatizadores de médio/grandes (que já são encontrados mesmo em estabelecimentos comerciais pequeno porte) é que os motores ficam dentro da mesma carcaça de onde fica o circuito de umidificação. Como eu disse, alguns desses tem carcaça metálica....O local em volta do umidificador pode estar seco, mas pode estar circulando uma corrente que pode ser perigosa para quem estiver encostando na carcaça, mas em um nível inferior a sensibilidade de um disjuntor com curva B ou C, fazendo com que ele não dispare...por aí creio que você já deve ter entendido a minha preocupação.
    Não uso climatizadores de médio porto, mas como tenho conhecidos que estão nessa condição...
    Sei lá, posso estar errado nas minhas considerações. Para mim parece perigoso.
    Por isso queria ver se a norma cobria este tipo de situação, pois pelo que me lembro não há norma específica para este tipo de produto.

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

No que conheço, no Brasil não existe norma que específica quais produtos devem possuir um dispositivo DR no circuito ou não, o que existe é o que eu te falei aí pra trás, a suceptibilidade do chão estar molhado, da pessoa descalça e chão molhado...

A sensibilidade do disjuntor curva B ou C é um fator para o dimensionamento do circuito para que ele atue rapidamente numa fuga plena pra carcaça num esquema TN-S/TN-C-S, um curto-circuito Fase-Terra. Numa fuga de digamos 30mA, disjuntor nenhum atuaria, só um DR, mas isso já caracterizaria uma falha no equipamento. Uma fuga de 30mA para um aterramento, mesmo que TT, não causaria problema algum de choque. Poderia tá passando 2, 3, 4A, num aterramento TN-S/TN-C-S que ainda assim não existiria problema de choque elétrico, só se esse aterramento fosse rompido. O que refletiria num casos desses seria um aumento de consumo elétrico.

Atualização:

Num quadro elétrico nos EUA, quase não se vê dispositivo DR. A norma lá, o NEC, recomenda a mesma forma que aqui, que o DR seja instalado apenas em locais sujeitos à riscos, áreas molhadas e lá a solução que eles usam é o DR na própria tomada. Lá eles chamam de GFI ou GFCI. Apesar de existir soluções para os quadros de disjuntores de lá, normalmente não são usados e sim as tomadas com DR embutido. A vantagem nesse caso é que se o DR atuar, derruba só aquela tomada e nada mais. Do resto, tudo está protegido por aterramento TN-S/TN-C-S.

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12

Regras de Postagem