CD Shop  Cirilo Cabos    Devialet  

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 3565 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Resultados 1 a 3 de 3

Tópico: Ligando o equalizador...

Membro Avatar do(a) nick_nac
    Registro em
    16-11-04
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    2 recebidos por 2 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) nick_nac
    Fonte(s):
    Pioneer 578A
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Sony STR-DE445, Gradiente Model 246
    Caixas Acústicas:
    DIY / BSA
    Cabos:
    Monster Cable, AR e DIY
    TV/Monitor/Projetor:
    Samsung
    Acessórios:
    Fone sem fio Sony, PC...

Pergunta Ligando o equalizador...

Eu estou num dilema: ligar ou nao ligar eis a questao... Eh o seguinte, eu tenho um equalizador da Pioneer (nao lembro qual modelo) e queria ligar no meu DVD para melhorar o som. Mas ouvi dizer que se equalizar o som multicanal o receiver nao consegue decodificar... Esta certo??? Ou posso ligar???

Teh!!!

Ouço música, prog é a base! Avatar do(a) navemae
    Registro em
    29-8-04
    Nome Verdadeiro
    jair
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    15 recebidos por 10 msgs

Nic Nac,

Começo esclarecendo que nunca fiz esta ligação, porem vamos pensar um pouco sobre o assunto.

Em sistemas “profissionais” o uso do equalizador se dá entre os módulos de efeito e os amplificadores. Ele é considerado periférico e não sistema principal. Pode ser de uma ou duas vias variando quanto ao número de bandas (6,10,15 e até 31)

Portanto pense nisto:

1º) Ele deve ser ligado entre receiver/amplificador e Não entre o DVD/Receiver .

2º) Pressupondo que você tenha apenas um receiver 5.1 não será possível efetuar a ligação pretendida pois os amplificadores estão embutidos dentro do receiver. O mundo dos receivers para mim ainda é novo e não conheço nenhum que tenha saída para modulo de efeito. Alguns mixers mais antigos permitiam que o sinal fosse alterado por algum módulo de efeito externo e neste caso era possível utilizar o equalizador para este fim.

3º) Pressupondo agora que você tenha um receiver ou processador e amplificadores separados aí sim será possível usar o equalizador desta forma: receiver ou processador/ equalizador/amplificador/caixas acústicas.

4º) Para esta operação serão necessários 3 equalizadores sendo eles distribuídos da seguinte maneira: 1 para os amplificadores L/R frontal , 1 para os amplificadores L/R surround e finalmente mais 1 para o amplificador do Canal central e subwoofer ativo (ou amplificador do sub passivo).

5º) Um analisador de espectro para lhe ajudar a efetuar os ajustes nos equalizadores.

Quanto, a saber, se ele interfere na leitura do código posso afirmar que se for ligado de maneira correta Não irá atrapalhar o sinal já que ele estará disposto após o processamento do sinal.
    Boa sorte.
    "Viva cada dia como se fosse o último, pois um dia será"

Membro Avatar do(a) adacorso
    Registro em
    22-7-03
    Nome Verdadeiro
    Antonio Dacorso
    ——————————————
    Obrigado:
    231 concedido(s)
    49 recebidos por 42 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) adacorso
    Fonte(s):
    Sony BDP-S4100 / Sony PS3 / DLNA via PS3 Media Server / Sony DVP-S470
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Área 1: Pré Marantz Av7005 / Parasound A51 - Área 2: Receiver Yamaha RXV-1500
    Caixas Acústicas:
    Área 1: Front:Paradigm Studio Reference 100 v4/Center:Paradigm Studio Reference CC-690 v4/Surround:Paradigm Studio Reference 40 v2/Subwoofer Definitive ProSub 100 - Área 2: Front:JBL S38 II/Center:JBL S Center/Surround:Teto Raddycal HQS-650IY
    Cabos:
    Área 1: Interconnect: Absolute Acoustic XLR AW 400 / Caixas: Supra PLy 3.4S + LMB - Área 2: Caixas: Acoustic Reseach 4mm DIY + Tiaflex 2,5mm
    TV/Monitor/Projetor:
    Sony 55HX825
    Acessórios:
    Rack IronFlex HT, Condicionador Panamax M5400-PM

Sem querer afirmar ser a melhor solução, no meu caso eu liguei a saída analógica (2 canais) do DVD no equalizador e a saída do equalizador na entrada CD do receiver.

Acho que poderia ter ligado a saída do equalizador na própria entrada analógica para DVD no receiver e apenas alternando a forma de entrada de DVD do receiver de analógica para digital verificar a diferença do som com equalização ou sem equalização, mas acabei não testando esta configuração.

É claro que a equalização altera o som original e insere mais distorção no som, mas isto é uma questão de gosto pessoal (também influenciada pela baixa qualidade de som dos receivers para se ouvir música).

Antonio Dacorso