Fast Shop

Exaudi    Akron     

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a útlima resposta foi postada há 265 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Página 6 de 18 PrimeiraPrimeira ... 23456789101116 ... ÚltimaÚltima
Exibindo resultados 76 a 90 de 267

Tópico: Ribbin um projeto de Ribbon Tweeter.

Membro Avatar do(a) angelodn
    Registro em
    20-9-05
    ——————————————
    Agradecimentos:
    34 concedido(s)
    43 recebidos por 39 msgs

Boa Murilo ter uns filmes é sempre bom ainda mais a gente que pertence a confraria Mcgayver kkkk

Ainda quebro a cabeça com relação a fixação do conjunto de forma que fique leve e versátil na hora de se testar fitas e fitas, ainda acho a pci a melhor opção pois alia uma resistencia mecanica boa com um condutor de cobre, interessante aquela foto do gap, material grosso, só penso que um material tão grosso não teria muita perda do magnetismo num gap tão expesso, não necessitaria tanto pois o deslocamento da fita não atinge 1mm então teoricamente um gap de 2mm seria muito bom para uma fita lisa, um gap de 4mm para uma fita de 2mm de ondulação seria o ideal.

Abraços
    Queria voltar pra casa mas ficou complicado porque fundiu o motor na aterrisagem e a loja de peças mais próxima fica na Galáxia de Quasar.

Membro Avatar do(a) Muriloo
    Registro em
    21-4-08
    Nome Verdadeiro
    Murilo Sonegatti
    ——————————————
    Agradecimentos:
    26 concedido(s)
    106 recebidos por 83 msgs

Mais um pra lista de ribbons aqui, e com um filme legal (parece movimentar mais de 4mm heim!

http://www.diyaudio.com/forums/showt...hreadid=132104

No tópico nao foi citado nada sobre a sensibilidade do conjunto, então mandei uma msg perguntando, ele tambem utilizou apenas um imã de cada lado, e não dois como outro.

A resposta dele:

"Sonegatti,

I have not measured sensitivity with any machine.
    I can only say that they are sometimes painfully loud at around 1 watt.
    They do not require more than 10 watts for listening, but will take 100 watts.
    I used 1 magnet each side (due to cost) and I did not gap them ( I must have missed that part).
    I don't think there is much difference from n45 to n50, but you have to do what feels right to you, and your ears ARE the final arbiter.
    try magnetsfor less dot com if you haven't already...
    Good building to you!
    Send me some pictures on your build, ok?

paul"

Pena que falta materiais para realizar testes, comprar tudo e arriscar é ****, mas fazer oq logo logo vou fazer uma encomendinha, soh tenho que definir certinho o tamanho.
    Hmm, sobre o filme de poliester, uma amiga disse que vai tertar me conseguir, MAS, é 23 microns 0,0023mm, enquanto seria um tanto qto legal ter a de 2 microns .

Abraço a todos
    Murilo

Membro Avatar do(a) angelodn
    Registro em
    20-9-05
    ——————————————
    Agradecimentos:
    34 concedido(s)
    43 recebidos por 39 msgs

Só vou dizer uma coisa com tudo isso de imã o cara ta perdendo dinheiro fazendo um ribbon deveria partir pra um equipamento de ressonancia magnética e ganhar dinheiro kkkkk

Com muito menos que isso consegui um resultado expressivo, o que falta é rendimento e é ai que todos esses imãs empilhados fazem a diferença...

Ribbon é um projeto caro pois dispende de muita potencia magnética pra poder fazer uma fita de baixíssima impedancia falar, por isso tem que ter um peso minimo no conjunto móvel.

Abraços
    Queria voltar pra casa mas ficou complicado porque fundiu o motor na aterrisagem e a loja de peças mais próxima fica na Galáxia de Quasar.

Registro em
    21-4-08
    Nome Verdadeiro
    Murilo Sonegatti
    ——————————————
    Agradecimentos:
    26 concedido(s)

Uma foto do rolinho de mylar (poliester) que um conhecido conseguiu, logo logo acho que ele consegue o transparente, um lado desse filme possui uma resistencia, mto alta... mas possui.

E os imãs apenas pensando bem pra escolher qual vou pegar e encomendar from china.

Registro em
    21-4-08
    Nome Verdadeiro
    Murilo Sonegatti
    ——————————————
    Agradecimentos:
    26 concedido(s)

Brincando um pouco alguns minutos atraz:

http://img190.imageshack.us/i/mov00418.mp4/

Registro em
    21-4-08
    Nome Verdadeiro
    Murilo Sonegatti
    ——————————————
    Agradecimentos:
    26 concedido(s)

Encomendados 8kg de imãs de neodimio, quero nem ver quanto vai sair o frete disso junto com a isolação!

Registro em
    21-4-08
    Nome Verdadeiro
    Murilo Sonegatti
    ——————————————
    Agradecimentos:
    26 concedido(s)

Material: 90 pç Imã neodimio 100x20x6mm grade N50. Polos nas faces de 100x20mm
    Custo material: aproximadamente ~4 dolares/pç
    Peso final com embalagem: 13kg
    Custo do envio: 190 dolares
    Imposto: Não sei ainda, 10 a 15 dias saberei

Vamo que vamo!

Membro Avatar do(a) J. Schmaedecke
    Registro em
    19-5-03
    Nome Verdadeiro
    Jorge Schmaedecke
    ——————————————
    Agradecimentos:
    101 concedido(s)
    163 recebidos por 116 msgs

Eu fui no 50k!
    "...Imposto: Não sei ainda, 10 a 15 dias saberei..."
    Murilo! Teu nome não é Sonegatti?

Só não entendi a quantidade. Para o estéreo seria duas filas de 22 imãs por canal? Mais dois de reserva? É isto?

Com esperando o resultado.
    abraço
    Jorge
    Once Blue, Forever Blue.
    Exército Gremista

Registro em
    21-4-08
    Nome Verdadeiro
    Murilo Sonegatti
    ——————————————
    Agradecimentos:
    26 concedido(s)

Citação Originalmente Enviado por J. Schmaedecke Ver Mensagem
    "...Imposto: Não sei ainda, 10 a 15 dias saberei..."
    Murilo! Teu nome não é Sonegatti?

Só não entendi a quantidade. Para o estéreo seria duas filas de 22 imãs por canal? Mais dois de reserva? É isto?

Com esperando o resultado.
    abraço
    Exatamente, imagine oq ja nao me zuaram no ensino fundamental, médio, e agora na faculdade (ainda mais agora que ando importando muita coisa).

E por incrivel que pareça, tudo que meu amigo em Beijing me mandou, chegou sem pagar um centavo de imposto, todos os leds do meu projeto, tela de lcd com controladora e lentes, kits do lm3886, osciloscópio, multimetro, provavelmente foi pelo fato de ele escrever a mão o endereço, e ser pessoa fisica para pessoa fisica.

O pacote mais pesado tinha 3 ou 4kg, mas acho que nao vou ter tanta sorte dessa vez com 3x mais o peso e um volume de 15x15x15cm no maximo, devem pensar que é uma caixa cheia de ouro sei la.

Quanto a quantidade, irei fazer dois tweeters de 1,5m cada um, eu utilizando um total de 60 imãs no projeto, peguei 10 unidades a mais, pra possivelmente fazer mais um par pequeno e para possiveis quebras, os outros 20 irão para angelo, max e alexandre.

Vamos cruzar os dedos aqui pra nao pagar imposto e que fique bom depois claro!

Abraços
    Murilo Sonegatti

Registro em
    19-5-03
    Nome Verdadeiro
    Jorge Schmaedecke
    ——————————————
    Agradecimentos:
    101 concedido(s)

Eu fui no 50k!
    Pena eu não saber da importação antes. Ajudaria a pagar o imposto. e transporte. De qualquer modo fico aqui torcendo para tudo dar certo.

Sabe aquela cantoneira de aço do projeto que indicaste? Já pensou em fazer de alumínio? Fica mais leve e tem boa resistência principalmente porque varios parafusos de fixação para impedir a flexão. E como já vem anodizado não necessita de tratamento ou pintura para conservação.

Pensa nisso.
    abraço
    Jorge
    Once Blue, Forever Blue.
    Exército Gremista

Membro
    Registro em
    31-7-06
    ——————————————
    Agradecimentos:
    1 concedido(s)
    14 recebidos por 9 msgs

Murilo,

1,5m vai dar trabalho, mas pelo que já testamos... pode esperar gratas surpresas =)

Como sugestão: os paineis do paulo ramos ele usa uma fita maior e outra menor ao lado, será que nao seria uma vc fazer tipo com 1,40 ou 1,30m e fazer ao lado um menor para subir?

Dica: comece a pensar em um amp BOM pois o ribbon é rápido e entrega fácil qualquer amplificador ruim (e depois alguns dizem que o ribbon não presta...).

O Angelo trouxe o ribbon dele aqui hj, ligado no mosfet SE com pré valvulado a resposta foi excelente, depois de hoje vai se difícil aturar meu tw de domo super ultra híper mega lentos =PPPP hehehehehe. Enfim, estamos na ansiedade de montar os ribbons =)

Abs pra turma!
    Design =))))
    Iluminação
    Som
    DIY =)))))

Registro em
    21-4-08
    Nome Verdadeiro
    Murilo Sonegatti
    ——————————————
    Agradecimentos:
    26 concedido(s)

Citação Originalmente Enviado por J. Schmaedecke Ver Mensagem
    Pena eu não saber da importação antes. Ajudaria a pagar o imposto. e transporte. De qualquer modo fico aqui torcendo para tudo dar certo.

Sabe aquela cantoneira de aço do projeto que indicaste? Já pensou em fazer de alumínio? Fica mais leve e tem boa resistência principalmente porque varios parafusos de fixação para impedir a flexão. E como já vem anodizado não necessita de tratamento ou pintura para conservação.

Pensa nisso.
    abraço
    Dependendo os resultados podemos pedir mais no futuro, ainda mais se tiver mais interessados (em fabricar ou comprar os ribbons).

Quanto a fabricação, utilizar o aluminio seria ótimo, vou analizar os valores e quem sabe consigo comprar umas 2 barras de 3m, pelo campo que isso vai gerar e força que terei na estrutura, uma chapa de no minimo 1/4" seria necessária.

A parte de vir anodizado é a parte mais interessante da utilização do aluminio, a facilidade de trabalhar tambem é interessante, veremos oq é possivel $$$$$.

Pela largura do imã pensei na utilização de um perfil de ferro com 20x20mm (podendo tentar encontrar aluminio nessas medidas tambem), o qual teria uma ótima resistencia, uma referencia de contrução a qual gostei e que serve perfeitamente para tweeters menores:

Citação Originalmente Enviado por maxcwb Ver Mensagem
    Murilo,

1,5m vai dar trabalho, mas pelo que já testamos... pode esperar gratas surpresas =)

Como sugestão: os paineis do paulo ramos ele usa uma fita maior e outra menor ao lado, será que nao seria uma vc fazer tipo com 1,40 ou 1,30m e fazer ao lado um menor para subir?

Dica: comece a pensar em um amp BOM pois o ribbon é rápido e entrega fácil qualquer amplificador ruim (e depois alguns dizem que o ribbon não presta...).

O Angelo trouxe o ribbon dele aqui hj, ligado no mosfet SE ccom pré valvulado a resposta foi excelente, depois de hoje vai se difícil aturar meu tw de domo super ultra híper mega lentos =PPPP hehehehehe. Enfim, estamos na ansiedade de montar os ribbons =)

Abs pra turma!
    Olá Max, claro que as Akron Resolution são uma referencia de peso ao meu projeto, um tanto impossivel de saber as frequencias que o Paulo Ramos utiliza nas caixas, pelo jeito o ribbon que ele usa para as médias frequencias tem em torno de 1 a 2" (considerando um midbass de 6" na lateral), com uma outra referencia do tweeter do dahlberg o qual demonstra a resposta do mesmo AQUI, vemos que com a fita de 26,5mm que ele utiliza, a resposta começa ter uma queda de 13k até 20k, penso que o paulo utilizou para essa area acima de 10k um ribbon com uma fita menos larga.

Em minha construção irei ficar entre 15 a 25mm de largura, e com isso encontrar a melhor opção acima dos 2khz, que no momento é a frequencia de corte que pretendo utilizar nos 9 midbass de 6".

Uma pergunta para ti, vi que em sua construção do tweeter de plasma, optou por deixa-lo sem a corneta diminuindo sua eficiencia mas aumentando a ambiencia, essa é uma das minhas duvidas quanto ao ribbon, meu conhecimento e experiencia quanto a isso é zero, estou entre 90% para construção de um dipolo (como as akron), e 10% fechando a traseira deixando ele "monopolar" (oque seria ótimo para a estética (oq nao é o mais importante claro) das caixas, fazendo exatamente 2 totens), estava lendo sobre isso no site da transmissionaudio, e dizem que apesar de poucos fabricantes utilizarem em dipolo, é a melhor concepção possivel do ribbon tweeter, alguns trechos abaixo:

"No other technology possesses a better mass/force ratio. If engineered in the form of an open dipole, true High End audio performance becomes possible. An open dipole version of the true ribbon suffers no cavity-related resonance at all!"

Mitos e fatos:

"Myth #5: "By encapsulating the back side of the ribbon, you can make it suitable for acoustic suspension speakers."
    Fact: Even if that were possible, it is strictly not recommended, unless the rear cavity is formed to act like a dampened quarter wave transmission line enclosure. This is mandatory for MF and HF transducers in general. The thin film in the ribbon is very transparent. Any reflections will bounce back through the membrane and cause time-domain perturbations and distortion.
    It is worth mentioning that acknowledged designers such as B&W are recognizing this problem. In their Nautilus series, the dome-tweeter’s rear wave passes through a hole in the magnet structure and then is progressively damped in a long tapered tube.

Myth #6:"Cavity resonance problem can be easily dealt with by implementation of notch filters.”
    Fact:To deal with a problem by implementing its reverse doesn’t mean you solve it. You merely walk around it."

"The ribbon is acoustically transparent and as such prone to let sound pressures behind it pass through. Most ribbon manufacturers prefer to encapsulate the ribbons at the back. Unless the cavity is constructed like an asymmetrical transmission line, (progressively filled with wool and thus pretty deep), stored energy inside the cavity will reflect back into the listening room, heavily distorting and causing time smear. Furthermore, random cancellations occur.
    One way to avoid these problems is to design the ribbon system as an open dipole. Very few manufacturers utilize this technology.

Admittedly the transformer can be a problem, as the signal tends to get distorted at both ends of the frequency spectrum due to leak inductance and stray capacitance; especially so if you want to benefit from the ribbon speakers advantages in the lower parts of the frequency spectrum. (Phase errors).

This leads us to the following conclusion:

The best ribbon would be a transformerless, purely resistive, (coil-less and carrier-less), pure metal film ribbon of open dipole-type, suspended at its ends only, wide enough to give a good coupling down to the lower frequencies.
    This is exactly what the Transmission Audio Ultra Propulsion© technology is all about.

A tall ribbon (5 feet or taller) furthermore has the benefit of being a true line source, hence vastly reducing the risk of tinnitus caused by high sound pressure levels in near-field, as the sound output as a function of distance is so different from a conventional point source or a horn construction."

Qual seria sua opinião sobre o caso?

Sei que ficou um pouco extenso, mas é oq me leva a 90% de certeza de construir o dipolo.

Você comentou sobre o amplificador, Angelo comentou de enterrar o harman depois da audição de ontem, com isso entao devo jogar uma (ou 80) bomba(s) dentro da minha gaveta onde estão guardados os meus kits com lm3886!

Devo filmar a explosão?? (sim tem 80 )

Espero que seja possivel contar com a ajuda sua, do alexande e angelo para o amplificador futuramente.

Abraços.
    Murilo Sonegatti

Registro em
    19-5-03
    Nome Verdadeiro
    Jorge Schmaedecke
    ——————————————
    Agradecimentos:
    101 concedido(s)

Eu fui no 50k!
    Eu pensei na cantoneira de 2" (5cm) com parafusos em toda sua extensão. Algo como de 20 em 20cm colocar um parafuso M8 ou coisa parecida. A aba lateral pode ser parafusada em madeira para dar acabamento.

abraço
    Editado por J. Schmaedecke, 20-09-2009 às 18:39. Motivo: corrigido a dimensão da cantoneira
    Jorge
    Once Blue, Forever Blue.
    Exército Gremista

Registro em
    21-4-08
    Nome Verdadeiro
    Murilo Sonegatti
    ——————————————
    Agradecimentos:
    26 concedido(s)

Ao meu ver 2" seria o suficiente, conseguindo com uma chapa de 1/4" (6,35mm), ficaria resistente e leve(comparado a uma de ferro), com espaço para colocar o travamento que em uma cantoneira dessas de 1,5m eu colocaria a cada 50cm. Claro que isso são hipoteses, caso ficasse curvada, teria que acrescentar mais reforços.

Um problema do aluminio seria para fixar todos os imãs, sendo que se fosse utilizado um perfil de ferro ou uma cantoneira de ferro, seria possivel passar a cola apenas para reforçar a fixação, não exercendo toda a força apenas na cola.

Com o perfil metalico o campo magnético seria assim:

Não achei nenhum exemplo com aluminio, mas teoriacamente, o campo magnético ficaria apenas concentrado sobre o magneto, e nao se extenderia ao resto do conjunto, caso tivesse um medidor de fluxo magnético seria possivel medir isso, vou verificar se algum professor meu possui algo do tipo e quem sabe posso fazer o teste (ou aprender a mexer nesse programa fem).

Abraço
    Murilo

Registro em
    19-5-03
    Nome Verdadeiro
    Jorge Schmaedecke
    ——————————————
    Agradecimentos:
    101 concedido(s)

Eu fui no 50k!
    Tens razão eu pensei em 5cm que é 2" e escrevi 5".
    Já corrigi.

Com relação ao fluxo magnético no "gap" é interessante saber a consequência. Talvez fique com o fluxo no "gap" mais aberto e por consequência menos linear.Pensando no fluxo e na fixação concordo que tenhas razão para esta escolha.

abraço
    Jorge
    Once Blue, Forever Blue.
    Exército Gremista

Página 6 de 18 PrimeiraPrimeira ... 23456789101116 ... ÚltimaÚltima

Tags para este Tópico

Regras de Postagem