HT Forum  

Resolução ideal: 1024 x 768 pixels ou maior
Voltar   HT Forum > Vídeo > Telas de Projeção
Buscar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos Registre-se! Regras Calendário

Está com dúvidas sobre telas de projeção? Leia a entrevista técnica com André Gorian da Ava Projecta

Responder

Ferramentas Modos de Exibição
Antigo 14-11-2009, 08:44
Murilo Murilo está offline
Moderador
Eu fui no 10k! Eu fui no 20k! Eu fui no 50k! Eu fui no 120k!        
Nome: Murilo
Registro em: 9-3-03
Agradecimentos: 629
Agradecido 1.797 vezes por 834 msgs

Seta Está com dúvidas sobre telas de projeção? Leia a entrevista técnica com André Gorian da Ava Projecta

Amigos,

Fiz esta entrevista técnica com o André, dono da Ava Projecta, para ser postada no Clube das Telas Ava Projecta. Porém, como o conteúdo é bastante elucidativo e interessante, creio que vale um tópico fixo na área de telas de projeção

André, muito obrigado pela entrevista

-------------------

Citação:
Prezado Murilo;

Inicialmente gostaria de agradecer a oportunidade da “entrevista à distância”!

Sua iniciativa é louvável e, junto a você, espero, com as respostas apresentadas, elucidar os participantes do HTFORUM em suas dúvidas através de respostas as questões colocadas.

Desculpo-me de antemão se as respostas forem longas, porém acredito que os assuntos abordados precisam de respostas completas e esclarecedoras.

Imagino que à medida que o leitor refletir sobre os assuntos cobertos, outras duvidas surgirão. De antemão, coloco-me a disposição para tentar responder as eventuais perguntas.

1) Qual o tecido mais recomendado para uma tela de projeção de um Home Theater: Matte White ou os chamados tecidos de “Alto Contraste”, de cor cinza?

Dentre as diversas marcas de telas de projeção disponíveis no mercado há exemplos de ambas as tecnologias, matte white e alto contraste, que oferecem resultados excepcionais. Também há, e infelizmente são a maioria, exemplos cujo desempenho é medíocre.

Tão ou mais importante que comparar as tecnologias, se matte white ou alto contraste, é avaliar a sua implementação. Como a tecnologia do alto contraste é mais recente, não mais do que cinco anos, há, com já mencionado, grandes diferenças de qualidade entre as diversas marcas. Por outro lado, o matte white, conhecido há mais de cem anos, tende a apresentar uma menor diferença de performance de uma marca para outra. Embora estas diferenças existam e não são poucas apenas não são tão acentuadas quanto as diferenças entre as telas de alto contraste.

Se compararmos o melhor modelo de tela de projeção de cada tecnologia, certamente a escolha do melhor desempenho recairá, e por ampla margem, sobre a tela de “alto contraste”.

2) Por qual motivo as telas com tecido cinza são chamadas de “Alto Contraste”? Como elas conseguem melhorar o contraste de um projetor?

O correto é dizer que as telas de alto contraste são em sua maioria de cor cinza e não que as telas de cor cinza são de alto contraste.. A cor cinza é somente uma característica da maioria das telas de alto contraste que, aliás, não precisa ser necessariamente cinza para serem de alto contraste. Há diversos outros fatores, mais importantes que a cor, que fazem uma tela ser ou não de alto contraste.

Voltando a pergunta, podemos dizer que uma superfície de projeção de alta qualidade do tipo “alto contraste” tem, de fato, a capacidade de elevar o contraste da imagem. É importante observar que não estamos dizendo que melhora o contraste do projetor e sim, que melhora o contraste da imagem.

O marketing empresarial explora esta tão desejada característica de alto contraste. Assim, a nomenclatura “alto contraste” ou “high contrast” popularizou-se.

Em relação à segunda parte da pergunta ora corrigida para “Como elas conseguem melhorar o contraste da imagem? gostaria de elaborar a resposta:

Contraste pode ser definido como diferença. Diz-se que o contraste é tão maior quanto maior for a diferença. Na projeção de imagens o termo é usado, principalmente, para definir a diferença de luminosidade entre o preto e branco.

Em um sistema de projeção não há como “projetar “ o preto. Por definição, o preto é gerado pela total ausência de luz. O branco por sua vez, é formado pela soma de todas as cores (R+G+B) em idênticas proporções e intensidades.

Embora nenhum projetor consiga, de fato, gerar total ausência de luz e, portanto, um preto absoluto, já se consegue, no atual estado da tecnologia, projetores com ótimos níveis de preto ou, em outras palavras, com elevada capacidade de bloqueio à luz emitida.

É importante observar com atenção a afirmação:

“já se consegue, no atual estado da tecnologia, projetores com ótimos níveis de preto”

Projetores com ótimo nível de preto não é o mesmo que imagens com ótimo nível de preto!

Vejamos esta afirmação em mais detalhe:

Imagine uma sala totalmente escura com uma ótima tela de projeção e um super projetor capaz de gerar um nível excepcional de preto. A imagem que projetamos é de um retângulo preto que ocupa 100% da área de imagem da tela de projeção. O que vemos?

Se tudo for como descrito acima, a resposta é que não enxergaremos absolutamente NADA! Afinal, o nosso super projetor não projeta luz alguma (bloqueio completo) e o ambiente, como anteriormente definido, é totalmente escuro. Se medirmos o reflexo de luz vindo da tela o resultado será muito próximo de zero. Se fosse zero seria por definição um “buraco negro”.

Como nesta imagem somente temos o preto ou o bloqueio quase total da luz, a relação de contraste resultante, dada pela formula abaixo, é:

Relação de contraste = (Máximo – Mínimo) / Mínimo

Reflexo máximo: 0 lúmens
Reflexo mínimo: 0 lúmens

Relação de contraste = ( 0 – 0 ) / 0 = indeterminado

Vamos agora mudar nossa imagem: projetamos um retângulo branco do tamanho da área total da tela de projeção e, dentro deste retângulo branco, um retângulo menor, preto, que ocupa 50% da área de projeção.

Nesta situação, se medirmos o reflexo de luz da área branca da imagem obteremos um valor qualquer, por exemplo 500 lúmens. Por outro lado, se fizermos uma medição do reflexo de luz da área preta obteremos um valor que é necessariamente maior que o obtido anteriormente (explicação adiante), por exemplo, 20 lúmens. Nossa relação de contraste passa a ser:

Relação de contraste = ( 500 – 20 ) / 20 = 480/20 = 24 ou 24:1

Se alterarmos novamente a imagem, mantendo as mesmas condições anteriores, porém alterando o tamanho do retângulo preto para que ocupe somente 20% da área de imagem, nossa medição sobre o branco permanecerá igual, porém a medição sobre o preto fornecerá um valor de intensidade ainda maior, por exemplo, 50 lumens.

A relação de contraste será:

Relação de contraste = ( 500 – 50 ) / 50 = 450/50 = 9 ou 9 :1

Abraços

Murilo

Todas as dúvidas sobre anúncios nos Classificados podem ser tiradas lendo este tópico.
Para ser atendido de forma mais rápida com qualquer questão referente ao fórum, prefira reportar a mensagem ou MP em questão, clicando sobre o símbolo .

Antigo 14-11-2009, 08:45
Moderador

Continuação

Citação:

Se continuarmos neste exercício, diminuindo cada vez mais o tamanho do retângulo preto, e consequentemente aumentando a área ocupada pelo retângulo branco, obteremos uma leitura cada vez maior de reflexibilidade de luz do retângulo preto sem maiores alterações no branco.

Como a relação de contraste representa o tamanho da diferença entre as medições de luz refletidas de cada uma das partes da imagem (a preta e a branca) podemos concluir que a medida que diminuímos o tamanho do retângulo preto e em conseqüência aumentamos a área ocupada pelo branco, nossa relação de contraste diminui cada vez mais.

Em um primeiro instante fica difícil concordar com tal afirmação, afinal todos os equipamentos (o super projetor, a tela de projeção e a sala) são os mesmos das experiências anteriores sendo a única alteração a imagem que projetamos...

Ocorre que na primeira experiência, aquela do retângulo preto ocupando 100% da área de projeção não havia nenhum reflexo de luz da tela de projeção para o ambiente. Na segunda experiência, com o retângulo preto ocupando 50% da área de projeção temos uma área branca equivalente a 50% da área da tela de projeção. Obviamente esta área branca é obtida pela iluminação desta área pela luz, em sua intensidade máxima, emitida pelo projetor.

Para que possamos enxergar esta imagem, a luz oriunda do projetor teve que ser refletida pela tela de projeção aos nossos olhos e foi, também, refletida ao ambiente (sala).

Parte considerável desta luz incidiu sobre as paredes, teto, móveis, etc. da sala sendo refletida novamente sobre toda a área de projeção, produzindo, como conseqüência, uma “claridade” maior sobre o preto do que a originalmente foi gerada pelo projetor. Sobre o branco embora tenha havido um aumento de incidência de luz não houve um aumento de brilho já que este já estava iluminado pelo projetor em sua intensidade total.

Ora, se o preto somente pode ser gerado pela ausência total de luz e, sobre esta área que o super projetor consegue não iluminar passa a ser, ao menos parcialmente, iluminado pelos reflexos de luz do ambiente, temos que não mais obteremos uma imagem com o preto verdadeiro.

Podemos concluir que mesmo que o projetor conseguisse gerar um preto perfeito, o ambiente, através das reflexões de luz oriundas das outras partes da imagem irá influenciar em menor ou maior grau o verdadeiro nível de preto que iremos obter. Obviamente, tal situação não ocorre somente no preto mais em todas as cores projetadas com exceção do branco.

Um ambiente escuro certamente é uma forma de amenizar o problema. Uma tela de projeção de alto contraste e de alta qualidade é outra e é, certamente, mais eficiente.

3) Mesmo os projetores recentes, que já possuem bons níveis de contraste, podem ser beneficiados com o uso de uma tela de “Alto Contraste”? Por qual motivo?

Sim, independente da qualidade individual do projetor de vídeo o resultado de qualidade que obtemos de uma projeção são, efetivamente, resultado da iteração dos diversos componentes que o compõe. Embora, a princípio, a importância do projetor pareça ser maior da que de outros componentes do sistema, na realidade, tal como uma corrente nunca é mais forte que seu elo mais fraco, em um sistema de projeção a performance do projetor, da tela de projeção e da sala são muito importantes. Se, a título de exemplo, fizermos um comparativo de sistemas de projeção com um sistema de áudio, poderíamos dizer que o DVD ou Blu Ray que são as fontes de sinal de imagem, correspondem a um CD player ou toca discos. Ambos são transdutores ativos que lêem um sinal físico ou ótico existente em uma mídia e o transformam em um sinal elétrico de baixa intensidade.

O projetor de vídeo tem uma função semelhante ao de um amplificador de áudio: ambos recebem um sinal elétrico de baixa intensidade oriundo da fonte de sinal ( DVD, Blu Ray, CD, Toca discos, etc.) e o amplificam. O projetor tem, adicionalmente, a importante função de transformar este sinal elétrico em luz. Esta transformação é executada pelos seus painéis (LCD pôr exemplo) ou outros meios, sua lâmpada e sua lente, estágio de transformação adicional, de uma forma de energia em outra, que o amplificador de áudio não exerce.

Nesta analogia, as caixas acústicas desempenham função semelhante às telas de projeção: ambos são transdutores passivos, isto é recebem uma forma de energia e a transformam em outra sem processar alterações de forma ativa. Aliás, nenhum dos dois, nem as caixas nem as telas de projeção, são alimentadas pela rede de energia elétrica para exercer suas funções principais; quando o são é para o exercício de outras funções como movimentar um motor ou alimentar um campo eletromagnético.Todos sabemos quão importante é a qualidade da caixa acústica para o resultado final do que iremos ouvir. Igualmente importante é a qualidade da tela de projeção para a qualidade do que iremos enxergar.

Por último temos a sala que atua, também, como um importante elemento acústico ou ótico no resultado final de um sistema. Imagine uma sala de áudio com piso frio, paredes nuas, vidros e sem móveis, por exemplo, um banheiro ou cozinha... Instale lá um sistema de áudio da melhor qualidade; ainda assim o resultado será sofrível ! Usando um exemplo semelhante na sala de vídeo, pensemos em vez de na acústica, na ótica: basta alterarmos este ambiente acendendo a luz para alterarmos suas características e, por assim dizer, destruirmos a qualidade da imagem da projeção independente da qualidade do leitor, do projetor ou da tela de projeção.

4) Sempre é recomendado o uso de uma tela de “Alto Contraste” para sistemas de Home Theater? Em alguma situação seria mais indicada uma tela Matte White?

Sim. Em relação as tecnologias (LCD, DLP ou LCoS) sempre é recomendada uma tela de alto contraste de ótima qualidade. A melhora de qualidade das imagens é substancial!

Para projetores de muito baixa luminosidade como os CRT, telas de projeção matte white são mais recomendadas.

5) Se eu construir uma tela DIY e pintá-la de cinza claro, terei um resultado semelhante ao de uma tela de “Alto Contraste”? Caso negativo, por qual motivo?

Em uma palavra: Não. Você terá simplesmente uma tela de cor cinza. Se você pretende construir uma tela de projeção no processo DIY sugiro que a faça branco fosco. O resultado certamente será superior!

Como vimos em pontos explicados em resposta a questões anteriores a cor da tela de projeção é somente um fator dentre muitos e, como mencionado, não precisa ser necessariamente cinza para ser de alto contraste. O fato de uma tela de projeção ser cinza não a transforma automaticamente em uma tela de projeção de alto contraste. São importantes os índices de absorção, a textura, a reflexibilidade, a homogeneidade da reflexibilidade, a planicidade, e diversos outros fatores.

Abraços

Murilo

Todas as dúvidas sobre anúncios nos Classificados podem ser tiradas lendo este tópico.
Para ser atendido de forma mais rápida com qualquer questão referente ao fórum, prefira reportar a mensagem ou MP em questão, clicando sobre o símbolo .
Antigo 14-11-2009, 08:45
Moderador

continuação

Citação:

6) Algumas pessoas criticam as telas de “Alto Contraste” com base no argumento de que tais telas não permitem a obtenção de um branco 100% branco. Isto procede? Caso negativo, como uma tela cinza consegue exibir o branco? E em relação às demais cores, elas sofrem alguma perda com telas de tecido cinza?

Primeiro devemos considerar o que é o verdadeiro branco. Todos sabemos como responder tecnicamente: Algo como a soma de todas as cores!

Mas pergunto: Alguém já viu o verdadeiro branco? Imaginemos os seguintes objetos:

Parede pintada com Suvinil Branco Neve
Pano de chão novo
Papel higiênico
Papel toalha
Neve
Camiseta de algodão
Folha de papel sulfite
O fundo desta tela de computador
Areia da praia ( escolha qual praia quiser,,,)
Tecido de tela de projeção matte white

Dentre os 10 exemplos citados, todos podem ser definidos como de cor branca. No entanto, em maior ou menor grau todos são diferentes entre si. Logo qual, se algum, é de fato branco?

Talvez mais do que outras cores o branco é uma cor cuja interpretação é relativa. A título de exemplo podemos mencionar que é comum fabricantes de tinta adicionarem pigmento azul para tornar a tinta “mais branca”. Nossa percepção de um “branco” levemente azulado é de que o branco torna-se mais “branco”.

Somente duas marcas no mercado mundial de telas de projeção conseguiram até hoje fabricar telas de projeção de alto contraste e de cor cinza que conseguem reproduzir o branco sem transformá-lo em cinza. A Ava Projecta e a Stewart. Infelizmente não posso, por motivos óbvios, divulgar de que forma se consegue obter estes resultados.

7) No que consistem as telas de “ganho negativo” e “ganho positivo”? Toda tela de alto contraste possui “ganho negativo”?

Gostaria de, inicialmente, reproduzir parte de um artigo que escrevi a respeito de telas de ganho (positivo):

GANHO DA TELA - PERDA DE QUEM ?

É irônico que o termo " ganho " seja aplicado a tela de projeção e, não ao projetor de vídeo. Afinal é o projetor, e não a superfície de projeção, que é ligada à tomada e tem o controle de brilho. A tela de projeção, se elétrica, é ligada a tomada para que possamos acionar seu motor.

Ainda assim, o que é erroneamente chamado de “ganho” existe. Ganho é uma nomenclatura que engana o leigo e, pôr influencia dos departamentos de marketing foi e é tão amplamente difundida embora, normalmente, totalmente incompreendida ... Mais apropriado seria se denominássemos este tipo de superfícies como concentradoras de luz.

Idealmente, uma tela de projeção deve refletir a luz que sobre ela incide de tal maneira a formar um hemisfério ( metade de um globo ) com distribuição da luz de forma homogênea. Em outras palavras a luz que incide sobra a superfície de projeção deve ser refletida de forma igual em todas as direções, em um raio de 180º a frente da tela de projeção.

As características de reflexibilidade da superfície de projeção podem ser medidas usando-se um medidor de luz ( fotômetro ou luxímetro ) apontado ao centro da tela de uma posição que é, essencialmente, perpendicular a superfície de projeção. Se compararmos as medições efetuadas em diversos ângulos, sempre apontados ao centro, obteremos eventuais diferenças de intensidade da luz. Quanto menor for esta diferença tanto mais homogênea será a distribuição da luz refletida.

O carbonato de magnésio (MgCO3) apresenta, na forma plana, uma excelente capacidade de refletir a luz sobre ele incidente de maneira homogênea. Adicionalmente, apresenta índices de absorção muito próximos a zero. Em outras palavras, quase a totalidade da luz que incide sobre sua superfície é refletida de forma homogênea em todas as direções compreendidas em um angulo de até 180º.

Devido a estas características óticas convencionou-se usar este material como um padrão e, para fins de comparação com outros materiais, atribui-se a este o valor de ganho 1.0 já que este não apresenta favorecimento (perda ou ganho) em nenhum angulo em que se faça a medição.

Portanto quando dizemos que se uma superfície tem ganho 1.0 estamos, de fato, dizemos que seu comportamento é igual ao do padrão.

Se imaginarmos que 100% da luz incidente sobre esta superfície é refletida e que esta distribuição ocorra de maneira totalmente homogênea em um angulo de 180º, tal como ocorre com um pedaço plano de carbonato de magnésio, teremos uma superfície ideal, em termos de reflexibilidade e homogeneidade, para efetuarmos nossas projeções. Se, no entanto, o material em teste apresentar reflexibilidade concentrada formando assim um cone de luz, podemos dizer que esta reflexibilidade é concentrada (neste cone) e portanto não distribui a luz de maneira uniforme.

A luz emanada pelo projetor de vídeo é distribuída de maneira uniforme sobre a área da tela de projeção. Quando esta luz “bate” (incide) sobre a tela temos três alternativas:

- A luz é refletida
- A luz é absorvida
- A luz é transmitida

Vejamos qual o significado de cada alternativa:

Luz refletida: É quando a luz incide sobre algo e, em seguida é refletida tal como se, com um espelho fizermos reflexos em alguma direção.

Luz absorvida: É quando a luz que incide sobre algo é absorvida e não é refletida nem transmitida transformando-se em energia calorífica.

Luz transmitida: É quando a luz que incide sobre algo é transmitida de um meio para outro, isto é a luz atravessa o objeto ou meio.

Na prática é comum uma combinação de pelo menos dois destes fatores. As vezes dos três. Numa tela de projeção frontal de qualidade, os índices de reflexão são muito altos, o índice de absorção é muito baixo e a transmissão, para fins práticos, inexistente.

Analisemos o que ocorre com a luz já que a maior parte de sua energia é refletida, digamos 95%.

Se a luz for refletida de maneira uniforme temos que estes 95% de luz serão distribuídos de maneira uniforme ou, de cada ângulo pelo qual olhamos a vemos a imagem com iguais características de cor e brilho.

Se a luz não for refletida por igual terá, necessariamente, que ser mais intensa ou concentrada em um setor do que em outros. A quantidade total de luz refletida não se altera, somente sua distribuição. Alterações na distribuição provocam alterações na percepção do brilho e da cor da imagem.

Para uma melhor compreensão tomemos como exemplo uma lâmpada de farol de um automóvel. Se acendermos a lâmpada fora do farol (bloco ótico), podemos observar que a luz proveniente desta lâmpada é irradiada em todas as direções com igual intensidade.

No entanto, ao colocarmos esta mesma lâmpada dentro de uma parábola refletora, tal como o bloco ótico do farol de um automóvel, poderemos observar que a luz será concentrada em uma direção específica formando um cone iluminado na direção para o qual for apontada.

Como resultado, teremos uma área para onde apontamos nosso farol, como a frente do automóvel, muito bem iluminada e nas laterais teremos relativa escuridão.

Em ambas as situações a energia luminosa da lâmpada é, em termos práticos, idêntica; o que alteramos foi sua distribuição para uma área menor ou maior conforme nossa conveniência.

No passado, quando os projetores de vídeo, todos do tipo CRT, produziam baixa intensidade de luz, 100 lumens eram à época um valor bastante elevado, havia grande dificuldade em projetarmos em uma tela grande e/ou em um ambiente que não fosse totalmente escuro. Tal situação criava muitas limitações aos locais onde se podia utilizar um projetor de vídeo. Fazer reuniões com visibilidade dos participantes ou projeções em locais públicos como restaurantes eram simplesmente impossíveis.

Abraços

Murilo

Antigo 14-11-2009, 08:46
Moderador

Continuação

Citação:

Como ainda não havia tecnologia para a produção de projetores de boa qualidade com maior potência, o recurso foi o desenvolvimento de telas de projeção que refletiam a luz do projetor de forma concentrada em um ângulo estreito tal qual um farol de automóvel ou uma lanterna. A platéia era obrigada a sentar-se bem em frente à tela de projeção e as salas eram normalmente construídas no formato de lingüiças; estreitas e profundas.

Observe que nenhuma tela de projeção consegue aumentar a potência de um projetor tal qual um o bloco ótico não aumenta a luz da lâmpada. Há simplesmente uma concentração.

A esta capacidade de concentrar a luz foi dado o termo ganho que deve ter sido inventado por algum departamento de marketing e, é totalmente impróprio já que, de fato, não há ganho algum em nenhuma tela de projeção, somente concentração ou não, da luz refletida. Mas que soa bem, soa, não é mesmo?

Como nosso padrão, o carbonato de magnésio, não concentra a luz a este foi atribuído o valor 1.0. Quanto maior for a capacidade de concentração de luz de uma superfície refletora tanto maior será o seu valor e maior será a troca de brilho de um setor para outro.

GANHO NEGATIVO

Ganho negativo não é o oposto de ganho positivo como somos levados a pensar. Nada tem a ver com ganho positivo e a expressão acaba mais confundindo do que esclarecendo. Podemos pensar em ganho negativo como se fosse uma perda e como nenhum departamento de marketing aprovaria...

Imagine o vendedor tentando convencer o cliente a adquirir uma tela de projeção que lhe oferecesse perdas! Esta tela lhe trará mais perdas do que aquela outra e portanto é muito melhor ...?!?!?

Ao invés de ganho negativo seria mais apropriado o termo “absorção da luz” que é de fato o que uma superfície refletora de ganho negativo apresenta.

As expressões ganho negativo, perda ou até absorção de luz não traduzem, infelizmente muita coisa. Tão importante do que quanto da luz é absorvida, é saber em qual espectro ou freqüência ocorre esta absorção bem como se esta é linear ou não.

8) Os fabricantes produzem telas de “ganho negativo” com as indicações de “0.8”, “0.9”, 0.95”. No que consistem tais números e qual delas é a mais indicada?

Quando dizemos que uma superfície é 0,8, por exemplo, estamos dizendo que 80% da luz é refletida e os outros 0,2 (ou 20%) são absorvidas pela superfície e transformados em energia calorífica.

O coeficiente de absorção de luz tem que ser analisado em relação a intensidade ou luminosidade do projetor de vídeo. Não devemos usar o mesmo coeficiente de absorção para um projetor de, por exemplo, 700 ANSI lumens que usamos para um projetor de 3000 ANSI lumens.

A experiência mostra que índices de absorção de 10%, isto é telas 0,9, são apropriados para projetores que, uma vez calibrados operam na faixa de 600 a 1200 ANSI lumens. Para projetores que uma vez calibrados operam com brilho substancialmente mais elevado, até cerca de 4000 ANSI lumens recomendamos um índice de absorção 20% ou telas 0,8.

9) Telas de “ganho negativo” necessitam de projetores que produzam mais luminosidade (brilho) ou, dependendo do tamanho pretendido a luminosidade do projetor não chega a ser um problema? Telas de “ganho positivo” podem permitir tamanhos maiores sem sacrificar a qualidade da imagem?

Sim e não... Telas de ganho negativo 0,9 podem, eventualmente, até beneficiar-se de ajustes de brilho algo diferentes do que as telas matte white. Não há, normalmente, necessidade de um projetor mais potente embora estas afirmações obviamente dependem e muito do coeficiente de absorção da tela de ganho negativo e de sua distribuição espectral.

Com respeito às telas de ganho positivo além de todas as desvantagens que este tipo de telas de projeção apresentam podemos adicionar mais uma: quanto maior o for tamanho da imagem, pior será a qualidade.

10) Existe alguma “regra básica” que devemos seguir para que possamos identificar qual é a tela mais adequada à nossa sala e ao nosso projetor?

Observo que a maioria das pessoas, principalmente aquelas que se iniciam neste hobby, sempre querem a maior tela que cabe na sala. Não levam em consideração que quanto maior o tamanho pior será a qualidade da imagem, particularmente a resolução.

Embora o 1080p já apresente ótima resolução, ainda há espaço para uma resolução maior que, sem dúvida, nos permitirá obter melhoras significativas de qualidade. Acredito que em poucos anos o 1080p será ultrapassado.

Uma ótima idéia para avaliar qual tamanho de tela deve ser usado é projetar em uma parede diferentes tamanhos enquanto sentado a uma mesma distancia, igual a que existirá entre o espectador e o local onde a tela ficará instalada.

Uma tela de projeção de qualidade é um produto durável, sem limite pré estabelecido de vida útil. Enquanto projetores de vídeo digitais são produtos de tecnologia mais recente e, portanto, em constante evolução, telas de projeção são produtos consagrados no tempo que apresentam comparativamente, lenta evolução em sua tecnológica.

Muito provavelmente os modelos de projetores de vídeo que serão lançados no ano que vem, modelos 2010, serão mais avançados tecnologicamente e oferecerão recursos e qualidade de imagem superiores aos modelos atuais, 2009. As telas de projeção modelo 2010 provavelmente serão as mesmas que os modelos 2005...

É razoável imaginar que uma boa tela de projeção o acompanhe pelos próximos 3 ou 4 “projetores” dependendo do seu grau de “febre de troca”, exceto se você mudar de sala e precisar de um tamanho diferente. Ainda assim uma boa tela de projeção será facilmente comercializável para alguém que busca o mesmo tamanho. Obviamente não podemos dizer o mesmo de um projetor de vídeo. Um projetor de vídeo de meros 3 ou 4 anos mesmo que à sua época fosse “top de linha” hoje não tem compradores.

Pense em valor e não somente em preço de aquisição.

11) Deixei de fazer alguma pergunta que você acharia pertinente responder em relação ao tema “telas de projeção para home Theater”? Sinta-se livre criá-la e respondê-la, bem como para comentários finais que entenda pertinentes.

COMENTÁRIOS FINAIS:

Sou audiófilo há cerca de 40 anos. Videófilo, obviamente há muito menos; afinal este hobby existe há relativamente pouco tempo... Também gosto muito de carros e, principalmente de motos.

Sempre fui muito interessado em ler e apreender a respeito de meus hobbies e interesses. Ao longo de meus anos já passaram pela minha frente os mais diversos “números e formas de medição mágicos” que o marketing conseguiu “fabricar"; alguns exemplos:

HP SAE, HP DIN, CV, CAVALOS, kW, RMS, IHF, PMPO, ANSI lumens, lumens, etc.

Talvez a lição mais importante que aprendi foi que pôr melhores que sejam os instrumentos de medição as medições irão recair sobre um ou outro item que por mais importante que possa parecer sempre estará muito distante de mostrar o quadro real e completo.

Isto sem falar na tradicional manipulação de dados para que se prove o que quer que se queira provar.

Todo hobbista já leu um conjunto de especificações técnicas capaz de surpreender e, muitas vezes ao ver o equipamento funcionando ficou desapontado!

Nascemos com um par de ouvidos e de olhos que são, sem dúvida alguma, o melhor equipamento de testes jamais concebido. Infelizmente o que nos falta é uma mente mais confiante em nossos próprios sentidos. Portanto, minha recomendação é: troque informações com pessoas de sua confiança, compare, avalie, julgue e experimente sob as mais diversas condições e, principalmente, confie no que seus olhos e ouvidos lhe dizem.

Obrigado !

Abraços

Murilo

8 membros agradeceram Murilo por esta mensagem
Antigo 14-11-2009, 09:01
Álvaro Coutinho Álvaro Coutinho está offline
Cinema ou TV = Conceito

Nome: Álvaro
Registro em: 1-5-07
Agradecimentos: 202
Agradecido 265 vezes por 215 msgs

Oi!

Ótimas iniciativas, a entrevista e o tópico.

2 abraços,

Álvaro
Antigo 14-11-2009, 09:33
Dennis Dennis está offline
Administrador
Nome: Dennis
Registro em: 21-5-02
Agradecimentos: 519
Agradecido 3.885 vezes por 285 msgs
Galeria: 11

Parabéns, excelente entrevista!

Dennis

Antigo 14-11-2009, 10:07
ccpinho ccpinho está offline
Viciado em Alta Definição.

Nome: Claudius
Registro em: 18-7-07
Agradecimentos: 134
Agradecido 62 vezes por 44 msgs
Galeria: 5

Beleza de entrevista, muito esclarecedora e informativa.

Somente uma frase me deixou triste com relação a tela que possuo hoje: "Uma tela de projeção de qualidade é um produto durável, sem limite pré estabelecido de vida útil."

Infelizmente a opção que fiz na época (GAIA), vai de encontro a tal informação.

Mas, não errarei duas vezes.

Abs.

Antigo 14-11-2009, 21:41
§ilvio §ilvio está offline
Membro
Eu fui no 10k!   Eu fui no 50k! Eu fui no 120k!        
Registro em: 1-5-04
Agradecimentos: 37
Agradecido 133 vezes por 60 msgs

Muito bom

Interessante essa parte:

"Somente duas marcas no mercado mundial de telas de projeção conseguiram até hoje fabricar telas de projeção de alto contraste e de cor cinza que conseguem reproduzir o branco sem transformá-lo em cinza. A Ava Projecta e a Stewart."

Lembro-me de tópicos antigos de projetores e telas, com longas discussões acerca das distorções de cores proporcionadas pelas telas cinzas hi-contrast .

Quanto à parte das telas com ganhos negativos, ainda continuo sem entender muito bem para que elas servem.

Grato e abraços!

On deck, you scabrous dogs! hands to braces, let down and haul to run free, and... bring me that horizon !! Cpt. Jack Sparrow
Antigo 14-11-2009, 23:01
Vinicius Lima Vinicius Lima está offline
Muita fé em DEUS é pé na tábua
  Eu fui no 20k!   Eu fui no 120k!        
Nome: Vinicius Antonio Barbosa Lima
Registro em: 12-3-03
Agradecimentos: 179
Agradecido 244 vezes por 128 msgs

Excelente tópico, meus parabéns a ambos, entrevistado e entrevistador.

Abração.

Vinicius

Tudo sempre acaba bem! E se não estiver bem, é porque ainda não acabou.
Antigo 15-11-2009, 10:02
Paulo Xtra Paulo Xtra está offline
Membro

Nome: Paulo Henrique
Registro em: 13-7-05
Agradecimentos: 39
Agradecido 121 vezes por 90 msgs

Parabéns ao Murilo e ao André pela iniciativa , muito bom MESMO !!
Silvio em relação à Ava, de uma passada na Liquidsound que você poderá comprovar a qualidade da Ava Revelation (Hi-Contrast), o Dennis tem uma lá .

Abraços

Paulo Henrique
1 membro agradeceu Paulo Xtra por esta mensagem
Antigo 16-11-2009, 13:18
Fabio Paiva Fabio Paiva está offline
Membro

Nome: Fabio Paiva
Registro em: 15-10-07
Agradecimentos: 366
Agradecido 203 vezes por 176 msgs

Gostei muito da entrevista tb.
Parabéns

Meu HT ELHN(Entry Level High Nice): http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=118367
Antigo 23-11-2009, 18:54
dubom dubom está offline
Membro

Registro em: 20-6-06
Agradecimentos: 7
Agradecido 2 vezes por 2 msgs

Esclarecedor...

Muito interessante saber que existe uma tecnologia empregada para a confecção das telas...Nos resta usar o conhecimento adquirido para confeccionar ou comprar a melhor tela custo/benefício. Parabéns.
Antigo 03-12-2009, 09:43
Sonali Sonali está offline
Membro

Nome: Sonali
Registro em: 24-9-03
Agradecimentos: 1
Agradecido 3 vezes por 3 msgs

Será que teria como colocar o telefone de contato do Andre para compra da tela?
Antigo 03-12-2009, 10:07
Moderador

Sonali,

Mande uma MP pra ele

Abraços

Murilo

Antigo 03-12-2009, 10:22
uryens uryens está offline
Crayon Shin-chan
      Eu fui no 120k!        
Registro em: 1-9-09
Agradecimentos: 64
Agradecido 92 vezes por 78 msgs

Murilo, depois de ver e babar no encontro 120K, esta entrevista vem a complementar com informações e dados técnicos esclarecedores. Obrigado mais uma vez pela iniciativa e obrigado ao André pela excelente entrevista !

forte abraço, uryens.

Vida Longa & Próspera aos Compulsivos Convulsivos e aos seus Cartões de Crédito Suicidas !
Responder

Ferramentas
Modos de Exibição

Regras de Postagem