Originalmente Enviado por
Jonas Negreiros
DX-TVD
Olá, colegas do HT Forum!
Sinto-me ainda me sinto um "marinheiro de primeira viagem" do HT- forum, mas estou tentado a levar um projeto adiante.
Gostaria de saber da opinião dos colegas sobre um novo tópico do HT-fórum: DX-TVD.
DX, em linguagem radioamadorística é a recepção de ondas de rádio (inclui DX-TV) a qualquer distância ou de distância desconhecida. Na prática receção de rádio ou TV à longas distancias.
Para TV, vamos considerar "DX" uma recepção num raio de até 150 km da torre transmissora.
Como a expansão do serviço de TV digital aberta não será tão rápida quanto desejamos, muita gente já está se aventurando ao DX-TVD.
O problema mai comum ao DX TVD é a operação de canais analógicos locais encobrindo os sinais digitais distantes.
Gostaria de compilar uma relação para esse fim, da seguinte maneira:
Canal 14 Digital
Vago ?
Canal 14 analógico
Aranguá - SC
Autazes - AM
Barbacena - MG
Brasília - DF
Cordeiro - MG
Cuiabá - MS
Guidoval - MG
.
.
.
Canal 18 digital
São Paulo - SP
Canal 18 analógico
Santos - SP
Percebe-se claramente que é uma "roubada" tentar pegar a Globo digital de São Paulo em Santos...
O trabalho é pesado: há mais de 6000 emissoras e repetidoras espalhadas no País.
Na verdade, a lista não precisa ser tão gorda: basta indicar apenas os canais que estão num raio de 150 km das emissoras digitais almejadas.
Por exemplo, soube que estão remanejando canais da grande Sao Paulo. Isso é muito bom, pois vai favorecer a recepção DX-TVD além da região metrololitana de Sampa.
Por ultimo, a recepção DX DTV poderá colaborar com o tópico de antenas comerciais ou artesanais para tal uso.
Estou disposto a compilar e atualizar tais listas, a maneira do possível.
Conto com a ajuda daqueles que possam ofercer listas e links de emissoras de UHF de suas cidades, não deixando de indicar a distância aproximada da sua cidade em relação à emissora digital almejada.
O que voces acham?
Um grande abraço,
Jonas