+ Responder
Exibindo resultados 1 a 11 de 11

Tópico: ATI x nVidia => encoding usando GPU

Apple | B&W | Blu-Ray Avatar do(a) FastMHZ
    Registro em
    24-11-03
    Agradecimentos:
    83 concedido(s)
    291 recebidos por 189 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) FastMHZ
    Fonte(s):
    Playstation 3 | Apple Mac Mini (2009)
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Processador Rotel RSP-1069 | Power Rotel RMB-1075
    Caixas Acústicas:
    frontais B&W 704 | central B&W HTM7 | surround B&W 705 | subwoofer SVS SB12-Plus
    Cabos:
    Monster M1000-DAV HDMI | Interconnect Monster Cable ULT I800-4 THX Ultra 800 Audio | Interconnect Monster 12ft THX 400 Series Subwoofer | HDMI Monster Cable 1000HD Ultra
    TV/Monitor/Projetor:
    TV plasma Samsung PL50A610 50" FullHD
    Acessórios:
    Panamax M5100-PM

ATI x nVidia => encoding usando GPU

Ambas empresas possuem seus softwares próprios para encodar e converter formatos de arquivos de vídeos usando o processamento da própria GPU.

A nVidia possui o BADABOOM (http://www.badaboomit.com/):

E a ATI possui o AVIVO Video Converter, anteriormente se baixava o aplicativo separadamente e agora ele virá integrado nos novos drivers Catalyst 8.12:

Características nVidia e ATI:
    • nVidia somente aceita arquivos MPEG2 ou H.264 e somente converte para mídia H.264, ou seja não é possível converter para DivX, MPEG-4, Windows Media, etc...
    • ATI já consegue converter mais formatos de arquivos como DVD VOB, H.264, MPEG-2, DivX, Windows Media, MPEG-4, MPEG 1, Video CD, Sony PSP e outros
    Com relação a performance:

Aqui vemos os resultados obtidos usando a GPU de cada VGA e comparado com a utilização de um software Xilisoft que usa exclusivamente o poder de processamento da CPU, no caso dos testes foi usado um Quadcore Intel QX9650.

Nota: nVidia não consegue converter arquivo que não seja no formato H. 264, por isso o resultado mostra como 0 (zero).

Resultados:

Fica evidente e claro que a conversão utilizando a GPU de ambas as placas de vídeo é muito mais rápido do que qualquer programa utilizando o processamento da CPU, por mais rápido que o processador seja.

Pelo que podemos perceber também é que a ATI, que ao longo dos anos sempre se mostrou também focada em soluções de vídeo, tem um software bem mais refinado para utilizar o processamento da GPU na conversão dos arquivos, oferecendo não somente mais opções mas também sendo mais rápida que a nVidia nessa área.

Se você pensa em comprar uma placa de vídeo para montar seu HTPC, ambas marcas decodificam videos encodados em H.264, tirando o peso de processamento da CPU, tocando um filme de alta definição em 720p/1080p de forma mais "liso" e além disso realizam conversões de formatos e nessa nova área de disputa a ATI leva grande vantagem frente a solução da nVidia.

É mais uma coisa a se pensar na hora da compra.

[]s
    Fernando
    Citar Citar  

2. 1 membro agradeceu FastMHZ por esta mensagem

Membro
    Registro em
    16-10-08
    Agradecimentos:
    3 concedido(s)
    3 recebidos por 3 msgs

Eu fiquei com nvidia

Eu tinha uma AtI (x1950pro) e troquei por nvidia (9600gt com saida hdmi) pois uso linux, já tive outras nvidias antes. No upgrade fui de nvidia por causa do suporte ao linux, os drives da ati nunca funcionaram direito no linux, a versão 8.11 simplesmente trava a máquina... Agora com a nvidia não tenho que ficar reiniciando o pc pra assistir vídeos grandes.
    Citar Citar  

Membro Avatar do(a) ricardopedra
    Registro em
    31-8-08
    Agradecimentos:
    11 concedido(s)
    23 recebidos por 21 msgs

Sempre tive nvidea + Intel, mas resolvi mudar completamente coloquei no meu novo PC, cansado de conflitos, a mesma família AMD+ATI, estou muito contente com o resultado, nenhum conflito. Fora que são muito mais rápidos para lançar novos drivers, o que me irritava com a nvidia.
    Citar Citar  

Será??? Veremos!!! Avatar do(a) Guto Pereira
    Registro em
    10-1-08
    Agradecimentos:
    531 concedido(s)
    894 recebidos por 629 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Guto Pereira
    Fonte(s):
    DVDR-3380/BK
    TV/Monitor/Projetor:
    TH-42PV80LB
    Acessórios:
    DC2008H

Muito bacana Fast, veremos como se comporta o Catalyst 8.12.

Valeu pela matéria!
    Vinyl ??? Yes, PLEASE!!!!!!

Guto Pereira
    Citar Citar  

Membro Avatar do(a) NettoX
    Registro em
    23-8-06
    Agradecimentos:
    51 concedido(s)
    123 recebidos por 98 msgs

Eu fiz alguns testes e...

Essa solução da ATI é realmente MUITO interessante!

A conversão foi muito rápida e o micro não apresentou sinais de lentidão, já que a CPU estava trabalhando de forma bem maios folgada!

Já a solução da Nvidia, de nome BADABOOM, eu testei também mas não obtive bons resultados. O tempo de conversão continuou longo e até mesmo superior ao de outros softwares que usam apenas a CPU para fazer o trabalho.

Porém, esse resultado ruim pode ter sido causado também pela minha placa de video, que apesar de ser compatível com o Nvidia CUDA não é lá essas coisas todas. É uma Quadro NVS 160M, que na prática equivale a uma Geforce 9300.

Seria interessante se mais alguém pudesse testar melhor ou indicar outros programas que também usem a GPU para conversão...

Abraços!
    -----------
    PSN ID BR: NettoX_BR
    PSN ID US: NeTToX_JP
    Live Gamertag: NettoX360
    Citar Citar  

Membro
    Registro em
    10-1-07
    Agradecimentos:
    11 concedido(s)
    588 recebidos por 398 msgs

Citação Originalmente Enviado por NettoX Ver Mensagem
    Essa solução da ATI é realmente MUITO interessante!

A conversão foi muito rápida e o micro não apresentou sinais de lentidão, já que a CPU estava trabalhando de forma bem maios folgada!

Já a solução da Nvidia, de nome BADABOOM, eu testei também mas não obtive bons resultados. O tempo de conversão continuou longo e até mesmo superior ao de outros softwares que usam apenas a CPU para fazer o trabalho.

Porém, esse resultado ruim pode ter sido causado também pela minha placa de video, que apesar de ser compatível com o Nvidia CUDA não é lá essas coisas todas. É uma Quadro NVS 160M, que na prática equivale a uma Geforce 9300.

Seria interessante se mais alguém pudesse testar melhor ou indicar outros programas que também usem a GPU para conversão...

Abraços!
    Recentemente li uma comparação da versão mais recente do Badaboom com a versão mais recente do AVIVO converter e a conclusão é que o AVIVO tem mais performance, mas estava deixando muitos artefatos nos vídeos.... Não sei se está melhor na última versão.

Quanto ao Badaboom, ele não é da nVidia, muito pelo contrário, a nVidia NÃO OFERECE transcoding... A ATI sim, oferece, através do AVIVO, transcoding gratuito para a série 48XX (nas outras séries não faz transcoding HD, só SD, e só usa AVIVO para decodificar se não engano).

Já usei o Badaboom e sinceramente, ele é bom na minha opinião. Fiz um transcode de um vídeo 720p para um render 720p para efeitos de teste, e usei uma solução de software para fazer a mesma tarefa. Mesmo com uma patética Geforce 9400 onboard, estava fazendo o transcoding uns 10% mais rápido que fazer pela CPU (E5200 a 2.5GHz), e gastando menos energia e gerando menos calor e com a CPU livre para outras tarefas.

Espero que ambas soluções evoluam bastante, independente de qual seja melhor, pois nós consumidores agradecemos quando ambas estiverem boas, livres de bugs, e oferecendo uma performance razoável até mesmo com placas de vídeo anêmicas... E com o Windows 7 essa questão de CUDA vai virar coisa do passado, pois o DirectX do Windows 7 já tem suporte a programação da GPU, e aí é padrão para as duas empresas, nada de STREAM da ATI ou CUDA da nVidia, e aí vamos ter programas que vão rodar em qualquer placa de qualquer marca, e consequentemente, mais competição, produtos melhores, mais rápidos, e que dão mais qualidade de saída (que hoje é perceptivelmente pior que um transcoding via software).
    Citar Citar  

Registro em
    23-8-06
    Agradecimentos:
    51 concedido(s)

Citação Originalmente Enviado por Hinotori Ver Mensagem
    Quanto ao Badaboom, ele não é da nVidia, muito pelo contrário, a nVidia NÃO OFERECE transcoding...
    Eu não disse que ele era da Nvidia por ter sido desenvolvido por ela, mas sim por ter sido "adotado" por ela.

Dê uma olhada em um dos sites da empresa (www.nzone.com) e veja que ela faz uma vasta propaganda do Badaboom e inclusive vende o programa.
    -----------
    Citar Citar  

Membro
    Registro em
    10-1-07
    Agradecimentos:
    11 concedido(s)
    588 recebidos por 398 msgs

Citação Originalmente Enviado por NettoX Ver Mensagem
    Eu não disse que ele era da Nvidia por ter sido desenvolvido por ela, mas sim por ter sido "adotado" por ela.

Dê uma olhada em um dos sites da empresa (www.nzone.com) e veja que ela faz uma vasta propaganda do Badaboom e inclusive vende o programa.
    Estou falando com relação ao primeiro post.

E a nVidia revende quase tudo que usa CUDA, eles estão fazendo um marketing pesado em cima do CUDA, a ATI tá mais quietinha na solução stream dela, acho que a ATI tá certa, pois no final ambas vão morrer e vamos ter uma interface DX comum.
    Citar Citar  

Áudio & Vídeo com Inteligência Avatar do(a) fibra
    Registro em
    2-8-05
    Agradecimentos:
    331 concedido(s)
    516 recebidos por 439 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) fibra
    Fonte(s):
    DVD Player S97 Panasonic, DVD Player Proview 858, DVD Player Sony DVP-NS50P, DVD Player MIDI Japan, video cassete Toshiba, CD Player JVC PC-X110. HTPC => http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1109754&postcount=13
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Um par de Emotiva XPA-2 Power, Emotiva USP-1 Pré, Harman Kardon AVR435.
    Caixas Acústicas:
    Infinity Beta 40 modificadas e Beta C360 modificada. JBL Studio Series: S26 e S-CENTER. Sub SVS PB10-NSD.
    Cabos:
    Conexões an. 5.1: 3 pares de LC-1.Conexão digital: Series-1 da BJC. Sub: cabo da BJC. Conexões estéreo: S-1 HDMI da BJC e LC-1 da BJC. Conexões caixas:Plastichumbo de 4mm² soldados a prata nos plus banana locking da BJC. Cabos Sthaca para o estéreo..
    TV/Monitor/Projetor:
    Plama 42" Panasonic TH-42PV70LB, CRT Zenith Americana
    Acessórios:
    LCBM, spikes by JTSilva, controle remoto Universal Zenith, plugs locking banana da BJC. Monster HT800, PC Remote Control 4 Microsoft Media Center MCE Vista XP, Noise Harvester's da PS Audio.

Estrela Muito bom o tópico ...

Parabéns Fast !

Ah sim, qdo montei meu HTPC em Fev/2008 pesquisei bastante e, naturalmente, fui de AMD+ATI. Roda tudo lisinho, até o famigerado vídeo do basquete (60fps).

Abraços.

PS.: a configuração está até hj na minha assinatura. Apenas subiu a qtd de disco, que hj chega aos 8TB. A fim de economizar energia, fiz um downgrade (estudado, claro) do processador para um AMD 4200+. Roda TUDO !

.
    Citar Citar  

Registro em
    23-8-06
    Agradecimentos:
    51 concedido(s)

E a nVidia revende quase tudo que usa CUDA, eles estão fazendo um marketing pesado em cima do CUDA, a ATI tá mais quietinha na solução stream dela, acho que a ATI tá certa, pois no final ambas vão morrer e vamos ter uma interface DX comum.
    Sabemos qua a Nvidia vende outros programas também, mas até onde sei a única solução voltada exclusivamente para a conversão de video de forma simples e rápida é justamente o Badaboom.

Enfim, já saímos do assunto faz tempo...
    -----------
    Citar Citar  

Membro Avatar do(a) nixcad
    Registro em
    18-12-07
    Agradecimentos:
    21 concedido(s)
    60 recebidos por 55 msgs

Já existe: OpenCL. Não fica restrito a uma plataforma ou hardware específico. As especificações foram lançadas recentemente (mês passado) e os drivers mais novos da Nvidia já dão suporte.

O mesmo tipo de problema motivou o OpenGL no passado.
    Citar Citar  

+ Responder

Tags para este Tópico

Regras de Postagem