Fast Shop

Exaudi  Importsbr  Akron  

+ Responder
Página 1 de 18 12345611 ... ÚltimaÚltima
Exibindo resultados 1 a 15 de 267

Tópico: Ribbin um projeto de Ribbon Tweeter.

Membro Avatar do(a) angelodn
    Registro em
    20-9-05
    ——————————————
    Agradecimentos:
    34 concedido(s)
    43 recebidos por 39 msgs

Ribbin um projeto de Ribbon Tweeter.

Depois de escutar maravilhas com relação aos ribbons resolvi fazer um teste fabricando de brincadeira um tw de fita, motivado também pelo site do Fábio Mauricio Timi que não conheço pessoalmente mas tem servido de inspiração pra muitos DIY's.

Pena que devido a cópias o site do Fábio está cada vez menos operante, é uma pena mesmo.

Comecei com um imã retangular que mede 7 x 3,5 x 1cm, construi e chapas de ferro com as pontas dobradas formando um GAP pra fita ficar no meio, em teoria um gap tem polo norte e outro polo sul, a fita vai vibrar de lado e não em sentido logitudinal... mas saiu som e pelo spectralab ficou um gráfico interessante.

O alumínio da fita estou utilizando esses pra cozinhar alimentos, pelo micrômetro ele possui 0,01mm o mesmo de papel de chocolate, o de marmitex mediu 0,04mm a mesma espessura da fita adesiva transparente tipo durex larga, pensei em utilizar esta fita e nela colar fios de cobre em formato de bobina, ainda vou testar isso.

O gap possui 6mm de largura por 7cm de comprimento.

Estou ainda pensando como vou contornar a baixa impedancia, pros testes estou com um resistor de 6.8ohms 20w em série pena que assim o rendimento fica extremamente baixo e não posso opinar sobre o timbre em conjunto com falantes, mas sei que nos testes do spectralab o bichinho não parou de subir, fez uma reta ascendente de 4 até 19khz onde a placa de som parou de responder.

Aceito sugestões dos entendidos pq ribbon eh um campo novo pra mim.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    Editado por angelodn, 09-06-2007 às 02:30.
    Queria voltar pra casa mas ficou complicado porque fundiu o motor na aterrisagem e a loja de peças mais próxima fica na Galáxia de Quasar.

Membro Avatar do(a) J. Schmaedecke
    Registro em
    19-5-03
    Nome Verdadeiro
    Jorge Schmaedecke
    ——————————————
    Agradecimentos:
    97 concedido(s)
    163 recebidos por 115 msgs

Eu fui no 50k!
    Parabéns pelo desafio assumido.
    Acredito que o ideal seria produzir um gap magnético com dois imãs.
    Eu tenho um Leaf da Fostex que eu posso fotografar. Eu já abri o dito cujo.

Boa Sorte na empreitada e o que depender de mim, ajudo se possível.
    abraço
    Jorge

Registro em
    20-9-05
    ——————————————
    Agradecimentos:
    34 concedido(s)
    43 recebidos por 39 msgs

Olá Jorge se tiver como me manda as fotos do seu ribbon, assim terei uma idéia de como é um comercial, o meu é completamente DIY nunca ouvi um comercial falando e nem sequer abri um desses hehehe

Obrigado pela ajuda.
    Queria voltar pra casa mas ficou complicado porque fundiu o motor na aterrisagem e a loja de peças mais próxima fica na Galáxia de Quasar.

Membro
    Registro em
    31-7-06
    ——————————————
    Agradecimentos:
    1 concedido(s)
    14 recebidos por 9 msgs

TW DIY escalados para minhas caixinhas =)

Quero conferir as crianças hj.

Vamo q vamo!
    Design =))))
    Iluminação
    Som
    DIY =)))))

Registro em
    20-9-05
    ——————————————
    Agradecimentos:
    34 concedido(s)
    43 recebidos por 39 msgs

Fala Max!

Neste sábado depois das 15hrs estarei em casa, vou falar com o Alexandre e com o Mauricio tb.

To a procura do aluminio da fita, acabei de tomar um iogurte e medir o alumínio dele... 0,035mm mto grosso

Se tiver traga uma tesoura que tenha a faca lisa, a minha eh serrilhada e masca o alumínio.

Traga akele mylar pra eu medir tb.

Até depois.

Registro em
    19-5-03
    Nome Verdadeiro
    Jorge Schmaedecke
    ——————————————
    Agradecimentos:
    97 concedido(s)

Eu fui no 50k!
    Assim que as caixas voltarem aqui para casa. Tem um colega do fórum que levou e não devolve.

O interessante seria conseguir fornecimento de imãs de Neodímio.
    Encontrei algumas empresas que podem produzir:
    http://www.metalmag.com.br
    http://www.magnetosgerais.com.br

abraço
    Jorge

Registro em
    20-9-05
    ——————————————
    Agradecimentos:
    34 concedido(s)
    43 recebidos por 39 msgs

Ontem (sábado)fizemos uns testes em minha casa com o ribbon, o Max e o Alexandre ajudaram muito, o harman tb por ter aguentado a batalha.

Conclusão:

Não tem pra domo, o ribbom tem um som muito superior, mesmo que caseiro, estávamos com um ribbon da Philips que equipa as caixas CS700 de home e o DIY, comparamos também com o domus da hinor que não é uma boa referencia mas era o que tinhamos, o som do domo é abafado perto do ribbon.

Nos gráficos do spectralab o domo da philips teve alguns picos e vales na resposta mas razoavelmente plano depois dos 10k, o domo fica instável depois de 10 despencando muito depois dos 15, o DIY com um pico em 6 e completamente plano de 8 até 19 onde a placa de som cortava, com pico de um 5db entre 17 e 19k

O timbre do DIY ficou bastante parecido com o Philips o problema foi os 15db´s a menos, isso medindo no volume do harman, pra medir o DIY igual ao Philips precisavamos encrementar uns 15db no volume do harman, então o DIY ainda não acompanha as minhas frontais, começamos os testes com um resistor e capacitor de 2uf em série com a fita depois partimos pra um trafo toroide cap de 2uf no primário e segundário direto na fita, com o trafo ficou mais alto o timbre continuou bom os gráficos no spectra tb continuaram exelentes depois dos 8k mas ainda com 15dbs a menos, preciso melhorar o trafo enquanto não construo uns 20 tda7293 em paralelo pra aguentar os 0.1 ohms.

Jorge obrigado pela dica, acho que com um imã de neodimio o rendimento extra ficaria muito bom vou acabar tendo que comprar uns imãs assim.

O gap feito a mão tb se mostrou deficiente, a lima deixou algumas montanhas na passagem da fita tenho que passar o gap na fresa pra ficar retinho.

A fita utilizada foi papel alumínio de cozinha que medido deu 0.01m de espessura, cortado pelo Max(foi o único que conseguiu tirar uma fatia de 6.5mm sem detonar tudo, santa paciência) as laterais a fita ficou colada com fita adesiva assim podiamos fazer testes com diversas fitas, ela precisa ficar levemente esticada, a fita assentou nas laterais encima de um pedacinho de EVA(borracha macia) e os contatos com garra jacaré.

Ainda tem muito a melhorar mas é interessante ver a fita vibrando e saindo aquele som detalhado e perfeito.

Registro em
    19-5-03
    Nome Verdadeiro
    Jorge Schmaedecke
    ——————————————
    Agradecimentos:
    97 concedido(s)

Eu fui no 50k!
    Opinião de quem está de fora: Reduz o GAP para uns 4mm. utilize um par de imãs de falantes um de cada lado como dois queijos de pé.
    Quanto mais perto maior é o fluxo magnético e isto aumenta o rendimento ou sensibilidade.
    Não esquece de colocar um espaçador antes senão eles nunca mais "desgrudam".

Faz da fita uma sanfona e não uma tira lisa. A dimensão do degrau à 90 graus pode ser de até 2mm(1/4 de onda à 40KHz). Com isto vai mais fita dentro do GAP.

Estou aqui me coçando para entrar nesta festa.

boa sorte
    abraço
    Jorge

Registro em
    20-9-05
    ——————————————
    Agradecimentos:
    34 concedido(s)
    43 recebidos por 39 msgs

Olha idéias interessantes Jorge, estou com um imã de desligamento de motor de portão eletronico, estou com o modelo industrial que é maior, pensei em quebrar um imã de falante no meio grudar as 2 meias luas e fazer um gap, o tw da philips utiliza uma fita plástica com um circuito impresso desenhado nela, os neodímios ficam neio lateriais dando uma passagem de ar traseira, vc nem vê o imã,a tira de neodimio deve dar uns 2x2mm.

Outra coisa que preciso desenvolver é uma vedação pq acho que o som dianteiro não pode misturar com o traseiro isso pode gerar curtocircuito acústico e cancelar o tw.

Eu tentei um durex com fio 39 em formato vai e vem, o som ficou bom a impedancia pra umas 8 voltas deu +-3 ohms tocou bem até que o durex derreteu

Acho um pouco difícil fazer o vai e vem, mas pode ser tentado esse alumínio é o bicho de se mexer, como ele muito fino e sensível e com as voltas não poderei esticar ele, problema pois quando não estico acaba dando ressonancias raspando no GAP e a qualidade vai embora.

Outra dúvida é a espessura ferro do GAP estou com ferro de 4mm levemente esmirilhado e afinado na área do gap, acho que pela espessura da fita vou fazer um com ferro de 2mm se a fita ficar no meio terei 1mm de xmax

Agora é só tentar variantes, saber o potencial sonoro dele eu já sei:

Exelente!!!

Se quiser fazer um só de brincadeira pode começar com um resistor de 4 ohms e capacitor de 2 uf em série só pra vc escutar o potencial dele... te garanto que não vai querer outra coisa.

Registro em
    19-5-03
    Nome Verdadeiro
    Jorge Schmaedecke
    ——————————————
    Agradecimentos:
    97 concedido(s)

Eu fui no 50k!
    Citação Originalmente Enviado por angelodn Ver Mensagem
    1.) ...vedação pq acho que o som dianteiro não pode misturar com o traseiro isso pode gerar curtocircuito acústico e cancelar o tw...

2.)...Eu tentei um durex com fio 39 em formato vai e vem, o som ficou bom a impedancia pra umas 8 voltas deu +-3 ohms tocou bem até que o durex derreteu

3.)...mas pode ser tentado esse alumínio é o bicho de se mexer.....quando não estico acaba dando ressonancias raspando...

4.)...Outra dúvida é a espessura ferro do GAP ... ...4mm levemente esmirilhado e afinado na área do gap, acho que... ...vou fazer... ...com ferro de 2mm...
    1. Não esquenta com isto tens duas opções: a) deixar a traseira livre e ele fica bipolar o curto é irrelevante no agudo. b) absorver a onda traseira com fibra de poliester ou feltro macio.

2. Valeu a tentativa mas faltou resistência. Tem de usar mylar (boPET).Por exemplo algumas fitas de cassete.

3. Eu certa vez vi um conformador com papelão para isto em um site DIY.

4. Creio(chute) que 2mm seja o suficiente e reto sem arredondamentos.

abraço
    Jorge

LoucoporSom Avatar do(a) Russo
    Registro em
    31-5-02
    Nome Verdadeiro
    Márcio
    ——————————————
    Agradecimentos:
    67 concedido(s)
    203 recebidos por 149 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Russo
    Fonte(s):
    Squeezebox Duet modado + V-DAC modado (by Xará de BH), TD RP-II (cápsula Ortofon 2M Red), O "improvável e inacreditável" CD player CCE LX-12, DVD Pioneer 588A, Oppo 971
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Estéreo: Integrado Primare i20, Pré de phono CA-2 (Fábio Timi), T-amp "caixinha de margarina" (backup) e Atenuador DacT CT-02(DIY). HT: Receiver A/V Gradiente DR 5.5 Esotech (Sherwood R756) e Power OAudio Bash 500 (Sub SVSClone DIY).
    Caixas Acústicas:
    Estéreo: Proac Response 1SC. HT:Caixas frontais e surround (microsistem Sony FH B900), Caixa central DIY (presente do Eduardo), Subwoofer DIY Clone SVS.
    Cabos:
    conexão: DIY Sthaca, Monster THX Standart, Kimber "Silvertréco", DIY (amigo do Fábio Timi); caixas: Wyrewizard Spellbinder + Jumpers Bi-Wire Nordost, Plastichumbo 4mm, Belden, Onix ; vídeo componente DIY (Discabos); Força: DIY Plastichumbo 4mm
    TV/Monitor/Projetor:
    PANASONIC VIERA - TH-42PY85LB
    Acessórios:
    Rack Airon HT1, pedestais (colunas de concreto), Roomlens, antivib DIYInx / outro modelo DIY, "Pobrex" nas paredes e teto, fonte linear DIY 12V-3A(V-DAC), fonte linear 9V-3A by Nabuco (SB Duet).

Eu fui no 10k! Eu fui no 20k! Eu fui no 50k! Eu fui no 120k!
    Editado por Russo, 10-06-2007 às 23:44.
    Márcio

"Quem não dá valor ao que tem, não merece ter nada de valor"

Membro Avatar do(a) Audionet-01
    Registro em
    26-11-05
    Nome Verdadeiro
    Sérgio
    ——————————————
    Agradecimentos:
    199 concedido(s)
    55 recebidos por 53 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Audionet-01
    Fonte(s):
    CD, HD e Squeezebox
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Integrado
    Caixas Acústicas:
    Torres
    Cabos:
    VDH, Purist Audio, Kimber, Shunyata
    TV/Monitor/Projetor:
    Plasma
    Acessórios:
    Condicionador, rede dedicada, etc

Eu fui no 10k! Eu fui no 20k! Eu fui no 120k!
    Não domino muito a parte técnica, mas sou fã de ribbons. Uso um par de JVCs (Concert-1) sobre minhas torres com ótimo resultado.

Guardei uma unidade queimada, da qual posso contribuir com fotos internas da mesma, se for de alguma valia.

Se houver um "aventureiro corajoso", acredito ter um projeto de tweeter de plasma (ou íon). Utiliza válvula, e apesar da baixa sensibilidade (82db) e do arriscado rastro de ozônio que sobra na sala de audição, dizem que faz maravilhas.

Sérgio

Membro Avatar do(a) working man
    Registro em
    22-12-04
    ——————————————
    Agradecimentos:
    0 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Taí uma coisinha interessante!

Quem sabe não me aventuro um dia por este mundo dos ribbons...

O detalhe é realmente impressionante deste tipo de driver!

Boa sorte Ângelo! Parta pro Neodímio sim, a diferença é brutal na sensibilidade!

Membro
    Registro em
    31-7-06
    ——————————————
    Agradecimentos:
    1 concedido(s)
    14 recebidos por 9 msgs

O durex derreteu é boa... kkkk.

Ó, se queimar o harman eu não tenho culpa! kkkkk

Fotinho que tirei:

Agora, cadê os gráficos mew???? pow... aquela planície de 8K a 20K tem q mostrar...

Temos q ouvir o de plasma do alexandre pra comparar também. Só não vai derreter o microfone se for medir! kkkk

Bom, é isso aí. Um ímã de neodímio seria perfeito.

Vamo q vamo! Fui!
    Design =))))
    Iluminação
    Som
    DIY =)))))

Membro Avatar do(a) Audionet-01
    Registro em
    26-11-05
    Nome Verdadeiro
    Sérgio
    ——————————————
    Agradecimentos:
    199 concedido(s)
    55 recebidos por 53 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Audionet-01
    Fonte(s):
    CD, HD e Squeezebox
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Integrado
    Caixas Acústicas:
    Torres
    Cabos:
    VDH, Purist Audio, Kimber, Shunyata
    TV/Monitor/Projetor:
    Plasma
    Acessórios:
    Condicionador, rede dedicada, etc

Eu fui no 10k! Eu fui no 20k! Eu fui no 120k!
    Alguém do HT já se aventurou a montar o tweeter de plasma?

O Alexandre é do HTForum?

Gostaria de dicas sobre o mesmo, gostaria muito de ouvir a sonoridade deste tw.

Sérgio

+ Responder
Página 1 de 18 12345611 ... ÚltimaÚltima

Tags para este Tópico

Regras de Postagem