Oi pessoal, abri este tópico com a intenção de coletar e divulgar informações sobre transistores de potência originais. Quem é técnico sabe do inferno que é conseguir transistores de potência seguramente originais nas lojas de componentes eletrônicos. Alguns sites divulgam informações sobre detalhes no encapsulamento ou nos terminas que nos permitem distinguir os originais dos falsos. Eu tenho usado um método de medição das capacitâncias entre base e coletor e base e emissor do transitor suspeito, usando-se a ponta de prova vermelha na base para o caso dos NPN´s e o contrário para o caso dos PNP´s. Estes são testes estáticos com os transistores fora do circuito, é claro.
Normalmente os transistores originais possuem pastilhas de silício bem maiores que os falsificados, consequentemente as capacitâncias envolvidas são também maiores. Assim se um transistor apresenta valores de capacitância bem menores do que a minha referência eu já desconfio.
Os valores abaixo foram obtidos com medições usando um capacímetro digital da Minipa MC152A, que custa um pouco mais de 100 reais, mas tem me poupado muita chateação. Os valores são a média de no mínimo 3 transistores originais iguais para cada tipo:
BASE-EMISSOR BASE-COLETOR
Motorola
MJL21193 7 nF 2,1 nF
MJL21194 6,8 nF 2,5 nF
Toshiba
2sa1943 6,1 nF 3,1 nF
2sc5200 13.5 nF 13 nF
Sanken
2sc2922 10.5 nF 6.2 nF
2sa1216 9 nF 3.5 nF
Se alguém se dispuser a acrescentar mais informações será de grande valia.
Abs a todos.
VAMOS BOICOTAR A PICARETAGEM DOS FALSIFICADOS
Márcio

trabalha no ramo de componentes eletrônicos a mais de 20 anos e ela diz que é quase impossivel diferenciar os falsificados dos originais, somente mesmo pelo fornecedor e embalagens, pois cada vez mais as remarcações estão sofisticadas. Principalmente os semicondudores dificeis de se encontrar.
. Normalmente as falsificações são feitas usando-se pastilhas de transistores que toleram menores potências e são mais baratos. Realmente concordo com a sua maezinha no que diz respeito a tentar distinguir os falsos pela inspeção visual, tem falsificação com aparência quase idêntica aos originais.

, não sei se é impressão ou colocaram a base virada, os originais que vi ate agora essa parte aredondadinha da base ficava para cima.