Depois de escutar maravilhas com relação aos ribbons resolvi fazer um teste fabricando de brincadeira um tw de fita, motivado também pelo site do Fábio Mauricio Timi que não conheço pessoalmente mas tem servido de inspiração pra muitos DIY's.
Pena que devido a cópias o site do Fábio está cada vez menos operante, é uma pena mesmo.
Comecei com um imã retangular que mede 7 x 3,5 x 1cm, construi e chapas de ferro com as pontas dobradas formando um GAP pra fita ficar no meio, em teoria um gap tem polo norte e outro polo sul, a fita vai vibrar de lado e não em sentido logitudinal... mas saiu som e pelo spectralab ficou um gráfico interessante.
O alumínio da fita estou utilizando esses pra cozinhar alimentos, pelo micrômetro ele possui 0,01mm o mesmo de papel de chocolate, o de marmitex mediu 0,04mm a mesma espessura da fita adesiva transparente tipo durex larga, pensei em utilizar esta fita e nela colar fios de cobre em formato de bobina, ainda vou testar isso.
O gap possui 6mm de largura por 7cm de comprimento.
Estou ainda pensando como vou contornar a baixa impedancia, pros testes estou com um resistor de 6.8ohms 20w em série pena que assim o rendimento fica extremamente baixo e não posso opinar sobre o timbre em conjunto com falantes, mas sei que nos testes do spectralab o bichinho não parou de subir, fez uma reta ascendente de 4 até 19khz onde a placa de som parou de responder.![]()
Aceito sugestões dos entendidos pq ribbon eh um campo novo pra mim.